Renan Salgado Teixeira

Farmacêutico com experiência em Desenvolvimento de Metodologias Analíticas, com foco em Validação de Metodologias Analíticas, análise de Novos Produtos e novos Insumos Farmacêuticos, também em Equivalência Farmacêutica e Controle de Qualidade Físico Químico. Amplo conhecimento em técnicas cromatográficas como UPLC e HPLC e, em técnicas como espectrofotometria. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da UFJF. Atualmente graduando do curso de Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora e atuando no projeto de pesquisa sobre consequências da SAOS na população atendida nas UAPS de Juiz de Fora.

Informações coletadas do Lattes em 29/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

2011 - 2013

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Isolamento e identificação da arctigenina a partir dos frutos da Arctium lappa L., com posterior avaliação in vitro da atividade citotóxica e hepatoprotetora em ratos.,Ano de Obtenção: 2013
Jorge Willian Leandro Nascimento.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Arctigenin; Hepatoprotective; HepG-2; BDL.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Farmacologia Bioquímica e Molecular. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em andamento em Medicina

2013 - Atual

Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

Graduação em Farmácia

2003 - 2007

Universidade José do Rosário Vellano
Título: Validação de Metodologia Analítica do Doseamento de Dipirona Sódica por Espectrofotometria
Orientador: Marcelo Reis da Costa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro Rio-Minas de Hepatologia. 2015. (Encontro).

I Curso de Terapêutica Médica. 2015. (Outra).

V Simpósio da Liga de Cardiologia. 2015. (Simpósio).

II Congresso de Clínicas Cirúrgicas da Zona da Mata Mineira. 2014. (Congresso).

II Congresso de Fisiologia de Juiz de Fora. Avaliação dos Métodos de Indução de Lesão Hepática e Determinação de suas Características Fisiológicas. 2014. (Congresso).

II Congresso de Fisiologia de Juiz de Fora. 2014. (Congresso).

Simpósio de Clínica Cirúrgica e Cirurgia Plástica. 2014. (Simpósio).

XLII Annual Meeting of the Brazilian Biochemistry and Molecular Biology Society (SBBq). Evaluation of Hepatoprotective Effect of Arctigenin Isolated from Arctium lappa L.. 2013. (Congresso).

Ciclo de Palestras Dr Geoffrey Cordell. 2012. (Oficina).

Cuidados e Manejo de Animais de Experimentação. 2012. (Outra).

Desenvolvimento de Medicamentos e Testes de Citotoxicidade ee em Prdutos Naturais. 2012. (Seminário).

Desenvolvimento de Medicamentos e Testes de Citotoxicidade ee em Prdutos Naturais. 2012. (Seminário).

FBIT com las perspectivas actuales y futuras de modelos farmacologicos sobre La degradación de Heme. 2012. (Outra).

Simpósio Farmacêutico. 2011. (Simpósio).

Validação de Métodos Analíticos. 2009. (Outra).

Titulação Potenciométrica. 2008. (Outra).

Treinamento Básico de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC). 2008. (Outra).

Aplicação de Injeções. 2006. (Outra).

Atualização em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. 2006. (Outra).

Curso de Aplicação de Injetáveis. 2006. (Outra).

Curso de Validação de Metodologias Analíticas e de Limpeza. 2006. (Seminário).

Curso sobre Interferência de Medicamentos nas Análises Clínicas. 2006. (Congresso).

Erros de Medicação. 2006. (Congresso).

III Congresso Sul Mineiro de Laboratórios Clínicos. III Congresso Sul Mineiro de Laboratórios Clínicos. 2006. (Congresso).

Interferência de Fármacos em Exames Clínicos Laboratoriais. 2006. (Congresso).

Validação Aplicada aos Métodos Analíticos e Procedimentos de Limpeza. 2006. (Outra).

V Congresso de Farmácia da Unifenas. 2006. (Congresso).

Controle de Qualidade em Laboratório de Análises Clínicas. 2005. (Congresso).

Curso de Controle de Qualidade em Laboratórios de Análises Clínicas.Curso de Controle de Qualidade em Laboratórios de Análises Clínicas. 2005. (Outra).

Disciplina de Biologia Molecular II. 2005. (Outra).

IV Congresso de Farmácia da Unifenas. 2005. (Congresso).

II Jornada de Farmácia da UNIVERSO. 2004. (Encontro).

I Semana de Biologia da UNIVERSO. 2004. (Encontro).

I Semana de Biologia da UNIVERSO. 2004. (Outra).

XI Congresso Mineiro de Análises Clínicas, XI Congresso de Análises Clínicas de Juiz de Fora e III Congresso de Farmácia de Juiz de Fora. 2004. (Congresso).

II Fórum Anual Anfarmag. 2003. (Simpósio).

I Jornada de Farmácia da UNIVERSO. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ademar Alves da Silva Filho

da Silva Filho, A. A.. ESTUDO IN VITRO E IN VIVO DA ATIVIDADE ANTIINFLAMATÓRIA E HEPATOPROTETORA DA ARCTIGENINA ISOLADA DE Arctium lappa. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Jair Adriano Kopke de Aguiar

AGUIAR, J. A. K.. Estudo in vitro e in vivo da atividade antiinflamtória e hepatoprotetora da arctigenina isolada de Arctium lappa. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Marcelo Silva Silvério

NASCIMENTO, J. W. L.; MACHADO, H.;SILVÉRIO, M. S.. Avaliação da atividade citotóxica in vitro e hepatoprotetora em ratos da arctigenina, após isolamento e identificação a partir dos frutos da Arctium lappa L.. 2013. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Hussen Machado

MACHADO, H.. Avaliação da atividade citotóxica in vitro e hepatoprotetora em ratos da arctigenina após isolamento e identificação a partir dos frutos da Arctium lappa Ls. 2013. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jorge Willian Leandro Nascimento

Avaliação da atividade citotóxica in vitro e hepatoprotetora em ratos da arctigenina, após isolamento e identificação a partir dos frutos da Arctium lappa L; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Jorge Willian Leandro Nascimento;

Marinella Silva Laport

Rastreamento de novas substâncias antimicrobianas a partir de esponjas da costa do rio de Janeiro; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Salgado de Oliveira; Orientador: Marinella Silva Laport;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SALGADO, Renan ; MOREIRA, A. P. B. ; MURICY ; BASTOS, Maria Do Carmo de Freire ; SANTOS, Kátia Regina N dos ; MARVAL, Márcia Giambiagi de ; LAPORT, Marinella Silva . RASTREAMENTO DE SUBSTÂNCIAS ANTIMICROBIANAS A PARTIR DE ESPONJAS COM AÇÃO SOBRE BACTÉRIAS DE IMPORTÂNCIA CLÍNICA. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 2005, Santos. RASTREAMENTO DE SUBSTÂNCIAS ANTIMICROBIANAS A PARTIR DE ESPONJAS COM AÇÃO SOBRE BACTÉRIAS DE IMPORTÂNCIA CLÍNICA, 2005.

  • SALGADO, Renan ; MOREIRA, A. P. B. . Rastreamento de novas substâncias antimicrobianas a partir de esponjas da costa do Estado do Rio de Janeiro. In: XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2005, Rio de Janeiro. Rastreamento de novas substâncias antimicrobianas a partir de esponjas da costa brasileira, 2005.

  • Teixeira, R. S. . Pesquisa Clínica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Teixeira, R. S. . Avaliação dos Métodos de Indução de Lesão Hepática e Determinação de suas Características Fisiológicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Teixeira, R. S. ; CARVALHO, P. H. D. ; NASCIMENTO, J. W. L. . Evaluation of Hepatoprotective Effect of Arctigenin Isolated from Arctium lappa L.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAPORT, Marinella Silva ; SALGADO, Renan ; MOREIRA, A. P. B. . Rastreamento de novas substâncias antimicrobianas a partir de esponjas da Costa do Estado do Rio de Janeiro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAPORT, Marinella Silva ; MOREIRA, A. P. B. ; SALGADO, Renan . Rastreamento de substâncias antimicrobianas a partir de esponjas com ação sobre bactérias de importância clínica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Teixeira, R. S. . Atendente de Farmácia. 2013. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO (SAOS): CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS, Descrição: Investigar a prevalência de SAOS e suas causas e consequências em indivíduos adultos atendidos em uma Unidade de Atendimento Primário à Saúde (UAPS), na cidade de Juiz de Fora.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Renan Salgado Teixeira - Coordenador / Plínio dos Santos Ramos - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Isolamento e identificação da arctigenina a partir dos frutos da Arctium lappa L., avaliação in vitro da atividade citotóxica e hepatoprotetora em ratos., Descrição: Arctigenina é uma lignana isolada da Arctium lappa L., planta esta, pertencente a família Asteraceae que é amplamente utilizada na Medicina Tradicional Chinesa. Diversos autores citam inúmeras atividades farmacológicas do extrato bruto desta planta como também da substância arctigenina, como atividade anti-inflamatória, hepatoprotetora, hipoglicemiante, antimicrobiana, mas, estudos detalhados da atividade hepatoprotetora ainda não foram desenvolvidos. Portanto, o objetivo deste estudo é avaliar a atividade hepatoprotetora in vitro e in vivo da arctigenina frente à cultura de células de carcinoma hepático (HepG-2) e avaliar os efeitos desta substância isolada em lesão hepática por Ligação do Ducto Biliar (BDL). O extrato clorofórmico bruto da Arctium lappa L. foi obtido por soxhlet. Para isolar as substâncias, foi realizada coluna a vácuo e observou grande quantidade de arctiina, uma precursora da arctigenina. Para obter a arctigenina, foi necessário realizar uma hidrólise para retirada da molécula de glicose presente na arctiina. A mesma foi identificada por RMN de 1H E 13C obtendo excelente grau de pureza e adicionalmente também foi realizado um perfil cromatográfico por CLAE. Nos experimentos in vitro, a arctigenina diminuiu a viabilidade celular no teste por MTT e azul de Tripan sobre células HepG-2 e não causou citotoxicidade sobre células NIH/3T3. O teste de adesão por fornecimento de colágeno tipo I sobre HepG-2 também foi realizado para observar os mecanismos que envolvem a atividade antitumoral da arctigenina. Nos experimentos in vivo foram realizadas cirurgias de BDL em ratos Wistar, com n= 6 e grupos divididos em: sham controle, sham arctigenina, BDL controle, BDL arctigenina e BDL silimarina. O tratamento dos animais foi feitos por 48 horas e após esse período, eutanasiados e o sangue e fígado foram coletados para realizar avaliações bioquímicas séricos (AST, ALT, FA) e também avaliações tissulares (MPO e TNF-α). A arctigenina demonstrou atividade citotóxica e antiadesão, sendo a atividade dose dependente para células HepG-2, com IC 50 de 90,8 µM. Nenhuma atividade sobre células NIH/3T3, o que demonstra a ação específica sobre a células HepG-2. Resultados do estudo in vivo de 48 horas não apresentaram resultados significantes quando comprados aos grupos controle e controle positivo, entretanto, levantamentos bibliográficos mostram que a arctigenina é uma substância promissora e estudos de hepatoproteção por períodos maiores complementariam a elucidação de sua atividade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Renan Salgado Teixeira - Integrante / Paulo Henrique Dias de Carvalho - Integrante / Jorge Willian Leandro Nascimento - Coordenador.

  • 2005 - 2007

    Validação de Metodologias Analíticas do Doseamento de Dipirona Sódica por Espectrofotometria e Titulometria, Descrição: Validação do doseamento de dipirona sódica pelas técnicas de espectrofotometria e titulação, onde foi alcançado o êxito na técnica de espectrofotometria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Renan Salgado Teixeira - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Rastreamento de novas substâncias antimicrobianas a partir de esponjas marinhas da costa do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: É uma nova linha de pesquisa que está sendo implantada pelo Departamento de Microbiologia Médica do IMPPG-UFRJ.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Renan Salgado Teixeira - Integrante / Marinella Silva Laport - Coordenador / Maria do Carmo de Freire Bastos - Integrante / Guilherme Muricy - Integrante / Márcia Giambiagi de Marval - Integrante / Kátia Regina N dos Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Farmácia e Bioquímica, Departamento Farmacêutico. , Rua José Lourenço Kelmer, s/n - Campus Universitário, São Pedro, 36036900 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 21023210, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2011 - 2013

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da UFJF, atuando na linha de pesquisa de Bioprospecção de Produtos Naturais e suas atividades biológicas. Durante o período do mestrado, ministrante da disciplina Farmacologia para os cursos de Fisioterapia e Enfermagem da UFJF. Também tutor da disciplina ?Estudos da Utilização de Medicamentos? do curso de Farmácia da UFJF durante o período de junho de 2012 a julho de 2013.

  • 2011 - 2012

    Laboratório Santarosa de Análises Clínicas

    Vínculo: Farmacêutico Co-responsável, Enquadramento Funcional: Farmacêutico e Gerente de Qualidade, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Responsável por realizar exames laboratoriais clínicos, planejamento de gestão e implantação do setor de Controle e Garantia da Qualidade

  • 2010 - 2011

    Instituto CIMED de Pesquisa e Desenvolvimento

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista Pleno com vínculo empregatício, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Trabalhei no Grupo Cimed, no setor de Pesquisa e Desenvolvimento, com foco em Desenvolvimento e Validação de Metodologias Analíticas, Estabilidade, Análises de Lote Piloto. utilizo técnicas cromatográficas de UPLC e HPLC, além de espectrofotometria, anaálise por IR e titulação potenciométrica.

  • 2010 - 2010

    Eurofarma Laboratórios - Matriz

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista Pleno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Trabalhei na Eurofarma Laboratórios, como analista pleno de Equivalência Farmacêutica. Desenvolvia análises em produtos testes e produtos redefências e perfil de dissolução. Utilizava técnicas como UPLC, HPLC, espectrofotometria, titulação potenciométrica e IR.

  • 2007 - 2010

    União Química Farmacêutica Nacional, União Química

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista Júnior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Iniciei minha carreira profissional na União Química Famacêutica Nacional, na filial de Pouso Alegre-MG, como estagiário de controle de qualidade físico-químico e fui contratado para analista júnior de controle de qualidade físico-químico. Desenvolvia atividades de rotina de controle, análises de produto acabado, semi acabado, matéria-prima, análise de água. Utilizava técnicas como HPLC, espectrofotometria, titulação potenciométrica e tamanho de partícula por difração a laser.

  • 2004 - 2005

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário não Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio realizado na Universidade do Rio de Janeiro no Centro de Ciências da Saúde, na área de Microbiologia Médica, onde eu era responsável por um projeto de pesquisa onde se rastreávamos novas substâncias antimicrobianas.

    Atividades

    • 11/2004

      Estágios , Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes, Departamento de Microbiologia Médica.,Estágio realizado, Iniciação Científica.

  • 2005 - 2007

    Universidade José do Rosário Vellano

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Participação na Iniciação Científica no laboratório de Análises Físico-Químicas da Universisade José do Rosário Vellano, onde foi realizado o Projeto de "Validação de Metodologias Analíticas do Doseamento de Dipirona Sódica por Espectrofotometria e Titulometria", o mesmo foi usado para o Trabalho de Conclusão de Curso.

  • 2005 - 2006

    Farmácia Alkimia de Manipulação

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estagiei nesta Farmácia de Manipulação, como exigência de Estágio Curricular Supervisionada da minha faculdade. inha carga horária foi de 184 horas.

    Atividades

    • 01/2006 - 07/2006

      Estágios , Farmácia de Manipulação, .,Estágio realizado, Estágio supervisionado e exigido pela Universidade. Fiz nesta farmácia de manipulaçao em Andrelândia e foi bom para aprender sobre o papel do farmacêutico em uma farmácia de manipulação. E também foi muito interessante porque pude melhorar ainda mais.

  • 2006 - 2007

    Hospital e Maternidade Monte Sinai

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiãrio, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Realizei estágio na Farmácia Hospitalar deste estabelecimento, totalizando 80 horas. Pude fazer este estágio no período das férias de julho de 2006 e janeiro de 2007. É um estágio extracurricular onde pude aprender mais sobre as diversas áreas que um farmacêutico pode atuar.

    Atividades

    • 07/2006 - 01/2007

      Estágios , Farmácia Hospitalar, .,Estágio realizado, Estágio realizado na Farmácia Hospitalar do Hospital Monte Sinai em Juiz de Fora, totalizando 80 horas de estágio e foi feito no período das férias de julho de 206 e janeiro de 2007. è um estágio extracurricular onde foi bom porque aprendi mais sobre.

  • 2005 - 2006

    Laboratório Santarosa

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estagiei neste Laboratório de Análises Clínicas no período de dezembro de 2005 a fevereiro de 2006. Cumprindo uma carga horária de 100 horas.

    Atividades

    • 12/2005 - 02/2006

      Estágios , Laboratório de Análises Clínicas, .,Estágio realizado, Estágio extracurricular feito em Andrelândia nas férias de janeiro de 2006 e mais uma vez para poder ver qual é o papel e quais são as atividades desenvolvidas por um farmacêutico em um laboratório de análises clínias..

  • 2005 - 2005

    Pronto Socorro Central de São Gonçalo

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário em Laboratório de Análises Clínica, Carga horária: 10

    Atividades

    • 03/2005 - 06/2005

      Estágios , Pronto Socorro Central, Aboratório de Análises Clínicas Dr Evandro Chagas.,Estágio realizado, Estágio no Laboratório de Análises Clínicas Dr. Evandro Chagas.