Milena Miranda de Moraes Ferreira

Pós-doutoranda do Programa de Pós Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Ciências Nutricionais (2016), com período sanduíche na Universidad de Zaragoza (Espanha), e mestre em Nutrição Humana (2012) pelo Programa de Pós Graduação em Nutrição da UFRJ. Especialização em Nutrição Clínica com foco em Cardiologia e alta complexidade pelo Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Pró-Cardíaco (2012). Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UniRio (2008). Experiência na área de Epidemiologia Nutricional com ênfase em obesidade, avaliação antropométrica e da composição corporal, avaliação do consumo alimentar, síndrome metabólica, risco cardiovascular.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Nutrição

2012 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Mudanças no perfil antropométrico e na composição corporal de uma coorte de adolescentes do Ensino Fundamental do Estudo Longitudinal de Avaliação Nutricional de Adolescentes - ELANA
Orientador: em Universidad de Zaragoza ( Luis Alberto Moreno Aznar)
com Gloria Valeria da Veiga. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: body composition; cardiometabolic risk; adolescents.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

Mestrado em Nutrição

2010 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Gordura corporal como preditora de risco cardiovascular e sua associação com medidas antropométricas em adolescentes,Ano de Obtenção: 2012
Gloria Valeria da Veiga.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

Especialização em Nutrição Clínica com foco em Cardiologia

2010 - 2011

Centro de Ensino e Pesquisas do Pró-Cardíaco
Título: Antioxidantes e disfunção endotelial: Uma revisão sistemática
Orientador: Fernanda Jurema Medeiros

Graduação em Nutrição

2004 - 2008

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Intervenções Nutricionais em Síncrome Metabólica: Uma revisão Sistemática
Orientador: Leila Sicupira Carneiro de Souza Leão

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2016

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Método de Imputação Múltipla de Dados em Epidemiologia. (Carga horária: 7h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2015 - 2015

Capacitação Publicase: Como elaborar um artigo científico. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2015 - 2015

Introdução à Revisão Sistemática e Metanálise. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2015 - 2015

I Short Course on Research Methods. (Carga horária: 21h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2011 - 2011

Nutrição Clínica Ortomolecular e Biofuncional. (Carga horária: 180h). , Nutmed, NUTMED, Brasil.

2009 - 2009

Suplementação NUtricional na Prática Clínica. (Carga horária: 8h). , Nutclinic, NUTCLINIC, Brasil.

2006 - 2006

Curso de Formação do Personal Diet. (Carga horária: 48h). , NTR Cursos, NTR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Epidemiologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Reprodutibilidade do Hemocue no diagnóstico de anemia em crianças menores de cinco anos. 2017. (Congresso).

Abordagens da Educação Física no Brasil. 2015. (Outra).

Early Nutrition, physical activity and health. 2015. (Simpósio).

12º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN. Redução do consumo de refrigerantes promove diminuição na glicemia de jejum em adolescentes escolares. 2013. (Congresso).

World Nutrition Rio2012. DESEMPENHO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL NA PREDIÇÃO DE EXCESSO DE GORDURA CORPORAL EM ADOLESCENTES. 2012. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Consumo de refeições e estado nutricional de adolescentes de escolas públicas e particulares da região metropolitana do Rio de Janeiro - Projeto ELANA. 2011. (Congresso).

II Encontro Sabores e Saberes.Avaliação e Orientação Nutricional. 2010. (Encontro).

10º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN. 2009. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN 2008. Corantes artificiais em produtos consumidos especialmente pela população infantil: possíveis riscos à saúde.. 2008. (Congresso).

IX Seminário de Saúde coletiva e Nutrição - INAD.Corantes artificiais: Possíveis riscos à saúde infantil. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Michelle Ribeiro Santos

MOREIRA, A. S. B.;OLIVEIRA, A. S. D.; ROCHA, G. S.;FERREIRA, M. M. M.; BARROSO, S. G.. Avaliação do consumo de alimentos ultraprocessados em pacientes em prevenção terciária para doença cardiovascular. 2018. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Galvão de Oliveira Santin

CANELLA, D. S.; KLEIN, M. R. S. T.; RODRIGUES, J. C. D.; CLARO, R. M.; SOUZA, A. M.;FERREIRA, M. M. M.; PINTO, M. B. S.. Consumo alimentar de indivíduos com doença renal crônica: Estudo populacional com dados da Pesquisa Nacional de Saúde. 2018. Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana de Andrade Gomes

BRITO, F. S. B.; CANELLA, D. S.;FERREIRA, M. M. M.; YOKOO, E. M.; LOBATO, J. C. P.. Classificação de alimentos para a estruturação de base de dados alimentares no Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alini Melo Naspolini

PEREIRA, R. A.FERREIRA, M. M. M.. Promoção da alimentação saudável em escolares do ensino fundamental utilizando estratégias de arquiteturas de escolhas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Chrystyana Sousa; Cristhiane Brito; Elinete Costa

CASEMIRO, J. P.BAIAO, M. R.MORAES, M. M.. Implantação de um programa de rádio para estimular a alimentação e estilo de vida saudável entre estudantes do município de Passa e Fica, no Rio Grande do Norte. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alimentação e Nutrição na Atenção Básica) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ailma Barbosa; Maria Isabel Alves; Hérica Costa, Suely Silva

CASEMIRO, J. P.BAIAO, M. R.MORAES, M. M.. Criação do grupo de terapia comunitária Vida Saudável para adultos com sobrepeso ou obesidade da comunidade Timbó I, em João Pessoa (PB). 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alimentação e Nutrição na Atenção Básica) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Danielle Christine Brito da Rocha

SANTOS, D. M.; TAVARES, E. L.;FERREIRA, M. M. M.. Nível de processamento dos alimentos do desjejum de idosas participantes do curso Alimentação, Nutrição e Terceira Idade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Aryela Passos de Souza e Gabriella da Costa Cunha

SANTOS, D. M.; TAVARES, E. L.;FERREIRA, M. M. M.. Avaliação da imagem corporal de idosas do Curso de Alimentação, Nutrição e Terceira Idade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolline Souza Tavares e Thais Santos Silva

OLIVEIRA, A. S. D.; BRITO, F. S. B.;FERREIRA, M. M. M.; HASSELMAN, M. H.. Alimentação de crianças brasileiras menores de dois anos segundo características sociodemográficas e de serviço de saúde. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rayane Rebelo Barbosa da Silva

TREVISANI, J. J. D.; SEIXAS, C. D.;MORAES, MILENA MIRANDA DE. Avaliação da qualidade de vida de usuários do Centro de Referência em Obesidade (CRO) de Acari - Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bianca Trindade Ferreira e Marianna de Carvalho Mendes

OLIVEIRA, A. S. D.; CANELLA, D. S.;FERREIRA, M. M. M.. Avaliação do impacto de intervenção com múltiplos componentes e fatores associados ao consumo de bebidas adicionadas de açúcar em adolescentes de escolas públicas do município de Niterói - RJ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Cristina N

SANTOS, D. M.;OLIVEIRA, A. S. D.FERREIRA, M. M. M.. P. de la Cal e Priscila Santos da Silva.Análise de confiabilidade das medidas de estatura aferidas por diferentes equipamentos de mensuração em ações do Programa de Saúde na Escola na área programática 2.2. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thaís Silva Paschoa

OLIVEIRA, A. S. D.CASEMIRO, J. P.FERREIRA, M. M. M.. Fatores associados à adesão ao tratamento nutricional em adultos com excesso de peso ou doenças crônicas correlacionadas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rosely Sichieri

VEIGA, G. V.SICHIERI, R. Mudanças no perfil antropométrico e na composição corporal de uma coorte de adolescentes do ensino fundamental - Estudo Longitudinal de Avaliação Nutricional de Adolescentes: projeto ELANA. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciências Nutricionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GLÓRIA VALÉRIA DA VEIGA

VEIGA, G. V.CUNHA, DIANA BARBOSA; PEREIA, Rosângela Alves; KAC, G.; BLOCH, K. V.; Sichieri R. Mudanças no perfil antropométrico e na composição corporal de uma coorte de adolescentes de ensino fundamental: Estudo longitudinal de avaliação nutricional de adolescentes - ELANA. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Nutricionais) - Instituto de Nutrição Josué de Castro - UFRJ.

GILBERTO KAC

VEIGA, Gloria Valeria da; Cunha, DB; PEREIRA, RA;Kac, GilbertoSICHIERI, Rosely; BLOCH, K. V.. Mudanças no perfil antropométrico e na composição corporal de uma coorte de adolescentes do Ensino Fundamental (ELANA). 2016. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DIANA BARBOSA CUNHA

VEIGA, Glória Valéria daCUNHA, D. B.PEREIRA, R. A.; BLOCH, K. V.; KAC, G.. Mudanças no perfil antropométrico e na composição corporal de uma coorte de adolescentes do ensino fundamental - Estudo Longitudinal de Avaliação Nutricional de Adolescentes (ELANA). 2016. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Katia Vergetti Bloch

KAC, G.; SICHIERI, R.; Pereira, RA; CUNHA, D. B.;BLOCH, K. V.. Mudanças no perfil antropométrico e na composição corporal de uma coorte de adolescentes do ensino fundamental ? Estudo Longitudinal de Avaliação Nutricional de Adolescentes (ELANA). 2016. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Júlia Benites de Azevedo

Insatisfação com a imagem corporal como fator de risco para transtornos alimentares em adolescentes estudantes de escolas públicas e privadas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Milena Miranda de Moraes Ferreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

GLÓRIA VALÉRIA DA VEIGA

Mudanças no perfil antropométrico e na composição corporal de uma coorte de adolescentes do Ensino Fundamental do Estudo Longitudinal de Avaliação Nutricional de Adolescentes - ELANA; 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Nutricionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gloria Valeria da Veiga;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DE MORAES, M. M. ; MOREIRA, N. F. ; OLIVEIRA, A. S. D. ; CUNHA, D. B. ; SICHIERI, R. ; VEIGA, G. V. . Associations of changes in BMI and body fat percentage with demographic and socioeconomic factors: the ELANA middle school cohort. International Journal of Obesity , v. 1, p. 1, 2018.

  • DE MORAES, MILENA MIRANDA ; MEDIANO, MAURO FELIPPE FELIX ; DE SOUZA, RITA ADRIANA GOMES ; MOURA, ANIBAL SANCHEZ ; DA VEIGA, GLORIA VALERIA ; SICHIERI, ROSELY . Discouraging soft drink consumption reduces blood glucose and cholesterol of Brazilian elementary students: Secondary analysis of a randomized controlled trial. PREVENTIVE MEDICINE , p. 223-228, 2017.

  • MORAES, M. M. ; VEIGA, G. V. . Acurácia da gordura corporal e do perímetro da cintura para predizer alterações metabólicas de risco cardiovascular em adolescentes. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia (Impresso) , v. 58, p. 341-351, 2014.

  • LEÃO, LEILA SICUPIRA CARNEIRO DE SOUZA ; MORAES, MILENA MIRANDA DE ; CARVALHO, GIULIA XAVIER DE ; KOIFMAN, ROSALINA JORGE . Intervenções nutricionais em Síndrome Metabólica: uma revisão sistemática. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 97, p. 260-265, 2011.

  • AVELAR, C. ; OLIVEIRA, J. M. ; MORAES, M. M. ; DAMIAO, J. J. ; CASTRO, I. R. R. . Avaliação do elenco de alimentos ultraprocessados consumidos por crianças de seis meses a cinco anos de idade usuárias de Unidades Básicas de Saúde no município do Rio de Janeiro segundo modelo de perfil nutricional da OPAS. In: XXV Congresso Brasileiro de Nutrição, 2018, Brasília. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Nutrição, 2018.

  • OLIVEIRA, J. M. ; DE MORAES, MILENA MIRANDA ; FELDENHEIMER, A. C. ; CASTRO, I. R. R. . Reprodutibilidade de instrumento sobre práticas alimentares de crianças menores de cinco anos. In: 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018.

  • PEREIRA, A. S. ; CASTRO, I. R. R. ; FELDENHEIMER, A. C. ; DE MORAES, MILENA MIRANDA ; REIS, M. C. ; BEZERRA, F. F. . Reprodutibilidade e validade do método da gota seca na determinação da concentração de hemoglobina e no diagnóstico de anemia em crianças menores de cinco anos. In: 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018.

  • AVELAR, C. O. ; DE MORAES, M. M. ; OLIVEIRA, J. M. ; DAMIAO, J. J. ; CASTRO, I. R. R. . Nutritional profile of ultra-processed foods consumed by children under five in Rio de Janeiro, Brazil. In: XVIII Congreso Latinoamericano de Nutrición, 2018, Guadalajara. Anais do XVIII Congreso Latinoamericano de Nutrición, 2018.

  • FURTADO, M. C. Q. ; MAIA, P. A. ; CARNEIRO, L. B. V. ; OLIVEIRA, J. M. ; DE MORAES, M. M. ; FELDENHEIMER, A. C. ; CASTRO, I. R. R. . Preparaciones lácteas consumidas por niños usuarios de Unidades Básicas de Salud en Rio de Janeiro. In: XVIII Congreso Latinoamericano de Nutrición, 2018, Guadalajara. Anais do XVIII Congreso Latinoamericano de Nutrición, 2018.

  • OLIVEIRA, J. M. ; DE MORAES, M. M. ; FELDENHEIMER, A. C. ; CASTRO, I. R. R. . Reproducibilidad de instrumento y validez de indicadores sobre prácticas alimentarias de menores de cinco años. In: XVIII Congreso Latinoamericano de Nutrición, 2018, Guadalajara. Anais do XVIII Congreso Latinoamericano de Nutrición, 2018.

  • PEREIRA, A. S. ; CASTRO, I. R. R. ; FELDENHEIMER, A. C. ; DE MORAES, MILENA MIRANDA ; REIS, M. C. ; BEZERRA, F. F. . Reprodutibilidade e validade do método da gota seca na determinação da concentração de retinol e no diagnóstico de deficiência de vitamina A em crianças menores de cinco anos. In: 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018.

  • AVELAR, C. ; DE MORAES, M. M. ; DAMIAO, J. J. ; CASTRO, I. R. R. . Ultra-processed foods consumed by children below five years of age in the city of Rio de Janeiro, Brazil. In: IUNS. 21st International Congress of Nutrition, 2017, Buenos Aires. Annals of Nutrition & Metabolism, 2017. v. 71. p. 833-834.

  • MORAES, M. M. ; FERNANDEZ-ALVIRA, J. M. ; VEIGA, G. V. ; MORENO, L. A. . Cross-sectional and longitudinal associations between clustering of multiple lifestyle behaviors and adiposity indicators: The ELANA middle school cohort. In: IUNS 21st International Congress of Nutrition, 2017, Buenos Aires. Annals of Nutrition & Metabolism, 2017. v. 71. p. 544-544.

  • CASTRO, I. R. R. ; PEREIRA, A. S. ; FELDENHEIMER, A. C. ; MORAES, M. M. . Reliability of Hemocue on the anemia diagnostic in under five years old children. In: IUNS 21st International Congress of Nutrition, 2017, Buenos AIres. Annals of Nutrition & Metabolism, 2017. v. 71. p. 335-336.

  • PEREIRA, A. S. ; FELDENHEIMER, A. C. ; CASTRO, I. R. R. ; MORAES, M. M. . Reprodutibilidade do Hemocue no diagnóstico de anemia em crianças menores de cinco anos. In: X Congresso Brasileiro de EPidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017.

  • OLIVEIRA, A. S. D. ; MORAES, M. M. ; MOREIRA, N. F. ; SANTOS, E. A. ; SICHIERI, R. ; VEIGA, G. V. . Trajetória do Índice de Massa Corporal em adolescentes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas da região metropolitana do Rio de Janeiro - Projeto ELANA. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 2014, Vitória. Anais do IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia: As fronteiras da epidemiologia contemporânea: do conhecimento científico à ação, 2014. p. 2603-2603.

  • SANTOS, E. A. ; ALVES, I. A. ; MOURA, L. M. H. R. M. ; MORAES, M. M. ; Carvalho, G.X. ; FRANCESCHIN, M. J. ; OLIVEIRA, A. S. D. ; VEIGA, G. V. . Insatisfação com a imagem corporal em adolescentes de escolas públicas e privadas: Associação com sexo e série de estudo. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO, 2014, Vitória. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN 2014, 2014. v. 6. p. 1114-1114.

  • VEIGA, G. V. ; MORAES, M. M. ; OLIVEIRA, A. S. D. . Association between changes in weight status and meal consumption patterns in three years follow-up of brazilian adolescents from Rio de Janeiro, Brazil - ELANA Project. In: III World Congress of Public Health Nutrition, 2014, Las Palmas de Gran Canaria. International Journal of Community Nutrition, 2014. v. 0. p. 127-127.

  • VEIGA, G. V. ; MORAES, M. M. ; OLIVEIRA, A. S. D. . Association between changes in weight status and sociodemographic data in three years follow-up of brazilian adolescents from Rio de Janeiro, Brazil - ELANA Project. In: III World Congress of Public Health Nutrition, 2014, Las Palmas de Gran Canaria. International Journal of Community Nutrition, 2014. v. 0. p. 127-127.

  • FRANCESCHIN, M. J. ; MORAES, M. M. ; VEIGA, G. V. . Combined effect of cardiorespiratory fitness and sedentary behavior on overweight among adolescents.. In: III World Congress of Public Health Nutrition, 2014, Las Palmas de Gran Canaria. International Journal of Community Nutrition, 2014. v. 0. p. 196-196.

  • FRANCESCHIN, M. J. ; MORAES, M. M. ; VEIGA, G. V. . Prevalence of physical activity combined with sedentary behavior among adolescents. In: III World Congress of Public Health Nutrition, 2014, Las Palmas de Gran Canaria. International Journal of Community Nutrition, 2014. v. 0. p. 199-199.

  • SANTOS, E. A. ; MOURA, L. M. H. R. M. ; MOREIRA, N. F. ; OLIVEIRA, A. S. D. ; RODRIGUES, J. O. R. ; MORAES, M. M. ; VEIGA, G. V. . Trajetória do Índice de Massa Corporal em adolescentes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas da região metropolitana do Rio de Janeiro ? Projeto ELANA. In: XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural ? Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014. p. 130-130.

  • MORAES, M. M. ; SOUZA, R. A. G. ; VEIGA, G. V. ; SICHIERI, R. . Redução do consumo de refrigerantes promove diminuição na glicemia de jejum em adolescentes escolares. In: 12º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN, 2013, Foz do Iguaçu. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr.= J. Brazilian Soc. Food Nutr.. São Paulo, 2013. v. 38. p. s253-s253.

  • AZEVEDO, J. B. S. ; MORAES, M. M. ; VEIGA, G. V. . Desempenho do índice de massa corporal na predição de excesso de gordura corporal em adolescentes. In: World Nutrition Rio 2012: Conhecimento Política Ação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do World Nutrition Rio 2012, 2012. v. 1. p. 1-1.

  • VEIGA, G. V. ; STRAATMANN, V. S. ; MORAES, M. M. ; de CNOP, M. L. ; MORAES, A. B. V. ; AZEVEDO, J. B. S. . Insatisfação com a imagem corporal em adolescentes de escolas públicas e privadas - Projeto ELANA. In: 11º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN, 2011, Fortaleza. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr.= J. Brazilian Soc. Food Nutr.. São Paulo, 2011. v. 36. p. s208-s208.

  • VEIGA, G. V. ; AZEVEDO, J. B. S. ; MORAES, M. M. ; STRAATMANN, V. S. ; de CNOP, M. L. ; MORAES, A. B. V. . Insatisfação com a imagem corporal como fator de risco para transtornos alimentares em adolescentes estudantes de escolas públicas e privadas - Projeto ELANA. In: 11º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN, 2011, Fortaleza. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr.= J. Brazilian Soc. Food Nutr.. São Paulo, 2011. v. 36. p. S11-S11.

  • de CNOP, M. L. ; MORAES, A. B. V. ; STRAATMANN, V. S. ; MORAES, M. M. ; VEIGA, G. V. ; PEREIRA, R. A. . Consumo de refeições e estado nutricional de adolescentes de escolas públicas e particulares da região metropolitana do Rio de Janeiro - Projeto ELANA. In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011, São Paulo. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011.

  • VEIGA, G. V. ; MORAES, M. M. ; BARROS, E. G. . Comparisons of percentage body fat, body mass index, waist circumference, waist-hip ratio and waist-stature ratio in Brazilian adolescents. In: II World Congress of Public Health Nutrition, 2011, Porto - Portugal. Public Health Nutrition, 2010. v. 13. p. 317-317.

  • AZEVEDO, J. B. S. ; MORAES, M. M. ; VEIGA, G. V. . Desempenho do índice de massa corporal na predição de excesso de gordura corporal em adolescentes. In: 3ª Semana de Nutrição da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. Anais da 3ª Semana de Nutrição da UFRJ, 2011.

  • MORAES, M. M. ; VEIGA, G. V. . Eficácia da gordura corporal na predição de alterações metabólicas de risco cardiovascular em adolescentes.. In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011, São Paulo. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011.

  • AZEVEDO, J. B. S. ; MORAES, M. M. ; VEIGA, G. V. . Insatisfação com a imagem corporal como fator de risco para transtornos alimentares em adolescentes estudantes de escolas públicas e privadas. In: XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. Livro de resumos da XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, 2011. p. 386-386.

  • MORAES, M. M. ; BARROS, E. G. ; VEIGA, G. V. . Comparisons of percentage body fat, body mass index, waist circumference, waist-hip ratio and waist-stature ratio in Brazilian Adolescents.. In: II World Congress of Public Health Nutrition, 2010, Porto. Public Health Nutrition, 2010, 2010. v. 13. p. 317-317.

  • LEAO, L. S. C. S. ; BARROS, E. G. ; KOIFMAN, R.J. ; MORAES, M. M. . Prevalência e fatores de risco da síndrome metabólica em população adulta de um ambulatório de Nutrição no Rio de Janeiro, Brasil. In: XV Congreso Latinoamericano de Nutrición, 2009, Santiago. Revista Chilena de Nutrición, 2009. v. 36. p. 320-320.

  • LEAO, L. S. C. S. ; MORAES, M. M. ; KOIFMAN, R.J. ; BARROS, E. G. . Intervenções Nutricionais em Síndrome Metabólica: Uma revisão sistemática. In: XV Congresso LAtinoamericano de Nutrición, 2009, Santiago. Revista Chilena de Nutrición, 2009. v. 36. p. 420-420.

  • LEAO, L. S. C. S. ; LESSA, M.C.F. ; BARROS, E. G. ; MORAES, M. M. ; MORO, L. . Associação entre pressão arterial e níveis séricos de ácido úrico em adultos atendidos em um Hospital Universitário no Rio de Janeiro, Brasil.. In: XV Congresso Latinoamericano de Nutrición, 2009, Santiago. Revista Chilena de Nutrición, 2009. v. 36. p. 630-630.

  • AVELAR, C. O. ; OLIVEIRA, J. M. ; DE MORAES, MILENA MIRANDA ; DAMIAO, J. J. ; CASTRO, I. R. R. . Análise dos alimentos ultraprocessados consumidos por crianças menores de cinco anos usuárias do SUS no município do Rio de Janeiro pelo Modelo de Perfil Nutricional da OPAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, M. M. . Mudanças no perfil antropométrico e na composição corporal de adolescentes de escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro - ELANA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AZEVEDO, J. B. S. ; MORAES, M. M. ; VEIGA, G. V. . Desempenho do índice de massa corporal na predição de excesso de gordura corporal em adolescentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, M. M. . Epidemiologia da Obesidade - Obesidade como causa de doenças crônicas não transmissíveis e seu impacto na saúde pública. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, M. M. ; BARROS, E. G. . Comparisons of percentage body fat, body mass index, waist circumference, waist-hip ratio and waist-stature ratio in vbrazilian adolescents. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEAO, L. S. C. S. ; BARROS, E. G. ; KOIFMAN, R.J. ; MORAES, M. M. . Prevalência e fatores de risco da Síndrome Metabólica em população adulta de um ambulatório de Nutrição no Rio de Janeiro, Brasil.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEAO, L. S. C. S. ; LESSA, M.C.F. ; BARROS, E. G. ; MORAES, M. M. ; MORO, L. . Associação entre pressão arterial e níveis séricos de ácido úrico em adultos atendidos em um Hospital Universitário no Rio de Janeiro, Brasil.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEAO, L. S. C. S. ; MORAES, M. M. ; KOIFMAN, R.J. ; BARROS, E. G. . Intervenções Nutricionais em Síndrome Metabólica: Uma revisão sistemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • POLONIO, M. L. T. ; LEAL, P. M. ; MORAES, M. M. . Corantes artificiais em produtos consumidos especialmente pela população infantil: possíveis riscos à saúde.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, T. ; LEAL, P. M. ; MORAES, M. M. ; FERREIRA, M. C. . Condições de Saúde e Nutrição de Adolescentes do Sexo Feminino em uma Escola Pública do Rio de Janeiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LEAL, P. M. ; MORAES, M. M. ; MORO, L. ; POLONIO, M. L. T. . Corantes Artificiais: Possíveis Riscos à Saúde Infantil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MORAES, M. M. . Gerenciamento de referências bibliográficas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, A. B. V. ; NUNES, A. P. N. ; MORAES, M. M. . Curso de Pesquisa Bibliográfica e Gerenciamento de Referências. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Anemia e deficiência de vitamina A em pré-escolares: magnitude em uma grande metrópole e validação de métodos diagnósticos, Descrição: A prevenção e o controle da anemia e da deficiência de vitamina A (DVA) em crianças seguem sendo uma prioridade na agenda das políticas públicas de saúde. A estratégia recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para controle desses agravos é centrada na suplementação com micronutrientes em realidades onde sua prevalência em pré-escolares ultrapasse 20%. A despeito das controvérsias sobre a adequação desse tipo de estratégia, o Ministério da Saúde (MS) adotou a suplementação universal com micronutrientes (tanto ferro quanto vitamina A) como estratégia central para o controle da DVA e da anemia e tem investido em sua implementação na rede pública de saúde de nosso país. Um ponto chave para esta implementação é a estimativa adequada da magnitude desses dois agravos nas diferentes realidades do território nacional. O fato de, no primeiro estudo de abrangência nacional sobre esses dois agravos, a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde ? PNDS, realizada em 2006, os procedimentos adotados (punção capilar do sangue e seu armazenamento em gota seca) não terem sido validados para crianças e, também, o fato de as prevalências obtidas para anemia serem bastante inferiores às observadas em estudos de menor abrangência realizados em diferentes localidades têm gerado polêmicas entre pesquisadores e entre gestores de saúde. Entre os primeiros, há o questionamento sobre a acurácia e a precisão das estimativas obtidas. Entre os últimos, questiona-se o quão confiáveis são essas estimativas para, de fato, subsidiarem a implementação e/ou o redirecionamento de ações de controle da anemia e da DVA em crianças, principalmente aquelas que envolvem suplementação com micronutrientes. É nesse contexto que surge a proposta do presente estudo. Os questionamentos apresentados acima, o fato de as estimativas produzidas pela PNDS-2006 não serem desagregáveis para o nível municipal e a possibilidade de o cenário epidemiológico identificado pela PNDS-2006 ter se modificado nos últimos sete anos, dada a ampliação da cobertura do Programa Bolsa Família e da Estratégia de Saúde da Família, levaram a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) a decidir por realizar um estudo para estimar a magnitude das prevalências de anemia e de DVA em pré-escolares antes de implementar novas medidas de controle desses agravos. Para isso, foi estabelecida uma parceria deste órgão com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Saúde Pública e o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Como produto adicional do estudo, o grupo de pesquisadores identificou como oportuna a possibilidade de serem nele aninhados estudos de validação dos métodos de coleta de sangue e dosagem de hemoglobina e retinol séricos que vêm sendo usados em inquéritos sobre anemia e DVA no Brasil. Como resultado, foi concebido o presente projeto, que tem como objetivos estimar a magnitude de anemia e DVA em pré-escolares usuários do SUS na cidade do Rio de Janeiro e estimar a validade de três métodos para diagnóstico desses agravos em crianças. O presente projeto está estruturado em duas vertentes. A primeira consistirá no estudo de prevalência de anemia e DVA em pré escolares usuários do SUS na cidade do Rio de Janeiro. Neste estudo seccional, a população de estudo são crianças com idade entre seis e 59 meses assistidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS) no município do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Milena Miranda de Moraes Ferreira - Integrante / Inês Rugani Ribeiro de Castro - Coordenador / Jorginete de Jesus Damião Trevisani - Integrante / Fabio da Silva Gomes - Integrante / Flavia Fioruci Bezerra - Integrante / Michelle Delboni dos Passos - Integrante / Juliana Martins Oliveira - Integrante / Letícia de Oliveira Cardoso - Integrante / Andréia Ferreira de Oliveira - Integrante / Renata Brum Martucci - Integrante / Marta Citelli dos Reis - Integrante / Juliana Paulo e Silva - Integrante / Patricia Afonso Maia - Integrante / Alessandra da Silva Pereira - Integrante / Vânia Penha Pinto Castro - Integrante / José Firmino Nogueira Neto - Integrante / Letícia Barroso Vertulli Carneiro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Práticas alimentares de crianças menores de cinco anos usuárias do Sistema Único de Saúde da cidade do Rio de Janeiro: perfil, associação com excesso de peso e validação de método, Descrição: É inegável a centralidade da promoção da alimentação saudável para crianças menores de cinco anos de idade (<5a) na agenda da saúde coletiva. São ainda incipientes em nosso País políticas públicas voltadas à alimentação de crianças nessa fase da vida. Estudos realizados até o momento apontam perfil inadequado de alimentação neste grupo populacional, mas enfocam somente alguns dos aspectos centrais dessas práticas, não oferecendo abordagens mais abrangentes sobre o padrão alimentar deste grupo etário que, inclusive, utilizem a nova classificação de alimentos baseada no grau e propósito do seu processamento, recentemente adotada pelo Ministério da Saúde. Além disso, os instrumentos e indicadores de monitoramento dessas práticas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) carecem de validação. Objetivos: 1. Analisar o perfil alimentar de pré-escolares usuários do SUS na cidade do Rio de Janeiro; 2. Estimar o consumo de alimentos ultraprocessados (AUP) pelos pré-escolares; 3. Estimar a associação do consumo de AUP com excesso de peso entre os pré-escolares; 4. Descrever os AUP consumidos pelo grupo estudado. 5. Estimar a validade de indicadores de consumo alimentar para crianças <5a que compõem o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do SUS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Milena Miranda de Moraes Ferreira - Integrante / ALESSANDRA SILVA DIAS DE OLIVEIRA - Integrante / Inês Rugani Ribeiro de Castro - Coordenador / Fabio da Silva Gomes - Integrante / Juliana Martins Oliveira - Integrante / Letícia de Oliveira Cardoso - Integrante / Patricia Afonso Maia - Integrante / Alessandra da Silva Pereira - Integrante / Letícia Barroso Vertulli Carneiro - Integrante / JORGINETE DE JESUS DAMIÃO - Integrante / Ana Carolina Feldenheimer - Integrante.

  • 2009 - 2016

    Estudo Longitudinal de Avaliação Nutricional de Adolescentes, Descrição: Trata-se de um estudo longitudinal que tem o objetivo de acompanhar a evolução do estado nutricional de estudantes de escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro, por período de 4 anos, visando verificar a evolução de medidas antropométricas, de composição corporal e bioquímicas indicadoras de alterações metabólicas durante esta fase de crescimento. Serão também investigadas a evolução de fatores de risco como consumo alimentar, prática de atividade física e fatores psicossociais associados com o estado nutricional em vários momentos do crescimento de modo a esclarecer de que forma estes fatores podem estar associados aos distúrbios encontrados como déficit ou excesso de peso e obesidade. Serão acompanhadas duas coortes, uma composta por alunos estudantes do sexto ano do Ensino fundamental e outra composta por estudantes do primeiro ano do ensino médio. A duas primeiras fases de seguimento do estudo já foram realizadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Milena Miranda de Moraes Ferreira - Integrante / Gloria Valeria da Veiga - Coordenador / Rosely Sichieri - Integrante / Rosângela Alves Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Evolução da prevalência de excesso de peso e obesidade e avaliação de anemia em adolescentes de escolas públicas de Niterói, RJ, Descrição: Trata-se de estudo transversal que tem o objetivo de avaliar a prevalência de excesso de peso e de acúmulo de gordura central em adolescentes estudantes de escolas públicas da rede estadual de ensino de Niterói, RJ, para verificar a evolução no decorrer de 5 anos (2003-2008). A metodologia que será utilizada nesta nova fase do estudo, para avaliação de medidas antropométricas, será a mesma empregada no projeto de 2003 que teve como objetivo avaliar fatores de risco para doenças cardiovasculares em adolescentes estudantes nas referidas escolas. O exesso de peso será classificado com base em pontos de corte do índice de massa corporal (peso/estatura2), segundo critério internacional.A obesidade central será avaliada com base na medida de circunferência da cintura. Será avaliado também aspectos relacionados ao consumo alimentar, com base no registro alimentar de 3 dias, prática de atividade física e freqüência de transtornos alimentares, visando verificar mudanças ou estabilidade em relação ao comportamento de 5 anos atrás e possíveis associações com o aumento ou redução do problema em questão (obesidade). Acredita-se que os resultados do estudo poderão alertar para a urgência de políticas públicas que visem o controle e prevenção da obesidade em jovens no nosso meio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Milena Miranda de Moraes Ferreira - Integrante / Erica Guimarães de Barros - Integrante / Gloria Valeria da Veiga - Coordenador / Ursula Viana Bagni - Integrante / Rosely Sichieri - Integrante / Raquel Veloso de Albuquerque Maranhão - Integrante / Rosângela Alves Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Efeito dos Nutracêuticos na Síndrome Metabólica, Descrição: Avaliação dos efeitos de alimentos considerados funcionais ou nutracêuticos como aveia, suco de uva e vinho sem álcool nas alterações metabólicas, nos processos inflamatório e de agregação plaquetária, características da Síndrome Metabólica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) . , Integrantes: Milena Miranda de Moraes Ferreira - Integrante / Erica Guimarães de Barros - Integrante / Leila Sicupira Carneiro de Souza Leão - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Aprovada na 2ª colocação no concurso público para Professor Substituto do Departamento de Nutrição Social e Aplicada, setor Avaliação Nutricional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

2016

Aprovada na 4ª colocação no concurso público para Professor Adjunto do Departamento de Educação Integrada em Saúde, Área de Nutrição / Subárea de Análise Nutricional de População, Universidade Federal do Espírito Santo.

2014

Comunicação coordenada na categoria Saúde Nutricional I: Crianças e Adolescentes, IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro Biomédico, Instituto de Nutrição. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Maracanã, 20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340063, Ramal: 212

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional