Roberto Cezar Bianchini

Graduação em Fisica pelo Instituto de Fïsica de São Carlos da Universidade de São Paulo (1996), Mestrado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Engenharia da Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2005). Experiência na área de Ciência da Computação nas áreas de: Entretenimento Digital, Inteligência Artificial, Engenharia de Software, Realidade Virtual e Ferramentas Computacionais

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Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Elétrica

2000 - 2005

Universidade de São Paulo
Título: Uma Arquitetura BDI para Comportamentos Interativos de Agentes em Jogos Computacionais
Romero Tori. Palavras-chave: Agentes; Arquitetura; Inteligência Artificial; Entretenimento Digital; Realidade Artificial; Engenharia de Software. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics). Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software. Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software); Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.

Mestrado em Física

1997 - 2000

Universidade de São Paulo
Título: Modelagem e Simulação de Processos a Plasma para o Tratamento de Organo-Clorados,Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Roberto Nunes Szente
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Plasma; Organo-Clorados; Simulação; Modelagem; Tratamento; Meio Ambiente. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação / Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação. Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software); Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas.

Graduação em Fisica

1993 - 1996

Universidade de São Paulo

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Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

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Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Inteligência Artificial.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Entretenimento Digital.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos/Especialidade: Circuitos Eletrônicos.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

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Organização de eventos

BIANCHINI, R. C. ; GALISE, Delmar . Transitus. 2007. (Exposição).

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Participação em eventos

Game Cultura.Mesas de debate e discussão do evento Gam _Cultura. 2008. (Seminário).

Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital. Uso de Shaders e Normal Mapping nos Jogos da Nova Geração. 2005. (Congresso).

Semana de Tecnologia do IBTA.Desenvolvimento de Jogos. 2004. (Seminário).

Abrindo o Jogo.API Java3D no desenvolvimento e ensino de jogos. 2003. (Seminário).

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Participação em bancas

Aluno: Alvaro Luiz Merici Souza

BIANCHINI, R. C.. Patuanu. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Agusto Flavio Leal

BIANCHINI, R. C.. Criamundi. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Beatriz Rodrigues Candido

BIANCHINI, R. C.. Zaila. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Celso Teixeira Vilela

BIANCHINI, R. C.. Idle Ventures. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Rafael Pascoal et al

BIANCHINI, R. C.. Dreamland. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Karine Castilo et al

BIANCHINI, R. C.. Seiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: ALFEU MATIAS ET AL

BIANCHINI, R. C.. .Third Eye Witch. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Isais Alves de Araujo Junior et al

BIANCHINI, R. C.. YXION. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Caio Andersen Castro el al

BIANCHINI, R. C.. Body Craft. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: BRUNO RAVANELLI et al

BIANCHINI, R. C.. .Pandora's Wrath.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Bruno Henrique Mansur Tuma da Rosa et al

BIANCHINI, R. C.. .Chickó. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Felipe Garcia Rego

BIANCHINI, R. C.. Host. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Giulia Yamasaki Souza

BIANCHINI, R. C.. Emana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Bruno Chamiso Diacopulos Tavaes Paes et al

BIANCHINI, R. C.. .Moraliz. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Bruno Rosas Frasca et al

BIANCHINI, R. C.. .Goovy. 2015.

Aluno: Ana Carolina Canyn Rizzieri

BIANCHINI, R. C.. Sun.Hive. 2015 - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Carolina Demüner de Souza

BIANCHINI, R. C.. Adventures Inc.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Bruno Kiminami Onishi

BIANCHINI, R. C.. Memory Thief. 2015 - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Andre Pundek Scapinelli

BIANCHINI, R. C.. Aqua Hero. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: David Barbosa da Silva et al

BIANCHINI, R. C.. .Trevor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Ananda Maki et al

BIANCHINI, R. C.. .5 Horas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Gabriel Aluisio Ferreira Moraes

BIANCHINI, R. C.. CRAWLER. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Ananda Maki

BIANCHINI, R. C.. Zeitland. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Artur Vidal Maia

BIANCHINI, R. C.. AnimusQuest. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Angelo Joon Lee

BIANCHINI, R. C.. Bloom. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Anderson Henrique Hipolito Ribeiro da Silva

BIANCHINI, R. C.. GraVton. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Bruno Henrique do Nascimento Furquim

BIANCHINI, R. C.. Nitron. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Daniel Kim

BIANCHINI, R. C.. Go Go Toy. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Felipe Caravelli Oliveira

BIANCHINI, R. C.. Legatus. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: André Kettelhut

BIANCHINI, R. C.. Em Busca da Luz. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Gabriel Davini de Siqueira

BIANCHINI, R. C.. Sleeper. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Caio Cesar Machado

BIANCHINI, R. C.. Hero Act. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: ALEX ZANI CANDUCCO

BIANCHINI, R. C.. Guerra no Sertão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: EVANDRO BRUNO VALENTE

BIANCHINI, R. C.. Quatro: Nas Sombras do Egito. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: CARLOS ALBERTO GALDINO DA GAMA CARUSO

BIANCHINI, R. C.. Horrorshow. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: CAIO SADERIO MARTINS DOS SANTOS

BIANCHINI, R. C.. Quem Conta um Conto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: ALVARO LANA JOAQUIM

BIANCHINI, R. C.. Destiny: The Joker. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Caio Cezar Costa de Souza e Silva

BIANCHINI, R. C.. Gilgamesh. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Christopher Voshiaki Natano Nomi

BIANCHINI, R. C.. Metrópolis D?Elle. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Alun Muniz Rees

BIANCHINI, R. C.. Annvin. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Games) - Universidade Anhembi Morumbi.

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Comissão julgadora das bancas

Maria Alice Grigas Varella Ferreira

TORI, RomeroFERREIRA, M. A. G. V.; BATTAIOLA, André Luiz; LOPES, Roseli de Deus; CLUA, Esteban Walter Gonzalez. Uma Arquitetura BDI para Comportamentos interativos de Agentes em Jogos Computacionais.. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Maria Alice Grigas Varella Ferreira

TORI, RomeroFERREIRA, M. A. G. V.SICHMAN, Jaime Simão. Uma arquitetura BDI para agentes pedagógicos em jogos computacionais tridimensionais.. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

Esteban Walter Gonzalez Clua

TORI, R.;CLUA, E. W. G.BATTAIOLA, A. L.; FERREIRA, M. A. G. V.; LOPES, R. D.. Uma arquitetura BDI para comportamentos intgerativos de Agentes em Jogos Computacionais. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

Jaime Simão Sichman

TORI, RomeroSICHMAN, J. S.FERREIRA, Maria Alice Grigas Varella. Uma Arquitetura BDI para Comportamentos Interativos de Agentes em Jogos Computacionais Tridimensionais. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

Jose Oscar William Vega Bustillos

BUSTILLOS, Jose Oscar William Vega. Modelagem e simulação de processos a plasma para o tratamento de organo-clorados. 2000. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade de São Paulo.

André Luiz Battaiola

TORI, RomeroCLUA, Esteban W G; FERREIRA, Maria Alice Grigas Varella; LOPES, Roseli de Deus;BATTAIOLA, André Luiz. Uma Arquitetura BDI para Comportamentos Interativos de Agentes em Jogos Computacionais. 2005. Tese (Doutorado em Sistemas Eletrônicos) - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP.

Roseli de Deus Lopes

Lopes, Roseli. Uma arquitetura BDI para comportamentos interativos de agentes em jogos computacionais. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Sistemas Eletrônicos) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Romero Tori

TORI, R.. Membro da comissão julgadora de qualificação de doutorado. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

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Foi orientado por

Romero Tori

UMA ARQUITETURA BDI PARA COMPORTAMENTOS INTERATIVOS DE AGENTES EM JOGOS COMPUTACIONAIS; 2005; 216 f; Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Romero Tori;

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Produções bibliográficas

  • BIANCHINI, R. C. ; FAVALLI, R. C. ; PIMENTA, M. M. ; SZENTE, R. N. . An Improvement on the modelling of non-transferred plasma torches. Journal of Physics. D, Applied Physics , Inglaterra, v. 33, p. 134-140, 2000.

  • BIANCHINI, R. C. . Inteligência Artificial e as Escolhas das Pessoas no Século XXI. In: Alberto Cabral Fusaro e Márcia Fusaro. (Org.). Educação, Espiritualidade e Educação. 1ed.São Paulo: BT Acadêmica, 2016, v. , p. 111-131.

  • BIANCHINI, R. C. ; Tomoyse ; BERNARDES JR., J. L. . PANDA3D. In: Alexandre Cardoso; Claudio Kirner; Edgard Lamounier; Judith Kelner. (Org.). Tecnologias para o Desenvolvimento de Sistemas de Realidade VIrtual e Aumentada. : , 2007, v. , p. 159-176.

  • TORI, R. ; NAKAMURA, R. ; BERNARDES JR., J. L. ; BIANCHINI, R. C. ; JACOBER, E. ; CALIFE, Daniel ; TOMOYOSE, Alexandre Nascimento . Jogos e Entretenimento com Realidade Virtual e Aumentada. In: Claudio Kirner e Robson Siscoutto. (Org.). Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações. Petropolis: , 2007, v. , p. -.

  • BERNARDES JR., J. L. ; BIANCHINI, R. C. ; Cuzziol, M. ; JACOBER, E. ; NAKAMURA, R. ; TORI, R. . Jogos Eletrônicos e Realidade Virtual. In: Claudio Kirner; Romero Tori. (Org.). Realidade Virtual: Conceitos e Tendências. 2ed.São Paulo: Sociedade Brasileira de Computação, 2006, v. 1, p. 159-176.

  • BIANCHINI, R. C. . Geometry Shaders parte 2. GameMaster, Brasil, p. 81 - 81, 01 jan. 2008.

  • BIANCHINI, R. C. . Geometry Shaders parte 1. GameMaster, Brasil, p. 18 - 18, 01 dez. 2007.

  • BIANCHINI, R. C. . Vida Artificial. GameMaster, Brasil, p. 74 - 74, 01 out. 2007.

  • BIANCHINI, R. C. . Emocoes em personagens de games. GameMaster, Brasil, p. 16 - 16, 01 jul. 2007.

  • BIANCHINI, R. C. . O Jogador e o conteudo dos Jogos. GameMaster, Brasil, p. 74 - 74, 01 jul. 2007.

  • BIANCHINI, R. C. . Detalhes que fazem muita diferenca. GameMaster, Brasil, p. 12 - 12, 01 maio 2007.

  • BIANCHINI, R. C. . HDRR e o Aumento de Detalhes. Game Master, Revista de Circulação Nacional, 01 set. 2006.

  • BIANCHINI, R. C. . Sistemas Emergentes e os Jogos Eletrônicos. Game Master, Revista de Circulação Nacional, , v. 18, 01 jul. 2006.

  • BIANCHINI, R. C. . Inteligência Artificial nos Jogos. Game Master, Revista de Circulação Nacional, , v. 12, 01 jan. 2006.

  • BIANCHINI, R. C. . Aumento do Realismo Gráfico nos Jogos. Game Master, Revista de Circulação Nacional, , v. 11, 01 dez. 2005.

  • BIANCHINI, R. C. ; TORI, R. . SINBA - A new approach for Modelling Social Behaviours in Interactive NPCs. In: CGanes2006, 2006, Dublin. Proceedings of CGAMES' 2006. Dublin: School of Computing and Information Technology, 2006.

  • GIORDAN, M. ; GOIS, J. ; TORI, R. ; BIANCHINI, R. C. . Visualização de Objetos Moleculares: interfaces de ensino, pesquisa e extensão entre Educação em Química e Engenharia de Software. In: XV SBIE ? Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2004, Manaus. Anais do XV SBIE ? Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2004.

  • BIANCHINI, R. C. ; TORI, R. . The BDI model applied to improve the Behavior of Characters in Virtual Environments and Computer Games. In: VII Symposium on Virtual Realtiy, 2004, São Paulo. Anais do VII Symposium on Virtual Realtiy, 2004.

  • BERNARDES JR., J. L. ; TORI, R. ; JACOBER, E. ; NAKAMURA, R. ; BIANCHINI, R. C. . A Survey on Networking for Massively Multiplayer Online Games. In: Brasilian Workshop of Games and Digital Entertainment, 2003, Salvador. Anais do WJogos 2003, 2003.

  • NAKAMURA, R. ; TORI, R. ; JACOBER, E. ; BIANCHINI, R. C. ; BERNARDES JR., J. L. . Development of a Game Engine using Java. In: Brasilian Workshop of Games and Digital Entertainment, 2003, Salvador. Anais do WJogos 2003, 2003.

  • NAKAMURA, R. ; TORI, R. ; BERNARDES JR., J. L. ; BIANCHINI, R. C. ; JACOBER, E. . A Practical Study on the Usage of a Comercial Game Engine for the Development of Educational Games. In: Brasilian Workshop of Games and Digital Entertainment, 2003, Salvador. Anais do WJogos 2003, 2003.

  • BIANCHINI, R. C. ; SZENTE, R. N. . Modelling and Simulation of Plasma Treatment of PCBs. In: Quinto Encontro Brasileiro de Física dos Plasmas, 1998, Águas de Lindóia. Anais do Quinto Encontro Brasileiro de Física dos Plasmas, 1998.

  • BIANCHINI, R. C. ; OLIVA, G. . Determinação de Estruturas Cristalográficas de Complexos de Rutênio utilizando Difração de Raio-X. In: Terceiro Simpósio de Inciação Científica da Universidade de São Paulo, 1995, São Carlos. Anais do Terceiro Simpósio de Inciação Científica da Universidade de São Paulo, 1995. v. 2.

  • BIANCHINI, R. C. ; TORI, R. . SINBA - A new approach for Modelling Social Behaviours in Interactive NPCs. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

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Outras produções

BIANCHINI, R. C. . Revisão Técnica do Livro: 'The black art of multiplatform game programming'. 2017.

BIANCHINI, R. C. . The Maze. 2017.

Lost Island. 2015.

BIANCHINI, R. C. ; BERNARDES JR., J. L. ; GOIS, J. ; GIORDAN, M. ; TORI, R. . Visualizador de Objetos Moleculares. 2004.

BIANCHINI, R. C. ; JACOBER, E. ; BERNARDES JR., J. L. ; NAKAMURA, R. ; TORI, R. . enJine. 2003.

BIANCHINI, R. C. . Inside Xbox ep41.2: entrevista com professor (https://www.youtube.com/watch?v=FpoAxaLgAyI). 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BIANCHINI, R. C. . MindGear. 2010; Tema: Inteligência Artificial, Desenvolvimento de Jogos, Movimento DIY. (Blog).

BIANCHINI, R. C. . Jogos para Celulares. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BIANCHINI, R. C. . Jogos para Celulares. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BIANCHINI, R. C. . Jogos para Celulares. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BIANCHINI, R. C. . Game Engines. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Universidade Anhembi Morumbi. , Avenida Roque Petroni Jr., 630 - Morumbi, Morumbi, 04707000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 50955600, URL da Homepage:

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Experiência profissional