Bruno Justen da Silveira Machado

Tem experiência na área de Geociências. Com ênfase em Analises Ambientais e Meteorologia.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Ambiental

2011 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Colégio Opção

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente de Trabalho Rural. (Carga horária: 20h). , SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.

2014 - 2014

Lei das Águas. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2014 - 2014

Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2014 - 2014

Comitê de Bacias. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2011 - 2011

Relevância das Questões Ambientais. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural - JICTAC. MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. 2014. (Congresso).

Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural - JICTAC. ANALISE DA PRECIPITAÇÃO DO PERÍODO DE 1997-2013 NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2014. (Congresso).

BIOSEMANA UFRJ. 2013. (Encontro).

CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE DESASTRES NATURAIS.DETECÇÃO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS ASSOCIADAS A EVENTOS EXTREMOS NO ESTADO DO PARANÁ (BRASIL). 2013. (Encontro).

CONGRESSO DE EXTENSÃO DA UFRJ. SINTO - DESCOBRINDO OS SINAIS DO TEMPO. 2013. (Congresso).

Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural - JICTAC. MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO ESTADO DO PARANÁ: DETECÇÃO DE TENDÊNCIAS EM INDICADORES DE EXTREMOS NA TEMPERATURA DO AR E PRECIPITAÇAO. 2013. (Congresso).

ENCONTRO ESTADUAL DOS ÓRGÃOS OPERACIONAIS DE METEOROLOGIA E DEFESA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2012. (Encontro).

I ENCONTRO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS. 2012. (Encontro).

Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural - JICTAC. DETECÇÃO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO ESTADO DO PARANÁ. 2012. (Congresso).

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. EXPLORANDO A METEOROLOGIA. 2012. (Exposição).

XI CONGRESO ARGENTINO DE METEOROLOGÍA. DETECÇÃO DE MUDANÇA CLIMÁTICA NO ESTADO DO PARANÁ (BRASIL). 2012. (Congresso).

XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA. ÍNDICE DE CENÁRIO CLIMÁTICO: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA ESTUDOS DE VULNERABILIDADE CLIMÁTICA NO PARANÁ. 2012. (Congresso).

SEMANA DA FÍSICA. 2011. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Heloisa Teixeira Firmo

PERTEL, M.; FONSECA, D. L.;FIRMO, HELOISA T.. GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS NÃO PERIGOSOS EM EMPREENDIMENTOS DE GRANDE PORTE, ESTUDO DE CASO DE UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

William Cossich Marcial de Farias

Analise da precipitação do período de 1997-2013 no município do rio de janeiro; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: William Cossich Marcial de Farias;

Claudine Pereira Dereczynski

Estudo e Mapeamento de Vulnerabilidade de Eventos Climáticos Extremos no Paraná; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudine Pereira Dereczynski;

Wanderson Luiz Silva

Extremos Climáticos no Estado do Paraná; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wanderson Luiz Silva;

DIEGO LUIZ FONSECA

Gerenciamento de Resíduos Não Perigosos em Empreendimentos de Grande Porte - Estudo de Caso de uma Indústria Metalúrgica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Diego Luiz Fonseca;

Mônica Pertel

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS NÃO PERIGOSOS EM EMPREENDIMENTOS DE GRANDE PORTE, ESTUDO DE CASO DE UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Monica Pertel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, WANDERSON LUIZ ; DERECZYNSKI, CLAUDINE ; CHANG, MANYU ; FREITAS, MARCOS ; MACHADO, BRUNO JUSTEN ; TRISTÃO, LEONARDO ; RUGGERI, JANAINA . Tendências observadas em indicadores de extremos climáticos de temperatura e precipitação no estado do Paraná. Revista Brasileira de Meteorologia , v. 30, p. 181-194, 2015.

  • CARMO, L. F. R. ; RIBEIRO, G. P. ; MACHADO, B. J. S. ; SOUZA, C. P. . SECAS E ENCHENTES NA AMAZÔNIA: RELAÇÃO COM AS VARIAÇÕES INTERANUAIS DA TSM NO PACÍFICO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MACHADO, B. J. S. . Indicadores de Extremos Climáticos no Estado do Paraná: Avaliação do Modelo Climático Eta-HadCM3 no Clima Presente (1961-1990). 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Índice de Cenário Climático: Uma Abordagem Metodológica para Estudos de Vulnerabilidade Climática no Paraná, Descrição: Tendências Observadas e Projeções Futuras de Extremos Climáticos no Estado do Paraná. O estudo se inseriu na demanda social de adaptação humana a eventos climáticos extremos. A pesquisa sobre vulnerabilidade a extremos climáticos no Paraná teve como cerne a elaboração de um Índice Síntese de Vulnerabilidade através da sobreposição de três índices de vulnerabilidade de três dimensões bases: o Índice de Suscetibilidade Biofísico em função das condições biofísicas do território; o Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica, baseado no perfil socioeconômico das populações que nele residem; e o Índice de Cenário Climático que reflete as possíveis anomalias climáticas projetadas sobre o território no futuro. As anomalias são calculadas a partir da diferença absoluta entre os parâmetros de extremos de temperatura e precipitação de cenários climáticos de um período futuro (2040-2070) em relação aos mesmos parâmetros do clima no período presente (1960-1990). O pressuposto do trabalho é de que quanto maior for a diferença entre os dois períodos, ou seja, quanto maior for a anomalia climática, maior tende a ser a vulnerabilidade do município em relação ao clima projetado. Espera-se que a metodologia utilizada para o mapeamento de projeções de anomalia climáticas no Estado do Paraná possa servir para estudos semelhantes em outros territórios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Justen da Silveira Machado - Integrante / WANDERSON LUIZ SILVA - Integrante / CLAUDINE P. DERECZYNSKI - Integrante / MANYU CHANG - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Menção Honrosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional