Maristela Corrêa Borges

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Atualmente é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, no curso de Pedagogia de Poços de Caldas, ministrando a disciplina Geografia e História - metodologias e conteúdos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Professora de Geografia da Escola Estadual David Campista. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em pesquisas com comunidades tradicionais, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, sociedade, cultura, educação popular e pesquisa participante.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia

2011 - 2015

Universidade Federal de Uberlândia
Título: ENTRE AS FOLIAS DO SÃO FRANCISCO: DE UMA GEOGRAFIA DA RELIGIÃO A UMA GEOGRAFIA DA RELIGIOSIDADE POPULAR NO NORTE DE MINAS GERAIS
Carlos Rodrigues Brandão. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

Mestrado em Geografia

2008 - 2010

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Os errantes do sagrado - uma geoantropologia dos tempos e espaços de criadores da cultura popular em São Romão, no norte de Minas Gerais,Ano de Obtenção: 2010
Carlos Rodrigues Brandão.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cultura popular; território; geoantropologia; festas e rituais.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Licenciatura Plena Em Geografia

1999 - 2003

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Relatório de Estágio - Carga Horária 300h.
Orientador: sem orientador)

Graduação em Geografia

1999 - 2003

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Os desafios do Ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Orientador: Vânia Rúbia Vlach

Curso técnico/profissionalizante em Magistério

1997 - 1998

Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo

Ensino Médio (2º grau)

1979 - 1981

Colégio Nossa Senhora das Graças

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Geografias poéticas sobre o sertão e o S. Francisc. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Pesquisa Qualitativa em Geografia Humana. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2008 - 2008

Educação Patrimonial - Congado espaço de resistênc. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura Municipal de Uberlândia, SMCU, Brasil.

2008 - 2008

Em busca da "Terra sem Males": sociedade indígena. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2007 - 2007

Leitura, escrita e literatura na aula de Geografia. (Carga horária: 8h). , Associação dos Geógrafos Brasileiros, AGB, Brasil.

2007 - 2007

Informática Avançada. (Carga horária: 215h). , Pratik & Compuway, P & C, Brasil.

2003 - 2003

Ensino de Geografia Interdisciplinaridade nas Séri. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2002 - 2002

Uma Introdução à Geografia Política. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

1998 - 1998

Arte Educação. (Carga horária: 45h). , Centro de Formação do Professor, CEFOR, Brasil.

1997 - 1997

Produção de Textos nas Séries Iniciais do Ensino F. (Carga horária: 15h). , Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino de Geografia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BORGES, Maristela Corrêa . XVI Encontro Nacional de Geógrafos. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Coloquio Internacional Sobre Povos e Comunidades Tradicionais.Comunidades Tradicionais ribeirinhas do São Francisco mineiro. 2014. (Outra).

14º Encontro de Geógrafos da América Latina.Os caminhos sociais, culturais e rituais no município de São Romão. 2013. (Encontro).

I Simpósio Internacional e II Nacional sobre espacialidades e temporalidades de festas populares.As origens da festa e da fé - Histórias e Memórias dos mitos do Congado. 2013. (Simpósio).

IV Encontro das Ciências Sociais no Norte de Minas.Coordenadora de Grupo de Trabalho - Povos e comunidades tradicionais: identidades e territorialidades. 2012. (Encontro).

IV Encontro das Ciências Sociais no Norte de Minas.A Festa e a Reza - os espaços do catolicismo popular nas margens do rio São Francisco. 2012. (Encontro).

XVII Encontro Nacional de Geógrafos.Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura e pelo Núcleo de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe. 2012. (Encontro).

XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária.OS CAMINHOS DA FÉ ? UMA GEOGRAFIA DO CATOLICISMO POPULAR NAS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO. 2012. (Encontro).

Enpecpop - Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação e Culturas Populares.AS ORIGENS DA FESTA E DA FÉ HISTORIAS E MEMÓRIAS DOS MITOS DO CONGADO. 2011. (Encontro).

Geoeducar - Encontro Municipal de Prática de Ensino em Geografia.APRENDER COM A DIFERENÇA CULTURA E ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO. 2011. (Encontro).

XV Semana da Geografia.Lembrança do ritual - a importância da memória na constituição das práticas religiosas populares. 2011. (Outra).

1º Seminário de Educação de Jovens e Adultos da PUC-Rio. 2010. (Seminário).

II Colóquio de Pesquisa Núcleos de Estudos Agrários e Territoriais.Itinerários sociais, culturais e rituais no município de São Romão, norte de Minas Gerais. 2010. (Outra).

II Congresso em Desenvolvimento Social e II Seminário Norte-mineiro de Ensino e Pesquisa em História da Educação - Desenvolvimento e Educação em uma perspectiva histórica. A errância e os lugares de vida e ritual no município de São Romão. 2010. (Congresso).

II Seminário de Pesquisa do NUPEPE.Reflexões sobre a educação a partir da diversidade de culturas e da cultura popular. 2010. (Seminário).

II Seminário Regional de Programas de Pós Graduação em Geografia.Os lugares da vida e ritual no município de São Romão. 2010. (Seminário).

IV Enescpop. 2010. (Encontro).

X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste.A DIVERSIDADE DE CULTURAS, A CULTURA POPULAR E ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO. 2010. (Encontro).

X Forum de Ensino; XI Seminário de Pesquisa.ETNO-CARTOGRAFIAS? DO SÃO FRANCISCO: MODOS CULTURAIS DE VIDA COTIDIANA, CULTURAS LOCAIS E PATRIMÔNIOS CULTURAIS EM/DE COMUNIDADES TRADICIONAIS NO NORTE DE MINAS GERAIS. 2010. (Seminário).

XVI Encontro Nacional de Geógrafos.As errâncias sociais, culturais e rituais no município de São Romão, no norte de Minas Gerais. 2010. (Encontro).

2º Simpósio Nacional O Rural e o Urbano no Brasil.A resistência do rural - os modos e os meios de vida rurais em uma cidade do norte de Minas Gerais. 2009. (Simpósio).

I Colóquio de Pesquisa Núcleo de Estudos Agrários e Territoriais - Laboratório de Geografia Agrária.Os modos e os meios de vida rurais em uma cidade do norte de Minas Gerais. 2009. (Outra).

V Encontro dos Povos do Cerrado.As Tradições e os modos de vida rurais na cidade de São Romão, MG. 2009. (Encontro).

XIV Semana da Geografia.minicurso: "Os territórios da Festa e do Ritual. 2009. (Outra).

13ª Semana da Geografia.Da observação participante à participação obervante. 2008. (Outra).

5ª Semana Acadêmica e 4ª Semana do Servidor da UFU.EDUCAR: OUSAR UTOPIAS - DA EDUCAÇÃO CIDADÃ À EDUCAÇÃO QUE A PESSOA CIDADÃ CRIA. 2008. (Outra).

Colóquio Internacional (Des)envolvimentos contra a pobreza.Igualdade e Diferença - as diversas culturas e a cultura popular. 2008. (Outra).

I Seminário Regional da Anpege - Centro Oeste e Triângulo Mineiro.Da cultura à cultura popular - reflexões sobre as representações do povo. 2008. (Seminário).

Mesa Redonda: A grande cidade apenas começava a fazer-se...- 5ª Semana Acadêmica e 4ª Semana do Servidor da UFU. 2008. (Outra).

9º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia.Projeto Horta e Jardim. 2007. (Encontro).

Fórum de debates / mesa redonda: Práticas socioambientais empregadas em nossa região por ações de educação ambiental na perspectiva da Agenda 21. 2007. (Outra).

III Congresso Científico Meio Ambiente: Reflexão - Ação e Mudança. Educação Ambiental através da Arte. 2007. (Congresso).

Palestra: Propostas de ações sócioambientais e práticas educacionais. 2007. (Outra).

V Colóquio Cartografia para crianças e escolares. 2007. (Encontro).

VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor.Os Desafios do Ensino da Geografia nas séries Iniciais. 2007. (Encontro).

Conferência Deficiência, Sociedade(s) e Cultura(s). 2005. (Outra).

Jornada João Guimarães Rosa: caminhos e travessias nos Sertões. 2005. (Outra).

3º Congresso de Alfabetização. 3º Congresso de Alfabetização. 2003. (Congresso).

I Simpósio Regional de Geografia. 2002. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Lucimar Magalhães de Albuquerque

BRANDÃO, Carlos RodriguesBORGES, Maristela Corrêa; RODRIGUES, C. L.; LIMA, Samuel do C.; BARBOSA, T.. Doroty e Dércio Marques: Geógrafos das canções. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Lucimar Magalhães de Albuquerque

BRANDÃO, Carlos RodriguesBORGES, Maristela Corrêa; LIMA, Samuel do C.; BARBOSA, T.. Esse som da nossa terra: uma geografia da música. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Alessandra Fonseca Leal

BRANDÃO, Carlos RodriguesBORGES, Maristela Corrêa; BARBOSA, T.. Magia e Religião: do ato ao rito. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Thays Barbosa Dourado

PAULA, A. M. N. R.; ALVES, M. R.;BORGES, Maristela Corrêa. Festejar, rezar, cantar e dançar: a Folia do Terno dos Temerosos em Januária, norte de Minas Gerais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

CARLOS RODRIGUES BRANDAO

BRANDAO, C. R.; SANTOS, J. C.;PAULA, Andréa Maria Narciso Rocha de. Os errantes do sagrado - uma geoantropologia dos tempos e espaços de criadores da cultura popular em São Romão, no norte de Minas Gerais. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Rosselvelt José Santos

BRANDAO, C. R.;SANTOS, R. J.; GIL FILHO, S. F.; CUNHA, M. G. C.; BARBOSA, T.. Entre as folias do São Francisco - De uma geografia da religião a uma geografia da religiosidade popular no Norte de Minas. 2015. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Rosselvelt José Santos

BRANDAO, C. R.;SANTOS, R. J.; BARBOSA, T.. Entre as Folias do São Francisco de uma geografia da religião a uma geografia da religiosidade popular no norte de Minas Gerais. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Rosselvelt José Santos

BRANDAO, C. R.;SANTOS, R. J.; SANTOS, Joelma Cristina dos. Os errantes do Sagrado - uma geoantropologia dos tempos e espaços de criadores populares da cultura em São Romão no Norte de Minas Gerais. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Andréa Maria Narciso Rocha de Paula

BRANDAO, C.R.PAULA, Andréa M. N. Rocha de.; SANTOS, J.C. Dos.. "Os errantes do sagrado- uma geoantropologia dos tempos e espaços de criadores populares de cultura em Sao Romão, Norte de Minas Gerais". 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Sylvio Fausto Gil Filho

BRANDAO, C. R.; CUNHA, M. G. C.; BARBOSA, T.; SANTOS, R. J.;GIL FILHO, Sylvio Fausto. ENTRE AS FOLIAS DO SÃO FRANCISCO DE UMA GEOGRAFIA DA RELIGIÃO A UMA GEOGRAFIA DA RELIGIOSIDADE POPULAR NO NORTE DE MINAS GERAIS. 2015. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Maria das Graças Campolina Cunha

BRANDÃO, Carlos Rodrigues;CUNHA, Maria das Graças Campolina; GIL FILHO, Sylvio Fausto; SANTOS, Rosselvelt. José; BARBOSA, Túlio. DE UMA GEOGRAFIA DA RELIGIÃO A UMA GEOGRAFIA DA RELIGIOSIDADE POPULAR NO NORTE DE MINAS GERAIS. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Tulio Barbosa

BRANDAO, C. R.; SANTOS, R. J.;BARBOSA, Tulio. Entre as folias do S. Francisco - de uma geografia da religião a uma geografia da religiosidade popular no Norte de MG. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Instituto de Geografia - Pós - Graduação - UFU.

Joelma Cristina dos Santos

SANTOS, Joelma Cristina dos; BRANDÃO, C.R.. Os errantes do sagrado - uma geoantropologia dos tempos e espaços de criadores populares de cultura em São Romão, Norte de Minas Gerais. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Adriany de Ávila Melo Sampaio

SAMPAIO, A. Á. M.LIMA, M. H.VLACH, V.. Os desafios do ensino dos conteúdos da Geografia nas séries iniciais.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Aline E

Ferreira; Sabrina T; Leal, Thalita M; Alves; Camila J; ; A diversidade religiosa na escola; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vânia Rubia Farias Vlach

OS DESAFIOS DO ENSINO DOS CONTEÚDOS DA GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Vânia Rubia Farias Vlach;

CARLOS RODRIGUES BRANDAO

Os errantes do sagrado - uma geoantropologia dos tempos e espaços de criadores da cultura popular em São Romão, no norte de Minas Gerais; 2010; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Rodrigues Brandão;

CARLOS RODRIGUES BRANDAO

ENTRE AS FOLIAS DO SÃO FRANCISCO - DE UMA GEOGRAFIA DA RELIGIÃO A UMA GEOGRAFIA DA RELIGIOSIDADE POPULAR NO NORTE DE MINAS GERAIS; 2015; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Rodrigues Brandão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRANDAO, C. R. ; BORGES, Maristela Corrêa . O lugar da vida - Comunidade e Comunidade Tradicional. Campo - Território , v. 9, p. 1-23, 2014.

  • CUNHA, M. G. C. ; BORGES, Maristela Corrêa . Razão e Identidade: um estudo sobre a história e a reprodução ideológica da cultura popular. Revista de Educação Popular (Impresso) , v. 11, p. 10-24, 2012.

  • LEAL, A. F. ; BORGES, Maristela Corrêa . PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL: LEIS E DOCUMENTOS. Caminhos de Geografia (UFU) , v. 13, p. 221-234, 2012.

  • BORGES, Maristela Corrêa ; BRANDÃO, Carlos Rodrigues . A consciência e a nova ciência - dilemas para quem pesquisa e quem educa. Caminhos de Geografia (UFU) , v. 9, p. 232-242, 2008.

  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues ; BORGES, Maristela Corrêa . Criar com o outro - o educador do diálogo. Revista de Educação Popular , v. 7, p. 12-25, 2008.

  • BORGES, Maristela Corrêa ; BRANDAO, C. R. . A consciência e a nova ciência - dilemas para quem pesquisa e quem educa. Caminhos de Geografia (UFU) , v. 9, p. 232-242, 2008.

  • BORGES, Maristela Corrêa ; BRANDAO, C. R. . A consciência e a nova ciência - dilemas para quem pesquisa e quem educa. Caminhos da Geografia (UFU. Online) , v. 9, p. 18, 2008.

  • BRANDAO, C. R. ; BORGES, Maristela Corrêa . Criar com o outro - o educador do diálogo. Revista de Educação Popular , v. 7, p. 12-25, 2008.

  • BRANDAO, C. R. ; BORGES, Maristela Corrêa . Criar com o outro - o educador do diálogo. Revista de Educação Popular , v. 7, p. 12-25, 2008.

  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues ; BORGES, Maristela Corrêa . A Pesquisa Participante: um momento da Educação Popular. Revista de Educação Popular , v. 6, p. 51-62, 2007.

  • BRANDAO, C. R. ; BORGES, Maristela Corrêa . A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular , v. 6, p. 51-62, 2007.

  • BRANDAO, C. R. ; BORGES, Maristela Corrêa . A Pesquisa Participante: um momento da Educação Popular. Revista de Educação Popular , v. 6, p. 51-62, 2007.

  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues ; BORGES, Maristela Corrêa . A vida reinventada - movimentos sociais e movimentos ambientalistas no Brasil. Sociedade & Natureza , Uberlândia - MG, v. 16, n.31, p. 05-25, 2004.

  • BRANDAO, C. R. ; BORGES, Maristela Corrêa . A vida reinventada - movimentos sociais e movimentos ambientalistas no Brasil. Sociedade & Natureza , Uberlândia - MG, v. 16, n.31, p. 05-25, 2004.

  • BRANDAO, C. R. ; BORGES, Maristela Corrêa . A vida reinventada - movimentos sociais e movimentos ambientalistas no Brasil. Sociedade & Natureza , Uberlândia, v. 16, n.31, p. 5-25, 2004.

  • BORGES, Maristela Corrêa ; LEAL, A. F. (Org.) ; BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.) . Beira Vida Beira Rio - vida, comunidade e cultura no rio São Francisco. 1. ed. Belo Horizonte: Editora O Lutador, 2013. v. 1. 226p .

  • BORGES, Maristela Corrêa ; LEAL, A. F. (Org.) . Etnocartografias do rio São Francisco: comunidades tradicionais ribeirinhas do norte de Minas Gerais. 1. ed. Uberlândia: Edufu, 2013. v. 1. 374p .

  • BORGES, Maristela Corrêa ; GENARO, F. . As errâncias sociais, culturais e rituais no município de São Romão. In: Borges, Maristela C.; Leal, Alessandra F.; Brandão, Carlos R.. (Org.). Beira Vida Beira Rio - vida, comunidade e cultura no rio São Francisco. 1ed.Belo Horizonte: Editora O Lutador, 2013, v. 1, p. 193-210.

  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues ; BORGES, Maristela Corrêa . Um risco, um lago, um rio: o São Francisco e suas imagens cartográficas em mapas antigos do Brasil e das Américas. In: Borges, Maristela C.; Leal, Alessandra F.. (Org.). Etnocartografias do rio São Francisco: comunidades tradicionais ribeirinhas do norte de Minas Gerais. 1ed.Uberlândia: Edufu, 2013, v. 1, p. 18-67.

  • BORGES, Maristela Corrêa . Travessiando pelos caminhos da fé: uma geografia do catolicismo popular nas margens do rio São Francisco. In: Borges, Maristela C.; Leal, Alessandra F.. (Org.). Etnocartografias do rio São Francisco: comunidades tradicionais ribeirinhas do norte de Minas Gerais. 1ed.Uberlândia: Edufu, 2013, v. 1, p. 309-347.

  • CUNHA, M. G. C. ; BORGES, Maristela Corrêa . Por uma outra cultura: a história e a reprodução ideológica da cultura popular. In: Borges, Maristela C.; Leal, Alessandra F.. (Org.). Etnocartografias do rio São Francisco: comunidades tradicionais ribeirinhas do norte de Minas Gerais. 1ed.Uberlândia: Edufu, 2013, v. 1, p. 251-273.

  • BORGES, Maristela Corrêa . A errância e os lugares de vida e ritual no município de São Romão. In: João Batista de Almeida Costa; Cláudia Luz de Oliveira. (Org.). Cerrado, Gerais, Sertão - comunidades tradicionais nos sertões roseanos. 1ed.São Paulo / BH / Montes Claros: Intermeios / Fapemig / Unimontes, 2012, v. 1, p. 223-237.

  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues ; LEAL, A. F. ; BORGES, Maristela Corrêa . Saber para si, saber com os outros. In: Jason Mafra; José Eustáquio Romão; Afonso Celso Scocuglia; Moacir Gadotti. (Org.). Globalização, Educação e Movimentos Sociais: 40 anos da Pedagogia do Oprimido. 1ed.São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire; Editora Esfera, 2009, v. 1, p. 100-112.

  • BORGES, Maristela Corrêa . DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE À PARTICIPAÇÃO OBSERVANTE: uma experiência de pesquisa qualitativa. In: RAMIRES, Julio C. de L.; PESSÔA, Vera L.S.. (Org.). Geografia e pesquisa qualitativa: nas trilhas da investigação. 1ed.Uberlândia: Assis Editora, 2009, v. 1, p. 183-198.

  • BORGES, Maristela Corrêa . As origens da festa e da fé. In: I Simpósio Internacional e II Nacional sobre espacialidades e temporalidades de festas populares, 2013, Goiânia. Anais do I Simpósio Internacional e II Nacional sobre espacialidades e temporalidades de festas populares. Goiânia: Editora da UFG, 2013. v. 1. p. 10-25.

  • BORGES, Maristela Corrêa ; GENARO, F. . Os caminhos sociais, culturais e rituais no município de São Romão. In: 14º Encontro de Geógrafos da América Latina, 2013, Lima. Anais do 14º EGAL, 2013. v. 11. p. 20-40.

  • BORGES, Maristela Corrêa . O PAPEL DA MEMÓRIA NA (RE)PRODUÇÃO DAS PRÁTICAS DO CATOLICISMO POPULAR NAS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos, 2012, Belo Horizonte. Anais do XVII Encontro Nacional de Geógrafos, 2012.

  • BORGES, Maristela Corrêa . A Festa e a Reza - os espaços do catolicismo popular nas margens do rio São Francisco. In: IV Encontro das Ciências Sociais no Norte de Minas, 2012, Montes Claros. Anais do IV Encontro das Ciências Sociais no Norte de Minas, 2012.

  • BORGES, Maristela Corrêa . OS CAMINHOS DA FÉ ? UMA GEOGRAFIA DO CATOLICISMO POPULAR NAS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO. In: XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2012, Uberlândia. Anais do XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2012.

  • BORGES, Maristela Corrêa . AS ORIGENS DA FESTA E DA FÉ HISTORIAS E MEMÓRIAS DOS MITOS DO CONGADO. In: Enpecpop - Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação e Culturas Populares, 2011, Uberlândia. Anais do ENPECPOP, 2011.

  • BORGES, Maristela Corrêa . Lembrança do ritual - a importância da memória na constituição das práticas religiosas populares. In: XV Semana da Geografia, 2011, Uberlândia. Anais da XV Semana da Geografia, 2011.

  • BORGES, Maristela Corrêa ; BRANDÃO, Carlos Rodrigues . AS ERRÂNCIAS SOCIAIS, CULTURAIS E RITUAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO ROMÃO, NO NORTE DE MINAS GERAIS. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010, Porto Alegre. Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010.

  • BORGES, Maristela Corrêa . Os lugares da vida e ritual no município de São Romão. In: II Seminário Regional de Programas de Pós Graduação em Geografia, 2010, Uberlândia. Anais do II Seminário Regional de Programas de Pós Graduação em Geografia, 2010.

  • LEAL, A. F. ; BORGES, Maristela Corrêa . Brincar de fazer, se tornar ser: os lugares da infância numa comunidade tradicional - Barra do Pacuí, Ibiaí, MG. In: II Seminário Regional de Programas de Pós Graduação em Geografia, 2010, Uberlândia. Anais do II Seminário Regional de Programas de Pós Graduação em Geografia, 2010.

  • BORGES, Maristela Corrêa . A resistência do rural - os modos e os meios de vida rurais em uma cidade do norte de Minas Gerais. In: 2º Simpósio Nacional O Rural e o Urbano no Brasil, 2009, Rio de Janeiro. Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil, 2009.

  • BORGES, Maristela Corrêa . As tradições e os modos de vida rurais na cidade de São Romão, MG. In: V Encontro dos Povos do Cerrado, 2009, Pirapora. Anais do V Encontro dos Povos do Cerrado, 2009.

  • BORGES, Maristela Corrêa . Da cultura à cultura popular ? reflexões sobre as representações do povo. In: I Seminário Regional da Anpege - Centro Oeste e Triângulo Mineiro, 2008, Goiânia. Anais do I Seminário Regional da Anpege - Centro Oeste e Triângulo Mineiro, 2008. v. 1. p. 1-11.

  • BORGES, Maristela Corrêa . Educar: ousar utopias - da educação cidadã à educação que a pessoa cidadã cria. In: 5ª Semana Acadêmica e 4ª Semana do Servidor da UFU, 2008, Uberlândia. Anais da 5ª Semana Acadêmica e 4ª Semana do Servidor da UFU, 2008.

  • BORGES, Maristela Corrêa . Os desafios no ensino de Geografia nas séries iiniciais. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor, 2007, Uberlândia. Anais - VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor, 2007.

  • BORGES, Maristela Corrêa . Projeto Horta e Jardim. In: 9º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, 2007, Niterói. Anais do 9º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. Niterói: FEME, 2007. v. 1.

  • BORGES, Maristela Corrêa . APRENDER COM A DIFERENÇA CULTURA E ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO. In: Geoeducar - Encontro Municipal de Prática de Ensino em Geografia, 2011, Uberlândia. Geoeducar - Anais, 2011.

  • BORGES, Maristela Corrêa . Itinerários sociais, culturais e rituais no município de São Romão, norte de Minas Gerais. In: II Colóquio de Pesquisa Núcleos de Estudos Agrários e Territoriais, 2010, Uberlândia. Anais do II Colóquio de Pesquisa Núcleos de Estudos Agrários e Territoriais. Uberlândia, 2010.

  • BORGES, Maristela Corrêa . Os modos e os meios de vida rurais em uma cidade do norte de Minas Gerais. In: I Colóquio de Pesquisa Núcleo de Estudos Agrários e Territoriais - Laboratório de Geografia Agrária, 2009, Uberlândia. Anais do I Colóquio de Pesquisa Núcleos de Estudos Agrários e Territoriais. Uberlândia, 2009.

  • BORGES, Maristela Corrêa ; GENARO, F. . A diversidade de culturas, a cultura popular e algumas reflexões sobre a educação. In: X Encontro de pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste, 2010, Uberlândia. Caderno de Resumos do X Encontro de pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste. Uberlândia: FACED/UFU, 2010. v. 1. p. 203-204.

  • BORGES, Maristela Corrêa ; BRANDÃO, Carlos Rodrigues . Igualdade e diferença - as diversas culturas e a cultura popular. In: Colóquio Internacional (Des)envolvimento contra a pobreza, 2008, Montes Claros. Colóquio Internacional (Des)envolvimento Contra a Pobreza. Montes Claros: Editora Unimontes, 2008. v. 1. p. 40-40.

  • BORGES, Maristela Corrêa . Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor, 2007, Uberlândia. Anais do VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor, 2007.

  • BORGES, Maristela Corrêa . Projeto Horta e Jardim. In: 9º ENPEG, 2007, Niteroi. Anais do 9º ENPEG. Niterói: FEME, 2007. v. 1.

  • BORGES, Maristela Corrêa . O Desafio do Ensino dos Conteúdos da Geografia nas séries iniciais. In: 3º Congresso de Alfabetização, 2003, Uberlândia. Anais do 3º Congresso de Alfabetização. Uberlândia, 2003.

  • BORGES, Maristela Corrêa . Projeto Horta e Jardim - uma experiência de sucesso. In: 3º Congresso de Alfabetização, 2003, Uberlândia. Anais do 3º Congresso de Alfabetização. Uberlândia, 2003.

  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues ; BORGES, Maristela Corrêa . UM RISCO, UM LAGO, UM RIO - O RIO SÃO FRANCISCO E SUAS IMAGENS CARTOGRÁFICAS EM MAPAS ANTIGOS DO BRASIL E DAS AMÉRICAS. Revista Brasileira de Cartografia (Impresso) , 2013.

  • BORGES, Maristela Corrêa . Cine debate - Onde sonham as formigas verdes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, Maristela Corrêa . As origens da festa e da fé - Histórias e Memórias dos mitos do Congado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BORGES, Maristela Corrêa ; GENARO, F. . Os caminhos sociais, culturais e rituais no município de São Romão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, Maristela Corrêa . Os errantes do sagrado no município de São Romão ? uma experiência de observação participante. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Maristela Corrêa . A festa e a reza - os espaços do catolicismo popular nas margens do rio São Francisco. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, Maristela Corrêa . Os caminhos da fé - uma geografia do catolicismo popular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, Maristela Corrêa . O papel da memória na (re)produção das práticas do catolicismo popular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, Maristela Corrêa . Lembrança do ritual - a importância da memória na constituição das práticas religiosas populares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Maristela Corrêa . Aprender com a diferença - cultura e algumas reflexões sobre a educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, Maristela Corrêa . As origens da festa e da fé - Histórias e Memórias dos mitos do Congado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, Maristela Corrêa ; BRANDÃO, Carlos Rodrigues . As errâncias sociais, culturais e rituais no município de São Romão, no norte de Minas Gerais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Maristela Corrêa . Reflexões sobre a educação a partir da diversidade de culturas e da cultura popular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BORGES, Maristela Corrêa . Itinerários sociais, culturais e rituais no município de São Romão, norte de Minas Gerais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Maristela Corrêa . Os lugares de vida e ritual no município de São Romão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEAL, A. F. ; BORGES, Maristela Corrêa . Brincar de fazer, se tornar ser: os lugares da infância numa comunidade tradicional - Barra do Pacuí, Ibiaí, MGARRA DO PACUÍ -IBIAÍ/MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Maristela Corrêa ; ASSIS, D. M. M. . A errância e os lugares de vida e ritual no município de São Romão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Maristela Corrêa ; GENARO, F. . A diversidade de culturas, a cultura popular e algumas reflexões sobre a educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, Maristela Corrêa . Os modos e os meios de vida rurais em uma cidade do norte de Minas Gerais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Maristela Corrêa . A resistência do rural - os modos e os meios de vida rurais em uma cidade do norte de Minas Gerais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BORGES, Maristela Corrêa . As tradições e os modos de vida rurais na cidade de São Romão, MG. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Maristela Corrêa . Igualdade e Diferença: as diversas culturas e a cultura popular. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Maristela Corrêa . Da observação participante à participação observante. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Maristela Corrêa . Da cultura à cultura popular - reflexões sobre as representações do povo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Maristela Corrêa . EDUCAR: OUSAR UTOPIAS - DA EDUCAÇÃO CIDADÃ À EDUCAÇÃO QUE A PESSOA CIDADÃ CRIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Maristela Corrêa . Os Desafios do Ensino de Geografia nas séries iniciais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, Maristela Corrêa . Projeto Horta e Jardim. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, Maristela Corrêa . O desafio do ensino dos conteúdos da Geografia nas séries iniciais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BORGES, Maristela Corrêa . Oficina de pesquisa - sujeito agente. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORGES, Maristela Corrêa ; AMARO, F. R. . Oficina de pesquisa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, Maristela Corrêa . Os territórios da Festa e do Ritual. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, Maristela Corrêa . IGUALDADE E DIFERENÇA- a experiência humana, a diversidade de culturas e alguns dilemas para o educador. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, Maristela Corrêa . As diversas culturas e a Cultura Popular. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, Maristela Corrêa ; BORGES, B. ; GENARO, T. . Educação Ambiental através da Arte. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, Maristela Corrêa . Menino da Baixada. 1980 (publicação literária).

BORGES, Maristela Corrêa . Zé Pretim. 1980 (publicação literária).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2014

    Pessoa Sertão: cultura popular e patrimônio cultural no Alto Médio São Francisco, Descrição: Este projeto nasce, entre as tantas pesquisas já desenvolvidas e em desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisas Opará, da escrita de uma proposta de projeto, o Museu da Pessoa do Sertão, que já está dando os primeiros passos para sua implementação. Nasce da ação conjunta proposta no Museu da Pessoa do Sertão, em que sujeito de pesquisa deixa de ser apenas um sujeito-passivo e passa a agir conjuntamente. Com a proposta do Museu enfrentamos o desafio da reestruturação de nossas estratégias de pesquisa, de modo que os até então sujeitos de pesquisa deixam a passividade tradicional para atuarem, para se tronarem co-autores, para serem agentes e produzirem junto com os pesquisadores acadêmicos o trabalho de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . , Integrantes: Maristela Corrêa Borges - Integrante / Carlos Rodrigues Brandão - Integrante / Alessandra F. Leal - Integrante / Andréa Maria Narciso Rocha de Paula - Coordenador / Ângela Fagna Gomes de Souza - Integrante / Joycelaine Aparecida de Oliveira - Integrante / Geraldo Inácio Martins - Integrante / Samuel do Carmo Lima - Integrante / Marcelo Cervo Chelotti - Integrante / Fernanda Ribeiro Amaro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Cooperação.

  • 2011 - 2014

    Museu da Pessoa do Sertão: acervo de cultura popular e patrimônio cultural do Alto Médio São Francisco, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Rodrigues Brandão em 14/02/2013., Descrição: A proposta do presente projeto coloca-se no exato meio caminho entre dois projetos de pesquisa já concluídos, aprovados por suas fontes financiadoras. Estamos empenhados em construir no Norte de Minas algo mais perene, substantivo e aberto ao acesso de pessoas de dentro e fora da comunidade universitária. Como resultado de nossos anos de pesquisas de campo em diferentes comunidades tradicionais do Norte de Minas, conseguimos reunir um apreciável acervo de material de campo, entre fotografias, depoimentos gravados e filmagens, além de mais de sessenta relatórios de pesquisa. Nosso objetivo mais imediato, e que vale como uma etapa antecedente e preparatória da instauração de um Museu, é a coleta sistemática de todo o material obtido até o presente momento, acrescido da produção de novos materiais de sonorovisuais de campo, com foco sobre as culturas populares de comunidades ribeirinhas do Alto-Médio São Francisco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Maristela Corrêa Borges - Integrante / Carlos Rodrigues Brandão - Coordenador / Alessandra F. Leal - Integrante / Ângela Fagna Gomes de Souza - Integrante / Fernanda Ribeiro Amaro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Beira Vida Beira Rio: Cultura, cultura popular e patrimônio cultural no Alto Médio São Francisco, Descrição: Projeto de Estudos e Pesquisas com objetivo de analisar com ênfase os processos e alternativas de produção e de gestão de diferentes expressões de culturas patrimoniais em territórios de comunidades tradicionais de trechos mineiros do rio São Francisco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Maristela Corrêa Borges - Integrante / Carlos Rodrigues Brandão - Coordenador / Alessandra F. Leal - Integrante / Andréa Maria Narciso Rocha de Paula - Integrante / Ângela Fagna Gomes de Souza - Integrante / Joycelaine Aparecida de Oliveira - Integrante / Geraldo Inácio Martins - Integrante / Fernanda Ribeiro Amaro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    ?Etno-cartografias? do São Francisco: modos culturais de vida cotidiana, culturas locais e patrimônios culturais em/de comunidades tradicionais no Norte de Minas Gerais, Descrição: Esta pesquisa incide sobre modos de vida e de trabalho de populações rurais, e sobre as diferentes maneiras como este binômio vida-trabalho sustenta-se em e, ao mesmo tempo, gera unidades e sistemas de saberes, valores e práticas que se realizam como patrimônios materiais e imateriais de criação pessoal (um artista local do barro ou da viola), familiar ou comunitária. Pretende realizar também um conjunto integrado e sistêmico de documentação cartográfica, visual e sonora das culturas sertanejas envolvidas e um programa simples e viável de difusão e de aprofundamento de conhecimentos a respeito do sentido social presente da cultura popular, da salvaguarda de direitos sobre patrimônios culturais populares e de ações concretas, desde as próprias comunidades, na defesa de seus direitos culturais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Maristela Corrêa Borges - Integrante / Carlos Rodrigues Brandão - Coordenador / Alessandra F. Leal - Integrante / Andréa Maria Narciso Rocha de Paula - Integrante / Rodrigo Herles dos Santos - Integrante / Ângela Fagna Gomes de Souza - Integrante / Maria das Graças Campolina Cunha - Integrante / Fernanda Ribeiro Amaro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    OPARÁ, Descrição: O Grupo de Pesquisa Opará tem como objetivo a construção de cartografia social das populações tradicionais situadas no médio São Francisco visando visibilizá-las em espaços sociais e políticos mais amplos. Como segundo objetivo, imersão na vida social de oito comunidades cuja "etnicidade ecológica": vazanteiros, veredeiros, geraizeros e quilombolas, as distinguem de outras populações, procurando apreender e compreender os processos sociais vividos na interface com empreendimentos privados e públicos implantados no escopo do processo de desenvolvimento regional desde os anos 1970. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Maristela Corrêa Borges - Integrante / Carlos Rodrigues Brandão - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2017

    Escola Estadual David Campista

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 12

    Atividades

    • 07/2015

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 2013 - 2015

    Escola Estadual Messias Pedreiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora titular - efetiva, Carga horária: 16

    Atividades

    • 07/2013 - 07/2015

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 2011 - 2011

    Escola Municipal Profª Orlanda Neves Strack

    Vínculo: professora efetiva, Enquadramento Funcional: funcionária pública, Carga horária: 20

  • 2010 - 2010

    Escola Estadual Guiomar de Freitas Costa

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora designada, Carga horária: 20

  • 2007 - 2007

    Escola Estadual Guiomar de Freitas Costa

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico da Educação Básica, Carga horária: 30

  • 2006 - 2006

    Escola Estadual Guiomar de Freitas Costa

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

  • 2002 - 2004

    Escola Estadual Guiomar de Freitas Costa

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: auxiliar de educação, Carga horária: 40

  • 2002 - 2004

    Escola Estadual Guiomar de Freitas Costa

    Vínculo: professor voluntario, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora voluntária do Projeto Impactus - Cusinho Alternativo em convênio com a Associação de Moradores do Bairro Roosevelt

    Atividades

    • 02/2010 - 03/2010

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

    • 08/2007 - 12/2007

      Direção e administração, Secretaria, .,Cargo ou função, Assitente Técnico da Educação Básica.

    • 01/2006 - 12/2006

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

    • 03/2002 - 12/2004

      Direção e administração, Secretaria, .,Cargo ou função, Auxiliar de Educação.

    • 01/2002 - 12/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 2010 - 2010

    Escola Municipal Prof. Eurico Silva

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor contratado, Carga horária: 18

    Outras informações:
    Professora de Geografia do Ensino Fundamental - 6º à 9º anos

    Atividades

    • 02/2010 - 12/2010

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 2010 - 2010

    Fundação Conviver para Ser

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 9

    Outras informações:
    Professora de Geografia do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano

    Atividades

    • 03/2010 - 07/2010

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 2008 - 2008

    Escola Municipal dos Morenos

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor contratado, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 02/2008 - 11/2008

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 2007 - 2007

    Escola Estadual 6 de junho

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora designada, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/2007 - 10/2007

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 2003 - 2005

    Escola Municipal Profª Maria Leonor de Freitas Barbosa

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/2003 - 02/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências

  • 2002 - 2004

    Associação dos Moradores do Bairro Roosevelt

    Vínculo: professor voluntário, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Professora voluntária de Geografia, no cursinho pré-vestbular.

    Atividades

    • 02/2002 - 12/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 2001 - 2002

    Colegio Paulo Freire

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

    Atividades

    • 08/2001 - 12/2002

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 2010 - 2015

    Universidade Estadual de Montes Claros

    Vínculo: outro (projeto de pesquisa), Enquadramento Funcional: nenhum

  • 2008 - 2010

    Universidade Estadual de Montes Claros

    Vínculo: Outro (participante - UFU), Enquadramento Funcional: nenhum

  • 2012 - 2015

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: monitor de disciplina, Enquadramento Funcional: monitora, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Monitoria prestada nas disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Geografia, ministradas pelo Prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão

  • 2011 - 2015

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: PESQUISADORA

  • 2016 - 2017

    Universidade do Estado de Minas Gerais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora designada, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/2016

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia e História - metodologias e conteúdos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, Psicologia da Educação

  • 2017 - Atual

    Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2017

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia