Gabrielle Cristina Martins

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Uberaba (2013). Especialização em fisioterapia hospitalar no Hospital São Francisco em Ribeirão Preto (2014), com ênfase em fisioterapia respiratória, fisioterapia no pós operatório em ortopedia, cirurgia cardiovascular e bariátrica e Unidades de Terapia Intensiva e Enfermarias. Mestre em Odontologia na área de concentração Biopatologia (2016).

Informações coletadas do Lattes em 15/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Odontologia

2014 - 2015

Universidade de Uberaba
Título: Avaliação da função da língua, do fluxo salivar e dos níveis de IgA, IgM e de IgG na saliva de pacientes chagásicos crônicos,Ano de Obtenção: 2015
Sanívia Aparecida de Lima Pereira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em Fisioterapia Hospitalar

2013 - 2014

Hospital São Francisco
Título: Artroplastia total de quadril
Orientador: Daniela Caetano

Graduação em Fisioterapia

2009 - 2013

Universidade de Uberaba
Título: Polineuropatia alcóolica: enfoque fisioterapêutico
Orientador: Lidiana Simões Marques Rocha
Bolsista do(a): Programa Universidade para todos, PROUNI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde.

Participação em eventos

CURRÍCULO LATTES: REGRAS PARA ATUALIZAÇÃO E PREENCHIMENTO. 2015. (Seminário).

I Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Avaliação da Função da Língua, do Fluxo Salivar e dos Níveis de IgA, IgM e IgG de Pacientes Chagásicos Crônicos. 2015. (Congresso).

MINICURSO DE REDAÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL. 2015. (Encontro).

XIV MOSTRA DE PESQUISA DO UNIARAXÁ.Avaliação da Função da Língua, do Fluxo Salivar e dos Níveis de IgA, IgM e IgG na Saliva de Chagásicos Crônicos. 2015. (Seminário).

XV Seminário de Iniciação Científica. 2014. (Seminário).

V Congresso de emergências em saúde III Jornada de Enfermagem em Emergências e II Jornada de Fisioterapia em Emergências. 2013. (Congresso).

II Simpósio de Geriatria e Gerontologia e III Curso Introdutório à LAGG. 2009. (Simpósio).

II Simpósio e IV Curso Introdutório à Liga Acadêmica de Humanização ? Circo da Saúde. 2009. (Outra).

Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica (LACP). 2009. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Geraldo Thedei Júnior

THEDEI Jr, G.; PEREIRA, Sanívia Aparecida de Lima; Teixeira, V.P.A.. Avaliação da função da língua, do fluxo salivar e dos níveis de IgA, IgM e IgG na saliva de pacientes chagásicos crônicos. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Odontologia) - Universidade de Uberaba.

Geraldo Thedei Júnior

Lepri, C.P.;THEDEI Jr, G.; Pinto, M.R.. Avaliação da função da língua, do fluxo salivar e dos níveis de IgA, IgM e IgG na saliva de pacientes chagásicos crônicos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Odontologia) - Universidade de Uberaba.

Marcelo Rodrigues Pinto

Sanívia Aparecida Lima Pereira; Geraldo Thedei Júnior; Vicente de Paula Antunes Teixeira;Marcelo Rodrigues Pinto; Marlene Antônia dos Reis. Avaliação da função da língua, do fluxo salivar e dos níveis de IgA, IgM e IgG na saliva de pacientes chagásicos crônicos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Odontologia) - Universidade de Uberaba.

Marcelo Rodrigues Pinto

Marcelo Rodrigues Pinto; Cesar Penazzo Lepri; Geraldo Thedei Júnior. Avaliação da função da língua, do fluxo salivar e dos níveis de IgA, IgM e IgG na saliva de pacientes chagásicos crônicos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Odontologia) - Universidade de Uberaba.

César Penazzo Lepri

LEPRI, C. P.; THEDEI JUNIOR, G.; PINTO, M. R.. Avaliação da função da língua, do fluxo salivar e dos níveis de IgA, IgM e IgG na saliva de pacientes chagásicos crônicos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Odontologia) - Universidade de Uberaba.

Sanívia Aparecida de Lima Pereira

THEDEI JUNIOR, G.;DE LIMA PEREIRA, SANÍVIA APARECIDATEIXEIRA, Vicente de Paula Antunes; PINTO, M. R.;REIS, Marlene Antonia dos. Membro da Comissão Examinadora da defesa de dissertação da mestranda Gabrielle Cristina Martins. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Odontologia) - Universidade de Uberaba.

Orientou

Sanívia Aparecida de Lima Pereira

Avaliação da Função da Língua, do Fluxo Salivar e dos Níveis de IgA, IgM e IgG de Pacientes Chagásicos Crônicos; 2014; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade de Uberaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gabrielle Cristina Martins;

Débora Basso

COMPLICAÇÕES POS OPERATÓRIA EM ARTROPLASTIA DE QUADRIL; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Hospitalar) - Hospital São Francisco; Orientador: Gabrielle Cristina Martins;

Lidiana Marques Rocha

Neuropatia alcoólica: Enfoque Fisioterapêutico; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Uberaba, Programa Universidade para todos; Orientador: Gabrielle Cristina Martins;

Foi orientado por

LIDIANA SIMÕES MARQUES

Polineuropatia Alcóolica: Enfoque Fisioterapêutico; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Uberaba; Orientador: Lidiana Simões Marques;

Sanívia Aparecida de Lima Pereira

Avaliação da função da língua, do fluxo salivar e dos níveis de IgA, IGG e de TGF- na saliva de pacientes chagásicos crônicos; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Odontologia) - Universidade de Uberaba,; Orientador: Sanívia Aparecida de Lima Pereira;

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    Avaliação da Função da Língua, do Fluxo Salivar e dos Níveis de IgA, IgM e IgG de Pacientes Chagásicos Crônicos, Descrição: Alterações morfológicas e imunológicas na cavidade oral de chagásicos têm sido descritas. No entanto não encontramos nenhum estudo que avaliasse a função da língua e os níveis de IgA, IgG e IgM totais na saliva de chagásicos comparados aos não chagásicos. Avaliar a função da língua, o fluxo salivar e os níveis de IgA, IgG e IgM totais na saliva de pacientes chagásicos comparados aos não chagásicos. Foram selecionados 37 pacientes sendo 17 pacientes chagásicos: 6 na forma cardíaca, 11 na forma mista com megaesôfago e 20 pacientes não chagásicos. Realizou-se o exame da função da língua por uma técnica fonoaudiológica. Foi coletada saliva dos pacientes de maneira não estimulada e o fluxo salivar medido por sialometria. Os níveis de IgA, de IgG e de IgM na saliva dos pacientes foram avaliados pela técnica do ELISA sanduiche. Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos quanto à função da língua. Observou-se maior fluxo salivar nos pacientes chagásicos na forma mista com megaesôfago quando comparados aos demais grupos (p = 0.0302). Não foram encontradas diferenças significativas quando comparou-se os níveis de IgG, de IgM e de IgA totais entre os grupos. Apesar de não termos encontrado diferenças significativas quanto à função da língua e quanto aos níveis de imunoglobulinas salivares totais, o maior fluxo salivar nos pacientes chagásicos, com forma mista, provavelmente estaria ocorrendo por alterações esofágicas e/ou por alterações de glândulas salivares provocadas pela DC crônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Gabrielle Cristina Martins - Coordenador / Marcela Beghini - Integrante / Ruchele Dias Nogueira - Integrante / Denise Bertulucci Rodrigues - Integrante / Sanívia Aparecida de Lima Pereira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2014

Hospital São Francisco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fisioterapia, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Instituto de Saúde Abrahão Sallum

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário

Outras informações:
Voluntariado na Clínica fisioterapêutica Instituto de Saúde Abrahão Sallum (ISAAS).

2010 - 2010

Universidade de Uberaba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Ensino -1 e 2 semestre de 2010, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.