Werner Florentino Brandão

Biotecnologista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente faz mestrado acadêmico em biotecnologia industrial pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Atua em estudos de bioquímica de fungos em condições de estresse em processos fermentativos e em estudos de metabolômica através de ferramentas de espectroscopia por ressonância magnética nuclear. Atuou em microbiologia aplicada e produção de protocolos de manejo microbiológico de interesse industrial. Possui experiência prévia em biologia evolutiva e taxonomia.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Biotecnologia

2018 - Atual

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Orientador: Celso Barbosa de Sant'Anna;Coorientador: Marcel Menezes Lyra da Cunha.

Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia

2012 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Metodologias de interesse para cervejarias: manual prático para manejo de leveduras e introdução a análise da cerveja por ressonância magnética nuclear.
Orientador: Marcel Menezes Lyra da Cunha

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Manipulação de leveduras líquidas. , Olec Cervejas, OC, Brasil.

2016 - 2016

Montagem e planejamento de BiostartUp. , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.

2013 - 2013

Princípios de histocompatibilidade. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Industrial.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica dos Microorganismos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

48a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica. Metabolômica da fermentação alcoólica de mosto cervejeiro por ressonância magnética nuclear. 2019. (Congresso).

48a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. Metabolomics of Alcoholic Fermentation of Brewer's Wort by Nuclear Magnetic Resonance. 2019. (Congresso).

II Jornada Integrada das Pós-Graduações do Inmetro.Metabolômica da fermentação alcoólica de mosto cervejeiro por ressonância magnética nuclear. 2019. (Simpósio).

I Jornada integrada das Pós-Graduações do Inmetro.Aplicação da espectroscopia de ressonância magnética nuclear para acompanhamento da fermentação de alta densidade de mosto cervejeiro. 2019. (Simpósio).

39° Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. QUANTIFICAÇÃO DO TEOR ALCOÓLICO EM CERVEJAS COMERCIAIS E ARTESANAIS ATRAVÉS DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR. 2017. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

MARCEL MENEZES LYRA DA CUNHA

DA CUNHA, M.M.L.. Metologias de interesse para cervejaria: manutenção de leveduras e análise de teor alcoólico de cerveja por ressonância magnética nuclear. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rodrigo Volcan Almeida

CUNHA, M. M. L.;ALMEIDA, R. V.GUTARRA, M. E.. Metodologias de interesse para cervejarias: manutenção de leveduras e análise de teor alcoólico de cervejas por ressonância magnética nuclear. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

MARCEL MENEZES LYRA DA CUNHA

Metabolômica da fermentação alcoólica de mosto cervejeiro por ressonância magnética nuclear; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia; (Coorientador);

MARCEL MENEZES LYRA DA CUNHA

Leveduras cervejeiras e métodos bioquímicos para análise de cerveja; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Marcel Menezes Lyra da Cunha;

Joana Zanol Pinheiro da Silva

Lista de espécies de Nicidion (Eunicidae, Annelida) e bioidversidade do gênero na Ilha de Lizard, Austrália; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Joana Zanol Pinheiro da Silva;

Joana Zanol Pinheiro da Silva

Eficiência da identificação com DNA código de barras de amostras coletadas a distâncias variadas, um teste em poliquetas (Annelida); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joana Zanol Pinheiro da Silva;

Gisele Cardoso de Amorim

Metodologias de interessa para cervejarias: manutençao de leveduras e analise de teor alcoolico de cervejas por ressonância magnética nuclear; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Gisele Cardoso de Amorim;

Gisele Cardoso de Amorim

Ferramentas para cervejarias: Manual prático para manejo de leveduras e introdução a análise da cerveja por ressonância magnética nuclear; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Gisele Cardoso de Amorim;

Celso Barbosa de Sant'Anna Filho

Análise metabólica quantitativa de fermentação de extrato de malte cervejeiro por ressonância magnética nuclear; 2021; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia; Orientador: Celso Barbosa de Sant'Anna Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRANDÃO, W. F. ; CUNHA, M. M. L. ; AMORIM, G. C. ; C. B . Aplicação de espectroscopia de ressonância magnética nuclear para acompanhamento da fermentação de alta densidade de mosto cervejeiro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRANDÃO, W. F. ; C. B ; AMORIM, G. C. ; CUNHA, M. M. L. . Metabolomics of Alcoholic Fermentation of Brewer's Wort by Nuclear Magnetic Resonance. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRANDÃO, W. F. ; CUNHA, M. M. L. ; AMORIM, G. C. . QUANTIFICAÇÃO DO TEOR ALCOÓLICO EM CERVEJAS COMERCIAIS E ARTESANAIS ATRAVÉS DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRANDÃO, W. F. ; CUNHA, M. M. L. ; AMORIM, G. C. . Quantificação do teor alcoólico de cervejas por ressonância magnética nuclear. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANDÃO, W. F. ; AMORIM, G. C. ; CUNHA, M. M. L. . QUANTIFICAÇÃO DO TEOR ALCOÓLICO DE CERVEJAS POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANDÃO, W. F. ; AMORIM, G. C. ; CUNHA, M. M. L. . QUANTIFICAÇÃO DO TEOR ALCOÓLICO EM CERVEJAS COMERCIAIS E ARTESANAIS ATRAVÉS DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRANDÃO, W. F. ; ZANOL, J. . Diversidade do gênero Nicidion (Eunicidae, Polychaeta, Annelida) em Ilha de Lizard, Austrália. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANDÃO, W. F. ; ZANOL, J. . EFICIÊNCIA DA IDENTIFICAÇÃO COM DNA CÓDIGO DE BARRAS DE AMOSTRAS COLETADAS À DISTÂNCIAS VARIADAS, UM TESTE EM NICIDION INSULARIS (POLYCHAETA, ANNELIDA). 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Validação de métodos quantitativos para metabolômica da fermentação de mosto cervejeiro de alta densidade por espectroscopia de ressonância magnética nuclear, Descrição: Em dados de amostras complexas, diversos fatores afetam a identificação e a determinação da concentração das substâncias identificadas. A grande maioria dos trabalhos envolvendo metabolômica por ressonância magnética nuclear carecem de métodos bem determinados para análises quantitativas e há poucos trabalhos que discutem os melhores parâmetros para quantificação de muitos compostos com precisão. Portanto, este projeto tem como objetivo determinar uma metodologia base que seja confiável para a recuperação de dados e quantificação precisa, adaptando os métodos utilizados e desenvolvendo novas estratégias para mapear a fermentação cervejeira em diversas condições para melhor entendimento das alterações metabólicas de leveduras em diversas condições de estresse, considerando que o estudo da atividade metabólica de leveduras em fermentação cervejeira é um tema de relevância industrial que cada vez mais ganha evidência.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Werner Florentino Brandão - Integrante / Marcel Menezes Lyra da Cunha - Coordenador / Gisele Cardoso de Amorim - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Metodologias de interesse para cervejarias: manual prático para manejo de leveduras e introdução a análise da cerveja por ressonância magnética nuclear., Descrição: Neste projeto foram adaptados protocolos conhecidos de manejo de leveduras para ambientes industriais, envolvendo boas práticas microbiológicas, controle e estoque de leveduras para fins de controle de qualidade em bioprocessos. Como passo inicial da utilização da ressonância magnética nuclear como ferramenta de análise de cerveja pelo grupo de pesquisa formado no Campus da UFRJ em 2016, foram realizadas quantificações de etanol em cervejas de diferentes fabricantes em comparação com as informações presentes nos rótulos das mesmas para verificar a precisão das quantificações obtidas por RMN em relação aos valores de etanol das cervejas presentes no mercado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Werner Florentino Brandão - Integrante / Marcel Menezes Lyra da Cunha - Coordenador / Gisele Cardoso de Amorim - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: