Efraim Martins Araújo

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Iguatu. Leciona as disciplinas de Topografia, Desenho Técnico e Captação e Armazenagem de Água, nos cursos: Superior de Tecnologia em Irrigação e Drenagem, Bacharelado em Engenharia Agrícola, Técnico em Agropecuária e Técnico em Zootecnia. Possui a seguinte formação: Tecnólogo em Irrigação e Drenagem pelo IFCE (2010); Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (2013); Doutor em Engenharia Agrícola - UFC (2017). Coordena o Laboratório de Geoprocessamento do IFCE Campus Iguatu. Atua nas seguintes áreas: Topografia, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, PDI (processamento digital de imagens) Agrometeorologia, Hidrologia, Manejo e conservação de bacias hidrográficas e Impactos Ambientais na agricultura irrigada.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Agrícola

2013 - 2017

Universidade Federal do Ceará
Título: DETECÇÃO DE DIFERENTES ALVOS NO ENTORNO DE RESERVATÓRIOS NO SEMIÁRIDO ATRAVÉS DO USO DE SENSORIAMENTO REMOTO
George Leite Mamede. Coorientador: João Paulo do Vale Madeiro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Landsat 8; Hyperion; Classificação de Imagens; Comportamento espectral; Índice de Kappa.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Sensoriamento Remoto. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Hidrologia.

Mestrado em Engenharia Agrícola

2011 - 2013

Universidade Federal do Ceará
Título: INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ESCOAMENTO USANDO ANÁLISE ESTATÍSTICA MULTIVARIADA EM UMA GRANDE BACIA SEMIÁRIDA: O CASO DO ORÓS,Ano de Obtenção: 2013
George Leite Mamede.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Unidades de solo e declividade; Análise estatística multivariada; Coeficiente de escoamento.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Geoprocessamento. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Estática Multivariada.

Especialização em andamento em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

2019 - Atual

Instituto Federal do Ceará - Reitoria

Graduação em Irrigação e Drenagem

2008 - 2010

Instituto Federal do Ceará - Reitoria
Título: COMPARAÇÃO E CALIBRAÇÃO DE EQUAÇÕES DE ESTIMATIVA DE ETo EM CRATEÚS-CE
Orientador: Joaquim Branco de Oliveira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

FORMAÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal do Ceará - Reitoria, IFCE, Brasil.

2010 - 2010

Línguagem de Programação VBA. (Carga horária: 80h). , Instituto Federal do Ceará - Reitoria, IFCE, Brasil.

2010 - 2010

Balanço de Energia Por Imagem de Satélite. (Carga horária: 80h). , Instituto Federal do Ceará - Reitoria, IFCE, Brasil.

2008 - 2008

Construção de Pequenas Barragens. (Carga horária: 20h). , Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, CREA-CE, Brasil.

2008 - 2008

Geoprocessamento Aplicada ao Manejo de Bacias Hidr. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal do Ceará - Reitoria, IFCE, Brasil.

2006 - 2006

Oficina de Orientação para o Trabalho. (Carga horária: 4h). , Instituto do Trabalho e Desenvolvimento Educacional, Social e Cultural, IDESC-RJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Hidrologia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Geoprocessamento.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Sensoriamento Remoto.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Geoprocessamento/Especialidade: Topografia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Agrometeorologia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo/Especialidade: Irrigação e Drenagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V WORKSHOP INTERNACIONAL DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA IRRIGAÇÃO - WINOTEC. AVALIADOR DE TRABALHO. 2018. (Congresso).

I Café com Geologia do IFPB.Sensoriamento Multiespectral Aplicado a Geologia. 2016. (Seminário).

IV Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação. UTILILIZAÇÃO DO SIG NO MAPEAMENTO DA DECLIVIDADE EM UMA GRANDE BACIA HIDROGRÁFICA: O CASO DA ALTO JAGUARIBE ? CE. 2012. (Congresso).

XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. DELIMITAÇÃO DAS APP'S DOS RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA DO ALTO JAGUARIBE - CE. 2011. (Congresso).

III WORKSHOP INTERNACIONAL DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA IRRIGAÇÃO & II CONFERÊNCIA SOBRE RECURSOS HÍDRICOS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. DESEMPENHO DE MÉTODOS DE ETo CORRELACIONADOS COM PM FAO56, DECENDIAL EM JAGUARUANA, CE. 2010. (Congresso).

I JORNADA DE INOVAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO DO IFCE ? I JIPE. COMPARAÇÃO E CALIBRAÇÃO DE EQUAÇÕES DE ESTIMATIVA DE ETo EM CRATEÚS-CE. 2010. (Congresso).

ll Congresso Cearense de Agroecologia. CALIBRAÇÃO DE EQUAÇÕES DE ETO MENSAL, NA CIDADE DE CAMPOS SALES ? CE. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: JOSÉ REGINALDO MEDEIROS FEITOSA

OLIVIRA, C. W.; FIRMINO, P. R. A.;MEIRELES, A. C. M.ARAÚJO, E. M.. ESTUDO COMPARATIVO DOS DADOS DE PRECIPITAÇÃO DO SATÉLITE TRMM E POSTOS PLUVIOMÉTRICOS NO ESTADO DO CEARÁ. 2019. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Jefferson Celso de Agostinho

AGOSTINHO, J. C.;ARAUJO, E. M.ARAÚJO, E. M.LEDO, E. R. F.. PROJETO BÁSICO DE RECARGA ARTIFICIAL DA MICRO BACIA DO RIO PRETO POR ÁGUAS DE REUSO RESIDUAIS E TRATADAS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA GESTÃO MUNICIPAL DE RECURSOS HÍ) - Instituto Federal do Ceará - Campus Morada Nova.

Aluno: VANDIR APARECIDO BERG JUNIOR

BERG JUNIOR, V. A.;ARAUJO, E. M.LEDO, E. R. F.ARAÚJO, E. M.. REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA DE RETROLAVAGEM DOS FILTROS DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DA CIDADE DE CORDEIRÓPOLIS/SP. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA A GESTÃO MUNICIPAL DE RECURSOS) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

Aluno: José Gonçalves de Lima

LIMA, J. G.;ARAÚJO, E. M.ARAÚJO, E. M.. REÚSO DE ÁGUAS RESIDUAIS NA FUTURA SEDE DA PREFEITURA DE EMBÚ DAS ARTES - SP. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA A GESTÃO MUNICIPAL DE RECURSOS) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

Aluno: Andre Baptistin Barbosa Lapa

ARAÚJO, E. M.. PROJETO SISTEMA DE DRENAGEM DE ÁGUA PLUVIAL ATRAVÉS DE GALERIAS SUBTERRÂNEAS-SP. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA A GESTÃO MUNICIPAL DE RECURSOS) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

Aluno: Francisco Hugo Graciano da Silva

OLIVEIRA, J. B.; CALOU, V. B. C.;ARAÚJO, E. M.. CLASSIFICAÇÃO DA APTIDÃO DAS TERRAS PARA USO AGRÍCOLA NO MUNICIPIO DE ACOPIARA-CE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Irrigação e Drenagem) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

Aluno: Paula Juliana de Aquino Barbosa

OLIVEIRA, J. B.ARAÚJO, E. M.SOARES, A. D. A.. ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS METEOROLÓGICOS SOBRE A EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA EM TAUÁ E MORADA NOVA, NO CEARÁ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TECNOLOGIA EM IRRIGAÇÃO E DRENAGEM) - Instituto Federa do Ceará - Campus Iguatu (CE).

Aluno: Anna Ysis Pedrosa Araújo Vieira Gomes Cordeiro

OLIVEIRA, J. B.ARAÚJO, E. M.; FERNANDES, C. N. V.. MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DE IGUATU-CE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Irrigação e Drenagem) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

Aluno: Willame Candido de Oliveira

OLIVEIRA, J. B.DUARTE, F. D.ARAÚJO, E. M.. BALANÇO DE ENERGIA, EVAPOTRANSPIRAÇÃO E UMIDADE DO SOLO EM ÁREAS IRRIGADAS ATRAVÉS DE SENSORIAMENTO REMOTO EM PETROLINA-PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Irrigação e Drenagem) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gilcimar Alves do Carmo

CARMO, G. A.. Comparação e calibração de equações de estimativas de ETo em Crateús-CE.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Irrigação e Drenagem.) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

Helba Araújo de Queiroz Palácio

ARAÚJO, E. M.;Oliveira, J. B.PALÁCIO, Helba Araújo de Queiroz. Comparação e calibração de equações de estimativa de ETo em Crateús-CE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Irrigação e Drenagem) - Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnoçlogia do Ceará, Campus Iguat.

Cynthia Romariz Duarte

MAMEDE, G. L.; MEDEIROS, P. H. A.;DUARTE, C. R.; MADEIRO, J. P. V.; SILVA, P. C. M.. Detecção de diferentes alvos no entorno de reservatório no semiárido através do usp de sensoriamento remoto. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

Iran Eduardo Lima Neto

MAMEDE, G. L.; MEIRELES, A. C. M.;LIMA NETO, I. E.. Investigação do processo de geração de escoamento usando análise estatística multivariada em uma grande bacia semiárida: o caso do Alto Jaguaribe-CE. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

Pedro Henrique Augusto Medeiros

Mamede, G.L.; Madeiro, J.P.V.;Medeiros, P.H.A.; Duarte, C.R.; Silva, P.C.M.. Detecção de alvos no entorno de reservatórios no semiárido através do uso de sensoriamento remoto. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

Pedro Henrique Augusto Medeiros

Costa, C.A.G.Medeiros, P.H.A.; Lopes, F.B.. Utilização de sensoriamento remoto para detecção de diferentes alvos no entorno e na bacia hidráulica de reservatórios no semiárido. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

Pedro Henrique Augusto Medeiros

Mamede, G.L.Medeiros, P.H.A.Lima Neto, I.E.. Investigação do processo de geração do escoamento e produção de sedimentos através de análise estatística multivariada em uma grande bacia semiárida: O caso do Alto Jaguaribe. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

Fernando Bezerra Lopes

COSTA, C. A. G.;LOPES, F. B.; MEDEIROS, P. H. A.. Utilização do sensoriamento remoto para detecção de diferentes alvos no entorno e na bacia hidráulica de reservatórios no semiárido. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

George Leite Mamede

MEIRELES, A. C. M.; LIMA NETO, I.E.;MAMEDE, G. L.. Investigação do processo de geração de escoamento usando análise estatística multivariada em uma grande bacia semiárida: o caso do Orós. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

George Leite Mamede

MAMEDE, G. L.; MEDEIROS, P. H. A.; DUARTE, C. R.; MADEIRO, J. P. V.; Silva, P.C.M.. Detecção de diferentes alvos no entorno de reservatórios no semiárido através do uso de sensoriamento remoto. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

George Leite Mamede

LIMA NETO, I.E.; MEDEIROS, P. H. A.;MAMEDE, G. L.. INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ESCOAMENTO E PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS ATRAVÉS DE ANÁLISE ESTATÍSTICOS MULTIVARIADA EM UMA GRANDE BACIA SEMIÁRIDA: O CASO DO ALTO JAGUARIBE-CE. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

Ana Célia Maia Meireles

Mamede, G. L.;MEIRELES, A. C. M.; Lima Neto, I.E.. Investigação do processo de geração de escoamento usando análises estatística multivariada em uma grande bacia semiárida: o caso do Alto Jaguaribe-CE. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

João Paulo do Vale Madeiro

MAMEDE, G. L.; MEDEIROS, P. H. A.; DUARTE, C. R.;MADEIRO, J. P. V.; SILVA, P. C. M.. Detecção de diferentes alvos no entorno de reservatórios no semiárido através do uso de sensoriamento remoto. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

PEDRO WILLITON SILVA

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO/QUÍMICOS DA UVA EM IGUATU-CE; Início: 2020; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia em Irrigação e Drenagem) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará; (Orientador);

JONAS VINICIUS PEREIRA DA SILVA

USO DE IMAGENS DE SATÉLITE PARA ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO EM UMA BACIA HIDROGRÁFICA NO SEMIÁRIDA: O CASO DA BACIA DO TRUSSU; Início: 2020; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia em Irrigação e Drenagem) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará; (Orientador);

FÁBIO MACHRY SANCHES

UTILIZAÇÃO DE DILUIÇÃO COMO FORMA DE DIMINUIR AS CONCENTRAÇÕES DE NITRATO EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO MUNICÍPIO DE MARIALVA - PR; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA A GESTÃO MUNICIPAL DE RECURSOS) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; (Orientador);

CARLOS RONALD ALVES FERREIRA

Evolução do uso e ocupação do solo na bacia hidrográfica do açude Trussu; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TECNOLOGIA EM IRRIGAÇÃO E DRENAGEM) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; (Orientador);

ANTÔNIO GIORDANO SIEBRA

ESPACIALIZAÇÃO DE ESPÉCIES NATIVA NA APP DO RIO JAGUARIBE, NO MUNICÍPIO DE IGUATU - CE; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TECNOLOGIA EM IRRIGAÇÃO E DRENAGEM) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; (Orientador);

Luiz Carlos da Costa

PROJETO DE GESTÃO DE COLETA, SEPARAÇÃO E DESTINAÇÃO SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS SECOS E ASSOCIADOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA A GESTÃO MUNICIPAL DE RECURSOS) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Efraim Martins Araújo;

Adriana Verchai de Lima Lobo

POLÍTICAS E PROCESSOS PARA GESTÃO DA SEGURANÇA DE BARRAGENS DE USOS MÚLTIPLOS DE EMPRESA DE SANEAMENTO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA A GESTÃO MUNICIPAL DE RECURSOS) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Efraim Martins Araújo;

FELIPE GUSTAVO TRENEPOHL

PROJETO DE REUSO URBANO NÃO POTÁVEL ? ETE INSULAR, EM FLORIANÓPOLIS/SC; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA A GESTÃO MUNICIPAL DE RECURSOS) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Efraim Martins Araújo;

Neusa Isabel Gomes dos Santos

PROJETO DE OTIMIZAÇÃO DE DOSAGENS DE PRODUTOS QUÍMICOS NAS ETAPAS DE COAGULAÇÃO E FLOCULAÇÃO DO PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA A GESTÃO MUNICIPAL DE RECURSOS) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Efraim Martins Araújo;

DERLI DORDETE

CONSTRUÇÃO DE RESERVATÓTORIO PARA ARMAZENAMENTO E REUSO DE ÁGUA UTILIZADA NA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA A GESTÃO MUNICIPAL DE RECURSOS) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Efraim Martins Araújo;

Aurélio de Souza Ferrão

REAPROVEITAMENTO DE EFLUENTES DERIVADOS DA IRRIGAÇÃO E DA DRENAGEM DAS LAVOURAS DE ARROZ NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GRAVATAÍ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA A GESTÃO MUNICIPAL DE RECURSOS) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Efraim Martins Araújo;

Frederico Mercer Guimarães Junior

PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE UMA REDE DE DRENAGEM PLUVIAL A PARTIR DE DADOS OBTIDOS COM VANT; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA A GESTÃO MUNICIPAL DE RECURSOS) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Efraim Martins Araújo;

valéria Véras Búrigo

INSTALAÇÃO DA TECNOLOGIA SOCIAL PARA APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA: CISTERNA SUBTERRÂNEA COM RESERVATÓRIO CONTENDO AREIA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA A GESTÃO MUNICIPAL DE RECURSOS) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Efraim Martins Araújo;

JOSÉ MÁRCIO BRAZ DE ASSIS

DETERMINAÇÃO DO ASSOREAMENTO EM RESERVATÓRIO DE GRANDE PORTE NO SEMIÁRIDO COM SIG; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Irrigação e Drenagem) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Efraim Martins Araújo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Joaquim Branco de Oliveira

Comparação e Calibração de Equações de Estimativa de ETo em Crateús-CE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Joaquim Branco de Oliveira;

Joaquim Branco de Oliveira

Avaliação de Métodos de Estimativa da Evapotranspiração de Referência para o Estado do Ceará; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joaquim Branco de Oliveira;

George Leite Mamede

Investigação do processo de geração de escoamento usando análise estatística multivariada em uma grande bacia semiárida: o caso do Orós; 2013; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: George Leite Mamede;

George Leite Mamede

DETECÇÃO DE DIFERENTES ALVOS NO ENTORNO DE RESERVATÓRIOS NO SEMIÁRIDO ATRAVÉS DO USO DE SENSORIAMENTO REMOTO; 2017; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: George Leite Mamede;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ARAÚJO, E. M. ; ARAÚJO, E. M. . Barragem subterrânea : uma tecnologia para acesso à água no semiárido. Tecnologias para o Campo , v. 1, p. 1-16, 2020.

  • ARAÚJO, E. M. . Cisternas : uma tecnologia para armazenagem de água no semiárido. Tecnologias para o campo , v. 1, p. 01-22, 2020.

  • ARAÚJO, E. M. ; ARAÚJO, E. M. . Barragem subterrânea : uma tecnologia para acesso à água no semiárido. Tecnologias para o Campo , v. 1, p. 1-16, 2020.

  • ARAÚJO, E. M. ; MAMEDE G. L. . INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ESCOAMENTO USANDO ANÁLISE ESTATÍSTICA MULTIVARIADA EM UMA GRANDE BACIA SEMIÁRIDA. IRRIGA (UNESP BOTUCATU) , v. 23, p. 72-82, 2018.

  • OLIVEIRA, J. B ; BARBOSA, P. J. A. ; NOGUEIRA, D. H. ; ARAÚJO, E. M. ; DUARTE, F. D. . ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS METEOROLÓGICOS SOBRE A EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA EM TAUÁ, NO CEARÁ. Journal of Environmental Analysis and Progress , v. 02, p. 403-411, 2017.

  • OLIVEIRA, J. B. ; BARBOSA, P. J. A. ; NOGUEIRA, D. H. ; ARAÚJO, E. M. ; DUARTE, F. D. ; ARAUJO, E. M. . ANALYSIS OF THE INFLUENCE OF THE ELEMENTS METHODOLOGY ON EVAPOTRANSPIRATION IN MORADA NOVA, IN CEARÁ. Revista Geama , v. 10, p. 012-018, 2017.

  • RODRIGUES, J. O. ; ANDRADE, E. M. ; MENDOCA, L. A. R. ; ARAUJO, J. C. ; PALACIO, H. A. Q. ; ARAÚJO, E. M. . RESPOSTAS HIDROLÓGICAS EM PEQUENAS BACIAS NA REGIÃO SEMIÁRIDA EM FUNÇÃO DO USO DO SOLO. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 17, p. 312-318, 2013.

  • LEDO, E. R. F. ; OLIVEIRA, J. B ; SILVA, M. G. ; ARAÚJO, E. M. ; ARAUJO, E. M. . ANÁLISE COMPARATIVA DA TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE OBTIDA COM O AUXÍLIO DE IMAGENS ORBITAIS E TEMPERATURA MEDIDA NA CIDADE DE IGUATU-CE. Acta Tecnológica , v. 6, p. 73-88, 2011.

  • LEDO, E. R. F. ; SILVA, M. G. ; NOGUEIRA, D. H. ; MIRANDA, E. P. ; ARAÚJO, E. M. ; ARAUJO, E. M. . AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS EMPREGADAS NO CÁLCULO DA TEMPERATURA MÉDIA DIÁRIA DO AR NA REGIÃO DE BARBALHA-CE. Revista brasileira de agricultura irrigada , v. 5, p. 310-319, 2011.

  • ARAUJO, E. M. ; ARAÚJO, E. M. ; OLIVEIRA, J. B. ; LEDO, E. R. F. ; VIANA, P. C. ; SILVA, M. G. . PROBABILIDADES QUINZENAIS DE OCORRÊNCIA DE TEMPERATURAS MÁXIMAS DO AR NA CIDADE DE IGUATU, BRASIL. Revista brasileira de agricultura irrigada , v. 5, p. 48-53, 2011.

  • ALMEIDA, B. M. ; ARAÚJO, E. M. ; CAVALCANTE JUNIOR, E. G. ; OLIVEIRA, J. B. ; ARAÚJO, E. M. ; NOGUEIRA, B. R. C. . COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE ESTIMATIVA DA ETo NA ESCALA MENSAL EM FORTALEZA-CE. Revista brasileira de agricultura irrigada , v. 4, p. 93-98, 2010.

  • ARAÚJO, E. M. ; ARAUJO, E. M. ; OLIVEIRA, J. B. ; SILVA, M. G. ; VIANA, P. C. ; ALVES, A. S. . ANÁLISE DA ADERÊNCIA DE DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE AOS DADOS DE TEMPERATURA MÁXIMA E MÍNIMA DO AR EM IGUATU-CE. Revista Caatinga (UFERSA. Impresso) , v. 23, p. 104-109, 2010.

  • ARAÚJO, E. M. ; OLIVEIRA, J. B. ; ARAUJO, E. M. ; LEDO, E. R. F. ; SILVA, M. G. . DESEMPENHO DE MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE ETo CORRELACIONADOS COM A EQUAÇÃO PADRÃO PENMAN MONTEITH FAO56, EM CIDADES DO ESTADO DO CEARÁ. Acta Tecnológica , v. 5, p. 84-101, 2010.

  • SILVA, M. G. ; OLIVEIRA, J. B. ; LEDO, E. R. F. ; ARAUJO, E. M. ; ARAÚJO, E. M. . ESTIMATIVA DA ETo PELOS MÉTODOS PENMAN-MONTEITH FAO 56 E HARGREAVES-SAMANI A PARTIR DE DADOS DE Tx E Tn PARA SOBRAL E TAUÁ NO CEARÁ. Acta Tecnológica , v. 5, p. 52-68, 2010.

  • SILVA, M. G. ; OLIVEIRA, J. B ; LEDO, E. R. F. ; ARAÚJO, E. M. ; ARAUJO, E. M. . Estimativa da ETo pelos Métodos de Penman-Monteith FAO 56 e Hargreaves-Samani a Partir de Dados de Tx e Tn para Sobral e Tauá no Ceará. Acta Tecnológica , v. 5, p. 52-68, 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ARAÚJO, E. M. . APLICAÇÃO DE SIG NA ANÁLISE AMBIENTAL. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ARAÚJO, E. M. . UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE SIG NA ENGENHARIA AGRÍCOLA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ARAÚJO, E. M. . OPERAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE GPS GEODÉSICO. 2011. .

ARAÚJO, E. M. . USO E OPERAÇÃO DE ESTAÇÃO TOTAL. 2011. .

ARAÚJO, E. M. . EXCEL AVANÇADO. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARAÚJO, E. M. ; ARAUJO, E. M. . GPS de Navegação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    SENSORIAMENTO REMOTO COMO ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DAS ÁGUAS NO SEMIÁRIDO: Uso de análise hiper-espectral para obtenção de dados hidroambientais, Descrição: consiste na aplicação de técnicas de sensoriamento remoto para a gestão das águas da região semiárida. A área em estudo será a bacia do Rio Jaguaribe, Ceará, em três escalas: grande - bacia do Alto Jaguaribe (24.600 km); média - bacia do açude Benguê (960 km); e pequena - bacia do açude Marengo (124 km, também denominada Bacia de Madalena). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Efraim Martins Araújo - Integrante / George Leite Mamede - Integrante / José Carlos de Araújo - Coordenador / Pedro Hemrique Augusto Medeiros - Integrante / Axel Bronstert - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Estudo hidrológico da densa rede de reservatórios da bacia do Alto Jaguaribe CE através de modelo de redes complexas, Descrição: Projeto de cooperação internacional com o Instituto ETH (Zurique, Suiça) para estudo do comportamento hidrológico em bacias com alta densidade de reservatórios superficiais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Efraim Martins Araújo - Coordenador / George Leite Mamede - Integrante / José Carlos de Araújo - Integrante / Hans J. Herrmann - Integrante / Christian M Schneider - Integrante.

  • 2010 - 2012

    AVALIAÇÃO DA CONECTIVIDADE DE ÁGUA E SEDIMENTO EM UMA GRANDE BACIA SEMI-ÁRIDA: O CASO DO ALTO JAGUARIBE, Descrição: Descrição: No contexto do projeto WASESAC será desenvolvido o projeto de pesquisa proposto neste edital, que trata da avaliação da conectividade de água e sedimento em grandes bacias hidrográficas. Este projeto prevê a quantificação e modelagem dos processos hidrológicos e sedimentológicos em bacias hidrográficas de regiões semiáridas. Os processos de conectividade nos compartimentos de geração, transporte e armazenamento de água e sedimento serão analisados em sub-bacias hidrográficas monitoradas inseridas na bacia do Alto Jaguaribe, Ceará. Intensivas campanhas de monitoramento nas diferentes escalas, incluindo encostas e bacias de pequeno, médio e grande porte, assim como a identificação de fontes potenciais de produção e deposição de sedimento possibilitarão uma melhor compreensão dos processos de (des)conectividade. Para modelagem destes processos nas interseções entre encostas e rede de drenagem e destas com os reservatórios hídricos, novas rotinas serão incluídas no modelo WASA-SED. Espera-se que o projeto proposto possibilite uma melhor compreensão dos processos de conectividade em bacias hidrográficas consideradas estratégicas para a gestão dos recursos hídricos em regiões semi-áridas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) . , Integrantes: Efraim Martins Araújo - Integrante / Eliakim Martins Araújo - Integrante / George Leite Mamede - Coordenador / José Carlos de Araújo - Integrante / Julien Daniel Pierre Burte - Integrante / Luiz Alberto Ribeiro Mendoça - Integrante / Pedro Hemrique Augusto Medeiros - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Avaliação de Métodos de Estimativa de Evapotranspiração de Referência para o Estado do Ceará, Descrição: Estimar a evapotranspiração de referência por diversos modelos e comparar com o método padrão Penman-Monteith FAO 56 com os dados das estações meteorológicas convencionais existente no Ceará. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Efraim Martins Araújo - Integrante / Janielle Lima Fernades - Integrante / Joaquim Branco de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal do Ceará - Reitoria - Bolsa.

  • 2009 - Atual

    USO DE SENSORIAMENTO REMOTO E ANÁLISE MULTIVARIADA COMO SUPORTE DE DECISÃO NA CONSERVAÇÃO DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DO SEMIÁRIDO, Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de um sistema de suporte ao monitoramento da qualidade de água e do uso da terra no entorno dos corpos hídricos pela aplicação do sensoriamento remoto e do algoritmo SEBAL. O uso de sensoriamento remoto têm-se mostrado extremamente úteis para estudos e levantamentos de recursos naturais, principalmente por sua visão sinótica; sua resolução temporal que permite a coleta de informações em diferentes épocas do ano e em anos distintos, o que facilita os estudos dinâmicos de uma região; sua resolução espectral que permite a obtenção de informações sobre um alvo na natureza em distintas regiões do espectro, acrescentando assim uma infinidade de informações sobre o estado dele; sua resolução espacial possibilita a obtenção de informações em diferentes escalas, desde as regionais até locais. Nesse processo de obtenção de informações há dois aspectos envolvidos: a tecnologia de adquirir os dados através de um instrumento que está afastado do objeto e a análise dos dados para interpretar os atributos físicos e químicos do objeto. O uso de dados obtidos por satélites para estimar o balanço de radiação na superfície em uma escala regional também vem sendo investigado. No caso desta pesquisa será realizado o estudo da influência de variáveis relacionadas à qualidade da água, a partir de medidas provenientes de instrumentos de sensoriamento remoto através da análise de feições espectrais da radiação solar refletida pelo volume de água, em subsuperfície. A composição de diferentes substâncias oticamente ativas presentes na água resulta em diferentes padrões de absorção e de retro-espalhamento da radiação eletromagnética, permitindo que se possam distinguir diferentes assinaturas espectrais para cada tipo de água.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Efraim Martins Araújo - Integrante / Eunice Maia de Andrade - Coordenador / Ana Celia Maia Meireles - Integrante / José Carlos de Araújo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Vencedor da etapa regional do Premio Tecnico Empreendedor 2010 - Categoria Tecnólogo - Tema: Inclusão Social, Sebrae.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Ceará, Campus Iguatu, IFCE. , Rodovia Iguatu / Várzea Alegre, km 05, s/n, Vila Cajazeiras, 60450760 - Iguatu, CE - Brasil, Telefone: (88) 35821000, Ramal: 220, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Instituto Federal do Ceará - Reitoria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

2009 - 2010

Instituto Federal do Ceará - Reitoria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2016 - 2017

Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Ceará, Campus Iguatu

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2010

Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Ceará, Campus Iguatu

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitor das disciplinas de Topografia dos cursos tecnicos em Agricultura e Zootécnia e dos Curso Superior em Irrigação e Drenagem, IFCE - Campus Iguatu

Atividades

  • 02/2017

    Ensino, Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a Gestão Munic, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Princípios de Hidrologia, Manejo e Conservação da Água e do Solo, Drenagem Urbana, Noções de Irrigação e Drenagem Rural, Sistema de Abastecimento de Água, Tratamento de Água Residuárias, Reúso de Água

  • 01/2017

    Ensino, Técnico em Agropecuária, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Topografia

  • 01/2017

    Ensino, Técnico em Zootecnia, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico

  • 11/2016

    Ensino, Tecnologia em Irrigação e Denagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico, Sistema de Informações Geográficas, Topografia, Captação e Armazenagem de Água

2011 - 2017

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 20

Outras informações:
Membro do grupo de pesquisa Hidrosed. Trabalhando com hidrologia e manejo de bacias hidrograficas.

2008 - 2009

IFCE

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Trabalho, Carga horária: 20

2008 - 2009

IFCE

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20

2008 - 2008

Laboratório de Análise de Água e Solo - IFCE Campus Iguatu

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio no labóratorio de análise de água e solo. O estágio possibilitou o treinamento em coleta e analise física, química e bíologica de água e solo, como requisito para conclusão do curso superior de Tecnologia em Irrigação e Drenagem do IFCE - Campus Iguatu.

2010 - 2010

Laboratório de Geoprocessamento - IFCE Campus Iguatu

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

2009 - 2010

Laboratório de Geoprocessamento - IFCE Campus Iguatu

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Ciêntifica, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento e conclusão do projeto de pesquisa com o titulo AVALIAÇÃO E ESTIMATIVA DE MÉTODOS DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA O ESTADO DO CEARÁ. O objetivo do projeto foi comparar e calibrar vinte métodos de estimativa de evapotranspiração com a equação padrão Penman Monteith FAO 56, em dezesseis cidades do estado do Ceará

2011 - 2014

Centro de Estudos e Pesquisa em Eletrônica Profissional e Informática

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor dos cursos Técnicos em Edificações e Agrimessura, das disciplinas: de Topografia, Mecânica dos Solos, Estatística, Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

Atividades

  • 04/2012

    Ensino, Técnico em meio Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Classificação dos solos, Informática Aplicada, Topografia, Estátistica

2013 - 2016

Grupo Transitar e Associados LTDA

Vínculo: Consultor Técnico, Enquadramento Funcional: Topografo, Carga horária: 20

2012 - 2013

Grupo Transitar e Associados LTDA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 20

2009 - 2009

Laborátorio Integrado de Água de Mananciais e Residuárias - IFCE

Vínculo: Estágio não remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 50

Outras informações:
Treinamento em coleta e análise físicas, químicas e biológicas de água como atividade prevista no desenvolvimento do projeto "APLICABILIDADE DE SENSORIAMENTO REMOTO COMO SISTEMA DE SUPORTE AO MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DO SEMIÁRIDO CEARENSE" - aprovado pelo CNPq. O referido treinamento teve duração de 100 horas.

2017 - 2018

Agência Nacional de Águas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 20

Outras informações:
Curso de Especialização em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a Gestão Municipal em Recursos Hídricos