Laura Meirelles Beghelli

Fiz a graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001-2005). Em seguida, fiz Mestrado (2006-2007) na área de Filosofia da Religião pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião/UFJF. Em março de 2008, comecei o Doutorado também pelo PPCIR/UFJF. Desde o segundo semestre de 2003, venho trabalhando com obras do pensador alemão Martin Heidegger em temas tais como: Niilismo, Linguagem, Verdade do Ser e Ereignis.

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Filosofia

2013 - 2020

Pontificia Università Gregoriana
Título: O outro como horizonte do dar-se do Ser a partir das contribuições de Heidegger, Ricoeur e Derrida
Orientador: Paul Gilbert
Palavras-chave: Outro; Heidegger; Derrida; Ricoeur.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

Doutorado em Ciência da Religião

2008 - 2011

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Ereignis e Deus último: uma Filosofia da Religião em Martin Heidegger
Orientador: em Pontificia Universitas Gregoriana ( João José Vila-Chã)
com Paulo Afonso de Araújo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: M. Heidegger, Ereignis, último Deus; M. Heidegger, hermenêutica, filosofia da religião.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Hermenêutica. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Religião.

Mestrado em Licenza

2012 - 2013

Pontificia Università Gregoriana
Título: Dispensada,Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Dispensada

Mestrado em Ciência da Religião

2006 - 2008

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Ereignis e Linguagem: uma filosofia da Religião em Martin Heidegger,Ano de Obtenção: 2008
Paulo Afonso de Araujo.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Martin Heidegger, Linguagem, Experiência Religiosa.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Religião / Especialidade: Hermenêutica.

Graduação em Filosofia

2001 - 2007

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Heidegger e a Superação do Niilismo
Orientador: Mário José dos Santos

Graduação em Filosofia

2001 - 2004

Universidade Federal de Juiz de Fora

Formação complementar

1999 - 2006

Piano. (Carga horária: 5h). , Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, CEMHFA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Latim

, Lê Bem.

Participação em eventos

XXII Semana de Filosofia - Filosofia e Pandemia: A vida que vale a pena ser vivida.A necessária vigilância filosófica sobre a pandemia: mortalidade e alteridade. 2021. (Outra).

XII Semana de Filosofia: Filosofia da Religião: um diálogo entre Fé e Razão.A religião sob a perspectiva Filosófica, Teológica e Científica. 2011. (Outra).

III Colóquio Internacional de Metafísica.O salto do primeiro início para o outro início do pensamento em Martin Heidegger. 2009. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. Último Deus e Ereignis: dimensão religiosa e outro início para o pensamento em Martin Heidegger. 2009. (Congresso).

II Simpósio Internacional sobre Metafísica e Filosofia Contemporânea -.O papel da Linguagem enquanto caminho para o outro início do pensamento em Martin Heidegger. 2009. (Simpósio).

II Simpósio Internacional sobre Metafísica e Filosofia Contemporânea -. 2009. (Simpósio).

Semana Comemorativa do Centenário de Canonização de São Clemente Maria Hofbauer.Deus em Heidegger. 2009. (Outra).

Micro História e os caminhos da História Social. 2008. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. Filosofia da Religião: uma chave de leitura em Martin Heidegger. 2007. (Congresso).

Núcleo de Estudos e Pesquisa em Filosofia da Religião (NEFIR).Heidegger e a Superação do Niilismo.. 2005. (Encontro).

Comissão julgadora das bancas

Acylene Maria Cabral Ferreira

ARAÚJO, Paulo Afonso de;FERREIRA, A. M. C.; Neves, Joel. Ereignis e linguagem: uma filosofia da religião em Martim Heidegger. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Eduardo Gross

ARAUJO, P. A.;GROSS, E.; ROOS, J.; PAIVA, M. A. de; GONÇALVES, P. S. L.. Ereignis e Deus último: Uma filosofia da religião em Martin Heidegger. 2011. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Frederico Pieper Pires

GROSS,;PIRES, F. P.; ARAUJO, P. A.. Ereignis e o último Deus: uma filosofia da religião em Martin Heidegger. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Jonas Roos

ARAUJO, P. A.;ROOS, J.. Ereignis e Deus último: uma filosofia da religião em Martin Heidegger. 2011. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Paulo Sérgio Lopes Gonçalves

ARAÚJO, Paulo Afonso de; GROSS, Eduardo; ROOS, Jonas; PAIVA, Márcio Antonio;GONÇALVES, P. S. L.. Ereignis e Deus último: uma filosofia da religião em Martin Heidegger. 2011. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Luís Henrique Dreher

DREHER, L. H.; ARAÚJO, Paulo Afonso. A experiência religiosa e a essência da linguagem em Martin Heidegger. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Paulo Afonso de Araújo

ARAÚJO, P. A.; FERREIRA, Acylene Maria Cabral; NEVES, Joel. Ereignis e Linguagem: uma filosofia da religião em Martin Heidegger. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Paulo Afonso de Araújo

ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; ROOS, Jonas; PAIVA, Márcio Antônio; GONÇALVES, Paulo Sérgio Lopes. Ereignis e Deus último: uma filosofia da religião em Martin Heidegger. 2011. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Paulo Afonso de Araújo

ARAÚJO, P. A.; GROSS, Eduardo; PIRES, F.P.. Ereignis e último deus: uma filosofia da religião em Martin Heidegger. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Márcio Antônio de Paiva

ARAUJO, P. A.; GROSS. E.; ROOS, J.;PAIVA, M. A.; GONÇALVES, P. S. L.. Ereignis e Deus último: uma filosofia da religião em Martin Heidegger. 2011. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Foi orientado por

Paulo Afonso de Araújo

Ereignis e Linguagem: uma filosofia da religião em Martin Heidegger; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;

Paulo Afonso de Araújo

Ereignis e Deus último: uma filosofia da religião em Martin Heidegger; 2011; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;

Paulo Afonso de Araújo

Mistério do ser e dimensão religiosa em Heidegger; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;

Paulo Afonso de Araújo

Filosofia e Religião diante do niilismo; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo Afonso de Araújo;

Produções bibliográficas

  • MEIRELLES, Laura B. . Filosofia da religião: uma chave de leitura em Martin Heidegger. Redes (Vitória) , v. 6, p. 61-69, 2009.

  • MEIRELLES, Laura B. . A questão da Linguagem na obra Ser e Tempo. Ética e Filosofia Política , v. 10, p. 2, 2007.

  • MEIRELLES, Laura B. . O papel da linguagem enquanto caminho para o outro início do pensamento em Martin Heidegger. In: II Simpósio Internacional sobre Metafísica e Filosofia Contemporânea -, 2009, Belo Horizonte. Simpósio Internacional sobre Metafísica e Filosofia Contemporânea. Belo Horizonte: Primacor, 2009.

  • MEIRELLES, Laura B. . Filosofia da Religião: uma chave de leitura em Martin Heidegger. In: II Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, 2007, Belo Horizonte. Anais II Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião: caderno de resumos. Belo Horizonte: Emgraf, 2007. p. 84-85.

  • MEIRELLES, Laura B. . Religião e Filosofia diante do Niilismo (Heidegger e a essência do Niilismo). In: XII Seminário de Iniciação Científica, 2006, Juiz de Fora. II Mostra da UFJF, 2006.

  • MEIRELLES, Laura B. . Mistério do Ser e Dimensão Religiosa em Martin Heidegger (A Experiência Religiosa e a Aporia entre a Linguagem e o Ser em Martin Heidegger). In: XII Seminário de Iniciação Científica, 2006, Juiz de Fora. II Mostra da UFJF, 2006.

  • MEIRELLES, Laura B. . Heidegger e a superação do Niilismo. In: 1ª Mostra de Trabalhos de Graduação e Pós-Graduação da UFJF, 2004, Juiz de Fora. XI Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2004.

  • MEIRELLES, Laura B. . Último Deus e Ereignis dimensão religiosa e outro início do pensamento em Martin Heidegger. Redes (Vitória) , 2010.

Projetos de pesquisa

  • 2005 - 2011

    Dimensão Religiosa no pensamento de Martin Heidegger., Descrição: Este projeto visa, percorrendo a trajetória de pensamento de Martin Heidegger, identificar no seio de sua meditação sobre o do ser o possível lugar de uma dimensão religiosa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Laura Meirelles Beghelli - Integrante / Daniel da Silva Toledo - Integrante / Paulo Afonso de Araújo - Coordenador / Fábio Silva Fontanella - Integrante / Paula Renata de Campos Alves - Integrante / Carolina Blásio da Silva - Integrante / Cristiane Almeida de Azevedo - Integrante / Renata Angelo Pernisa - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.

  • 2005 - 2006

    Mistério do Ser e Dimensão Religiosa em Heidegger, Descrição: Este projeto visa investigar a dimensão religiosa no pensamento de Martin Heidegger. Embora Heidegger manifeste permanente reserva em afrontar diretamente a questão de Deus, devido a seu projeto de ?superação/ultrapassagem da metafísica? e de sua crítica à sua ?constituição onto-teo-lógica?, ele não descarta a dimensão religiosa do pensar autêntico; ao contrário, é possível sustentar que exatamente a crítica da metafísica e sua proposta de superação servem como indicação de uma trilha à atual meditação filosófico-teológica sobre o ?religioso?. O objetivo central deste projeto é, percorrendo a trajetória heideggeriana, identificar no seio de sua meditação sobre o mistério do ser o possível lugar da dimensão religiosa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Laura Meirelles Beghelli - Integrante / Daniel da Silva Toledo - Integrante / Paulo Afonso de Araújo - Coordenador / Klinger Scoralick - Integrante / Cristiane Almeida Azevedo - Integrante / Ednilson Turozi de Oliveira - Integrante / Fábio Silva Fontanella - Integrante / Rogério Amorim do Carmo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2005

    Filosofia e Religião diante do Niilismo, Descrição: O projeto visa estudar as relações entre filosofia e religião diante do niilismo, entendido tanto como categoria interpretativa da situação histórica de precariedade do homem contemporâneo, quanto como categoria existencial-ontológica que busca dar conta da dialética intrínseca à situação última do homem enquanto tal. Seu objetivo central é aprofundar a "questão do sentido" - campo de interseção entre filosofia e religião - diante do Nada, dramaticamente suscitado pela "morte de Deus". , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Laura Meirelles Beghelli - Integrante / Paulo Afonso de Araújo - Coordenador / Eduardo Armaroli Noguchi - Integrante / Emílio Cunha Amorim - Integrante / Fabiana Andréa Tolomelli - Integrante / Giuliano Cezar Mattos de Almeida - Integrante / Robson Adriano Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Prêmios

2006

Menção Honrosa - XII Seminário de Iniciação Científica, UFJF.

Histórico profissional

Experiência profissional

2005 - 2006

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Outro (bolsista), Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2005

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Outro (bolsista), Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2004 - 12/2004

    Estágios , Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas da Educação.,Estágio realizado, Balão Vermelho.