Rodolfo Alves Amaro

Rodolfo Amaro é Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), onde é pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Filosofia das Ciências Sociais (SOCIOFILO). Sua tese de doutorado foi defendida no ano de 2014, com o título de Guyau, Durkheim e o problema científico da moralidade: por uma via sociológica de mediação para o impasse entre liberdade e determinismo, orientada pelo Prof. Dr. Frédéric Vandenberghe. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tendo concluído o bacharelado em Sociologia nesta instituição, sob orientação do Prof. Dr. Jessé Souza. Possui Mestrado em Sociologia pelo IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro). Atualmente, além de integrar o núcleo de pesquisas SOCIOFILO, é pesquisador do Centro Brasileiro de Estudos Durkheimianos. Interesse e experiência nas áreas de Teoria Social; Fundamentos da Sociologia; Sociologia Moral; Sociologia Durkheimiana.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

2008 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Guyau, Durkheim e o problema científico da moralidade: por uma via sociológica de mediação para o impasse entre liberdade e determinismo
Frédéric Vandenberghe. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: moralidade; espiritualismo; determinismo; liberdade; esforço; hábito. Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia / Especialidade: Teoria Sociológica. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia / Especialidade: História da Sociologia.

Mestrado em Sociologia

2006 - 2007

Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro
Frédéric Vandenberghe.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Graduação em Ciências Sociais

2001 - 2005

Universidade Federal de Juiz de Fora
Orientador: Jessé Souza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia/Especialidade: Teoria Sociológica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gilberto Barbosa Salgado

SALGADO, G. B.; BARBOZA FILHO, R.; SOUZA, J.. Individualidade e Moralidade: Um Estudo das Perspectivas de Émile Durkheim e Charles Taylor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - UFJF.

Luiz Antônio Machado da Silva

Vandenbergue, Frédéric; Veloso, Leticia;SILVA, L. A. M.. Subjetividade, individualidade e autenticidade: entre Charles Taylor e Michel Foucault.. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Luiz Fernando Dias Duarte

DUARTE, Luiz F. D.; Vandenberghe, F.. Sobre o conceito de anomia e a teoria sociológica: história, usos e possibilidades. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Adalberto Moreira Cardoso

Vandenbergue, F.;Cardoso, Adalberto; BHOMENY, H.; OLIVA, M. H.; WEISS, R.. Guyau, Durkheim e o problema científico da moralidade: por uma via sociológica de mediação para o impasse entre liberdade e determinismo.. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Doutorado em Sociologia da UERJ) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.

Helena Maria Bomeny Garchet

Vandenberghe, Fréderic; AUGUSTO, M. H. O.; Weiss, Raquel; Cardoso, Alberto M;BOMENY, Helena. "Guyau, Durkheim e o problema científico da moralidade: por uma via sociológica de mediação para o impasse entre liberdade e determinismo". 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciência Política e Sociologia) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos.

Frederic Vandenberghe

VANDENBERGHE, Frederic; SILVA, L. A. M.; VELOSO, L.. Subjetividade, individualidade e autenticidade: entre Charles Taylor e Michel Foucault. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Frederic Vandenberghe

VANDENBERGHE, Frederic; CARDOSO, A. M.; BOMENY, H.; AUGUSTO, M. H. O.; WEISS, R.. Guyau, Durkheim e o problema científico da moralidade. 2014. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto de Estudos Sociais e Politicos.

Frederic Vandenberghe

VANDENBERGHE, Frederic; BENZAQUEN de Araújo Ricardo.; Luiz Duarte. Sobre o conceito de anomia e a teoria sociológica: história, usos e possibilidades. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Frederic Vandenberghe

Subjetividade , individualidade e autentiticidade: entre Charles Taylor e Michel Foucault; 2008; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Frederic Vandenberghe;

Frederic Vandenberghe

Guyau, Durkheim e o problema científico da moralidade; 2014; Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto de Estudos Sociais e Politicos,; Orientador: Frederic Vandenberghe;

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2003 - 2003

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor - Bolsista, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Exercício de monitoria nas disciplinas de Sociologia I, Sociologia II e de Estudos Sociais para Arquitetura e Urbanismo, sob orientação da Professora Dra. Beatriz de Basto Teixeira, pelo Programa de Monitoria do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). Bolsa BIC, concedida pela UFJF.