MARIZA JOSÉ FERREIRA

Possui graduação Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2012). Graduação Complementação em Pedagogia Instituto Brasileiro de Educação DF 2017. Especialização Turismo Rural como Instrumento de Gestão de Bacias Hidrográficas: Estudo de Caso em um pesque Pague no município de morrinhos ? GO Universidade Estadual de Goiás atualmente é fiscal de tributos na prefeitura municipal de Morrinhos-GO. Tem experiência na área de Educação, docente 1° fase ensino fundamental na Escola Mãozinha de Ouro.2012

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Eespecialização Gestão e Planejamento Ambiental

2014 - 2016

UEG
Título: TURISMO RURAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: ESTUDO DE CASO EM UM PESQUE PAGUE NO MUNICÍPIO DE MORRINHOS ? GO.
Orientador: Aristeu Geovani de Oliveira

Graduação em PEDAGOGIA

2016 - 2017

INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO DISTRITO FEDERAL

Graduação em Geografia

2008 - 2012

Universidade Estadual de Goiás
Título: CADASTRAMENTO DE VOÇOROCA EM MORRINHOS GOIÁS
Orientador: ALIK TIMOTEO SOUZA

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII SEMANADE PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS CAMPOS MORRINHOS. 2016. (Seminário).

VII SEMANADE PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS CAMPOS MORRINHOS.TURISMO RURAL COMO INSTRUMENTOS DE GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: ESTUDO DE CASO EM UM PESQUE E PAGUE NO MUNICÍPIO DE MORRINHOS GO. 2016. (Seminário).

Curso pedagógico: a importância do lúdico nas escolas. Ministrado pela editora expoente. 2012. (Outra).

II Semana de Pesquisa e Extensão. ?Produção e difusão do conhecimento: um compromisso social,? com apresentação do trabalho ?Produção de Aves e de Ovos de Galinhas no Brasil. 2011. (Outra).

II Semana de Pesquisa e Extensão. ?Produção e difusão do conhecimento: um compromisso social,? com apresentação do trabalho ?Produção de Aves e de Ovos de Galinhas no Brasil? na modalidade pôster. Realização: Universidade Estadual de Goiás- UEG..?Cadastramento e Monitoramento de Voçoroca Urbana em Morrinhos 2010 e 2011? de minha autoria a I Semana de Pesquisa e Extensão. ?Reflexões sobre o passado, ações para o presente e expectativas para o futuro.. 2011. (Outra).

IV Bienal Cultural da UEG. ?Arte em Movimento.? Realização: Universidade Estadual de Goiás- UEG. 2011. (Outra).

O Processo de Urbanização em Goiás: Dinâmica e Novos territórios, ministrada pela Drna Magda Valéria da Silva. Realização: Universidade Estadual de Goiás- UEG.. 2011. (Outra).

VIII seminário público. Apresentação dos trabalhos de curso em Geografia. Temas variados..?Cadastramento e Monitoramento de Voçoroca Urbana em Morrinhos 2010 e 2011? de minha autoria ao simpósio de Geografia ?Potencialidades e Fragilidades Ambientais em Áreas de Cerrado.. 2011. (Seminário).

VII Simpósio de Geografia. ?Potencialidades e Fragilidades Ambientais em Áreas de Cerrado.?. 2011. (Simpósio).

VI seminário público. Apresentação dos trabalhos de curso em Geografia. Temas variados.. 2011. (Seminário).

VI Simpósio de Geografia ?Geografia:velhos temas, novos debates.?.?Cadastramento e Monitoramento de Voçoroca Urbana em Morrinhos 2010 e 2011? de minha autoria. ao VI Simpósio de Geografia ?Geografia:velhos temas, novos debates.?. 2011. (Simpósio).

III Bienal. ?Formação Étnica e Cultural do povo Brasileiro? Realização: Universidade Estadual de Goiás- UEG.. 2010. (Outra).

IV seminário público. Apresentação dos trabalhos de conclusão curso em Geografia. Temas variados.. 2010. (Seminário).

Participação da 35º exposição Agropecuária de Morrinhos, como colaborador no stand da UEG/Morrinhos. Realização: Universidade Estadual de Goiás- UEG..exposição de rochas. 2010. (Outra).

VII seminário público. Apresentação dos trabalhos de curso em Geografia. Temas variados. 2010. (Simpósio).

VII seminário público. Apresentação dos trabalhos de curso em Geografia. Temas variados..?Cadastramento e Monitoramento de Voçoroca Urbana em Morrinhos?. 2010. (Seminário).

VI Simpósio de Geografia ?Geografia:velhos temas, novos debates.?. 2010. (Simpósio).

V Simpósio de Geografia ?O ensino de Geografia na contemporaneidade (re)pensando as práticas docentes?. 2010. (Simpósio).

Participação da palestra: ?Eu tenho Peito,? ministrada pela Dra. Marcia Alves Ferreira.. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Juliana Barros Marques

MARQUES, Juliana Barros; SOUSA, A. T.; OLIVEIRA, A. G.. CADASTRAMENTO DE VOÇOROCA URBANA EM MORRINHOS/GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás - UnU Morrinhos.

Alik Timóteo de Sousa

OLIVEIRA, A. G.SOUSA, A. T.MACEDO, M. P.. Turismo rural como instrumento de gestão de Bacias Hidrográficas: Estudo de caso em um Pesque Pague no município de Morrinhos-GO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental) - Universidade Estadual de Goiás.

Alik Timóteo de Sousa

SOUSA, A. T.; MARQUES, J. B.;Oliveira, A. G. de.. Cadastramento de voçoroca urbana em Morrinhos - GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.

Sandra Regina Jacopetti

Sandra regina Jacopetti. Cuidados com a pele do Idoso internado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Marta de Paiva Macedo

OLIVEIRA, Aristeu Geovani deMACÊDO, M. P.SOUSA, A. T.. Turismo Rural como Instrumento de Gestão de Bacias Hidrográficas: estudo de caso em um pesque pague no múnicípio de Morrinhos-GO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental) - Universidade Estadual de Goiás.

Aristeu Geovani de Oliveira

SOUSA, A. T.OLIVEIRA, A. G.; MARQUES, J. B.. Cadastramento de voçoroca urbana em Morrinhos - GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alik Timóteo de Sousa

CADASTRAMENTO DE VOÇOROCA URBANA EM MORRINHOS-GO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Alik Timoteo de Sousa;

Aristeu Geovani de Oliveira

Turismo Rural como Instrumento de Gestão de Bacias Hidrográficas: estudo de caso em um pesque pague no múnicípio de Morrinhos-GO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Aristeu Geovani de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA INTENSIVA AGRICULTURA NO CERRADO E SUAS INTER-RELAÇÕES COM OS RECURSOS HÍDRICOS NO MUNICÍPIO DE MORRINHOS-GO., Descrição: Discrição: Como o cerrado natural do município de Morrinhos vem sofrendo alteração exorbitante, associando se com uso inadequado do solo e refletindo nos recursos hidrográficos, agravando os fluxos e percursos natural dessas bacias fluviais. Levantamento sobre destruição do cerrado, dando prioridade as lavouras, a utilização de pivôs. Dessa forma , o presente projeto visa a realização de uma pesquisa com levantamento da destruição do cerrado dando lugar ao cultivo de lavouras e causando grandes impactos ambientais. visa - se aos resultados propor ao município e o Estado maior preocupação com tamanha degradação ambiental decorrente nas formações de lavouras. E esta podendo propor aos donos de propriedade rurais a importância da preservação ambiental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariza José Ferreira - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    CADASTRAMENTO E MONITORAMENTO DE VOÇOROCA EM MORRINHOS- GO, Descrição: presente pesquisa tem como objetivo cadastrar uma voçoroca urbana em Morrinhos, de acordo com metodologia desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, visando diagnosticar as causas que contribuíram para o seu surgimento, bem como, os mecanismos que comandam a sua evolução para propor medidas de contenção mais adequadas. O trabalho está sendo desenvolvido a partir de revisão bibliográfica sobre a temática erosiva e em trabalhos de campo, para: a) registros fotográficos dos mecanismos erosivos da voçoroca e de seu entorno; b) determinação da declividade da encosta e dimensões da voçoroca; c) obtenção de dados da vazão; d) colocação de estacas para monitoramento da evolução lateral, remontante e em profundidade da erosão (a 3 m da borda e distância entre elas de 5 m e talvegue da incisão); e, e) realização de entrevistas com antigos moradores das redondezas para resgate histórico da ocupação da bacia de contribuição e surgimento da erosão. A voçoroca Maria Lucinda surgiu a partir de lançamento de galeria de água pluvial à meia encosta. Apresenta forma de pêra ou palito de fósforo, estreita na jusante e mais larga na cabeceira, com extensão de 37m, largura média de 6,5 m e profundidade média de 5m, perfazendo um volume total de 1.202,5m3. É uma erosão jovem sem ramificações, possui taludes muito íngremes e solapados à montante com presença de marmitas no sopé e sinais de bioturbação em seu topo. Apresenta trincas de tração nas duas margens e cabeceira indicando possíveis movimentos de massas como desmoronamentos e abatimentos sucessivos com tendência de progressão lateral e remontante. A drenagem interna é perene. No seu interior existe lixo de natureza variável, além de esgoto doméstico ligado à galeria de água pluvial. A estabilização e/ou correção da voçoroca deve ser iniciada a partir da reconstrução do lançamento da galeria de água pluvial até ao córrego, drenagem da água do lençol freático, construção de muro gabião junto ao córrego, aterramento com material adequado (material de construção civil homogêneo ou solo), revegetação da área com plantas nativas e monitoramento contínuo. Essas intervenções contribuirão para evitar riscos a obras ou bens públicos, perda da biodiversidade local, assoreamento dos recursos hídricos e evitará acidentes de vidas humanas e animal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariza José Ferreira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2014

    Prefeitura Municipal de Morrinhos

    Vínculo: Substituto de Fiscal., Enquadramento Funcional: Fiscal Ambiental., Carga horária: 40

    Outras informações:
    Fiscalização ao meio ambiente, relatando, notificando e autuando as infrações ocorridas no município de Morrinhos.

  • 2014 - Atual

    Prefeitura Municipal de Morrinhos-GO

    Vínculo: Comissionado, Enquadramento Funcional: Fiscal de Tributos, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Fiscalizar todo tipo de serviços prestados e tomados no município de Morrinhos. Relatando , notificando e autuando as irregularidades encontradas.

  • 2009 - 2012

    Escola Mãozinha de Ouro

    Vínculo: Registrado, Enquadramento Funcional: Docente Educação Fundamental 1° fase, Carga horária: 40

  • 2012 - 2013

    Escola Estadual Coronel Pedro Nunes

    Vínculo: Professor Substituto., Enquadramento Funcional: Docente Educação Ensino Médio, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor substituto e atuação no projeto Mais Educação, com ensino médio.