Lívia de Lauro Antunes

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2011) e mestrado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente, é aluna do curso de doutorado no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF).Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, abolição, pós emancipação e século XIX

Informações coletadas do Lattes em 19/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História

2015 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Título: As cores da liberdade: a Guarda Negra e as mobilizações políticas na cidade do Rio de Janeiro no contexto abolicionista (1880-1889),
Carlos Gabriel Guimarães. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em História Comparada

2012 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Por uma memória da nação: Abolição e pós-emancipação nos Institutos Históricos (uma bordagem comparada).,Ano de Obtenção: 2014
Flávio dos Santos Gomes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Aboli.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em História

2007 - 2011

Universidade Federal Fluminense
Título: O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: a Abolição e a República
Orientador: Marcelo Bittencourt
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Pós abolição.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ANTUNES, L. L. . II Encontro de Estudos Africanos. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História.Entre a gratidão e o ativismo político: os libertos do 13 de maio, a associação da Guarda Negra e José do Patrocínio. 2016. (Seminário).

X Semana de História Política da UERJ: minorias étnicas, de gênero e religiosas, VI Seminário Nacional de Política, Cultura e Sociedade..Mestiçagem e branqueamento: as tentativas de definição de uma identidade nacional nas páginas do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro no final do século XIX.. 2015. (Seminário).

IX Semana de História Política/VI Seminário Nacional de História Cultura & Sociedade.As cores da liberdade: a Guarda Negra e as mobilizações políticas na cidade do Rio de Janeiro no contexto abolicionista. 2014. (Seminário).

Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas. Memórias da Abolição: o papel dos Institutos Históricos e o lugar do negro na construção da história Nacional.. 2013. (Exposição).

Seminário Interinstitucional de Antropologia e História.Memórias da Abolição: o lugar do negro na construção da história Nacional. 2013. (Seminário).

I Semana de História Política da UFF e IV Colóquio Internacional Cidade e Poder: Pensando a Tolerância e a Cidadania.Raça, nacionalidade e o futuro da nação. 2012. (Seminário).

Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O giro-linguístico e a historiografia: balanço e perspectivas.MEMÓRIAS DA ABOLIÇÃO E O IHGB. 2012. (Seminário).

VIII Encontro de Pesquisas de Graduação em História.Escravidão I. 2012. (Encontro).

VII Seminário Nacional de HIstória: Política, Cultura e Sociedade.Teorias raciais em busca de uma nacionalidade brasileira. 2012. (Seminário).

II Encontro de Estudos Africanos.. 2010. (Encontro).

Seminário UERJ: O Valor da História Hoje. 2010. 2010. (Seminário).

XIV Encontro Regional de História da ANPUH.Projeto Acervo Digital Angola Brasil II. 2010. (Seminário).

XIX Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia. Acervo Digital Angola Brasil II. 2010..Acero Digital Angola Brasil II. 2010. (Seminário).

I Encontro de Estudos Africanos.. 2009. (Encontro).

SIMPEC - Simpósio Internacional de Estudos Contemporâneos. Identidades em conflito: África e Oriente Médio em foco. 2008. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Miridan Bugyja Britto Falci

FALCI, M. B. K.. Por uma memória da nação: abolição e pós-emancipação nos Institutos Históricos (uma abordagem comparada). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Humberto Fernandes Machado

GUIMARAES, C. G.;MACHADO, H. F.; Gomes, F.. As cores da libedade: Abolição, raça e cidadania através das manifestações e relatos sobre a Guarda Negra. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Carlos Eduardo Moreira de Araújo

ARAUJO, C. E. M.; Flávio dos Santos Gomes. Por uma memória da nação: abolição e pós-emancipação nos Institutos Históricos (uma abordagem comparada). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcelo Mac Cord

CORD, M. M.; CHEVITARESE, A.; Flávio dos Santos Gomes. Por uma memória da nação: Abolição e pós-emancipação nos Institutos Históricos (uma abordagem comparada). 2014. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

André Leonardo Chevitarese

CHEVITARESE, A. L.; GOMES, F. S.. Por uma Memória da Nação. Abolição e Pós-Emancipação nos Institutos Históricos (Uma Abordagem Comparada). 2014. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Gabriel Guimarães

GUIMARÃES, C. G.; GOMES, Flávio; MACHADO, Humberto. As cores da liberdade: Abolição, raça e cidadania através das manifestações e relatos sobre a Guarda Negra. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

FLAVIO DOS SANTOS GOMES

Nação e pós-emacipação: idéias e imagens, 1880-1900; 2012; Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Flávio dos Santos Gomes;

MARCELO BITTENCOURT IVAIR PINTO

O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: a Abolição e a República; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marcelo Bittencourt Ivair Pinto;

Carlos Gabriel Guimarães

As cores da liberdade: a Guarda Negra e as mobilizações políticas na cidade do Rio de Janeiro no contexto abolicionista (1880-1889); Início: 2015; Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ANTUNES, L. L. . Entre a gratidão e o ativismo político: os libertos do 13 de maio, a associação da Guarda Negra e José do Patrocínio. In: VI Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História, 2016, Rio de Janeiro. Anais do IV Seminário fluminense de pós-graduandos em História. Rio de Janeiro: Anpuh, 2016. p. 1462-1474.

  • ANTUNES, L. L. . Mestiçagem e branqueamento: as tentativas de definição de uma identidade nacional nas páginas do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no final do século XIX.. In: X Semana de História Política: minorias étnicas, de gênero e religiosas. VI Seminário Nacional de História, Política, cultura e sociedade., 2015, Rio de Janeiro. X Semana de História Política: minorias étnicas, de gênero e religiosas. VI Seminário Nacional de História, Política, cultura e sociedade.. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2015. p. 1737-1747.

  • ANTUNES, L. L. . As cores da liberdade: a Guarda Negra e as mobilizações políticas na cidade do Rio de Janeiro no contexto abolicionista. In: IX Semana de História Política / VI Seminário Nacional de História, 2014, Rio de Janeiro. IX Semana de História Política/VI Seminário Nacional de História: Cultura & Sociedade. Rio de Janeiro: UERJ/PPGH, 2014. p. 1853-1862.

  • ANTUNES, L. L. . MEMÓRIAS DA ABOLIÇÃO E O IHGB. In: 6º Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O giro-linguístico e a historiografia: balanço e perspectivas, 2012, Mariana. Caderno de resumos & Anais do 6º. Seminário Brasileiro de História da Historiografia O giro-linguístico e a historiografia: balanço e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012.

  • ANTUNES, L. L. . Raça, nacionalidade e o futuro da nação. In: I Semana de História Política e IV Colóquio Internacional do Laboratório Cidade e Poder: Pensando a Tolerância e a Cidadania, 2012, Niterói. Anais do I Seminário em História Política e do Poder da UFF e IV Colóquio Internacional do LCP. Niterói: UFF/PPGH, 2012. p. 220-231.

  • ANTUNES, L. L. . Projeto Acervo Digital Angola Brasil II: uma análise de documento. In: XIV Encontro Regional da ANPUH-Rio: Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. Projeto Acervo Digital Angola Brasil II: uma análise de documento, 2010.

  • ANTUNES, L. L. . Acervo Digital Angola Brasil - segunda fase. In: XX Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2010, Niterói. Projeto Acervo Digital Angola Brasil II, 2010.

  • ANTUNES, L. L. . Mestiçagem e branqueamento: as tentativas de definição de uma identidade nacional nas páginas do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro no final do século XIX.. In: X Semana de História Política da UERJ: minorias étnicas, de gênero e religiosas, VI Seminário Nacional de Política, Cultura e Sociedade., 2015, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos: programa de Pós-Graduação de História da UERJ. Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2015. p. 49-49.

  • ANTUNES, L. L. . As cores da liberdade: a Guarda Negra e as mobilizações políticas na cidade do Rio de Janeiro no contexto abolicionista. In: IX Semana de História Política/ VI Seminário Nacional de História: Política Cultura & Sociedade, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos Programa de Pós-Graduação em História UERJ. Rio de Janeiro: UERJ/PPGH, 2014. p. 312-313.

  • ANTUNES, L. L. . MEMÓRIAS DA ABOLIÇÃO E O IHGB. In: 6º Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O giro-linguístico e a historiografia: balanço e perspectivas, 2012, Mariana. Caderno de resumos & Anais do 6º. Seminário Brasileiro de História da Historiografia O giro-linguístico e a historiografia: balanço e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012.

  • ANTUNES, L. L. . Teorias raciais em busca de uma nacionalidade brasileira. In: VII Seminário Nacional de HIstória: Política, Cultura e Sociedade, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do VII Seminário Nacional de HIstória: Política, Cultura e Sociedade, 2012.

  • ANTUNES, L. L. . Projeto Acervo Digital Angola Brasil II: uma análise de documento. In: XIV Encontro Regional da ANPUH-Rio: Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. Projeto Acervo Digital Angola Brasil II: uma análise de documento, 2010.

  • ANTUNES, L. L. . Acervo Digital Angola Brasil - segunda fase. In: XX Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2010, Niterói. XX Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2010.

  • ANTUNES, L. L. . Memórias da nação: abolição, abolicionismo e o IHGB. Caderno Caminhos da História (Universidade Severino Sombra) , 2012.

  • ANTUNES, L. L. . Entre a gratidão e o ativismo político: os libertos do 13 de maio, a associação da Guarda Negra e José do Patrocínio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANTUNES, L. L. . Mestiçagem e branqueamento: as tentativas de definição de uma identidade nacional nas páginas do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro no final do século XIX.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANTUNES, L. L. . As cores da liberdade: a Guarda Negra e as mobilizações políticas na cidade do Rio de Janeiro no contexto abolicionista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANTUNES, L. L. . Memórias da Abolição: o lugar do negro na construção da história Nacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANTUNES, L. L. . Memórias da Abolição: o papel dos Institutos Históricos e o lugar do negro na construção da história Nacional.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANTUNES, L. L. . Raça, nacionalidade e o futuro da nação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANTUNES, L. L. . Teorias raciais em busca de uma nacionalidade brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANTUNES, L. L. . Mémorias da abolição e o IHGB. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANTUNES, L. L. . Projeto Acervo Digital Angola Brasil II. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANTUNES, L. L. . Acervo Digital Angola Brasil II. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, E. P. N. ; ANTUNES, L. L. . Trabalhando com a maquete do Centro de Recepção: História Local e o Museu da Vida.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ANTUNES, L. L. . Construindo memórias: a inserção do negro na narrativa histórica da nação (1888-1890). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Dicionário Biográfico Brasileiro, Descrição: O projeto pretende digitalizar, digitar e inventariar as fontes documentais do Dicionário Biográfico Brasileiro. O mesmo corresponde ao material inédito produzido pela Viscondessa de Cavalcanti, Amélia Machado Coelho de Castro, entre os anos de 1880 e 1916, presente no acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2011 - 2012

    Inventário Sumário dos Códices do Arquivo Histórico Nacional de Angola, Descrição: Elaboração do Inventário Sumário dos Códices do Arquivo Histórico Nacional de Angola a partir do ano de 1808 até a segunda metade do século XX. O trabalho envolve leituras e transcrições de fontes paleográficas para realização de verbetes. É executado no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2009 - 2010

    Projeto Acervo Digital Angola Brasil II, Descrição: Projeto sob coordenação da Professora Mariza de Carvalho Soares financiado pelo edital Pro-África 2006, para constituição de coleção digital de documentos para a pesquisa da história de Angola. Envolve o Instituto Historico e Geografico Brasileiro-IHGB e o Arquivo Histórico de Angola-AHA e resultou na constituição de uma coleção digital que está disponível para consulta no IHGB e no AHA. Paralelamente à execução do projeto de digitalização foi feito um trabalho de identificação dos documentos e transcrição dos manuscritos que ainda se encontram em andamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado do PPGH/UFF

  • 2012 - 2014

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado do PPGHC/UFRJ

  • 2018 - Atual

    Colegio marista Sao Jose

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental II, Carga horária: 14

  • 2015 - Atual

    Colégio Imaculado Coração de Maria

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História/ Ensino Fundamental II, Carga horária: 11

  • 2013 - 2017

    Colegio e Curso Ícaro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 5

  • 2014 - 2015

    Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora presencial, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professora Tutora presencial da disciplina História e Filosofia, na modalidade semipresencial da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no pólo Piraí/ RJ.

  • 2014 - 2015

    Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora presencial, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professora Tutora presencial da disciplina Metodologia da Pesquisa Histórica, na modalidade semipresencial da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no pólo Piraí/ RJ.

  • 2014 - 2015

    Colégio 1º de Maio

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de História do Ensino Médio, Carga horária: 6

  • 2013 - 2013

    Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

    Vínculo: Assistente de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Organização do acervo documental que constará no livro Brasiliana IHGB. O livro pretende oferecer ao leitor uma visão ampla e abrangente da riqueza do acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Será dividi em capítulos que cobrirão a biblioteca, o arquivo documental, a hemeroteca, a coleção cartográfica e o museu. O projeto é coordenado por Pedro Corrêa do Lago e pela equipe da Editora Capivara.

  • 2010 - 2011

    Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Preparação de Índice Sumário referente a documentação digitalizada do ANHA, que se encontra no IHGB. Este trabalho estava relacionado ao projeto Acervo Digital Angola Brasil (PADAB) de coordenação da Profª Doutora Mariza de Carvalho Soares

  • 2012 - 2013

    Colégio Jardim Escola Elza Campos

    Vínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Cientifica PIBIC-CNPq, Carga horária: 20