Daniela Santini Adamatti

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul e mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (IPH-UFRGS). Atualmente é bolsista de doutorado do CNPq, no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental

2015 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Sensibilidade de modelos de estimativa de evapotranspiração por sensoriamento remoto,
Anderson Luis Ruhoff. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental

2013 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Modelagem da distribuição espacial de grupos funcionais de peixes em um lago raso subtropical,Ano de Obtenção: 2016
David Manuel Lelinho da Motta Marques.Coorientador: Carlos Ruberto Fragoso Júnior. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Engenharia Ambiental

2005 - 2011

Universidade de Caxias do Sul
Título: Projeto de otimização da eficiência hídrica e energética da vila olímpica da universidade de Caxias do Sul
Orientador: Juliano Rodrigues Gimenez

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Curso a distância - Lei das Águas. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2016 - 2016

Introdução à linguagem FORTRAN 90/95. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2016 - 2016

Curso de introdução ao LATEX. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2008 - 2008

Técnicas Avançadas para Tratamento de Resíduos. (Carga horária: 5h). , Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

2001 - 2005

Curso Regular de Inglês. (Carga horária: 450h). , Instituto de Idiomas Topmaster, TOPMASTER, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica/Especialidade: Sensoriamento Remoto.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geoquímica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Hidrogeologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Encontro Nacional de Programas de Pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. 2019. (Encontro).

Desafio de Inovação Corsan. 2018. (Outra).

X Workshop Brasileiro de Micrometeorologia. 2017. (Outra).

XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Determinação do traçado de mínimo custo de uma adutora em SIG utilizando técnica heurística de otimização baseada no comportamento de formigas. 2017. (Simpósio).

XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Sensibilidade do algoritmo de evapotranspiração MODIS aos dados de entrada meteorológicos em biomas tropicais. 2017. (Simpósio).

Workshop de Gestão de Projetos de Pesquisa. 2016. (Outra).

XV Congresso Brasileiro de Limnologia. Modelagem da Distribuição de Grupos Funcionais de Peixes em Lago Raso Subtropical. 2015. (Congresso).

XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. 2015. (Simpósio).

XX Simpório Brasileiro de Recursos Hídricos.Análise de viabilidade da otimização do uso de água na vila poliesportiva de uma instituição de ensino. 2013. (Simpósio).

26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Análise preliminar da qualidade das águas subterrâneas do Aquífero Guarani em poços tubulares da Serra Gaúcha. 2011. (Congresso).

XIX Encontro de Jovens Pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul.Caracterização físico-química preliminar de amostras de água subterrânea do Aquífero Guarani na região da Serra Gaúcha. 2011. (Encontro).

II Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. Determinação da concentração de nutrientes e avaliação de suas possóveis fontes de aporte em sedimentos do Arroio Marrecas. 2010. (Congresso).

IX Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos.Qualidade dos sedimentos da Microbacia do Arroio Marrecas (Caxias do Sul/RS): determinação da concentração de nutrientes e avaliação de suas possíveis fontes de aporte. 2010. (Encontro).

IX Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos.Avaliação da presença de espécies metálicas biodisponíveis em sedimentos de duas bacias hidrográficas gaúchas. 2010. (Encontro).

XVII Encontro de Jovens Pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul.Biodisponibilidade de metais pesados em sedimentos de uma Microbacia gaúcha. Estudo de caso: Arroio Marrecas. 2009. (Encontro).

XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Determinação da granulometria, dos parâmetros físico-químicos e do teor de metais biodisponíveis em sedimentos da Microbacia do Arroio Marrecas. 2009. (Simpósio).

II Simpósio em Ecologia - Ciclo do Carbono em Ambientes Aquáticos Continentais.Caracterização de ácidos húmicos provenientes de sedimentos da Microbacia do Arroio Marrecas (Caxias do Sul/RS). 2008. (Simpósio).

XVI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS.Avaliação das propriedades químicas e morfológicas de Ácidos Húmicos provenientes de Sedimentos da Microbacia do Arroio Marrecas. 2008. (Encontro).

XVI Encontro de Química da Região Sul.Avaliação do grau de humificação dos ácidos húmicos sedimentares da microbacia do Arroio Marrecas. 2008. (Encontro).

XV Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS.Estudo da Viabilidade de Utilização de Subprodutos Industriais na Produção de Argamassas e Materiais Construtivos - Fase II. 2007. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marlon Haag

ADAMATTI, D. S.; GALDINO, C. H. P. A.. Influência do fenômeno ENOS na pluviometria do estado do Rio Grande do Sul. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Saulo Varela Della Giustina

BEAL, Lademir Luiz; GIMENEZ, J. R.;DELLA GIUSTINA, Saulo Varela. Projeto de Otimização da Eficiência Hídrica e Energética da Vila Olímpica da Universidade de Caxias do Sul. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Caxias do Sul.

Ronaldo Angelini

Bravo, J.M.; BECKER, F. G.; MARQUES, D. M.;ANGELINI, R.. Contribuições da incorporação de movimentação à modelagem ecológica da distribuição espacial de grupos funcionais de peixes em lago raso subtropical. 2016. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

FERNANDO GERTUM BECKER

Becker, F. G., Becker, Fernando G.; ANGELINI, R.; BRAVO, J. M.. CONTRIBUIÇÕES DA INCORPORAÇÃO DE MOVIMENTAÇÃO À MODELAGEM ECOLÓGICA DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE GRUPOS FUNCIONAIS DE PEIXES EM LAGO RASO SUBTROPICAL. 2016. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Juan Martin Bravo

BECKER, F. G.;BRAVO, J. M.; ANGELINI, R.. Contribuições da incorporação de movimentação à modelagem ecológica da distribuição espacial de grupos funcionais de peixes em lago raso subtropical. 2016. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Juan Martin Bravo

FRAGOSO JUNIOR, C. R.BRAVO, J. M.. Modelagem da distribuição de longo prazo de grupos funcionais de peixes em um lago raso subtropical. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lademir Luiz Beal

BEAL, L. L.GIMENEZ, J. R.GIUSTINA, SULO VARELA DELLA. PROJETO DE OTIMIZAÇÃO DA EFICIÊNCIA HÍDRICA E ENERGÉTICA DA VILA OLÍMPICA DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Caxias do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lúcia Helena Ribeiro Rodrigues

Contribuições da incorporação de movimentação à modelagem ecológica da distribuição espacial de grupos funcionais de peixes em lago raso subtropical; 2016; Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Lúcia Helena Ribeiro Rodrigues;

Anderson Luis Ruhoff

Sensibilidade de modelos de estimativa de evapotranspiração por sensoriamento remoto; Início: 2016; Tese (Doutorado em Recursos Hidricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Carlos Ruberto Fragoso Junior

Contribuições da Incorporação de Movimentação à Modelagem Ecológica da Distribuição Espacial de Grupos Funcionais de Peixes em Lago Raso Subtropical; 2015; Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Carlos Ruberto Fragoso Júnior;

Juliano Rodrigues Gimenez

Projeto de otimização da eficiência hídrica e energética da vila olímpica da universidade de Caxias do Sul; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Juliano Rodrigues Gimenez;

Marcelo Giovanela

Avaliação da Qualidade de Águas do Aquífero Guarani na Região Nordeste do Rio Grande do Sul; Estudo de Caso: Serra Gaúcha; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade de Caxias do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Giovanela;

Marcelo Giovanela

Biodisponibilidade de Metais Pesados em Sedimentos de uma Microbacia Gaúcha ? Estudo de Caso: Arroio Marrecas; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade de Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Marcelo Giovanela;

Marcelo Giovanela

Diagnóstico Ambiental dos Sedimentos e das Substâncias Húmicas da Microbacia do Arroio das Marrecas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade de Caxias do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Giovanela;

David Manuel Lélinho da Motta Marques

CONTRIBUIÇÕES DA INCORPORAÇÃO DE MOVIMENTO À MODELAGEM ECOLÓGICA DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE GRUPOS FUNCIONAIS DE PEIXES EM LAGO RASO SUBTROPICAL; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pó-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Instituto de Pesquisas Hidráulicas / UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: David Manuel Lelinho da Motta Marques;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MOREIRA, A. A. ; Adamatti, D.S. ; RUHOFF, A. L. . Avaliação dos produtos de evapotranspiração baseados em sensoriamento remoto MOD16 e GLEAM em sítios de fluxos turbulentos do Programa LBA. CIÊNCIA E NATURA , v. 40, p. 112, 2018.

  • GIOVANELA, M. ; Crespo, J.S. ; ANTUNES, M. ; Adamatti, D.S. ; Fernandes, A.N. ; Barison, A. ; da Silva, C.W.P. ; Guégan, R. ; Motelica-Heino, M. ; Sierra, M.M.D. . Chemical and spectroscopic characterization of humic acids extracted from the bottom sediments of a Brazilian subtropical microbasin. Journal of Molecular Structure (Print) , p. 111-119, 2010.

  • ANTUNES, M. ; ADAMATTI, D. S. ; PACHECO, M. A. R. ; GIOVANELA, M. . pH do solo: Determinação com indicadores ácido-base no Ensino Médio. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO) , v. 31, p. 283-287, 2009.

  • ANTUNES, M. ; ANTUNES, M. T. ; ADAMATTI, D. S. ; GELAIN, R. ; SCHNEIDER, V. E. ; GIOVANELA, M. ; FERNANDES, A. N. . Avaliação preliminar de impactos ambientais através da determinação de metais em sedimentos de bacias urbanizadas. In: Jorge Enoch Furquim Werneck Lima;Walszon Terllizzie Araújo Lopes. (Org.). Engenharia de Sedimentos: na Busca de Soluções para Problemas de Erosão e Assoreamento. 1ed.Brasília: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2011, v. 1, p. 65-87.

  • ANTUNES, M. ; DILLON, D. B. ; ADAMATTI, D. S. ; CRESPO, J. S. ; GIOVANELA, M. . Caracterização físico-química e quantificação de metais pesados em sedimentos de fundo de uma microbacia da Serra Gaúcha. In: Carlos N. Ide; Luiz Augusto A. do Val; Maria Lúcia Ribeiro. (Org.). Produção de sedimentos e seus impactos ambientais, sociais e econômicos. 1ed.Campo Grande: Oeste, 2009, v. , p. 713-730.

  • TAMBARA, V. T. ; Adamatti, D.S. . Determinação do traçado de mínimo custo de uma adutora em SIG utilizando técnica heurística de otimização baseada no comportamento de formigas. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: ABRH, 2017.

  • GUTIERREZ, J. C. T. ; Adamatti, D.S. . Comparação de dois métodos de otimização multiobjetivo na calibração de um modelo hidrológico. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: ABRH, 2017.

  • Adamatti, D.S. ; RUHOFF, A. L. ; ROCHA, H. R. . Sensibilidade do algoritmo de evapotranspiração MODIS aos dados de entrada meteorológicos em biomas tropicais. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017.

  • MOREIRA, A. A. ; Adamatti, D.S. ; RUHOFF, A. L. . Avaliação dos produtos de evapotranspiração baseados em sensoriamento remoto MOD16 e GLEAM em nove sítios de torres de fluxo brasileiros. In: X Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, 2017, Santa Maria. Anais do X Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, 2017.

  • RUHOFF, A. L. ; Adamatti, D.S. ; MOREIRA, A. A. . O que controla o processo de evapotranspiração em modelos globais?. In: X Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, 2017, Santa Maria. Anais do X Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, 2017.

  • COLOSSI, B. R. ; Adamatti, D.S. ; FAN, F. M. ; PONTES, P. R. M. . Análise do impacto do uso de dados diários ou médias climatológicas na simulação hidrológica com o modelo MGB-IPH. In: XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2015, Brasília. Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: ABRH, 2015. p. PAP020014.

  • TAMBARA, V. T. ; Adamatti, D.S. ; CAVALCANTI, J. R. A. ; FRAGOSO JR, C. R. ; MARQUES, D. M. L. M. . Efeitos dos pulsos de vazão e nutrientes da bacia hidrográfica sobre os processos biogeoquímicos em um reservatório eutrófico. In: XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2015, Brasília. Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2015.

  • ADAMATTI, D. S. ; GIMENEZ, J. R. ; GIUSTINA, S. V. D. . Análise de viabilidade da otimização do uso de água na vila poliesportiva de uma instituição de ensino. In: XX Simpório Brasileiro de Recursos Hídricos, 2013, Bento Gonçalves. Anais do XX Simpório Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: ABRH, 2013.

  • ANTUNES, M. ; ADAMATTI, D. S. ; FERNANDES, A. N. ; GIOVANELA, M. . Avaliação do grau de contaminação por espécies metálicas em sedimentos de fundo de uma microbacia gaúcha. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011. p. 1-6.

  • ADAMATTI, D. S. ; SANGALI, Paula P. ; FERNANDES, A. N. ; GIOVANELA, M. . Análise preliminar da qualidade das águas subterrâneas do Aquífero Guarani em poços tubulares da Serra Gaúcha. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011. p. 1-6.

  • ADAMATTI, D. S. ; GIOVANELA, M. . Avaliação preliminar da qualidade de amostras de água subterrânea do Aquífero Guarani na Serra Gaúcha. In: II Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo, 2011, São Paulo. Anais do II Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo, 2011. p. 1-4.

  • ADAMATTI, D. S. ; GIOVANELA, M. . Avaliação preliminar das características físico-químicas de amostras de água subterrânea do Aquífero Guarani na Serra Gaúcha. In: II Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo, 2011, São Paulo. Anais do II Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo, 2011. p. 1-4.

  • ADAMATTI, D. S. ; CRESPO, J. S. ; GIOVANELA, M. . Caracterização físico-química preliminar de amostras de água subterrânea do Aquífero Guarani na Serra Gaúcha. In: XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2011, Maceió. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2011. p. 1-6.

  • ADAMATTI, D. S. ; CRESPO, J. S. ; GIOVANELA, M. . Avaliação preliminar da qualidade de amostras de água subterrânea do Aquífero Guarani na região da Serra Gaúcha.. In: XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2011, Maceió. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2011. p. 1-9.

  • GELAIN, R. ; ANTUNES, M. ; ADAMATTI, D. S. ; FERNANDES, A. N. ; GIOVANELA, M. . Determinação da concentração de nutrientes e avaliação de suas possíveis fontes de aporte em sedimentos do Arroio Marrecas. In: 2º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, 2010, Bento Gonçalves. CD de Trabalhos completos do 2º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, 2010.

  • ANTUNES, M. ; ADAMATTI, D. S. ; GELAIN, R. ; FERNANDES, A. N. ; GIOVANELA, M. . Avaliação da qualidade dos sedimentos da Microbacia do Arroio Marrecas (Caxias do Sul/RS). In: VII Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2010, Porto Alegre. Anais do VII Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2010.

  • ANTUNES, M. ; ANTUNES, M. T. ; ADAMATTI, D. S. ; GELAIN, R. ; SCHNEIDER, V. E. ; GIOVANELA, M. ; FERNANDES, A. N. . Avaliação da presença de espécies metálicas biodisponíveis em sedimentos de duas bacias hidrográficas gaúchas. In: IX Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos, 2010, Brasília. Anais do IX Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos, 2010.

  • GELAIN, R. ; ANTUNES, M. ; ADAMATTI, D. S. ; FERNANDES, A. N. ; GIOVANELA, M. . Qualidade dos sedimentos da Microbacia do Arroio Marrecas (Caxias do Sul/RS): determinação da concentração de nutrientes e avaliação das possíveis fontes de aporte. In: IX Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos, 2010, Brasília. Anais do IX Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos, 2010.

  • ADAMATTI, D. S. ; CAMPOS, M. S. ; GIOVANELA, M. ; SCHNEIDER, V. E. ; GRASSI, M. T. ; FERNANDES, A. N. . Determinação de espécies metálicas em amostras de águas superficiais de rios urbanos. In: 14º ENaSB / SILUBESA Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2010, Porto. Anais do 14º ENaSB / SILUBESA Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2010.

  • ADAMATTI, D. S. ; GIOVANELA, M. ; SCHNEIDER, V. E. ; GRASSI, M. T. ; FERNANDES, A. N. . Avaliação preliminar da presença de BTEX em amostras de águas superficiais de corpos hídricos urbanos. In: 14º ENaSB / SILUBESA Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2010, Porto. Anais do 14º ENaSB / SILUBESA Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2010.

  • ANTUNES, M. ; ADAMATTI, D. S. ; GELAIN, R. ; GIOVANELA, M. . Determinação da granulometria, dos parâmetros físico-químicos e do teor de metais biodisponíveis em sedimentos da Microbacia do Arroio Marrecas. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2009, Campo Grande. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2009.

  • ANTUNES, M. ; DILLON, D. B. ; ADAMATTI, D. S. ; GIOVANELA, M. . Avaliação da qualidade ambiental dos sedimentos de fundo do novo complexo de represamento de águas superficiais do munícipio de Caxias do Sul / RS. In: VIII Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos, 2008, Campo Grande. CD de Trabalhos Completos do VIII ENES, 2008.

  • GIOVANELA, M. ; ANTUNES, M. ; ADAMATTI, D. S. ; CRESPO, J. S. . Caracterização química, morfológica e espectroscópica de ácidos húmicos sedimentares do Arroio Marrecas (RS). In: XII Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2009, Ouro Preto. CD de Resumos Expandidos do XII Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2009.

  • ANTUNES, M. ; DILLON, D. B. ; ADAMATTI, D. S. ; GIOVANELA, M. . Avaliação do teor de metais pesados em sedimentos de uma microbacia gaúcha utilizando Valores-Guia de Qualidade de Sedimentos. In: XII Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2009, Ouro Preto. CD de Resumos Expandidos do XII Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2009.

  • ANTUNES, M. ; ADAMATTI, D. S. ; GELAIN, R. ; DILLON, D. B. ; GIOVANELA, M. . Aplicação dos VGQS na avaliação do grau de contaminação por metais em sedimentos do novo complexo de represamento de águas superficiais de Caxias do Sul (RS). In: 49 Congresso Brasileiro de Química, 2009, Porto Alegre. CD de resumos expandidos do 49 CBQ, 2009.

  • SOUZA, V. A. ; ROBERTI, D. R. ; ZIMMER, T. ; RUHOFF, A. ; Adamatti, D.S. ; ALVES, R. C. M. ; DIAZ, M. B. ; GONCALVES, L. G. G. ; MORAES, O. L. L. . What drives evapotranspiration over irrigated cropland? A comparison between flux tower measurements and MODIS remote sensing estimations. In: European Geosciences Union General Assembly, 2018, Viena. Geophysical Research Abstracts, 2018. v. 20. p. EGU2018-11010-3.

  • RUHOFF, Anderson Luis ; Adamatti, D.S. . Sensitivity of MODIS evapotranspiration algorithm (MOD16) to the acuracy of meteorological data and land use and land cover parameterization. In: European Geosciences Union General Assembly, 2017, Viena. Geophysical Research Abstracts, 2017. p. EGU2017-2394.

  • Adamatti, D.S. ; RODRIGUES, L. R. ; BRAVO, J. M. ; MARQUES, D. M. L. M. ; FRAGOSO JR, C. R. . Influência da incorporação da movimentação de peixes à modelagem ecológica da distribuição espacial dos grupos funcionais ícticos em lagoa rasa subtropical. In: XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017, Porto Seguro. Anais do XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017.

  • Adamatti, D.S. ; TAMBARA, V. T. ; CAVALCANTI, J. R. A. ; BOHNENBERGER, J. E. ; RODRIGUES, L. R. ; BRAVO, J. M. ; MARQUES, D. M. L. M. ; FRAGOSO JR, C. R. . Modelagem da Distribuição de Grupos Funcionais de Peixes em Lago Raso Subtropical. In: XV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2015, Maringá. Anais do XV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2015.

  • ADAMATTI, D. S. ; GIOVANELA, M. . Caracterização físico-química preliminar de amostras de água subterrânea do Aquífero Guarani na região da Serra Gaúcha. In: XIX Encontro de Jovens Pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul, 2011, Caxias do Sul. Anais do XIX Encontro de Jovens Pesquisadores, 2011. p. 1-1.

  • ADAMATTI, D. S. ; GIOVANELA, M. ; GRASSI, M. T. ; FERNANDES, A. N. . Determinação de BTEX em amostras de águas superficiais de corpos hídricos do município de Caxias do Sul (RS) e região.. In: Determinação de BTEX em amostras de águas superficiais de corpos hídricos do município de Caxias do Sul (RS) e região., 2010, São Pedro. Anais do V Encontro Nacional de Química Ambiental, 2010.

  • ADAMATTI, D. S. ; GIOVANELA, M. . Biodisponibilidade de metais pesados em sedimentos de uma Microbacia gaúcha. Estudo de Caso: Arroio Marrecas.. In: XVII Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2009, Caxias do Sul. CD de Resumos do XVII Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2009.

  • ADAMATTI, D. S. ; ANTUNES, M. ; GIOVANELA, M. . Avaliação das propriedades químicas e morfológicas de Ácidos Húmicos provenientes de Sedimentos da Microbacia do Arroio Marrecas. In: XVI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2008, Caxias do Sul. CD de Resumos do XVI Encontro de Joverns Pesquisadores da UCS, 2008.

  • ANTUNES, M. ; ADAMATTI, D. S. ; GIOVANELA, M. . Caracterização de ácidos húmicos provenientes de sedimentos da Microbacia do Arroio Marrecas (Caxias do Sul/RS). In: II Simpósio em Ecologia - Ciclo do Carbono em Ambientes Aquáticos Continentais, 2008, Rio de Janeiro. CD de resumos do II simpósio em Ecologia, 2008.

  • ANTUNES, M. ; ADAMATTI, D. S. ; GIOVANELA, M. . Avaliação do teor de metais pesados nos sedimentos de fundo da microbacia do Arroio Marrecas. In: XVI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2008, Caxias do Sul. CD de resumos do XVI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2008.

  • ADAMATTI, D. S. ; ANTUNES, M. ; GIOVANELA, M. . Avaliação do grau de humificação dos ácidos húmicos sedimentares da microbacia do Arroio Marrecas. In: XVI Encontro de Química da Região Sul, 2008, Blumenau. CD de Resumos do XVI Encontro de Química da Região Sul, 2008.

  • ANTUNES, M. ; ADAMATTI, D. S. ; DILLON, D. B. ; GIOVANELA, M. . Determinação do teor de metais em sedimentos de fundo da Microbacia do Arroio Marrecas. In: XVI Encontro de Química da Região Sul, 2008, Blumenau. CD de resumos do XVI Encontro de Química da Região Sul, 2008.

  • ADAMATTI, D. S. ; PIAZZA, J. L. . Estudo da Viabilidade de Utilização de Subprodutos Industriais na Produção de Argamassas e Materiais Construtivos - Fase II. In: XV Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2007, Caxias do Sul. CD dos Resumos do XV Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2007.

  • TAMBARA, V. T. ; Adamatti, D.S. . Determinação do traçado de mínimo custo de uma adutora em SIG utilizando técnica heurística de otimização baseada no comportamento de formigas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Adamatti, D.S. ; RUHOFF, A. L. . Sensibilidade do algoritmo de evapotranspiração MODIS aos dados de entrada meteorológicos em biomas tropicais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Adamatti, D.S. ; TAMBARA, V. T. ; CAVALCANTI, J. R. A. ; BOHNENBERGER, J. E. ; RODRIGUES, L. R. ; BRAVO, J. M. ; MARQUES, D. M. L. M. ; FRAGOSO JR, C. R. . Modelagem da Distribuição de Grupos Funcionais de Peixes em Lago Raso Subtropical. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ADAMATTI, D. S. ; GIMENEZ, J. R. ; GIUSTINA, S. V. D. . Análise da viabilidade de otimização do uso da água na vila poliesportiva de uma instituição de ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GELAIN, R. ; ANTUNES, M. ; ADAMATTI, D. S. ; FERNANDES, A. N. ; GIOVANELA, M. . Determinação da concentração de nutrientes e avaliação de suas possíveis fontes de aporte em sedimentos do Arroio Marrecas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANTUNES, M. ; ADAMATTI, D. S. ; GELAIN, R. ; GIOVANELA, M. . Determinação da granulometria, dos parâmetros físico-químicos e do teor de metais biodisponíveis em sedimentos da Microbacia do Arroio Marrecas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ADAMATTI, D. S. ; GIOVANELA, M. . Biodisponibilidade de metais pesados em sedimentos de uma Microbacia gaúcha. Estudo de Caso: Arroio Marrecas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ADAMATTI, D. S. ; ANTUNES, M. ; GIOVANELA, M. . Avaliação do grau de humificação dos ácidos húmicos sedimentares da microbacia do Arroio Marrecas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANTUNES, M. ; DILLON, D. B. ; ADAMATTI, D. S. ; GIOVANELA, M. . Avaliação da qualidade ambiental dos sedimentos de fundo do novo complexo de represamento de águas superficiais do munícipio de Caxias do Sul / RS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Sensoriamento remoto aplicado à modelagem de processos climáticos e hidrometeorológicos, Descrição: O problema de pesquisa visa responder ao seguinte questionamento: Como produtos de sensoriamento remoto podem ser utilizados para melhor compreender e representar os processos climáticos e hidrometeorológicos dos principais biomas da América do Sul? O objetivo geral deste projeto de pesquisa consiste em utilizar produtos de sensoriamento remoto para análise, monitoramento e modelagem dos processos climáticos e hidrometeorológicos em diferentes biomas localizados na América do Sul. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Daniela Santini Adamatti - Integrante / Adriana Aparecida Moreira - Integrante / Fernando Mainardi Fan - Integrante / David Manuel Lelinho da Motta Marques - Integrante / Juan Martin Bravo - Integrante / Anderson Luis Ruhoff - Coordenador / Walter Collischonn - Integrante / Rodrigo Cauduro Dias de Paiva - Integrante / Joel Avruch Goldenfum - Integrante / Ayan Fleischmann - Integrante / Elisa de Melo Kich - Integrante / Rafael de Oliveira Morais - Integrante / Fernando Correa Todeschini - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Avaliação da Qualidade de Águas do Aqüífero Guarani na Região Nordeste do Rio Grande do Sul. Estudo de Caso: Serra Gaúcha, Descrição: O Aqüífero Guarani é um dos maiores mananciais de água subterrânea do mundo e localiza-se, em parte, no Brasil, Argentina, Paraguai e no Uruguai. No Brasil, ocupa uma área aproximada de 1,2 milhões de km2, correspondentes a 2/3 da sua área total, abrangendo parcialmente os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. No Rio Grande do Sul, ocupa uma área estimada em 157.600 km2 dos quais, mais de 3/4 da sua ocorrência, encontra-se encobertos por rochas vulcânicas, formadoras do Aqüífero Fraturado Serra Geral. Por serem aqüíferos de extensão continental (o Guarani e o Serra Geral), com características de confinamento, de semi-confinamento ou livre, suas dinâmicas ainda são pouco conhecidas, necessitando estudos básicos para seu entendimento de forma a possibilitar uma utilização mais racional e o estabelecimento de políticas estratégicas de preservação mais eficientes e eficazes. Dentro desse cenário, também é fundamental avaliar os riscos de contaminação da água subterrânea, considerando as diferentes atividades econômicas ao longo de suas áreas aflorantes ou de recarga. Perante a magnitude e a complexidade dos aspectos hidrogeoquímicos e ambientais mencionados, e para que se tenha um aproveitamento racional das águas do Sistema Aqüífero Guarani/Serra Geral, é fundamental a integração de diferentes pólos de conhecimento, com a perspectiva de aglutinar ações e otimizar a aplicação de recursos. Neste sentido, o presente trabalho terá por objetivo avaliar a qualidade natural e a condição de qualidade das águas subterrâneas do aqüífero Guarani captadas em poços tubulares localizados na Serra Gaúcha (região nordeste do RS) em função de padrões de qualidade bacteriológica e físico-química, visado fornecer subsídios para o seu enquadramento em classes de acordo com a Resolução CONAMA n 396 de 2008.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Daniela Santini Adamatti - Integrante / Marcelo Giovanela - Coordenador / Janaina da Silva Crespo - Integrante / Ivete Ana Schmitz Booth - Integrante / Anna Célia Silva Arruda - Integrante / Maria Alice R. Pacheco - Integrante / Andréia Neves Fernandes - Integrante / Paula Pieruccini Sangali - Integrante / Raquel Andreola - Integrante / Márcia Dosciatti de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    Biodisponibilidade de metais pesados em sedimentos de uma Microbacia gaúcha. Estudo de caso: Arroio Marrecas, Descrição: A poluição dos sedimentos está intimamente ligada com a poluição das águas e tem origem em diversas fontes, dentre as quais se destacam: efluentes domésticos, efluentes industriais, carga difusa urbana e agrícola. A situação é mais crítica nas regiões em que existem atividades portuárias, depósito de resíduos industriais e urbanos. Sedimentos têm sido amplamente utilizados como indicadores ambientais, porque possuem grande capacidade de incorporar e acumular elementos contaminantes. Como os sedimentos são levados pelos rios para outro curso de água ou para o mar, as análises dos sedimentos em vários pontos de uma região de interesse servem para rastrear fontes de contaminação ou monitorar esses contaminantes. Os metais, principalmente os metais pesados, em grande concentração, merecem maior preocupação, principalmente por serem não degradáveis, permanecendo por longos períodos no ambiente, principalmente nos sedimentos. Nos últimos anos, tem aumentado a investigação sobre metais presentes em sedimentos, não mais como um reservatório ou ambiente de deposição de espécies químicas, mas como um compartimento aquático ativo que desempenha um papel fundamental na redistribuição dessas espécies à biota aquática. Os fenômenos de acúmulo e de redisposição de espécies nos sedimentos os qualificam como de extrema importância em estudos de impacto ambiental, pois registram em caráter mais permanente os efeitos de contaminação. Assim sendo, a determinação de metais-traço em sedimentos permite detectar o grau de contaminação a que a água e os organismos bentônicos estão sujeitos. Dentro desse contexto, o presente trabalho terá por objetivo a extração, bem como a quantificação de metais biodisponíveis em amostras de sedimentos de fundo que serão coletadas na microbacia do Arroio das Marrecas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniela Santini Adamatti - Integrante / Marcelo Giovanela - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Diagnóstico Ambiental dos Sedimentos e das Substâncias Húmicas da Microbacia do Arroio das Marrecas, Descrição: A gestão dos recursos hídricos tem se imposto como imperativo de ordem pública e econômica, uma vez que a quantidade e a qualidade destes vêm sendo comprometidas em função do crescimento demográfico e da expansão das atividades agrícolas e industriais. Para suprir a demanda no abastecimentodo município de Caxias do Sul (RS), o órgão responsável tem idealizado, desde 2005, um projeto para a construção de um novo complexo de represamento e tratamento de água. Dentro deste contexto, o presente trabalho tem por objetivo realizar um estudo preliminar da qualidade das águas deste local, bem como avaliar a composição molecular de substâncias húmicas (SH) extraídas de amostras sedimentos de fundo desse novo reservatório de captação de água superficial. A análise química de amostras de sedimentos aquáticos e mais precisamente das SH presentes nesses materiais pode indicar a distribuição das concentrações naturais ou antrópicas de certos elementos, sobretudo porque essas últimas apresentam excepcional capacidade para quelar tais compostos, influenciando no transporte, no armazenamento e na biodisponibilidade dos mesmos. O levantamento dessas informações torna possível a obtenção de ferramentas complementares que permitem definir as medidas de prevenção, correção e monitoramento adequados à condução do processo de gestão ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Daniela Santini Adamatti - Integrante / Marcelo Giovanela - Coordenador / Janaina da Silva Crespo - Integrante / Maria Marta de Souza Sierra - Integrante / Ivete Ana Schmitz Booth - Integrante / Anna Célia Silva Arruda - Integrante / Márjore Antunes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    Estudo da Viabilidade de Utilização de Subprodutos Industriais na Produção de Argamassas e Materiais Construtivos - Fase II, Descrição: A geração de resíduos sólidos nos centros urbanos está relacionada, principalmente, com o aumento populacional e com a intensificação dos processos de industrialização. Atualmente, os fatores que dizem respeito à origem, produção, processamento, tratamento e destino final de resíduos estão sendo intensamente discutidas, podendo ser considerados como um dos problemas e desafios da sociedade moderna. As areias de fundição, bem como outros resíduos sólidos em geral, com poucas exceções, após sua geração não são recuperados, reutilizados, tratados ou convenientemente dispostos e forma disseminados, até recentemente, de forma descontrolada no meio ambiente constituindo-se em potenciais contaminantes do solo e principalmente das águas superficiais e subterrâneas. O resíduo sólido areia de fundição é gerada na etapa de desmoldagem de peças metálicas em processo de fundição; estima-se que 80% das peças fundidas produzidas no mundo utilizem moldes feitos de areia aglomerada. O aglomerante mais comum é a argila no entanto, resinas fenólicas, produzidas pela reação de fenol com formaldeído, são frequentemente empregadas. As cinzas pesadas de carvão mineral por apresentarem metais passíveis de solubilização ou lixiviação não poidem ser dispostas no meio ambiente sem cuidados especiais. Os resultados parciais sobre o aproveitamento de areias de fundição e cinzas pesadas de carvão mineral indicam a possibilidade de utilização destes subprodutos industriais na produção de argamassas e materiais construtivos.Pretende-se dar sequência aos estudos, agora em fase pré-industrial com a produção de modelos de utilidade que serão empregados na construção de protótipos habitacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniela Santini Adamatti - Integrante / José Luiz Piazza - Coordenador / Albano Luiz Weber - Integrante / Givanildo Garlet - Integrante., Financiador(es): Metalcorte Metalurgia Ltda - Auxílio financeiro / Fundição Rio Branco Ltda. - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

Melhor trabalho (categoria pôster) apresentado no VIII Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Pesquisas Hidráulicas. , AC Campus UFRGS, Agronomia, 91501970 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33086000

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista de Doutorado - CNPq;

  • 2013 - 2015

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista de mestrado - CAPES

    Atividades

    • 10/2015 - 10/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Pesquisas Hidráulicas, .,Cargo ou função, Representante discente na Comissão de Pós Graduação do Programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH-UFRGS).

  • 2011 - 2011

    Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias do Sul, SAMAE/Caxias

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária

  • 2010 - 2011

    Universidade de Caxias do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto de Pesquisa: Avaliação da Qualidade de Águas do Aquífero Guarani na Região Nordeste do Rio Grande do Sul. Estudo de caso: Serra Gaúcha. Orientador: Marcelo Giovanela.

  • 2009 - 2010

    Universidade de Caxias do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto de pesquisa: Análise geoquímica dos sedimentos de fundo da Microbacia do Arroio das Marrecas. Orientador: Marcelo Giovanela

  • 2008 - 2009

    Universidade de Caxias do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto de Pesquisa: Análise Geoquímica dos Sedimentos de Fundo da Microbacia do Arroio das Marrecas. Orientador: Marcelo Giovanela.

  • 2008 - 2008

    Universidade de Caxias do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto de Pesquisa: Extração, purificação e caracterização química, morfológica e espectroscópica de substância húmicas sedimentares. Orientador: Marcelo Giovanela.

  • 2007 - 2008

    Universidade de Caxias do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto de pesquisa: Estudo da viabilidade de utilização de subprodutos industriais na produção de argamassas e materiais construtivos - Fase 2. Orientador: José Luiz Piazza.