Isabelle de Oliveira Moraes
Graduada no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado Rio de Janeiro (2017). Desde 2014, associada a projetos de pesquisa em Genética Humana e Biologia Molecular. Apresenta experiência em técnicas de Biologia Molecular, como PCR Convencional, PCR em Tempo Real, Sequenciamento de Sanger, Clonagem e Sequenciamento de Nova Geração, aplicadas às doenças humanas raras. Ainda, desenvolve pesquisa na área de Ensino de Genética e Biologia Molecular e sobre o uso de Literatura no Ensino de Biologia, em colaboração com o Laboratório de Ensino de Biologia Molecular e Práticas Interdisciplinares (DECB/UERJ).
Informações coletadas do Lattes em 15/04/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências Biológicas (Genética)
2017 - 2019
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Validação genética de marcadores previamente associados à Ataxia Espinocerebelar do Tipo 7 em amostras do Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2019
Fernando Rêgla Vargas.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: haplótipo; SCA7; ataxia.Grande área: Ciências Biológicas
Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia
2018 - 2019
Colégio Pedro II
Título: Bioinformática no Ensino de Biologia: revisão bibliográfica e a concepção de educadores
Orientador: Paula Fernandes Tavares Cezar de Mello
Graduação em Ciências Biológicas
2013 - 2017
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A ficção científica como ferramenta para a construção do pensamento crítico: uma sequência didática interdisciplinar com 1984
Orientador: Andréa Carla de Souza Góes
Formação complementar
2020 - 2020
I Curso de Atualização em Genética Médica. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2019 - 2019
Alinhamento de Sequências. (Carga horária: 15h). , Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, Brasil.
2019 - 2019
Bioinformática I: banco de dados do ponto de vista biológico. (Carga horária: 36h). , Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, Brasil.
2019 - 2019
Introdução à Biologia Computacional e Bioinformática. (Carga horária: 36h). , Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, Brasil.
2018 - 2018
Gênero e Educação. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2018 - 2018
Corpo, sexo e gênero: implicações para o Ensino de Ciências e Biologia. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2018 - 2018
III Curso de Verão PCM. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2017 - 2017
Biologia Celular de Microorganismos Eucariontes Patogênicos. (Carga horária: 54h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Curso de Extensão de Peritos e Perícias. (Carga horária: 10h). , Instituto Galeno, IG, Brasil.
2016 - 2016
Tópicos em Bioinformática. (Carga horária: 54h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2015 - 2015
Técnicas Moleculares e sua Aplicabilidade. (Carga horária: 60h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2015 - 2015
Entomologia Forense: Uma Nova Perspectiva. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2014 - 2014
Microbiologia Industrial. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.
Participação em eventos
XXXII Congresso Brasileiro de Genética Médica. MOLECULAR INVESTIGATION IN A FAMILIAL CASE OF SHORT-RIB THORACIC DYSPLASIA. 2021. (Congresso).
II Agilent Clinical Genomics Symposium. 2020. (Simpósio).
Simpósio Nacional Ensino de Ciência e Tecnologia.Distopias e a construção do pensamento crítico: uma sequência didática interdisciplinar baseada na obra 1984. 2019. (Simpósio).
VI Jornada Pedagógica de Ensino de Ciências e Biologia do CPII.A situação da Bioinformática no Ensino Básico Brasileiro: um estudo preliminar. 2019. (Simpósio).
VI Seminário de Neurociências UFF/I Seminário de Neurociências UFF/Fiocruz.FUNCTIONAL AND GENETIC CORRELATION BETWEEN CANDIDATE GENES IN NERVE SAMPLES FROM DIFFERENT ETIOLOGIES. 2017. (Seminário).
XXIV Reunião Anual de Iniciação Científica.Validação genética e funcional de polimorfismos de base única e genes candidatos associados num grupo de contatos e pacientes com hanseníase. 2017. (Encontro).
62° CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA. FUNCTIONAL AND GENETIC CORRELATION BETWEEN CANDIDATE GENES IN NERVE SAMPLES FROM DIFFERENT ETIOLOGIES. 2016. (Congresso).
Ciclo Carlos Chagas de Palestras.Study of genetic polymorphisms association with development of cardiac form in chronic Chagas disease. 2016. (Simpósio).
III Simpósio Internacional de Biomanguinhos.IL28B polymorphisms: population genetics and relevance in the context of Brazilian admixed populations. 2016. (Simpósio).
XXIV Reunião Anual de Iniciação Científica.Validação genética e funcional de polimorfismos de base única e genes candidatos associados num grupo de contatos e pacientes com hanseníase. 2016. (Encontro).
XXIII Reunião Anual de Iniciação Científica.Análise de polimorfismos de base única (snpS) NOs genes candidatos IL12RB2 E PCSK9 e sua associaçÃo na infecção pelo M. leprae. 2015. (Encontro).
23ª UERJ SEM MUROS.Produção e avaliação de plantas e metabólitos de interesse medicinal obtidos in vivo e in vitro. 2014. (Encontro).
I Semana de Biotecnologia. 2014. (Encontro).
I Simpósio de Criopreservação. 2014. (Seminário).
Jornada do Centro Biomédico. 2014. (Encontro).
22ª UERJ SEM MUROS.Biomonitoramento in vitro e in vivo do fracionamento do extrato hexânico de Pterodonpolygalaeflorus.. 2013. (Encontro).
22ª UERJ SEM MUROS.Capacitação no Setor de Produção Vegetal. 2013. (Encontro).
Participação em bancas
SIQUEIRA, A. E.; VALLIM, M.A.S;MORAES, I. O.. A ficção científica no ensino interdisciplinar: Um estudo de caso na formação de professores com a obra Fahrenheit 451. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Comissão julgadora das bancas
Santos, M.C. F.; Amorim-Neto, T.P.;MEIRELLES, R. M. S.. A ficção cientifica como ferramenta para a construção do pensamento crítico: uma sequência didática interdisciplinar com a obra 1984.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Cardoso CC. Validação genética de marcadores previamente associados à Ataxia Espinocerebelar do tipo 7 em pacientes do Rio de Janeiro.. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Genética)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SANTOS-REBOUÇAS, C.B.; Cardoso, CC; Carvalho, FM. Validação genética de marcadores previamente associados à Ataxia Espinocerebelar do tipo 7 em pacientes do Rio de Janeiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Genética)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
REBOUCAS, C.; CHESTER, C. C.;de Carvalho FM. Validação genética de marcadores previamente associados á ataxia espinocerebelar do tipo 7 em pacientes do Rio de Janeiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Genética)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SANTOS, M. C. F.; AMORIM NETO, T. P.; MEIRELLES, R. M. S.. A ficção científica como ferramenta para a construção do pensamento crítico: uma sequ~encia didática interdisciplinar com a obra 1984. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Orientou
A literatura como articuladora para a discussão ambiental sob uma perspectiva CTS: uma sequência didática interdisciplinas com O Conto da Aia e Primavera Silenciosa; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
O Conto da Aia como fomentador de discussões sobre a temática papel de gênero no Ensino de Biologia; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Isabelle de Oliveira Moraes;
Foi orientado por
Polimorfismos em genes da resposta imune e sua associacao com a hanseniase; 2015; Iniciação Científica - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia Elena Alvarado Arnez;
A Bioinformática no Ensino de Biologia: revisão bibliográfica e a concepção de educadores; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Colégio Pedro II; Orientador: Paula Fernandes Tavares Cezar de Mello;
estrutura e organização do gene de IL-28B no Brasil; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Milton Ozório Moraes;
Palinologia de espécies de Acanthaceae; 2011; Orientação de outra natureza; (Ensino médio) - Colégio Pedro II, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janei; Orientador: Cláudia Barbieri Ferreira Mendonça;
Isolamento de princípios ativos de plantas medicinais com potencial farmacológico e estudo do mecanismo de ação; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marsen Garcia Pinto Coelho;
Isolamento de princípios ativos de plantas medicinais com potencial farmacológico e estudo do mecanismo de ação; PIBIC-CNPq 01/05/13 a 31/07/13; 2013; ; 2013; Iniciação Científica - (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marsen Garcia Pinto Coelho;
Validação genética de marcadores previamente associados a Ataxia Espinocerebelar tipo 7 em pacientes do Rio de Janeiro; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Genética)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Regla Vargas;
A ficção científica como ferramenta para a construção do pensamento crítico: uma sequência didática interdisciplinar com a obra 1984; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Andréa Carla de Souza Góes;
Produções bibliográficas
-
MORAES, I. O. ; CEZAR-DE-MELLO, P. F. T. . O que pensam os docentes sobre o uso da bioinformática no ensino de biologia. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA , v. 14, p. 75-94, 2021.
-
MORAES, I. O. ; AIRES, R. M. ; GOES, A. C. S. . Distopias e a construção do pensamento crítico:uma sequência interdisciplinar baseada na obra 1984. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, 2018, Ponta Grossa. VI Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia. Ponta Grossa, 2018.
-
MORAES, I. O. ; GOES, A. C. S. ; AIRES, R. M. . A ficção científica como ferramenta de problematização no ensino: modelo com o livro 1984.. In: X Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e propostas (X SESC), 2016, Rio de Janeiro. Anais do X SESC. Rio de Janeiro, 2016.
-
MORAES, I. O. ; AIRES, R. M. ; GOES, A. C. S. . Science fiction and science education: 1984 in classroom. International Journal of Science Education , 2021.
-
OLIVEIRA-MORAES, I. ; RABELO, N. C. ; GOMES, M. E. S. ; SILVEIRA, K. C. ; LACARRUBBA-FLORES, M. D. J. ; MORAES, Y. C. A. ; CAVALCANTI, D. P. ; LLERENA JUNIOR, J. ; GONZALEZ, S. . Molecular investigation in a familial case of Short-Rib Thoracic Dysplasia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RABELO, N. C. ; GOMES, M. E. S. ; MORAES, I. O. ; PFISTERER, J. C. ; ALHEIROS, S. F. ; FONSECA, C. R. ; LLERENA JUNIOR, J. ; GONZALEZ, S. . Sequenciamento do exoma clínico em pacientes com rasopatias no serviço de referência para doenças raras IFF/FIOCRUZ. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LLERENA JUNIOR, J. ; RABELO, N. C. ; GOMES, M. E. S. ; MORAES, I. O. ; FONSECA, C. R. ; BASTOS, E. ; HOROVITZ, D. ; BARTH, A. ; CORREIA, P. ; GONZALEZ, S. . Avaliação de um painel clínico de NGS em um serviço de referência para doenças raras no Rio de Janeiro ? Brasil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAES, I. O. ; AIRES, R. M. ; GOES, A. C. S. . Distopias e a Construção do Pensamento Crítico: uma sequência didática interdisciplinas baseada na obra 1984. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, I. O. ; Alvarado-Arnez, L . Validação genética e funcional de polimorfismos de base única e genes candidatos associados num grupo de contatos e pacientes com hanseníase. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEAL, T. P. ; MORAES, I. O. ; MORAES, MO ; Alvarado-Arnez, L . Functional and genetic correlation between candidate genes in nerve samples from different etiologies. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Alvarado-Arnez, L ; MORAES, I. O. ; SILVA, A. M. V. ; KEHDY, F. ; MORAES, MO ; MAGALHAES, W. C. S. ; SOARES-SOUZA, G. B. ; LEAL, T. P. ; ARAUJO, N. M. ; TARAZONA-SANTOS, E. . IL28B polymorphisms: population genetics and relevance in the context of Brazilian admixed populations. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MORAES, I. O. ; Alvarado-Arnez, L . Validação genética e funcional de polimorfismos de base única e genes candidatos associados num grupo de contatos e pacientes com hanseníase. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORAES, I. O. ; ARNEZ, LE ; MORAES, MO . Análise de polimorfismos de base única (SNPs) nos genes candidatos IL12RB2 E PCSK9 e sua associação na infecção pelo M. leprae. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALBARELLO, Norma ; MORAES, I. O. . .Produção e avaliação de plantas e metabólitos de interesse medicinal obtidos in vivo e in vitro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GARCIA, M. ; MORAES, I. O. . Biomonitoramento in vitro e in vivo do fracionamento do extrato hexânico de Pterodon polygalaeflorus.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALBARELLO, Norma ; MORAES, I. O. . Capacitação no Setor de Produção Vegetal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
OLIVEIRA-MORAES, I. . Utilização da Literatura no Ensino de Biologia. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
As potencialidades da Bioinformática no Ensino de Ciências e Biologia no Brasil: revisão bibliográfica e a concepção de educadores., Descrição: A Bioinformática é uma área que promove a interação da computação com a biologia e que foi desenvolvida com o objetivo de dar suporte às análises de dados biológicos em crescimento exponencial advindos do desenvolvimento de novas tecnologias para sequenciamento do material genético. Desde 2010, ela tem sido apontada como um recurso didático inovador para o Ensino de Ciências e Biologia, que promove a interdisciplinaridade entre Ciências da Natureza e a Matemática, e a inserção no mundo digital, mas não tem sido explorada com este sentido no Brasil. Desta maneira, o objetivo deste projeto é compreender o panorama geral brasileiro acerca do emprego da Bioinformática enquanto um recurso metodológico no Ensino de Ciências e Biologia, a fim de gerar aportes para sua implementação, enquanto ferramenta didática, na Educação Básica. Para alcançá-lo, será realizada uma pesquisa exploratória desenvolvida em duas etapas: (1) na revisão bibliográfica sistemática serão analisados artigos relevantes da área, segundo uma revisão integrativa; (2) no levantamento de dados (survey), será aplicado um questionário validado para professores de Ciências e Biologia e licenciandos em Ciências Biológicas. Espera-se que através dos resultados seja possível entender a evolução e o momento atual da Bioinformática como uma ferramenta educacional no Brasil, além das percepções, demandas e concepções de docentes atuantes e em formação sobre a Bioinformática como ferramenta no Ensino de Ciências e Biologia. Desta forma, pretende-se explorar as possibilidades de utilização da Bioinformática no Ensino Básico e a sua contextualização, para que sejam elaboradas estratégias que possam contribuir para a sua implementação em escolas de Educação Básica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isabelle de Oliveira Moraes - Coordenador / Paula Fernandes Tavares Cezar de Mello - Integrante.
-
2017 - 2019
Investigação do haplótipo fundador de Ataxia Espinocerebelar do tipo 7 (SCA7), Descrição: A ataxia espinocerebelar do tipo 7 (SCA7) é uma doença de herança autossômica dominante, caracterizada pelo acometimento da retina, com atrofia progressiva das células do epitélio pigmentar, que resulta em diminuição progressiva do campo visual, visão subnormal até perda da visão, além de alterações na movimentação ocular e oftalmoplegia. Apesar de ser uma doença rara, ela apresenta alta frequência na África do Sul, Escandinávia e Brasil, o que sugere a presença de um efeito fundador que tem sido estudado através da análise de haplótipos. Nos último anos, foram identificados os haplótipos de SCA7 na Escandinávia, México, Venezuela, África do Sul e Zâmbia. Desta maneira, o objetivo do presente estudo foi identificar e caracterizar haplótipos associados à expansão CAG no gene ATXN7 em portadores de SCA7 atendidos regularmente pelo Serviço de Genética do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Para cumprir este objetivo, foi realizado um estudo do tipo caso-controle (casos = 7; controles = 47), onde foi avaliada a associação de dois SNPs (rs3774729 e rs3836530) e três STRs (D3S1600, D3S1287 e AC1), previamente associados à SCA7 nas populações da África do Sul, Zâmbia, Venezuela e México.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Isabelle de Oliveira Moraes - Integrante / Fernando Rêgla Vargas - Coordenador.
-
2017 - Atual
Divulgação Científica e o Ensino de Genética: uma abordagem interdisciplinar, Descrição: Este projeto apresenta dois objetivos principais dentro da temática de divulgação científica e ensino de Genética focada na formação de professores de Ciências e Biologia, ambos voltados, de alguma forma, para a aproximação com as Ciências humanas. Em um deles, tratamos de discutir e divulgar o conhecimento científico relacionado à área de Genética e Biologia Molecular, seja pelo estudo da evolução do conhecimento, seja pela elaboração de materiais didáticos, que auxiliam na compreensão de diferentes processos e metodologias científicas nesta área. Realizamos pesquisa na área de ensino de Ciências para avaliar o impacto da aplicação destes materiais no processo de aprendizagem. Também divulgamos Ciência através da exposição itinerante De Mendel a Venter: a evolução da Ciência e o DNA, que é constantemente atualizada com materiais didático/instrucionais por nós patenteados e disponibilizados para professores da rede nacional de ensino. Alguns dos materiais são desenvolvidos em contexto interdisciplinar, baseados em obras literárias como O Tempo e o Vento, Dom Casmurro, Cien Aos de Soledad e Les Rougon-Macquart, para o ensino da relação e transmissão de características genéticas entre indivíduos, assim como para reflexão do contexto histórico associado a estas obras. Em outra vertente, desenvolvemos pesquisa no ensino de Ciências através de um viés ainda mais interdisciplinar, proporcionando ferramentas inovadoras para a divulgação e discussão da temática CTS através da apresentação, em sala de aula, de obras de ficção científica, como Admirável Mundo Novo, 1984, Fahrenheit 451 e Frankenstein. Desta forma, estimulamos reflexão sobre os processos e aspectos morais e éticos da Ciência, assim como o comportamento e condição humana frente aos desafios atuais impostos pela Ciência e Tecnologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isabelle de Oliveira Moraes - Integrante / Rafaela Magalhães Aires - Integrante / Andréa Carla Souza Góes - Coordenador / Gina Carla Arêdes - Integrante.
-
2015 - 2017
Validação Genética e Funcional de Polimorfismos de base única (SNPs) e genes associados num grupo de contatos e pacientes com hanseníase, Descrição: Diferentes estratégias experimentais são utilizadas para o estudo e validação da influência genética na hanseníase e, dentre elas, encontram-se estudos em larga escala, como é o caso do GWAS (do inglês, Genome-Wide Association Studies). Embora os estudos de associação genética não identifiquem de imediato os polimorfismos causais do efeito, uma avaliação entre o genótipo e o fenótipo destes marcadores/genes possibilita um melhor entendimento sobre a doença. O presente trabalho teve como objetivo avaliar genética e funcionalmente os polimorfismos associados (N=17) e os genes candidatos (N=14) apontados a partir de um estudo pan-genômico de contatos de pacientes com hanseníase (GWAS). Durante a vigência desta bolsa, foi feita a ?replicação? genética dos marcadores nas populações brasileiras de Rondonópolis (Nhhc=60;Nlp=15) e de Uberlândia (Nhhc=18;Nlp=23) , mantendo o desenho de descoberta: comparando contatos que não adoeceram com contatos que desenvolveram hanseníase no seguimento. A validação funcional dos genes apontados foi feita em amostras de sangue (Nhhc=44;Nlp=22). Para a ?replicação genética?, a discriminação alélica foi realizada com o auxílio da plataforma de PCR em tempo real Biomark e as análises estatísticas foram feitas com o auxílio do meio ambiente R. De acordo com as análises de regressão logística, não foram encontradas associações significativas entre os marcadores avaliados para nenhuma das duas populações ? resultado este, já esperado, devido ao baixo tamanho amostral para ambas as populações. Para a validação funcional, o desempenho dos primers foi analisado, sendo selecionados 8 pares, que tiveram sua expressão gênica avaliada na plataforma de PCR em tempo real Vii-A7 e, as análises estatísticas baseadas no método de 2-Ct, realizadas no software GraphPad Prism 5. Primeiro foram comparados HHC vs LP, sem considerar o genótipo; em seguida avaliamos os 3 genótipos possíveis (AA, Aa, aa) ou agrupando indivíduos carreadores para os alelos minoritários (Aa+aa) dentro de cada grupo HHC e LP. . O grupo de HHC apresentou níveis normalizados de expressão gênica significativamente mais elevada do gene HOOK3 (p = 0,003) e, menos elevada de NRP1 (p = 0,05). HHC carreadores do alelo rs10956734 A, que confere proteção à hanseníase apresentam maior expressão de HOOK3 (p = 0,001) enquanto o grupo LP carreadores do alelo rs4766578 A, que confere proteção à hanseníase, apresentaram maior expressão de ATXN2 (p = 0,008). Estes resultados sugerem um possível papel funcional destes polimorfismos, os quais poderiam estimular o sistema imune de forma a o tornar mais eficaz contra o M. leprae (HOOK3) ou no caso do gene ATXN2facilitando a infecção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isabelle de Oliveira Moraes - Integrante / Milton Ozório Moraes - Coordenador / Lucia Elena Alvarado-Arnez - Integrante.
Prêmios
2017
Prêmio de melhores trabalhos da XXV Reunião Anual de Iniciação Científica, FIOCRUZ/IOC.
2016
Prêmio de melhores trabalhos da XXIV Reunião Anual de Iniciação Científica, FIOCRUZ/IOC.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Fernandes Figueira. , Av. Rui Barbosa, Flamengo, 21040900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25541735
Experiência profissional
2019 - Atual
Instituto Fernandes FigueiraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Biólogo, Carga horária: 40
2015 - 2017
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Oswaldo Cruz.,Linhas de pesquisa
2011 - 2013
Museu NacionalVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica Júnior, Carga horária: 20
Você é Isabelle de Oliveira Moraes?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Isabelle de Oliveira Moraes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?