Olga Brigitte Oliva de Araújo

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da UnB. Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela UnB. Trabalha como Pedagoga na Secretaria da Criança do Governo do Distrito Federal, no acompanhamento de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto. Possui maior concentração de estudos, intervenções e pesquisas nas áreas de Educação Popular, Educação em Direitos Humanos, Juventudes, Raça, Gênero e Políticas Públicas. Tem interesse por questões como Educação e Diferença; Processos de subjetivação; Ecologia Humana; Justiça Juvenil; Sistema Socioeducativo e os Direitos da Criança e do Adolescente.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Gestão de Políticas Públicas em gênero e raça

2013 - Atual

Universidade de Brasília
Título: Juventude negra e racismo institucional
Orientador: Ivair Augusto Alves dos Santos

Graduação em andamento em Pedagogia

2006 - Atual

Universidade de Brasília

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em Curso de Educação para Paz para socioeducadores. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UNB, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em Curso para Operadores do Sistema Socioeducativo. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UNB, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Curso de Formação de Promotoras Legais Populares. (Carga horária: 100h). , Universidade de Brasília, UNB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas de Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Relações Étnico-raciais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Juventude.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Relações de Genero.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II SEMINÁRIO DO CURSO GPPGER. 2014. (Seminário).

I SEMINÁRIO DO CURSO GPPGER. 2014. (Seminário).

Violência e Direitos Humanos: espaços da educação. 2013. (Seminário).

Questões Étnico-Racial e de Gênero no Sistema Socioeducativo do Distrito Federaleral. 2013. (Seminário).

II Seminário sobre Justiça Juvenil Restaurativa. 2012. (Seminário).

III Encontro Nacional de Educação Jurídico Popular.. 2011. (Encontro).

GÊNERO E PSICOLOGIA SOCIAL - DIÁLOGOS INTERDSCIPLINARE. 2010. (Simpósio).

6º Encontro Anual da ANDHEP (Associação Nacional de Direitos Humanos Pesquisa e Pós-Graduação, 2o).Direitos Humanos e Gênero: a experiência das Promotoras Legais Populares no DF.. 2010. (Encontro).

FAZENDO GÊNERO 9. 2010. (Outra).

I Congresso Brasileiro de Acadêmicos, Pesquisadores e Profissionais Indígenas. 2009. (Congresso).

Seminário Homofobia: Vamos conversar.. 2009. (Seminário).

SEMINARIO SOBRE ATENCAO INTEGRAL A SAUDE DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI.SEMINARIO SOBRE ATENCAO INTEGRAL A SAUDE DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI. 2009. (Seminário).

Atenção integral a saúde de adolescentes em conflito com a lei. 2009. (Seminário).

MINI CURSO - DIVERSIDADE SEXUAL, RACIAL E RELIGIOSA. 2009. (Oficina).

XIV Congresso de Iniciação Cientifica da Universidade de Brasília.. Desenvolvimento Integral das juventudes universitárias: Políticas de permanência para minorias raciais e estudantes de origem popular .. 2008. (Congresso).

Seminário sobre o papel da universidade e da formação acadèmica sob a ótica das lideranças e acadêmicos indígenas. 2008. (Seminário).

SEMINARIO ARTE, IDENTIDADE E COSMOVISAO INDIGENA. 2008. (Seminário).

Simpósio Brasileiro-Alemão de Pesquisa Qualitativa e Interpretação de Dados. 2008. (Simpósio).

III Simpósio Internacional sobre juventude brasileira Juventudes no mundo contemporâneo: Desafios e Perspectivas.Juventudes e políticas públicas na contemporaneidade: As percepções dos segmentos juvenis. 2008. (Simpósio).

III Simpósio Internacional sobre juventude brasileira Juventudes do mundo contemporâneo: Desafios e Perspectiva.Juventude e política públicas na contemporaneidade: As percepções dos segmentos juvenis contemplados por políticas públicas de juventude. 2008. (Simpósio).

XXXII Encontro Nacional de Casas de Estudantes e Semana de Arte e Cultura da CEU II (Casa do Estudante Universitário II). 2008. (Encontro).

1 Conferencia de Juventude do Distrito Federal. 2008. (Outra).

60 Reunião Anual da SBPC.Juventudes e políticas públicas na contemporaneidade: As percepções dos segmentos juvenis. 2008. (Outra).

II SEMANA ACADEMICA DA TEMÁTICA ETINICO-RACIAL.DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS JUVENTUDES UNIVERSITARIAS. 2008. (Outra).

X Congresso Internacional de humanidades Palavra e cultura na America Latina: heranças e desafios. Juventudes e políticas públicas na contemporaneidade: as percepções dos segmentos juvenis contempladas por políticas Públicas de juventude.. 2007. (Congresso).

II Seminário do Programa Conexões de Saberes Seminário. 2007. (Seminário).

DIALOGOS ACADEMICOS - MINICURSO DE RELAÇAO DE CIDADANIA E POLITICA. 2007. (Outra).

INCLUSAO: TRABALHANDO COM AS DIFERENÇAS NA SALA DE AULA.INCLUSAO: TRABALHANDO COM AS DIFERENÇAS NA SALA DE AULA. 2007. (Outra).

VII SEMANA DE EXTENSAO - TERRA SABERES NA DIVERSIDADE.SEMANA DE EXTENSAO - TERRA SABERES NA DIVERSIDADE. 2007. (Outra).

VII SEMANA DE EXTENSÃO - TERRA SABERES NA DIVERSIDADE.Exposição do relatório de Pesquisa realizada em 2007 no Projeto Conexões de Saberes. 2007. (Outra).

II Seminário Nacional: ingresso e permanência de Estudantes de origem popular na universidade pública. 2006. (Seminário).

II Semana de Pedagogia , IV Encontro de Pesquisa da Pós-Graduação em Educação. 2006. (Encontro).

I FORUM DE ARTE-EDUCACAO: O ENSINO DE ARTES.I FORUM DE ARTE-EDUCACAO: O ENSINO DE ARTES. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Wivian Weller

WELLER, WivianBASSALO, Lucelia M.B.; PEIXOTO, Valdeniza. Percepções de participantes do curso de formação de promotoras legais populares sobre a promoção dos direitos das mulheres. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino

PULINO, L. H. C. Z.; CIARALLO, C.; PEDROZA, R. L. S.; SOUZA, N. H. B.. Práxis estético-filosófica em e para os Direitos Humanos: uma experiência em contexto de sócioeducação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília.

Lucélia de Moraes Braga Bassalo

WELLER, WivianBASSALO, L. M. B.; PEIXOTO, V.. Percepções de participantes do curso de formação de promotoras legais populares sobre a promoção dos direitos das mulheres. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

Valdenízia Bento Peixoto

PEIXOTO, Valdenízia Bento. Percepções de participantes do curso de formação de promotoras legais populares sobre a promoção dos direitos das mulheres. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Denise Botelho

Do acesso à permanência da juventude indígena no ensino superior: ações afirmativas; Início: 2008; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Wivian Weller

Gênero e Formação de Promotoras Legais Populares; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília; Orientador: Wivian Jany Weller;

Wivian Weller

Desenvolvimento integral das juventudes universitárias: políticas de permanência para minorias raciais e estudantes de origem popular; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade de Brasília; Orientador: Wivian Jany Weller;

Wivian Weller

Juventude e Políticas Públicas [Programa Conexões de Saberes - MEC/SECAD/UnB]; 2007; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade de Brasília, Ministerio da Educação - Secretaria de Educ Cont e Diversidade; Orientador: Wivian Jany Weller;

Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino

Práxis decoloniais na Universidade: A experiência do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a povos e terras tradicionais na Universidade de Brasília; 2017; Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília,; Orientador: Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ARAÚJO, OLGA BRIGITTE O. ; OLIVEIRA, R. ; BRITO, D. Q. ; ORNELAS, W. B. . Juventudes e políticas públicas na contemporaneidade: As percepções dos segmentos juvenis contempladas por políticas públicas de juventude. Revista Intercâmbio dos Congressos Internacionais de Humanidades (UnB) , v. 1, p. 1-10, 2007.

  • COSTA, R. C. F. G. ; FONSECA, L. G. D. ; ARAÚJO, OLGA BRIGITTE O. . Direitos Humanos e Gênero: a experiência das Promotoras Legais Populares no DF. In: ANDHEP(Associação Nacional de Direitos Humanos Pesquisa e Pós-Graduação., 2010, BRASÍLIA. 6º Encontro Anual da ANDHEP(Associação Nacional de Direitos Humanos Pesquisa e Pós-Graduação)., 2010.

  • ARAÚJO, OLGA BRIGITTE O. ; Juventudes e políticas públicas na contemporaneidade: as percepções dos segmentos juvenis contempladas por políticas Públicas de juventude.. Revista Intercâmbio dos Congressos Internacionais de Humanidades (UnB) , 2008.

  • ARAÚJO, OLGA BRIGITTE O. ; Percepções de participantes do Curso de Formação de Promotoras Legais populares sobre a promoção dos direitos das mulheres.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAÚJO, OLGA BRIGITTE O. ; Desenvolvimento Integral das juventudes universitárias: políticas públicas de permanência para minorias raciais e estudantes de origem popular.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2009

    Juventude, escola, cotidiano e cultura, Descrição: Nos últimos anos, contata-se a incorporação de novas temáticas e abordagens, que contribuem para uma compreensão mais ampla das juventudes e de suas relações com a escola, com o cotidiano e o meio social. Ao mesmo tempo, verifica-se o aumento de ações e de debates em torno da necessidade de políticas educacionais voltadas para adolescentes e jovens com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade juvenil, expressa, entre outros, nos elevados índices de desemprego, no abandono da escola sobretudo por jovens do sexo masculino, na alta taxa de mortalidade entre a população jovem e no aumento da criminalidade. Apesar da crescente visibilidade do tema juventude, contatam-se lacunas no que diz respeito a estudos comparativos sobre a relação entre juventude e escola, juventude e educação não-formal, sociabilidades juvenis e suas distintas formas de expressão com relação às discriminações étnico-racial e de gênero, sexualidade, segregação sócio-espacial e a violência. O presente projeto integra estudos e pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado que têm como foco a relação entre juventudes, escola, cotidiano e cultura. Busca-se nessas pesquisas compreender entre outros: o significado das experiências escolares e das experiências cotidianas nos contextos sociais em que vivem os/as jovens; as representações de gênero e étnico/raciais constituídas nesses espaços; as expectativas em relação à educação formal assim como os projetos de futuro de jovens em distintos contextos (urbano e rural). Outro eixo está voltado para a análise de políticas públicas de/com/para juventudes assim como para as novas formas de organização das juventudes no campo virtual... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Olga Brigitte Oliva de Araújo - Integrante / Wivian Weller - Coordenador / Iraci Pereira da Silva - Integrante / Catarina Malheiros da Silva - Integrante / Ericka F. V. Barbosa - Integrante / Nivaldo Moreira Carvalho - Integrante / Frederico Vianna Torres Diniz - Integrante / Paloma Karuza Maroni da Silva - Integrante / Lucelia de Moraes Braga Bassalo - Integrante.

  • 2006 - 2008

    Trajetória escolar e familiar de jovens-mulheres cotistas da Universidade de Brasília, Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa aprovado no âmbito do Edital MCT/CNPq/PR-SMP 45/2005 - Relações de Gênero, Mulheres e Feminismos e Edital MCT/CNPq 61/2005 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. RESUMO: Nos últimos anos verifica-se o aumento de ações e de debates em torno da necessidade de políticas educacionais voltadas para a promoção da eqüidade de gênero, da superação das desigualdades étnico-raciais e regionais, de enfrentamento do racismo e do preconceito em relação aos afrodescendentes, aos homosexuais e outros grupos identitários, assim como de políticas públicas para adolescentes e jovens. A implementação de ações concretas implica também em um sistema de acompanhamento e avaliação dessas políticas, assim como de estudos teóricos e pesquisas empíricas que possam contribuir para a fundamentação dos programas educacionais voltados para a redução das desigualdades de gênero, étnico-raciais e de classe. No entanto, pesquisas a respeito dessas temáticas ainda são escassas no campo da Educação. São poucos os estudos que analisam os processos de escolarização e os caminhos percorridos por jovens-mulheres negras em direção ao tão sonhado e disputado ingresso em uma universidade pública. OBJETIVOS: A presente pesquisa analisará as trajetórias de jovens-mulheres que ingressaram na Universidade de Brasília pelo sistema de cotas com o objetivo de verificar, por um lado, a relação entre família, escola e o meio sociocultural e, por outro, as experiências e estratégias desenvolvidas para enfrentar as hostilizações vividas enquanto jovens negras na universidade, enquanto grupo minoritário nos cursos de Ciências e como estudantes de carreiras "tipicamente" femininas (Pedagogia e Serviço Social). . . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Olga Brigitte Oliva de Araújo - Coordenador / Wivian Weller - Integrante / Maria Auxiliadora de Paula Gonçalves Holanda - Integrante / Danielle Valverde - Integrante / Ana Paula Barbosa Meira - Integrante / Priscila Costa Santos de Souza - Integrante / Raquel Maria Vieira do Rosário - Integrante / Aline Pereira da Costa - Integrante / Nora Frederike Hoffmann - Integrante / Nicolle Pfaff - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, Campos Darcy Ribeiro. , Universidade de Brasília (UnB), Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 96638672

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2007 - 2007

Ministerio da Defesa

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - Atual

SECRETARIA DE ESTADO DA CRIANÇA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Subsecretaria do Sistema Socioeducativo, Carga horária: 30

Outras informações:
Cargo: Especialista em Assistência Social - Pedagoga

2010 - 2011

Universidade de Brasília

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora Profa. Bistra Apostolova

2009 - 2011

Universidade de Brasília

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PET- Educação, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora: Ana Tereza Reis da Silva

2007 - 2008

Universidade de Brasília

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ProIC, Carga horária: 20

Outras informações:
Orientadora: Prof.ª Wivian Weller

2006 - 2008

Universidade de Brasília

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa Conexões de Saberes, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora: Fátima Makiuchi e Isabel Zanetti

2006 - 2007

Universidade de Brasília

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ProIC, Carga horária: 20

Outras informações:
Orientadora: Prof.ª Wivian Weller