Rafaela de Assiz Louback

Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Ciências Biológicas (Química Biológica) pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis (IBqM/UFRJ). Fez Iniciação Científica e Mestrado na área de Oncobiologia, utilizando técnicas de Biologia Celular e Molecular, a fim de investigar o efeito da aspirina no câncer de mama, bem como na interação das células tumorais com seu microambiente, focando na comunicação por meio de vesículas extracelulares (publicação pendente).

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Química Biológica

2017 - 2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Papel da aspirina no câncer de mama: alterações na produção de vesículas extracelulares e ativação de fibroblastos,Ano de Obtenção: 2019
Robson de Queiroz Monteiro.Coorientador: Maria Isabel Doria Rossi e Rafael Soares Lindoso. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Vesículas extracelulares; Aspirina; Fibroblastos associados ao câncer; Câncer de mama.

Graduação em Ciências Biológicas: Modalidade Médica

2012 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Vesículas Extracelulares: da Pesquisa para a Clínica - Como pequenas estruturas podem se tornar grandes aliadas no diagnóstico de câncer.
Orientador: Rafael Soares Lindoso/ Maria Isabel Doria Rossi

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIII Simpósio de Oncobiologia. 2019. (Simpósio).

9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.OFICINA DO CURSO DE BIOMEDICINA. 2018. (Oficina).

XII Simpósio de Oncobiologia. 2018. (Simpósio).

Dia do Cérebro na Escola.Monitoria em Oficinas do Museu Itinerante de Neurociências. 2016. (Oficina).

III Curso de Verão em Biofísica: Biologia Celular e Molecular (IBCCF - UFRJ). 2016. (Outra).

III Curso de Verão em Biofísica: Biologia Celular e Molecular - Aula prática "Miscroscale Thermophoresis Data Analysis". 2016. (Outra).

III Curso de Verão em Biofísica: Biologia Celular e Molecular - Aula prática "Sequenciamento de última geração de amostra de reservatório de água brasileiro: do preparo à análise dos dados". 2016. (Outra).

VII Semana do Cérebro ? Uma Mente Sã Num Corpo São - UFRJ.Monitoria em Oficinas do Museu Itinerante de Neurociências. 2016. (Oficina).

X Simpósio de Oncobiologia - UFRJ. 2016. (Simpósio).

XVIII Congress of the Brazilian Society for Cell Biology. 2016. (Congresso).

53 Congresso HUPE - Controle do Câncer: Novos Horizontes. 2015. (Congresso).

53 Congresso HUPE - Curso pré-congresso BASES DE BIOLOGIA MOLECULAR DO CÂNCER E SUAS APLICAÇÕES CLÍNICAS. 2015. (Congresso).

53 Congresso HUPE - Curso pré-congresso BIOLOGIA MOLECULAR DAS NEOPLASIAS MALIGNAS. 2015. (Congresso).

IX Simpósio de Oncobiologia - UFRJ. 2015. (Simpósio).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia UFRJ.Monitoria em Oficinas do Museu Itinerante de Neurociências. 2015. (Oficina).

Dia do Cérebro na Escola.Monitoria em Oficinas do Museu Itinerante de Neurociências. 2014. (Oficina).

I Simpósio de Técnicas em Morfologia (UFRJ). 2014. (Simpósio).

VIII Simpósio de Oncobiologia - UFRJ. 2014. (Simpósio).

V Semana do Cérebro: Diferentes Visões de Mundo - UFRJ.Monitoria em Oficinas do Museu Itinerante de Neurociências. 2014. (Oficina).

VII Simpósio de Oncobiologia - UFRJ. 2013. (Simpósio).

XIV Semana de Biomedicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2013. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Federica Collino

Collino, Federica. Potency of extracellular vesicles as tumoral markers of tumor development in the diagnostic and prognostic clinical practise. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Modalidade Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gabriela Nestal de Moraes

Nestal de Moraes, G; RUMJANEK, V.M.; Limrichter, L.; Silva, P. L.; Lourenço, M. C.. Papel da aspirina no câncer de mama: alterações na produção de vesículas extracelulares e ativação de fibroblastos.. 2019. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mychael Vinícius da Costa Lourenço

LOURENCO, MYCHAEL V.. Papel da aspirina no câncer de mama: alterações na produção de vesículas extracelulares e ativação de fibroblastos. 2019. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rafael Soares Lindoso

Potencial das vesículas extracelulares como marcadores tumorais no diagnóstico e acompanhamento de pacientes com câncer; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Modalidade Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael Soares Lindoso;

MARIA ISABEL DORIA ROSSI

PAPEL DA ASPIRINA NO CÂNCER DE MAMA:; 2019; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Maria Isabel Doria Rossi;

Robson de Queiroz Monteiro

Papel da aspirina no câncer de mama: alterações na produção de vesículas extracelulares e ativação de fibroblastos; 2019; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robson de Queiroz Monteiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA, MARIANNA CAVALHEIRO DA ; BARROS, ANA PAULA DANTAS NUNES DE ; LOUBACK, RAFAELA DE ASSIZ ; ROSSI, MARIA ISABEL DORIA . Modelos tridimensionais de cultura de células: aproximando o in vitro do in vivo. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 6, p. 72-83, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Papel das Vesículas Extracelulares derivadas de Tumor de Mama na indução de fenótipo de Fibroblasto Associado ao Cancer (CAF) e o efeito da Aspirina., Descrição: Estudo sobre alterações mediada pelo tratamento com aspirina nas células de tumor de mama e nas vesículas extracelulares produzidas por estas células. Modificações nas vesículas e sua interação com o microambiente podem modular o desenvolvimento tumoral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafaela de Assiz Louback - Integrante / Maria Isabel Doria Rossi - Integrante / Rafael Soares Lindoso - Coordenador / Robson de Queiroz Monteiro - Integrante / Federica Collino - Integrante.

  • 2013 - 2016

    A migração de células mesenquimais do estroma induzida por células tumorais de mama é parcialmente inibida por aspirina (PIBIC-CNPq), Descrição: Células de câncer de mama do tipo luminal e basal secretam fatores solúveis que promovem migração diferenciada de células estromais. Além disso, estes fatores são dependentes de vias sensíveis à aspirina, que também é capaz de reduzir a secreção de VEs e inibir discretamente a sinalização canônica de Wnt nestas células.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafaela de Assiz Louback - Integrante / Maria Isabel Doria Rossi - Coordenador / Martin Bonamino - Integrante / Rafael Soares Lindoso - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Menção Honrosa ao trabalho apresentado na 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, Comissão Organizadora da 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.

2016

Menção Honrosa - Pôster Iniciação Científica, X Simpósio de Oncobiologia - UFRJ.

2015

Melhor trabalho da sessão ?Biologia Molecular, Celular, Tecidual e do Desenvolvimento?, XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: