Erika Cristiane Pinheiro de Melo

Atualmente Bolsista do Programa Doutorado Pleno da CAPES, MEMBRO COLABORADOR DA EQUIPE DE INVESTIGAÇÃO DO CENTRO DE HISTÓRIA DA SOCIEDADE E DA CULTURA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, DOUTORANDA EM HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA pela Universidade de Coimbra sob a orientação do Professor Doutor Saul António Gomes, MESTRE EM HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA pela Universidade de Coimbra, com diploma reconhecido pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, possui graduação em LICENCIATURA PLENA E BACHARELADO EM HISTÓRIA pela Universidade Federal do Pará (2000). Docente efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Pará, Docente do Grupo Estácio/FCAT - FACULDADE DE CASTANHAL. Atuando principalmente nos seguintes temas: tradição, cultura, religião, Igreja e Idade Média.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutoramento em História Medieval

2014 - Atual

Universidade de Coimbra
Título: Práticas, representações e apropriações femininas nas crônicas mendicantes na Baixa Idade Média portuguesa: santidade, pecado e tentação.,
Orientador: Saul António Gomes Coelho da Silva
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: CLERO; crónicas; cultura; ENSINO; Idade Média; Igreja. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em História da Idade Média

2006 - 2008

Universidade de Coimbra
Título: Santas e Pecadoras - Ensaio acerca de algumas representações de mulheres na Baixa Idade Média.,Ano de Obtenção: 2008
Orientador: Saul António Gomes
Bolsista do(a): SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ, SEDUC, Brasil. Palavras-chave: CLERO; crónicas; mulher; religião; Igreja.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em LICENCIATURA PLENA E BACHARELADO EM HISTÓRIA

1995 - 2000

Universidade Federal do Pará
Título: OS PORÕES DE BELÉM : TRADICIONALISMO x MODERNIDADE NA PAISAGEM HÍBRIDA DA CIDADE
Orientador: JOSÉ MAIA BEZERRA NETO

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Capacitação em Informática Aplicada. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Educação do Estado do Pará, SEDUC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Sociedade e da Cultura.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Infância.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V CEDUCE - V COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO.GUARDIÕES DAS MEMÓRIAS: FORMAÇÃO DOCENTE E HISTÓRIA LOCAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO. 2018. (Outra).

II Encontro de Patrimônio Cultural e Sociedade.A ESTRADA DE FERRO DE BRAGANÇA - A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO PARA A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DO NORDESTE DO PARÁ. 2017. (Encontro).

International Medieval Meeting Lleida.. Maria ou Eva? As santas e as pecadoras, seus milagres e seus pecados na literatura mendicante medieval.. 2015. (Congresso).

Semana Acadêmica de História 2015. As representações das mulheres na Crónica da Ordem dos Frades Menores. 2015. (Congresso).

I Encontro Internacional de História Antiga e Medieval.SANTAS E PECADORAS ? ENSAIO ACERCA DE ALGUMAS REPRESENTAÇÕES DE MULHERES NA BAIXA IDADE MÉDIA.. 2014. (Encontro).

III Encontro Discente de História Antiga e Medieval.SANTAS E PECADORAS ? ENSAIO ACERCA DE ALGUMAS REPRESENTAÇÕES DE MULHERES NA BAIXA IDADE MÉDIA.. 2013. (Encontro).

I SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA.A CIÊNCIA E A CULTURA COMUM NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO E À COMUNICAÇÃO. 2012. (Simpósio).

I SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA.FONTES DE INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES À ELABORAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA. 2012. (Simpósio).

Estados Autoritários e Totalitários: Propaganda, Ideologia, Historiografia e Memória. 2007. (Seminário).

II Encontro de Estudos Medievais Luso-Brasileiros - Raízes Medievais do Portugal Moderno. 2007. (Encontro).

IV Colóquio Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano. 2007. (Outra).

Municipalismo: Uma realidade de ontem presente nos dias de hoje.. 2007. (Outra).

Prova do Prémio "Arquivo da Universidade de Coimbra - A Arte de Ler". 2007. (Outra).

Uma tarde no cartório do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.. 2007. (Outra).

PROJETO: CIDADANIA E SABER.PROJETO: CIDADANIA E SABER. 1998. (Encontro).

CICLO DE CONFERÊNCIAS DA HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL.CICLO DE CONFERÊNCIAS DA HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL. 1997. (Simpósio).

CURSO DE METODOLOGIA.CURSO: METODOLOGIA DO ENSINO DE PORTUGUÊS. 1997. (Oficina).

CURSO DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES DE JOVENS E ADULTOS.ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 1996. (Oficina).

EDUCAÇÃO E CULTURA: PROPOSTAS E DESAFIOS. 1996. (Encontro).

MEMÓRIA CULTURA E GESTÃO PÚBLICA. 1996. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Brenda Maria Freire Barroso

MELO, E. C. P.. ?O CONHECIMENTO RELIGIOSO DEVE TAMBÉM ESTAR DISPONÍVEL A TODOS QUE A ELE QUEIRAM TER ACESSO? HISTÓRICO, DEBATES E CONTRADIÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Estácio-Castanhal.

Aluno: LARISSA DE ALENCAR OLIVEIRA

MELO, E. C. P.. ?O CONHECIMENTO RELIGIOSO DEVE TAMBÉM ESTAR DISPONÍVEL A TODOS QUE A ELE QUEIRAM TER ACESSO? HISTÓRICO, DEBATES E CONTRADIÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Estácio-Castanhal.

Aluno: MARCOS AURÉLIO BRITO NASCIMENTO

SOUZA, A. P. V.;MELO, E. C. P.. O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MADRE MARIA VIGANÔ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM HISTÓRIA) - FACULDADE DE CASTANHAL.

Aluno: Thiago Carvalho Lima

MELO, E. C. P.; SOUZA, A. P. V.. O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MADRE MARIA VIGANÔ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM HISTÓRIA) - FACULDADE DE CASTANHAL.

Aluno: Leonardo de Souza Câmara

MELO, E. C. P.; SANTOS, G.. A CONSTRUÇÃO E APROPRIAÇÃO DOS DISCURSOS NAS RELAÇÕES DE PODERES ENTRE O MOVIMENTO DOS MINORITAS E A IGREJA ROMANA: O CARÁTER JURÍDICO NA VITA PRIMA DE TOMÁS DE CELANO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Neles Maia da Silva

MELO, E. C. P.; SANTOS, G.. IMPÉRIO ROMANO, IGREJA E CRISTIANISMOS: Relações de Poder na Construção das Identidades Cristãs no Século IV. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rafael Santos Ribeiro

MELO, E. C. P.; SANTOS, G.. A CONSTRUÇÃO DA SANTIDADE DE DOMINGO DE SILOS ATRAVÉS DO DISCURSO HAGIOGRÁFICO NA ?VITA DOMINICI SILIENSIS?: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONCEITO DE IDENTIDADE.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: CARLOS AUGUSTO OLIVEIRA COSTA SILVA

MELO, E. C. P.; SANTOS, C. R. F.. O CENTENÁRIO SOBRADO DOS MARTINS: MEMÓRIA E PATRIMÔNIO DA VILA DO APEÚ.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM HISTÓRIA) - FACULDADE DE CASTANHAL.

Aluno: CÉSAR AUGUSTO FERREIRA BESSA

MELO, E. C. P.; SANTOS, C. R. F.. O CENTENÁRIO SOBRADO DOS MARTINS: MEMÓRIA E PATRIMÔNIO DA VILA DO APEÚ.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM HISTÓRIA) - FACULDADE DE CASTANHAL.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

ALEXANDRE BOTELHO DE MELO

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA, POSTURA DO GESTOR DIANTE DOS ENTRAVES E POSSIBILIDADES DE EFETIVAÇÃO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

Almir J

FERREIRA DOS SANTOS; AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

ANA CLÉA DO Ó DE SOUSA

A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR PEDAGÓGICO NA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NAS SÉRIES INICIAIS: LEITURA E ESCRITA; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

ANTONIA EDISANGELA FREITAS

O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA FORMAÇÃO E MOTIVAÇÃO DO ALUNO NO ENSINO E APRENDIZAGEM: PESPECTIVAS PEDAGÓGICAS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

Daniele de Sousa Santos

TECNOLOGIAS EDUCATIVAS E O ENSINO DE INGLÊS: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENS; FUND; NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UEPA; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

Francisca S

LEMOS DE BRITO; GESTÃO DEMOCRÁTICA ADMINISTRATIVA: ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL E CONSTRUÇÃO, MUDANÇA NA ESCOLA; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

Francisca M

LOPES DE OLIVEIRA; GESTÃO DEMOCRATICA PARTICIPATIVA : DESAFIOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

GILCÉLIA MARIA A

NASCIMENTO; GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

José Nonato da Silva Neto

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA OBSERVAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR: E; E; E; F; M; ? SEVERIANO BENEDITO DE SOUSA?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

JOSETE ALVES E SILVA

GESTÃO DEMOCRÁTICA E O ENSINO PÚBLICO: O CONSELHO ESCOLAR NA E; E; E; F; M; ? CÔNEGO LEITÃO? NA CIDADE DE CASTANHAL; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

KIRLEANE ALENCAR COSTA

GESTÃO DEMOCRATICA DA EDUCAÇÃO NOVAS TENDÊNCIAS E AUTONOMIA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

LEIDIANE DA SILVA ROLIM

AS AÇÕES DO LIDER NA ESCOLA JOÃO BOTELHO SOUZA: PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

Lucielma do Nascimento Pereira

RELAÇÕES INTERPESSOAIS: A CONVIVÊNCIA ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO NO PROCESSO EDUCATIVO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

LUZIA MONTEIRO OLIVEIRA

GESTÃO PEDAGÓGICA E RESULTADOS EDUCACIONAIS:UM ESTUDO SOBRE O PROJETO E REFORÇO ESCOLAR NA E; M; E; F; ? RAIMUNDA MAIA CARVALHO? NA CIDADE DE CASTANHAL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

Marcos C

BARBOSA E SILVA; A IMPORTÂNCIA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA GESTÃO ESCOLAR; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

MARINETE LIMA DE MATOS

O PAPEL DO GESTOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO NAS SÉRIES INICIAIS: DESAFIOS PEDAGÓGICOS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

OZAIR SILVA DOS SANTOS

A GESTÃO DEMOCRÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO ALUNO CRITICO:ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

ROCILDA PINHO SOARES

AS RELAÇÕES HUMANAS NA GESTÃO DEMOCRÁTICA: FATOR DETERMINANTE PARA UMA ESCOLA DE QUALIDADE; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

TANIA Mª DA CRUZ SILVA

GESTÃO DEMOCRATICA: UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR NA ESC; EST; DE ENS; FUND; E MÉDIO ?GUAJARINA MENEZES SILVA? NA CIDADE DE PIRABAS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

VALDILEIDE BEZERRA SODRÉ

GESTÃO DEMOCRÁTICA A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO DA FAMÍLIA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

Evacir Vilefort Reis

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - FACULDADES MONTENEGRO; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

ARQUIMIMO DE OLIVEIRA CARDOSO JÚNIOR

A ROMARIA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ EM CASTANHAL: HISTÓRIA E CONTROLE ECLESIÁSTICO (1996-2005); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM HISTÓRIA) - FACULDADE DE CASTANHAL; Orientador: Erika Cristiane Pinheiro de Melo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MELO, E. C. P. . AS REPRESENTAÇÕES DA MULHERES NAS CRÔNICAS DA ORDEM DOS FRADES MENORES. In: El franciscanismo: Identidad y poder. Congreso Internacional, 2016, Priego de Córdoba. El franciscanismo: Identidad y poder. CÓRDOBA: Asociación Hispánica de Estudios Franciscanos, 2016. v. Único. p. 803-818.

  • MELO, E. C. P. ; MARTINS, L. R. L. ; ROCHA, V. H. M. ; VALE, J. B. C. . 'GUARDIÕES DAS MEMÓRIAS: FORMAÇÃO DOCENTE E HISTÓRIA LOCAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO.'. In: V CEDUCE - V COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO, 2018, RIO DE JANEIRO. V COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO,, 2018. v. 2.

  • MELO, E. C. P. ; AANDRADE, F. M. R. ; BLANCO, M. A. ; NUNEZ, M. B. . A CIÊNCIA E A CULTURA COMUM NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO E À COMUNICAÇÃO.. In: I Simpósio de estudos e pesquisas em ciências ambientais na Amazônia, 2012, Belém. ANAIS Resumos dos trabalhos aprovados - 2012, 2012. p. 28-28.

  • MELO, E. C. P. ; AANDRADE, F. M. R. ; BLANCO, M. A. ; NUNEZ, M. B. . FONTES DE INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES À ELABORAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA. In: I Simpósio de estudos e pesquisas em ciências ambientais na Amazônia, 2012, Belém. ANAIS Resumos dos trabalhos aprovados - 2012, 2012. p. 132-132.

  • MELO, E. C. P. ; VALE, J. B. C. ; MARTINS, L. R. L. ; ROCHA, V. H. M. . GUARDIÕES DAS MEMÓRIAS: FORMAÇÃO DOCENTE E HISTÓRIA LOCAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, E. C. P. . Santas e Pecadoras - Ensaio acerca de algumas representações de mulheres na Baixa Idade Média. 2008 (Dissertação de Mestrado).

  • MELO, E. C. P. . Os porões de Belém: Tradicionalismo X Modernidade na paisagem híbrida da cidade. 2000 (MONOGRAFIA).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE AMERICANO E SUA CONSTITUIÇÃO COMO MONUMENTO REPRESENTANTE DE UMA IMPORTANTE MEMÓRIA LOCAL., Descrição: O projeto de pesquisa que ora se apresenta, tem como objetivo a proposta de investigação sobre a história da Vila de Americano e visa salientar a importância da preservação da memória tendo como foco a antiga estação ferroviária da Vila de Americano pertencente ao município de Santa Izabel e sua contribuição para o processo formação da comunidade local. Esta proposta aponta para a sugestão de fatores que podem influenciar a população local a enxergar a importância de se preservar este monumento com o intuito de resgatar tal patrimônio memorial apontando para soluções que valorizem e retirem este monumento do silenciamento como representação memorial da antiga estação ferroviária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Erika Cristiane Pinheiro de Melo - Coordenador / CAIO ZACARIAS LOPES DE LIMA - Integrante / ALEF DE JESUS MACHADO - Integrante / HUGO D?LEON LUNA MAIA ALENCAR - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

Mestrado em História da Idade Média., Universidade de Coimbra.

2000

LICENCIATURA PLENA E BACHARELADO EM HISTORIA, UFPA.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Escola de Ensino Fundamental e Médio Cônego Leitão, SEDUC. , rodovia augusto motenegro km 9, Icoaraci, 66000000 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 2115008, Fax: (91) 2115182, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Estácio/FCAT - Faculdade de Castanhal

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DO CURSO DE HISTÓRIA, Carga horária: 10

    Outras informações:
    COORDENADORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA. GERENCIA ATIVIDADES CURRICULARES, PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO.

  • 2015 - Atual

    Estácio/FCAT - Faculdade de Castanhal

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Professora Titular das Cadeiras de Amazônia Colonial, Antiga, Medieval, Moderna, Contemporânea, Estágio Curricular Supervisionado, Arqueologia e Introdução à História.

  • 2010 - Atual

    Universidade de Coimbra

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: MEMBRO COLABORADOR, Carga horária: 5

    Outras informações:
    INDICADA PELO INVESTIGADOR RESPONSÁVEL DO CENTRO DE HITÓRIA DA SOCIEDADE E DA CULTURA DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA COMO MEMBRO COLABORADOR DA SUA EQUIPE DE INVESTIGAÇÃO.

  • 2010 - Atual

    Universidade de Coimbra

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Investigador, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Membro da equipe de investigação do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Faculdade de Letras.

  • 2012 - Atual

    Secretaria de Educação do Estado do Pará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Programa Mais Educação, Carga horária: 10

    Outras informações:
    O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

  • 2001 - Atual

    Secretaria de Educação do Estado do Pará

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ATUALMENTE COORDENADORA DO PROGRAMA "MAIS EDUCAÇÃO"

    Atividades

    • 05/2001

      Ensino,,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA GERAL

  • 2012 - 2015

    Faculdade de Castanhal

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Professora Titular das Cadeiras de Amazônia Colonial, Antiga, Medieval, Moderna, Contemporânea, Estágio Curricular Supervisionado, Arqueologia e Introdução à História.

  • 2012 - 2015

    Faculdade de Castanhal

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Orientador, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Linha de Pesquisa - História e Cultura do Nordeste do Pará

    Atividades

    • 08/2014 - 11/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Colegiado de História, .,Linhas de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal do Oeste do Pará

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador-Colaborador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    HISTÓRIA MEDIEVAL

  • 2010 - 2011

    FAEME

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Ministrou as disciplina de História da África e História da América