Inês Rugani Ribeiro de Castro

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1994) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professora associada do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU/UERJ) e bolsista Pró-Ciência dessa universidade. É docente permanente do programa de pós-graduação Alimentação, Nutrição e Saúde (iniciado em 2008). É coordenadora do Núcleo de Alimentação e Nutrição em Políticas Públicas, desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à qualificação das ações de alimentação e nutrição no âmbito das políticas públicas, que incluem projetos de cooperação com outras universidades e instâncias governamentais (âmbitos nacional, estadual e municipal). É editora associada dos Cadernos de Saúde Pública e da Revista de Nutrição. Foi diretora do INU/UERJ no quadriênio 2012-2015. Foi membro fundador e, hoje, é coordenadora do Grupo de Trabalho Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Atuou como secretária executiva do congresso mundial de nutrição e saúde pública World Nutrition Rio2012. Foi sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro no período de 1992 a 2012. Suas principais áreas de investigação são: 1. delineamento, avaliação e análise de intervenções, programas e políticas em alimentação e nutrição, 2. Estudos seccionais em alimentação e nutrição; 3. desenvolvimento, validação e aplicação de instrumentos e indicadores para monitoramento de eventos de interesse para a nutrição; 4. Desenvolvimento e aplicação de métodos para estudos sobre ambiente alimentar comunitário e organizacional e sua relação com desfechos de saúde; e 5. Conflitos de interesse na relação público-privado em alimentação e nutrição em saúde coletiva.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Pública

1994 - 1999

Universidade de São Paulo
Título: Efetividade da suplementação alimentar na recuperação de crianças desnutridas: avaliação do programa Leite é Saúde no município do Rio de Janeiro
Carlos Augusto Monteiro. Palavras-chave: crescimento infantil; desnutrição; Recuperação nutricional; programas de suplementação alimentar; efetividade.

Mestrado em Saúde Pública

1992 - 1994

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Vigilância Alimentar e Nutricional: limitações e interfaces com a rede de saúde,Ano de Obtenção: 1994
Luiz Antonio dos Anjos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Saúde Pública

1990 - 1992

Fundação Oswaldo Cruz

Graduação em Nutrição

1985 - 1989

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição em Saúde Coletiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CASTRO, I. R. R. . World Nutrition Rio2012. 2012. (Congresso).

CASTRO, I. R. R. . IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2009. (Congresso).

CASTRO, I. R. R. . IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - Oficina Reflexões sobre o campo da Alimentação e NUtrição em Saúde Coletiva. 2009. (Congresso).

CASTRO, I. R. R. . IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - Oficina Rede de Nutrição em Saúde Públca baseada em Evidências. 2009. (Congresso).

BURLANDY, L. ; ANDRADE, L. P. ; CASTRO, I. R. R. . XX Congresso Brasileiro de Nutrição. 2008. (Congresso).

CASTRO, I. R. R. . IV Seminário Nutrição em Saúde Coletiva - Tendências e Desafios. 2002. (Outro).

CASTRO, I. R. R. . III Seminário Nutrição em Saúde Coletiva - Tendências e Desafios. 2001. (Outro).

CASTRO, I. R. R. . II Seminário Nutrição em Saúde Coletiva - Tendências e Desafios. 2000. (Outro).

CASTRO, I. R. R. . I Seminário Nutrição em Saúde Coletiva - Tendências e Desafios. 1999. (Outro).

CASTRO, I. R. R. . International Workshop on Micronutrient Supplementation Through the Life Cycle. 1999. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Rotulagem nutricional de alimentos: situação atual, avanços e desafios - um diálogo entre Brasil e Austrália.Rotulagem nutricional de alimentos: situação atual, avanços e desafios - um diálogo entre Brasil e Austrália. 2013. (Outra).

Seminário Promoção da Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional.Alimentação e Segurança Alimentar e Nutricional no espaço urbano. 2013. (Seminário).

VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia. Soberania alimentar x Corporações: o que (não) estamos comendo. 2013. (Congresso).

XXII Encontro de Nutrição da UNIRIO.As múltiplas dimensões das práticas alimentares. 2013. (Encontro).

II Jornada de Alimentação Coletiva do Rio de Janeiro.Promoção de saúde e alimentação saudável. 2012. (Seminário).

World Nutrition Rio2012. Relação público-privado e conflito de interesses.. 2012. (Congresso).

World Nutrition Rio2012. Parcerias público-privadas em alimentação e nutrição em saúde coletiva: o interesse público.. 2012. (Congresso).

World Nutrition Rio2012. Abordagens intersetoriais em políticas de alimentação e nutrição.. 2012. (Congresso).

World Nutrition Rio2012. Membro da Comissão Científica Ad Hoc responsável pela avaliação dos resumos submetidos ao Congresso. 2012. (Congresso).

World Nutrition Rio2012. Comer como um ato político. 2012. (Congresso).

World Nutrition Rio2012. Programa Nacional de Alimentação Escolar - adesão ao programa e aceitação de produtos e refeições II. 2012. (Congresso).

XIV Seminário Nutrição em Saúde Coletiva: Tendências e Desafios.Conflitos de interesse na relação público e privado em alimentação e nutrição em saúde coletiva. 2012. (Seminário).

VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Alimentação e antropometria dos escolares Brasileiros - PENSE: um balanço. 2011. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Alimentação e nutrição nos sistemas de vigilância em saúde. 2011. (Congresso).

Colóquio Educação, Alimentação e Cultura.Para além da merenda: alimentação no ensino de ciências e na promoção de saúde na escola. 2010. (Outra).

Colóquio Educação, Alimentação e Cultura.O corpo e suas representações em adolescentes da rede municipal de educação do Rio de Janeiro. 2010. (Outra).

10° Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição- SBAN. Estudos de intervenção nutricional: do indivíduo ao ambiente- Promoção de FLV em comunidades cobertas pela Estratégia de Saúde da Família. 2009. (Congresso).

19th International Congress of Nutrition. COOKING IN THE PROMOTION OF A HEALTHY DIET: AN EDUCATIVE MODEL. 2009. (Congresso).

19th International Congress of Nutrition. Trends in breastfeeding in the city of Rio de Janeiro (Rio): 1996-2006. 2009. (Congresso).

19th International Congress of Nutrition. Efectiveness of daily and weekly iron supplementation in the prevention of anemia in infants. 2009. (Congresso).

19th International Congress of Nutrition. Surveillance of risk factors (RF) for non- communicable diseases among adolescents: Rio de Janeiro (Rio), Brazil. 2009. (Congresso).

5° Congresso Pan-Americano de incentivo ao consumo de frutas e hortaliças para a promoção da saúde- Um prato cheio de saúde. Aceitação e consumo de frutas e hortaliças do Programa de Alimentação Escolar por crianças de 6 a 10 anos de idade no município do Rio de Janeiro. 2009. (Congresso).

5° Congresso Pan-Americano de incentivo ao consumo de frutas e hortaliças para a promoção da saúde- Um prato cheio de saúde. Efetividade de ações/ intervenções voltadas ao aumento do consumo de frutas e hortaliças. 2009. (Congresso).

5° Congresso Pan-Americano de incentivo ao consumo de frutas e hortaliças para a promoção da saúde- Um prato cheio de saúde. Iniciativas do setor saúde para aumento do consumo de frutas e hortaliças. 2009. (Congresso).

5º Congresso Pan-americano de incentivo ao consumo de frutas e hortaliças para a promoçãoão da saúde. Iniciativas do setor saúde para aumento do consumo de frutas e hortaliças. 2009. (Congresso).

I Seminário da rede estadual de Alimentação e Nutrição Escolar.Rede Estadual de Alimentação e Nutrição Escolar. 2009. (Seminário).

IV Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós- Graduação em Alimentação e Nutrição. 2009. (Outra).

IX Congresso Brasileiro de saúde Coletiva. PRECISA INCLUIR DO NOME DA MESA. 2009. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de saúde Coletiva. A elaboração do protocolo de nutrição para profissionais de saúde do município de Mesquita, Rio de Janeiro, Brasil, 2008. 2009. (Congresso).

IX Jornada de Nutrição em Saúde Coletiva do Estado do Rio de Janeiro.Área técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) e Internato de Nutrição em Saúde Coletiva (INSC): parceria no desenvolvimento das ações de alimentação e nutrição no município de Mesquita/ RJ. 2009. (Outra).

Teleconferência do Projeto Nacional de Telessaúde.Promoção da Alimentação Saúde. 2009. (Outra).

V Taller Latinoamericano de Liderazgo en Nutrición.Conversando con ex participantes de talleres de liderazgo. 2009. (Outra).

X Congresso Nacional da Sociedade Brasileire de Alimentação e Nutrição. Estudos de intervenção nutricional: do indivíduo ao ambiente - Promoção de FLV em comunidaes cobertas pela ESF. 2009. (Congresso).

XI Seminário Nutrição em Saúde Coletiva: tendências e desafios.FALTA INCLUIR NOME DA MESA. 2009. (Seminário).

XV Congresso Latinoamericano de Nutrición. Cooking in the promotion of a healthy diet: an educative model. 2009. (Congresso).

XV Congresso Latinoamericano de Nutrición. 2009. (Congresso).

XV Congresso Latinoamericano de Nutrición. Trends in breastfeeding (BF) in the city of Rio de Janeiro (Rio): 1996-2006. 2009. (Congresso).

XV Congresso Latinoamericano de Nutrición. Surveillance of risk factors (RF) for non- communicable diseases among adolescents: Rio de Janeiro (Rio), Brazil. 2009. (Congresso).

XV Congresso Latinoamericano de Nutrición. Fatores individuais e da escola associados ao excesso de peso em adolescentes do município do Rio de Janeiro. 2009. (Congresso).

XV Congresso Latinoamericano de Nutrición. Rede de monitoramento do estado nutricional de crianças- a experiência do município de Mesquita, Rio de Janeiro, Brasil. 2009. (Congresso).

XV Congresso Latinoamericano de Nutrición. Internato de nutrição em saúde coletiva (INSC) como estratégia de formação profissional aliada ao fortalecimento da área de alimentação e nutrição: a experiência da UERJ no município de Mesquita, RJ. 2009. (Congresso).

XV Congresso Latinoamericano de Nutrición. A formação do nutricionista nas políticas públicas de alimentação e nutrição: relato de experiência em curso de graduação em nurtição da UERJ- Brasil. 2009. (Congresso).

XV Congresso Latinoamericano de Nutrición. Effectiveness of daily and weekely iron supplementation in the prevention of anemia in infants. 2009. (Congresso).

1a Oficina de Formação para Implementação do Projeto Assessoria aos Municípios. 2008. (Oficina).

2a Oficina de Formação para Implementação do Projeto Assessoria aos Municípios. 2008. (Oficina).

3a Oficina de Formação para Implementação do Projeto Assessoria aos Municípios. 2008. (Oficina).

4a Oficina de Formação para Implementação do Projeto Assessoria aos Municípios. 2008. (Oficina).

6a Oficina de Formação para Implementação do Projeto Assessoria aos Municípios. 2008. (Oficina).

I Fórum de Alimentação Escolar do Estado do Rio de Janeiro.Promoção da alimentação saudável na escola. 2008. (Seminário).

III Seminário de Pesquisa do IMS- Saúde Coletiva e SUS: 20 anos de engajamento.Alimentação e obesidade: questões contemporâneas. 2008. (Seminário).

III Seminário de Pesquisa do IMS- Saúde Coletiva e SUS: 20 anos de engajamento.Alimentação e obesidade: questões contemporâneas. 2008. (Seminário).

II Mostra de Alimentação e Nutrição do SUS.Formação de Multiplicadores para a promoção da alimentação saudável (PAS) na cidasde do Rio de Janeiro. 2008. (Seminário).

II Mostra de Alimentação e Nutrição do SUS.Internato de Nutrição em Saúde Coletiva como estratégia de formação profissional aliada ao fortalecimento da área de alimentação e nutrição: a experiência da UERJ no município de Mesquita, RJ. 2008. (Outra).

II Mostra de Alimentação e Nutrição do SUS.Nutrição no Programa Saúde na Escola. 2008. (Outra).

I Seminário Internacional de Nutrição na Atenção Primária.Promoção da Alimentação Saudável na Atenção Primária. 2008. (Seminário).

I Seminário Internacional de Nutrição na Atenção Primária.Formação de multiplicadores para a promoção da alimentação na cidade do Rio de Janeiro.. 2008. (Seminário).

Seminário de abertura da Semana de Alimentação Escolar 2008-. 2008. (Seminário).

XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Basileiro de Epidemiologia. Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) no Brasil. 2008. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN 2008. Promoção da Alimentação Saudável. 2008. (Congresso).

1a Reunião preparatória da Comissão de criação do GT. 2007. (Outra).

2a Reunião preparatória da Comissão de criação do GT. 2007. (Outra).

7a EXPOEPI- Mostra Nacional de experiências bem- sucedidas em epidemiologia, prevenção e controle de doenças.Estratégias de promoção da alimentação saudável para o nível local. 2007. (Seminário).

Direito Humano à Alimentação e Nutrição- Perspectivas para o SUS. 2007. (Oficina).

III Jornada Internacional de Nutrição Oncológica do INCA e II Jornada Luso-brasileira de Nutirção Oncológica.Evidência para ação em saúde coletiva: da molécula à mesa. 2007. (Outra).

III Seminário de Educação Nutricional: Concepções norteadoras de intervenções.Projeto culinária, saúde e prazer: inovações metodológicas na promoção da alimentação saudável. 2007. (Seminário).

IX Seminário "Nutrição em Saúde Coletiva: tendências e Desafios.O cuidado em saúde. 2007. (Seminário).

Seminário Inquéritos Populacionais: aspectos metodológicos, operacionais e éticos. 2007. (Seminário).

VII Expoepi: mostra nacional de experiências bem-sucedidas em epidemiologia, prevenção e controle de doenças.Estratégia Global: alimentação saudável e atividade física no cenário brasileiro. 2007. (Outra).

10th International Congress on Obesity. Preventing obesity in different regions. 2006. (Congresso).

11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Sistema de monitoramento de fatores de risco e de proteção em escolares da rede pública municipal de educação do Rio de Janeiro: Delineamento e experimentação.. 2006. (Congresso).

I Simpósio de Promoção da Alimentação e Estilo de Vida saudáveis no Estado de São Paulo.Promoção da Alimentação Saudável. 2006. (Simpósio).

I Simpósio de Promoção da Alimentação e Estilo de Vida Saudáveis no Estado de São Paulo.Promoção da Alimentação Saudável em âmbito municipal: a experiência do Rio de Janeiro. 2006. (Simpósio).

XIII Congresso Lationamericano de Nutrición. Reflexões sobre a área de alimentação e nutrição. 2006. (Congresso).

Health in Transition - Symposium on research in international health.Symposium on research in International Health. 2005. (Simpósio).

I Fórum Municipal para implantação da Estratégia Global em alimentação saudável, atividade física e saúde em Goiânia.I Fórum municipal para implantação da Estratégia Global em Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde em Goiânia. 2005. (Outra).

II Seminário Municipal de Vigilância em Saúde - I Mostra de experiências em serviços de saúde.II Seminário Municipal de Vigilância em Saúde. 2005. (Seminário).

I Mostra de experiências bem-sucedidas em Nutrição.I Mostra de experiências bem sucedidas em nutrição. 2005. (Outra).

I Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde.I Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde. 2005. (Seminário).

Programa de Treinamento Profissional da Universidade Estácio de Sá.aula magna com o tema Programa Cinco ao Dia na perspectiva da alimentação saudável. 2005. (Outra).

Promoção da saúde e estilos de vida saudáveis.Promoção de saúde e estilos de vida saudáveis. 2005. (Seminário).

Seminário de Alimentação e Nutrição do Escolar.Seminário de Alimentação e Nutrição do Escolar. 2005. (Seminário).

VII Seminário nutrição e saúde coletiva: tendências e desafios.VII seminário Nutrição e Saúde Coletiva: tendências e desafios. 2005. (Seminário).

VI Seminário Estual SISVAN - obesidade, alimentação saudável e atividade física: desafios para a saúde pública.VI Seminário Estadual Sisvan - Obesidade, Alimentação Saudável e Atividade Física: desafios para a saúde pública. 2005. (Seminário).

XI Congresso Brasileiro de obesidade VI Congresso Latino-americano de obesidade. Palestrante no simpósio Epidemiologia e prevenção da obesidade pediátrica com o tema: Estratégia Global de Alimentação, Atividade Física e Saúde na Cidade do Rio de Janeiro. 2005. (Congresso).

XVIII International Congress of Nutrition. XVIII International Congress of Nutrition. 2005. (Congresso).

XXVI Simpósio do Consórcio de Instituições Brasileiras de Alimentação e e Nutriçãoção.Delineamento e experimentação de metodologia educativa dirigida à promoção de práticas alimentares saudáveis: projeto Culinária, Saúde e Prazer. 2005. (Simpósio).

Evento científico de comemoração do XX aniversário do Instituto de Nutrição da UERJ.conferência intitulada: Estratégia Global da OMS para alimentação saudável, atividade física e saúde. 2004. (Outra).

I Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.I Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. 2004. (Outra).

I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. 2004. (Outra).

II Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.II Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. 2004. (Outra).

Seminário da Câmara Técnica Regional de Desenvolvimento de Recursos Humanos - CAP 2.1.palestrante no painel Promoção da Saúde com o tema perspectivas da prevenção e controle da obesidade na cidade do Rio de Janeiro. 2004. (Seminário).

VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia e 6° Reunião Científica da América Latina e Caribe. VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia e 6° Reunião Científica da América Latina e Caribe. 2004. (Congresso).

VI seminário nutrição e saúde coletiva: tendências e desafios.VI seminário nutrição e saúde coletiva: tendências e desafios. 2004. (Seminário).

XVIII Congresso Brasileiro de Nutrição. XVIII Congresso Brasileiro de Nutrição. 2004. (Congresso).

III Jornada de Nutrição em Saúde Coletiva do Estado do Rio de Janeiro.O Grupo de trabalho sisvan como estratégia de qualificação da atenção a saúde da criança na cidade do Rio de Janeiro. 2003. (Outra).

V Seminário Nutrição em Saúde Coletiva: Tendências e Desafios.palestra: Festival Rio saudável gastronomia: investindo na promoção de saúde no município do Rio de Janeiro. 2003. (Seminário).

X Congresso Brasileiro de Obesidade. 2003. (Congresso).

X Congresso de Investigación en Salud Pública. 2003. (Congresso).

XII Congreso Latinoamericano de Nutrición. Promoción de la alimentación saludable. 2003. (Congresso).

III Conferência regional latino-americana de promoção da saúde e educação para a saúde. 2002. (Outra).

XXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.XXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. 2002. (Simpósio).

."Evaluation of intermitent iron suplementation in controlling iron-deficiency anemia". 1999. (Oficina).

." Oficina de Trabalho sobre Guias Alimentares para Crianças Menores de dois anos ". 1998. (Oficina).

." Taller Formación de Lideres en Nutrición en America Latina. 1997. (Oficina).

." Taller de la Red SISVAN de Latino America ". 1996. (Oficina).

." Taller de la Red SISVAN de Latino America". 1995. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Kimielle Cristina Silva

CASTRO, IRR; SA, M. C. D. N. P.. Acesso às fórmulas nutricionais para usuários do SUS: percepções do sistema de justiça frente ao crescimento da judicialização. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília.

Aluno: Isabela dos Santos Souza

KOIFMAN, R. J.CASTRO, I. R. R.; SILVA, I. F.. História familiar para fatores de risco cardiovascular e perfil lipídico e antropométrico em crianças e adolescentes: estudo transversal em unidade ambulatorial do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria Fernanda Gombi Vaca

LEON, A. C. M. P.;CASTRO, I. R. R.. Associação entre bebidas adoçadas, consumo calórico e qualidade da dieta nas principais refeições da população brasileira. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renato Ribeiro Rigotti

OLIVEIRA, M. I. C.;CASTRO, I. R. R.; FONSECA, S. C.. Aleitamento materno e práticas alimentares de crianças no segundo semestre de vida no município de Barra Mansa. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Stella Figueiredo de Mello

MONTEIRO, G. T. R.;CASTRO, I. R. R.; RODRIGUES, L. G.;CARDOSO, L. O.. Evolução dos perfis antropométrico e lipídico em crianças e adolescentes com excesso de peso submetidos a intervenção nutricional. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Denise Eugênia Pereira Coelho

BOGUS, C. M.;CASTRO, I. R. R.; AYRES, J. R. C. M.. Vivências do plantar e do comer: produção de sentidos em escolas com horta. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Isabela dos Santos Souza

CASTRO, I. R. R.KOIFMAN, S.KOIFMAN, R. J.. Influência da história familiar no perfil do risco cardiovascular em uma coorte de crianças e adolescentes. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Tânia Muzy da silva

AGUIAR, O. B.;CASTRO, IRR. Associação entre sobrepeso, obesidade e transtornos mentais comuns: estudo realizado com nutricionistas da rede hospitalar do município do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição UERJ.

Aluno: Camila Maranha Paes de Carvalho

CASTRO, I. R. R.MATTOS, R. A.BURLANDY, L.. Proposta de avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar para municípios do estado do Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Fernandez dos Santos

CASTRO, I. R. R.LOPES, C. S.CARDOSO, L. O.. Imagem corporal e estado nutricional entre adolescentes: análises de concordância e associação. 2012. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Caroline Moreira Leal

CASTRO, I. R. R.. Percepções de professoras e merendeiras sobre o consumo de frutas e hortaliças em uma escola pública do Rio de Janeiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Kátia Milena Montes Oviedo

BOTELHO, A. J. J.;CASTRO, I. R. R.. Análise comparativa das experiências de regulação de gordura trans em alimentos processados no Brasil, Canadá, Dinamarca e Estados Unidos. 2010. Dissertação (Mestrado em Metrologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Letícia Ferreira Tavares

CASTRO, I. R. R.. Síndrome matebólica e consumo alimentar em adolescentes assistidos pelo Programa Médico de Família, Niterói- RJ, Brasil: ESTUDO CAMELIA.. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniel Alves Oliveira

CASTRO, I. R. R.HASSELMAN, M. H.; PINTO, L.W.. Alimentação complementar no 1° ano de vida no município do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Silvia Cristina Farias

CASTRO, I. R. R.GUGELMIN, S. A.JAIME, P. C.. Avaliação do impacto de ações de promoção no consumo de frutas e hortaliças por alunos de escolas públicas do município do Rio de Janeiro.. 2010. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda Santos da Silva

CASTRO, I. R. R.CASTRO, L. M. C.JAIME, P. C.. Avaliação do impacto de ações de promoção no consumo de frutas e hortaliças por funcionários de uma empresa na Zona Oeste do Rio de Janeiro.. 2010. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Caroline Moreira Leal

GUGELMIN, S. A.CASTRO, I. R. R.BAIÃO, M.R.. Percepções sobre o consumo de frutas, legumes e verduras no ambiente escolar.. 2010. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: KELLY POLIANY DE SOUZA ALVES

CASTRO, I. R. R.GUGELMIN, S. A.BURLANDY, L.. Promoção de Segurança Alimentar e Nutricional na Estratégia Saúde da Família: uma aproximação a partir da escuta de diferentes atores sociais. 2010. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jéssica Rodrigues de Oliveira

FRUTUOSO, M. F. P.;CONDE, W. L.; GAMBARDELLA, A. M. D.;CASTRO, I. R. R.; SOUZA, S. B.. Maturação sexual e adiposidade em crianças e adolescentes de duas escolas de São Paulo. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Giseli Cristina Galati

DIEZ-GARCIA, R. W.; BAVA, M.V.G.G.C.;BOOG, M. C .F.CASTRO, I. R. R.. Construção e avaliação do impacto de um programa de educação nutricional para mulheres hipertensas.. 2009 - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Aluno: Carolina Maria da Costa Morgado

MORAES, C. L.;CASTRO, I. R. R.COUTINHO, E. S. F.; LUIZ, R. R.. Rede e apoio social e práticas alimentares de crianças no quarto mês de vida. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Publica) - Instituto de Medicina Social - UERJ.

Aluno: Alessandra da Silva Pereira

SOARES, E. A.; ACCIOLY, E.;CASTRO, I. R. R.. Efetividade de ações de intervenção em creche pública de Paraty. 2009. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição UERJ.

Aluno: Viviane Marinho da Costa

PRADO, S. D.CASTRO, I. R. R.BURLANDY, L.. Programa Bolsa Família e as condicionalidades de saúde: percepções de beneficiários do município do Rio de Janeiro.. 2009. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição UERJ.

Aluno: Rosana de Figueiredo França

CASTRO, I. R. R.CAMACHO, L. A. B.; FONSECA, A. M. M.. História de peso e posição socieconômica pregressa e atual dos funcionários de uma universidade no Rio de Janeiro: estudo Pró-Saúde. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: Caroline Maria da Costa Morgado

WERNECK, G. L.COUTINHO, E. S. F.CASTRO, I. R. R.. Rede e apoio social e práticas alimentares do quarto mês de vida. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Publica) - Instituto de Medicina Social - UERJ.

Aluno: Alessandra da Silva Pereira

SOARES, E. A.; ACCIOLY, E.;CASTRO, I. R. R.. Perfil nutricional de crianças matriculadas em uma creche pública no Município de Paraty. 2008. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição UERJ.

Aluno: Andréa Silivestre Brasil Villagelim Bizerra

CASTRO, I. R. R.. Saudáveis e saborosos: reflexões sobre um anúncio publicitário de biscoito industrializado. 2008. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição UERJ.

Aluno: Viviane Marinho da Costa

PRADO, S. D.CASTRO, I. R. R.BURLANDY, L.. Programa Bolsa Família:reflexões a partir do olhar de beneficiários do programa e usuários de serviços de saúde no Rio de Janeiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição UERJ.

Aluno: KELLY POLIANY DE SOUZA ALVES

CASTRO, I. R. R.GUGELMIN, S. A.CASTRO, L. M. C.. Percepção de diferentes atores sociais sobre a promoção de segurança alimentar e nutricional na Estratégia Saúde da Família. 2008. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição UERJ.

Aluno: Marilia Alessi Guena de Camargo

SARTORELLI, D. S.;JAIME, P. C.CASTRO, I. R. R.. Fatores preditores do alcance das metas do programa de intervenção no estilo de vida em Nipo-Brasileiros de Bauru, SP. 2008 - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Aluno: Rodrigo Pinheiro Barros

Sarti, F.M.; MARCHIONI, D.M.L.;FISBERG, R. M.CASTRO, I. R. R.; LATORRE, M. R. D. O.. Consumo de alimentos industrializados e fatores associados em adultos e idosos residentes no município de São Paulo. 2008 - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Ursula Viana Bagni

CASTRO, I. R. R.; SZARFARC, S. C.;VEIGA, G. V.. Impacto do consumo de arroz fortificado com ferro na anemia em crianças de 12 a 60 meses matriculadas em creches públicas do município do Rio de Janeiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Instituto de Nutrição UFRJ.

Aluno: Rodrigo Ribeiro Barros

Sarti, F.M.; MARCHIONI, D.M.L.;FISBERG, R. M.CASTRO, I. R. R.; SACHS, A.. Consumo de produtos industrializados e sua associação com variáveis demográficas, socioeconômicas e de estilo de vida de residentes do Município de São Paulo. 2007 - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Lígia Mara Parreira

VENANCIO, S. I.FRANÇA JUNIOR, I.CONDE, W. L.CASTRO, I. R. R.; MARCHIONI, D.M.L.. Avaliação do estado nutricional de alunos do primeiro ano do ensino fundamental de escolas públicas de São Bernardo do Campo, SP. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Márcia Regina Mazalotti Teixeira

CASTRO, I. R. R.. Excesso de peso em escolares de cinco a nove anos em escolas públicas e privadas no bairro de Laranjeiras no Rio de Janeiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: Patricia Chaves Gentil

CASTRO, I. R. R.COITINHO, D. C.. Escolhas alimentares saudáveis e não saudáveis: um realidade do Distrito Federal. 2006. Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana) - Universidade de Brasília.

Aluno: Patricia de carvalho Padilha

CASTRO, I. R. R.. Validação de metodologia de avaliação antropométrica de gestantes. 2006. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Instituto de Nutrição UFRJ.

Aluno: Renata Scanferla Siqueira

MONTEIRO, C. A.CASTRO, I. R. R.; BENICIO, M. H. D. A.. Poderia o aleitamento materno reduzir o risco de obesidade em crianças e adolescentes?. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sueli Rosa Gama

CASTRO, I. R. R.; MOREIRA, M. E. L.; MIRANDA, C. R. M.. Detecção de fatores de risco para doenças cardiovasculares em crianças de 5 a 9 anos de idade atendidas em uma unidade básica de saúde. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - Fiocruz.

Aluno: Emilia Santos Canine

CASTRO, I. R. R.. A prática do nutricionista em escolas municipais do Rio de Janeiro: um espaço tempo educativo. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Saúde Pública) - Núclo de Tecnologia Educacional em Saúde - UFRJ.

Aluno: Isabela Escórcio Augusto da Matta

CASTRO, I. R. R.VEIGA, G. V.; ACCIOLY, E.; SILVA, R. A. R. N.. Prevalência de anemia e fatores associados em criança de 4 a 60 meses de idade assistidas em creches públicas do municipio do Rio de Janeiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Grucci Maya

CASTRO, I. R. R.; GAMA, S. G. N.;KOIFMAN, S.. Participação em banca de Luciana Grucci Maya. Confiabilidade do diabetes mellitus referido como causa de morte: análise comparativa da mortalidade segundo método de causas múltiplas, Niterói (RJ), 1993 e 2000. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Raquel Parra Marchi

SZARFARC, S. C.;CASTRO, I. R. R.; TADDEI, J. A. A. C.. Consumo de arroz fortificado com ferro, no controle da anemia. 2003. Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana Aplicada) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Letícia de Oliveira Cardoso

BRAGA, J. U.;COUTINHO, E. S. F.CASTRO, I. R. R.; LOURENCO, P. M. C.. A utilização do Retinol Sérico para a avaliação da deficiência de Vitamina A em tuberculosos. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Simone da Cunha

SICHIERI, R.MENDONCA, G. A. E. S.CASTRO, I. R. R.. Variação temporal do Índice de Massa Corporal em idosos: estudo nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil idosos brasileiros. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Corte Real do Nascimento

MATTOS, R. A.CASTRO, I. R. R.CAMARGO JUNIOR, K. R.PINHEIRO, R.. O Incentivo ao Combate de Carências Nutricionais (ICCN) e suas consequêcias sobre as políticas de nutrição locais: O caso de Macaé. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marly Matiko Viski

SZARFARC, S. C.; STEFANINI, M. L. R.;CASTRO, I. R. R.. Politica publica de suplementação alimentar: o projeto Vivaleite no municipio de Santo André-SP. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vivian Wahrlich

CASTRO, I. R. R.ANJOS, L. A.. Taxa metabólica basal em mulheres residentes em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2000. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sonia da Silva Avila

SOARES, E. A.;CASTRO, I. R. R.. Efeitos da Orientação Dietoterápica sobre o Estado Nutricional de Cardiopatas. 2000. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Celina Szuchmacher Oliveira

VEIGA, G. V.CASTRO, I. R. R.. Percepção da imagem corporal de adolescentes de dois níveis sócio-econômicos. Uma comparação a partir da avaliação do estado nutricional. 2000. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Fernanda Petroli Frutuoso

GAMBARDELLA, A. M. D.;CASTRO, I. R. R.; MARUCCI, M. F. N.. Prevalência de sobrepeso e obesidade em adolescentes de um centro de juventude do município de São Paulo. 2000. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Roberta dos Santos Fontanive

SOARES, E. A.;CASTRO, I. R. R.. Comparação do estado nutricional de adolescentes eutrófica e com sobrepeso de uma comunidade de baixa renda. 2000. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sheila Rotenberg

ALMEIDA, J. A. G.CASTRO, I. R. R.. Práticas Alimentares e o Cuidado da Saúde da Criança de Baixo Peso. 1999. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Patricia Henriques

SOARES, E. A.;CASTRO, I. R. R.. Perfil Nutricional de Idosas Sedentárias e Ativas. 1999. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alcemi Almeida de Barros

ANJOS, L. A.CASTRO, I. R. R.; SILVA, R. A. R. N.; SOARES, E. A.. Avaliação Antropométrica de Escolares da Rede Municipal do Distrito de Mesquita, Nova Iguaçu. 1999. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cláudia de Mello Meirelles

SOARES, E. A.;CASTRO, I. R. R.. Avaliação dietética e antropométrica de adolescentes vegetarianas e onívoras. 1999. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Tarricone Garcia

BOGUS, C. M.;CASTRO, IRR; Rigon SA; Santos LAS; Soárez PC. Agricultura urbana como estratégia para a promoção da alimentação adequada e saudável. 2016. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vanessa Mello Rodrigues

RATAISCHESCK, G. M.;CASTRO, IRR; Geraldo, APG; Calvo, MCM; Hinnig, PF. Informação nutricional complementar em rótulos de alimentos industrializados direcionados a crianças. 2016. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Patrícia Maria Périco Perez

CASTRO, IRRCLARO, R. M.; PEREIRA, R. A.; Cunha, DB;CANELLA, D. S.. Impacto da implementação do Restaurante Universitário na alimentação de estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2015. Tese (Doutorado em PPG Alimentação Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição UERJ.

Aluno: Luara Bellinghausen Almeida

JAIME, P. C.CASTRO, IRR; Scagliusi, FB; Martins, PA; Akerman, M. O ambiente alimentar, os indivíduos e suas práticas: um estudo no município de São Paulo. 2015. Tese (Doutorado em Nutrição em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Thereza Furtado Cury

CASTRO, IRR; SANTOS, S. R. M.;PRADO, S. D.; SOUSA, A. I.;SOUZA, T. S. N.. Análise do desenvolvimento da extensão universitária no Instituto de Nutrição da UERJ no período de 1990 a 2014. 2015. Tese (Doutorado em PPG Alimentação Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição UERJ.

Aluno: Tânia Maria Brasil Esteves

LEITE, I. C.; SOUZA, I. E. O.; BOCCOLINI, C. S.;CASTRO, I. R. R.; THEME FILHA, M. M.. Preditores da amamentação na primeira hora de vida: revisão sistemática e fatores associados nas maternidades do Rio de Janeiro. 2014. Tese (Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Letícia Ferreira Tavares

CASTRO, I. R. R.SICHIERI, R.; VERLY JUNIOR, E.; CARVALHO, M. S.; OLINTO, M. T. A.. Alimentação no âmbito do sistema brasileiro de vigilância de fatores de risco e proteção à saúde de adolescentes: padrão alimentar e validade dos indicadores. 2014. Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: DIANA BARBOSA CUNHA

CASTRO, I. R. R.COUTINHO, E. S. F.SICHIERI, R.; NADANOVSKY, P.;VEIGA, G. V.. Efetividade de um ensaio comunitário randomizado de base escolar envolvendo familiares e professores para redução do ganho excessivo de peso em adolescentes. 2013. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thais Salema Nogueira de Souza

FONSECA, A. B. C.PINHEIRO, A. R. O.GUGELMIN, S. A.WONG UN, J. A.; SIQUEIRA, V. H. F.;CASTRO, I. R. R.. A formação do nutricionista como educador: reflexividade, integração e práxis. 2012. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Carolina Reiff e Vieira

CASTRO, I. R. R.; VALENTE, J. G.;SICHIERI, R.COSTA, R. S.FISBERG, R. M.. Consumo de bebidas açucaradas, obesidade e alterações metabólicas em adolescentes.. 2010. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosane Valéria Viana Fonseca Rito

TRAJANO, A. J. B.CASTRO, I. R. R.. Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação: avaliação da implantação em unidades da rede básica de saúde da cidade do Rio de Janeiro.. 2009. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - Fiocruz.

Aluno: Andreia Ferreira de Oliveira

CASTRO, I. R. R.; COSTA, A. J. L.; SCHRAMM, J. M. A.; SILVA, C. M. F. P.; VALENTE, J. G.. Carga Global de Doença no Brasil: o papel de fatores de risco como o tabagismo e o excesso de peso. 2009. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: Cristina Carpentieri Zöllner Salvador

KITOKO, P. M.; FRUTUOSO, M. F. P.; SOUZA, J. M. P.; BERGAMASCHI, D. P.;CASTRO, I. R. R.; SOUZA, S. B.; PRIORE, S. E.. Fatores associados ao estado nutricional dos estudantes da 4a a 9a série do ensino fundamental de 3 regiões administrativas do município de Vitória. 2008. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Wolney Lisboa Conde

MONTEIRO, C. A.; SOUZA, J. M. P.; BARROS FILHO, A. A.; BENICIO, M. H. D. A.;CASTRO, I. R. R.. Desenvolvimento e aplicação de sistema classificatório para avaliação do estado nutricional de crianças e adolescentes brasileiros baseado no índice de massa corporal. 2004. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Olívia Maria Ferreira Pereira

LOPES, A. R. C.; VIANA, A. L. D.; FONSECA, A. M. M.; PIERANTONI, C. R.;CASTRO, I. R. R.. Programa de Alimentação Escolar: O Rio de Janeiro em questão - limites e perspectivas. 2003. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria de Jesus Mendes da Fonseca

FAERSTEIN, E.MONTEIRO, C. A.SICHIERI, R.CASTRO, I. R. R.CAMACHO, L. A. B.. Índice de Massa Corporal de Funcionários Públicos do Rio de Janeiro: Validade da Informação Referida e Associação com Posição Sócio-econômica do Estudo Pró-Saúde. 2003. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Helena Hasselmann

REICHENHEIM, M. E.CASTRO, I. R. R.. Violência Familiar e Ocorrência de Desnutrição Grave na Infância: Um Estudo Caso-Controle e Suas Investigações Ancilares. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Silvia Ângela Gugelmin

SANTOS, R. V.;CASTRO, I. R. R.. Antropometria nutricional e ecologia humana dos Xavánte de Sangradouro-Volta Grande, Mato Grosso. 2001. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos

SANTOS, R. V.;CASTRO, I. R. R.. Como Nasceram os Meus Anjos Brancos: A Constituição do Campo da Nutrição em Saúde Pública em Pernambuco. 1999. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Camila Maranha Paes de Carvalho

MATTOS, R. A.; Baptista, TWF;CASTRO, IRR. Processos de construção do Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014: consensos e conflitos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social - UERJ.

Aluno: Susana Moreira Padrão

BRAVO, M. I. S.MARCONSIN, C.; ANDREAZZI, M. F. S.;CASTRO, I. R. R.. Políticas de Alimentação e Nutrição: processos históricos de formulação e as perspectivas de acesso igualitário, regular e permanente à alimentação adequada. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Thereza Furtado Cury

CASTRO, I. R. R.; SANTOS, S. R. M.; SOUSA, A. I.. Extensão universitária do Instituto de Nutrição/UERJ: história e experiências formativas. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia Maria Périco Perez

CASTRO, I. R. R.FAERSTEIN, E.CLARO, R. M.. Impacto da implementação do Restaurante Universitário na alimentação dos alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa Mello Rodrigues

RATAISCHESCK, G. M.;CASTRO, I. R. R.; VEIROS, M. B.; CALVO, M. C.; PROENCA, R. P. C.. Informação nutricional complementar em rótulos de alimentos industrializados direcionados a crianças. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Nutrição) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Letícia Ferreira Tavares

CASTRO, I. R. R.CLARO, R. M.SICHIERI, R.. Alimentação no âmbito do sistema brasileiro de vigilância de fatores de risco e proteção à saúde de adolescentes: padrão alimentar e validade dos indicadores. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Laura Augusta Barufaldi

BLOCH, K. V.;CARDOSO, L. O.COUTINHO, E. S. F.CASTRO, I. R. R.. Associação entre qualidade da dieta, obesidade e deslipidemia em adolescentes do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela Bioni e Silva

CASTRO, I. R. R.CAMACHO, L. A. B.; LACERDA, E. M. A.. Efetividade de uma intervenção educativa em alimentação complementar sobre o conhecimento dos profissionais de saúde da Estratégia de Saúde da Família e sobre as práticas alimentares de crianças menores de um ano. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: DIANA BARBOSA CUNHA

SICHIERI, R.COUTINHO, E. S. F.CASTRO, I. R. R.VEIGA, G. V.. Redução do consumo de bebidas açucaradas e biscoitos na prevenção do ganho excessivo de peso em adolescentes: ensaio comunitário randomizado. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Carolina Feldenheimer da Silva

JAIME, P. C.CASTRO, I. R. R.VENANCIO, S. I.. Avaliação da adequação das ações de alimentação e nutrição no Programa Saúde na Escola em municípios brasileiros. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Nutrição em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thais Salema Nogueira de Souza

FONSECA, A. B. C.GUGELMIN, S. A.; SIQUEIRA, V. H. F.;CASTRO, I. R. R.. Alimentação, saúde e educação: um estudo sobre educação nutricional na formação do nutricionista. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosane Valéria Viana Fonseca Rito

VENANCIO, S. I.; CRUZ, M. M.;CASTRO, I. R. R.GOMES, M. A. S. M.TRAJANO, A. J. B.. Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação: avaliação da implantação em unidades da rede básica de saúde da cidade do Rio de Janeiro. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde da Criança e da Mulher) - Instituto Fernandes Figueira - Fiocruz.

Aluno: Ana Carolina Reiff e Vieira

CASTRO, I. R. R.; VALENTE, J. G.;SICHIERI, R.; YOKOO, E. M.;VEIGA, G. V.. Obesidade, consumo de refrigerante e alterações metabólicas em adolescentes. 2008 - Instituto de Medicina Social - UERJ.

Aluno: Maria Lúcia Teixeira Polônio

CASTRO, I. R. R.; CASTRO, H. A.; COSTA, F. P.. Percepção de risco à saúde dos pais e responsáveis por pré-escolares do município de Mesquita, RJ associado ao consumo de aditivos alimentares. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: Maria Natacha Toral Bertolin

Nobre, M.R.C.; MANCUSO, A. M. C.; VILLAR, B. S.;DIEZ-GARCIA, R. W.CASTRO, I. R. R.. Impacto de uma intervenção nutricional baseada nos estágios de mudança de comportamento para a redução do consumo de gorduras entre adolescentes. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública.

Aluno: Andreia Ferreira de Oliveira

CASTRO, I. R. R.COUTINHO, E. S. F.; VALENTE, J. G.. Garga global atribuível a fatores de risco. 2007 - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: Milena Baptista Bueno

CASTRO, I. R. R.. Consumo de açúcar de adição entre adultos e idosos residentes no município de São Paulo. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cristina Carpentieri Zöllner

GAMBARDELLA, A. M. D.;CASTRO, I. R. R.; KITOKO, P. M.. Avaliação nutricional e do estágio de maturação sexual em adolescentes escolares do município de Vitória - ES. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eliana Bender

CASTRO, I. R. R.CHOR, D.; CARVALHO, M. S.. Padrões nutricionais de crianças e seus determinantes ambientais. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: Elisa Maria de Aquino Lacerda

CASTRO, I. R. R.; VALENTE, J. G.; LEAL, M. C.. Obesidade materna, consumo alimentar e raça. 2004 - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: Ana Isabel Gomes Rito

ANJOS, L. A.; SANTOS, R. V.;CASTRO, I. R. R.. Avaliação do estado nutricional de crianças do pré-escolar em Coimbra-Portugal. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Cristina Pinheiro Mendonça

ANJOS, L. A.MAGALHÃES, R.CASTRO, I. R. R.. Histórico das práticas alimentares e das atividades físicas de mulheres obesas atendidas em unidades básicas de saúde. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria de Jesus Mendes da Fonseca

FAERSTEIN, E.COUTINHO, E. S. F.CASTRO, I. R. R.SICHIERI, R.. Posição social, Índice de Massa Corporal e história de peso na idade adulta: associações no estudo Pró-saúde. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Laura Borges Teixeira

CASTRO, I. R. R.BANDONI, D. H.LEVY, R. B.. Associação entre consumo de produtos processados e ultraprocessados e o estado nutricional na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2009 (PENSE). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Talita Lelis Berti

FAERSTEIN, E.CASTRO, I. R. R.; VERLY JUNIOR, E.. Determinantes socioeconômicos e demográficos do consumo de frutas e verduras entre participantes do estudo Pró-Saúde. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Martins Oliveira

CASTRO, I. R. R.VENANCIO, S. I.CURIONI, C. C.. Monitoramento das práticas de alimentação complementar no primeiro ano de vida: elaboração de dois instrumentos a serem utilizados em estudos seccionais. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila Maranha Paes de Carvalho

CASTRO, I. R. R.MATTOS, R. A.SANTOS, S. M. C.. Avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em âmbito municipal: levantamento, sistematização e aplicação de indicadores. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Fernandez dos Santos

CASTRO, I. R. R.HASSELMAN, M. H.CARDOSO, L. O.. Análise da concordância entre parâmetros de imagem corporal entre adolescentes estudantes da rede pública municipal de educação do Rio de Janeiro. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rute Ramos da Silva Costa

GUGELMIN, S. A.FONSECA, A. B. C.CASTRO, I. R. R.. Concepções de alimentação saudável de gestores e responsáveis técnicos do Programa de Alimentação Escolar. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ludmila Gobo Meirelles

CASTRO, I. R. R.PRADO, S. D.SILVA, C. V. C.. Experiências na promoção de hábitos alimentares saudáveis. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição Materno-infantil) - Instituto de Nutrição UERJ.

Aluno: Raquel da Silva Araujo

CASTRO, I. R. R.MALDONADO, L. A.PRADO, S. D.. Análise dos dispositivos legais para regulamentação da venda de alimentos em cantinas escolares no Brasil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição Materno-infantil) - Instituto de Nutrição UERJ.

Aluno: Raquel da Silva Araujo

CASTRO, I. R. R.PRADO, S. D.. Análise dos dispositivos legais para regulamentação da venda de alimentos en cantinas escolares no Brasil. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição Materno-Infantil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ludmila Gobo Meireles

CASTRO, I. R. R.PRADO, S. D.. Experiências na promoção de hábitos alimentares saudáveis em escolas - uma iniciativa positiva de promoção da saúde. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Materno-Infantil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fábio Luis Ceschini

CASTRO, I. R. R.. Nível de atividade física em adolescentes do município de São Paulo: influência do gênero, idade, nível socioeconômico e estado nutricional. 2005. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Luciane Arias Saldanha

CASTRO, I. R. R.. Análise das informações nutricionais apresentadas no quadro comer para crer da revista Boa Forma. 2004. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriela dos Santos Barroso

CASTRO, I. R. R.. Indicadores sócio-econômicos e estado nutricional de uma amostra representativa de crianças do município de Duque de Caxias - Rio de Janeiro. 2004. Outra participação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Maria Leite de Macedo

CASTRO, I. R. R.. O Programa de Alimentação Escolar e a sua relação com as atuais políticas na área social - Brasil. 2004. Outra participação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CASTRO, I. R. R.. Concurso para Estagiário bolsista de nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-RIO). 2000. Fundação João Goulart.

CASTRO, I. R. R.. Concurso para Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio). 1999. Fundação João Goulart.

CASTRO, I. R. R.. Concurso para Sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio). 1996. Fundação João Goulart.

CASTRO, I. R. R.. Membro da Comissão Científica Ad Hoc para avaliação dos resumos de trabalhos submetidos para o IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2009.

CASTRO, I. R. R.TAVARES, E. L.GUGELMIN, S. A.MALDONADO, L. A.HASSELMAN, M. H.MENEZES, M. F. G.CURY, M. T. F.. Processo seletivo para curso de especialização em Nutrição Materno-Infantil. 2006. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Zulmira Maria de Araújo Hartz

CASTRO, I. R. R.;HARTZ, Z. M. A.. Efetividade da suplementação alimentar na recuperação nutricional de crianças: avaliação do Programa Leite é Saúde (PLS) no município do Rio de Janeiro. 1999. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Malaquias Batista Filho

BATISTA FILHO, M.. Efetividade da suplementação alimentar na recuperação nutricional de crianças: avaliação do Programa ?Leite é Saúde? (PLS) no município do Rio de Janeiro. 1999. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Luiz Antonio dos Anjos

ANJOS, L. A.. Efetividade da Suplementação Alimentar na Recuperação de Crianças Desnutridas: Avaliação do Programa Leite é Saúde no Município do Rio de Janeiro. 1999. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Maria Helena D Aquino Benicio

BENICIO, M.H.D.A.. ?Efetividade da suplementação alimentar na recuperação nutricional de crianças: avaliação do programa ?Leite é saúde? (PLS) no município do Rio de Janeiro?. 1999. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria Cecília Quiben Furtado

Relação entre consumo de preparações lácteas e estado nutricional de crianças menores de dois anos usuárias do sistema único de saúde na cidade do rio de janeiro; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição UERJ; (Orientador);

Luciana Azevedo Maldonado

Rotulagem de alimentos consumidos por crianças: estratégias de comunicação, propaganda e marketing e políticas de regulação; Início: 2017; Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Gilson Irineu de Oliveira Junior

Ambientes alimentares universitários: referencial teórico, instrumentos e métodos para caracterização e análise; Início: 2016; Tese (Doutorado em PPG Alimentação Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição UERJ; (Orientador);

Tânia Muzy da silva

Proposta de Instrumental de Avaliação da Gestão da Unidade de Alimentação e Nutrição na perspectiva da promoção da alimentação adequada e saudável; Início: 2015; Tese (Doutorado em PPG Alimentação Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição UERJ; (Orientador);

Letícia Barroso Vertulli Carneiro

Consumo de micronutrientes por crianças menores de cinco anos assistidas em unidades básicas de saúde do SUS no município do Rio de Janeiro; Início: 2015; Tese (Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP/FIOCRUZ; (Coorientador);

Giselle Moura Messias

Caracterização do Ambiente Alimentar dos Hospitais da Rede Pública Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, RJ; Início: 2015; Tese (Doutorado em PPG Alimentação Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição UERJ; (Orientador);

Milena Miranda de Moraes

Início: 2016; Instituto de Nutrição UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Renata Albino Jerônimo

Influências socioculturais e parentais na alimentação complementar no primeiro ano de vida: um estudo qualitativo com mães de crianças menores de dois anos de idade; 2018; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição UERJ,; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Juliana Crucinsky Carvalho da Silva

Fragilidades no cuidado em saúde às pessoas com desordens relacionadas ao glúten; 2017; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição UERJ,; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Alexandra Vargas Menezes

Avaliação do impacto de intervenção alimentar em nível ambulatorial sobre o controle do excesso de peso entre crianças de seis a nove anos de idade; 2017; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Carine de Oliveira Avelar

Consumo de produtos ultraprocessados e estado nutricional de crianças menores de cinco anos assistidas em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro; 2017; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição UERJ,; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Letícia Barroso Vertulli Carneiro

Associação entre insegurança alimentar e nutricional e agravos nutricionais em crianças assistidas na rede SUS do Rio; 2015; Dissertação (Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, ENSP/FIOCRUZ; Coorientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Juliana Martins Oliveira

Avaliação das práticas de alimentação complementar nos dois primeiros anos de vida no Brasil: instrumento e indicadores; 2013; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Camila Maranha Paes de Carvalho

Proposta de avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar para municípios do estado do Rio de Janeiro; 2012; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Carla Fernandez dos Santos

Concordância e associação entre imagem corporal e índice de massa corporal em adolescentes; 2012; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Daniel Alves de Oliveira

Alimentação complementar no primeiro ano de vida no município do Rio de Janeiro: tendência temporal 1998-2008; 2011; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Silvia Cristina Farias

Avaliação do impacto de uma intervenção de promoção de frutas e hortaliças sobre o consumo desses alimentos por alunos e professores de escolas públicas; 2011; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Amanda da Silva Franco

Avaliação do impacto de ações para promoção do consumo de frutas e hortaliças no ambiente de trabalho; 2011; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Michelle Delboni dos Passos

Imagem corporal e suas representações sociais: um estudo com adolescentes do Rio de Janeiro; 2011; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

KELLY POLIANY DE SOUZA ALVES

Promoção de segurança alimentar e nutricional na estratégia Saúde da Família: um aproximação a partir da escuta de diferentes atores sociais; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Danielle Nogueira Ramos

Diferença de gênero na manutenção da atividade física no tempo de lazer no curso da vida adulta: estudo Pró-Saúde; 2004; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

JORGINETE DE JESUS DAMIÃO

Amamentação em crianças menores de um ano no município do Rio de Janeiro: fatores associados à amamentação exclusiva e comparação entre métodos de avaliação da ingestão alimentar; 2002; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Lúcia Maranha

Mães de crianças desnutridas: estudo de seu papel junto a um programa de suplementação alimentar da rede municipal de saúde do município do Rio de Janeiro; 1999; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Jane C

Santana Capelli; Qualidade do valor de medida de massa corporal nos centros municipais de saúde do município do Rio de Janeiro; 1999; Dissertação (Mestrado em Saúde Materno Infantil) - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira,; Coorientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Alessandra da Silva Pereira

Avaliação do desempenho de métodos diagnósticos de anemia e deficiência de vitamina A em crianças menores de cinco anos; 2018; Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Juliana Martins Oliveira

Práticas alimentares de crianças menores de dois anos atendidas pelo Sistema Único de Saúde na cidade do Rio de Janeiro: validação de instrumento e padrões alimentares; 2018; Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Mariana Fernandes Brito de Oliveira

Autonomia culinária: desenvolvimento de um novo conceito; 2018; Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Paulo Cesar P

de Castro Junior; AAmbiente Alimentar: análise descritiva do município do Rio de Janeiro e associação com Índice de Massa Corporal entre integrantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil); 2018; Tese (Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Amanda da Silva Franco

Ambiente Alimentar Universitário: caracterização e dinâmica no tempo e análise de confiabilidade de instrumento para sua avaliação; 2016; Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Patrícia Maria Périco Perez

Impacto da implementação do restaurante universitário na alimentação dos alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; 2015; Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Maria Thereza Furtado Cury

Extensão universitária no Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: história e reflexões; 2015; Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Letícia Ferreira Tavares

Alimentação no âmbito do sistema brasileiro de vigilância de fatores de risco e proteção à saúde de adolescentes: padrão alimentar e validade dos indicadores; 2014; Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Gabriela Bioni e Silva

Efetividade de uma proposta de intervenção em alimentação complementar sobre a conduta de profissionais de atenção básica de saúde e sobre as práticas alimentares e a saúde de crianças menores de um ano atendidas na rede municipal de saúde do Rio de Janeiro; 2014; Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Claudia Roberta Bocca Santos

Política Municipal de Alimentação e Nutrição da cidade do Rio de Janeiro: uma narrativa sobre o seu processo de formulação da; 2014; Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Fábio da Silva Gomes

Avaliação da efetividade de intervenção de base comunitária voltada para a promoção do consumo de frutas e hortaliças em territórios de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro, RJ; 2013; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Letícia de Oliveira Cardoso

Fatores associados ao excesso de peso e perfis de consumo alimentar de adolescentes; 2010; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Rosane Valéria Viana Fonseca Rito

Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM): Avaliação da implantação em unidades da rede básica de saúde da cidade do Rio de Janeiro; 2009; Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Elyne Montenegro Engstrom

Efetividade da suplementação diária e da semanal na prevenção da anemia em crianças menores de um ano: um ensaio clínico pragmático; 2007; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Flávia Lima Campista

Descrição de variáveis antropométricas e de composição corporal de escolares da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro, 2003; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição Materno-Infantil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Leila da Silva Coelho

Prevalência de Aleitamento Materno entre crianças menores de um ano de vida e grau de implantação da IUBAAM (Unidade Básica Amiga da Amamentação) em uma unidade do Programa de Saúde da Família do Município de Caxias; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição Materno-Infantil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Inês Rugani Ribeiro de Castro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Antonio dos Anjos

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional na Rede Pública de Assistência à Saúde: Interfaces com a Vigilância Epidemiológica e os Programas de Atenção Integral; 1994; 0 f; Dissertação - Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Luiz Antonio dos Anjos;

Carlos Augusto Monteiro

EFETIVIDADE DA SUPLEMENTACAO ALIMENTAR NA RECUPERACAO NUTRICIONAL DE CRIANCAS: AVALIACAO DO PROJETO LEITE E SAUDE (PLS) NO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Carlos Augusto Monteiro;

Alessandra Silva Dias de Oliveira

Avaliação do impacto de intervenção alimentar em nível ambulatorial sobre a alimentação, o estado nutricional e outros indicadores de saúde em crianças de seis a nove anos de idades com excesso de peso; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GOMES, F. S. ; MENDONCA, G. A. E. S. ; CASTRO, IRR . Aquisição domiciliar de refrigerantes e de biscoitos reduz o efeito de uma intervenção de promoção de frutas e hortaliças. Cadernos de Saude Publica , v. 33, p. e00023316, 2017.

  • GOMES, F. S. ; MENDONCA, G. A. E. S. ; CASTRO, I. R. R. . Effect of home vegetable gardening on the household availability of fruits and vegetables. Revista de Nutricao-Brazilian Journal of Nutrition , v. 30, p. 245-260, 2017.

  • Castro, Inês Rugani Ribeiro de . Obesidade: urge fazer avançar políticas públicas para sua prevenção e controle. Cadernos de Saude Publica , v. 33, p. e00100017, 2017.

  • PEREZ, P. M. P. ; CASTRO, I. R. R. ; FRANCO, A. S. ; Bandoni D ; WOLKOFF, D. B. . Práticas alimentares de estudantes cotistas e não cotistas de uma universidade pública brasileira. Ciência & Saúde Coletiva (Online) , v. 21, p. 531-542, 2016.

  • Hawkes C. ; BRAZIL, B. G. ; Castro, Inês Rugani Ribeiro de ; JAIME, P. C. . How to engage across sectors: lessons from agriculture and nutrition in the Brazilian School Feeding Program. Revista de Saúde Pública (Online) , v. 50, p. 1, 2016.

  • BURLANDY, L. ; Alexandre, V.P. ; GOMES, F. S. ; CASTRO, I. R. R. ; Dias, P. C. ; Henriques, P. ; CARVALHO, C. M. P. ; CASTRO JUNIOR, P. C. P. . Health promotion policies and potential conflicts of interest involving the commercial private sector. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 21, p. 1809-1818, 2016.

  • CURY, M. T. F. ; CASTRO, I. R. R. ; CASTRO, L. M. C. . A trajetória da extensão universitária no Instituto de Nutrição da UERJ no período de 1990 a 2014. REVISTA INTERAGIR , v. 22, p. 13-31, 2016.

  • OLIVEIRA, J. M. ; Castro, Ines Rugani Ribeiro de ; BIONI, G. ; VENANCIO, S. I. ; Saldiva, Sílvia Regina Dias Médici . Avaliação da alimentação complementar nos dois primeiros anos de vida: proposta de indicadores e de instrumento. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 31, p. 377-394, 2015.

  • CASTRO, Inês Rugani Ribeiro de . Challenges and perspectives for the promotion of adequate and healthy food in Brazil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 31, p. 07-09, 2015.

  • REMÉDIOS, JÉSSICA LÚCIA DOS ; CARDOSO, LETÍCIA DE OLIVEIRA ; GOMES, FABIO DA SILVA ; WAHRLICH, VIVIAN ; Castro, Inês Rugani Ribeiro de . Percentis para o perímetro de cintura de adolescentes do município do Rio de Janeiro. Revista de Nutricao , v. 28, p. 265-275, 2015.

  • OLIVEIRA, D. A. ; CASTRO, Inês Rugani Ribeiro de ; JAIME, P. C. . Complementary feeding patterns in the first year of life in the city of Rio de Janeiro, Brazil: time trends from 1998 to 2008. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 30, p. 1755-1764, 2014.

  • FARIAS, SILVIA CRISTINA ; Castro, Inês Rugani Ribeiro de ; MATTA, VIRGÍNIA MARTINS DA ; CASTRO, LUCIANA MARIA CERQUEIRA . Impact assessment of an intervention on the consumption of fruits and vegetables by students and teachers. Revista de Nutrição (Impresso) , v. 27, p. 55-65, 2014.

  • TAVARES, LETÍCIA FERREIRA ; Castro, Inês Rugani Ribeiro de ; LEVY, RENATA BERTAZZI ; CARDOSO, LETÍCIA OLIVEIRA ; PASSOS, MICHELLE DELBONI DOS ; BRITO, FLÁVIA DOS SANTOS BARBOSA . Validade relativa de indicadores de práticas alimentares da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar entre adolescentes do Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 30, p. 1029-1041, 2014.

  • SANTOS, C. F. ; CASTRO, I. R. R. ; CARDOSO, L. O. ; TAVARES, L. F. . Agreement and association between different indicators of body image and body mass index in adolescents. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , v. 17, p. 747-760, 2014.

  • TAVARES, L. F. ; CASTRO, I. R. R. ; CARDOSO, L. O. ; LEVY, R. B. ; CLARO, R. M. ; OLIVEIRA, A. F. . Validade de indicadores de atividade física e comportamento sedentário da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar entre adolescentes do Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 30, p. 1861-1874, 2014.

  • TAVARES, L. F. ; CASTRO, I. R. R. ; LEVY, R. B. ; CARDOSO, L. O. ; CLARO, R. M. . Dietary patterns of Brazilian adolescents: results of the Brazilian National School-Based Health Survey (PeNSE). Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 30, p. 2679-2690, 2014.

  • DE REZENDE, LEANDRO FORNIAS ; AZEREDO, CATARINA MACHADO ; CANELLA, DANIELA SILVA ; CLARO, RAFAEL MOREIRA ; DE CASTRO, INÊS RUGANI ; LEVY, RENATA BERTAZZI ; LUIZ, OLINDA DO . Sociodemographic and behavioral factors associated with physical activity in Brazilian adolescents. BMC Public Health (Online) , v. 14, p. 485, 2014.

  • Azeredo, CM ; REZENDE, L. F. M. ; CANELLA, D. S. ; CLARO, R. M. ; CASTRO, I. R. R. ; LUIZ, O. C. ; LEVY, R. B. . Dietary intake of Brazilian adolescents. Public Health Nutrition (Wallingford) , v. x, p. 1-10, 2014.

  • FRANCO, A. S. ; CASTRO, I. R. R. ; WOLKOFF, D. B. . Impacto da promoção sobre consumo de frutas e hortaliças em ambiente de trabalho. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 47, p. 29-36, 2013.

  • CASTRO, I. R. R. . Conceptual and methodological reflections on the article by Schlüssel et al.. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 29, p. 232-233, 2013.

  • RITO, R. V. V. F. ; CASTRO, I. R. R. ; TRAJANO, A. J. B. ; GOMES, M. A. S. M. ; BERNAL, R. T. I. . Breastfeeding-Friendly Primary Care Initiative: degree of implementation in a Brazilian metropolis. Revista de Nutrição (Impresso) , v. 26, p. 385-395, 2013.

  • MALDONADO, L. A. ; CASTRO, L. M. C. ; OLIVEIRA, J. M. ; CARDOSO, E. S. ; CASTRO, I. R. R. . Estratégias de formação em alimentação escolar por meio do Telessaúde. Jornal Brasileiro de TeleSSaúde , v. 2, p. 112-116, 2013.

  • CASTRO, I. R. R. . Edição Temática Telenutrição - Editorial. Jornal Brasileiro de TeleSSaúde , v. 2, p. VI, 2013.

  • PASSOS, MICHELLE DELBONI DOS ; GUGELMIN, SÍLVIA ÂNGELA ; Castro, Inês Rugani Ribeiro de ; CARVALHO, MARIA CLAUDIA DA VEIGA SOARES . Representações sociais do corpo: um estudo com adolescentes do Município do Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 29, p. 2383-2393, 2013.

  • MARGETTS, BARRIE M ; Rugani, Ines ; FACCHINI, L. A. . How do we turn policy into action? World Nutrition Congress, Rio de Janeiro, 27 30 April 2012. Public Health Nutrition (Wallingford) , v. 15, p. 3-5, 2012.

  • PORTILHO, F. ; CASTANEDA, M. ; CASTRO, I. R. R. . A alimentação no contexto contemporâneo: consumo, ação política e sustentabilidade. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 16, p. 99-106, 2011.

  • DIEZ-GARCIA, R. W. ; CASTRO, I. R. R. . A culinária como objeto de estudo e de intervenção no campo da Alimentação e Nutrição. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 16, p. 91-98, 2011.

  • CARDOSO, L. O. ; CASTRO, I. R. R. ; GOMES, F. S. ; LEITE, I. C. . Individual and school environment factors associated with overweight in adolescents of the municipality of Rio de Janeiro, Brazil. Public Health Nutrition (Wallingford) , v. 14, p. 914-922, 2011.

  • CARDOSO, L. O. ; ALVES, L. C. ; CASTRO, I. R. R. ; LEITE, I. C. ; MACHADO, C. J. . Uso do método Grade of Membership na identificação de perfis de consumo e comportamento alimentar de adolescentes do Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 27, p. 335-346, 2011.

  • CASTRO, I. R. R. . World Nutrition Rio 2012. Revista de Nutrição (Impresso) , v. 24, p. 205-208, 2011.

  • MONTEIRO, CARLOS AUGUSTO ; LEVY, RENATA BERTAZZI ; CLARO, RAFAEL MOREIRA ; de Castro, Inês Rugani Ribeiro ; CANNON, GEOFFREY . Increasing consumption of ultra-processed foods and likely impact on human health: evidence from Brazil. Public Health Nutrition (Wallingford) , v. 14, p. 5-13, 2011.

  • MALTA, D. C. ; SARDINHA, L. M. V. ; MENDES, I. ; BARRETO, S. M. ; GIATTI, L. ; CASTRO, I. R. R. ; MOURA, L. ; DIAS, A. J. R. ; CRESPO, C. D. . Prevalência de fatores de risco e proteção de doenças crônicas não transmissíveis em adolescentes: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), Brasil, 2009. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 15, p. 3009-3019, 2010.

  • CASTRO, I. R. R. ; LEVY, R. B. ; CARDOSO, L. O. ; PASSOS, M. D. ; SARDINHA, L. M. V. ; TAVARES, L. F. ; DUTRA, S. C. P. ; MARTINS, A. . Imagem corporal, estado nutricional e comportamento com relação ao peso entre adolescentes brasileiros. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 15, p. 3099-3108, 2010.

  • LEVY, R. B. ; CASTRO, I. R. R. ; CARDOSO, L. O. ; TAVARES, L. F. ; SARDINHA, L. M. V. ; GOMES, F. S. ; COSTA, A. W. N. . Consumo e comportamento alimentar entre adolescentes brasileiros: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 2009. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 15, p. 3085-3097, 2010.

  • GOMES, F. S. ; CASTRO, I. R. R. ; MONTEIRO, C. A. . Publicidade de alimentos no Brasil: avanços e desafios. Ciência e Cultura , v. 62, p. 48-51, 2010.

  • MONTEIRO, C. A. ; LEVY, R. B. ; CLARO, R. M. ; CASTRO, I. R. R. ; CANNON, G. . A new classification of foods based on the extent and purpose of their processing. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 26, p. 2039-2049, 2010.

  • CASTRO, I. R. R. ; ENGSTROM, E. M. ; CARDOSO, L. O. ; DAMIÃO, J. J. ; RITO, R. V. V. F. ; GOMES, M. A. S. M. . Tendência temporal da amamentação na cidade do Rio de Janeiro: 1996-2006. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 43, p. 1021-1029, 2009.

  • RAMOS, D. N. ; FAERSTEIN, E. ; CASTRO, I. R. R. ; CHOR, D. ; LOPES, C. S. ; WERNECK, G. L. . Does leisure-time physical activity in early adulthood predict later physical activity? Pro-Saude Study. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , v. 12, p. 3-9, 2009.

  • MONTEIRO, C. A. ; CASTRO, I. R. R. . Por que é necessário regulamentar a publicidade de alimentos.. Ciência e Cultura , v. 61, p. 56-59, 2009.

  • CARDOSO, L. O. ; ENGSTROM, E. M. ; LEITE, I. C. ; CASTRO, I. R. R. . Fatores socioeconômicos, demográficos, ambientais e comportamentais associados ao excesso de peso em adolescentes: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , v. 12, p. 378-403, 2009.

  • ENGSTROM, E. M. ; CASTRO, I. R. R. ; PORTELA, M. C. ; CARDOSO, L. O. ; MONTEIRO, C. A. . Efetividade da suplementação diária ou semanal com ferro na prevenção da anemia em lactentes. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 42, p. 786-795, 2008.

  • CASTRO, I. R. R. . Debate sobre o artigo de Sichieri & Souza. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 24, p. s230-s231, 2008.

  • CASTRO, I. R. R. ; CARDOSO, L. O. ; ENGSTROM, E. M. ; LEVY, R. B. ; MONTEIRO, C. A. . Vigilância de fatores de risco para doenças não transmissíveis entre adolescentes: a experiência da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 24, p. 2279-2288, 2008.

  • CASTRO, I. R. R. ; CANINE, E. S. ; SOUZA, T. S. N. ; MALDONADO, L. A. ; ROTENBERG, S. ; GUGELMIN, S. A. ; AZEVEDO, A. M. F. ; MARCOLAN, S. B. ; TAVARES, E. L. ; CASTRO, L. M. C. ; MACEDO, A. M. L. ; DAMIÃO, J. J. . Culinária, saúde e prazer: uma experiência de promoção da alimentação saudável na cidade do Rio de Janeiro. Saúde em Foco (Rio de Janeiro) , v. Espec, p. 63-79, 2008.

  • CASTRO, I. R. R. ; ENGSTROM, E. M. ; CARDOSO, L. O. ; DAMIÃO, J. J. ; RITO, R. V. V. F. ; GOMES, M. A. S. M. ; SILVA, M. A. V. . Amamentação na cidade do Rio de Janeiro: tendência temporal entre 1996-2006. Saúde em Foco (Rio de Janeiro) , v. Espec, p. 101-114, 2008.

  • CASTRO, I. R. R. ; CARDOSO, L. O. ; ENGSTROM, E. M. ; CAETANO, S. C. ; SILVA, C. S. ; CARNEIRO, A. ; SOUZA, V. R. ; SILVA, R. I. ; BRANCO, V. M. C. ; LEVY, R. B. ; MONTEIRO, C. A. . Vigilância de fatores de risco e proteção à saúde de adolescentes da rede pública municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro. Saúde em Foco (Rio de Janeiro) , v. Espec, p. 147-170, 2008.

  • CASTRO, I. R. R. ; SOUZA, T. S. N. ; MALDONADO, L. A. ; CANINE, E. S. ; ROTENBERG, S. ; GUGELMIN, S. A. . A culinária na promoção da alimentação saudável: delineamento e experimentação de método educativo dirigido a adolescentes e a profissionais das redes de saúde e de educação. Revista de Nutrição (Impresso) , v. 20, p. 571-588, 2007.

  • GOMES, F. S. ; CRUZ, R. ; CASTRO, I. R. R. . Promoción de frutas y hortalizas en Brasil: la contribución del programa "5 al día". Revista Chilena de Nutrición , v. 33, p. 295-299, 2006.

  • ENGSTROM, E. M. ; CASTRO, I. R. R. . Monitoramento em nutrição e saúde: articulação da informação com a ação. Saúde em Revista (UNIMEP) , v. 6, n.13, p. 45-52, 2004.

  • ANJOS, L. A. ; CASTRO, I. R. R. ; ENGSTROM, E. M. ; AZEVEDO, A. M. F. . Crescimento e estado nutricional em amostra probabilística de escolares no Município do Rio de Janeiro, 1999. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , São Paulo, v. 19, p. S171-S179, 2003.

  • MONTEIRO, C. A. ; CONDE, W. L. ; CASTRO, I. R. R. . A tendência cambiante da relação entre escolaridade e risco de obesidade no Brasil (1975-1997). Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , São Paulo, v. 19, p. S67-S75, 2003.

  • CAPELLI, J. C. S. ; ANJOS, L. A. ; CASTRO, I. R. R. . Qualidade do valor da medida de massa corporal nos Centros Municipais de Saúde do Município do Rio de Janeiro, 1996. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , Rio de Janeiro, v. 18, n.1, p. 63-70, 2002.

  • CASTRO, A. M. M. ; CASTRO, I. R. R. ; BRANCO, V. M. C. . A iniciativa Rio Saudável no contexto da Promoção de Saúde. Saúde em Foco (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 23, p. 09-15, 2002.

  • MALDONADO, L. A. ; CASTRO, I. R. R. ; AZEVEDO, A. M. F. ; LIMA, E. F. P. ; SOUZA, L. P. ; FREIRE, M. C. ; MENDES, S. R. . Avaliação do Projeto \. Saúde em Foco (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 23, p. 105-117, 2002.

  • CASTRO, I. R. R. ; MONTEIRO, C. A. . Avaliação do impacto do programa \. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , Rio de Janeiro, v. 5, n.1, p. 52-62, 2002.

  • MALDONADO, L. A. ; CASTRO, I. R. R. ; AZEVEDO, A. M. F. ; LIMA, E. F. P. ; SOUZA, L. P. ; FREIRE, M. C. ; MENDES, S. R. . Avaliação do Projeto Com Gosto de Saúde: uma iniciativa de promoção de saúde por meio da educação nutricional em escolas. Saúde em Foco (Rio de Janeiro) , v. 23, p. 105-117, 2002.

  • CASTRO, I. R. R. ; MONTEIRO, C. A. . Avaliação do impacto do programa 'Leite é Saúde' na recuperação de crianças desnutridas no Município do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso) , São Paulo, v. 5, n.1, p. 52-62, 2002.

  • ENGSTROM, E. M. ; CASTRO, I. R. R. ; AZEVEDO, A. M. F. ; SILVA, C. S. ; MONTEIRO, C. A. . Prevalência de anemia em escolares da rede pública do ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro, 1999. Saúde em Foco (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 22, p. 53-61, 2001.

  • ENGSTROM, E. M. ; CASTRO, I. R. R. . Informação e intervenção em nutrição e saúde: a trajetória do SISVAN no Brasil e no Rio de Janeiro. Saúde em Foco (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 18, p. 10-14, 1999.

  • ENGSTROM, E. M. ; CASTRO, I. R. R. . Rio: o perfil nutricional das crianças atendidas na rede básica de saúde. Saúde em Foco (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 18, p. 16-21, 1999.

  • BRASIL, C. L. P. ; TAVARES, E. L. ; CASTRO, I. R. R. ; GOMES, M. A. S. M. . Situação do aleitamento materno no município do Rio de Janeiro - 1996 e 1998. Saúde em Foco (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 18, p. 22-26, 1999.

  • AZEVEDO, A. M. F. ; ENGSTROM, E. M. ; CASTRO, I. R. R. ; SILVA, C. S. ; ANJOS, L. A. . Saúde e nutrição em escolares. Saúde em Foco (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 18, p. 27-32, 1999.

  • CASTRO, I. R. R. . Avaliação da operacionalização e impacto do programa de recuperação nutricional de crianças na cidade do Rio de Janeiro. Saúde em Foco (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 18, p. 33-39, 1999.

  • ANJOS, L. A. ; VEIGA, G. V. ; CASTRO, I. R. R. . Distribuição dos valores do índice de massa corporal da população brasileira até 25 anos. Revista Panamericana de Salud Publica (Print) , Venezuela, v. 3, n.3, p. 164-173, 1998.

  • PEREIRA, G. S. ; CASTRO, I. R. R. . Os autores respondem. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 10, p. 124-125, 1994.

  • PEREIRA, G. S. ; CASTRO, I. R. R. . Considerações sobre o plano de combate à fome e à miséria. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 9, p. 106-113, 1993.

  • CASTRO, I. R. R. ; ANJOS, L. A. . Vigilância nutricional e morbidade de crianças menores de 5 anos numa unidade básica de saúde: análise da série histórica 1987-91. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 9, p. S36-S45, 1993.

  • CASTRO, I. R. R. . Vigilância Alimentar e Nutricional: Limitações e Interfaces com a Rede de Saúde. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1995. 108p .

  • CASTRO, I. R. R. ; CARVALHO, C. M. P. ; CASTRO JUNIOR, P. C. P. ; BURLANDY, L. ; Alexandre, V.P. ; Silva, ACF ; MALDONADO, L. A. ; CANELLA, D. S. . Political action by researchers, professionals, activists and policy-makers to advance the food and nutrition regulatory agenda in Brazil. In: UK Health Forum. (Org.). Public health and the food and drinks industry: The governance and ethics of interaction. Lessons from research, policy and practice. 1ed.Londres: UK Health Forum, 2018, v. , p. 46-52.

  • CASTRO, I. R. R. ; CASTRO, L. M. C. ; Silva, ACF ; GUGELMIN, S. A. . A questão alimentar nas politicas públicas: cenário atual, desafios e perspectivas. In: Rosa Wanda Diez-Garcia; Ana Maria Cervato Mancuso. (Org.). Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. 2ed.: Guanabara Koogan, 2017, v. 1, p. 99-121.

  • CASTRO, I. R. R. ; SOUZA, T. S. N. ; MALDONADO, L. A. . Projeto "Culinária, Saúde e Prazer": formação de profissionais para promoção da alimentação adequada e saudável. In: Rosa Wanda Diez-Garcia; Ana Maria Cervato Mancuso. (Org.). Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. 2ed.: Guanabara Koogan, 2017, v. 1, p. 225-234.

  • ROTENBERG, S. ; MARCOLAN, S. B. ; TAVARES, E. L. ; CASTRO, I. R. R. . Oficinas e vivências culinárias como estratégias de educação alimentar e nutricional. In: Rosa Wanda Diez-Garcia; Ana Maria Cervato Mancuso. (Org.). Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. 2ed.: Guanabara Koogan, 2017, v. 1, p. 297-310.

  • CASTRO, I. R. R. ; CASTRO, L. M. C. ; GUGELMIN, S. A. . Ações educativas, programas e políticas envolvidos nas mudanças alimentares. In: Rosa Wanda Diez-Garcia; Ana Maria Cervato-Mancuso. (Org.). Mudanças alimentares e educação nutricional. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, v. , p. 18-34.

  • ROTENBERG, S. ; MARCOLAN, S. B. ; TAVARES, E. L. ; CASTRO, I. R. R. . Oficinas culinárias na promoção da saúde. In: Rosa Wanda Diez-Garcia; Ana Maria Cervato-Mancuso. (Org.). Mudanças alimentares e educação nutricional. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, v. , p. 327-339.

  • CASTRO, I. R. R. ; SOUZA, T. S. N. . Formação de multiplicadores para a promoção da alimentação saudável: projeto culinária, saúde e prazer. In: Rosa Wanda Diez-Garcia; Ana Maria Cervato-Mancuso. (Org.). Mudanças alimentares e educação nutricional. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, v. , p. 231-244.

  • LEÃO, M. M. ; CASTRO, I. R. R. . Políticas públicas de alimentação e nutrição. In: Gilberto Kac; Rosely Sichieri; Denise Petrucci Gigante. (Org.). Epidemiologia Nutricional. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz / Atheneu, 2007, v. 1, p. 519-541.

  • ENGSTROM, E. M. ; CASTRO, I. R. R. ; DAMIÃO, J. J. ; DIAS, M. A. B. ; ROTENBERG, S. ; MARCOLAN, S. B. . Diagnóstico e acompanhamento nutricional de gestantes. In: Antonio Cláudio Goulart Duarte. (Org.). Avaliação Nutricional: Aspectos Clínicos e Laboratoriais. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2007, v. , p. 105-112.

  • MALDONADO, L. A. ; AZEVEDO, A. M. F. ; CASTRO, I. R. R. . O Programa de Alimentação Escolar como estratégia de promoção da saúde na cidade do Rio de Janeiro. In: Organização Pan-Americana da Saúde; Ministério da Saúde. (Org.). Escolas promotoras de saúde: experiências no Brasil. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2007, v. 6, p. 107-112.

  • CASTRO, I. R. R. ; CARDOSO, L. O. ; ENGSTROM, E. M. ; CAETANO, S. C. ; SILVA, C. S. ; CARNEIRO, A. ; SOUZA, V. R. ; SILVA, R. I. ; BRANCO, V. M. C. ; LEVY, R. B. ; MONTEIRO, C. A. . Sistema de monitoramento de fatores de risco e proteção à saúde de adolescentes da rede pública municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro. Rio Estudos, Rio de Janeiro, p. 2 - 8, 29 ago. 2007.

  • CASTRO, I. R. R. . A alimentação escolar na perspectiva do Fome Zero. Gazeta do Povo, Paraná (PR), 01 dez. 2003.

  • CASTRO, I. R. R. . Promoção da alimentação saudável e da atividade física em nível municipal - a experiência da cidade do Rio de Janeiro. Revista da ABESO, São Paulo, p. 12 - 16.

  • CASTRO, I. R. R. ; SILVA, M. A. V. ; CARDOSO, L. O. ; DAMIÃO, J. J. ; RITO, R. V. V. F. ; ENGSTROM, E. M. . Evolução do aleitamento materno no município do Rio de Janeiro no período de 1996 a 2003. Rio Estudos, Rio de Janeiro, , v. 136, p. 2 - 8.

  • CASTRO, I. R. R. ; CARDOSO, L. O. ; ENGSTROM, E. M. ; LEVY, R. B. ; MONTEIRO, C. A. . Monitoramento de fatores de risco e proteção à saúde do adolescente. In: II Seminário Municipal de Vigilância em Saúde - 1a Mostra de Experiências em Serviços de Saúde, 2005, Rio de Janeiro. Resumos do II Seminário Municipal de Vigilância em Saúde, 2005.

  • CASTRO, I. R. R. . Estratégia Global de Alimentação, Atividade Física e Saúde na cidade do Rio de Janeiro. In: XI Congresso Brasileiro de Obesidade - VI Congresso Latino-americano de Obesidade, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XI Congresso Brasileiro de Obesidade - VI Congresso Latino-americano de Obesidade, 2005.

  • CASTRO, I. R. R. ; ENGSTROM, E. M. ; AZEVEDO, A. M. F. ; SILVA, C. S. ; ANJOS, L. A. ; MONTEIRO, C. A. . Associação entre escolaridade materna e sobrepeso e anemia em escolares do ensino fundamental do município do Rio de Janeiro. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Anais do VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003.

  • CASTRO, I. R. R. ; CARDOSO, L. O. ; ENGSTROM, E. M. ; PASSOS, M. D. ; MONTEIRO, C. A. . Surveillance of risk factors (RF) for non- communicable diseases among adolescents: Rio de Janeiro (Rio), Brazil. In: 19th International Congress of Nutrition, 2009, Bangkok. Annals of Nutrition & Metabolism, 2009. v. 55. p. 1-758.

  • CASTRO, I. R. R. ; ENGSTROM, E. M. ; CARDOSO, L. O. ; DAMIÃO, J. J. ; RITO, R. V. V. F. ; GOMES, M. A. S. M. . Trends in breastfeeding in the city of Rio de Janeiro (Rio): 1996-2006. In: 19th International Congress of Nutrition, 2009, Bangkok. Annals of Nutrition & Metabolism, 2009. v. 55. p. 1-758.

  • CASTRO, I. R. R. ; SOUZA, T. S. N. ; MALDONADO, L. A. ; CANINE, E. S. ; ROTENBERG, S. ; GUGELMIN, S. A. . COOKING IN THE PROMOTION OF A HEALTHY DIET: AN EDUCATIVE MODEL. In: 19th International Congress of Nutrition, 2009, Bangkok. Annals of Nutrition & Metabolism, 2009. v. 55. p. 1-758.

  • ENGSTROM, E. M. ; CASTRO, I. R. R. ; PORTELA, M. C. ; CARDOSO, L. O. ; MONTEIRO, C. A. . Efectiveness of daily and weekly iron supplementation in the prevention of anemia in infants. In: 19th International Congress of Nutrition, 2009, Bangkok. Annals of Nutrition & Metabolism, 2009. v. 55. p. 1-758.

  • CARDOSO, L. O. ; CASTRO, I. R. R. ; GOMES, F. S. ; LEITE, I. C. . Fatores individuais e da escola associados ao excesso de peso em adolescentes do município do Rio de Janeiro. In: XV Congresso Latinoamericano de Nutrición, 2009, Santiago. Revista Chilena de Nutrición, 2009. v. 36.

  • CASTRO, I. R. R. . A formação do nutricionista nas políticas públicas de alimentação e nutrição: relato de experiênia em curso de graduação em nutrição da UERJ- Brasil. In: XV Congresso Latinoamericano de Nutrición, 2009, Santiago. Revista Chilena de Nutrición, 2009. v. 36.

  • CASTRO, I. R. R. . Rede de monitoramento do estado nutricional de crianças- a experiência do município de Mesquita, Rio de Janeiro, Brasil. In: XV Congresso Latinoamericano de Nutrición, 2009, Santiago. Revista Chilena de Nutrición, 2009. v. 36.

  • CASTRO, I. R. R. ; ENGSTROM, E. M. ; CARDOSO, L. O. ; DAMIÃO, J. J. ; RITO, R. V. V. F. ; GOMES, M. A. S. M. . Trends in brastfeeding (BF) in the city of Rio de Janeiro (Rio): 1996-2006. In: XV Congresso Latinoamericano de Nutrición, 2009, Santiago. Revista Chilena de Nutrición, 2009. v. 36.

  • ENGSTROM, E. M. ; CASTRO, I. R. R. ; PORTELA, M. C. ; CARDOSO, L. O. ; MONTEIRO, C. A. . Effectiveness of daily and weekely iron supplementation in the prevention of anemia in infants. In: XV Congresso Latinoamericano de Nutrición, 2009, Santiago. Revista Chilena de Nutrición, 2009. v. 36.

  • CASTRO, I. R. R. ; CARDOSO, L. O. ; ENGSTROM, E. M. ; PASSOS, M. D. ; MONTEIRO, C. A. . Surveillance of risk factors (RF) for non- communicable diseases among adolescents: Rio de Janeiro (Rio), Brazil. In: XV Congresso Latinoamericano de Nutrición, 2009, Santiago. Revista Chilena de Nutrición, 2009. v. 36.

  • CASTRO, I. R. R. ; SOUZA, T. S. N. ; MALDONADO, L. A. ; CANINE, E. S. ; ROTENBERG, S. ; GUGELMIN, S. A. . Cooking in the promotion of a healthy diet: an educative model. In: XV Congresso Latinoamericano de Nutrición, 2009, Santiago. Revista Chilena de Nutrición, 2009. v. 36.

  • CASTRO, I. R. R. . Internato de nutrição em saúde coletiva (INSC) como estratégia de formação profissional aliada ao fortalecimento da área de alimentação e nutrição: a experiência da UERJ no município de Mesquita, RJ. In: XV Congresso Latinoamericano de Nutrición, 2009, Santiago. Revista Chilena de Nutrición, 2009. v. 36.

  • MORGADO, C. M. C. ; COSTA, M. L. S. ; BORNAND, B. ; SILVA, C. V. C. ; CASTRO, I. R. R. ; FARIAS, F. ; SANTOS, C. R. B. ; BIONI, G. ; MARQUES, J. ; OLIVEIRA, J. M. ; SOUTO, M. ; VALENTE, M. ; GONCALVES, C. ; CRUZ, F. O. P. ; CARNEIRO, R. E. ; LEITE, M. L. ; SANTOS, A. C. C. ; SILVA, C. P. R. ; SOUZA, T. A. C. . A elaboração do protocolo de nutrição para profissionais de saúde do município de Mesquita, Rio de Janeiro, Brasil, 2008. In: IX Congresso Brasileiro de saúde Coletiva, 2009, Recife. Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.

  • MONTEIRO, C. A. ; CARDOSO, L. O. ; CASTRO, I. R. R. ; ENGSTROM, E. M. . Trends in overweight (OW) and obesity (OB) in students in Rio de Janeiro City (RJC), Brazil: 1999-2003. In: 10th International Congress on Obesity, 2006, Sidney. Obesity Reviews, 2006. v. 7. p. 280-280.

  • MONTEIRO, C. A. ; CASTRO, I. R. R. ; CARDOSO, L. O. ; ENGSTROM, E. M. ; LEVY, R. B. . Chronic diseases risk factors surveillance system for adolescents (CDREFSSA) applied in public schools of Rio de janeiro City - RJC, Brazil. In: 10th International Congress on Obesity, 2006, Sidney. Obesity Reviews, 2006. v. 7. p. 280-280.

  • CASTRO, I. R. R. ; CARDOSO, L. O. ; ENGSTROM, E. M. ; LEVY, R. B. ; SILVA, C. S. ; MONTEIRO, C. A. . Sistema de monitoramento de fatores de risco e de proteção em escolares da rede pública municipal de educação do Rio de Janeiro: Delineamento e experimentação.. In: 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006, Rio de Janeiro. Anais do 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006, 2006.

  • CASTRO, I. R. R. ; SOUZA, T. S. N. ; AZEVEDO, A. M. F. ; DAMIÃO, J. J. ; CANINE, E. S. ; MALDONADO, L. A. ; ROTENBERG, S. . Oficina Culinária Saúde e Prazer: uma experiência com adolescentes e profissionais das redes municipais de saúde e educação do Rio de Janeiro. In: I Mostra de Esperiências Bem-Sucedidas em Nutrição, 2005, Brasília. I Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Nutrição, 2005.

  • ENGSTROM, E. M. ; CARDOSO, L. O. ; CASTRO, I. R. R. . Informação para ação: pesquisas em epidemiologia nutricional (EPINUT) desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. In: I Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Nutrição, 2005, Brasília. I Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Nutrição, 2005.

  • ROTENBERG, S. ; MARCOLAN, S. B. ; DAMIÃO, J. J. ; CASTRO, I. R. R. . Construindo a política municipal de alimentação e nutrição na rede básica. In: I Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Nutrição, 2005, Brasília. I Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Nutrição, 2005.

  • CASTRO, I. R. R. ; CARDOSO, L. O. ; ENGSTROM, E. M. ; LEVY, R. B. ; MONTEIRO, C. A. . Monitoring protection and risk factors for nutrition-related chronic diseases (NRCD) among adolescents in Rio de Janeiro City - RJC, Brazil. In: 18th International Congress of Nutrition, 2005, Durban. Annals of the 18th International Congress of Nutrition, 2005.

  • ROTENBERG, S. ; MARCOLAN, S. B. ; DAMIÃO, J. J. ; CASTRO, I. R. R. . Grupo de trabalho SISVAN como estratégia de qualificação da atenção à saúde da criança na cidade do Rio de Janeiro. In: II Seminário Municipal de vigilância em Saúde-1a Mostra de Experiências em Serviços de Saúde, 2005, Rio de Janeiro. Resumos do II Seminário Municipal de Vigilância em Saúde, 2005.

  • ROTENBERG, S. ; MARCOLAN, S. B. ; DAMIÃO, J. J. ; DIAS, M. A. B. ; CASTRO, I. R. R. . Vigilância Nutricional de Gestantes: Estratégia de Implantação na Rede de Saúde - SMS Rio. In: II Seminário Municipal de vigilância em Saúde-1a Mostra de Experiências em Serviços de Saúde, 2005, Rio de Janeiro. Resumos do II Seminário Municipal de Vigilância em Saúde, 2005.

  • CASTRO, I. R. R. ; SILVA, M. A. V. ; CARDOSO, L. O. ; DAMIÃO, J. J. ; RITO, R. V. V. F. ; ENGSTROM, E. M. . Evolução do aleitamento materno no município do Rio de Janeiro no período de 1996 a 2003. In: II Seminário Municipal de vigilância em Saúde-1a Mostra de Experiências em Serviços de Saúde, 2005, Rio de Janeiro. Resumos do II Seminário Municipal de vigilância em Saúde, 2005.

  • CARDOSO, L. O. ; CASTRO, I. R. R. ; ENGSTROM, E. M. . Perfil dos escolares do ensino público fundamental do município do Rio de Janeiro segundo nível de escolaridade dos pais-2003. In: II Seminário Municipal de vigilância em Saúde-1a Mostra de Experiências em Serviços de Saúde, 2005, Rio de Janeiro. Resumos do II Seminário Municipal de vigilância em Saúde, 2005.

  • MALDONADO, L. A. ; AZEVEDO, A. M. F. ; OVIDIO, B. ; VENDEIRO, A. M. ; CASTRO, I. R. R. ; SOUZA, T. S. N. . Semana de Alimentação Escolar (SAE) na Rede de Ensino da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ). In: I Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Nutrição, 2005, Brasília. Resumos da I Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Nutrição, 2005.

  • CASTRO, I. R. R. ; SILVA, M. A. V. ; CARDOSO, L. O. ; DAMIÃO, J. J. ; RITO, R. V. V. F. ; ENGSTROM, E. M. . Evolução do aleitamento materno no município do Rio de Janeiro no período de 1996 a 2003. In: VII Seminário de Nutrição e Saúde Coletiva, 2005, Rio de Janeiro. Resumos do VII Seminári de Nutrição e Saúde Coletiva, 2005.

  • CASTRO, I. R. R. ; MONTEIRO, C. A. ; CARDOSO, L. O. ; ENGSTROM, E. M. ; LEVY, R. B. . Monitoramento de fatores de risco e proteção à saúde do adolescente. In: VII Seminário Nutrição e Saúde Coletiva: Tendências e Desafios, 2005, Rio de Janeiro. Resumos do VII Seminário Nutrição e Saúde Coletiva: Tendências e Desafios, 2005.

  • CASTRO, I. R. R. ; CARDOSO, L. O. ; MONTEIRO, C. A. ; ENGSTROM, E. M. . Sistema de monitoramento de fatores e atitudes de Risco e Proteção à Saúde entre adolescentes: Desenvolvimento de instrumento e dinâmica de coleta de dados. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife-PE. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2004.

  • CASTRO, I. R. R. ; ENGSTROM, E. M. ; CARDOSO, L. O. ; DEWOLF, M. ; REALEIRO, F. T. . Situação Nutricional dos alunos da rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro (MRJ), 2003. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife - PE. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2004.

  • CASTRO, I. R. R. ; ENGSTROM, E. M. ; CARDOSO, L. O. . Evolução da obesidade entre escolares do ensino fundamental do municipio do Rio de Janeiro - 1999 a 2003. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife-PE. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2004.

  • CASTRO, I. R. R. ; MONTEIRO, C. A. ; CONDE, W. L. . Novo indicador de impacto nutricional para intervenções dirigidas à população infantil. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife-PE. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2004.

  • CASTRO, I. R. R. ; FRANÇA, M. F. F. ; MALDONADO, L. A. ; AZEVEDO, A. M. F. ; SANTIAGO, T. O. ; CANINE, E. S. . O Programa de Alimentação Escolar (PAE) como estratégia de promoção da saúde na cidade do Rio de Janeiro. In: XVIII Congresso Brasileiro de Nutrição, 2004, Campo Grande. XVIII Congresso Brasileiro de Nutrição - livro de resumos, 2004. p. 264-264.

  • CASTRO, I. R. R. ; CARDOSO, L. O. ; ENGSTROM, E. M. ; MONTEIRO, C. A. . Sistema de monitoramento de fatores e atitudes de risco e proteção à saúde entre adolescentes: desenvolvimento de instrumento e de dinâmica de coleta de dados. In: XVIII Congresso Brasileiro de Nutrição, 2004, Campo Grande. XVIII Congresso Brasileiro de Nutrição, 2004. p. 290-290.

  • ROTENBERG, S. ; DIAS, M. A. B. ; DAMIÃO, J. J. ; MARCOLAN, S. B. ; ENGSTROM, E. M. ; CASTRO, I. R. R. . Vigilância nutricional de gestantes: estratégia de implantação na rede municipal de saúde do Rio de Janeiro. In: XVIII Congresso Brasileiro de Nutrição, 2004, Campo Grande. XVIII Congresso Brasileiro de Nutrição - livro de resumos, 2004. p. 377-378.

  • CASTRO, I. R. R. ; DIAS, M. A. B. ; ROTENBERG, S. ; MARCOLAN, S. B. ; DAMIÃO, J. J. . Vigilância nutricional de gestantes: estratégia de implantação na rede de saúde - SMS Rio. In: VI Seminário de Nutrição e Saúde Coletiva: tendências e desafios, 2004, Rio de Janeiro. Resumos do VI Seminário de Nutrição e Saúde Coletiva: tendências e desafios, 2004.

  • MORGADO, C. M. C. ; AZEVEDO, A. M. F. ; MALDONADO, L. A. ; CASTRO, I. R. R. . Avaliação do instrumento do Ministério da Saúde " Como está sua alimentação?" Entre adolescentes do Município do Rio de Janeiro. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003.

  • CASTRO, I. R. R. ; AZEVEDO, A. M. F. ; FRANÇA, M. F. F. ; ALBUQUERQUE, E. ; BLANCO, G. N. ; BRAGA, C. N. ; CANINE, E. S. ; MALDONADO, L. A. ; SANTIAGO, T. O. . Investindo no programa de alimentação escolar como estratégia de promoção de saúde e alimentação saudável nas escolas municipais do Rio de Janeiro. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003.

  • MARCOLAN, S. B. ; ROTENBERG, S. ; CASTRO, I. R. R. ; DAMIÃO, J. J. . Área técnica em nutrição na rede básica na SMS Rio: Investindo na qualidade da assistência. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003.

  • DAMIÃO, J. J. ; ROTENBERG, S. ; MARCOLAN, S. B. ; CASTRO, I. R. R. ; TAVARES, E. L. . O Grupo de trabalho sisvan como estratégia de qualificação da atenção á saúde da criança na cidade do Rio de Janeiro. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003.

  • CASTRO, I. R. R. ; ROTENBERG, S. ; MARCOLAN, S. B. ; SANTIAGO, T. O. ; Goulart HM . Festival Rio Saudável Gastronomia: investindo na promoção da saúde no município do Rio de Janeiro. In: V Seminário de Nutrição e Saúde Coletiva: tendências e desafios, 2003, Rio de Janeiro. Resumos do V Seminário de Nutrição e Saúde Coletiva: tendências e desafios, 2003.

  • DAMIÃO, J. J. ; ROTENBERG, S. ; MARCOLAN, S. B. ; CASTRO, I. R. R. ; SILVA, M. A. V. ; TAVARES, E. L. . O grupo de trabalho SISVAN como estratégia de qualificação da atenção à saúde da criança na cidade do Rio de Janeiro. In: III Jornada de Nutrição em Saúde Coletiva do Estado do Rio de Janeiro, 2003, Rio de Janeiro. Resumos da III Jornada de Nutrição em Saúde Coletiva do Estado do Rio de Janeiro, 2003.

  • CASTRO, I. R. R. ; ANJOS, L. A. ; ENGSTROM, E. M. ; AZEVEDO, A. M. F. ; SILVA, C. S. . Comparison of different criteia to assess overweigth and obesity in adolescent students from Rio de Janeiro. In: IX Congress on Obesity, 2002, São Paulo. IX Congress on Obesity, 2002.

  • CASTRO, I. R. R. ; ENGSTROM, E. M. ; ANJOS, L. A. ; AZEVEDO, A. M. F. ; SILVA, C. S. ; MONTEIRO, C. A. . Magnitude da anemia em alunos do ensino fundamental da rede municipal de educação da cidade do rio de janeiro, 1999.. In: XVII Congresso Brasileiro de Nutrição, 2002, Porto Alegre. XVII Congresso Brasileiro de Nutrição, 2002.

  • CASTRO, I. R. R. ; ENGSTROM, E. M. ; ANJOS, L. A. ; AZEVEDO, A. M. F. ; SILVA, C. S. ; MONTEIRO, C. A. . Magnitude da anemia em alunos do ensino fundamental da rede municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro, 1999.. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. V Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Curitiba: Revista Brasileira de Epidemiologia, 2002.

  • CARDOSO, L. O. ; CANINE, E. S. ; BLANCO, G. N. ; CASTRO, I. R. R. . Dimensionamento de manipuladores de alimentos em unidades de alimentação e nutrição- um estudo com unidades escolares da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. In: IVSeminário de Nutrição e Saúde coeltiva: tendências e desafios, 2002, Rio de Janeiro. Livro de resumos do IV Seminário de Nutrição em Saúde Coletiva: tendências e desafios, 2002.

  • GOMES, M. A. S. M. ; BRASIL, C. L. P. ; DAMIÃO, J. J. ; TAVARES, E. L. ; CASTRO, I. R. R. ; AZEVEDO, A. M. F. ; ENGSTROM, E. M. ; MONTEIRO, C. A. . Monitoramento da prevalência do aleitamento materno em menores de um ano, 1996 -2000.. In: XVII Congresso Brasileiro de Perinatologia, 2001, Florianopolis. XVII Congresso Brasileiro de Perinatologia, 2001.

  • CASTRO, I. R. R. ; GOMES, M. A. S. M. ; AZEVEDO, A. M. F. ; BRASIL, C. L. P. ; TAVARES, E. L. ; ENGSTROM, E. M. ; DAMIÃO, J. J. ; MONTEIRO, C. A. . Breast-feeding surveillance system nested in national days of vaccination: design and findings in the city of Rio de Janeiro-Brazil. In: XVII International Congress of Nutrition and Metabolism, 2001, Viena. Annals of nutrition and Metabolism, 2001. v. 45. p. 437.

  • ROTENBERG, S. ; MARCOLAN, S. B. ; CASTRO, I. R. R. ; FREIRE, M. C. . Investindo na instrumentalização dos profissionais de saúde: grupos de trabalho de integração e atualização em nutrição - Instituto de Nutrição Annes Dias(INAD) e rede básica municipal de saúde do Rio de Janeiro. In: II Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde, 2001, Brasília. II Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde, 2001.

  • CASTRO, I. R. R. ; MONTEIRO, C. A. . Avaliação do impacto do programa " Leite é Saúde" na recuperação nutricional de crianças desnutridas no município do Rio de Janeiro. In: IV Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000, Salvador. IV Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000.

  • CASTRO, I. R. R. ; ENGSTROM, E. M. ; AZEVEDO, A. M. F. ; ANJOS, L. A. ; SILVA, C. S. . Perfil Nutricional de escolares da rede pública de ensino fundamental no município do Rio de Janeiro.. In: Seminário Obesidade e Anemia em adolescentes, 2000, Salvador. Seminário Obesidade e Anemia em adolescentes, 2000.

  • CASTRO, I. R. R. . Perfil demográfico e sócio-econômico das mães de crianças desnutridas beneficiárias do Programa Leite é Saúde (PLS) no Município do Rio de Janeiro.. In: IV Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000, Salvador. IV Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000.

  • CASTRO, I. R. R. ; MONTEIRO, C. A. . The impact of a supplementary feeding program in recovering children nutritional status in Rio de Janeiro city, Brazil. In: Experimental Biology Meeting - FASEB, 2000, San Diego. Experimental Biology Meeting - FASEB, 2000.

  • CASTRO, I. R. R. ; MONTEIRO, C. A. . Avaliação da operacionalização do programa " Leite é Saúde" no Município do Rio de Janeiro. In: IV Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000, Salvador. IV Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2001.

  • CASTRO, I. R. R. . Resultados da pesquisa sobre aleitamento materno na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. In: I Encontro de Atualização em Nutrição Materno-Infantil, 1999, Rio de Janeiro. I Encontro de Atualização em Nutrição Materno-Infantil, 1999.

  • CASTRO, I. R. R. ; ENGSTROM, E. M. . Situação do aleitamento materno em municípios do Estado do Rio de Janeiro.. In: Seminário Estadual do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional., 1999, Rio de Janeiro. Seminário Estadual do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, 1999.

  • CASTRO, I. R. R. ; ENGSTROM, E. M. ; AZEVEDO, A. M. F. ; SILVA, C. S. ; ANJOS, L. A. ; MONTEIRO, C. A. . Associação entre escolaridade materna e sobrepeso e anemia em escolares do ensino fundamental do município do Rio de Janeiro. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 1999, Brasília. VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003.

  • GOMES, M. A. S. M. ; CASTRO, I. R. R. ; BRASIL, C. L. P. . Avaliação da utilização do cartão da criança nas Unidades da rede básica da SMS/RJ. In: Congresso Brasileiro de Pediatria, 1998, Rio de Janeiro. Congresso Brasileiro de Pediatria, 1998.

  • GOMES, M. A. S. M. ; CASTRO, I. R. R. ; BRASIL, C. L. P. . Diagnóstico de situação do Aleitamento Materno em campanha de vacinação: a experiência do Município do Rio de Janeiro em 1996.. In: IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1998, Rio de Janeiro. IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1998.

  • ANJOS, L. A. ; VEIGA, G. V. ; CASTRO, I. R. R. . Distribution body mass index (BMI) of Brazilian population from birth to 25 years of age, 1997.. In: XVI International Congress of Nutrition, 1997, Montreal. XVI International Congress of Nutrition, 1997.

  • PEREZ, P. M. P. ; CASTRO, Ines R. R. de ; FRANCO, A. S. ; CANELLA, D. S. . Efeito da implementação do Restaurante Universitário na alimentação de estudantes de uma universidade pública brasileira. Ciencia & Saude Coletiva , 2017.

  • CARNEIRO, L. B. V. ; CARDOSO, LETÍCIA OLIVEIRA ; CASTRO, I. R. R. ; DAMIÃO, J. J. ; MAIA, P. A. ; OLIVEIRA, J. M. ; PEREIRA, A. S. ; GOMES, F. S. ; Silva, ACF ; NEHME, M. R. M. S. . Association between food insecurity and micronutrient deficiencies in children assisted in the National Health System in Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTRO, I. R. R. ; DAMIÃO, J. J. ; CARDOSO, L. O. ; GOMES, F. S. ; PEREIRA, A. S. ; MAIA, P. A. ; OLIVEIRA, J. M. ; CARNEIRO, L. B. V. ; NEHME, M. R. M. S. ; BEZERRA, F. F. ; REIS, M. C. ; SILVA, J. P. ; NOGUEIRA NETO, J. F. ; CASTRO, V. P. P. ; Silva, ACF . Prevalence of anemia and vitamin A deficiency (VAD) in preschool children followed by the Brazilian National Health System (NHS) in the city of Rio de Janeiro, Brazil.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, J. M. ; CASTRO, I. R. R. ; OLIVEIRA, A. S. D. ; Silva, ACF ; DAMIÃO, J. J. ; AVELAR, C. O. ; NEHME, M. R. M. S. ; CARNEIRO, L. B. V. ; CARDOSO, LETÍCIA OLIVEIRA ; MAIA, P. A. ; PEREIRA, A. S. ; GOMES, F. S. . Feeding practices among children aged 6 - 23 months assisted at National Health System in the city of Rio de Janeiro, Brazil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTRO, I. R. R. ; AVELAR, C. O. ; DAMIÃO, J. J. ; CARNEIRO, L. B. V. ; Silva, ACF ; OLIVEIRA, J. M. ; MAIA, P. A. ; PEREIRA, A. S. ; CARDOSO, LETÍCIA OLIVEIRA ; OLIVEIRA, A. S. D. ; FURTADO, M. C. Q. ; GOMES, F. S. . Ultra-processed food products (UPF) consumption among children under two years of age (2y) assisted at the National Health System (NHS) in the city of Rio de Janeiro, Brazil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, A. S. ; Castro, Inês Rugani Ribeiro de ; CARDOSO, L. O. ; GOMES, F. S. ; DAMIÃO, J. J. ; OLIVEIRA, J. M. ; MAIA, P. A. ; CARNEIRO, L. B. V. ; NEHME, M. R. M. S. ; REIS, M. C. ; BEZERRA, F. F. ; NOGUEIRO NETO, J. F. ; CASTRO, V. P. P. . Validation of a method for anemia diagnosis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTRO, I. R. R. . As múltiplas dimensões das práticas alimentares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO, I. R. R. . Alimentação como prática social. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTRO, L. M. C. ; MALDONADO, L. A. ; CASTRO, I. R. R. ; CURY, M. T. F. ; FROZI, D. S. ; OLIVEIRA, J. M. ; OLIVEIRA, A. C. R. ; GÖRTZ, H. M. ; REIS, V. A. ; SILVA, B. S. ; MOTTA, K. D. D. . NÚCLEO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ESCOLAR (NUCANE) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ): UMA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANCO, A. S. ; CASTRO, I. R. R. ; WOLKOFF, D. B. . AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE AÇÕES PARA PROMOÇÃO DO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS EM UM AMBIENTE DE TRABALHO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIAS, S. C. ; CASTRO, I. R. R. ; MATTA, V. M. ; CASTRO, L. M. C. . A PROMOÇÃO DO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS NO AMBIENTE ESCOLAR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PASSOS, M. D. ; CASTRO, I. R. R. ; LEVY, R. B. ; CARDOSO, L. O. ; SARDINHA, L. M. V. ; TAVARES, L. F. ; DUTRA, S. C. P. ; MARTINS, A. . IMAGEM CORPORAL, ESTADO NUTRICIONAL E COMPORTAMENTO COM RELAÇÃO AO PESO ENTRE ADOLESCENTES BRASILEIROS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, A. B. ; CARDOSO, B. F. ; MORAIS, L. C. ; LIMA, T. ; CASTRO, I. R. R. ; FROZI, D. S. ; SANTOS, C. R. B. ; CURIONI, C. C. ; SILVA, C. V. C. . INTERNATO DE NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (INSC) NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS ? RJ: ATUAÇÃO EM CENTROS CRECHES DE APOIO À INFÂNCIA CAXIENSE (CCAIC) COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO E SAÚDE COLETIVA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTRO, I. R. R. ; MALDONADO, L. A. ; CASTRO, L. M. C. ; CURY, M. T. F. ; OLIVEIRA, J. M. ; COSTA, R. R. S. ; FROZI, D. S. . Qualification of actions to promote healthy esating by the National School Feeding Program in the cities of Rio de Janeiro state, Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTRO, I. R. R. . Qualificação das ações de alimentação e nutrição na rede pública de ensino básico dos municípios do estado do Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MALDONADO, L. A. ; CASTRO, I. R. R. ; CASTRO, L. M. C. ; OLIVEIRA, J. M. ; FROZI, D. S. ; MOTTA, K. D. D. . Articulação entre ensino, pesquisa e extensão universitária para a qualificação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no estado do Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTRO, I. R. R. . World Nutrition Rio2012: marcos do congresso, perspectivas e desafios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASSOS, M. D. ; GUGELMIN, S. A. ; CASTRO, I. R. R. . Representaciones sociales y imagen corporal: un estudio con adolescentes de la ciudad de Rio de Janeiro, Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, S. P. ; FARIAS, S. C. ; GOES, H. ; CASTRO, F. T. ; FRANCO, A. S. ; GOMES, F. S. ; TABAI, K. C. ; WOLKOFF, D. B. ; COUTO, S. G. ; CASTRO, I. R. R. ; CASTRO, L. M. C. ; MONTEIRO, R. P. ; PENHA, E. M. ; SILVA, S. ; ROCHA, J. ; MENDES, L. ; MATTA, V. M. . Strategy for a local intervention aiming the promotion of fruit and vegetables consuption. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORGADO, C. M. C. ; BORNAND, B. ; CASTRO, I. R. R. ; SILVA, C. V. C. ; SANTOS, C. R. B. ; BIONI, G. . Área técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) e Internato de Nutrição em Saúde Coletiva (INSC): parceria no desenvolvimento das ações de alimentação e nutrição no município de Mesquita/ RJ. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FARIAS, S. C. ; CASTRO, L. M. C. ; CASTRO, I. R. R. ; LEAL, C. M. ; SILVA, L. ; OLIVEIRA, S. P. ; MATTA, V. M. . Aceitação e consumo de frutas e hortaliças do Programa de Alimentação Escolar por crianças de 6 a 10 anos de idade no município do Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTRO, I. R. R. ; AZEVEDO, A. M. F. ; TAVARES, E. L. ; CANINE, E. S. ; DAMIÃO, J. J. ; CASTRO, L. M. C. ; MALDONADO, L. A. ; ROTENBERG, S. ; GUGELMIN, S. A. ; SOUZA, T. S. N. ; MARCOLAN, S. B. . Formação de Multiplicadores para a Promoção da Alimentação Saudável (PAS) na Cidade do Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTRO, I. R. R. . Culinária, Saúde e Prazer: inovações metodológicas na promoção da alimentação saudável. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO, I. R. R. . Promoção da alimentação saudável em nível local. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO, I. R. R. . O cuidado em saúde. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTRO, I. R. R. . Promoção do Conusmo de Frutas, Legumes e Verduras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO, I. R. R. . Debate sobre estratégias de controle da anemia ferropriva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTRO, I. R. R. . Cinco al día en Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO, I. R. R. ; SOUZA, T. S. N. ; AZEVEDO, A. M. F. ; DAMIÃO, J. J. ; CANINE, E. S. ; GUGELMIN, S. A. ; MALDONADO, L. A. ; MARCOLAN, S. B. ; PINHEIRO, A. B. V. ; ROTENBERG, S. . Delineamento e experimentação de metodologia educativa dirigida à promoção de práticas alimentares saudáveis: projeto Culinária, Saúde e Prazer. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO, I. R. R. . Estratégia de Promoção de Vida Saudável. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO, I. R. R. . Estratégia de Promoção de Alimentação Saudável no Espaço Escolar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO, I. R. R. . A escola na promoção da alimentação e de modos de vida saudáveis. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO, I. R. R. . Promoción de dietas saludables y actividad física. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, R. I. ; CASTRO, I. R. R. ; CARDOSO, L. O. ; TAVARES, L. F. ; ENGSTROM, E. M. ; PASSOS, M. D. ; DUTRA, S. C. P. ; CARNEIRO, A. ; OLIVEIRA, S. ; CARVALHO, M. ; CARIDADE, M. ; CAETANO, S. C. ; GAUDENZI, P. ; BRANCO, V. M. C. ; SILVA, C. S. ; HASSELMAN, M. H. . Monitoramento da Saúde Escolar 2007. Rio de Janeiro: SMSDC, 2011 (Publicação para divulgação dos dados da pesquisa).

  • MALTA, D. C. ; CASTRO, I. R. R. ; SARDINHA, L. M. V. ; BARRETO, S. M. ; LEVY, R. B. . Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar- 2009. Rio de Janeiro 2009 (Publicação para divulgação dos dados da pesquisa).

  • CASTRO, I. R. R. ; MALDONADO, L. A. ; SOUZA, T. S. N. ; AZEVEDO, A. M. F. . Promoção do Consumo de Frutas, Legumes e Verduras: o Programa 2005 (Cartilha educativa).

  • CASTRO, I. R. R. ; MALDONADO, L. A. ; SOUZA, T. S. N. ; AZEVEDO, A. M. F. . Semana de Alimentação Escolar - 2005: frutas, legumes e verduras pelo menos cinco porções ao dia 2005 (Cartilha educativa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MONTEIRO, C. A. ; CASTRO, I. R. R. . Alimentos, indústria, publicidade e saúde. 2009. (Textos publicado em jornal institucional).

CASTRO, I. R. R. ; DAMIÃO, J. J. . Promoção da alimentação saudável. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. P. ; CASTRO, I. R. R. ; GOMES, F. S. ; MONTEIRO, R. P. . Promoção do consumo de frutas, legumes e verduras junto a comuidades atendidas pelo Programa Saúde da Família (PSF) e Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS): diagnóstico inicial. 2008. (Série Documentos).

CASTRO, I. R. R. . Grupo Técnico de apoio à realização do inquérito de fatores de risco e proteção à saúde de adolescentes. 2005. (Grupo Técnico de assessoria ao Ministério da Saúde).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Efetividade de uma intervenção em alimentação complementar sobre a conduta dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e sobre as práticas alimentares e o crescimento de crianças menores de um ano ? fase 3, Descrição: Estudos nacionais indicam alta prevalência de desmame precoce e introdução inoportuna e inadequada de alimentos complementares. As respostas em termos de políticas públicas são ainda incipientes no tocante à promoção da AC saudável. Além disso, são raros e insuficientes os estudos sobre modelos e estratégias de promoção da AC saudável e seus impactos nas mudanças das práticas alimentares e no crescimento das crianças em seu primeiro ano de vida.Diante desse cenário, o presente projeto tem como objetivo avaliar a efetividade de uma intervenção em AC sobre a conduta dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e sobre as práticas alimentares e o crescimento de crianças menores de um ano atendidas na rede municipal de saúde do Rio de Janeiro.Trata-se da fase 3 de um estudo de intervenção do tipo comunitário randomizado controlado em que serão estudados profissionais das UBS da ESF (médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde- ACS) e crianças entre quatro e doze meses de idade atendidas nessas unidades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Inês Rugani Ribeiro de Castro - Coordenador / Elda Lima Tavares - Integrante / Sheila Rotenberg - Integrante / Jorginete de Jesus Damião Trevisani - Integrante / Gabriela Bioni e Silva - Integrante / Juliana Martins Oliveira - Integrante / Sílvia Cristina Farias - Integrante / Rosane Valéria Viana Fonseca Rito - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2013 - Atual

    Anemia e deficiência de vitamina A em pré-escolares: magnitude em uma grande metrópole e validação de métodos diagnósticos, Descrição: A prevenção e o controle da anemia e da deficiência de vitamina A (DVA) em crianças seguem sendo uma prioridade na agenda das políticas públicas de saúde. A estratégia recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para controle desses agravos é centrada na suplementação com micronutrientes em realidades onde sua prevalência em pré-escolares ultrapasse 20%. A despeito das controvérsias sobre a adequação desse tipo de estratégia, o Ministério da Saúde (MS) adotou a suplementação universal com micronutrientes (tanto ferro quanto vitamina A) como estratégia central para o controle da DVA e da anemia e tem investido em sua implementação na rede pública de saúde de nosso país. Um ponto chave para esta implementação é a estimativa adequada da magnitude desses dois agravos nas diferentes realidades do território nacional. O fato de, no primeiro estudo de abrangência nacional sobre esses dois agravos, a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde ? PNDS, realizada em 2006, os procedimentos adotados (punção capilar do sangue e seu armazenamento em gota seca) não terem sido validados para crianças e, também, o fato de as prevalências obtidas para anemia serem bastante inferiores às observadas em estudos de menor abrangência realizados em diferentes localidades têm gerado polêmicas entre pesquisadores e entre gestores de saúde. Entre os primeiros, há o questionamento sobre a acurácia e a precisão das estimativas obtidas. Entre os últimos, questiona-se o quão confiáveis são essas estimativas para, de fato, subsidiarem a implementação e/ou o redirecionamento de ações de controle da anemia e da DVA em crianças, principalmente aquelas que envolvem suplementação com micronutrientes. É nesse contexto que surge a proposta do presente estudo. Os questionamentos apresentados acima, o fato de as estimativas produzidas pela PNDS-2006 não serem desagregáveis para o nível municipal e a possibilidade de o cenário epidemiológico identificado pela PNDS-2006 ter se modificado nos últimos sete anos, dada a ampliação da cobertura do Programa Bolsa Família e da Estratégia de Saúde da Família, levaram a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) a decidir por realizar um estudo para estimar a magnitude das prevalências de anemia e de DVA em pré-escolares antes de implementar novas medidas de controle desses agravos. Para isso, foi estabelecida uma parceria deste órgão com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Saúde Pública e o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Como produto adicional do estudo, o grupo de pesquisadores identificou como oportuna a possibilidade de serem nele aninhados estudos de validação dos métodos de coleta de sangue e dosagem de hemoglobina e retinol séricos que vêm sendo usados em inquéritos sobre anemia e DVA no Brasil. Como resultado, foi concebido o presente projeto, que tem como objetivos estimar a magnitude de anemia e DVA em pré-escolares usuários do SUS na cidade do Rio de Janeiro e estimar a validade de três métodos para diagnóstico desses agravos em crianças. O presente projeto está estruturado em duas vertentes. A primeira consiste no estudo de prevalência de anemia e DVA em pré-escolares usuários do SUS na cidade do Rio de Janeiro. A segunda consiste no estudo da validade de métodos de diagnóstico de anemia (Hemcoue e gota seca) e deficiência de vitamina A (gota seca) em pré-escolares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Inês Rugani Ribeiro de Castro - Coordenador / Jorginete de Jesus Damião Trevisani - Integrante / Fabio da Silva Gomes - Integrante / Flavia Fioruci Bezerra - Integrante / Michelle Delboni dos Passos - Integrante / Juliana Martins Oliveira - Integrante / Letícia de Oliveira Cardoso - Integrante / Andréia Ferreira de Oliveira - Integrante / Renata Brum Martucci - Integrante / Marta Citelli dos Reis - Integrante / Juliana Paulo e Silva - Integrante / Patricia Afonso Maia - Integrante / Alessandra da Silva Pereira - Integrante / Vânia Penha Pinto Castro - Integrante / José Firmino Nogueira Neto - Integrante / Letícia Barroso Vertulli Carneiro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2013 - Atual

    Práticas alimentares de crianças menores de cinco anos usuárias do Sistema Único de Saúde da cidade do Rio de Janeiro: perfil, associação com excesso de peso e validação de método, Descrição: É inegável a centralidade da promoção da alimentação saudável para crianças menores de cinco anos de idade (<5a) na agenda da saúde coletiva. São ainda incipientes em nosso País políticas públicas voltadas à alimentação de crianças nessa fase da vida. Estudos realizados até o momento apontam perfil inadequado de alimentação neste grupo populacional, mas enfocam somente alguns dos aspectos centrais dessas práticas, não oferecendo abordagens mais abrangentes sobre o padrão alimentar deste grupo etário que, inclusive, utilizem a nova classificação de alimentos baseada no grau e propósito do seu processamento, recentemente adotada pelo Ministério da Saúde. Além disso, os instrumentos e indicadores de monitoramento dessas práticas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) carecem de validação. Objetivos: 1. Analisar o perfil alimentar de pré-escolares usuários do SUS na cidade do Rio de Janeiro; 2. Estimar o consumo de alimentos ultraprocessados (AUP) pelos pré-escolares; 3. Estimar a associação do consumo de AUP com excesso de peso entre os pré-escolares; 4. Descrever os AUP consumidos pelo grupo estudado. 5. Estimar a validade de indicadores de consumo alimentar para crianças <5a que compõem o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do SUS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Inês Rugani Ribeiro de Castro - Coordenador / Jorginete de Jesus Damião Trevisani - Integrante / Fabio da Silva Gomes - Integrante / Juliana Martins Oliveira - Integrante / Letícia de Oliveira Cardoso - Integrante / Patricia Afonso Maia - Integrante / Alessandra da Silva Pereira - Integrante / Letícia Barroso Vertulli Carneiro - Integrante / Alessandra Silva Dias de Oliveira - Integrante / Ana Carolina Feldenheimer da Silva - Integrante / Maria Cecília Quiben Furtado - Integrante.Número de orientações: 6

  • 2013 - Atual

    Obesidade: determinantes sociais, mecanismos bioquímicos e moleculares e manejo alimentar para o seu controle, Descrição: A obesidade é hoje uma epidemia tanto em âmbito mundial quanto nacional e figura como prioridade na agenda das políticas públicas. Adotando a obesidade como um tema transversal, o presente projeto está estruturado em quatro vertentes. (a) Determinantes e tendência do excesso de peso na população infantil brasileira no período de 1986 a 2006: estudo transversal de séries temporais que utilizará dados sobre estado nutricional de crianças menores de cinco anos de idade de quatro edições da Pesquisa Nacional em Demografia e Saúde (PNDS) (1986, 1991, 1996 e 2006). (b) Relação da distribuição de gordura corporal com a concentração plasmática de leptina e adiponectina como marcadores de risco metabólico: identificação do sítio adiposo relacionado com a concentração plasmática de indicadores de risco metabólico e avaliação da utilização das razões leptina/adiponectina e adiponectina/leptina como preditores de risco metabólico. Para isso, serão analisadas amostras de sangue de 500 indivíduos estudados na onda 2011/2012 do estudo de coorte PROSAUDE/UERJ. (c) Potencial do óleo de chia (Salvia hispanica) em minimizar os agravos ocasionados pela obesidade: estudo conduzido por meio de modelo experimental no qual serão utilizados camundongos C57Bl/6 machos divididos em quatro grupos que receberão diferentes dietas, duas delas com óleo de chia. As análises de interesse serão realizadas em amostras de sangue dos animais. (d) Estratégia inovadora de manejo alimentar da obesidade e dos agravos dela decorrentes: estudo de intervenção do tipo antes e depois com grupo controle histórico. Serão estudadas 100 crianças de 6 a 10 anos de idade atendidas nos ambulatórios da Policlínica Piquet Carneiro que apresentem excesso de peso e glicemia de jejum até 125 mg/dL. A intervenção contemplará consultas individualizadas e atividades de grupo com as crianças e seus familiares, tendo a culinária como eixo estruturante.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (2) . , Integrantes: Inês Rugani Ribeiro de Castro - Coordenador / Luciana Azevedo Maldonado - Integrante / Magna Maria Cottini Fonseca Passos - Integrante / Flavia Fioruci Bezerra - Integrante / Josely Correa Koury - Integrante / Cintia Chaves Curioni - Integrante / Adriana Paulino do Nascimento - Integrante / Cristiano Siqueira Boccolini - Integrante / Flávia dos Santos Barbosa Brito - Integrante / Julio Beltrame Daleprane - Integrante / Lilia Zago - Integrante.Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2013 - Atual

    A epidemia da obesidade, além do balanço energético: fatores contextuais e evidências longitudinais no Rio de Janeiro, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eduardo Faerstein em 29/04/2016., Descrição: Não há evidencias de resultados efetivos, em populações, de ações educativas que visem garantir balanço energético em padrões ideais. A pandemia de obesidade segue seu curso explosivo, permitindo vislumbrar uma reversão das tendências declinantes das doenças cardiovasculares. Outros fatores causais da obesidade vêm sendo postulados, mas ainda à margem das concepções predominantes. O presente projeto visa investigar alguns "determinantes dos determinantes", ampliando a vertente de estudos sobre o ambiente construído (built environment), constructo multidimensional sobre as condições contextuais que podem tornar-se "obesogênicas". Essa vertente é praticamente inexistente no Brasil, e possíveis especificidades associadas a nossa geografia, história e cultura aguardam exploração empírica adequada. Neste projeto, de 24 meses de duração, serão estudadas associações transversais e longitudinais entre atividade física de lazer, padrões alimentares, e aspectos da obesidade, com base em dados individuais de cerca de 3 mil residentes no município do Rio de Janeiro, participantes de 4 fases do Estudo Pró-Saúde no período 1999-2013. Além disso, endereços residenciais do período serão georreferenciados e geoprocessados, permitindo que aspectos socioeconômicos e sócio-ambientais do contexto urbano carioca sejam explorados em modelos estatisticos multinível, em suas relações com aqueles padrões individuais e nos diversos estratos de geração, cor, gênero e posição socioeconômica. A equipe proponente reúne epidemiologistas, nutricionistas e bioestatísticos da UERJ, UFRJ e Fiocruz. Colaborações em curso com equipes da U. Califórnia e do I. Pereira Passos (Prefeitura RJ), aumentarão as oportunidades para novos contingentes de estudantes, que participarão dos esforços de conclusão da fase 4 do projeto, somando-se assim aos 91 bolsistas de Iniciação Cientifica e 64 pós-graduandos que participaram de nossas atividades de pesquisa no período 1998-2012.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2013 - Atual

    Relações entre insuficiência de vitamina D e obesidade: causa, consequência ou ambas?, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eduardo Faerstein em 29/04/2016., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2012 - Atual

    Extensão universitária no Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: história e reflexões, Descrição: Reconstrução histórica das práticas de extensão universitária desenvolvida no Instituto de Nutrição da UERJ, no período de 1975 a 2012, e suas perspectivas para o futuro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Inês Rugani Ribeiro de Castro - Coordenador / Luciana Maria Cerqueira Castro - Integrante / Maria Thereza Furtado Cury - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2011 - Atual

    Ambiente alimentar: contribuições teórico-metodológicas e análise de associação com desfechos em saúde., Descrição: Desenvolvimento de estudos sobre ambiente alimentar comunitário e organizacional (foco em universidades e serviços nelas oferecidos e em hospitais). Ênfase em temáticas teórico-metodológicas e em análise de associação com desfechos de saúde. Atualmente, estão sendo desenvolvidas seis diferentes vertentes com os seguintes objetivos: - Investigar a influência dos ambientes alimentares sobre o perfil nutricional de adultos brasileiros - Desenvolver referencial teórico, instrumentos e métodos para caracterização e análise de ambientes alimentares universitários - Caracterização de ambiente alimentar universitário e de sua dinâmica no tempo - Avaliar o impacto da implementação de Restaurante Universitário (RU) na alimentação de estudantes de uma universidade pública do Rio de Janeiro - Conhecer o ambiente alimentar dos hospitais da rede pública municipal de saúde do Rio de Janeiro, RJ - Desenvolver um conjunto de indicadores de avaliação das dimensões de gestão da Unidade de Alimentação e Nutrição alinhados à promoção da alimentação adequada e saudável, tendo como parâmetro a normatização das políticas públicas de alimentação e nutrição. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Inês Rugani Ribeiro de Castro - Coordenador / Amanda da Silva Franco - Integrante / Letícia de Oliveira Cardoso - Integrante / Daniel Henrique Bandoni - Integrante / Patrícia Maria Périco Perez - Integrante / Daniela Silva Canella - Integrante / Aline Araújo Nobre - Integrante / Odaleia Barbosa de Aguiar - Integrante.Número de orientações: 6

  • 2010 - 2014

    Validação do questionário da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar: atividade física, consumo e comportamento alimentar 2012-2014, Descrição: Introdução. Organismos internacionais recomendam a implantação e manutenção de sistemas de monitoramento de fatores de risco à saúde de adolescentes. No Brasil, o município do Rio de Janeiro foi pioneiro na criação de um sistema de vigilância de fatores de risco e proteção à saúde de adolescentes. A experiência cariocasubsidiou, junto com outros estudos nacionais e experiências internacionais, o delineamento e a realização da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE). A PeNSE possui perspectiva de ser repetida regularmente e servirá de fonte de dados para o sistema brasileiro de vigilância de fatores de risco e proteção à saúde de adolescentes. A primeira edição da PeNSE aconteceu em 2009 em escolas públicas e privadas de todas as capitais brasileiras, conduzida pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE com o apoio de um Grupo Técnico composto por representantes de diversas instituições, entre elas a Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade de São Paulo e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, cujos pesquisadores compõem a equipe responsável pela realização do presente projeto. Os instrumentos utilizados nos sistemas de vigilância visam a fornecer informações relevantes para construção de indicadores que avaliem fatores de riscos prioritários para saúde. A validade do instrumento utilizado nos inquéritos realizados por um sistema de monitoramento é um aspecto crucial. Tendo em vista a perspectiva de realização novas edições da PeNSE, justifica-se a necessidade de realização de um estudo de validade do questionário que será utilizado nessas edições. Objetivo. Validar os módulos de consumo alimentar (que inclui comportamento alimentar) e de atividade física do questionário da PeNSE. Método. Primeiramente, o questionário utilizado em 2009 será reformulado com base em revisão da literatura e na experiência acumulada pela equipe responsável pela realização do presente estudo na análise do banco de dados gerado na primeira edição da PeNSE. O estudo de validação será realizado com 250 escolares do o 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas e privadas do município do Rio de Janeiro. A primeira etapa da coleta de dados consistirá na realização de visita às escolas para preenchimento, em microcomputador de mão (Personal Digital Assistant ? PDA), do questionário avaliado (método teste). A segunda etapa consistirá em contato telefônico em três dias alternados, sendo dois dias durante a semana e um dia de final de semana, para preenchimento do recordatório de 24 horas (R-24h) (padrão-ouro). O estudo de validade consistirá em comparar os resultados obtidos no questionário da PeNSE com os obtidos nos três R-24h em relação à proporção de indivíduos expostos ao fator em estudo (alimentação e atividade física) e o grau de acerto do questionário da PeNSE na classificação individual do verdadeiro status de exposição determinado pelo padrão-ouro, sendo calculadas a sensibilidade e a especificidade do questionário da PeNSE. Adicionalmente, com base nos três R-24h, será estimada para cada indivíduo a frequência semanal de consumo (dias por semana) e o número diário médio e mediano de minutos despendidos na prática de atividade física. Para isso, os valores obtidos nos recordatórios referentes a dias de semana serão multiplicados por 2,5 e os obtidos naquele referente ao dia de fim de semana serão multiplicados por 2,0. Em seguida será calculada, por interpolação, a mediana da frequência semanal de consumo e de atividade física entre indivíduos classificados pelo questionário da PeNSE como, alternativamente, expostos e não expostos à frequência crítica de consumo e atividade física. O significado estatístico das diferenças entre os dois grupos será avaliado empregando-se o teste da diferença entre medianas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Inês Rugani Ribeiro de Castro - Coordenador / Renata Bertazzi Levy - Integrante / Michelle Delboni dos Passos - Integrante / Letícia Ferreira Tavares - Integrante / Rafael Moreira Claro - Integrante / Letícia de Oliveira Cardoso - Integrante / Carla Fernandez dos Santos - Integrante / Andréia Ferreira de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2

  • 2010 - Atual

    Efetividade de uma intervenção em alimentação complementar sobre a conduta dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e sobre as práticas alimentares e o crescimento de crianças menores de um ano - fases 1 e 2, Descrição: Estudos nacionais indicam alta prevalência de desmame precoce e introdução inoportuna e inadequada de alimentos complementares. As respostas em termos de políticas públicas são ainda incipientes no tocante à promoção da AC saudável. Além disso, são raros e insuficientes os estudos sobre modelos e estratégias de promoção da AC saudável e seus impactos nas mudanças das práticas alimentares e no crescimento das crianças em seu primeiro ano de vida.Diante desse cenário, o presente projeto tem como objetivo avaliar a efetividade de uma intervenção em AC sobre a conduta dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e sobre as práticas alimentares e o crescimento de crianças menores de um ano atendidas na rede municipal de saúde do Rio de Janeiro.Trata-se das fases 1 e 2 de um estudo de intervenção do tipo comunitário randomizado controlado em que serão estudados profissionais das UBS da ESF (médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde- ACS) e crianças entre quatro e doze meses de idade atendidas nessas unidades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (0) Doutorado: (1) . , Integrantes: Inês Rugani Ribeiro de Castro - Coordenador / Elda Lima Tavares - Integrante / Sheila Rotenberg - Integrante / Jorginete de Jesus Damião Trevisani - Integrante / Gabriela Bioni e Silva - Integrante / Juliana Martins Oliveira - Integrante / Sílvia Cristina Farias - Integrante / Rosane Valéria Viana Fonseca Rito - Integrante / Geila Cerqueira Felipe - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2007 - 2014

    Desenvolvimento de indicadores de avaliação do Programa de Alimentação Escolar, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Inês Rugani Ribeiro de Castro - Coordenador / Patrícia Constante Jaime - Integrante / Michelle Delboni dos Passos - Integrante / Camila Maranha Paes de Carvalho - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2007 - Atual

    Construção de uma estratégia de intervenção em nível local para promoção do consumo de frutas e hortaliças, Descrição: Frutas e hortaliças (F&H) são importantes componentes de uma alimentação saudável e o consumo de quantidades adequadas desses alimentos tem sido associado à prevenção de doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer. Por isso, recomenda-se que seu consumo seja de, pelo menos, 400g por dia, o que equivale a cerca de 7% do valor calórico da dieta. Entretanto, o consumo de F&H tem sido baixo na maioria dos países do mundo, estando entre os primeiros dez fatores de risco que mais causam mortes e doenças no mundo. No Brasil, por exemplo, o consumo de F&H corresponde a menos da metade das recomendações nutricionais, sendo ainda mais deficiente entre as famílias de baixa renda. Estudos mostram que as intervenções em escolas, ambientes de trabalho, locais de compra e comunidades podem ser efetivos para mudanças no consumo de F&H. Entretanto, a literatura é escassa quanto a estudos de avaliação que enofquem estratégias de base comunitária e que incorporem a perspectiva de integração e territorialização de ações e que visam modificar diferentes determinantes do baixo consumo de F&H. Esse projeto tem por objetivo delinear, experimentar e avaliar o impacto de estratégia de promoção do consumo de frutas e hortaliças (F&H), junto a famílias acompanhadas pela Estratégia de Saúde da Família, professores e alunos, locais de venda de frutas e hortaliças e empresas localizadas em três áreas de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Inês Rugani Ribeiro de Castro - Integrante / Luciana Maria Cerqueira Castro - Integrante / Fabio da Silva Gomes - Integrante / Silvana Pedroso de Oliveira - Coordenador / André Yves Cribb - Integrante / Rodrigo Paranhos Monteiro - Integrante / Virgínia Martins da Matta - Integrante / Edmar das Mercês Penha - Integrante / Kátia Cilene Tabai - Integrante / Michelle Delboni dos Passos - Integrante / Sílvia Cristina Farias - Integrante / Caroline Moreira Leal - Integrante / Fernanda Travassos de Castro - Integrante / Amanda da Silva Franco - Integrante / Daisy Blumenberg Wolkoff - Integrante.Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / Embrapa- Agroindústria de Alimentos - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2006 - 2012

    Monitoramento da situação nutricional de escolares da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro - Fase 2, Descrição: Continuidade das seguintes análises, iniciadas no projeto ?Monitoramento da situação nutricional de escolares da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro - Fase 1?: 1. Tendências temporais de agravos nutricionais de alunos de educação infantil a 8ª série do ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro. 2. Associação entre estes agravos e nível socioeconômico da família.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Inês Rugani Ribeiro de Castro - Coordenador / Elyne Montenegro Engstrom - Integrante / Luiz Antonio dos Anjos - Integrante / Letícia de Oliveira Cardoso - Integrante / Mauricio Teixeira Leite de Vasconcellos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2009

    Culinária, Saúde e Prazer - Etapa II, Descrição: Inúmeras ações de promoção da alimentação saudável têm sido desenvolvidas em nosso país ao longo dos anos com diferentes recortes metodológicos. Nelas, é recorrente observar que o foco central tem sido a difusão de informação sobre os benefícios de determinados alimentos e nutrientes e os malefícios de outros. No campo da formação dos profissionais responsáveis por essas atividades, as estratégias tradicionalmente utilizadas são desenvolvidas, muitas vezes, de forma fragmentada e desarticulada da realidade local, não resultando em ações de fato transformadoras. A avaliação de iniciativas desenvolvidas nos últimos dez anos na cidade do Rio de Janeiro apontou para a necessidade do desenvolvimento de estratégias que abordassem de forma integrada conteúdo informativo e atividades de motivação e de desenvolvimento de habilidades voltadas para a prática alimentar saudável no cotidiano, com ênfase na culinária. Apontou, também, para a necessidade da utilização de metodologias que resgatassem a dimensão lúdica do aprender e privilegiassem a realidade e a cultura dos sujeitos envolvidos na atividade, a problematização dos temas de interesse, a construção coletiva do conhecimento e a vivência de experiências que contribuíssem para a ampliação e reformulação de conceitos e práticas e para desenvolvimento de habilidades já identificadas como fundamentais para a promoção da saúde Objetivo da etapa: desenvolver metodologia para formação de multiplicadores nas áreas de saúde e de educação para a promoção da alimentação saudável, adotando a culinária com eixo estruturante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Inês Rugani Ribeiro de Castro - Coordenador / Elda Lima Tavares - Integrante / Ana Maria Ferreira Azevedo - Integrante / Luciana Azevedo Maldonado - Integrante / Sheila Rotenberg - Integrante / Jorginete de Jesus Damião Trevisani - Integrante / Thais Salema Nogueira de Souza - Integrante / Suzete Borges Marcolan - Integrante / Silvia Angela Gugelmin - Integrante / Luciana Maria Cerqueira Castro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2009

    Avaliação da efetividade da suplementação diária e da semanal com sulfato ferroso na prevenção da anemia por carência de ferro em crianças com idade inferior a um ano, Descrição: A anemia ferropriva (AF) é a carência nutricional de maior magnitude mundial, com sérias repercussões na saúde principalmente de crianças e gestantes. No Brasil, entre crianças menores de dois anos, estudos indicam que são altas e cada vez maiores as prevalências deste agravo. Embora ensaios clínicos já tenham evidenciado a eficácia da suplementação com ferro na prevenção deste agravo, não se conhece suficientemente a efetividade deste procedimento na prevenção da AF entre crianças pequenas. Atualmente, têm sido propostos dois esquemas se suplementação: um com doses diárias e outro com doses semanais de sal de ferro. Até o momento, não existem estudos que comparem a efetividade destas duas alternativas em uma mesma população. Objetivos 1. Desenvolver intervenção de prevenção da anemia ferropriva em crianças menores de um ano que envolva: elaboração de produto de melhor aceitação pelas crianças do que o usado na rotina dos serviços públicos de saúde, disponibilização de material de comunicação e de educação sobre anemia e sua prevenção no início da vida. 2. Comparar a efetividade da suplementação diária com sulfato ferroso com a da suplementação semanal na prevenção da anemia por carência de ferro em crianças com idade inferior a um ano. 3. Comparar a efetividade dos dois esquemas de suplementação profilática acima mencionados com um grupo controle comparável ao grupo intervenção selecionado na rotina de unidades básicas da rede municipal de saúde do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Inês Rugani Ribeiro de Castro - Coordenador / Elyne Montenegro Engstrom - Integrante / Margareth Crisostomo Portela - Integrante / Carlos Augusto Monteiro - Integrante / Letícia de Oliveira Cardoso - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2004 - 2006

    Culinária, Saúde e Prazer - Etapa I, Descrição: Inúmeras ações de promoção da alimentação saudável têm sido desenvolvidas em nosso país ao longo dos anos com diferentes recortes metodológicos. Nelas, é recorrente observar que o foco central tem sido a difusão de informação sobre os benefícios de determinados alimentos e nutrientes e os malefícios de outros. No campo da formação dos profissionais responsáveis por essas atividades, as estratégias tradicionalmente utilizadas são desenvolvidas, muitas vezes, de forma fragmentada e desarticulada da realidade local, não resultando em ações de fato transformadoras. A avaliação de iniciativas desenvolvidas nos últimos dez anos na cidade do Rio de Janeiro apontou para a necessidade do desenvolvimento de estratégias que abordassem de forma integrada conteúdo informativo e atividades de motivação e de desenvolvimento de habilidades voltadas para a prática alimentar saudável no cotidiano, com ênfase na culinária. Apontou, também, para a necessidade da utilização de metodologias que resgatassem a dimensão lúdica do aprender e privilegiassem a realidade e a cultura dos sujeitos envolvidos na atividade, a problematização dos temas de interesse, a construção coletiva do conhecimento e a vivência de experiências que contribuíssem para a ampliação e reformulação de conceitos e práticas e para desenvolvimento de habilidades já identificadas como fundamentais para a promoção da saúde Objetivo da etapa: delinear e experimentar metodologia educativa de promoção da alimentação saudável, com ênfase no desenvolvimento de habilidades que ampliem a autonomia e o senso crítico de profissionais da rede básica de saúde (incluindo equipes da Estratégia Saúde da Família), professores do primeiro segmento do ensino fundamental da rede pública de ensino, merendeiras da rede pública de ensino e adolescentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Inês Rugani Ribeiro de Castro - Coordenador / Elda Lima Tavares - Integrante / Ana Maria Ferreira Azevedo - Integrante / Luciana Azevedo Maldonado - Integrante / Sheila Rotenberg - Integrante / Jorginete de Jesus Damião Trevisani - Integrante / Thais Salema Nogueira de Souza - Integrante / Suzete Borges Marcolan - Integrante / Silvia Angela Gugelmin - Integrante / Luciana Maria Cerqueira Castro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2005

    Associação entre amamentação no primeiro ano de vida e obesidade na infância e adolescência, Descrição: O excesso de peso em crianças e adolescentes tem aumentado em vários países, inclusive no Brasil. Além de se associar ao risco de obesidade na vida adulta, a obesidade em crianças e adolescentes acarreta problemas psicológicos, cardiovasculares, respiratórios, hormonais e sociais. Vários fatores contribuem para o excesso de peso na infância e adolescência, dentre eles destacam-se a presença de sobrepeso e obesidade nos pais, a ingestão excessiva de calorias e o sedentarismo. Nos últimos anos, o tem sido estudada a associação entre aleitamento materno e excesso de peso em crianças. Os achados disponíveis na literatura internacional são controversos: enquanto alguns estudos apontaram que o aleitamento materno protege contra a obesidade na infância, inclusive com efeito dose-dependente, outros não encontraram nenhuma associação entre esses dois eventos. Até o momento, são muito poucos os estudos que investigaram este tema em crianças brasileiras. Objetivo: analisar a associação entre amamentação no primeiro ano de vida e obesidade na infância e adolescência entre alunos do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2003 - 2011

    Monitoramento de fatores de risco e proteção à saúde entre adolescentes, Descrição: É amplamente conhecida a associação entre condições e modos de vida e a ocorrência de doenças e agravos não transmissíveis, hoje extremamente relevantes no cenário epidemiológico mundial. O período da adolescência é crítico para a promoção da saúde e prevenção dos fatores de riscos e agravos uma vez que, nessa fase, se consolidam hábitos e valores que tendem a permanecer ao longo da vida. Além disso, determinados fatores que se manifestam nesse período tendem a perdurar na vida adulta. Um componente fundamental para o norteamento de políticas mais efetivas bem como para sua avaliação é o conhecimento sobre a magnitude, a distribuição e a tendência temporal de fatores de risco e proteção à saúde nas populações para as quais essas políticas são dirigidas. Nesta perspectiva, os adolescentes merecem particular atenção não só por estarem em uma fase da vida crucial para a constituição de hábitos e valores, mas também pelo fato de não se ter disponível informação coletiva sistemática sobre atitudes e fatores de risco e proteção à saúde presentes nesse grupo. Ainda que, nos últimos anos, a Organização Mundial da Saúde venha estimulando a criação de sistemas de monitoramento de fatores de risco à saúde entre adolescentes e alguns países (como Estados Unidos da América e Austrália) já o tenham implementado, no Brasil isto ainda não é uma realidade. Objetivos 1. Delinear metodologia de um de um sistema de monitoramento de fatores de risco e proteção à saúde dirigido a adolescentes. 2. Testar metodologia delineada em amostra probabilística de alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro. 3. Apresentar resultados encontrados na experiência de implantação do sistema, tanto no que diz respeito a sua operacionalização quanto em relação ao perfil observado entre os adolescentes em relação a: alimentação, atividade física, imagem corporal, uso de drogas lícitas e ilícitas, saúde bucal e rede de apoio social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Inês Rugani Ribeiro de Castro - Coordenador / Renata Bertazzi Levy - Integrante / Michelle Delboni dos Passos - Integrante / Letícia Ferreira Tavares - Integrante / Letícia de Oliveira Cardoso - Integrante / Carla Fernandez dos Santos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4

  • 1999 - 2005

    Monitoramento da situação nutricional de escolares da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro - Fase 1, Descrição: O Brasil está experimentando uma profunda modificação no perfil nutricional de sua população, fruto de um processo conhecido como transição nutricional. Ao mesmo tempo em que diminui a ocorrência da desnutrição em crianças e adultos, aumenta a prevalência de sobrepeso e obesidade no país. Este fenômeno é complexo e ocorre de forma diferente em cada realidade. O monitoramento deste fenômeno na faixa etária escolar, ainda pouco desenvolvido em nosso país, não somente informa sobre as tendências temporais dos eventos a ele ligados como também subsidia a avaliação e o redirecionamento de políticas públicas dirigidas à promoção da saúde desta população. A rede pública de ensino é local privilegiado para este monitoramento: ela cobre a maior parcela da população na faixa etária de interesse (no caso do Rio de Janeiro, 75% da população) e é um espaço privilegiado para a realização de iniciativas de promoção da saúde. Objetivos 1. Conhecer as tendências temporais de agravos nutricionais de alunos de educação infantil a 8ª série do ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro. 2. Analisar a associação entre estes agravos e nível socioeconômico da família. Descrição do projeto. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Inês Rugani Ribeiro de Castro - Coordenador / Elyne Montenegro Engstrom - Integrante / Luiz Antonio dos Anjos - Integrante / Letícia de Oliveira Cardoso - Integrante / Mauricio Teixeira Leite de Vasconcellos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1996 - 2014

    Monitoramento das práticas alimentares no primeiro ano de vida na cidade do Rio de Janeiro, Descrição: A promoção da amamentação e da alimentação complementar oportuna é considerada uma das ações básicas para a promoção do pleno crescimento e desenvolvimento infantil, prevenção de doenças e redução da mortalidade infantil. Em consonância com a agenda nacional das políticas públicas dirigidas a este tema, diversas ações têm sido desenvolvidas neste sentido no município do Rio de Janeiro, inseridas num processo de qualificação da assistência à saúde da mulher e da criança. O monitoramento das tendências destes eventos (amamentação e alimentação complementar oportuna) subsidia a avaliação das medidas implementadas e seu eventual redirecionamento. Objetivos 1. Conhecer as tendências temporais da amamentação e da alimentação complementar no primeiro ano de vida na cidade do Rio de Janeiro. 2. Analisar a associação entre estas práticas e determinadas características maternas e de saúde da criança no momento do nascimento. 3. Propor novos instrumentos e indicadores de monitoramentos dessas práticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Inês Rugani Ribeiro de Castro - Coordenador / Jorginete de Jesus Damião Trevisani - Integrante / Juliana Martins Oliveira - Integrante / Letícia de Oliveira Cardoso - Integrante / Rosane Valéria Viana Fonseca Rito - Integrante / Daniel Alves de Oliveira - Integrante.Número de orientações: 2

  • 1995 - 1999

    Avaliação da operacionalização e impacto do programa de recuperação nutricional de crianças na cidade do Rio de Janeiro, Descrição: Objetivo geral: avaliar a efetividade do programa de suplementação alimentar "Leite é Saúde" (PLS) na rede municipal de saúde do Rio de Janeiro no período de 1994 a 1996. Objetivos específicos: descrever a operacionalização do PLS (histórico, nível de cumprimento das normas do programa pelas unidades de saúde e cobertura do programa); avaliar a evolução do estado nutricional das crianças beneficiárias; avaliar a influência que determinados fatores exercem sobre a evolução nutricional dos beneficiários (idade e estado nutricional ao ingressar no programa, antecedentes (baixo peso ao nascer) e estado de saúde (presença de doença crônica, internações), distribuição de cota suplementar de leite para "contatos" do beneficiário, complexidade da unidade onde a criança foi acompanhada e inclusão de óleo na suplementação alimentar).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Moção de Aplausos e Congratulações, Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ALERJ.

2005

Prêmio I Mostra de Experiências Bem-sucedidas em Nutrição, Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição - Ministério da Saúde.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição. , Rua São Francisco Xavier, 524 - 12º andar, Bloco D, Sala 12.017, Maracanã, 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - Caixa-postal: 22241, Telefone: (21) 23340063, Ramal: 6, Fax: (21) 23340063, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2012

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40

  • 2007 - 2011

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

  • 1999 - 2007

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20

  • 1996 - 1999

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2011

      Outras atividades técnico-científicas , Insitituto de Nutrição, Insitituto de Nutrição.,Atividade realizada, Participante do PROCIÊNCIA (Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística) da UERJ desde 2011..

    • 03/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Insitituto de Nutrição, .,Linhas de pesquisa

    • 03/1996

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação nutricional, Internato Integrado de Nutrição em Saúde Pública no Interior

    • 03/2012 - 02/2016

      Direção e administração, Insitituto de Nutrição, .,Cargo ou função, Diretor.

    • 09/2012 - 12/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior, .,Cargo ou função, Representação do Instituto de Nutrição no Conselho Universitário.

    • 01/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Insitituto de Nutrição, .,Cargo ou função, Comissão de estruturação do curso de pós-graduação strictu sensu (mestrado) - membro.

    • 01/2006

      Ensino, Nutrição Materno-Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Coordenação do curso, Epidemiologia nutricional (colaboração), Tópicos Avançados em Nutrição Materno-Infantil (colaboração)

  • 1999 - 2012

    Instituto Annes Dias

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Sanitarista, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/2003

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Nutrição Annes Dias, .,Linhas de pesquisa

    • 01/1999

      Direção e administração, Instituto de Nutrição Annes Dias, .,Cargo ou função, Diretora III.

    • 07/2000 - 07/2000

      Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Nutrição Annes Dias, Instituto de Nutrição Annes Dias.,Atividade realizada, Curso "Manejo Nutricional da Obesidade".

    • 10/1999 - 10/1999

      Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Nutrição Annes Dias, Instituto de Nutrição Annes Dias.,Atividade realizada, Curso "Manejo Nutricional da Obesidade".

    • 07/1999 - 07/1999

      Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde.,Atividade realizada, Seminário "Redescobrindo o Instituto de Nutrição Annes Dias.

    • 01/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Nutrição Annes Dias, .

  • 1992 - 1998

    secretaria municipal de saude do rio de janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Sanitarista, Carga horária: 20

  • 2000 - 2010

    Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas Em Nutrição e Saúde Usp

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 0