Rodrigo José Martins

Enfermeiro Residente em nefrologia pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Formado em Enfermagem Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA.

Informações coletadas do Lattes em 14/10/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização - Residência médica em andamento

2018 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco
Residência médica em: NefrologiaNúmero do registro: . Grande área: Ciências da Saúde

Graduação em Enfermagem

2011 - 2017

Universidade Federal do Maranhão
Título: PERFIL CLÍNICO E EPIDEMILÓGICO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA: revisão integrativa
Orientador: Elisângela Milhomem Dos Santos.

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

unidade integrada margarida pires leal

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 -

Capacitação em nefologia Multidisciplinae. (Carga horária: 180h). , Universidade Aberta do Sus UFMA, UNA-SUS UFMA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Nacional De Microcefalia. 2016. (Outra).

I Jornada de Doação de Órgãos e Tecido -UFMA. 2016. (Simpósio).

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA .. 2015. (Congresso).

75 ª SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM E 45ª JORNADA MARANHENSE DE ENFERMAGEM. 2014. (Encontro).

GRANDES TEMAS EM PNEUMOLOGIA.ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE ASMÁTICO. 2014. (Seminário).

PRIMEIRO FÓRUM DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA SUSTENTABILIDADE E LANÇAMENTO DA 5° EDIÇÃO DO PRÊMIO ODM. 2014. (Encontro).

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2014 / V MOSTRA CIENTÍFICA DO MARANHÃO. 2014. (Congresso).

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2014 / V MOSTRA CIENTÍFICA DO MARANHÃO. 2014. (Congresso).

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2014 / V MOSTRA CIENTÍFICA DO MARANHÃO. 2014. (Outra).

FÓRUM E GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANÃO. 2013. (Simpósio).

PRIMEIRO CURSO BÁSICO MULTIDISCIPLINAR DE CUIDADOS PALIATIVOS. 2013. (Encontro).

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA .. 2013. (Seminário).

1º CURSO DE QUEIMADURAS : FUNDAMENTOS DA ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR.. 2011. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Lúcia Holanda Lopes

SANTOS, E. M.;LOPES, M. L. H.; SILVA, E.L.. Perfil clínico e epidemiológico da doença renal crônica: revisão integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Elza Lima da Silva

SANTOS, E. M.; LOPES, Maria Lúcia H.;SILVA, Elza Lima da. Perfil clínico e epidemiológico da doença renal crônica: revisão integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aracele Tenório de Almeida e Cavalcanti

FRAZAO, C. M. F. Q.;CAVALCANTI, ARACELE; COLARES, F. P. S.. Conhecimento dos profissionais de enfermagem de um setor de diálise sobre Parada Cardiorespiratória. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência de Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco.

Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão

FRAZÃO, CECÍLIA MARIA FARIAS DE QUEIROZ; CAVALCANTI, A. T. A. E.; COLARES, F. P. S.. Conhecimento dos profissionais de enfermagem de um setor de diálise sobre parada cardiorrespiratória. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência de Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elisângela Milhomem dos Santos

PERFIL CLINICO EPIDEMIOLÓGICO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Elisângela Milhomem dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NEPOMUCENO, S. F.B ; MARTINS, R. J. ; MIRANDA, R. M. ; VALENTIM, T. G. S. ; SOUZA, I. B. J. ; MATSUOKA, P. F. S. . SEXUALIDADE DA PESSOA IDOSA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. In: 5º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde - SENABS, 2016, São Luís. 5º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde - SENABS, 2016.

  • SOUZA, I. B. J. ; MARTINS, R. J. ; NEPOMUCENO, S. F.B ; MIRANDA, R. M. ; VALENTIM, T. G. S. . SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: revisão bibliográfica. In: 68º Congresso Brasileiro Enfermagem ? CBEn, 2016, Brasília. 68º Congresso Brasileiro Enfermagem ? CBEn, com o tema central "A Construção Histórica da Enfermagem no Cuidado em Saúde: Saberes e Prática na Defesa do SUS", 2016.

  • MARTINS, R. J. ; Nair Portela Silva Coutinho . MORTALIDADE POR CÂNCER DE PÊNIS NO MARANHÃO, SEGUNDO FAIXA ETÁRIA E ESCOLARIDADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Assistência ao Paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - (DPOC), Descrição: O PAPDPOC ? Projeto de Assistência ao Paciente com DPOC busca oferecer atenção a portadores de DPOC, visando à redução das limitações e à melhoria na qualidade de vida dos mesmos, maiores esclarecimentos sobre diagnóstico, prognóstico da doença, adesão ao tratamento e reabilitação pulmonar promovendo manutenção do estado físico dos pacientes e controle das eventuais complicações ao estimular a prática de atividade física. O projeto é vinculado ao Programa de Assistência ao Paciente Asmático (PAPA) e ao Ambulatório de Pneumologia do HUUFMA, que promoverá ações extensionistas de atendimento clínico ambulatorial, tratamento e acompanhamento do paciente com DPOC. Serão promovidas consultas direcionadas a pacientes com DPOC a fim de promover diagnóstico, manejo clínico e tratamento farmacológico, não farmacológico e reabilitação pulmonar ao portador de DPOC. Promover, ainda, palestras sobre quando e como suspeitar da doença e encaminhar para o serviço apropriado, buscando orientar os pacientes a respeito de sua doença, uso correto da medicação, medidas para diminuição das exacerbações e qualidade de vida. No âmbito do ensino será proporcionado aos estudantes de Medicina e Enfermagem da UFMA a integração dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso e sessões clínicas com discussão dos casos abordados e seminários. Haverá também aplicação de questionários para obter dados sobre a população com DPOC, para uma ampla caracterização da mesma em nossa região, fomentando espaço para pesquisa. Ocorrerá, ainda, participações em ações sociais que busquem maior esclarecimento dessa afecção para a comunidade, visando à melhoria da qualidade de vida da população como um todo. Palavras-Chave: DPOC, REABILITAÇÃO PULMONAR, TRATAMENTO Informações Relevantes para Avaliação da Proposta: A população beneficiada pela ação inclui pacientes atendidos no Ambulatório de Pneumologia do HUPD-UFMA ou ainda aqueles que serão encaminhados com possível diagnóstico de DPOC. Valoriza-se a formação dos acadêmicos por meio de atividades que garantam conhecimento das técnicas semiológicas, do manejo do paciente com DPOC, da vivência do caráter humanitário, preventivo e de promoção da saúde. E, ainda, a necessidade da implementação de um programa específico para pacientes com DPOC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2017

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40

2014 - 2015

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmico, Carga horária: 20

2018 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro Residente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.