Ana Cândida Araujo e Silva

Graduada em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004) e mestre (2009) e doutora (2014) em Ciências Biológicas: Fisiologia/Farmacologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professora Adjunta C1 da Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus do Mucuri. Atua na área de farmacologia de substâncias naturais, ou sintéticas, com potencial anti-inflamatório e cicatrizante gastrointestinal, e também com farmacologia do câncer e cicatrização tecidual.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia)

2009 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Avaliação de mecanismos celulares e moleculares envolvidos na ação cicatrizante gástrica de frações do látex de Vasconcellea cundinamarcensis
Miriam Teresa Paz Lopes. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia)

2006 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTI-ÚLCERA GÁSTRICA E DE VIAS ENVOLVIDAS NO MODO DE AÇÃO DA FRAÇÃO P1G10 OBTIDA DO LÁTEX DE C. candamarcensis,Ano de Obtenção: 2009
Miriam Teresa Paz Lopes.Coorientador: Carlos Edmundo Salas Bravo. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem

2016 - 2016

Hospital Sirio-Libanes
Título: Em construção
Orientador: Mariza Borges Britto de Souza

Graduação em Farmácia

2000 - 2003

Universidade Federal de Ouro Preto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Seminário de vigilância em saúde com foco na COPA. (Carga horária: 18h). , Fundação Ezequiel Dias, FUNED, Brasil.

2013 - 2013

Interpretação da Norma ISO 14001. (Carga horária: 20h). , Fundação Ezequiel Dias, FUNED, Brasil.

2013 - 2013

Regulamentação e Cadastro de Biobancos. (Carga horária: 16h). , Fundação Ezequiel Dias, FUNED, Brasil.

2013 - 2013

Capacitação Dengue 2013. (Carga horária: 8h). , Fundação Ezequiel Dias, FUNED, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Bioterismo. (Carga horária: 20h). , Comissão Nacional de Energia Nuclear, CNEN, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Curso de Radiofármacos. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2004 - 2004

Hipertensão arterial: uma abordagem farmacológica. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2003 - 2004

Análises Clínicas. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2003 - 2003

Curso sobre plantas medicinais/fitomedicamentos. (Carga horária: 4h). , Prefeitura Municipal de João Monlevade, PMJM, Brasil.

2003 - 2003

Curso teórico e prático de injeções. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2002 - 2002

Farmácia Hospitalar: uma visão geral. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2002 - 2002

O papel do Farmacêutico na adesão ao tratamento. (Carga horária: 6h). , Farmapolis 2002, FARMAPOLIS 2002, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Etnofarmacologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Farmacologia Bioquímica e Molecular.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Farmacologia Geral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARAUJO E SILVA, A. C. . XVI Curso de Verão "Professor Wilson Teixeira Beraldo". 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Congresso Acadêmico de Medicina de Teófilo Otoni. 2019. (Congresso).

III SAM (Semana Acadêmica de Medicina). O USO DE DROGAS DA ?INTELIGÊNCIA? POR ACADÊMICOS DE MEDICINA DA UFVJM/MUCURI. 2018. (Congresso).

III SAM (Semana Acadêmica de Medicina).Avaliação de pôsteres e apresentações orais. 2018. (Encontro).

1º FAMMUCiência. 2016. (Seminário).

2º FAMMUCiência. 2016. (Seminário).

3º FAMMUCIÊNCIA. 2016. (Seminário).

Technical Dialogues.Technical Dialogues, promovido pelo programa HealthRise. 2016. (Seminário).

Evento Locorregional - Programa Mais Médicos.Interações Medicamentosas: relembrando conceitos e exemplos. 2015. (Seminário).

XXI Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia.Mechanisms involved in the gastric healing properties of proteolytic fractions from Vasconcellea cundinamarcensis latex. 2013. (Encontro).

XX Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia.ATIVIDADE MITOGÊNICA E ESTIMULATÓRIA DE MIGRAÇÃO DE FRAÇÕES OBTIDAS DO LÁTEX DE Vasconcellea cundinamarcensis SOBRE CÉLULAS EPITELIAIS GÁSTRICAS. 2012. (Encontro).

16th IUPHAR World Congress of Basis and Clinical Pharmacology. EVALUATION OF THE GASTRIC ANTIULCER ACTIVITY OF A PROTEOLYTIC FRACTION FROM CARICA CANDAMARCENSIS LATEX. 2010. (Congresso).

41º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental. Role of proteolytic activity and cell proliferation on gastric healing activity of latex fraction from Carica candamarcensis.. 2009. (Congresso).

XVII ENCONTRO DE PESQUISA EM FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA.Role of proteolytic activity and cell proliferation on gastric healing activity of latex fraction from Carica candamarcensis. 2009. (Encontro).

XVII Jornadas de Jóvenes Investigadores de la AUGM.AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIÚLCERA GÁSTRICA DE FRAÇÃO PROTEOLÍTICA OBTIDA DO LÁTEX DE Carica candamarcensis. 2009. (Outra).

40º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental. PAPEL DO ÓXIDO NÍTRICO E DE GRUPOS SULFIDRÍLICOS NÃO PROTÉICOS NA AÇÃO GASTROPROTETORA DE FRAÇÃO OBTIDA DO LÁTEX DE Carica candamarcensis. 2008. (Congresso).

II Congresso de Fitoterápicos do Mercosul e VI Reunião da Sociedade Latino-americana de Fitoquímica. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE GASTROPROTETORA DE FRAÇÃO DE LÁTEX DE Carica candamarcensis E DE ASPECTOS DO MODO DE AÇÃO. 2008. (Congresso).

The 4th Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry.THE PROTECTIVE EFFECT OF Carica candamarcensis LATEX AGAINST GASTRIC MUCOSAL INJURY. 2008. (Simpósio).

XVI Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia.AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE GASTROPROTETORA DE FRAÇÃO DE LÁTEX DE Carica candamarcensis E DE ASPECTOS DO MODO DE AÇÃO. 2008. (Encontro).

XVII Semana de Iniciação Científica da UFMG.PARTICIPAÇÃO DOS GRUPOS SULFIDRÍLICOS NÃO-PROTÉICOS E DA ATIVIDADE PROTEOLÍTICA NA AÇÃO GASTROPROTETORA DE FRAÇÃO OBTIDA DO LÁTEX DE C. candamarcensis. 2008. (Outra).

39º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental.. AVALIAÇÃO DE ASPECTOS DO MODO DE AÇÃO DE FRAÇÃO OBTIDA DO LÁTEX DE Carica candamarcensis, COMO AGENTE CITOPROTETOR GÁSTRICO. 2007. (Congresso).

XIV Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia.ATIVIDADE ANTITUMORAL DE ORGANOMETÁLICO DE ESTANHO CONTRA MELANOMA MURINO.. 2006. (Encontro).

FARMAPOLIS 12ª EDIÇÃO. ATIVIDADES ANALGÉSICA E ANTIINFLAMATÓRIA DAS PARTES AÉREAS DE DIFERENTES ESPÉCIES DO GÊNERO Lychnophora. 2004. (Congresso).

XII Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Avaliação das atividades analgésica, antiinflamatória e cicatrizante de espécies de Lychnophoras encontradas em Minas Gerais. 2004. (Seminário).

XXIX Semana de Estudos Farmacêuticos da UFOP. 2004. (Oficina).

II Simpósio sobre "Vida Acadêmica e Profissão Farmacêutica". 2003. (Simpósio).

XXVIII Semana de estudos Farmacêuticos da UFOP. 2003. (Oficina).

FARMAPOLIS 2002. 2002. (Congresso).

XXVII Semana de Estudos Farmacêuticos da UFOP. 2002. (Oficina).

Simpósio "Profissão Farmacêutica: formação, realidades e perspectivas".. 2000. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Bolivar Ralisson Amaro

CASTRO, S. B. R.; LANG, K. L.;ARAUJO E SILVA, AC. SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA E POTENCIAL ANTITUMORAL DOS COMPLEXOS DE INCLUSÃO DE OFLOXACINO COM CICLODEXTRINAS. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Multicêntrico na área de Bioquímica e Biologia Mo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Luis Antônio Batista Tonaco

MELENDEZ, J. G. V.; GOMES, F. S. L.; Diniz, MFHS;Araújo e Silva, Ana C.. ENSAIO CLÍNICO DE FASE II DA AÇÃO CICATRIZANTE CUTÂNEA DE FRAÇÃO PROTEOLÍTICA DO LÁTEX DE VASCONCELLEA CUNDINAMARCENSIS EM ÚLCERAS NEUROPÁTICAS. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

Araújo e Silva, A. C.; CASTRO, S. B. R.; LAIA, M. L.; CARLI, A. P.; ALVES, C. C. S.. DETECÇÃO DE INIBIDORES DE PROTEASES EM CINCO ESPÉCIES VEGETAIS DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Tecnologia, Ambiente e Sociedade) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Aluno: Cinthia Figueiredo de Oliveira

Araújo e Silva, A. C.; GOMES, C. C.. DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE UM NOVO SISTEMA DE LIBERAÇÃO EM GEL DE PRÓPOLIS VERMELHA BRASILEIRA. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

ARAUJO E SILVA, ANA CANDIDA; CASTRO, S. B. R.; CARLI, A. P.; ALVES, C. C. S.. DETECÇÃO DE INIBIDORES DE PROTEASES EM ESPÉCIES VEGETAIS DE USO MEDICINAL NOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Tecnologia, Ambiente e Sociedade) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Aluno: Elaine Silva, Aline Coelho e Adriana Almeida

ARAUJO E SILVA, A. C.; BRITO, E.; CID, A. S.. ABORDAGEM FARMACOLÓGICA DA TROMBOCITOPENIA INDUZIDA POR HEPARINA EM GESTANTES SUBMETIDAS AO TRATAMENTO DA TROMBOSE VENOSA PROFUNDA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Integradas Pitágoras.

ARAUJO E SILVA, AC; Salaroli, LB; Neto, ETS. Concurso Público para Professor Auxiliar - Área: Saúde da Família/Saúde Coletiva/Medicina Preventiva ? 40 h. Edital 043/2016. 2016. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

OLIVEIRA, G. N. M.; BERNARDI, L. S. A.;ARAUJO E SILVA, ANA CANDIDA. Concurso Público para Professor Auxiliar - Área: Clínica Médica ? 20 h. Edital 173/2015. 2015. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

ARAUJO E SILVA, AC; VILELA, L. C.; PETINARI, R. B.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto Área Fisiologia. 2019. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Silvia Passos Andrade

ANDRADE, S. P.. Desenvolvimento de um fármaco com atividade anti-tumoral. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Verão Wilson Teixeira Beraldo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Lucíola da Silva Barcelos

Barcelos, LS; Ferreira, E; Lima, CAH; Santos, MF; Lopes, MTP. Avaliação de mecanismos celulares e moleculares envolvidos na ação cicatrizante gástrica de frações do látex de Vasconcellea cundinamarcensis. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Lucíola da Silva Barcelos

Barcelos, LS; LEITE, M. F.; VIEIRA, M. A. R.. Avaliação de mecanismos celulares e moleculares envolvidos na ação cicatrizante gástrica de frações do látex de Vasconcellea cundinamarcensis. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Miriam Teresa Paz Lopes

LOPES, M. T. P.; COELHO, L. G. V.; VIEIRA, M. A. R.;SALAS, C. E.. Avaliação da atividade anti-úlcera gástrica e de vias envolvidas no modo de ação da fração P1G10, obtida do látex de Carica candamarcensis. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Miriam Teresa Paz Lopes

LIMA, C. A. H.; BARCELOS, L. S.; VIEIRA, M. A. R.; SANTOS, M. F.;LOPES, M. T. P.. Avaliação dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na ação cicatrizante gástrica de frações do látex de Vasconcellea cundinamarcensis. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria de Fátima Leite

VIEIRA M A R;LEITE MF; BARCELOS L S. Avaliação de Mecanismos Celulares e Moleculares Envolvidos na Ação Cicatrizante Gástrica de Frações do Látex de Vascocellea cundinamarcensis. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Aparecida Ribeiro Vieira

LOPES, M. T. P.; BRAVO, C. S.;VIEIRA, M. A. R.. Avaliação da atividade anti-úlcera gástrica e de vias envolvidas no modo de ação da fração P1G10 obtida do látex de Carica candamarcensis.. 2009. Dissertação (Mestrado em PG em Ciências Biológicas-Fisiologia e Farmacologi) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Aparecida Ribeiro Vieira

VIEIRA, M. A. R.; LEITE, M. F.; BARCELOS, L. S.. Avaliação de mecanismos celulares e moleculares envolvidos na ação cicatrizante gástrica de frações do látex de Vasconcellea cundinamarcensis.. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Luiz Gonzaga Vaz Coelho

Miriam Teresa Paz Lopes; Carlos Edmundo Salas Bravo; VIEIRA, M. A. R.;Coelho LG. Avaliação da atividade anti-úlcera gástrica e de vias envolvidas no modo de ação da fração P1G10, obtida do latex da Carica candamarcensis. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Enio Ferreira

LIMA, C. A. H.;Ferreira, E.; BARCELOS, L. S.; SANTOS, M. F.; LOPES, M. T. P.. Avaliação de mecanismos celulares e moleculares envolvidos na ação cicatrizante gástrica de frações do látex de vasconcellea cundinamarcensis. 2014. Tese (Doutorado em Fisiologia e Farmacologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Belson Matheus Antunes de Souza

Avaliação in vitro e in vivo da atividade antitumoral de Maytenus ilicifolia sobre tumor de Ehrlich e carcinoma 4T1; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Medicina - Campus Mucuri) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; (Orientador);

Victória Vieira Fonseca

Avaliação do uso de psicoestimulantes por acadêmicos de Medicina do Campus do Mucuri da UFVJM; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Medicina - Campus Mucuri) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; (Orientador);

Francisco Breno Gomes Filgueiras

Avaliação in vitro e in vivo da atividade antitumoral de Maytenus ilicifolia sobre tumor de Ehrlich e carcinoma 4T1; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina - Campus Mucuri) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; Orientador: Ana Cândida Araújo e Silva;

Jéssica Lima de Araújo

Avaliação da atividade anti-inflamatória de extrato de Maytenus ilicifolia em modelo de doença inflamatória intestinal em camundongos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina - Campus Mucuri) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cândida Araújo e Silva;

Marina Passos Pizzitola

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA DE FRAÇÃO PROTEOLÍTICA DO LÁTEX DE VASCONCELLEA CUNDINAMARCENSIS EM MODELO EXPERIMENTAL DE COLITE; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Ana Cândida Araújo e Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Edmundo Salas Bravo

Estudo das vias envolvidas nos efeitos gastroprotetor e cicatrizantede fração proteolítica obtida do latex de Carica canadamarcensis; 2009; Dissertação (Mestrado em Fisiologia e Farmacologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Carlos Edmundo Salas Bravo;

Miriam Teresa Paz Lopes

Estudo de vias envolvidas nos efeitos gastroprotetor e cicatrizante de fração proteolítica obtida do latex de Carica Candamarcensis; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Miriam Teresa Paz Lopes;

Miriam Teresa Paz Lopes

Avaliação de mecanismos celulares e moleculares envolvidos na ação cicatrizante da fração P1G10, obtida do látex de C; candamarcensis, em úlceras gástricas; 2014; Tese (Doutorado em Pós Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Miriam Teresa Paz Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VIANA, ANA FLAVIA S.C. ; LOPES, MIRIAM TERESA P. ; OLIVEIRA, FRANCISCA TUELLY B. ; NUNES, PAULO IURY G. ; SANTOS, VERLANE G. ; BRAGA, ARIADNE D. ; SILVA, ANA CÂNDIDA A. ; SOUSA, DAMIÃO P. ; VIANA, DANIEL A. ; RAO, VIETLA S. ; OLIVEIRA, RITA DE CÁSSIA M. ; SANTOS, FLAVIA A. . (−)-Myrtenol accelerates healing of acetic acid-induced gastric ulcers in rats and in human gastric adenocarcinoma cells. EUROPEAN JOURNAL OF PHARMACOLOGY , v. 854, p. 139-148, 2019.

  • FREITAS, KÁTIA M. ; SILVA, ANA C. ARAÚJO E ; VELOSO, EMERSON S. ; FERREIRA, ÊNIO ; BARCELOS, LUCÍOLA S. ; CALIARI, MARCELO V. ; SALAS, CARLOS E. ; LOPES, MIRIAM T. P. . P1G10, the Proteolytic Fraction from Vasconcellea cundinamarcensis, Stimulates Tissue Repair after Acute Exposure to Ultraviolet B Radiation. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES , v. 20, p. 4373, 2019.

  • GUIMARÃES, ERIKA ; MACHADO, RODRIGO ; FONSECA, MATHEUS DE CASTRO ; FRANÇA, ANDRESSA ; CARVALHO, CLARISSA ; ARAÚJO E SILVA, ANA CÂNDIDA ; ALMEIDA, BRÍGIDA ; CASSINI, PUEBLA ; HISSA, BÁRBARA ; DRUMOND, LUCIANA ; GONÇALVES, CARLOS ; FERNANDES, GABRIEL ; DE BROT, MARINA ; MORAES, MÁRCIO ; BARCELOS, LUCÍOLA ; ORTEGA, JOSÉ MIGUEL ; OLIVEIRA, ANDRÉ ; LEITE, M. FÁTIMA . Inositol 1, 4, 5-trisphosphate-dependent nuclear calcium signals regulate angiogenesis and cell motility in triple negative breast cancer. PLoS One , v. 12, p. e0175041, 2017.

  • ARAUJO E SILVA, ANA CANDIDA ; DE OLIVEIRA LEMOS, FERNANDA ; GOMES, MARCO TÚLIO RIBEIRO ; SALAS, CARLOS EDMUNDO ; LOPES, MIRIAM TERESA PAZ . Role of gastric acid inhibition, prostaglandins and endogenous-free thiol groups on the gastroprotective effect of a proteolytic fraction from V asconcellea cundinamarcensis latex. Journal of Pharmacy and Pharmacology , v. 67, p. 133-141, 2015.

  • REIS, D. C. ; SOUZA, C. M. ; CAMPOS, L. C. ; ARAUJO E SILVA, A. C. ; LOPES, M. T. P. ; CASSALI, G. D. ; FERREIRA, E. . Thalidomide promotes leukocytosis in mice inoculated with 4T1 mammary carcinoma. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Impresso) , v. 50, p. 64-66, 2014.

  • DONNICI, CLAUDIO ; NOGUEIRA, LUCIANO ; ARAUJO, MARIA ; OLIVEIRA, SHEILA ; MAGALHÃES, THAIS ; LOPES, MIRIAM ; SILVA, ANA ; FERREIRA, ANA ; MARTINS, CLEIDE ; DE RESENDE STOIANOFF, MARIA . In Vitro Studies of the Activity of Dithiocarbamate Organoruthenium Complexes against Clinically Relevant Fungal Pathogens. Molecules (Basel. Online) , v. 19, p. 5402-5420, 2014.

  • DE SOUZA, CRISTINA MARIA ; ARAÚJO E SILVA, ANA CÂNDIDA ; DE JESUS FERRACIOLLI, CLARISSA ; MOREIRA, GIOVANNA VIEIRA ; LOPES, MIRIAM TERESA PAZ ; FERREIRA, MÔNICA ALVES NEVES DINIZ ; ANDRADE, SILVIA PASSOS ; CASSALI, GEOVANNI DANTAS . Combination therapy with carboplatin and thalidomide suppresses tumor growth and metastasis in 4T1 murine breast cancer model. Biomedicine & Pharmacotherapy , v. 68, p. 51-57, 2013.

  • SOUZA, C. M. ; CARVALHO, L. F. ; VIEIRA, T. S. ; SILVA, AC ; LOPES, M. T. P. ; FERREIRA, M. A. D. ; ANDRADE, S. P. ; CASSALI, G. D. . Thalidomide attenuates mammary cancer associated-inflammation, angiogenesis and tumor growth in mice.. Biomedicine & Pharmacotherapy , v. 66, p. 491-498, 2012.

  • SILVA, HEVELINE ; SILVA, ANA CANDIDA A. ; LEMOS, FERNANDA O. ; MONTE-NETO, RUBENS L. ; FONTES, ANA PAULA S. ; LOPES, MIRIAM T.P. ; FRÉZARD, FRÉDÉRIC . Improved pharmacological profile of the lipophilic antitumor dichloro-(N-dodecyl)-propanediamine-platinum(II) complex after incorporation into pegylated liposomes. Anti-Cancer Drugs , p. 131-139, 2012.

  • Nogueira, Luciano J. ; De Resende, Maria A. ; Oliveira, Sheila R. ; De Araújo, Maria Helena ; Magalhães, Thais F. F. ; De Oliveira, Milena B. ; Martins, Cleide V. B. ; LOPES, M. T. P. ; ARAUJO E SILVA, A. C. ; Donnici, Claudio L. ; DONNICI, C. L. . In vitro susceptibility of Aspergillus spp. to dithiocarbamate organoruthenium compounds. Mycoses (Berlin) , v. 54, p. e323-e329, 2011.

  • GUZZO, L. S. ; GUIMARAES, D. A. S. ; ARAUJO E SILVA, A. C. ; LOMBARDI, J. A. ; GUIMARAES, H. N. ; GUIMARAES, A. G. . Antinociceptive and anti-inflammatory activities of ethanolic extracts of Lychnophora species. Journal of Ethnopharmacology , v. 16, p. 120-124, 2008.

  • Figueiredo, Cinthia ; ARAUJO E SILVA, ANA CANDIDA . Role of Metalloproteinases in Melanoma Growth and Progression. Proteases in Human Diseases. 1ed.: Springer Singapore, 2017, v. , p. 91-102.

  • Dittz Júnior, Dalton ; DE OLIVEIRA LEMOS, FERNANDA ; ARAUJO E SILVA, ANA CANDIDA . Endogenous Proteases in Tumoral Progression. Pathophysiological Aspects of Proteases. 1ed.: Springer Singapore, 2017, v. , p. 119-145.

  • ARAUJO E SILVA, A. C. ; LEMOS, F. O. ; VIANA, C. T. R. ; FIGUEIREDO, C. ; SOUZA, C. M. ; CASSALI, G. D. ; SALAS, C. E. ; LOPES, M. T. P. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIÚLCERA GÁSTRICA DE FRAÇÃO PROTEOLÍTICA OBTIDA DO LÁTEX DE Carica candamarcensis. In: XVII Jornadas de Jóvenes Investigadores de la AUGM, 2009, Concórdia. Anais da XVII Jornadas de Jóvenes Investigadores de la AUGM, 2009.

  • REIS, D. C. ; SOUZA, C. M. ; CAMPOS, L. C. ; Araújo e Silva, A. C. ; LOPES, M. T. P. ; FERREIRA, E. ; CASSALI, G. D. . TALIDOMIDA PROMOVE LEUCOCITOSE EM CAMUNDONGOS INOCULADOS COM O CARCINOMA MAMÁRIO MURINO 4T1. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA VETERINÁRIA/ XVI ENCONTRO NACIONAL DE PATOLOGIA VETERINÁRIA (ENAPAVE), 2013, Curitiba. Archives of Veterinary Science, 2013. v. 18. p. 265-266.

  • FLORENTINO, R. M. ; GUIMARÃES, E. S. ; COELHO, C. C. ; Silva, A. C. ; ALMEIDA, B. ; CASSINI, P. ; DRUMMOND, L. ; GONCALVES, C. ; FERNANDES, G. ; BARCELOS, L. S. ; MORAES, M. ; ORTEGA, M. ; OLIVEIRA, A. G. ; LEITE, M. F. . O TAMPONAMENTO DO CÁLCIO NUCLEAR REDUZ ANGIOGÊNESE TUMORAL EM CÂNCER DE MAMA TRIPLO NEGATIVO.. In: 68ª Reunião Anual da SBPC, 2016, Porto Seguro. Resumos de Comunicações Livres, 2016.

  • SILVA, D. S. ; AVELAR, M. L. S. ; TOLEDO, B. G. ; PINHEIRO, N. R. ; BARBOSA, T. D. M. ; ENDLICH, P. W. ; PINTO, V. S. O. E. A. ; AMARAL, E. A. ; VILELA, L. C. ; ARAUJO E SILVA, AC ; PETINARI, R. B. . VIDA SAUDÁVEL. In: VII CBEU, 2016, Ouro Preto. Anais do VII CBEU.

  • VIANA, A. F. S. C. ; SANTOS, V. G. ; SILVA, A. C. A. ; LOPES, M. T. P. ; SOUSA, D. P. ; OLIVEIRA, R. C. M. ; SANTOS, F. A. . EFFECTS OF (-)- MYRTENOL ON HUMAN GASTRIC EPITHELIAL CELL VIABILITY AND MIGRATION. In: 46° Brazilian Congress of Pharmacology and Experimental Therapeutics, 2014, Fortaleza. Caderno de resumos do 46° Brazilian Congress of Pharmacology and Experimental Therapeutics, 2014.

  • PIZZITOLA, M. P. ; ARAUJO E SILVA, A. C. ; BRAGA, A. D. ; FREITAS, K. M. ; SALAS, C. E. ; LOPES, M. T. P. . A PROTEOLYTIC FRACTION FROM Vasconcellea cundinamarcensis LATEX DISPLAYS ANTI-INFLAMMATORY EFFECTS IN A MOUSE MODEL OF INFLAMMATORY BOWEL DISEASE. In: IMMUNO NATAL 2013 - 11° WORLD CONGRESS ON INFLAMMATION, 2013, Natal. Annals of Immuno Natal 2013, 2013.

  • FIGUEIREDO, C. ; QUEIROZ, C. ; FARACO, A. ; RIBEIRO, T. ; ARAUJO E SILVA, A. C. ; LOPES, M. T. P. ; SANTOS, V. . STUDY OF RED PROPOLIS PROPERTIES IN VITRO AND ON LIGATURE-INDUCED PERIODONTITIS MODEL. In: IMMUNO NATAL 2013 - 11° WORLD CONGRESS ON INFLAMMATION, 2013, Natal. Annals of Immuno Natal 2013, 2013.

  • FLORENTINO, R. M. ; GUIMARÃES, E. S. ; OLIVEIRA, A. G. ; ARAUJO E SILVA, A. C. ; ANDRADE, M. B. ; MENEZES, G. B. ; BARCELOS, L. S. ; LEITE, M. F. . O TAMPONAMENTO DO CÁLCIO NUCLEAR REGULA DIVERSOS PASSOS DA PROGRESSÃO TUMORAL. In: XXII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA da UFMG, 2013, Belo Horizonte. Caderno de resumos da XXII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA da UFMG, 2013.

  • PIZZITOLA, M. P. ; ARAUJO E SILVA, A. C. ; BRAGA, A. D. ; FREITAS, K. M. ; SALAS, C. E. ; LOPES, M. T. P. . A PROTEOLYTIC FRACTION FROM Vasconcellea cundinamarcensis LATEX DISPLAYS ANTI-INFLAMMATORY EFFECTS IN A MOUSE MODEL OF INFLAMMATORY BOWEL DISEASE. In: XXII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA da UFMG, 2013, Belo Horizonte. Caderno de resumos da XXII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA da UFMG, 2013.

  • ARAUJO E SILVA, A. C. ; MENEZES-SOUZA, D. ; COSTA, F. ; FUJIWARA, R. T. ; SALAS, C. E. ; LOPES, M. T. P. . GASTRIC HEALING PROPERTIES OF PROTEOLYTIC FRACTIONS FROM Vasconcellea cundinamarcensis LATEX. In: LATINFARMA 2013 - 20° CONGRESO LATINOAMERICANO DE FARMACOLOGÍA Y TERAPEÚTICA, 2013, Havana. Libro de resúmenes da LATINFARMA 2013, 2013.

  • SILVA, A. C. A. ; MENEZES-SOUZA, D. ; COSTA, F. ; FUJIWARA, R. T. ; SALAS, C. E. ; LOPES, M. T. P. . MECHANISMS INVOLVED IN THE GASTRIC HEALING PROPERTIES OF PROTEOLYTIC FRACTIONS FROM VASCONCELLEA CUNDINAMARCENSIS LATEX. In: XXI Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia, 2013, Belo Horizonte. Caderno de resumos do XXI Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia, 2013.

  • GUIMARÃES, E. S. ; FLORENTINO, R. M. ; ARAUJO E SILVA, AC ; OLIVEIRA, A. G. ; MENEZES, G. B. ; BARCELOS, L. S. ; ANDRADE, M. B. ; LEITE, M. F. . CÁLCIO NUCLEAR: COMPONENTE CRUCIAL PARA A PROGRESSÃO TUMORAL. In: XXI Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia, 2013, Belo Horizonte. Caderno de resumos do XXI Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia, 2013.

  • SOUZA, C. M. ; SILVA, A. C. A. ; LOPES, M. T. P. ; FERREIRA, M. A. D. ; ANDRADE, S. P. ; CASSALI, G. D. . THALIDOMIDE ATTENUATES MAMMARY CANCER ASSOCIATED-INFLAMMATION, ANGIOGENESIS AND TUMOR GROWTH IN MICE. In: VII ONCOVET, 2012, João Pessoa. CADERNO DE RESUMOS VII ONCOVET, 2012.

  • SILVA, A. C. A. ; BRAVO, C. E. S. ; LOPES, M. T. P. . ATIVIDADE MITOGÊNICA E ESTIMULATÓRIA DE MIGRAÇÃO DE FRAÇÕES OBTIDAS DO LÁTEX DE Vasconcellea cundinamarcensis SOBRE CÉLULAS EPITELIAIS GÁSTRICAS. In: XX Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia, 2012, Belo Horizonte. Livro de resumos do XX Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia, 2012.

  • TORRES, M. J. ; ARAUJO E SILVA, A. C. ; LOPES, M. T. P. ; SALAS, C. E. ; NATALUCCI, C. L. ; LOPEZ, L. M. I. . VQ-I PROTEASA OBTENIDA A PARTIR DEL LÁTEX DE VASCONCELLEA QUERCIFOLIA CON POTENCIAL ACTIVIDAD CICATRIZANTE. In: LVII Reunión Anual de la Sociedad Argentina de Investigación Clínica y LX Reunión Científica Anual de la Sociedad Argentina de Inmunología, 2012, Mar del Plata. Annais do LVII Reunión Anual de la Sociedad Argentina de Investigación Clínica y LX Reunión Científica Anual de la Sociedad Argentina de Inmunología, 2012.

  • GAMBA, C. O. ; SOUZA, C. M. ; DAMASCENO, K. A. ; SILVA, A. C. A. ; LOPES, M. T. P. ; CASSALI, G. D. . CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DO CARCINOMA MAMÁRIO MURINO 4T1. In: XV Encontro Nacional de Patologia Veterinária, 2011, Goiânia. Anais do XV Encontro Nacional de Patologia Veterinária, 2011.

  • CARVALHO, L. F. ; SOUZA, C. M. ; VIEIRA, T. S. ; SILVA, A. C. A. ; FERREIRA, M. A. D. ; LOPES, M. T. P. ; CASSALI, G. D. . EFEITO DA TALIDOMIDA NO TUMOR MURINO 4T1. In: 12º Simpósio Mineiro de Oncologia, 2010, Belo Horizonte. Anais do 12° Simpósio Mineiro de Oncologia. São Paulo: Office Editora e Publicidade Ltda, 2010. p. 37.

  • VIEIRA, T. S. ; SOUZA, C. M. ; CARVALHO, L. F. ; SILVA, A. C. A. ; FERREIRA, E. ; LOPES, M. T. P. ; CASSALI, G. D. . CARCINOMA MAMÁRIO MURINO 4T1: AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E PROGRESSÃO TUMORAL. In: 12º Simpósio Mineiro de Oncologia, 2010, Belo Horizonte. Anais do 12° Simpósio Mineiro de Oncologia. São Paulo: Office Editora e Publicidade Ldta, 2010. p. 51.

  • REIS, D. C. ; SOUZA, C. M. ; CAMPOS, L. C. ; SILVA, A. C. A. ; FERREIRA, E. ; LOPES, M. T. P. ; CASSALI, G. D. . USO DE TALIDOMIDA EM ONCOLOGIA MAMÁRIA: AVALIAÇÃO HEMATOLÓGICA EM ANIMAIS PORTADORES DO TUMOR EXPERIMENTAL 4T1. In: 12º Simpósio Mineiro de Oncologia, 2010, Belo Horizonte. Anais do 12° Simpósio Mineiro de Oncologia. São Paulo: Office Editora e Publicidade Ltda, 2010. p. 50.

  • OLIVEIRA, S. R. ; NOGUEIRA, L. J. ; DONNICI, C. L. ; SILVA, A. C. A. ; LOPES, M. T. P. ; RESENDE, M. A. . SYNTHESIS, CHARACTERIZATION, ANTINEOPLASIC ACTIVITY AND TOXICITY OF DITETRAZOLE ORGANOSSULFUR COMPOUNDS. In: 5th Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry, 2010, Ouro Preto. CD do 5th Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry, 2010.

  • OLIVEIRA, S. R. ; ALMEIDA, V. L. ; DONNICI, C. L. ; LOPES, M. T. P. ; SILVA, A. C. A. ; RESENDE, M. A. ; MONTANARI, C. A. . SYNTHESIS, CHARACTERIZATION, ANTINEOPLASTIC ACTIVITY AND TOXICITY OF NOVEL BIS-THIOUREIDO SUBSTITUTED HETEROCYCLIC DENDRIMERIC PRECURSORS. In: 5th Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry, 2010, Ouro Preto. CD do 5th Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry, 2010.

  • ARAO, D. R. ; VILLALBA, M. I. C. ; VIANA, C. T. R. ; SILVA, A. C. A. ; SALAS, C. E. ; LOPES, M. T. P. . AVALIAÇÃO DA GENOTOXIDADE E MUTAGENICIDADE DA FRAÇÃO PROTEOLÍTICA P1G10 OBTIDA DO LÁTEX DE Carica candamarcensis Hook F. 1875. In: XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010, João Pessoa. Anais do XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010.

  • GONCALVES, M. F. F. ; SCHNEIDER, F. ; CASSALI, G. D. ; SILVA, A. C. A. ; OLORTEGUI, C. C. ; LOPES, M. T. P. ; SALAS, C. E. . ATIVIDADE CICATRIZANTE DE ENZIMAS PROTEOLITICAS DE CARICACEAE EM MODELO DE LESÃO INDUZIDA POR TOXINA RECOMBINANTE DE Loxosceles intermedia. In: XI Congresso da Sociedade Brasileira de Toxinologia, 2010, Araxá. Anais do XI Congresso da Sociedade Brasileira de Toxinologia, 2010.

  • LAZZA, C. M. ; SILVA, A. C. A. ; LOPEZ, L. M. I. ; LOPES, MIRIAM T.P. ; BRAVO, C. E. S. . ACTIVIDAD CITOTÓXICA DEL INHIBIDOR DE PROTEASAS MpI. In: LV Reunión Anual de la Sociedad Argentina de Investigación Clínica y XLII Reunión Científica Anual de la Sociedad Argentina de Farmacología Experimental, 2010, Mar del Plata. Anais LV Reunión Anual de la Sociedad Argentina de Investigación Clínica y XLII Reunión Científica Anual de la Sociedad Argentina de Farmacología Experimental, 2010. p. 97.

  • Ana Cândida Araújo e Silva ; LEMOS, F. O. ; FIGUEIREDO, C. ; VIANA, C. T. R. ; SOUZA, C. M. ; CASSALI, G. D. ; SALAS, C. E. ; LOPES, M. T. P. . EVALUATION OF THE GASTRIC ANTIULCER ACTIVITY OF A PROTEOLYTIC FRACTION FROM Carica candamarcensis LATEX. In: 16th World Congress of Basic and Clinical Pharmacology, 2010, Copenhagen. Basic & Clinical Pharmacology & Toxicology, 2010. v. 107. p. 180.

  • VILLALBA, M. ; SILVA, A. ; TAGLIATI, C. ; CASSALI, G. ; SALAS, C. ; LOPES, M. . ACUTE SYSTEMIC TOXICOLOGICAL AND MUTAGENIC EVALUATIONS OF A PROTEOLYTIC FRACTION FROM LATEX OF CARICA CANDAMARCENSIS. In: XII International Congress of Toxicology, 2010, Barcelona. Toxicology Letters, 2010. v. 196S. p. S167.

  • ARAUJO E SILVA, A. C. ; LEMOS, F. O. ; VIANA, C. T. R. ; FIGUEIREDO, C. ; SOUZA, C. M. ; CASSALI, G. D. ; SALAS, C. E. ; LOPES, M. T. P. . ROLE OF PROTEOLYTIC ACTIVITY AND CELL PROLIFERATION ON GASTRIC HEALING ACTIVITY OF LATEX FRACTION FROM Carica candamarcensis. In: 41º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2009, Ribeirão Preto. Caderno de resumos do Role of proteolytic activity and cell proliferation on gastric healing activity of latex fraction from Carica candamarcensis. In: 41º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental - SBFTE 2009, 2009.

  • FIGUEIREDO, C. ; LEMOS, F. O. ; ARAUJO E SILVA, A. C. ; VIANA, C. T. R. ; DITTZ, D. ; SALAS, C. E. ; LOPES, M. T. P. . ASPECTOS DO MECANISMO DE AÇÃO ANTITUMORAL DE FRAÇÃO PROTEOLÍTICA DO LÁTEX DE Carica candamarcensis EM MODELO MURINO DE MELANOMA NÃO METASTÁTICO.. In: 41º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2009, Ribeirão Preto. Anais do 41º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2009.

  • VIANA, C. T. R. ; STEHLING, L. F. O. ; DITTZ, D. ; ARAUJO E SILVA, A. C. ; FIGUEIREDO, C. ; VILLALBA, M. I. C. ; SALAS, C. E. ; LOPES, M. T. P. . EFFECT OF TREATMENT WITH A PROTEOLYTIC FRACTION FROM THE LATEX OF Carica candamarcensis HOOK. F. 1875 IN THE IMMUNOHEMATOPOIETIC RESPONSE OF MICE WITH OR WITHOUT EHRLICH ASCITES CARCINOMA. In: 41º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2009, Ribeirão Preto. Caderno de resumos do 41º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2009.

  • ARAUJO E SILVA, A. C. ; LEMOS, F. O. ; VIANA, C. T. R. ; FIGUEIREDO, C. ; SOUZA, C. M. ; CASSALI, G. D. ; SALAS, C. E. ; LOPES, M. T. P. . ROLE OF PROTEOLYTIC ACTIVITY AND CELL PROLIFERATION ON GASTRIC HEALING ACTIVITY OF LATEX FRACTION FROM Carica candamarcensis. In: XVII ENCONTRO DE PESQUISA EM FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA, 2009, Belo Horizonte. Caderno de resumos do XVII ENCONTRO DE PESQUISA EM FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA, 2009.

  • VIANA, C. T. R. ; STEHLING, L. F. O. ; DITTZ, D. ; ARAUJO E SILVA, A. C. ; FIGUEIREDO, C. ; VILLALBA, M. I. C. ; KLEIN, A. ; BARCELOS, L. S. ; SALAS, C. E. ; LOPES, M. T. P. . ATIVIDADE ANTITUMORAL E IMUNOMODULATÓRIA DE FRAÇÃO PROTEOLÍTICA DO LÁTEX DE Carica candamarcensis HOOK 1835 EM MODELO DE CARCINOMA DE EHRLICH. In: XVII ENCONTRO DE PESQUISA EM FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA, 2009, Belo Horizonte. Caderno de resumos do XVII ENCONTRO DE PESQUISA EM FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA, 2009. p. 46.

  • VIANA, C. T. R. ; ARAUJO E SILVA, A. C. ; FIGUEIREDO, C. ; VILLALBA, M. I. C. ; SALAS, C. E. ; ANDRADE, S. P. ; LOPES, M. T. P. . ESTUDO DA ATIVIDADE E POSSÍVEL MECANISMO DE AÇÃO ANTITUMORAL DE FRAÇÃO PROTEOLÍTICA DO LÁTEX DE CARICA CANDAMARCENSIS HOOK. F. 1875 SOBRE O MODELO DE CARCINOMA DE EHRLICH. In: 40º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2008, Águas de Lindóia. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2008.

  • VIANA, C. T. R. ; ARAUJO E SILVA, A. C. ; FIGUEIREDO, C. ; VILLALBA, M. I. C. ; DITTZ, D. ; SALAS, C. E. ; ANDRADE, S. P. ; LOPES, M. T. P. . INIBIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO TUMORAL POR AÇÃO ANTIANGIOGÊNICA DE FRAÇÃO PROTEOLÍTICA DO LÁTEX DE Carica candamarcensis HOOK.F.1875.. In: II Congresso de Fitoterápicos do Mercosul e VI Reunião da Sociedade Latino-americana de Fitoquímica, 2008, Belo Horizonte. Anais do II Congresso de Fitoterápicos do Mercosul e VI Reunião da Sociedade Latino-americana de Fitoquímica, 2008.

  • ARAUJO E SILVA, A. C. ; SPINOLA, C. V. ; VIANA, C. T. R. ; FIGUEIREDO, C. ; LOPES, M. T. P. ; SALAS, C. E. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE GASTROPROTETORA DE FRAÇÃO DE LÁTEX DE Carica candamarcensis E DE ASPECTOS DO MODO DE AÇÃO. In: II Congresso de Fitoterápicos do Mercosul; VI Reunião da Sociedade Latino Americana de Fitoquímica, 2008, Belo Horizonte. Anais do II Congresso de Fitoterápicos do Mercosul; VI Reunião da Sociedade Latino Americana de Fitoquímica, 2008.

  • VIANA, C. T. R. ; ARAUJO E SILVA, A. C. ; FIGUEIREDO, C. ; VILLALBA, M. I. C. ; DITTZ, D. ; KLEIN, A. ; SALAS, C. E. ; LOPES, M. T. P. . EFEITO DA FRAÇÃO PROTEOLÍTICA DO LÁTEX DE Carica candamarcensis SOBRE LEUCÓCITOS DE CAMUNDONGOS PORTADORES DE TUMOR DE EHRLICH. In: XVI Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia, 2008, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do XVI Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia, 2008.

  • ARAUJO E SILVA, A. C. ; SPINOLA, C. V. ; VIANA, C. T. R. ; FIGUEIREDO, C. ; SALAS, C. E. ; LOPES, M. T. P. . THE PROTECTIVE EFFECT OF Carica candamarcensis LATEX AGAINST GASTRIC MUCOSAL INJURY. In: 4th Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry, 2008, Porto de Galinhas. Livro de Resumos e CD do 4th Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry, 2008.

  • VIANA, C. T. R. ; ARAUJO E SILVA, A. C. ; FIGUEIREDO, C. ; DITTZ, D. ; KLEIN, A. ; SALAS, C. E. ; LOPES, M. T. P. . EFFECTS OF PROTEOLYLIC FRACTION OF THE LATEX FROM Carica candamarcensis ON BLOOD LEUKOCYTES AND ITS RELATIONSHIP WITH ITS ANTITUMORAL ACTIVITY. In: 4th Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry, 2008, Porto de Galinhas. Livro de Resumos e CD do 4th Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry, 2008.

  • ARAUJO E SILVA, A. C. ; SPINOLA, C. V. ; VIANA, C. T. R. ; FIGUEIREDO, C. ; LOPES, M. T. P. ; SALAS, C. E. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE GASTROPROTETORA DE FRAÇÃO DE LÁTEX DE Carica candamarcensis E DE ASPECTOS DO MODO DE AÇÃO.. In: XVI Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia, 2008, Belo Horizonte. Caderno de resumos do XVI Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia, 2008.

  • ARAUJO E SILVA, A. C. ; SPINOLA, C. V. ; VIANA, C. T. R. ; FIGUEIREDO, C. ; LOPES, M. T. P. ; SALAS, C. E. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE GASTROPROTETORA DE FRAÇÃO DE LÁTEX DE Carica candamarcensis E DE ASPECTOS DO MODO DE AÇÃO.. In: II Congresso de Fitoterápicos do Mercosul e VI Reunião da Sociedade Latino-americana de Fitoquímica, 2008, Belo Horizonte. Caderno de resumos do II Congresso de Fitoterápicos do Mercosul e VI Reunião da Sociedade Latino-americana de Fitoquímica, 2008.

  • GOMES, M. T. ; TEIXEIRA, R. D. ; TURCHETTI, A. P. ; AVELAR, G. M. ; ARAUJO E SILVA, AC ; LOPES, M. T. P. ; SINISTERRA, R. D. ; SALAS, C. E. . THE CYSTEINE PROTEINASES FROM CARICACEAE AS THERAPEUTIC DRUGS. In: V CONGRESO INTERNACIONAL DE INGENIERIA BIOQUÍMICA DE MÉXICO, 2008, Chiapas. Annais del V CONGRESO INTERNACIONAL DE INGENIERIA BIOQUÍMICA DE MÉXICO, 2008.

  • ARAUJO E SILVA, A. C. ; SALAS, C. E. ; LOPES, M. T. P. . PAPEL DO ÓXIDO NÍTRICO E DE GRUPOS SULFIDRÍLICOS NÃO PROTÉICOS NA AÇÃO GASTROPROTETORA DE FRAÇÃO OBTIDA DO LÁTEX DE Carica candamarcensis. In: 40º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2008, Águas de Lindóia. Livro e CD de Resumos do 40º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2008.

  • ARAUJO E SILVA, A. C. ; LEMOS, F. O. ; DELFINO, J. L. N. ; GOMES, M. T. ; SALAS, C. E. ; LOPES, M. T. P. . AVALIAÇÃO DE ASPECTOS DO MODO DE AÇÃO DE FRAÇÃO OBTIDA DO LÁTEX DE Carica candamarcensis, COMO AGENTE CITOPROTETOR GÁSTRICO. In: 39º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental., 2007, Ribeirão Preto. Cadernos e CD de resumos do 39º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental., 2007.

  • DONNICI, C. L. ; OLIVEIRA, S. R. ; NOGUEIRA, L. J. ; SABINO, A. A. ; LOPES, M. T. P. ; ARAUJO E SILVA, A. C. ; MONTANARI, C. A. . ESTUDO DA ATIVIDADE ANTITUMORAL DE NOVOS COMPOSTOS BIOISOSTÉRICOS AMIDÍNICOS DO TIPO PRECURSORES DENDRIMÉRICOS.. In: 30a. Reunião da Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia. Livro de resumos da 30a. Reunião da Sociedade Brasileira de Química, SBQ 2007, 2007.

  • ARAUJO E SILVA, A. C. ; FIGUEIREDO, C. ; DONNICI, C. L. ; LIMA, G. M. ; LOPES, M. T. P. . ATIVIDADE ANTITUMORAL DE ORGANOMETÁLICO DE ESTANHO CONTRA MELANOMA MURINO.. In: XIV Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia, 2006, Caeté. Cadernos de resumos do XIV Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia, 2006.

  • FIGUEIREDO, C. ; ARAUJO E SILVA, A. C. ; LOPES, M. T. P. ; SALAS, C. E. . PROPRIEDADE ANTITUMORAL E ANTIMETASTÁTICA DE FRAÇÃO PROTEOLÍTICA (P1G10) OBTIDA DO LÁTEX DE C . candamarcensis SOBRE MODELO DE MELANOMA MURINO.. In: XIV Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia, 2006, Caeté. Cadernos de resumos do XIV Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia, 2006.

  • GUZZO, L. S. ; GUIMARAES, H. N. ; ARAUJO E SILVA, A. C. ; GUIMARAES, D. A. S. . ATIVIDADES ANALGÉSICA E ANTIINFLAMATÓRIA DAS PARTES AÉREAS DE DIFERENTES ESPÉCIES DE Lychnophora.. In: FARMAPOLIS 12ª EDIÇÃO, 2004, Florianópolis. Anais do XII FARMAPÓLIS, 2004. v. 1. p. 70.

  • ARAUJO E SILVA, AC . Interações medicamentosas: relembrando conceitos e exemplos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, A. C. A. . Lesão Gástrica induzida por etanol. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. C. A. . Úlcera gástrica: alguns aspectos fisiopatológicos e tratamento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. C. A. . Desenvolvimento de um fármaco com atividade antitumoral. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, A. C. A. ; SOUZA, C. M. . Curso teórico/prático: Modelos de carcinoma 4T1 e Ehrlich em camundongos Balb/c. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Avaliação in vitro e in vivo da atividade antitumoral de Maytenus ilicifolia sobre tumor de Ehrlich e carcinoma 4T1, Descrição: O câncer é uma desordem hiperproliferativa caracterizada por transformação da morfologia e das funções celulares, com aquisição de capacidade de invasão e formação de focos metastáticos. Importante para seu crescimento, o microambiente tumoral é também composto por células que compõem o estroma e, influem em processos como a proliferação, invasão, metástase e angiogênese tumoral. Esses elementos por serem geneticamente homogêneos e estáveis, seriam combatidos com menores doses de quimioterápicos, associadas a menor toxicidade e uma chance maior de sucesso no tratamento de tumores resistentes a quimioterapia tradicional. Dessa maneira, o estudo de novos agentes com atividade anti-inflamatória para uma possível atividade antitumoral se faz interessante. Nesse contexto, o extrato de Maytenus ilicifolia já vem sendo utilizado há muitos anos por suas ações gastroprotetoras e anti-inflamatórias. Além dessas atividades, estudos demonstraram que extratos dessa planta apresentam propriedades antitumorais contra sarcoma em animais de experimentação e atividade antioxidante, sendo esses efeitos associados também com uma ação antimutagênica. Essas ações demonstram que extratos obtidos dessa planta podem ter efeito contra tumores por alterar o microambiente tumoral. Assim, nesse projeto, as atividades antitumorais de extratos aquoso e alcoólico de M. ilicifolia serão avaliadas no modelo de tumor de Ehrlich, um carcinoma mamário murino, que tem características inflamatórias tanto na sua forma ascítica quanto na sólida. O tratamento dos animais permitirá verificar se os extratos diminuem o volume ascítico e o do tumor sólido e como interferem na dosagem de citocinas e outros fatores da resposta inflamatória. Ainda, serão feitos ensaios in vitro com culturas celulares de linhagens normais e tumorais (Ehrlich e 4T1) para avaliação da citotoxicidade dos extratos. A partir dos resultados obtidos esperamos dar base para o uso do extrato de M. ilicifolia, no tratamento do câncer. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Cândida Araújo e Silva - Coordenador / Miriam Teresa Paz Lopes - Integrante / Francisco Breno Gomes Filgueiras - Integrante / Ivanildes Vasconcelos Rodrigues - Integrante / Belson Matheus Antunes de Souza - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Avaliação do uso de psicoestimulantes por acadêmicos de Medicina do Campus do Mucuri da UFVJM, Descrição: O uso de drogas psicoativas entre universitários tem aumentado no mundo e no Brasil. O estresse e a cobrança de bons resultados acadêmicos são fatores predisponentes para sua utilização. A maioria dos usuários ilegais de metilfenidato faz uso em momentos de estresse elevado, pois a substância faz reduzir a fadiga e aumentar o entendimento da leitura, cognição e memória. Com a convivência no meio acadêmico e através da revisão de literaturas existentes percebe-se uma alta prevalência do uso dessas drogas em estudantes de ensino superior, e em especial, alunos de medicina. No campus da UFVJM-Mucuri, o curso de medicina foi iniciado em 2014 e conta hoje com 170 alunos regularmente matriculados. O curso segue o preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos médicos, utilizando as metodologias ativas de ensino. Assim, os alunos são apresentados a uma nova forma de aprendizagem, o que pode contribuir para a busca dessas drogas. Dessa maneira, se faz interessante estabelecer a prevalência de uso de psicoestimulantes por estudantes de medicina da UFVJM-Mucuri. Para isso, será aplicado um questionário, adaptado a partir do instrumento proposto pelo ?The Smart Drugs Study?. Os dados obtidos serão analizados como prevalência de uso, considerando como variáveis: idade, sexo, ano curricular, tipo de psicoestimulante. Além disso, serão levantados dados quanto à motivação de uso, se indicado por um especialista ou não, conhecimento sobre os efeitos terapêuticos e adversos dos psicoestimulantes. Os resultados nos permitirão conhecer sobre o uso de psicoestimulantes entre os alunos de medicina em nosso campus e poderão servir de base para o estabelecimento de programas de conscientização sobre os riscos e benefícios dessas drogas, nessa população, e também nos outros cursos da nossa comunidade acadêmica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Cândida Araújo e Silva - Coordenador / Victória Vieira Fonseca - Integrante / Mariana Eliote Prates - Integrante / Gabriela Silva Varejão Nascimento - Integrante / Luiza Beatriz Gonçalves de Paula - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Avaliação da atividade anti-inflamatória de extrato de Maytenus ilicifolia em modelo de doença inflamatória intestinal em camundongos, Descrição: As doenças inflamatórias intestinais (DIIs) ocorrem em todo o mundo e representam sério problema de saúde, pois atingem preferencialmente pessoas jovens (faixa etária de 10 a 40 anos), possuem períodos de recidivas frequentes e exibem formas clínicas de alta gravidade. São mais comuns no norte da Europa e nos Estados Unidos (5.000 a 10.000 novos/ano), entretanto, trabalhos recentes demonstraram a tendência mundial para o aumento da incidência das DIIs em países cujas condições socioeconômicas vêm sendo melhoradas, como, por exemplo, na América Latina. No Brasil, há poucos estudos epidemiológicos mostrando a real incidência das DIIs, porém estudos recentes apresentaram o aumento do número de casos no sudeste do Brasil, mais especificamente no interior do Estado de Minas Gerais e no Estado de São Paulo (OLIVEIRA et al., 2010). Além do exposto, são poucas e, caras, as opções de tratamentos para essas afecções gastrointestinais e muitos os efeitos adversos produzidos pela terapia, o que diminui a adesão ao tratamento e aumenta o risco de complicações. Dessa maneira, é imprescindível a busca por novos agentes para o tratamento das DIIs, e as plantas representam uma fonte de compostos potenciais, que podem trazer maior efetividade à um menor custo, o que poderia gerar economia ao sistema público. A planta Maytenus ilicifolia já é utilizada há muito tempo pela população brasileira, devido as suas ações cicatrizantes e anti-inflamatórias gástricas, que podem ser justificadas por sua habilidade de reduzir o ácido gástrico e suas atividades antioxidantes. Aqui, propomos investigar seu uso no tratamento das DIIs, para fundamentar seu uso no tratamento dessas afecções.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Cândida Araújo e Silva - Coordenador / Miriam Teresa Paz Lopes - Integrante / Patrick Wander Endlich - Integrante / Sarah Alves Auharek - Integrante / Cristiane Fernanda Fuzer Grael - Integrante / Caio Cesar de Souza Alves - Integrante / Jessica Lima de Araújo - Integrante.

  • 2013 - 2017

    Efeito de frações do látex de Vasconcellea cundinamarcensis (Carica candamarcensis) sobre os eventos de transformação maligna e de diferenciação celular, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam Teresa Paz Lopes em 10/12/2014., Descrição: Chamada Pública MCTI/CNPq Nº 14/2013 - Universal / Universal 14/2013 - Faixa B. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Cândida Araújo e Silva - Integrante / Miriam Teresa Paz Lopes - Coordenador / Carlos Edmundo Salas - Integrante / Dalton Dittz - Integrante / Luciana Maria da Silva Siqueira - Integrante / LEMOS, FERNANDA O. - Integrante / Kátia Michelle Freitas - Integrante / Ariadne Duarte Braga - Integrante / RICARDO T. FUJIWARA - Integrante / Verlane Gonçalves Santos - Integrante / Roger Chammas - Integrante / Luz Alba Ballén Sierra - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Efeito da fração proteolítica P1G10 do látex de V. cundinamarcensis sobre o processo inflamatório tumoral, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam Teresa Paz Lopes em 10/12/2014., Descrição: Apoio a Projetos de Pesquisa/ Universal 14/2011 - Faixa b. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Cândida Araújo e Silva - Integrante / Miriam Teresa Paz Lopes - Coordenador / Carlos Edmundo Salas - Integrante / Fernanda de Oliveira Lemos - Integrante / Dalton Dittz - Integrante / Geovanni Dantas Cassali - Integrante / Luciana Maria da Silva Siqueira - Integrante / Luiz Felipe de Oliveira Stehling - Integrante / Denise Regina Arão - Integrante / Ariadne Duarte Braga - Integrante / RICARDO T. FUJIWARA - Integrante / Matheus Leandro Lana Diniz - Integrante / Mônica Morais Santos - Integrante.

  • 2010 - 2014

    Estudo clínico de Fase II da ação cicatrizante cutânea de fração proteolítica do látex de C. candamarcensis, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam Teresa Paz Lopes em 10/12/2014., Descrição: CTSAUDE/Edital MCT/CNPq/CT-Saúde/MS/SCTIE/DECIT n° 67/2010 - Pesquisa Clínica - Produtos Estratégicos para o SUS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Cândida Araújo e Silva - Integrante / Miriam Teresa Paz Lopes - Coordenador / Carlos Edmundo Salas - Integrante / Fernanda de Oliveira Lemos - Integrante / Dalton Dittz - Integrante / Geovanni Dantas Cassali - Integrante / Luciana Maria da Silva Siqueira - Integrante / Luiz Felipe de Oliveira Stehling - Integrante / Denise Regina Arão - Integrante / Rogério Pereira Bilheiro - Integrante / Kátia Michelle Freitas - Integrante / Jorge Gustavo Velásquez Meléndez - Integrante / Marco Túlio Ribeiro Gomes - Integrante / Flávia Sampaio Latini Gomes - Integrante / Antonio Carlos Martins Guedes - Integrante / Fernanda Santiago Andrade - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Estudo do mecanismo da ação proliferativa de proteinase mitogênica de Caricaceae, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Cândida Araújo e Silva - Integrante / Miriam Teresa Paz Lopes - Integrante / Carlos Edmundo Salas - Coordenador / Marco Túlio Gomes - Integrante / Jader dos Santos Cruz - Integrante / Danilo Roman Campos - Integrante / Isabela Cecília Mendes - Integrante / Natássia Caroline Resende Corrêa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Estudo pré-clínico e do mecanismo de ação de fração proteolítica obtida do látex de Carica candamarcensis com atividade anti-úlcera gástrica, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam Teresa Paz Lopes em 11/08/2015., Descrição: Edital MCT/CNPq 14/2009 - Universal - Faixa B. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Cândida Araújo e Silva - Integrante / Miriam Teresa Paz Lopes - Coordenador / Fernanda de Oliveira Lemos - Integrante / Dalton Dittz - Integrante / Geovanni Dantas Cassali - Integrante / Luciana Maria da Silva Siqueira - Integrante / Luiz Felipe de Oliveira Stehling - Integrante / Carlos Edmundo Salas Bravo - Integrante / Denise Regina Arão - Integrante / Rogério Pereira Bilheiro - Integrante / Sílvia Beleza de Moura - Integrante / Marco Túlio Ribeiro Gomes - Integrante / Flávia Sampaio Latini Gomes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Caracterização das atividades antitumoral e antimetastática de fração proteolítica obtida do látex de C. candamarcensis - FAPEMIG - CBB-APQ-00375-08, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cândida Araújo e Silva - Integrante / Cinthia Figueiredo - Integrante / Miriam Teresa Paz Lopes - Coordenador / Carlos Edmundo Salas - Integrante / Fernanda de Oliveira Lemos - Integrante / Marco Túlio Gomes - Integrante / Dalton Dittz - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Estudo farmacocinéticos e toxicológicos de fração proteolítica do látex de C. candamarcensis com atividades farmacológicas - CNPq Universal Processo 483540/2007-2, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cândida Araújo e Silva - Integrante / Cinthia Figueiredo - Integrante / Miriam Teresa Paz Lopes - Coordenador / Carlos Edmundo Salas - Integrante / Fernanda de Oliveira Lemos - Integrante / Marco Túlio Gomes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Estudo pré-clínico e clínico fase I de fração proteolítica obtida de Caricaceae na cicatrização cutânea - Programa de Pesquisa para o SUS - Sistema Ùnico de saúde de Minas Gerais. FAPEMIG - Processo EDT-3260/06, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ana Cândida Araújo e Silva - Integrante / Cinthia Figueiredo - Integrante / Miriam Teresa Paz Lopes - Coordenador / Carlos Edmundo Salas - Integrante / Fernanda de Oliveira Lemos - Integrante / Marco Túlio Gomes - Integrante / Flávia Latini - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Melhor trabalho na categoria Oncologia Experimental, VII Oncovet.

2012

Menção Honrosa por trabalho em pôster, XX Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia.

2009

Menção Honrosa por trabalho em pôster, Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental.

2007

Menção Honrosa por trabalho em pôster, Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Faculdade de Medicina do Mucuri. , Rua Cruzeiro, Jardim São Paulo, 39803371 - Teófilo Otoni, MG - Brasil, Telefone: (33) 35292700

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto C1, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 04/2019

      Ensino, Medicina - Campus Mucuri, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenadora do 3° período do Curso de Medicina da Fammuc/UFVJM.

    • 06/2018

      Ensino, Medicina - Campus Mucuri, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução às Ciências da Vida III, Mecanismos de Agressão e defesa II: intervenções farmacológicas, Saúde do Idoso, Tópicos em Farmacologia Clínica I (Eletiva)

    • 08/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina do Mucuri, .,Cargo ou função, Comissão de Humanização de Ambientes e Paisagismo do Campus do Mucuri.

    • 09/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina do Mucuri, .,Cargo ou função, Representante docente titular na Congregação da FAMMUC.

    • 02/2016

      Ensino, Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciência Fisiológicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientadora na linha de pesquisa "Mecanismos imuno-farmacológicos na inflamação e regeneração tecidual"

    • 11/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina do Mucuri, .,Cargo ou função, Representante docente suplente na Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA ? Mucuri).

    • 06/2015

      Ensino, Medicina - Campus Mucuri, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenação do Laboratório de Processos Vitais (LEPROVI).

    • 04/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina do Mucuri, .,Linhas de pesquisa

    • 09/2017 - 09/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina do Mucuri, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo de Formação e Capacitação Docente da Fammuc.

    • 06/2018 - 06/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina do Mucuri, .,Cargo ou função, Representante docente titular no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE).

    • 05/2018 - 05/2018

      Treinamentos ministrados , Faculdade de Medicina do Mucuri, .,Treinamentos ministrados, Desenvolvimento Docente por meio de Vivências em Metodologias Ativas: Contribuições para a Educação em Saúde (20 h)

    • 11/2015 - 12/2017

      Extensão universitária , Faculdade de Medicina do Mucuri, .,Atividade de extensão realizada, Colaboradora no Projeto de Extensão "Vida Saudável".

    • 03/2015 - 10/2017

      Ensino, Medicina - Campus Mucuri, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução às Ciências da Vida III, Sistema Nervoso, Sistema Locomotor, Pele e Anexos, Sistema Endócrino, Sistema Cardiovascular, Sistema Respiratório, Sistema Genito-urinário

    • 04/2015 - 06/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina do Mucuri, .,Cargo ou função, Representante docente suplente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE).

    • 04/2017 - 04/2017

      Treinamentos ministrados , Faculdade de Medicina do Mucuri, .,Treinamentos ministrados, Oficinas de capacitação para facilitadores do processo ensino-aprendizagem (24 h)

    • 04/2015 - 04/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina do Mucuri, .,Cargo ou função, Conselheira do Centro de Inovação Tecnólogica da UFVJM (CITEC/UFVJM).

    • 09/2015 - 09/2016

      Extensão universitária , Faculdade de Medicina do Mucuri, .,Atividade de extensão realizada, Colaboradora no projeto "Todos contra a Leishmaniose".

    • 04/2015 - 02/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina do Mucuri, .,Cargo ou função, Representante docente suplente no Conselho Universitário (CONSU).

  • 2013 - 2014

    Fundação Ezequiel Dias

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista em Saúde e Tecnologia I, Carga horária: 40

    Atividades

    • 07/2013 - 10/2014

      Serviços técnicos especializados , Instituto Otávio Magalhães, .,Serviço realizado, Diagnóstico molecular de dengue, vírus respiratórios e riquetsioses.

  • 2009 - 2009

    Instituto Educacional BH LTDA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Farmacologia para Enfermagem, Carga horária: 8

  • 2009 - 2014

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Bolsista Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2009

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2006 - 11/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Farmacologia.,Linhas de pesquisa

  • 2003 - 2004

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20