Juliana Aparecida Garcia Corrêa
Doutora e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018 ), foi bolsista pelo PRPG-UFMG (2014-2015), com estágio sanduíche no NAEPDRA- USP/SP(2017). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), onde estabeleceu também sua carreira de bailarina junto ao Grupo de Danças Sarandeiros (1993-2001). Com experiencia de pesquisa e docente no ensino superior desde 2010, tem desenvolvidos projetos inspirada em longa trajetória de convivencia com mestres de saberes tradicionais e os congados de Minas Gerais. Ministrou disciplinas na área da saúde e das artes na UFMG, na UEMG e na UNIFFEM. Realizou também projetos técnicos de estudo e relatórios de impacto sobre o patrimônio cultural em processos de licenciamentos ambientais de empreendimentos no estado. Ganha destaque para atuação como produtora na Gestão do Programa de Educação Transversal/Saberes Tradicionais (2016) bem como outros projetos desenvolvidos com comunidade quilombola de Ribeirão das Neves (Quilombo de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis) e as viagem etnográficas para Maputo-Moçambique (MINC-BR Dez/2014) e para Comunidade Indígena da Catinguinha/São João das Missões/MG (2016).
Informações coletadas do Lattes em 02/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Antropologia
2014 - 2018
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Tem Festa de Tambor no Reinado de Nossa Senhora
Leonardo Hipolito Genaro Fígoli. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: congado; comunidade quilombola; objetos; vida coletiva.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Mestrado em Antropologia
2007 - 2009
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: De reinados e de reisados: festa, vida social e experiência coletiva em Justinóplis / MG,Ano de Obtenção: 2009
Léa Freitas Perez.Grande área: Ciências Humanas
Graduação em Educação Física
1996 - 2000
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Formaçao docente em Educaçao Física: um estudo e um relato pessoal
Orientador: Leonardo José Jeber
Formação complementar
2013 - 2017
Medicina Tradicional Chinesa. (Carga horária: 1200h). , Escuela Neijing, NEIJING, Espanha.
2013 - 2013
Teoria benjaminiana da linguagem: uma visada antro. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas / USP, FFLCH / USP, Brasil.
2003 - 2009
Tecnica de Frederic M Alexander. (Carga horária: 300h). , TFMAlexander, TFMA, Brasil.
1999 - 1999
Atualização. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1997 - 1997
Formação em Balé Clássico e Balé Folclórico. , SATED/MG ? Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do, SATED, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia.
Organização de eventos
Garcia Corrêa, J. ; Costa, Raquel . Membro da comissão organizadora do II Seminário de Cultura popular, estética e arte educação. 2012. (Congresso).
Garcia Corrêa, J. ; Costa, Raquel ; Melo, Janaina . Comissão Organizadora da exposição: Inside-out projetc-Justinópolis. 2012. (Exposição).
Garcia Corrêa, J. . Membro da comissão organizadora no III colóquio Festas e socialidades. 2011. (Congresso).
Garcia Corrêa, J. . Comissão Organizadora do Seminário Cultura Popular, Estética e Arte-educação: algumas conexões. 2011. (Congresso).
Garcia Corrêa, J. ; Costa, Raquel . Montagem da exposição: Cultura Popular e Estéticas. 2011. (Exposição).
Garcia Corrêa, J. . Membro da comissão científica da 11ª Semana Acdêmica UEFI- UNIFEMM. 2010. (Congresso).
Garcia Corrêa, J. . Comissao Organizadora da V Mostra de Artes. 2010. (Festival).
Garcia Corrêa, J. . Comissao organizadora da IV Mostra de Artes Colegio Neusa Rocha. 2009. (Festival).
Garcia Corrêa, J. . Comissão organizadora do III Encontro das Artes Neusa Rocha. 2008. (Festival).
Garcia Corrêa, J. ; ALKIMIN, T. ; REGIS, A. . Comissão organizadora do II Encontro das Artes. 2007. (Festival).
Garcia Corrêa, J. ; REGIS, A. ; ALKIMIN, T. . Comissão organizadora I Encontro das Artes. 2006. (Festival).
Participação em eventos
V Semana de Antropologia e Arqueologia da UFMG.Moçambiqueiros falando a lingua do povo de lá: efeitos de performance de uma festa de Reinado e Maputo-Moçambique. 2016. (Outra).
I Encontro de Grupos de Pesquisa: Educação Física Dança e Escola. 2015. (Encontro).
LUDENS: focalização em Ferramentas Colaborativas. 2015. (Encontro).
XII Jornada da Ciências Socias da UFMG: Conexões Africanas. 2015. (Outra).
XI Reunión de Antropología del Mercosur (RAM). Coisas do Reinado: estudo sobre objeto, festa e experiência coletiva em Ribeirão das Neves/MG. 2015. (Congresso).
29ª Reunião Brasileira de Antropólogos - RBA. Coisas que falam agem e encantam. 2014. (Congresso).
Encontro de Saberes Tradicionais- UFMG..Relatos da viagem com mestres do Congado de Minas Gerais ao país de Moçambique. 2014. (Encontro).
Encontros no MAPA:/ Manutenção de procedimentos e apropriações.Comentário sobre o Filme: Eu um negro. 2014. (Encontro).
I Seminário de Educação Integral. 2014. (Seminário).
I Seminário do Festival Internacional de Cinema Feminino / FEMINA.Corpo, gêneros e emoções: panorama no cinema brasileiro.. 2014. (Seminário).
I Seminário Internacional de Educação Integral. 2014. (Seminário).
Moçambiques cá e lá: diásporas de centro africanos no Brasil.Congado mineiro e suas matrizes em Angola e Moçambique. 2014. (Seminário).
O Bazar na Mostra de Cinema Moçambicano. 2014. (Outra).
16ª Mostra e Cinema de Tiradentes. 2013. (Outra).
Exposição LEV- Dores do Indaiá. Exposição e formatura LEV. 2013. (Exposição).
Seminário do Festival Internacional de Cinema Feminino / FEMINA.Representações da mulher e do negro no cinema brasileiro. 2013. (Seminário).
14 SEMINÁRIO DE PESQUISA & EXTENSÃO DA UEMG.Comissão de avaliação dos resumos. 2012. (Seminário).
28ª Reunião Brasileira de Antropologia - RBA. Interação corpo objeto nos festejos do congado em Minas Gerais. 2012. (Congresso).
ALA -III Congreso Latinoamericano de Antropología. Objetos y Congado: estudio de sus desplazamientos y las agencias. 2012. (Congresso).
II Seminário de Cultura Popular Estética e Arte-Educação.Debatedora do Simpósio de Abertura. 2012. (Seminário).
Seminário de pesquisa da Escola Guginard.ensino e produção em artes no campo da cultura. 2012. (Seminário).
13 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG..Comissão de avaliação. 2011. (Seminário).
31 Internacional Conference of the international society for the sociology of religion "Religion and Economy ina Global World". The periodicity of the festival and the circuity the echance in congado en Justinópolis/MG/Brasil.. 2011. (Congresso).
Comissão de avaliação no 14 Seminário de Pesquisa e extensão da UEMG.Comissão de avaliação no 14 Seminário de Pesquisa e extensão da UEMG. 2011. (Seminário).
III colóquio Festas e socilidades. De reis congos e de reis magos: alternância da festa e rotatividade do sagrado. 2011. (Congresso).
Organização do III colóquio Festas e socilidades. 2011. (Congresso).
XI CONLAB - Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciencias Sociais.. Alternância da Festa e varabilidade da experiencia coletiva: um diálogo com Marcel Mauss.. 2011. (Congresso).
XII Semana Acadêmica da UEFI. comissão científica. 2011. (Congresso).
XII Semana Acadêmica da UEFI.Comissão científca na XII Semana Acadêmica da UEFI. 2011. (Outra).
27ª Reunião Brasileira de Antropologia. Festa, corporeidade e religiosidade: da circularidade dos objetos e da rotatividade do sagrado em Justinópolis / MG.. 2010. (Congresso).
III Festival Internacional de Contato e improvisação do Rio de janeiro.performances em Alito Alessi. 2010. (Encontro).
XI Semana Acadêmica da UEFI. Avaliador na comissão científica da 11ª Semana Acadêmica da UEFI.. 2010. (Congresso).
Dança Contemporânea e suas questões. 2009. (Oficina).
III Conice XVI Combrace. 2009. (Congresso).
V Encontro Científico Pedagógico de Educação Física PUC-MG.Introdução a Dança Contemporânea. 2009. (Encontro).
XV Combrace III Conice. Sobre máscaras e coroas: notas sobre a variabilidade da experiência corporal no circuito festivo de Justinópolis. 2009. (Congresso).
II Colóquio Festas e sociabilidades. Entre foliões e congadeiros: fé e religiosidade no cotiano festivo de Justinópolis. 2008. (Congresso).
I Reunião Equatorial de Antropologia.Tradição e modernidade nas festas religiosas de Belo Horizonte. 2007. (Encontro).
II Seminário do Centro de Memória em Educação Física. 2005. (Seminário).
Delegado na I Conferência Nacional do Esporte.Delegado na I Conferência Nacional do Esporte. 2004. (Simpósio).
III Reunião Anual do Proefe. 2004. (Encontro).
I ª Conferência Estadual do Esporte.proposta de esporte escolar em Sabará. 2004. (Outra).
FID - Fórum internacional de dança. 2002. (Outra).
I Reunião Anual do Proefe- Por que a Educação Física na Escola?. 2002. (Encontro).
Oficina de investigação e dramaturgia do corpo. 2002. (Outra).
I Seminário do Grupo de Trabalho Temático EF/Ciencias do Esporte.Estágio curricular, monitoria e monografia de final de curso: dimensões significativas no percurso de formação docente. 2001. (Seminário).
Seminário de Educação Física Escolar do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.Estágio de licenciatura, monografia e monitoria de Graduação: dimensões significativas de um percurso de formação docente?. 2001. (Seminário).
XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Perspectivas dos Estudos sobre os Fundamentos Epistemológicos da EF escolar. 2001. (Congresso).
10 Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2000. (Encontro).
Aspectos músicais,som, ritmo e movimento. 2000. (Oficina).
Educação Física e Cultura. 2000. (Oficina).
Encontro Internacional de Etnomusicologia. 2000. (Encontro).
Improvisação na dança contemporânea. 2000. (Oficina).
Semana do Conhecimento da UFMG.A Educação Física em Creches Comunitárias: uma experiência compartilhada de formação profissional. 2000. (Encontro).
XXII Festival de dança e I Seminário da Dança contemporânea. 2000. (Seminário).
2 Festival Nacional de Danças Folclóricas.Danças mineiras. 1999. (Outra).
Educação, Produção e Publicação artística da Criança. 1999. (Seminário).
I Convenção das Escolas de Educação Física. Conhecimento tático em handebol: um estudo comparativo entre os atletas dos jogos da juventude e escolares de Belo Horizonte. 1998. (Congresso).
2 Encuentro de alumnos y docentes en Educacion Física del Mercorsur. 1997. (Encontro).
VII Simpósio Mineiro de Handebol e II Simpósio Internacional de Handebol. 1997. (Simpósio).
Participação em bancas
Garcia Corrêa, J.. Comida Cultura e Sociabilidade. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Pesquisa no Campo da arte e da Cultura") - Escola Guignard / UEMG.
Garcia Corrêa, J.. Tapetes Sagrados:perecíveis serragens em cor. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em artes plásticas) - Escola Guignard / UEMG.
Garcia Corrêa, J.. As mulheres no Crochê: um saber popular na arte, na moda e na educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em artes plásticas) - Escola Guignard / UEMG.
Garcia Corrêa, J.. Arte, cultura popular e educação da polícia: possibilidade de um diálogo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em artes plásticas) - Escola Guignard / UEMG.
PINTO, R. L.; BARROS, J. M.;Garcia Corrêa, J.. Funk em Projetos Sociais: Um estudo de caso no programa arte favela. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em artes plásticas) - Escola Guignard / UEMG.
Garcia Corrêa, J.. O circo e as artes plásticas no ensino da arte e praticas educativas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em artes plásticas) - Escola Guignard.
Garcia Corrêa, J.. Corpo, Espaço equipamentos de Lazer:Reflexões no Parque Náutico da Lagoa da Boa Vista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
Garcia Corrêa, J.. Desencontros do Ensino da Dança da Escola: Entre a Arte e a Educação Física. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
Garcia Corrêa, J.. Parque Nautico da Lagoa da Boa Vista e as tribos que dele fazem um ponto de encontro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
Garcia Corrêa, J.. Dança na Escola: um mapeamento da rede de ensino de Sete Lagoas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
Garcia Corrêa, J.. Dança e Festividades Escolares: relação com a semântica experiencial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
Garcia Corrêa, J.. Dança Educativa na Escola: estudo no programa mais educação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
Garcia Corrêa, J.. A Dança como componente curricular na escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
Garcia Corrêa, J.. Significado da Dança na 3 Idade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
Garcia Corrêa, J.. Comitê de Avaliação de Projetos de Iniciação Científica UEMG. Edital 06/2012 PIBIC/UEMG/FAPEMIG.. 2012. Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2012. Universidade do Estado de Minas Gerais.
Garcia Corrêa, J.. Comissão de avaliação no 14 Seminário de Pesquisa e extensão da UEMG. 2012. Universidade do Estado de Minas Gerais.
Orientou
Mullheres no Crochê: um saber popular na arte, na moda e na educação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em artes plásticas) - Escola Guignard / UEMG; Orientador: Juliana Aparecida Garcia Correa;
Tapetes Sagrados: perecíveis serragens em cor; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em artes plásticas) - Escola Guignard / UEMG; Orientador: Juliana Aparecida Garcia Correa;
Cultura popular e polícia : primeiros diálogos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em artes plásticas) - Escola Guignard / UEMG; Orientador: Juliana Aparecida Garcia Correa;
Parque Náutico da Lagoa da Boa Vista e as tribos que dele fazem um ponto de encontro; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Juliana Aparecida Garcia Correa;
Dança e festividades escolares: relações com a semantica experencial do aluno; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Juliana Aparecida Garcia Correa;
Desencontros do ensino da dança na escola: entre a arte e a educação física; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Juliana Aparecida Garcia Correa;
Arte educação e prática docente: experiencias formativas com o programa escola integrada/ BH; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em licenciatura em artes plásticas) - Escola Guignard; Orientador: Juliana Aparecida Garcia Correa;
Dança na escola: um mapeamento da rede de ensino de sete lagoas/MG; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Juliana Aparecida Garcia Correa;
Dança educativa na escola: estudo no programa mais educação / MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Juliana Aparecida Garcia Correa;
A dança como componente curricular na escola; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Juliana Aparecida Garcia Correa;
Ausências da dança nas aulas de Educação Física; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Juliana Aparecida Garcia Correa;
O significado da dança na 3ª idade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Juliana Aparecida Garcia Correa;
Esculturas da Feira de Artesanato da Afonso Pena: percepções sobre a arte de fazer dos artesãos belorizontinos; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em artes plásticas) - Escola Guignard / UEMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Juliana Aparecida Garcia Correa;
Saber fazer: sobre técnica, arte e cultura popular mineira; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em artes plásticas) - Escola Guignard / UEMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Juliana Aparecida Garcia Correa;
Produções bibliográficas
-
Garcia Corrêa, J. . A ARTE DE FESTEJAR: DA ALTERNÂNCIA DA FESTA E DE SUAS EXPRESSÕES MATERIAIS. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Online) , v. 10, p. 183-199, 2013.
-
Garcia Corrêa, J. . De Reinados e De Reisados. 1. ed. Belo Horizonte: Comissão Mineira de Folclore, 2019. v. 1. 142p .
-
Garcia Corrêa, J. . Da Festa e De Seus Afetos:rastros de uma trajetória ou de uma experiência com o sagrado em Justinópolis. In: Perez, Lea; Martins, Marcos; Gomes, Rafael. (Org.). Variações sobre o Reinado: um rosário de experiecias em louvor a Maria. 1ed.Porto Alegre: Medianiz, 2014, v. 1, p. 163-177.
-
Garcia Corrêa, J. . Laboratório de Cultura Popular. In: Benedikt Wiertz. (Org.). Laboratório de Experiências e Vivências Estético-Sensoriais no Âmbito da Arte da Cultura e da Educação. 1ed.Belo Horizonte: Lei Estadual de Incentivo a Cultura, 2014, v. unico, p. 48-58.
-
Garcia Corrêa, J. . Contos e Contas do Rosário: Rito, Miito e Objetos do Reinado em Minas Gerais. In: Agostini, Camila.. (Org.). Objetos da Escravidão: abordagens sobre a cultura material da escravidão e seu legado ( no prelo). 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014, v. , p. 00-00.
-
Garcia Corrêa, J. . Um olhar para a dança: puxando a orelha e abrindo os olhos para a diversidade cultural brasileira. Olhares, Belo Horizonte, p. 10 - 11, 28 jun. 2007.
-
Garcia Corrêa, J. . Interaçao Corpo e Oobjeto nos Festejos de Congados em Minas Gerais. In: 28 Reuniao Brasileira de Antropologia, 2012, Sao paulo. Anais da 28 RBA. Brasilia: ABA, 2012.
-
Garcia Corrêa, J. . Entre Foliões e Congadeiros: perspectivas de fé e religiosidade no cotidiano festivo da irmandade de Justinópolis. MG. In: II colóquio festas e sociabilidades, 2011, Natal. Anais do II colóquio festas e sociabilidades. Natal: UFRN, 2011.
-
Garcia Corrêa, J. . Festa, Corporeidade e Religiosidade: da circularidade dos objetos e da rotatividade do sagrado em Justinópolis / MG.. In: 27ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2010. Anais da 27ª RBA, 2010.
-
Garcia Corrêa, J. . Sobre Máscaras e Coroas: notas sobre a teatralidade e a variabilidade da experiência corporal no circuito festivo de Justinópolis. In: XVI Congresso Brasileiro de Ciencias do Esporte / III Congresso Internacional de Ciencias do Esporte, 2009, Salvador. Anais do Combrace. Brasília: CBCE, 2009. p. 01-11.
-
Garcia Corrêa, J. ; Lott, Wanessa. P. . Tradição e Modernidade nas Festas Religiosas de Belo Horizonte. In: Reunião equatorial de Antropologia e X reunião de Antropólogos do norte-nordeste, 2007, Aracajú. Anais da REA, 2007.
-
LINHALES, M. A. ; GERKEN, M.A. ; CASSITA, C. ; Garcia Corrêa, J. . ?A Educação em creches Comunitárias-Uma experiência Compartilhada de Formação Profissional.. In: I SEMANA DO CONHECIMENTO DA UFMG, 2000, Belo Horizonte. Anais: IV Semana da Graduação, 3 Encontro de Extensão, II Reunião Anual da UFMG Jovem. Belo Horizonte: PROEX/ UFMG, 2000. v. único.
-
Garcia Corrêa, J. ; CORREA, J. O. ; OLIVEIRA, D. . Minicurso:Tecendo saberes e sentidos: abordagens etnográficas e folclóricas sobre Congados e Reinados em Minas Gerais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Garcia Corrêa, J. ; CORREA, J. O. ; OLIVEIRA, D. . Moçambiqueiros 'falando a língua do povo de lá?: efeitos da performance de uma festa de Reinado em Maputo-Moçambique.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Garcia Corrêa, J. ; JUSTINOPOLIS, I. R. ; CIRIACOS, I. R. . Moçambiques de cá e de lá, notas do encontro entre congadeiros e moçambicanos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Garcia Corrêa, J. . Coisas do Reinado: estudo sobre objeto, festa e experiência coletiva em Ribeirão das Neves/MG. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Garcia Corrêa, J. . Palestra: Nosso Congado na Africa: Relato entre moçambicanos e moçambiqueiros,. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Garcia Corrêa, J. . Coisas do Reinado: estudo sobre objeto, festa e experiência coletiva em Ribeirão das Neves'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Garcia Corrêa, J. ; Mestre Dirceu ; Toizinho Ciriacos . Notas do encontro entre Congadeiros e Moçambicanos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Garcia Corrêa, J. . Gêneros, Corpos e Emoções.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Garcia Corrêa, J. . As relações entre tradições do congado mineiro e suas matrizes em Angola e Moçambique. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Garcia Corrêa, J. . Debatedora no GT Coisas que falam, agem e encantam:abordagens sobre a cultura material em ação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Garcia Corrêa, J. . Comentário sobre o Filme: 'Eu, um negro'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Garcia Corrêa, J. . Mediadora na mesa: Espaço e representações de mulheres e negros no cinema brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Garcia Corrêa, J. . Métodos de pesquisa de caráter antropológico: contribuições para investigação em Artes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Garcia Corrêa, J. . Interaçao Corpo e objeto nos festejos do congados em Minas Gerais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Garcia Corrêa, J. . Arte, estética e cosmologias: perspectivas africana e ameríndia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Garcia Corrêa, J. ; CARVALHO, J. A. . Percepções sobre a arte de fazer de artesãos belorizontinos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Garcia Corrêa, J. . Objetos y Congado: estudio de sus desplazamientos y las agencias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Garcia Corrêa, J. ; Melo, Janaina ; Costa, Raquel . Criação e Tradição na arte e na educação: pontos de intercessão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Garcia Corrêa, J. . Debatedora do Simpósio de abertura do II Seminário de Cultura Popular, Estética e Arte-Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Garcia Corrêa, J. . The course of the party in progress: Experiences of otherness though tourism and leisure backpack. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Garcia Corrêa, J. . Alternância da Festa e varabilidade da experiencia coletiva: um diálogo com Marcel Mauss.i. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Garcia Corrêa, J. . The periodicity of the festival and the circuity the echance in congado en Justinópolis/MG/Brasil.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Garcia Corrêa, J. . Criação e tradição na arte e na educação: pontos de intercessão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Garcia Corrêa, J. . De reis congos e de reis magos: alternância da festa e rotatividade do sagrado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Garcia Corrêa, J. ; FALCÃO, Denise. . O curso da festa e a festa em curso: experiências de alteridade e lazer através do turismo de mochila. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Garcia Corrêa, J. . Festa, corporeidade e religiosidade: da circularidade dos objetos e da rotatividade do sagrado em Justinópolis / MG.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Garcia Corrêa, J. . Sobre máscaras e coroas: notas sobre a variabilidade da experiência corporal no circuito festivo de Justinópolis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Garcia Corrêa, J. . Entre foliões e congadeiros: fé e religiosidade no cotiano festivo de Justinópolis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Garcia Corrêa, J. ; Lott, Wanessa. P. . Tradição e modernidade nas festas religiosas de Belo Horizonte.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Garcia Corrêa, J. . Estágio curricular, monitoria e monografia de final de curso: dimensões significativas no percurso de formação docente. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINHALES, Meily A. ; Garcia Corrêa, J. . Creches Comunitárias: uma experiência compartilhada de formação profissional. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Garcia Corrêa, J. . Conhecimento Tático em handebol: um estudo comparativo entre os atletas dos jogos da juventude e escolares de Belo Horizonte. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Garcia Corrêa, J. . De Reinados e de Reisados:festa, vida social e experiência coletiva em Justinópolis / MG 2009 (Dissertação de mestrado).
-
Garcia Corrêa, J. . Pandalelê Brinquedos Cantados. Sao Paulo: Selo Palavra Cantada, 2002 (Encarte de Livro CD).
Outras produções
Garcia Corrêa, J. . Consultoria da Área de Patrimonio Cultural para Hotel Resort Tauá. 2017.
Garcia Corrêa, J. . Consultoria na Área de Patrimônio Cultural para Orthocrim /LTDA. 2016.
Garcia Corrêa, J. ; Lott, Wanessa. P. . Consultoria da Área de Patrimônio Cultural Café Três Corações. 2016.
Garcia Corrêa, J. . Tele-conferencia. " Arte como componente curricular de ensino ". 2011.
Garcia Corrêa, J. . Ponto de Cultura: Encontros de mestres ou, a tradição dos tambores dos congados na escola João De Deus. 2009.
Garcia Corrêa, J. . Origens das simpatias do fim de ano. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Garcia Corrêa, J. . Guignard no Inside Out Project. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Garcia Corrêa, J. ; Lott, Wanessa. P. . RAIPI - Santa Luzia. 2016. (Relatório de Imapcto sobre patrimonio imaterial - IPHAN).
Garcia Corrêa, J. . Oficina Introdução a Dança Contemporânea. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Garcia Corrêa, J. . Oficina de Dança Popular Contemporânea. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Garcia Corrêa, J. . Oficina de Danças Mineirias. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Garcia Corrêa, J. . Oficina Dança e Teatro na Cultura popular. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Garcia Corrêa, J. . Danças Folclóricas na UFMG. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Garcia Corrêa, J. . Alma negra. 2013. Coreográfica.
Garcia Corrêa, J. . Travesssias Gonzaguianas. 2012. Coreográfica.
Garcia Corrêa, J. . O exóitco. 2011. Coreográfica.
Garcia Corrêa, J. . Movimentos digitais. 2010. Coreográfica.
Garcia Corrêa, J. . Na obra de Villa Lobos. 2009. Coreográfica.
Garcia Corrêa, J. . Cenas urbanas em movimento. 2008. Coreográfica.
Garcia Corrêa, J. . Abrindo os olhos e puxando as orelhas prá cultura brasileira. 2007. Coreográfica.
Garcia Corrêa, J. . Figuras Humanas. 2006. Coreográfica.
Cortez, G. ; Garcia Corrêa, J. . Memórias de meio milênio. 2002. Coreográfica.
Grupo de Danças Populares Brasileiras Sarandeiros ; Garcia Corrêa, J. . O profano e o Sagrado. 2001. Coreográfica.
Garcia Corrêa, J. . Terra Poesia e Arte no Jjequitinhonha. 1999. Coreográfica.
CHICO LOBO ; Garcia Corrêa, J. . Abertura do Festivale / Show com violeiro Chico Lobo. 1999. Coreográfica.
Garcia Corrêa, J. ; CORRÊA, F. . Dança Brasil !. 1997. Coreográfica.
Garcia Corrêa, J. ; Costa, Raquel . 'De dentro para fora' : inside-out project e a comunidade negra de Jusitópolis. 2012. Fotografia.
Garcia Corrêa, J. . Contos e contas do Rosário. 2011. Fotografia.
Grupo Rodapião ; Grupo Pandalelê-laboratório de brincadeiras ; Garcia Corrêa, J. . Pandalelê- Brinquedos Cantados. 2002 (cd- livro).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2012
Feira da Afonso Pena; a arte de fazer, Descrição: Estudo dos processo de criação dos artesãos que expõe na feira de Artesanato da Afonso Pena, com ênfase analítica nos processos de criação desses artesãos/artistas. Outros temas transversais são discutidos como aprendizagem, tradicionalidade, cultura e consumo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Juliana Aparecida Garcia Correa - Coordenador / Daniela Garcia - Integrante / Janaína Aparecida Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Programa Institucional de Apoio á Pesquisa da UEMG - Bolsa.
Prêmios
2010
Dissertação indicada para o Concurso Brasileiro AMPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais., Colegiado de Pós Graduação em Antropologia Social da UFMG..
1999
Honra ao mérito pela atuação no Intercâmbio Acadêmico Cultural en Universidade de Avellaneda/Argentina., Escola Nacional Normal Superior/ Buenos Aires, Argentina.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. , Universidade Federal de Minas Gerais, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34095000
Experiência profissional
2016 - Atual
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista no Programa de Formação Transversal, Carga horária: 20
2009 - Atual
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora no Centro de Estudos da Religião
Outras informações:
Pesquisadora no Centro de Estudos da Religião Pierre Sanchis.
2014 - 2016
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-graduação -PRPQ/ UFMG, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2014
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista em Estágio Docente, Carga horária: 20
2001 - 2002
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto Colégio Técnico, Carga horária: 20
2000 - 2001
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: aluno de graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista de Graduação- PIBID/CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Monitoria da disciplina Estágio interdisciplinar de Licenciatura
Supervisão e orientação de projeto de ensino em creches comunitárias da rede municipal de Belo Horizonte.
Atividades
-
02/2016
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Produtora nas disciplina "Catar Folhas"-Saberes do Povo de Axé.
-
06/2014 - 12/2014
Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural
-
06/2008 - 11/2008
Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Docente em Antropologia III, Estágio Docente em Festa e Epifanização do Sagrado.
-
02/2001 - 06/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ensino de Dança Expressão Corporal
2011 - 2013
Escola Guignard / UEMGVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Folclore Arte Popular e TCC, Carga horária: 20
2012 - 2012
Escola Guignard / UEMGVínculo: Pesquisador Bolsista BPO/PAPQ, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em artes plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Folclore II, Orientação de trabalho de conclusão de curso ( TCC II )
-
06/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de disciplinas teóricas e psico-pedagógicas.,Cargo ou função, Integrante da Comissão de Avaliação Projetos de Iniciação Científica da UEMG-PIBIC/UEMG/FAPEMIG.
-
02/2012 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de disciplinas teóricas e psico-pedagógicas.,Linhas de pesquisa
-
02/2012 - 06/2012
Ensino, Licenciatura em artes plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Folclore e cultura brasileira I
-
07/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura em artes plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Folclore II, Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso II (TCC II)
-
02/2011 - 06/2011
Ensino, Licenciatura em artes plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Folclore e cultura brasileira I, Orientação de projetos de conclusão de curso ( TCC II ), Orientação de estágio no programa Escola Integrada
2010 - 2012
Centro Universitário de Sete LagoasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Graduação, Carga horária: 7
Atividades
-
02/2012 - 04/2012
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia das práticas corporais, Danças Brasileiras
-
07/2011 - 12/2011
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia e Educação Física
-
02/2011 - 06/2011
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia das práticas corporais
-
02/2011 - 06/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, UEFI.,Cargo ou função, Membro da comissão Científica da Unidade Acadêmica de Ensino de Filosofia, Ciências e Letras.
-
02/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dança, rítimo e expressão corporal, Fundamentos do lazer
2012 - 2013
Instituto Educacional Rouxinol ? Colégio Neusa RochaVínculo: Coordenadora do Grupo de Dança, Enquadramento Funcional: Professor de Dança, Carga horária: 4
Outras informações:
Aulas de Danças e formação do Grupo de Pesquisa em Danças Afro-brasileiras.
Organização das apresentações anuais de Danças no evento: Encontros das Artes Neusa Rocha durante o período de 2004 a 2013.
2006 - 2013
Instituto Educacional Rouxinol ? Colégio Neusa RochaVínculo: Professora de dança, Enquadramento Funcional: Professora artes/ dança, Carga horária: 6
Atividades
-
02/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ensino de dança no Ensino Fundamental
2001 - 2010
Secretaria de Estado de Educação ( MG)Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Educação Básica, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2004 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Estado de Educação ( MG).,Serviço realizado, Coordenação do Grupo de Desenvolvimento Profissional - do Projeto de Desenvolvimento Profissional de Educadores.
2004 - 2010
Secretaria Municipal de Educação-SabaráVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Educação Básica, Carga horária: 26
Atividades
-
02/2004 - 06/2010
Ensino,,Disciplinas ministradas, Aulas Educação Física
-
02/2004 - 07/2005
Direção e administração, CAIC-Centro de Atendimento Integral a Criança e Adolescente.,Cargo ou função, Coordenadora do Grupo Cênico de Dança do CAIC.
1993 - 2001
Grupo de danças SarandeirosVínculo: Bailarina, Enquadramento Funcional: Dançarina, Carga horária: 20
Você é Juliana Aparecida Garcia Corrêa?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Juliana Aparecida Garcia Corrêa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?