Paula Priscila Braga

Professora da UFABC na área de Filosofia (Estética), é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (1990) e em Artes Plásticas pela University of Illinois (1999). Possui mestrado em História da Arte (Masters of Arts) pela University of Illinois (2001) e doutorado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2007). Em 2012 concluiu o pós-doutorado no Instituto de Artes da UNICAMP na área de Teoria da Arte, com uma pesquisa sobre a arte na era das redes de comunicação. Trabalhou em instituições de arte brasileiras e no Krannert Art Museum (EUA). Seus projetos e publicações concentram-se em arte contemporânea brasileira e na pesquisa sobre arte e subjetividade, incluindo investigações no campo da psicanálise.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Filosofia

2003 - 2007

Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
Título: A Trama da Terra que Treme: Multiplicidade em Hélio Oiticica
Celso Fernando Favaretto. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Hélio Oiticica; Nietzsche; Construtivismo.

Mestrado em MFA (Master of Arts)

1999 - 2001

University of Illinois
Título: The Parangolés of Hélio Oiticica: Nietzsche's Übermensch in the Brazilian Slums,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Jonathan Fineberg
Palavras-chave: Hélio Oiticica; Nietzsche; Parangolé.

Graduação em Bachelor of Fine Arts in Painting

1996 - 1999

University of Illinois - System

Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação

1987 - 1990

Universidade de São Paulo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2010 - 2012

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 -

Formação em Psicanálise. (Carga horária: 1024h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.

2012 - 2012

Curatorial intensive - Inhotim. (Carga horária: 40h). , ICI - Independet Curators international, ICI, Estados Unidos.

1995 - 1995

English as a Foreign Language. (Carga horária: 360h). , University of Illinois, UIUC, Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: HISTÓRIA DA ARTE.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARANTES, P. ; BRAGA, P. P. ; CYPRIANO, F. . Seminário internacional de Arte Contemporânea: Urgências na Arte - Comissão Cientifica. 2017. (Congresso).

AVELAR, A. C. ; BRAGA, P. P. . III Colóquio de Teoria e Crítica de Arte - comissão científica. 2016. (Congresso).

COUTO,Maria de Fatima Morethy ; BRAGA, P. P. . Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2011. (Congresso).

BOUSSO, Daniela ; GROSSMANN, Martin ; BRAGA, P. P. . Primeiro Simpósio Internacional do Paço das Artes, Padrões aos Pedaços: O pensamento contemporâneo na arte. 2005. (Congresso).

BRAGA, P. P. . The Art of Theremin: concerto e discussão sobre música eletrônica tocada em theremin.. 2000. (Concerto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Espacios de Imersión.Proposing to propose. 2018. (Encontro).

I Semana de Arte, Cultura e Tecnologia da UFABC.Tecnologia da imagem construindo formas de pensar o mundo. 2018. (Encontro).

XXXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.O lago de Narciso: auto-objetificação na fotografia contemporânea. 2018. (Simpósio).

Seis curadores II - espaço Marieta.A cidade, a política e a mutação da arte. 2017. (Encontro).

II Colóquio Cidades - FFLCH - USP.Subjetividade e Representação no Espaço comum. 2016. (Simpósio).

III Colóquio de Teoria e Crítica de Arte.Textos criticos sobre a 32a bienal de Sao Paulo: uma analise. 2016. (Simpósio).

II Semana de Filosofia da UFABC.A obra de arte na era da tecnologia digital. 2016. (Encontro).

VII Seminário Internacional de Políticas Culturais.Rede CEUs de Cineclubes: cinema e estado democrático. 2016. (Seminário).

XVII Encontro Nacional da ANPOF. Fotografia, sujeito e perspectiva: das linhas convergentes à multiplicidade das linhas. 2016. (Congresso).

A Morte em Obras - transformações no campo das artes.Depois da morte do autor. 2014. (Simpósio).

Colóquio: A Morte em Obras - Transformações no campo das artes, FFLCH-USP,.Depois da morte do autor. 2014. (Simpósio).

Design and Product Development for Innovation.Connecting People in a creative and inclusive world. 2014. (Simpósio).

I Colóquio de Filosofia Alemã da UFABC.Nietzsche e Teoria Crítica. 2014. (Encontro).

Columbia University - Hélio Oiticica in New York City: Babylonests, Cosmococas, and other Projects at the Threshold of Art, Cinema and Architecture.The White Galaxy. 2013. (Seminário).

MAC USP - 8o Seminário Arte, Cultura e Fotografia: a imagem e seus suportes.A fotografia na obra de Hélio Oiticica. 2013. (Seminário).

ANPAP.Deslocamentos e (des)territórios: fronteiras entre arte e vida. 2012. (Encontro).

CBHA.Arte cointemporânea: arquivamento e distribuição em rede como categorias estéticas para além do novo.. 2012. (Simpósio).

ANPAP - Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Pásticas. Manual de Subjetividade nas obras de Luiz hermano e Marcelo Silveira. 2011. (Congresso).

Aula CAP5231 (pos-grad ECA/USP).Hélio Oiticica: entre o moderno e o contemporâneo. 2011. (Encontro).

II Semana de História da Arte da UNIFESP.Arte nos tempos de chumbo. 2011. (Encontro).

Seminário - Qual é o lugar da invenção de Hélio Oiticica na crítica de arte? - Brasília.Qual é o lugar da invenção de Hélio Oiticica na crítica de arte?. 2011. (Seminário).

Aula - O curador na galeria - ECA-USP.O curador na galeria. 2010. (Encontro).

Aula - O curador na galeria - UNIFESP.O curador na galeria. 2010. (Encontro).

Colóquio Brasileiro de História da Arte. A rede como suporte: Oiticica, Bruscky, Meireles, Basbaum. 2010. (Congresso).

Seminário - ?Qual é o lugar da invenção de Hélio Oiticica na crítica de arte?? - Rio de Janeiro.Qual É o Lugar da Invenção de Hélio Oiticica na Crítica de Arte?. 2010. (Seminário).

Seminário - ?Qual é o lugar da invenção de Hélio Oiticica na crítica de arte?? - São Paulo.Qual É o Lugar da Invenção de Hélio Oiticica na Crítica de Arte?. 2010. (Seminário).

Seminário Nacional - O Ofício do Curador - UFRGS.O curador na galeria. 2010. (Seminário).

Seminário Verbo Conjugado - CCSP.O que pode o corpo. 2010. (Seminário).

Aula na disciplina CAP 5231 (pós-graduação, ECA/USP).Hélio Oiticica e o Conceitualismo. 2009. (Encontro).

Forum on Transnational Latin American Art.Hélio POiticicas Newyorkaises: Book, Web, and Mental Structure. 2009. (Simpósio).

Trienal de Chile.Cosmococas, Newyorkaises y Magic Squares: la producción de Hélio Oiticica de 1972-1978. 2009. (Simpósio).

IX seminário internacional Arte e Cultura na Sociedade Contemporânea - SENAC.O tecido da arte na obra de Hélio Oiticica. 2008. (Seminário).

Palestra para alunos de graduação - A obra de Hélio Oiticica (Faculdade de Belas Artes).A arte de Hélio Oiticica. 2008. (Encontro).

Palestra para alunos de graduação - Fios Soltos: a arte de Hélio Oiticica (UNICAMP).Fios Soltos: A Arte de Hélio Oiticica. 2008. (Encontro).

Encontro Internacional Situação Estética #3 Estética e Política. 2005. (Encontro).

II Workshop TIDIA.Fórum Permanente na incubadora da FAPESP. 2005. (Oficina).

Tão Sério quanto o Prazer, oficina de curadoria com Chus Martinez no Paço das Artes. 2005. (Oficina).

XV Encontros Nietzsche - Colóquio Nietzsche: caminhos percorridos e terras incógnitas.A presença de Nietzsche na obra de Hélio Oiticica. 2003. (Outra).

IV Simpósio Internacional de Filosofia ASSIM FALOU NIETZSCHE.Os parangolés de Hélio Oiticica: Nietzsche entra no samba. 2001. (Simpósio).

V Colóquio de Iniciação Científica (IME-USP).Convergência uniforme e convergência de gráficos. 1988. (Outra).

IV Colóquio de Iniciação Científica (IME-USP).Integrabilidade segundo Riemann. 1987. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Amanda Oliveira Moreto

BRAGA, P. P.; BENITES, N. R.; MOTA, L. M. H.. Dissecação da Arte: a medicina na obra de Adriana Varejão. 2019. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia Experimental Aplicada Às Zoonoses) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pedro Henrique Carquejeiro

FAVARETTO, Celso; CARVALHO, M.;BRAGA, P. P.. PERSPECTIVA LINEAR:PERCEPÇÃO DO ESPAÇO, PERCEPÇÃO DE SI. 2019. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Thais Macedo Gurgel

FAVARETTO, Celso;BRAGA, P. P.; VIANNA, R. S.. Exposição e texto na arte contemporânea. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernanda Albuquerque de Almeida

BRAGA, P. P.; FABBRINI, R.; MATUCK, A.; LOPES, Ruy Sardinha; SILVA, Mateus Araújo; PRADO, G.. Imagens de tempo nas poéticas tecnológicas de Harun Farocki, Bill Viola e Anthony McCall. 2019. Tese (Doutorado em Interunidades em Estética, e História da Arte) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Amanda Saba Ruggiero

BRAGA, P. P.; FARIAS, Agnaldo; LOURENCO, M. C. F.; Wisnik, Guilherme; Ferreira, Gloria. Elos e assimetrias na recepção de Hélio Oiticica. 2014. Tese (Doutorado em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vanessa Rosa Machado

BRAGA, P. P.; FAVARETTO, Celso; BUZZAR, Miguel Antonio; LOPES, Ruy Sardinha; SANTOS, Fabio L. S.. Dos Parangolés ao Eat me: a gula ou a luxúria - mutações do popular na produção de Lina Bo Bardi, Hélio Oiticica e Lygia Pape. 2014. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP/S.Carlos.

Aluno: Fernanda Albuquerque de Almeida

BRAGA, P. P.; FABBRINI, R.; MATUCK, A.. Simulação: Imagens de tempo nas poéticas tecnológicas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Edgard Balista Damiani

BRAGA, P. P.; GOIS, J. P.; BATAGELO, H. C.. A-mesh: an artistic cuboid-based system to 3-d modeling. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Rodrigo Peronti Santiago

SANTOS, F. L. S.; LOPES, Ruy Sardinha;BRAGA, P. P.. Cultura e novas apropriacoes do espaco urbano: Nova York e Salvador.?. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Renata Cristina de Oliveira Maia Zago

BRAGA, P. P.; COUTO,Maria de Fatima Morethy; OLIVEIRA, Emerson Dionísio Gomes de. As Bienais Nacionais de São Paulo: 1970-1976. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Thais Macedo Gurgel

BRAGA, P. P.; FAVARETTO, Celso; FARIAS, Agnaldo. O museu de arte, a exposição e o texto. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Barbara Maffei

BRAGA, P. P.; ZANETTE, L.. Traquitana. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Visuais) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Aluno: Denise Alves Rodrigues de Oliveira

BRAGA, P. P.; ZANETTE, L.. Sinistro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Visuais) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Aluno: Paula Zacaro

BRAGA, P. P.; ZANETTE, L.. Arapuca. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Visuais) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Aluno: Mônica Cristina Junqueira Berto

BRAGA, P. P.; JALLAGEAS, Neide; AMED, Fernando José. Ser Corpo: estudos territoriais com imagens e sons. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Visuais) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Aluno: Cássia Takahashi Hosni

BRAGA, P. P.; JALLAGEAS, Neide; AMED, Fernando José. Sobre a ausência: reflexões audiovisuais no espaço-tempo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Visuais) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Aluno: Jessica Mendes Salles

BRAGA, P. P.; JALLAGEAS, Neide; AMED, Fernando José. Lumen: um ernsaio sobre a poética da luz. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Visuais) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Aluno: Erêndira Oliveira

BRAGA, P. P.; JALLAGEAS, Neide; AMED, Fernando José. Cem anos de solidão: investigações sobre imagem e som no espaço. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Visuais) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Aluno: Simone Alves Ferreira

BRAGA, P. P.; CARNEIRO, Beatriz Scigliano; JALLAGEAS, Neide. Espaço-abrigo: zona de reflexão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Visuais) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Aluno: Leticia Cocciolito

BRAGA, P. P.; BOUSSO, Daniela; KUNSCH, Margarida. Projeto Experimental - Baluarte, Assessoria de Comunicação para Paço das Artes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

ALVES, C.; SPINELLI, J.;BRAGA, P. P.. Salão de Artes da Praia Grande. 2013.

BRAGA, P. P.; SPINELLI, J.. Salão de Artes dos artistas sem galeria. 2013.

BRAGA, P. P.; ARANTES, P.; Josué Mattos; Cretti, Claudio; LOPES, Fernanda. Pré-seleção Temporada de Projetos Paço das Artes. 2010. Paço das Artes - São Paulo.

BRAGA, P. P.; BOUSSO, Daniela; ALZUGARAY, P.; CHIARELLI, T.; OLIVA, F.; ARANTES, P.; SANTOS, A.; HARUM, M.. Júri da Temporada de Projetos - Paço das Artes. 2008. Paço das Artes - São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Leon Kossovitch

FAVARETTO, Celso Fernando;KOSSOVITCH, L.; FABBRINI, Ricardo Nascimento; COUTO, Maria de Fátima Morethy. A trama da terra que treme: multiplicidade em Hélio Oiticica. 2007. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Ricardo Nascimento Fabbrini

FAVARETTO, Celso Fernando; KOSSOVITCH, Leon; COUTO, Maria de Fátima Morethy; HUCHET, Stéphane.;FABBRINI, R. N.. A trama da terra que treme: multiplicidade em Hélio Oiticica. 2007. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Celso Fernando Favaretto

KOSSOVITCH, Leon; FABBRINI, Ricardo Nascimento; HUCHET Stéphane; COUTO Maria de Fátima Morethy;FAVARETTO, C. F.. A trama da terra que Treme: Multiplicidade em Hélio Oiticica. 2007. Tese (Doutorado em Filosofia) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Celso Fernando Favaretto

FAVARETTO, C. F.; FABRINI, Ricardo Nascimento; KOSSOVITCH, L.. A Trama da Terra que Treme: multiplicidade em Hélio Oiticica. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Maria de Fátima Morethy Couto

FAVARETTO, C.;COUTO, M. F. M.; FABBRINI, R. N.; HUCHET, S.; KOSSOVITCH, L.. A trama da terra que treme: multiplicidade em Hélio Oiticica. 2007. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Stéphane Denis Albert René Philippe Huchet

FAVARETTO, C.;HUCHET, Stéphane Denis Albert René Philippe; KOSSOVITCH, L.; FABBRINI, R.; COUTO, M. F. M.. A TRAMA DA TERRA QUE TREME: MULTIPLICIDADE EM HELIO OITICICA. 2007. Tese (Doutorado em Faculdade de Filosofia) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Tamara Portis

A arte ambiental no Brasil: a imanência em Hélio Oiticica e a transcendência em Ernesto Neto; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC; (Orientador);

Pedro Henrique Carquejeiro

PERSPECTIVA LINEAR:PERCEPÇÃO DO ESPAÇO, PERCEPÇÃO DE SI; 2019; Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do ABC,; Orientador: Paula Priscila Braga;

Guilherme Guimarães Sebastião

Paisagem e Arte Contemporânea: um estudo sobre as relações entre visão e paisagem a partir da obra de Anne Cauquelin; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Paula Priscila Braga;

Vinicius Ramos Pires

Revolta, moral e terror: em busca de uma concepção de história na obra de Albert Camus; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paula Priscila Braga;

Rennan Willian da Silva

Histórias em quadrinhos e os ideários imagéticos no Oriente e Ocidente; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Paula Priscila Braga;

Pedro Henrique Carquejeiro

Perspectiva Renascentista e Modernidade; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, PIC/UFABC; Orientador: Paula Priscila Braga;

Jamile Queiroz Gomes

Nietzsche e o caso Wagner: da metafisica do artista a politica; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, PIC/UFABC; Orientador: Paula Priscila Braga;

Rafael Pereira da Silva

Politicas Culturais no ABC Paulista; 2015; Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, PIC/UFABC; Orientador: Paula Priscila Braga;

Raquel Barbosa da Silva

Arte da Performance e suas implicacoes: uma reflexao sobre as experiencias de Flavio de Carvalho no Brasil; 2015; Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC; Orientador: Paula Priscila Braga;

Ingra Lopes Maia

O sujeito e o corpo: percepcao atraves da arte e suas fronteiras com a moda; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paula Priscila Braga;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leon Kossovitch

"A trama da terra que treme: multiplicidade em Hélio Oiticica"; 2007; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Leon Kossovitch;

Celso Fernando Favaretto

A Trama da Terra que treme: multiplicidade em Hélio Oiticica; 2007; Tese (Doutorado em Filosofia) - Fac; de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP,; Orientador: Celso Fernando Favaretto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRAGA, P. P. . Os sentidos e a urgência de transformação. REVISTA POIÉSIS , v. 20, p. 29, 2019.

  • BRAGA, P. P. . Para um jovem sem expectativa de futuro: uma proposta a partir da fotografia de Carlos Zílio. Zum - Revista semestral de fotografia do Instituto Moreira Salles , v. 9, p. 138-149, 2019.

  • BRAGA, P. P. . A cor da MÚSICA: há uma metafísica em Hélio Oiticica. ARS (SÃO PAULO) , v. 15, p. 49-62, 2017.

  • BRAGA, P. P. . Nova objetividade e nova subjetividade: Hélio Oiticica rumo ao coletivo. MODOS , v. 1, p. 123-135, 2017.

  • GOMES, J. ; BRAGA, P. P. . Nietzsche e O Caso Wagner: da metafísica do artista à política. REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA , v. 4, p. 166-183, 2017.

  • BRAGA, P. P. . A cidade, a política e a mutação da arte: entre Hélio Oiticica e Cripta Djan. ARQUITEXTOS (SÃO PAULO) , v. 18, p. formato digital, 2017.

  • BRAGA, P. P. . O branco supra-sensorial de Hélio Oiticica. Concinnitas (Rio de Janeiro. Impresso) , v. 16, p. 129-139, 2010.

  • BRAGA, P. P. . La red como soporte: Oiticica, Bruscky, Meireles, Basbaum. Ramona (Buenos Aires) , v. 92, p. 26-30, 2009.

  • BRAGA, P. P. . Marcel, Rrose Sélavy, Eros: Él Ella Eso. Ramona (Buenos Aires) , v. 85, p. 35-41, 2008.

  • PAZ-TRILLO, Christian ; WASSERMANN, Renata ; BRAGA, P. P. . An information retrieval application using ontologies. Journal of the Brazilian Computer Society , Porto Alegre, Brasil, v. 11, p. 17-31, 2005.

  • BRAGA, P. P. . A linguagem em Nietzsche: As Palavras e os Pensamentos. Cadernos Nietzsche , São Paulo, v. 14, p. 71-82, 2003.

  • BRAGA, P. P. . Hélio Oiticica and the Parangolés: (Ad)dressing Nietzsche's Ubermensch. Third Text , Londres, v. 17, n.1, p. 43-52, 2003.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRAGA, P. P. . Parecerista FAPESP. 2018.

BRAGA, P. P. . Parecerista Editora da Unifesp. 2018.

BRAGA, P. P. . Parecerista FAPESP. 2017.

BRAGA, P. P. . Parecerista FAPESP. 2016.

BRAGA, P. P. . Parecerista Revista GESCAL. 2016.

BRAGA, P. P. . Parecerista Revista ARS. 2016.

BRAGA, P. P. . Parecerista FAPESP. 2015.

BRAGA, P. P. . Parecerista FAPESP. 2014.

BRAGA, P. P. . Parecerista FAPESP. 2013.

BRAGA, P. P. . Infográficos Mestres do Renascimento - Portal IG. 2013.

BRAGA, P. P. . Conselho curatorial - Zipper galeria. 2012.

BRAGA, P. P. . Assistência de Curadoria - Cultura Brasileira I - Casa das Rosas. 2001.

BRAGA, P. P. . Assistente de Curadoria - Lipchitz and the Avant-Garde (Krannert Art Museum - EUA). 2000.

PAZ-TRILLO, Christian ; BRAGA, P. P. ; WASSERMANN, Renata . OnAIR - Converse com o Artista. 2004.

BRAGA, P. P. . GCMS - Golf Course Management System. 1999.

BRAGA, P. P. ; FELDON, M. . Destrinchando a Arte Contemporânea. 2015.

BRAGA, P. P. . Mestres do Renascimento. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

BRAGA, P. P. . Diverso: Hélio Oiticica. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BRAGA, P. P. . Hélio Oiticica: museu é o mundo. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BRAGA, P. P. . Textos críticos - Paula Braga. 2012; Tema: Crítica de arte. (Site).

BRAGA, P. P. ; MARUNO, G. . Rede CEUS de Cineclubes. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

BRAGA, P. P. . Rumos Itaú - Arte nos anos 1960. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, P. P. . Experiência 2012 - coordenação e docência. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRAGA, P. P. ; FAVARETTO, Celso ; FABBRINI, Ricardo ; RECAMAN, Luiz . MASP - Arte Contemporânea. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, P. P. . Rede de artista: arte na era da virtualidade das relações sociais. 2012. (Relatório de pesquisa).

BRAGA, P. P. . MASP - Do Realismo ao Surrealismo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, P. P. . Experiência 2011 - Itaú Cultural - coordenação e docência. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRAGA, P. P. . MASP - Arte Contemporânea. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, P. P. ; COUTO,Maria de Fatima Morethy . AP 934 - Tópicos especiais em arte contemporânea. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, P. P. . Introdução à Arte Brasileira - ItaúCultural (curso interno). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, P. P. ; KOCH, Lucia . Diálogos Estéticos - Lugares da Arte - Paço das Artes. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, P. P. . A obra de Hélio Oiticica: curso para educadores do Itaú Cultural.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, P. P. . Hélio Oiticica: Museu é o mundo - Ema Klabin. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, P. P. . Nova Iorque como centro: arte desde 1940 - Ema Klabin. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, P. P. . Arte Contemporânea: introdução a um assunto que não está encerrado - Ema Klabin. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, P. P. ; FABBRINI, Ricardo ; FAVARETTO, Celso . Arte Contemporânea - MASP. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, P. P. . Hélio Oiticica - Pinacoteca do Estado de SP. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, P. P. ; FABBRINI, Ricardo ; JAREMTCHUK, Daria . A desmaterialização do objeto da arte - MASP. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, P. P. . Arte norte-americana a partir de 1940 - Escola do MASP. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, P. P. . Curadoria - Entre Bordas: sons que escapam. 2020. Outra.

BRAGA, P. P. ; BRETAS, Aléxia . Curadoria - Fins do Sono. 2019. Outra.

BRAGA, P. P. ; SILVEIRA, M. . Curadoria - Coleção Imaginária - Marcelo Silveira. 2019. Outra.

BRAGA, Paula . Caixa -Clara. 2018 (Curadoria de exposição).

BRAGA, P. P. ; FAVARETTO, Celso . Hélio Oiticica: estrutura, tempo, cor. 2016 (Curadoria de exposição).

BRAGA, P. P. ; HERMANO, Luiz . Luiz hermano: tramando mundos. 2012 (Curadoria de exposição).

BRAGA, P. P. . Silêncio: Ana Teixeira, Amanda Melo, Bruno Kurru, Bruno Vieira, Cristián Silva-Avaria, Dimitri Lee, Elton Lucio, Estela Sokol, Felipe Morosine, Felippe Moraes, Fernando Velásquez, Flavio Cerqueira, Katia Maciel, Laura Erber, Maria Laet, Mara Castilho, Nati Canto, Pedro Varela, Rodrigo Zeferino, Valentino Fialdini. 2010 (Curadoria - Silêncio - Zipper Galeria).

BRAGA, P. P. . Curadoria - A Metafísica do Belo - Galeria Nara Roesler. 2009 (Curadoria).

BRAGA, P. P. . Voz do artista -Sérgio Sister. 2008 (Entrevistas com artistas - 5 minutos).

BRAGA, P. P. ; CARNEIRO, Beatriz Scigliano ; VARGAS, M. T. . Sônia Oiticica - documentário em DVD, 25 min.. 2007 (Documentário em DVD - 25 minutos).

GROSSMANN, Martin ; BRAGA, P. P. ; LARA FILHO, D. . Fórum permanente: Museus de Arte; entre o público e o privado. 2004 (Website sobre museologia e políticas culturais).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Imagem e Subjetividade - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6242958459439246, Descrição: O grupo pesquisa aspectos filosóficos da questão do autor e do espectador, priorizando a noção de subjetividade na era das redes. A era das redes é a era das imagens mediando nossa relação com o mundo. Uma imagem mais complexa que elimine a separação entre espectador e representação é um passo importante para eliminar a separação sujeito e mundo e fomentar a emergência de novos sujeitos políticos interconectados, orientados pela coexistência com o outro e com a natureza. Tópicos de interesse: A noção de sujeito: da era moderna à era das redes Tecnologias da imagem: da Renascença à era das redes O potencial da imagem cibernética na construção de uma subjetivação coletiva Produção contemporânea da arte em rede: mapeamento de artistas e obras. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Paula Priscila Braga - Coordenador / Guilherme Sebastião - Integrante / donato daniel - Integrante / vinicius ramos pires - Integrante / Tamara Portis - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Rede de Ar-tista, Descrição: A partir da obra e escritos de Hélio Oiticica e do anúncio feito pelo artista carioca de uma arte ?para além da participação? baseada na noção de coletivo, essa pesquisa investiga redes de colaboração entre artistas e suas intersecções epistemológicas com outras formas de pensamento coletivo que vêm surgindo no campo da informática e da sociologia no século XXI. Para investigar a arte coletiva proposta por Hélio Oiticica, estudaremos manifestações como o evento Apocalipopótese (1968) e o Parangolé Coletivo, bem como as teorizações do final da carreira do artista sobre o coletivo. Produções de outros artistas brasileiros, como a Mail art de Paulo Bruscky, a obra de Antonio Manuel, bem como a irônica atuação da Rex Gallery and Sons, e produções estrangeiras dos anos 1970 como a obra de Eugenio Dittborn, que também utilizava o correio, e a arte militante do grupo Tucuman Arde serão investigadas. Outras manifestações artísticas que utilizam a rede como suporte (como as propostas por Cildo Meireles, Ricardo Basbaum e grupo Superflex) serão também agregadas à pesquisa, sempre com referências à construção de conhecimento em rede como teorizada por Deleuze e mais recentemente por Antonio Negri.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paula Priscila Braga - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Prêmio Estudos e Pesquisas sobre arte e economia da arte no Brasil, Fundação Bienal de São Paulo.

2001

Mary C. McLellan Scholarship in Art, University of Illinois at Urbana-Champaign.

1999

Highest Honors, University of Illinois at Urbana-Champaign.

1998

Talent Tuition Waiver, University of Illinois at Urbana-Champaign.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. , Rua Arcturus (Jd Antares), Anchieta, 09606070 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil, Telefone: (11) 23206120, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal do ABC

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-coord. do Bach Ciências e Humananidades, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - Atual

Universidade Federal do ABC

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Centro de Ciências Naturais e Humanas Área: Filosofia Sub-área: Estética

Atividades

  • 09/2017

    Direção e administração, Pro-reitoria de Graduação, .,Cargo ou função, Vice-coordenadora Bacharelado em Ciências e Humanidades.

  • 03/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Naturais e Humanas, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2013

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética (desde 2013, anualmente), Existencialismo (2013, 2015, 2017), Filosofia no Brasil e na América Latina (2014, 2015, 2016, 2017), Poder e Cultura na Sociedade da informação (2014, 2018), Projeto Dirigido (2016), Temas em Filosofia Contemporânea (2013, 2016), Práticas em Ciências e Humanidades (2018, 2919)

  • 11/2017 - 05/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Humanas, .,Cargo ou função, Coordenadora do GT de criação do Curso de Especialização em Teoria da Arte e Curadoria.

  • 06/2017 - 03/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Pro-reitoria de Graduação, Pro-reitoria de Graduação.,Atividade realizada, Coordenação da Oficina Permanente de Escrita.

  • 01/2018 - 12/2018

    Extensão universitária , Pro-reitoria de Extensão e Cultura, .,Atividade de extensão realizada, Arte e Filosofia: exercícios reflexivos com o público da Galeria OMA.

  • 03/2014 - 09/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Humanas, .,Cargo ou função, Coordenadora da Assessori Pedagógica do GT do Bacharelado em Arte e Tecnologia.

  • 03/2014 - 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Humanas, .,Cargo ou função, Tutoria no Programa PEAT (orientação de alunos ingressantes).

  • 01/2015 - 12/2015

    Extensão universitária , Pro-reitoria de Extensão e Cultura, .,Atividade de extensão realizada, Rede Ceus de Cineclubes.

  • 10/2014 - 11/2014

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Naturais e Humanas, Centro de Ciências Naturais e Humanas.,Atividade realizada, Palestras sobre Arte Contemporânea para alunos de segundo grau de escolas do ABC - Programa PIBID.

  • 10/2014 - 10/2014

    Extensão universitária , Centro de Ciências Naturais e Humanas, .,Atividade de extensão realizada, Visita guiada à 31a Bienal de S. Paulo - aberta à comunidade UFABC e escolas de segundo grau do ABC.

  • 10/2014 - 10/2014

    Extensão universitária , Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, .,Atividade de extensão realizada, Palestra sobre A Sociedade do Controle segundo Gilles Deleuze no Ciclo de Cinema da UFABC.

2010 - 2012

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Outro (especifique) Pós-doc, Enquadramento Funcional: pós-doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2005

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntaria, Carga horária: 10

Outras informações:
Colaboradora no Grupo LIAMF - Departamento de Ciência da Computação - IME USP

2001 - 2002

Universidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 40

Outras informações:
MAC-USP Dept. de Museologia

Atividades

  • 01/2004 - 07/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Matemática e Estatística, .,Linhas de pesquisa

  • 11/2001 - 11/2002

    Serviços técnicos especializados , Museu de Arte Contemporânea, .,Serviço realizado, museografia / web design.

2001 - 2001

Casa das Rosas - Secretaria de Estado da Cultura

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: assistente, Carga horária: 30

Atividades

  • 05/2001 - 11/2001

    Serviços técnicos especializados , Casa das Rosas, .,Serviço realizado, organização de exposições; assistência em curadoria; pesquisa.

2008 - 2009

Galeria Nara Roesler

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços, Carga horária: 30

Outras informações:
Pesquisa sobre artistas, instituições de arte e coleções de arte. Divulgação de obras de artistas brasileiros para instituições internacionais. Redação de textos sobre os artistas representados pela galeria. Desenvolvimento de projetos curatoriais. Desenvolvimento de projetos envolvendo novas mídias em espaços expositivos.

2000 - 2000

Krannert Art Museum

Vínculo: research assistant, Enquadramento Funcional: staff, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2000 - 12/2000

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, organização de exposições de arte/ eventos culturais.

1999 - 2000

University of Illinois

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estudante, Carga horária: 12

Atividades

  • 08/1999 - 12/2000

    Pesquisa e desenvolvimento , University of Illinois, .,Linhas de pesquisa

  • 08/1999 - 12/2000

    Ensino, história da arte, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Art Appreciation / Baroque Art / Art History Survey