Cristina Pereira Teixeira
É fisioterapeuta formada pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (MS) e Especializada em Fisioterapia Geriátrica pela Universidade Federal de São Carlos (SP). Tem experiência no atendimento a pacientes geriátricos, especificamente nos acometidos por demência do tipo Alzheimer, possuindo, ainda, conhecimentos teóricos e práticos em reabilitação Urológica a pacientes prostatectomizados (Hospital Militar de Área de Campo Grande-MS). Áreas de interesse: Geriatria, Uroginecologia e Oncologia.
Informações coletadas do Lattes em 23/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Fisioterapia Geriátrica
2013 - Atual
Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Título: AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE CAPACIDADE FUNCIONAL DO DOENTE DE ALZHEIMER E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA DO CUIDADOR
Orientador: Francine Náthalie F. R. Pinto
Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento em Fisioterapia Geriátrica
2013 - 2013
Universidade Federal de São Carlos
Título: Avaliação dos Níveis de Capacidade Funcional de Doentes de Alzheimer e sua influência na qualidade de vida dos cuidadores. Ano de finalização: 2013
Orientador: Fernando Augusto Vasilseac
Graduação em Fisioterapia
2008 - 2012
Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande
Título: Psicomotricidade auxiliando no tratamento fisioterapeutico de pacientes com doença de Alzheimer
Orientador: Príscila Rímoli de Almeida
Formação complementar
2012 - 2012
Terapias Manuais. (Carga horária: 30h). , Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.
2012 - 2012
Estg Extra-curricular Reabilitação Lesão Medular. (Carga horária: 70h). , Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.
2010 - 2010
Terapia Manual com ênfase em Quiropraxia. (Carga horária: 60h). , Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.
2009 - 2009
Imaginologia para Fisioterapeutas. (Carga horária: 20h). , Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Participação em eventos
XX Simpósio de Fisioterapia e XI Encontro de Ex-Alunos da USFSCar. 2013. (Simpósio).
3º Projeto Integração. 2010. (Outra).
3º SIMFISIO - Simpósio de Fisioterapia - FES.Imaginologia para fisioterapeutas e técnicas de fisioterapia respiratória. 2009. (Simpósio).
I Workshop de Práticas em Fisioterapia Hospitalar.I Workshop de Práticas em Fisioterapia Hospitalar. 2008. (Oficina).
I Forum Estadual de Ensino em Fisioterapia de Mato Grosso do Sul. 2008. (Encontro).
Comissão julgadora das bancas
ALMEIDA, P. R.;CORREA, C. M. J.; SILVA, L. H.. Psicomotricidade auxiliando no tratamento fisioterapêutico de pacientes com doença de Alzheimer. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá.
TEIXEIRA, C. P.;SILVA, L. H.. PSICOMOTRICIDADE AUXILIANDO NO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO DE PACIENTES COM DOENÇA DE ALZHEIMER. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá.
Foi orientado por
; Psicomotricidade auxiliando no tratamento fisioterapêutico de pacientes com Doença de Alzheimer; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande; Orientador: Priscila Rímoli de Almeida;
Avaliação dos níveis de capacidade funcional do doente de Alzheimer e sua influência na qualidade de vida do cuidador; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Geriátrica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Fernando Augusto Vasilceac;
Produções bibliográficas
-
TEIXEIRA, C. P. ; Presente e futuro do idoso. Correio do Estado de Mato Grosso do Sul, Coluna Opinião, p. 02 - 02, 10 jun. 2013.
-
TEIXEIRA, C. P. ; Pegorare S. B. A. . TRATAMENTO FISIOTERÁPICO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA PÓS PROSTATECTOMIA RADICAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEIXEIRA, C. P. ; Almeida R. P. . Psicomotricidade Auxiliando no Tratamento Fisioterapeutico de Pacientes com doença de Alzheimer. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2012
TRATAMENTO FISIOTERÁPICO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA PÓS PROSTATECTOMIA RADICAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, Descrição: O câncer de próstata é a malignidade mais comum detectada em homens no Brasil. A prostatectomia radical é o tratamento mais eficaz, porém uma das complicações desta cirurgia é a incontinência urinária. O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito de um treinamento dos músculos do assoalho pélvico na incontinência urinária no período pós-operatório de câncer de próstata. Trata-se de um relato de experiência. O paciente foi encaminhado após 01 mês da cirurgia e avaliado através do questionário International Continence Questionary ICQ e do exame físico composto por avaliação de sensibilidade com monofilamentos na região S2/S4, reflexo cutâneo anal, palpação digital da musculatura do assoalho pélvico (MAP). O paciente foi avaliado antes e após 12 sessões de fisioterapia incluindo eletroestimulação neuromuscular, e treinamento do assoalho pélvico com exercícios de Kegel. Verificou-se que o treinamento do assoalho pélvico reduz a frequência e a quantidade da perda urinária, melhorando o controle vesical e a qualidade de vida do paciente submetido ao tratamento. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cristina Pereira Teixeira - Integrante / Ana Beatriz de Souza Pegorare - Coordenador.
-
2011 - 2012
PSICOMOTRICIDADE AUXILIANDO NO TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO DE PACIENTES COM DOENÇA DE ALZHEIMER, Descrição: A doença de Alzheimer (DA) é a forma mais comum de demência. A fisioterapia é recurso indispensável ao doente de Alzheimer, e quando associada à psicomotricidade mantém o paciente funcional por mais tempo. O presente trabalho visou identificar os efeitos da psicomotricidade como recurso auxiliar no tratamento fisioterapêutico de idosos com DA. Para isso, foram aplicados questionário sócio-clínico para caracterizar o perfil dos sujeitos, ficha de G. Attali ( modificada) para a funcionalidade e a prova de bateria psicomotora (BPM). Fato demonstrado pelos gráficos da BPM e Ficha de G. Atalli, onde 3 pacientes mantiveram suas funções psicomotoras e 2 melhoraram após a aplicação das sessões propostas pelo estudo. Já na funcionalidade, na análise descritiva, 3 pacientes melhoraram suas funções (AVDs), dois mantiveram e 2 decaíram. Em seguida, os sujeitos (n=7) receberam atendimento fisioterapêutico associado à psicomotricidade 12 sessões. Na reavaliação os dados foram submentidos à estatística descritiva e analítica (Testes de Kruskal-Wallis e Wilcoxon, e nível de significância pSituação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cristina Pereira Teixeira - Integrante / Príscila Rímoli de Almeida - Coordenador.
-
2011 - 2012
AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE DOR E FADIGA EM PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA, Descrição: Introdução: O tratamento do câncer de mama baseia-se na combinação de cirurgia, quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia. Dor e fadiga são os efeitos colaterais mais comuns vivenciados e interferem na qualidade de vida dessa população. Objetivo: Avaliar os níveis de dor e fadiga em pacientes com câncer de mama submetidas ao tratamento de quimioterapia e radioterapia. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional e transversal. Foram avaliadas 34 pacientes do sexo feminino com câncer de mama, idade entre 30 e 75 anos que se encontravam em tratamento adjuvante no ambulatório do Hospital do Câncer Prof. Dr. Alfredo Abrão. As participantes foram divididas em dois grupos, G1- 20 pacientes submetidas à tratamento quimioterápico e G2- 14 pacientes submetidos à tratamento radioterápico. Para avaliação da dor foi aplicada a Escala Visual Analógica de Dor (EVA) e para avaliação do nível de fadiga foi utilizado a Escala de Fadiga de Piper Revisada. Para análise dos dados foram utilizados os testes Mann-Whitney e Qui-Quadrado e o programa BioEstat 5.0. Resultados: A média do nível de dor na EVA foi de 3,0 2,8; no G1= 2,6 3,1 e G2= 3,6 2,4 (p> 0.05). Em relação à fadiga, as pacientes submetidas à tratamento quimioterápico foram mais acometidas do que aquelas em tratamento radioterápico (p=0.0277) e se mostra mais significativa nos domínios comportamental, sensorial e cognitivo. Conclusão: Pode-se verificar que a fadiga e a dor são sintomas altamente prevalentes nos pacientes oncológicos sendo necessário uma intervenção precoce, ainda no ambiente hospitalar, a fim de minimizar os fatores incapacitantes do câncer. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cristina Pereira Teixeira - Integrante / Ana Beatriz de Souza Pegorare - Coordenador / Silane Barbosa Foscaches - Integrante.
Prêmios
2012
MELHOR TRABALHO NA ÁREA DE FISIOTERAPIA NA MODALIDADE PÔSTER (1ª MOSTRA CIENTÍFICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE), FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE CAMPO GRANDE.
Histórico profissional
Experiência profissional
Você é Cristina Pereira Teixeira?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cristina Pereira Teixeira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?