Júlia Vaz Tostes Miluzzi de Oliveira

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA - 2015), onde concentrou especial atenção acadêmica às áreas de Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas, atuando como bolsista nas instituições EPAMIG/UFLA (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e LEMAF (Laboratório de Estudos em Manejo Florestal). Estagiou na empresa Klabin na unidade de Santa Catarina (área de Geoprocessamento do setor de planejamento) onde atuou na estruturação da base de estradas e modelagem de redes para a otimização de rotas. Possuí mestrado em Agronomia na área de concentração Sustentabilidade na Agricultura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS - 2018), onde se dedicou ao estudo da classificação automática de plantios de seringueira.

Informações coletadas do Lattes em 31/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Agronomia - Sustentabilidade na Agriculltura

2016 - 2018

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Título: Potencial de utilização de atributos espaciais no processo de classificação digital de plantios de seringueira no Mato Grosso do Sul,Ano de Obtenção: 2018
Erivaldo Jose Scaloppi Junior.Coorientador: Fausto Weimar Acerbi Junior. Bolsista do(a): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS, FUNDECT/MS, Brasil. Palavras-chave: Sensoriamento Remoto; random forest; hevea brasiliensis; landsat 8; semivariograma; heveicultura. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia / Especialidade: Fotogrametria. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Manejo Florestal / Especialidade: Fotointerpretação Florestal. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados; Produção Florestal; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Engenharia Florestal

2010 - 2015

Universidade Federal de Lavras
Título: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS APLICADOS NA OTIMIZAÇÃO DE ROTAS PARA O ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO FLORESTAL
Orientador: Fausto Weimar Acerbi Júnior

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2009

Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola

Ensino Fundamental (1º grau)

2003 - 2006

Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola

Formação complementar

2019 - 2019

Planejamento e Gestão de Projetos. (Carga horária: 16h). , UDEMY, UDEMY, Brasil.

2015 - 2015

Perícia Ambiental. (Carga horária: 20h). , Maxiambiental Treinamentos, MAXIAMBIENTAL, Brasil.

2012 - 2012

e-Cognition (processamento digital de imagens). (Carga horária: 40h). , Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, EPAMIG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica/Especialidade: Sensoriamento Remoto.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geoprocessamento.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Sistemas de Informações Geográficas.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Sustentabilidade.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: ..

Participação em eventos

XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Otimização de rotas para o transporte florestal através de ferramentas de um ambiente SIG. 2017. (Simpósio).

XI Semana Agronômica e IV Semana de Pesquisa da pós Graduação.ANATOMIA CAULINAR DE Schizolobium amazonicum SOB DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE REGULADORES DE CRESCIMENTO. 2016. (Simpósio).

GEOWEEK. 2015. (Outra).

Modelos de Agricultura e Sustentabilidade: Correlações ambientais e culturais. 2013. (Outra).

XIII Simpósio de Manejo de Doenças e Plantas. 2013. (Simpósio).

XI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.Quantificação de áreas cafeeiras através de imagens do satélite RapidEye dos municípios de são Gonçalo do Sapucaí, São Sebastião da Boa Vista e Piranguinho. 2013. (Seminário).

VI Semana de Conservação do Solo e Água. 2012. (Outra).

XXV Congresso de Iniciação Científica da UFLA. Qualidade de sementes de café produzidas na Fazenda Experimento de Três Pontas da EPAMIG sul de Minas. 2012. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Erivaldo José Scaloppi Junior

SCALOPPI JUNIOR, Erivaldo José; PONZONI, F.; BRITO, A.. Avaliação do Potencial de Utilização de Atributos Espaciais Inseridos no Processo de Caracterização Digital de Plantios de Seringueira no Mato Grosso do Sul. 2018. Dissertação (Mestrado em Agronomia - Sustentabilidade na Agriculltura) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Erivaldo José Scaloppi Junior

SCALOPPI JUNIOR, Erivaldo José; BRITO, A.; PONZONI, F.. Utilização de Atributos Espaciais e Espectrais na Classificação Automática de Plantios de Seringueira. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia - Sustentabilidade na Agriculltura) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Flávio Jorge Ponzoni

Scaloppi, E. J.; Acerbi, F. W.;PONZONI, F. J.; Brito, A.. POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DE ATRIBUTOS ESPACIAIS INSERIDOS NO PROCESSO DE CARACTERIZAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DIGITAL DE PLANTIOS DE SERINGUEIRA NO MATO GROSSO DO SUL. 2018. Dissertação (Mestrado em Agronomia - Sustentabilidade na Agriculltura) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Alan de Brito

BRITO, A.; PONZONI, F.; ACERBI-JUNIOR, F. W.; SCALOPPI, E.. Utilização de atributos espaciais e espectrais na classificação automática de plantios de seringueira. 2018. Dissertação (Mestrado em Agronomia - Sustentabilidade na Agriculltura) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Alan de Brito

BRITO, A.; PONZONI, F.; SCALOPPI, E.; ACERBI-JUNIOR, F. W.. Aplicação e avaliação de atributos espaciais ao processo de classificação automática de plantios de seringueira no Mato Grosso do Sul. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia - Sustentabilidade na Agriculltura) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Andressa Ribeiro

CARVALHO, L. M. T.;RIBEIRO, A.; CARVALHO, M. C.. Sistemas de Informação Geográficas aplicados na otimização de rotas para o escoamento da produção floresta. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras.

Mônica Canaan Carvalho

CARVALHO, L. M. T.;CARVALHO, M. C.; RIBEIRO, A.. Sistemas de Informações Geográficas aplicado na otimização de rotas para o escoamento da produção florestal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras.

Foi orientado por

Antônio Rodrigues Vieira

Sistema de integração e espacialização de resultados de pesquisa para a cafeicultura mineira; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Antônio Rodrigues Vieira

Sistema de integração e espacialização de resultados de pesquisa para a cafeicultura mineira; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Florestal) - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Rosangela Alves Tristão Borém

Identificação e mapeamento de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal degradadas em fazendas produtoras de café no Sul de Minas Gerais; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Rosângela Alves Tristão Borém;

Erivaldo José Scaloppi Junior

Potencial de utilização de atributos espaciais no processo de classificação digital de plantios de seringueira no Mato Grosso do Sul; 2018; Dissertação (Mestrado em Agronomia - Sustentabilidade na Agriculltura) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Erivaldo José Scaloppi Junior;

Fausto Weimar Acerbi Junior

Sistemas de informações geográficas aplicados na otimização de rotas para o escoamento da produção florestal; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Fausto Weimar Acerbi Júnior;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, J. V. T. M. ; SOUZA, C. M. ; ACERBI JUNIOR, F. W. . ADEQUAÇÃO DE BANCO DE DADOS E UTILIZAÇÃO DE ATRIBUTO DE HIERARQUIA NA GERAÇÃO DE ROTAS ÓTIMAS PARA O ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO FLORESTAL. In: Leonardo Tullio. (Org.). Aplicações e princípios de Sensoriamento Remoto. 1ed.Ponta Grosso - PR: Editora Atena, 2018, v. 1, p. 1-248.

  • SEPULVEDA NETO, P. ; OLIVEIRA, J. V. T. M. ; SOUZA, C. M. ; ACERBI JUNIOR, F. W. ; ABREU, R. O. S. . Adequação de banco de dados e utilização de atributo de hierarquia na geração de rotas ótimas para o escoamento da produção florestal. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, 2017, SANTOS/SP. XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR. São José dos Campos: INPE, 2017. p. 6296-6303.

  • SILVA, A. G. ; PAULA, R. C. M. ; OLIVEIRA, J. V. T. M. ; PEREIRA, T. C. C. ; COSTA, E. . Mudas de Ipê Amarelo produzidas em bancada com materiais refletores e substratos distintos. In: XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA, 2017, Maceió/AL. XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA. Jaboticabal/SP: Associação Brasileira de Engenharia Agrícola - SBEA, 2017.

  • OLIVEIRA, J. V. T. M. ; SEPULVEDA NETO, P. ; SOUZA, C. M. ; ACERBI JUNIOR, F. W. ; ABREU, R. O. S. . Otimização de rotas para o transporte florestal através de ferramentas de um ambiente SIG. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, 2017, SANTOS/SP. XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR. São José dos Campos: INPE, 2017. p. 6217-6225.

  • AMORIM, B. R. D. ; OLIVEIRA, J. V. T. M. ; ALMEIDA FILHO, J. R. ; CAPUTO, A. O. ; SOUZA, C. M. ; PEREIRA, A. A. ; ACERBI JUNIOR, F. W. . Análise de dados auxiliares relacionados a queimadas e desmatamentos detectados na região do Alto-Médio São Francisco. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa. XVII Seimpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015. p. 5187-5193.

  • OLIVEIRA, J. V. T. M. ; AMORIM, B. R. D. ; CAPUTO, A. O. ; ZUCAL, J. S. ; NERI, F. C. ; ALMEIDA FILHO, J. R. ; ACERBI JUNIOR, F. W. ; PEREIRA, A. A. . ANÁLISE MULTITEMPORAL DE QUEIMADAS DOS MUNICÍPIOS INSERIDOS NA REGIÃO DO ALTO-MÉDIO SÃO FRANCISCO. In: XI SENGEF- Seminário de Atualização em Sensoriamento Remoto e sistemas de Informações Geográficas aplicadas a Engenharia florestal, 2014, Curitiba- PR. XI Seminário de Atualização em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas Aplicados à Engenharia Florestal, 2014. p. 90-97.

  • OLIVEIRA, J. V. T. M. ; VIEIRA, A. R. ; SILVA, L. F. M. . Qualidade de sementes de café produzidas na Fazenda Experimental de Três Pontas da EPAMIG Sul de Minas. In: X Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2012, Belo Horizonte. X Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2012.

  • SEPULVEDA NETO, P. ; OLIVEIRA, J. V. T. M. ; MARUYAMA, W. I. ; CASTRO, M. L. O. G. . DETERMINAÇÃO DO FATOR DE FORMA DE CLONES DE EUCALIPTO CULTIVADO EM SISTEMA SILVIPASTORIL. In: XI Semana Agronômica de Cassilândia e IV Semana de Pesquisa da Pós-Graduação, 2016, Cassilândia/MS. XI Semana Agronômica de Cassilândia e IV Semana de Pesquisa da Pós-Graduação, 2016.

  • OLIVEIRA, J. V. T. M. ; SEPULVEDA NETO, P. ; PAULA, R. C. M. ; BINOTTI, F. F. S. . ANATOMIA CAULINAR DE Schizolobium amazonicum SOB DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE REGULADORES DE CRESCIMENTO. In: XI Semana Agronômica de Cassilândia e IV Semana de Pesquisa da Pós-Graduação, 2016, Cassilândia/MS. XI Semana Agronômica de Cassilândia e IV Semana de Pesquisa da Pós-Graduação, 2016.

  • OLIVEIRA, J. V. T. M. ; VIEIRA, A. R. ; VIEIRA, T. G. C. ; ALVES, H. M. R. ; VOLPATO, M. M. L. . Quantificação de áreas cafeeiras através de imagens do satélite RapidEye dos municípios de São Gonçalo do Sapucaí, São Sebastião da Bela Vista e Piranguinho. In: XXVI Congresso de Iniciação científica da UFLA, 2013, Lavras. Ensino, Pesquisa e Extensão: Qualidade de vida e inclusão social, 2013.

  • VIEIRA, A. R. ; OLIVEIRA, J. V. T. M. ; SILVA, L. F. M. . QUALIDADE FÍSICA E FISOLÓGICA DE SEMENTES DE CAFÉ PRODUZIDAS NA EPAMIG EM TRÊS PONTAS. In: XVIII Congresso Brasileiro de Sementes, 2013, Florianópolis. XVIII Congresso Brasileiro de Sementes, 2013.

  • SEPULVEDA NETO, P. ; OLIVEIRA, J. V. T. M. ; SOUZA, C. M. ; ACERBI JUNIOR, F. W. ; ABREU, R. O. S. . Adequação de banco de dados e utilização de atributo de hierarquia na geração de rotas ótimas para o escoamento da produção florestal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, J. V. T. M. ; SEPULVEDA NETO, P. ; SOUZA, C. M. ; ACERBI JUNIOR, F. W. ; ABREU, R. O. S. . Otimização de rotas para o transporte florestal através de ferramentas de um ambiente SIG. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, J. V. T. M. ; VIEIRA, A. R. ; VIEIRA, T. G. C. ; ALVES, H. M. R. ; VOLPATO, M. M. L. . Quantificação de áreas cafeeiras através de imagens do satélite RapidEye dos municípios de São Gonçalo do Sapucaí, São Sebastião da Bela Vista e Piranguinho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, J. V. T. M. ; VIEIRA, A. R. ; SILVA, L. F. M. . QUALIDADE DE SEMENTES DE CAFÉ PRODUZIDAS NA FAZENDA EXPERIMENTAL DA EPAMIG EM TRÊS PONTAS-MG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

OLIVEIRA, J. V. T. M. ; SEPULVEDA NETO, P. . Utilização de GPS em Ciências Agrárias. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    Caracterização da assinatura espectral de diferentes clones de Hevea brasiliensis para utilização na classificação automática, Descrição: O objetivo do projeto foi utilizar atributos espectrais em conjunto com atributos espaciais derivados de valores de funções de semivariância para classificar de forma automática plantios de seringueira utilizando o algoritmo de classificação não paramétrico Random Forest.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Júlia Vaz Tostes Miluzzi de Oliveira - Integrante / Erivaldo Jose Scaloppi Junior - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Sistema de integração e espacialização de resultados de pesquisa para a cafeicultura mineira, Descrição: Nos últimos dez anos, o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café) apoiou pesquisas envolvendo a cafeicultura mineira. O Programa Café da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) conta com esse apoio e tem gerado uma enorme quantidade de dados e informações científicas e tecnológicas em diversas áreas do conhecimento. O mapeamento do uso e ocupação da terra com café em Minas Gerais também foi realizado, com o apoio do Consórcio, por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ? INPE. Além dos resultados de pesquisas, outras fontes de dados também fornecem informações relevantes para a cafeicultura em Minas Gerais. Apesar da importância desses dados e informações para a cafeicultura mineira, os mesmos encontram-se isolados, visto que cada área do conhecimento forma sua própria base de dados. Essas bases individualizadas permitem apenas visões parciais e fragmentadas da cafeicultura e limitam os tipos de análise em que podem ser utilizadas. Outra questão relevante é que as informações disponíveis normalmente não são de fácil acesso aos gestores e sua utilização é dificultada pela complexidade das tecnologias e por incompatibilidades conceituais ou geográficas das diferentes fontes. Além disso, os pesquisadores possuem conhecimentos tácitos sobre a cafeicultura mineira, ou seja, conhecimentos adquiridos ao longo de suas carreiras (expertise knowledge) e que não estão formalizados, registrados ou documentados. Apesar de valioso, esse tipo de conhecimento é de difícil captura, registro e divulgação, exatamente por estar ligado à comunicação pessoal. Neste contexto, este projeto propõe integrar e organizar os resultados das pesquisas em cafeicultura mineira dos últimos dez anos, os dados secundários e o ?expertise knowledge? dos pesquisadores, numa única base de dados, facilmente acessível por toda cadeia produtiva do café. Acredita-se que as geotecnologias caracterizam-se como ferramentas eficientes para integrar, visualizar e disponibilizar os dados da cafeicultura mineira. A vantagem da utilização de banco de dados geográfico em relação ao comum é a possibilidade de se espacializar os dados, potencializando o entendimento abrangente da cafeicultura mineira. Essa base integrada em um SIG oferecerá uma visão abrangente desses resultados, subsidiando os programas de pesquisa, certificação, rastreabilidade, indicação geográfica e sustentabilidade da cafeicultura do Estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Júlia Vaz Tostes Miluzzi de Oliveira - Coordenador / Margarete Marin Lordelo Volpato - Integrante / Helena Maria Ramos Alves - Integrante / Antonio Rodrigues Vieira - Integrante / Tatiana Grossi Chquiloff Vieira - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Identificação e mapeamento de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal degradadas em fazendas produtoras de café, Descrição: Atualização do conhecimento científico nas áreas contempladas pelo projeto. Processamento de dados de campo e laboratório: alimentação do banco de dados geográficos, mapeamento do uso e cobertura do solo com uso de softwares, construção de mapas temáticos uso/ocupação do solo, altitude, declividade, hidrografia, malha viária, Área de Proteção Permanente (APP) e Reserva Legal (RL). Tabulação e interpretação dos dados coletados e análise dos resultados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Júlia Vaz Tostes Miluzzi de Oliveira - Coordenador / Rosângela Alves Tristão Borém - Integrante / Margarete Marin Lordelo Volpato - Integrante / Vicente Gualberto - Integrante / Geraldo César de Oliveira - Integrante / Helena Maria Ramos Alves - Integrante / Rubens Manoel dos Santos - Integrante / Mauricio Sérgio Zacarias - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2018

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - 2014

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

2015 - 2018

Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudando de mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.