José Waldir de Sousa Filho

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de Uberaba (2012), mestrado em Inovação Tecnológica na linha de Processos Tecnológicos - Desenvolvimento e Aplicação de Bioprocessos na Indústria pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014), Doutorado em Química, linha de pesquisa em Química Ambiental, pela Rede Mineira de Química na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2019), e MBA em Gestão Empresarial. Possui formação em Master Black Belt em Lean Six Sigma, com experiência na melhoria contínua de processos. Engenheiro Químico concursado e já atuou como Gerente da Estação de Tratamento de Água, tendo Anotação de Responsabilidade Técnica por todo o sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade de Uberaba na Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas de Uberaba - CODAU; Foi professor da Universidade de Uberaba no curso de Engenharia Química; Foi presidente (CEO) da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas - CODAU. Promoveu consultoria em tratamento de água e efluentes, além de proferir palestras motivacionais relacionando vida e carreira profissional. Atualmente é Engenheiro Químico da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas CODAU. Tem experiência na área de Engenharia Química, em operação e projetos de Estações de Tratamento de Água e Estações de Tratamento de Efluentes, com ênfase em inovações tecnológicas nesse setor.

Informações coletadas do Lattes em 04/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Química

2016 - 2019

Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Título: Inovações tecnológicas para tratamento de água para consumo humano
, Ano de obtenção: 2019. Geoffroy Roger Pointer Malpass. Palavras-chave: Tratamento de água; Gás Cloro; Eletrólise; Produtos Secundários da Desinfecção; Orto-polifosfato de Sódio; Água eletroquimicamente ativada. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química / Especialidade: Água. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental. Setores de atividade: Captação, tratamento e distribuição de água.

Mestrado profissional em Inovação Tecnológica (Conceito CAPES 4)

2013 - 2014

Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Título: Purificação do caldo de cana-de-açúcar por irradiação ultravioleta e micro-ondas para produção de açúcar e etanol., Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Mônica Hitomi Okura
Coorientador: Nelson Diniz Velasco. Palavras-chave: Biocombustível; Caldo de cana-de-açúcar; Ultravioleta; Micro-ondas.Grande área: Engenharias

Especialização em andamento em MBA em Agronegócios

2024 - Atual

Universidade de São Paulo

Especialização em MBA em Gestão Empresarial

2022 - 2023

Universidade de Uberaba
Título: Implantação do sistema de indicadores de gestão em uma empresa pública de saneamento
Orientador: Mateus Henrique Nogueira Tonin

Graduação em andamento em Agronomia

2024 - Atual

Universidade de Uberaba

Graduação em Engenharia Química

2008 - 2012

Universidade de Uberaba
Título: Projeto de adequação da estação de tratamento de efluentes industriais de uma frigoindústria de abate de suínos
Orientador: Nelson Diniz Velasco
Bolsista do(a): Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.

Formação complementar

2024 - 2024

Master Black Belt em Lean Seis Sigma. (Carga horária: 40h). , Grupo Voitto, VOITTO, Brasil.

2023 - 2023

Upgrade de Green Belt para Black Belt em Lean Six Sigma. (Carga horária: 80h). , Grupo Voitto, VOITTO, Brasil.

2023 - 2023

Fundamentos de Power BI. (Carga horária: 4h). , Grupo Voitto, VOITTO, Brasil.

2023 - 2023

Treinamento de Green Belt em Lean Six Sigma. (Carga horária: 80h). , Grupo Voitto, VOITTO, Brasil.

2023 - 2023

Estruturação de OKR's. (Carga horária: 5h). , Grupo Voitto, VOITTO, Brasil.

2023 - 2023

Planejamento Estratégico. (Carga horária: 8h). , Grupo Voitto, VOITTO, Brasil.

2022 - 2022

Treinamento de Yellow Belt em Lean Six Sigma. (Carga horária: 20h). , Grupo Voitto, VOITTO, Brasil.

2022 - 2022

Ciclo de Mentoria para Projetos Lean Seis Sigma. (Carga horária: 10h). , Grupo Voitto, VOITTO, Brasil.

2017 - 2017

Desenvolvimento e Liderança. (Carga horária: 34h). , Instituto Nacional de Excelência Humana, INEXH, Brasil.

2017 - 2017

PRACTITIONER. (Carga horária: 134h). , Instituto Nacional de Excelência Humana, INEXH, Brasil.

2011 - 2011

Métodos Lógicos para Redação Científica. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.

2010 - 2010

Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas Online, FGV ONLINE, Brasil.

2010 - 2010

Propriedade Intelectual. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.

2009 - 2009

COLLEGE. (Carga horária: 144h). , Uptime Consultants - Comunicação em Inglês, UPTIME, Brasil.

2008 - 2008

PRODUÇÃO DE BIODIESEL NA FAZENDA. (Carga horária: 40h). , Centro de Produções Técnicas, CPT, Brasil.

2008 - 2008

PRODUÇÃO DE ÁLCOOL COMBUSTÍVEL NA FAZENDA. (Carga horária: 40h). , Centro de Produções Técnicas, CPT, Brasil.

2000 - 2001

INGLÊS CONVERSAÇÃO. (Carga horária: 144h). , Inglês Wisdom, WISDOM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico/Especialidade: Técnicas de Abastecimento da Água.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Técnicas Convencionais de Tratamento de Águas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Microbiologia Aplicada e Engenharia Sanitária.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química/Especialidade: Processos Bioquímicos.

Participação em eventos

32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Implantação do sistema de indicadores de gestão em uma empresa pública de saneamento. 2023. (Congresso).

32º Congresso da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Implantação do sistema de indicadores de gestão em uma empresa pública de saneamento. 2023. (Congresso).

49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae. 2019. (Congresso).

48° Congresso Nacional de Saneamento da Assemae. 2018. (Congresso).

47° Congresso Nacional de Saneamento da Assemae. 2017. (Congresso).

9° ENTEC - Encontro de tecnologia..DESINFECÇÃO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO POR IRRADIAÇÃO ULTRAVIOLETA. 2015. (Encontro).

9° ENTEC - Encontro de tecnologia..DETERMINAÇÃO DA INVERSÃO DE SACAROSE EM CALDO DE CANA-DE-AÇÚCAR SUBMETIDO A TRATAMENTO POR IRRADIAÇÃO MICRO-ONDAS. 2015. (Encontro).

9° ENTEC - Encontro de tecnologia..ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO TANINO COMO COAGULANTE NO TRATAMENTO DE ÁGUA PARA O CONSUMO HUMANO. 2015. (Encontro).

9° ENTEC - Encontro de tecnologia..CARACTERIZAÇÃO DE LEVEDURAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CACHAÇA E ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DO MOSTO. 2015. (Encontro).

1° Workshop de Inovação Tecnológica da UFTM. 2013. (Encontro).

3° Seminário de Inovação Tecnológica do Triângulo Mineiro.Purificação do caldo de cana-de-açúcar por ultrafiltração para otimizar o processo de produção de açúcar e etanol.. 2013. (Seminário).

4° Encontro do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica do Triângulo Mineiro. 2013. (Encontro).

2° Seminário de Inovação Tecnológica do Triângulo Mineiro.Projeto de adequação da estação de tratamento de efluentes industriais de uma frigoindústria de abate de suínos. 2012. (Seminário).

II Seminário de Inovação do Triângulo Mineiro e III Encontro do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica. 2012. (Seminário).

II Encontro em Inovação Tecnológica. 2011. (Encontro).

UNIUBE ABERTA.EXTRAÇÃO DA CELULOSE DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA MOVELEIRA PARA PRODUÇÃO DE ACETATO DE CELULOSE. 2009. (Encontro).

A experiência de gestão de saneamento e tecnologias aplicadas no tratamento de esgotos de uberaba. 2008. (Encontro).

Biocombustível sim, mas com responsabilidade ambiental. 2008. (Encontro).

Biotratamento de efluente contaminado por derivados de petróleo. 2008. (Encontro).

Feria de Tecnologia.PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL POR CRAQUEAMENTO DE ÓLEOS E GORDURAS. 2008. (Encontro).

IX Seminário de Iniciação Científica. 2008. (Encontro).

Ministério Público, Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável. 2008. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Jussiê Pereira da Silva

DE SOUSA FILHO, J.W.; MALPASS, G. R. P.; ROCHA, V. C.. Estudo da eficiência da cal como coagulante no tratamento de efluentes oriundo da fabricação de painéis de madeira em uma indústria no Triângulo Mineiro. 2024.

Aluno: Camila Borges Lima

OKURA, M. H.;DE SOUSA FILHO, J.W.; FERREIRA, D. C.. Avaliação do cacto mandacaru (Cereus jamacaru) como auxilar no tratamento de água. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Fernanda Rezende Terra

MALPASS, G. R. P.; OKURA, M. H.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Avaliação do comportamento do efluente líquido da indústria de fertilizante foliar por biopolímero M22. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Camila Ferreira Pinto

MALPASS, G. R. P.; FERNANDES, D. M.; OKURA, M. H.; DANTAS, S. C.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Processo de hidrometalurgia para extração de cobre presente em placas de circuito impresso utilizando peróxido de hidrogênio e ácidos como agentes lixiviantes. 2023. Tese (Doutorado em Multicêntrico em Química) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Karla Santos de Araújo

MALPASS, G. R. P.;DE SOUSA FILHO, J.W.; OKURA, M. H.; FERNANDES, D. M.; FERREIRA, D. C.. Estudo do processo sonoeletroquímico fotoassistido para degradação dos pesticidas Ametrina, Diurom, e Hexazinona. 2020. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Camila Ferreira Pinto

DE SOUSA FILHO, J.W.; FERNANDES, D. M.; MALPASS, G. R. P.. Uso do ácido hexafluorossilícico para recuperação de cobre em placas de circuito impresso, sua eficiência em relação aos ácidos já utilizados e produção de gás hidrogênio. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Multicêntrico em Química) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Brunno Borges Canelhas

LUZ, M. S.;DE SOUSA FILHO, J.W.; LIMA, A. F.; FERNANDES, D. M.. Desenvolvimento de método alternativo para remoção de metais potencialmente tóxicos da água de abastecimento público empregando materiais sorventes. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Hortênsia Pio Oliveira Silva Rezende

MALPASS, G. R. P.;DE SOUSA FILHO, J.W.; OKURA, M. H.. Estudo dos efeitos alelopáticos de extratos obtidos através de partes de Eucalipto (Eucalyptus) em culturas de alface (Lactuca sativa).. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Giovanna Almeida Lenza

MALPASS, G. R. P.;DE SOUSA FILHO, J.W.; MARTINS, P. D.. Uso do lodo de estação de tratamento de água em matriz de concreto para pavimentação verde. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: JOSÉ VAZ PINHEIRO NETO

LIMA, A. F.;DE SOUSA FILHO, J.W.; FINZER, J. R. D.. Ganho de Alvura através da remoção de impurezas do Caulim. 2020.

Aluno: Fernanda Rezende Terra

MALPASS, G. R. P.; OKURA, M. H.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Avaliação do comportamento do efluente líquido da indústria de fertilizante foliar por biopolímero M22. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Cibele Cardoso de Freitas

BARRETO, A. C.; SOUZA, A. D. E.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Estudo comparativo entre os destiladores solares para tratamento de efluentes: revisão bibliográfica. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Isadora Cecato Fernandes Borges

BARRETO, A. C.; SOUZA, A. D. E.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Viabilidade da Recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município de Santa Juliana - MG. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Carolina Oliveira Santos

ABDALA, V. L.;SOUSA FILHO, J. W.. Avaliação físico-química da qualidade da água de manancial superficial para consumo humano. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Luanna Silva Gioria

DE SOUSA FILHO, J.W.; MALPASS, G. R. P.; CARNEIRO, F. M.. Estimativa da turbidez e cor aparente da água usando imagens orbitais e Inteligência Artificial. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Francielle Aparecida Siqueira Cobo

BEGNINI, M. L.;DE SOUSA FILHO, J.W.. A queima de partículas de madeira em caldeira para geração de energia: Gerenciamento de resíduos com redução de custos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Isabella de Menezes Botta

BEGNINI, M. L.;DE SOUSA FILHO, J.W.. A queima de partículas de madeira em caldeira para geração de energia: Gerenciamento de resíduos com redução de custos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Bruna Sayuri Andrade Hagiya

BEGNINI, M. L.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Tratamento de água para uso na geração de vapor em uma caldeira. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Fernando Henrique Santana Feliciano

BEGNINI, M. L.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Tratamento de água para uso na geração de vapor em uma caldeira. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Jéssica Souza da Silva

BEGNINI, M. L.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Tratamento de água para uso na geração de vapor em uma caldeira. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Daniel Eurípedes Cunha Jeronimo

BEGNINI, M. L.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Estudo comparativo da qualidade da água em ambiente canalizado e não canalizado. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Danielli Aparecida de Oliveira

BEGNINI, M. L.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Aspectos do TRICLOPYR como principal ferramenta de controle de plantas daninhas na soja resistentes ao PARAQUAT. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Mariane Tavares Fagundes

BEGNINI, M. L.;DE SOUSA FILHO, J.W.. 5) Aspectos do TRICLOPYR como principal ferramenta de controle de plantas daninhas na soja resistentes ao PARAQUAT. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Gustavo Henrique Botelho

BEGNINI, M. L.;DE SOUSA FILHO, J.W.. 6) Cromatografia Gasosa em análise de substâncias ilícitas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Lucineia Santana Marinho

BEGNINI, M. L.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Cromatografia Gasosa em análise de substâncias ilícitas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: MARIANA MEDEIROS SILVA

BEGNINI, M. L.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Cromatografia Gasosa em análise de substâncias ilícitas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Ana Flavia Mendonça Santana

FINZER, J. R. D.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Utilização das folhas de moringa oleífera lam para a produção de um pó natural usado como aditivo antioxidante no biodiesel. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Joyce Oliveira Capoli de Sousa

FINZER, J. R. D.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Utilização das folhas de moringa oleífera lam para a produção de um pó natural usado como aditivo antioxidante no biodiesel. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Matheus Tanierre Rosa Ramos

FINZER, J. R. D.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Remoção de partículas sólidas em estação de tratamento de água junto a estudo dos seus efeitos no corpo humano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Cibele Xavier Corrêa

FINZER, J. R. D.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Processamento da carqueja para fins farmacológicos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Heloísa Câmara Santos

FINZER, J. R. D.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Processamento da carqueja para fins farmacológicos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Jéssica Chaves Pereira

FINZER, J. R. D.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Modificação química do amido para aplicação como adesivo na produção de painéis de MDF. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Ana Júlia Lacerda Rodrigues

FINZER, J. R. D.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Atenuação de segregação de partículas utilizando a técnica com tubo telescópico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Thalita Marques Oliveira

FINZER, J. R. D.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Atenuação de segregação de partículas utilizando a técnica com tubo telescópico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: DANIELA CAROLINE LIMA FERREIRA

FINZER, J. R. D.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Nova tecnologia na atenuação da segregação em particulados. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Michelle Beatriz dos Santos Correia

FINZER, J. R. D.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Nova tecnologia na atenuação da segregação em particulados. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Mariane Mota Bispo

FINZER, J. R. D.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Controle de qualidade microbiológico da água utilizada para o consumo humano: um estudo de caso em uma clínica de pediatria em Araxá/MG. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Izabella Moreira Cabral de Melo

FINZER, J. R. D.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Gestão de resíduos sólidos urbanos: uma metodologia simples de grande impacto. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Vanessa Segawa Pinheiro

FINZER, J. R. D.;DE SOUSA FILHO, J.W.. Gestão de resíduos sólidos urbanos: uma metodologia simples de grande impacto. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Weslley Souza Nascimento

SOUSA FILHO, J. W.; MELO, J. D.; FINZER, J. R. D.. Avaliação de desempenho de um elevador de canecas com variação de velocidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Paulo Emílio Papatella Alves

SOUSA FILHO, J. W.; MELO, J. D.; FERNANDES, D. M.; FINZER, J. R. D.. Processos químicos industriais para beneficiamento de carvão vegetal e aplicações na indústria química. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Ruither Borba Pimenta

SOUSA FILHO, J. W.; MELO, J. D.; FERNANDES, D. M.; FINZER, J. R. D.. Processos químicos industriais para beneficiamento de carvão vegetal e aplicações na indústria química. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Kamilla Bernardes de Oliveira

SOUSA FILHO, J. W.; MELO, J. D.; FINZER, J. R. D.. A importância de um controle de qualidade eficaz no armazenamento de grãos: milhos e soja. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Fernando Bozolla Pimenta

SOUSA FILHO, J. W.; FINZER, J. R. D.; SILVA, A. P.. Viabilidade econômica da produção de banana em pó (farinha de banana). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Fabrício Gomes Menezes Porto

SOUSA FILHO, J. W.; PINTO, A. A.; FINZER, J. R. D.. Dimensionamento de reatores para lixiviação de minérios fosfáticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: DANIELA TEIXEIRA CHAVES

SOUSA FILHO, J. W.; PINTO, A. A.; FINZER, J. R. D.. Desempenho de filtro tipo bolsa para separação de resíduos de herbicidas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Ana Karolina Alves Capel

SOUSA FILHO, J. W.; FERNANDES, D. M.; MELO, J. D.; SANTOS, S. M. T. A.. Análise e comparação do processo corrosivo dos aços inoxidáveis AISI 316L e 444A. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Camila Cristina da Silva

SOUSA FILHO, J. W.; FERNANDES, D. M.; SANTOS, S. M. T. A.; MELO, J. D.. Análise e comparação do processo corrosivo dos aços inoxidáveis AISI 316L E 444A. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Taís Cintra de Oliveira

OKURA, M. H.;SOUSA FILHO, J. W.; GRANATO, A. C.. Desinfecção e filtração da água por processos naturais: exposição por radiação solar e filtração por Xanthosoma sagittifolium Schott. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: JULIANO ROBERTO DE ARAUJO

SOUSA FILHO, J. W.; PINTO, A. A.; XAVIER, M. F.. Produção de álcool a partir da celulose.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Pablo Giannini Silva

SOUSA FILHO, J. W.; PINTO, A. A.; XAVIER, M. F.. Análise do mecanismo de evaporação do tipo película descendente na produção de açúcar VHP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: JOÃO PAULO LIMA DE OLIVEIRA

SOUSA FILHO, J. W.; XAVIER, M. F.; PINTO, A. A.. Determinação das propriedades termodinâmicas da amônia em processos industriais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Kariny Cristina Pereira

VIEIRA NETO, J. L.;SOUSA FILHO, J. W.; SANTOS, K. G.. Uso da irradiação ultravioleta como forma de substituição das etapas do processo convencional de clarificação do caldo de cana-de-açúcar.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Maria Carolina Gonçalves Rodrigues

SOUSA FILHO, J. W.; OKURA, M. H.; GRANATO, A. C.. Avaliação da qualidade da água de coco verde processada pelo forno micro-onda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Fernando Oliveira de Queiroz

SOUSA FILHO, J. W.; FERNANDES, D. M.; BEGNINI, M. L.. Análise da viabilidade técnica e econômica através reposição da linhagem selecionada de levedura para redução de insumos no processo fermentativo para produção de etanol.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: César Augusto Caramori Bisinotto

SOUSA FILHO, J. W.; BEGNINI, M. L.; CUNHA, V. G. R.. Produção de etanol através do resíduo da produção da cachaça: viabilidade econômica e qualidade do etanol produzido.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Thays França Naves

SOUSA FILHO, J. W.; LIMA, A. F.; BEGNINI, M. L.. Desenvolvimento de um sistema de filtros reativos para purificação de glicerina bruta gerada na produção de biodiesel.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Márcio Gonçalves Dionísio

SOUSA FILHO, J. W.; LIMA, A. F.; BEGNINI, M. L.. Método de determinação de carbofuran em amostras de solo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Cássia Cristina Silva

SOUSA FILHO, J. W.; BEGNINI, M. L.; BENJAMIN, W. S.. Determinação da inversão de sacarose em caldo de cana de açúcar submetido a tratamento por irradiação micro-ondas para produção de açúcar.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Kamila Nunes de Menezes

SOUSA FILHO, J. W.; LIMA, F. F.; BEGNINI, M. L.. Prospecção fitoquímica, teor de fenóis, fracionamento e atividades antimicrobiana e antioxidante dos extratos das folhas e flores da espécie Strelitziareginae.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Daisy Cristina Monteiro dos Santos

SOUSA FILHO, J. W.; LIMA, F. F.; BEGNINI, M. L.. Desinfecção de água para consumo humano por irradiação ultravioleta.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Rubens Rodrigues Valle Neto

SOUSA FILHO, J. W.; LIMA, F. F.; BEGNINI, M. L.. Produção de biodiesel por transesterificação de óleo residual de frituras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Rogger Bruno Souza Santos

SOUSA FILHO, J. W.; FLORENCIO, T. M.. Caracterização do lodo residual de uma estação de tratamento de agua para consumo humano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Uberaba.

SOUSA FILHO, J. W.; HILLESHEIM, M. C. P.; DELDUQUE, M. B. S. A.; ROBERTS, R. E. W.; SANTOS, R. A. S.; HILLESHEIM, S. L.; RAMALHO, T. O.; PAIVA, A. D.; SIMON, C. R.; SIMON, C. P.; FINHOLDT, C. T. D.; SOARES, D. A.; LESSA, H. M. M.; CUNHA, J. L.; GODINHO, M. A. S. F.. International Conference: Primum Non Nocere. 2016. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Orientou

Armandino Chaves de Carvalho

UTILIZAÇÃO DE BIORREATOR COM MEMBRANAS DE ULTRAFILTRAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE ÁGUA DE REUSO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Jonathan Tenório Vinhal

Análise de imagem no controle de parâmetros de processos flotativos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Alexandre Aluísio Ferreira

Tecnologia de produção de hidromel; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Mahyara Medeiros Costa

Análise corrosiva em equipamento de aço inoxidável aisi 304 utilizado para fabricação de fertilizante foliar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Raquel Cristina de Mello

Contribuição no incremento de dureza nos grânulos de fosfogesso oriundo do processo de granulação com utilização de diferentes fluidos ligantes; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Cíntia Letícia dos Santos Caldeira Alves

Redução de microrganismos na massa do papel reciclado; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Ana Carolina Borges Silva

Simulação de um processo fermentativo em um biorreator perfeitamente misturado; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Daniela Guimarães Duarte

Eficiência da fuligem do bagaço da cana-de- açúcar no processo de adsorção de corante; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Sabatella Oliveira Santos

Eficiência da fuligem do bagaço da cana-de- açúcar no processo de adsorção de corante; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Dylmadson Iago Brito de Queiroz

Análise da aplicação de radiação ultravioleta na esterilização de lâminas de bisturi; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Janaína Cristina da Silva Barbosa

Emprego de coagulante vegetal à base fde tanino no tratamento de efluente contaminado com óleos e graxas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Marco Antonio da SIlva

Emprego de coagulante vegetal à base fde tanino no tratamento de efluente contaminado com óleos e graxas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Mariana Tomaz Fonseca

Análise da viabilidade de coagulantes inorgânicos com o tanino para tratamento de água para consumo humano; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Tiago Portela Oliveira

Análise da viabilidade de coagulantes inorgânicos com o tanino para tratamento de água para consumo humano; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Josiene de Paula

Esterilização de pigmento preto para tintas de tatuagens por radiação gama; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

PATRÍCIA LIMA DE FREITAS

Esterilização de pigmento preto para tintas de tatuagens por radiação gama; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

PRISCILA DANIELLE DE ARAUJO

Remoção de fósforo do líquido de lavagem da indústria de fertilizantes; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Camila Borges Lima

APLICAÇÃO DE COAGULANTES NATURAIS NO TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

PÂMELA PRISCILA DE PAULA

COMPARATIVO QUÍMICO E METALOGRÁFICO DO AÇO MANGANÊS UTILIZADO EM BRITADORES CÔNICOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA MINERADORA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Rubia Silva Bueno

IMOBILIZAÇÃO DA ENZIMA CATALASE POR MEIO DO SUPORTE GEL DE AGAROSE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Marcos Adriano da Silva

PROJETO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Lívia Pereira de Freitas

CARACTERIZAÇÃO DOS TEORES DE AREIA DO PROCESSO DE RECICLAGEM DE PAPEL MARROM; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Fernanda Rezende Terra

ESTUDO DA VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO POLÍMETRO NATURAL ?TANFLOC? EM SUBSTITUIÇÃO AO SULFATO DE ALUMÍNIO NO TRATAMENTO DE ÁGUA DO RIO GRANDE/MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Guilherme Costa Facury

DESINFECÇÃO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO ATRAVÉS DE RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Talyta Danielle de Lima Pereira

Análise da eficiência do tanino como coagulante no tratamento de água para consumo humano; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Rodolpho Faria Sousa

Desinfecção de efluente líquido hospitalar por irradiação micro-ondas; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Renê Gonçalves Ramos

Determinação dos teores de metanol, etanol e água em bebidas destiladas com no mínimo 38º GL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Aline dos Reis Chaves Barra

Isotermas de adsorção no processo de biossorção de chumbo pelas fibras do Cocus nucifera L; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Lídia Ferreira Assunção

Esterilização de tintas para tatuagens submetidas à irradiação gama; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Michelle Aparecida Silva

Projeto de Dimensionamento de um trocador de calor do tipo casco e tubo; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Tais Santos Pimenta

Estudo e avaliação do processo evolutivo de linhagens de leveduras não selecionadas através de cariotipagem; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Ana Laura Silva Reis

Análise da inversão de sacarose em caldos de cana-de-açúcar submetido a tratamento por irradiação ultravioleta para produção de açúcar; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Maria Izabel Corrêa Gonçalves

Análise da inversão de sacarose em caldos de cana-de-açúcar submetido a tratamento por irradiação ultravioleta para produção de açúcar; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Florença Ribeiro Borges

Esterilização de tintas para tatuagens submetidas à irradiação gama; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Gabriela Santos Seabra

Estudo e avaliação do processo evolutivo de linhagens de leveduras não selecionadas através de cariotipagem; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Leticia Ferreira Martins

Projeto de Dimensionamento de um trocador de calor do tipo casco e tubo; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Ana Claúdia Soares Resende

Desinfecção da água de resfriamento de destilaria por irradiação ultravioleta; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Carolina Azevedo Silva

Desinfecção da água de resfriamento de destilaria por irradiação ultravioleta; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Pedro Henrique do Nascimento Pereira

Estudo do processo corrosivo dos aços AISI 304, AISI316, e SAEA36, utilizando um dispositivo registrador de dados potenciais e resistivos; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Thays França Naves

Desenvolvimento de um sistema de filtros reativos para purificação de glicerina bruta gerada na produção de biodiesel; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Cássia Cristina Silva

Determinação da inversão de sacarose em caldo de cana de açúcar submetido a tratamento por irradiação micro-ondas para produção de açúcar; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Daisy Cristina Monteiro dos Santos

Desinfecção de água para consumo humano por irradiação ultravioleta; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Fernando Oliveira de Queiroz

Análise da viabilidade técnica e econômica através reposição da linhagem selecionada de levedura para redução de insumos no processo fermentativo para produção de etanol; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Kamila Nunes de Menezes

Prospecção fitoquímica, teor de fenóis, fracionamento e atividades antimicrobiana e antioxidante dos extratos das folhas e flores da espécie Strelitziareginae; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

César Augusto Caramori Bisinotto

Produção de etanol através do resíduo da produção da cachaça: viabilidade econômica e qualidade do etanol produzido; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Márcio Gonçalves Dionísio

Aperfeiçoamento de método para determinação de carbofuran em amostras de solo; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Rubens Rodrigues Valle Neto

Produção de biodiesel por transesterificação de óleo residual de frituras; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Rogger Bruno Souza Santos

Caracterização do lodo residual de uma estação de tratamento de agua para consumo humano; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Uberaba; Orientador: José Waldir De Sousa Filho;

Produções bibliográficas

  • MAEDA, T. C. ; CARNEIRO, F. M. ; SHIRATSUCHI, L. S. ; MALPASS, G. R. P. ; DE SOUSA FILHO, J.W. . GREEN CHEMISTRY: USING MORE SUSTAINABLE TECHNIQUES TO ESTIMATE THE WATER QUALITY OF THE UBERABA RIVER USING ORBITAL OPTICAL SENSORS. QUIMICA NOVA , p. 1-9, 2024.

  • SOUSA, G. L. ; FERREIRA, A. E. L. ; PEREIRA, P. H. N. ; DE SOUSA FILHO, J.W. ; OKURA, M. H. ; MALPASS, G. R. P. . Uso do lodo residual da estação de tratamento de água em matriz de concreto para construção verde. Revista Brasileira de Meio Ambiente , v. 11, p. 051-061, 2023.

  • SOUSA FILHO, JOSÉ WALDIR ; LENZA, GIOVANNA ALMEIDA ; TONHELA, MARQUELE AMORIM ; ARAÚJO, KARLA SANTOS ; FERNANDES, DAVID MAIKEL ; MALPASS, GEOFFROY ROGER POINTER . FULL-SCALE APPLICATION OF AN ELECTROCHEMICAL DISINFECTION SOLUTION IN A MUNICIPAL DRINKING WATER TREATMENT PLANT. WATER AND ENVIRONMENT JOURNAL , v. 35, p. 1159-1393, 2021.

  • DE SOUSA FILHO, J.W. ; SOUSA, G. L. ; MALPASS, G. R. P. ; OKURA, M. H. ; PEREIRA, P. H. N. . Ultraviolet irradiation as an alternative to purify the sugarcane juice for sugar and ethanol production. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 11, p. 48219-48225, 2021.

  • SOUSA FILHO, J. W. ; OKURA, M. H. ; PASOTTO, M. B. ; VELASCO, N. D. . Avaliação do efeito da irradiação micro-ondas no caldo de cana-de-açúcar como tratamento preliminar para produção de açúcar e etanol. Eclética Química Journal , v. 40, p. 16-31, 2017.

  • SILVA, C. C. ; ASSUNCAO, L. F. ; SOUSA FILHO, J. W. . Determinação da inversão de sacarose em caldo de cana-de-açúcar submetido a tratamento por irradiação micro-ondas para produção de açúcar. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO , v. 02, p. 06-12, 2017.

  • SOUSA FILHO, J. W. ; OKURA, M. H. ; PASOTTO, M. B. . Ultrafiltração tangencial uma ferramenta tecnológica. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO , v. 01, p. 27-44, 2014.

  • DE SOUSA FILHO, J.W. . Presença de agrotóxicos na água de Uberaba não gera contaminação. Jornal da Manhã, Uberaba/MG, 24 abr. 2019.

  • DE SOUSA FILHO, J.W. . Qualidade da água distribuída na cidade tem controle rigoroso, diz Luiz Guaritá. Jornal da Manhã, Uberaba/MG, 18 out. 2018.

  • MELO, J. D. ; SOUSA FILHO, J. W. ; NOVAES, J. R. ; ANDRE, C. C. ; TOME, C. H. . ESTUDO DE CATALISADORES PARA OTIMIZAR A PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL POR CRAQUEAMENTO DE ÓLEOS E GORDURAS NA MICROUSINA ? PROTÓTIPO. Revista Posto de Observação - Petrobrás. Engenheiro cria máquina que produz biodiesel, Tecnologia, 08 jul. 2010.

  • MELO, J. D. ; SOUSA FILHO, J. W. ; NOVAES, J. R. ; ANDRE, C. C. ; TOME, C. H. . ESTUDO DE CATALISADORES PARA OTIMIZAR A PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL POR CRAQUEAMENTO DE ÓLEOS E GORDURAS NA MICROUSINA ? PROTÓTIPO. Jornal de Uberaba. Máquina montada por uberabenses pode produzir até 500 litros de óleo diesel/dia, Geral - Caderno 1, p. 6 - 6, 25 maio 2010.

  • ESTEVAM, T. O. ; OLIVEIRA, M. V. S. ; OLIVEIRA, G. C. ; DE SOUSA FILHO, J.W. . O ensino do tratamento de água para alunos do ensino médio utilizando jogo didático. In: 57º Congresso Brasileiro de Química, 2017, Gramado. Megatendências: Desafios e oportunidades para o futuro da Química, 2017.

  • SANTOS, D. C. M. ; SOUSA FILHO, J. W. . Desinfecção de água para consumo humano por irradiação ultravioleta.. In: ENTEC - Encontro de Tecnologia: Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade, 2015, Uberaba. 9º ENTEC. Uberaba, 2015.

  • SILVA, C. C. ; SOUSA FILHO, J. W. . Determinação da inversão de sacarose em caldo de cana-de-açúcar submetido à tratamento por irradiação micro-ondas.. In: 9º ENTEC - Encontro de Tecnologia: Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade, 2015, Uberaba. 9º ENTEC, 2015.

  • PEREIRA, T. D. L. ; SOUSA FILHO, J. W. . Análise da eficiência do tanino como coagulante no tratamento de água para consumo humano.. In: 9º ENTEC - Encontro de Tecnologia: Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade, 2015, Uberaba. 9º ENTEC, 2015.

  • BISINOTO, C. A. C. ; SOUSA FILHO, J. W. . Caracterização de leveduras no processo de produção de cachaça e análise microbiológica do mosto.. In: 9º ENTEC - Encontro de Tecnologia: Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade, 2015, Uberaba. 9º ENTEC, 2015.

  • SILVA, C. C. ; DE SOUSA FILHO, J.W. . Utilização de georeferenciamento e inteligência artifical para levantamento de demandas do saneamento no município de Uberaba. In: 51° Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE, 2023, Poços de Caldas/MG. Anais XXVI Exposição de experiências municipais em saneamento, 2023.

  • SILVA, C. C. ; DE SOUSA FILHO, J.W. ; MASSA, F. P. . Substituição dos tubos de concreto pelos tubos PEAD na drenagem pluvial. In: 51° Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE, 2023, Poços de Caldas/MG. Anais XXVI Exposição de experiências municipais em saneamento, 2023.

  • SILVA, C. C. ; DE SOUSA FILHO, J.W. ; MASSA, F. P. . Utilização da brita 3 reciclada no envelopamento de tubos e fechamento de valas em obras de drenagem. In: 51° Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE, 2023, Poços de Caldas. Anais XXVI Exposição de experiências municipais em saneamento, 2023.

  • LIMA, A. F. ; SOUSA FILHO, J. W. ; NAVES, T. F. ; FERNANDES, D. M. ; FERREIRA, D. C. . DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE FILTROS REATIVOS PARA PURIFICAÇÃO DE GLICERINA BRUTA GERADA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL DE TRANSESTERIFICAÇÃO. In: XX Jornada de Engenharia Química, 2015, Uberlândia. II SPPGEQ, 2015.

  • SOUSA FILHO, J. W. ; OKURA, M. H. ; PEREIRA, K. C. ; PASOTTO, M. B. . Purificação do caldo de cana-de-açúcar por irradiação ultravioleta e micro-ondas para produção de açúcar e etanol. In: XXII Congreso Latinoamericano de Microbiología - ALAM 2014, 2014, Cartagena. REVISTA HECHOS MICROBIOLÓGICOS. Medellín: Legis S.A, 2014. v. 5. p. 156-156.

  • SOUSA FILHO, J. W. ; VELASCO, N. D. . Projeto de adequação da estação de tratamento de efluentes industriais de uma frigoindústria de abate de suínos. In: XIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba, 2012, Uberaba. Anais do XIII Seminário de Iniciação Científica. Uberaba: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, 2012. p. 01-194.

  • DE SOUSA FILHO, J.W. ; SILVA, C. C. . Implantação do sistema de indicadores de gestão em uma empresa pública de saneamento. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DE SOUSA FILHO, J.W. . Palestra Motivacional. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DE SOUSA FILHO, J.W. . Inovações tecnológicas em águas para abastecimento. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DE SOUSA FILHO, J.W. . Motivação para ENADE 2019. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DE SOUSA FILHO, J.W. . Motivação para ENADE 2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DE SOUSA FILHO, J.W. . Gestão, Liderança e Motivação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DE SOUSA FILHO, J.W. . Vida e carreira profissional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA FILHO, J. W. ; BEGNINI, M. L. . Problemática da falta de água.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA FILHO, J. W. . Engenharia de Bioprocessos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA FILHO, J. W. ; PASOTTO, M. B. ; OKURA, M. H. . Purificação do caldo de cana-de-açúcar por ultrafiltração para otimizar o processo de produção de açúcar e etanol.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA FILHO, J. W. ; VELASCO, N. D. . PROJETO DE ADEQUAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS DE UMA FRIGOINDÚSTRIA DE ABATE DE SUÍNOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA FILHO, J. W. ; VELASCO, N. D. . PROJETO DE ADEQUAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS DE UMA FRIGOINDÚSTRIA DE ABATE DE SUÍNOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELO, J. D. ; SOUSA FILHO, J. W. ; NOVAES, J. R. ; ANDRE, C. C. ; TOME, C. H. . ESTUDO DE CATALISADORES PARA OTIMIZAR A PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL POR CRAQUEAMENTO DE ÓLEOS E GORDURAS NA MICROUSINA ? PROTÓTIPO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA FILHO, J. W. ; MACIEL JUNIOR, U. F. ; OLIVEIRA, E. V. ; SOUZA JUNIOR, V. ; AMORIM, W. . EXTRAÇÃO DA CELULOSE DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA MOVELEIRA PARA PRODUÇÃO DE ACETATO DE CELULOSE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELO, J. D. ; SOUSA FILHO, J. W. ; ANDRE, C. C. . GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E SUAS DESTINAÇÕES. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELO, J. D. ; SOUSA FILHO, J. W. ; FRANCA, T. N. F. L. ; ANDRE, C. C. ; OLIVEIRA, L. S. . PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL POR CRAQUEAMENTO DE ÓLEOS E GORDURAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Avaliação da oxidação da matéria orgânica, através de TOC, DQO e DBO, da água bruta (Rio Uberaba) submetida à pré-desinfeção por água eletroquimicamente ativada (ECA), Descrição: Águas superficiais carream grande quantidade de material das encostas dos rios aumentando a matéria orgânica e íons inorgânicos e metálicos na água de captação. Esse trabalho tem como objetivo avaliar a oxidação da matéria orgãnica da água bruta do Rio Uberaba submetido à pré-desinfecção por água eletroquimicamente ativada (ECA).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Waldir De Sousa Filho - Coordenador / Giovanna Almeida Lenza - Integrante / Maynara Florencio Espirandel - Integrante / Matheus Gomes Dos Santos - Integrante / Fernanda Rodrigues De Lima - Integrante / Tiago Portela Oliveira - Integrante / LETÍCIA CRISTINA DE SOUSA DIAS - Integrante / Geoffroy Roger Pointre Malpass - Integrante / Fernando Lucas Tibola - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Avaliação da taxa de corrosão de estruturas de Ferro Fundido e Aço Carbônico submetidas à água ativada eletroquimicamente (ECA) e orto-polifosfato de sódio na água de abastecimento., Descrição: Estruturas metálicas no sistema de distribuição de água para consumo humano estão sujeitas à corrosão devido ao grande número de eletrólitos presentes na água. O tratamento de água aplicado na Estação de tratamento de água (ETA) tem como desinfeção a ECA que pode influenciar na corrosão das adutoras. Com a finalidade de diminuir a corrosão aplicou-se orto-polifosfato na água de abastecimento e observou-se os efeitos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Waldir De Sousa Filho - Coordenador / Giovanna Almeida Lenza - Integrante / Maynara Florencio Espirandel - Integrante / Matheus Gomes Dos Santos - Integrante / Fernanda Rodrigues De Lima - Integrante / Tiago Portela Oliveira - Integrante / LETÍCIA CRISTINA DE SOUSA DIAS - Integrante / Geoffroy Roger Pointre Malpass - Integrante / Fernando Lucas Tibola - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Avaliação da oxidação de Ferro e Manganês da água bruta do Rio Uberaba submetido à pré-desinfecção por água eletroquimicamente ativada (ECA)., Descrição: Águas superficiais carream grande quantidade de material das encostas dos rios aumentando a matéria orgânica e íons inorgânicos e metálicos na água de captação. Esse trabalho tem como objetivo avaliar a oxidação de Ferro e Manganês da água bruta do Rio Uberaba submetido à pré-desinfecção por água eletroquimicamente ativada (ECA).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Waldir De Sousa Filho - Coordenador / Giovanna Almeida Lenza - Integrante / Maynara Florencio Espirandel - Integrante / Matheus Gomes Dos Santos - Integrante / Fernanda Rodrigues De Lima - Integrante / Tiago Portela Oliveira - Integrante / LETÍCIA CRISTINA DE SOUSA DIAS - Integrante / Geoffroy Roger Pointre Malpass - Integrante / Fernando Lucas Tibola - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Caracterização do lodo residual da Estação de Tratamento de Água (ETA - uberaba) para aplicação em construção verde., Descrição: Estudo do lodo residual da Estação de Tratamento de Água (ETA - Uberaba) para avaliação físico-química e microbiológica para posterior utilização como agregados da construção civil para construção verde. Mitigação do descarte de pneus possibilitando a mistura com concreto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Waldir De Sousa Filho - Coordenador / Mônica Hitomi Okura - Integrante / Giovanna Almeida Lenza - Integrante / Tiago Portela Oliveira - Integrante / Geoffroy Roger Pointre Malpass - Integrante / Fernando Lucas Tibola - Integrante.

Prêmios

2020

Professor Homenageado - XV Turma de Engenharia Química - Paraninfo, Universidade de Uberaba.

2019

Professor Homenageado - XIII Turma de Engenharia Química - Paraninfo, Universidade de Uberaba.

2019

Professor Homenageado - XIV Turma de Engenharia Química - Nome de Turma, Universidade de Uberaba.

2018

Professor Homenageado - XI Turma de Engenharia Química - Paraninfo, Universidade de Uberaba.

2018

Professor Homenageado - XII Turma de Engenharia Química - Paraninfo, Universidade de Uberaba.

2017

Professor Homenageado - IX Turma de Engenharia Química - Paraninfo, Universidade de Uberaba.

2017

Professor Homenageado - X Turma de Engenharia Química - Patrono, Universidade de Uberaba.

2016

Professor Homenageado - VIII Turma de Engenharia Química - Paraninfo, Universidade de Uberaba.

2015

Professor Homenageado - VI Turma de Engenharia Química - Patrono., Universidade de Uberaba.

2015

Professor Homenageado - VII Turma de Engenharia Química - Paraninfo, Universidade de Uberaba.

2015

Professor Homenageado - VII Turma de Engenharia Química - Nome da turma, Universidade de Uberaba.

2007

Gratuidade primeiro colocado vestibular, SOCIEDADE EDUCACIONAL UBERABENSE - Uniube.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas, Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas, Estação de Tratamento de Água. , Rua João Pinheiro - 2040, Boa Vista, 38070000 - Uberaba, MG - Brasil, Telefone: (34) 33268648, URL da Homepage:

Experiência profissional

2023 - Atual

Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Químico, Carga horária: 40

Outras informações:
Emitir pareceres e apresentar relatórios de trabalho, realizar pesquisas, estudos, análises, planejamento, implantação, supervisão, coordenação e controle de trabalhos, elaborar projetos e planos e implementar sua execução.

2021 - 2023

Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente (CEO), Carga horária: 40

Outras informações:
Estruturar e dissipar a visão, missão e objetivos da empresa;Liderar a criação da cultura organizacional;Implementar planejamentos estratégicos capazes de direcionar os próximos passos das equipes;Reunir com os diretores para entender suas visões a respeito da saúde do negócio;Criar processos ou modificar aqueles que possam prejudicar a saúde de um setor;Ser o representante da empresa para assuntos externos seja na imprensa, seja na comunidade como um todo.

2016 - 2020

Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente da Estação de Tratamento de Água, Carga horária: 30

Outras informações:
Responsável por todo a operação e tratamento de água da cidade de Uberaba. Anotação de responsabilidade técnica para: Supervisão do tratamento de água, distribuição, controle de produtos químicos, laboratórios de controle de qualidade da estação de tratamento de água.

2014 - 2016

Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Químico, Carga horária: 40

Outras informações:
Emitir pareceres e apresentar relatórios de trabalho, realizar pesquisas, estudos, análises, planejamento, implantação, supervisão, coordenação e controle de trabalhos, elaborar projetos e planos e implementar sua execução.

Atividades

  • 01/2021

    Pesquisa e desenvolvimento, Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas.,Linhas de pesquisa

  • 01/2019 - 12/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas.,Cargo ou função, Conselheiro: Conselho Municipal do Meio Ambiente - COMAM.

  • 01/2019 - 12/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas.,Cargo ou função, Conselheiro: Conselho gestor da APA do Rio Uberaba.

  • 08/2014 - 12/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas, Estação de Tratamento de Água.,Linhas de pesquisa

2014 - 2021

Universidade de Uberaba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

  • 01/2019 - 02/2021

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise dos mecanismos de corrosão na indústria química, Balanço Material, Tecnologia das Fermentações, Tratamento de água e efluentes industriais

  • 08/2014 - 02/2021

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Engenharia Química.,Linhas de pesquisa

  • 07/2015 - 12/2018

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise dos mecanismos de corrosão na indústria química, Balanço Material, Tecnologia das Fermentações, Trabalho de Conclusão de Curso, Tratamento de águas e efluentes industriais

  • 01/2015 - 06/2015

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise dos mecanismos de corrosão na indústria química, Balanço material, Mineralogia física e cristalografia, Tecnologia das fermentações, Trabalho de conclusão de curso, Tratamento de águas e efluentes industriais

  • 07/2014 - 12/2014

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise dos mecanismos de corrosão na indústria química, Mineralogia física e cristalografia, Tecnologia das fermentações, Trabalho de conclusão de curso

  • 05/2014 - 06/2014

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mineralogia Física e Cristalografia, Planejamento e Otimização de Processos Químicos

2013 - 2013

INPA - Indústria de Embalagens Santana S/A - Uberaba/MG

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Trainee, Carga horária: 44

Outras informações:
Atividades: Controle e Qualidade da Produção (Treinamento Ferramentas da Qualidade para Gestores); Produção Industrial ? Preparo e Fabricação de Papel, e Produção de Vapor.

2012 - 2012

Rio Branco Alimentos S/A

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades: Monitoramento da Estação de Tratamento de Água; Monitoramento Estação de Tratamento de Efluentes Industriais; Controle e Qualidade da Produção; Desenvolvimento de Projeto. Proposta de Melhoria: Projeto de adequação da ETE: Dimensionamentos de Reator UASB, de Lagoas de Estabilização e do Tanque de Equalização.

2004 - 2013

Profissional autônomo, .

Vínculo: Profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Professor particular, Carga horária: 40

Outras informações:
Aulas particulares ou para grupos de até 5 alunos das disciplinas de Ensino Superior: Engenharia de Bioprocessos, Cálculo Diferencial e Integral, Física, Mecânica dos Materiais, Fenômenos do Transporte, Balanço de Massa e Energia, Termodinâmica, Cálculo Reatores e Cinética Química, Operações Unitárias; e das disciplinas de Ensino Médio e Pré-vestibular: Física, Química.