Miranda Bartira Tagliari Rodrigues Nunes de Sousa

possui graduação em BACHARELADO EM INSTRUMENTO/CONTRABAIXO pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES (1997) e especialização em CAPACITAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA BRASILEIRA pela UNIVERSIDADE ANHEMBI-MORUMBI. Possui MESTRADO EM MÚSICA pela Unesp (Universidade estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). Atualmente é professora de música III - CONSERVATÓRIO MUNICIPAL DE GUARULHOS-SP, professor substituto de Contrabaixo na Usp/RP e músico convidado da Orquestra Sinfonica de Santos. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em PERFORMANCE e EDUCAÇÃO MUSICAL, atuando principalmente nos seguintes temas: performance, percepção musical, teoria musical, ensino de instrumento, regência orquestral.

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Música

2007 - 2009

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O Clube do Choro: Resgate e memória do choro paulistano na década de 70,Ano de Obtenção: 2010
Alberto T. Ikeda.Palavras-chave: musicologia histórica.

Especialização em CAPACITAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA BRASILEIRA

2005 - 2006

Universidade Anhembi Morumbi
Título: O cururu paulista do médio Tietê: a tradição e sua aplicabilidade didática
Orientador: Marli Batista Ávila

Graduação em BACHARELADO EM INSTRUMENTO

1994 - 1997

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTE

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

CONTRABAIXO LIVRO 5. (Carga horária: 18h). , ASSOCIAÇÃO SUZUKI DAS AMÉRICAS- DIVISÃO EUA.

2012 - 2012

HARMONIA. (Carga horária: 15h). , CONSERVATÓRIO MUSICAL DO BROOKLIN - SP.

2011 - 2011

CONTRABAIXO LIVRO 4. (Carga horária: 20h). , ASSOCIAÇÃO SUZUKI DAS AMÉRICAS- DIVISÃO ARGENTINA.

2011 - 2011

The Inner Game of Music. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Goiás.

2011 - 2011

CONTRASTES IV. (Carga horária: 40h). , ESCUELA DE CONTRABAJO AMBULANTE.

2010 - 2010

FILOSOFIA SUZUKI. (Carga horária: 20h). , ASSOCIAÇÃO SUZUKI DAS AMÉRICAS- DIVISÃO PERU.

2010 - 2010

CONTRABAIXO LIVRO 1 E 2. (Carga horária: 50h). , ASSOCIAÇÃO SUZUKI DAS AMÉRICAS- DIVISÃO PERU.

2006 - 2006

ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE O MÉTODO KODÁLY. , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2005 - 2005

ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE O MÉTODO KODÁLY. , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2000 - 2003

Extensão universitária em CONTRABAIXO ACÚSTICO. , UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTE.

1998 - 2000

Extensão universitária em Difusão Cultural-Contrabaixo. , Escola de Comunicações e Artes.

1996 - 1996

Contrabaixo acústico. , Oficina de Música de Curitiba.

1995 - 1995

Extensão universitária em Contrabaixo, Prática orquestral. , Escola de Música de Brasília.

1993 - 1993

Contrabaixo acústico. , Oficina de Música de Curitiba.

1993 - 1993

Contrabaixo, Prática Orquestral. , Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: EDUCAÇÃO MUSICAL.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI Seminário Nacional de Pesquisa em Música. 2011. (Congresso).

IX EINCO - Encontro internacional de Contrabaixistas.Participação em recitais. 2011. (Encontro).

X Encontro Regional da ABEM-Sul. A criaççao do Projeto pedagógico para o Conservatório de Guarulhos/SP: uma linha orientadora das práticas pedagógicas. 2007. (Congresso).

XVII Congresso da ANPPOM. Clube do Choro: música popular paulistana na década de 1970. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Lucila de Paz Ferrini

IKEDA, P. D. A. T.;SOUSA, MIRANDA B. T. R. N.. As Rodas de Choro da Contemporânea. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Sopros) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Andrezza Maria Eiras Ferrari

Lina Maria Noronha;SOUSA, MIRANDA B. T. R. N.. O Ensino Musical do Adolescente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Caliane Nascimento Piropo

Lina Maria Noronha;SOUSA, MIRANDA B. T. R. N.. A Prática da Flauta doce no Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Leonardo Leon dos Santos

Lina Maria Noronha;SOUSA, MIRANDA B. T. R. N.. A Escola sem Música: a queda do canto Orfeônico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Maína Queiroz dos Santos

Lina Maria Noronha;SOUSA, MIRANDA B. T. R. N.. A Pedagogia Dalcroze aplicada as crianças de 4 a 6 anos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Maitê Rodrigues Borges

Lina Maria Noronha;SOUSA, MIRANDA B. T. R. N.. Música na escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Romero José da Silva

Lina Maria Noronha;SOUSA, MIRANDA B. T. R. N.. A metáfora e a Ditadura na música de protesto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

SOUSA, MIRANDA B. T. R. N.; Emiliano Patarra. Teste de seleção e proficiência da orquestra Jovem Municipal de Guarulhos. 2007. Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo Augusto Castagna

IKEDA, A. T.; RAGO, A.;CASTAGNA, P. A.. O clube do choro de São Paulo: arquivo e memória da música popular na década de 1970. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação - Música) - Instituto de Artes - UNESP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Raquel Mendonça Martins

Aspectos da Obra de Garoto (Aníbal Augusto Sardinha) presentes na estruturação harmônica e rítmica da Bossa Nova; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Miranda Bartira Tagliari Rodrigues Nunes de Sousa;

Ronaldo Marchetti

Os Contracantos de Pixinguinha no sax Tenor; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Miranda Bartira Tagliari Rodrigues Nunes de Sousa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUSA, MIRANDA B. T. R. N. ; The Double Bass Class of the Conservatory of Guarulhos, São Paulo. Bass World; the Magazine of the International Society of Bassists, Dallas, Texas, p. 7 - 8, 01 jun. 2010.

  • SOUSA, MIRANDA B. T. R. N. ; IKEDA, P. D. A. T. . Clube do Choro: Música popular paulistana na década de 1970. In: XVII Congresso da ANPPOM, 2007, São Paulo. Anais do XVII Congresso da AQNPPOM, 2007.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUSA, MIRANDA B. T. R. N. ; Caderno de Ditado Musical. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL PARA ESTUDO DE PERCEPÇÃO MUSICAL).

SOUSA, MIRANDA B. T. R. N. ; CDs para Estudo de Percepção Musical. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cd para Estudo).

SOUSA, MIRANDA B. T. R. N. ; CD PARA ESTUDO DE PERCEPÇÃO MUSICAL. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL PARA ESTUDO DE PERCEPÇÃO MUSICAL).

Cleber Papa ; CARAMASCHI, R. ; PETRI, L. G. ; SOUSA, MIRANDA B. T. R. N. . Madame Butterfly Ópera Curta. 2014. Interpretação.

BASSIT, A. ; GALDINO, R. ; BRIAMONTE, M. ; SOUSA, MIRANDA B. T. R. N. . Operilda na Orquestra Amazônica. 2013. Interpretação.

Cleber Papa ; CARAMASCHI, R. ; SOUSA, MIRANDA B. T. R. N. . La Traviata ópera curta. 2011. Interpretação.

CASTRO, M. ; SOUSA, MIRANDA B. T. R. N. . Um Violinista no Telhado. 2012 (Musical).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • CONSERVATÓRIO MUNICIPAL DE GUARULHOS-SP. , av. tiradentes, 2521, macedo, 02832-001 - Guarulhos, SP - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Usp Ribeirão Preto

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Contrabaixo Acústico/Orquestra, Carga horária: 12

  • 2004 - Atual

    CONSERVATÓRIO MUNICIPAL DE GUARULHOS-SP

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MÚSICA III, Carga horária: 26

    Outras informações:
    PROFESSORA DE CONTRABAIXO E TEORIA MUSICAL

    Atividades

    • 08/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, CONTRABAIXO ACUSTICO, PRÁTICA DE CONJUNTO, TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL

  • 2008 - 2012

    Orquestra Sinfonica Municipal de Santos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: MUSICO DE FILA, Carga horária: 20

  • 2002 - 2006

    Orquestra Sinfonica Municipal de Santos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: MÚSICO DE FILA, Carga horária: 20

    Atividades

    • 04/2002

      Serviços técnicos especializados , DEORQ, .,Serviço realizado, MÚSICO DE FILA/CONTRABAIXISTA.

  • 2004 - 2007

    Faculdades Integradas Cantareira

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MÚSICA, Carga horária: 3

    Atividades

    • 01/2004 - 01/2007

      Ensino, MÚSICA POPULAR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PREPARATÓRIO PARA O VESTIBULAR, REFORÇO TEÓRICO, RÍTMICA

  • 2009 - 2010

    Faculdade Mozarteum de São Paulo

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Professor de Instrumento: Contrabaixo Disciplinas Teóricas: História da Música Brasileira, História da MPB

  • 2009 - 2010

    Escola de Música de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 20

  • 2008 - 2009

    Guri Santa Marcelina

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 20

  • 2003 - 2005

    Centro Educacional Unificado Aricanduva

    Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor de música, Carga horária: 4

    Atividades

    • 02/2003 - 12/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Prática de Big Band, Percepção Musical

  • 2006 - 2007

    Escola Municipal de Música de Taboão da Serra

    Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MÚSICA, Carga horária: 6

    Atividades

    • 02/2006 - 01/2007

      Ensino, MÚSICA, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, TEORIA MUSICAL

  • 2003 - 2003

    Faculdade Paulista de Artes

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 3

    Atividades

    • 06/2003 - 12/2003

      Ensino, Música, Musicoterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Rítmica, Percepção Musical