Ronaldo Silva Machado

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e mestrado em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2000).

Informações coletadas do Lattes em 02/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Teoria Literária

1998 - 2000

Universidade Estadual de Campinas
Título: Romance e História: a Revolução de Trinta em O Tempo e o Vento,Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Miriam Viviana Gárate
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Erico Verissimo; Polifonia; Revolução de Trinta; Teoria do Romance.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Graduação em História

1994 - 1997

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: História da Literatura.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Colóquio Sul de Literatura Comparada e Encontro ABRALIC 2003. Cyro Martins e o regionalismo. 2003. (Congresso).

IV Fórum de Literatura Brasileira - Os Sertões e o ensaio no Brasil. A Narrativa da História em Os Sertões. 2002. (Congresso).

II Encontro da Área de Sociedade e Cidadania.A Poesia no ensino de História: limites e possibilidades didáticas. 2001. (Encontro).

V Encontro Estadual de História.Não diferem o historiador e o poeta: convergências e divergências entre a História e a Literatura. 2000. (Encontro).

VII Semana de Letras da UFRGS. Entre o Arquipelago e o Continente: a construção de uma poética do romance em O Tempo e o Vento. 2000. (Congresso).

Seminário Literatura e História: prspectivas e convergências.Entre a Literatura e a História: 1930 em O Tempo e o Vento. 1999. (Seminário).

IV Seminário de Teses em Andamento.História e Literatura: a Revolução de Trinta em o Tempo e o Vento. 1998. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luciane dos Santos Nolasco

MACHADO, R. S.; SILVA, M. I. L. E.; PEIRUQUE, E.. A mulher em Noite na Taverna. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Schana Lago

MACHADO, R. S.; BITTENCOURT, G. N.; SILVA, M. I. L. E.. Contos encarcerados. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

MACHADO, R. S.. Concurso Poemas no Ônibus - 2. ed.. 2003.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Eduardo Ornelas Berriel

Berriel, Carlos Eduardo; ANDRADE, F. R. S.; Bordini, Maria da Gloria; Gárate, Miriam V.. ROMANCE E HISTÓRIA: A Revolução de Trinta em O TEMPO E O VENTO.. 2000. Dissertação (Mestrado em Sem Informação) - Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Eduardo Ornelas Berriel

Berriel, Carlos Eduardo. Literatura e História: a revolução de 30 *O Tempo e o Vento*.. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Sem Informação) - Universidade Estadual de Campinas.

Jane Fraga Tutikian

TUTIKIAN, J. F.; MASINA, Léa; BITTENCOURT, Gilda. Existencialismo e regionalismo: os contornos da obra de Cyro Martins. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ppg Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fábio Rigatto de Souza Andrade

ANDRADE, F. R. S.; MACHADO, R. S.; BERRIEL, C. E.; GÁRATE, M.. O romance histórico e O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo. 1999. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Miriam Viviana Garate

MACHADO, R. S.;GARATE, M. V.. Romance e História: a Revolução de Trinta em O tempo e o Vento. 2000. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Miriam Viviana Garate

MACHADO, R. S.;GARATE, M. V.. A Revolução de Trinta em O tempo e o Vento. 1999. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Regina Weber

A fecundidade dos modernistas e a questão da transtemporalidade de conceitos e interpretações; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Regina Weber;

Miriam Viviana Garate

Romance e História: A Revolução de Trinta em 'O tempo e o vento'; 2000; Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Miriam Viviana Garate;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MACHADO, R. S. . Cyro Martins leitor de Alcides Maya. Site do Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins, Porto Alegre, 2003.

  • MACHADO, R. S. . Entre Clio e Melpomene: a Batalha de Salamina em Heródoto e Ésquilo. Mneme (Caicó. Online) , Caicó/UFRN, v. 3, n.5, 2002.

  • MACHADO, R. S. . Romance e História em O Tempo e o Vento. Sínteses - Revista dos cursos de Pós-graduação, IEL/UNICAMP, CAMPINAS-SP, v. 7, p. 201-210, 2002.

  • MACHADO, R. S. . É preciso reler Cyro Martins. Site do Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins, Porto Alegre, 2002.

  • MACHADO, R. S. . Panorama da relação Literatura e História. Cadernos do IL (UFRGS) , Porto Alegre, v. 23/25, p. 291-299, 2002.

  • MACHADO, R. S. . História e Poesia na Poética de Aristóteles. Mneme (Caicó. Online) , Caicó/UFRN, v. 2, n.3, 2001.

  • MACHADO, R. S. . Entre a Literatura e a História: 1930 em O Tempo e o Vento. In: Seminário Literatura & História: perspectivas e Convergências, 1999, Santa Maria/RS. Anais do Seminário Literatura & História: perspectivas e Convergências. Santa Maria/RS: ed. da UFSM, 1999. p. 127-127.

  • MACHADO, R. S. . Literatura e História: a revolução de Trinta em O tempo e o Vento. In: IV Seminário de Teses em Andamento, 1998, Campinas/SP. Anais do IV Seminário de Teses em Andamento, 1999. p. 54-54.

  • MACHADO, R. S. . A fecundidade dos modernistas e a questão da transtemporalidade de conceitos e interpretações. In: IX Salão de Iniciação Científica, 1997, Porto Alegre/RS. Livro de resumos do IX Salão de Iniciação Científica, 1997. p. 360-360.

  • MACHADO, R. S. . História e Literatura: a concepção de história em O tempo e o Vento. In: VIII Salão de Iniciação Científica, 1996, Porto Alegre/RS. Livro de Resumos do VIII Salão de Iniciação Científica, 1996. p. 346-346.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MACHADO, R. S. . Entrevista sobre a obra de Cyro Martins. 2004.

MACHADO, R. S. . Palestra Literatura brasileira pra americano ver. 2004 (Palestra).

MACHADO, R. S. . Palestra Paul Valéry: a vertigem do fazer poético. 2003 (Palestra).

MACHADO, R. S. . Entrevista sobre a obra de Cyro Martins. 2003.

MACHADO, R. S. . Literatura brasileira "pra americano ver".. 2004 (Palestra pública) .

MACHADO, R. S. . Paul Vaéry: a vertigem do fazer poético. 2003 (Palestra) .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2002 - 2004

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

2000 - 2000

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
contrato por prazo determinado (18/04 a 31/08/2000)

Atividades

  • 04/2000 - 02/2004

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Literário II: poesia, Estudos Literários I: drama e narrativa, História das Literaturas, Leituras Orientadas I, Leituras Orientadas II, Teoria da Literatura I