MARIA VIEIRA MONTE FILHA

A pesquisadora possui Doutorado e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará. É formada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Realiza pesquisa em Linguística Aplicada, com ênfase no Interacionismo Sociodiscursivo, no ensino de gêneros textuais e na formação de professores. Tem experiência no ensino superior, ministrando disciplinas nos cursos de Licenciatura em Física, Matemática, Química e Letras Português.

Informações coletadas do Lattes em 31/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

2014 - 2019

Universidade Federal do Ceará
Título: A (re)significação do agir do estagiário de língua portuguesa
Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Interacionismo Sociodiscursivo; Estágio; Formação docente.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Lingüística

2008 - 2010

Universidade Federal do Ceará
Título: O agir do professor no ensino de gêneros textuais em sala de aula de língua materna,Ano de Obtenção: 2010
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Interacionismo Sociodiscursivo; Gêneros Textuais.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

2004 - 2006

Universidade Estadual do Ceará
Título: A abordagem dos gêneros textuais nos livros didáticos
Orientador: Ms. Maria Aurora Rocha Costa

Graduação em Licenciatura Plena - Letras

2000 - 2004

Universidade Estadual do Ceará
Título: Humor e Lúdico na Obra Infantil de José Paulo Paes
Orientador: Ms. Edna Carlos de Almeida Holanda

Formação complementar

2009 - 2015

Extensão universitária em Língua Francesa. (Carga horária: 420h). , Casa de Cultura Francesa - UFC, CCF, Brasil.

2008 - 2009

Formação de Tutores em Educação à Distância. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Textual.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Organização de eventos

LEURQUIN, E.V.L.F ; MONTE FILHA, M. V. . V Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. 2016. (Outro).

LEURQUIN, E.V.L.F ; MONTE FILHA, M. V. . IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. 2014. (Outro).

LEURQUIN, E.V.L.F ; MONTE FILHA, M. V. ; LIMA, C. D. R. ; MARTINS, V. L ; PEIXOTO, C.M.M ; SOUSA. A.E.A ; SANTOS, L.A . O interacionismo sociodiscursivo e a sala de aula de línguas. 2008. (Outro).

LEURQUIN, E.V.L.F ; BAPTISTA. L..T.R ; BARZOTTO, V. ; CARNEIRO, F. D. V ; EVANGELISTA, M. M. V ; MARTINS, V. L ; MONTE FILHA, M. V. ; PEIXOTO, C.M.M ; SANTOS, L.A . I - Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas V Colóquio de professor. 2008. (Outro).

Participação em eventos

V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo: actividad de lenguaje, textos y discursos recorridos de investigación e intervención.A formação docente e o ensino de Português Língua Estrangeira: entrevista de explicitação, um dispositivo para a reflexão do agir. 2017. (Encontro).

V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo: actividad de lenguaje, textos y discursos recorridos de investigación e intervención.O estágio de regência no curso de Letras: a ressignificação do agir do professor em formação inicial. 2017. (Encontro).

I Jornada de Pesquisas do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada.Formação de Professores. 2016. (Outra).

V Colóquio Nacional de Hipertexto.As vozes que emergem nas postagens de fóruns acadêmicos de EaD. 2016. (Outra).

V Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. As operações de linguagem no processo de reescrita de estudantes do ensino médio técnico integrado. 2016. (Congresso).

25ª Jornada Nacional do GELNE. A Variação entre verbos modais e verbos plenos no discurso médico televisivo da série House. 2014. (Congresso).

Cuartas Jornadas Internacionales de Investigación y Práticas en Didáctica de las Lenguas y las Literaturas. O ensino de gêneros textuais em sala de aula de língua materna: o agir professoral. 2014. (Congresso).

IV COGITE- Colóquio sobre Gêneros e Textos.As propostas de atividades de linguagem dos gêneros textuais no livro didático. 2014. (Outra).

IV FLAEL - Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. Letramento acadêmico sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. 2014. (Congresso).

VII Colóquio Nacional de professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa - CMELPELP. A formação profissional à luz do interacionismo sociodiscursivo (ISSN 2177-9295). 2010. (Congresso).

VI Congresso Internacional da ABRALIN. O agir do professor ? trabalho real ? no ensino da escrita (ISBN 978-85-7539-446-5 Vol.1). 2009. (Congresso).

Encontro Internacional de Texto e Cultura.O contexto de produção e o agir do professor no ensino da escrita. 2008. (Encontro).

I Encontro de Pesquisa / Encontros Universitários - UFC.O Agir do professor no ensino da escrita. 2008. (Encontro).

I Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas e V Coloquio de Professores de Metodologia de Ensino de Lingua e Literatura.O ensino da escrita na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo: o contexto de produção. 2008. (Outra).

II Encontro de Literatura Infantil e Juvenil do Ceará - ELIJCE. 2007. (Encontro).

57ª Reunião Anual da SBPC. O ATO DA LEITURA E DA ESCRITA COMO PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DE TEXTOS. 2005. (Congresso).

Encontro Cearense dos Estudantes de Letras.O humor na poesia de José Paulo Paes. 2002. (Encontro).

XVII Semana da Linguagem.Uma proposta poética dentro de sala de aula. 2002. (Outra).

XVI Semana da Linguagem -Centro de Humanidades -UECE. 2001. (Outra).

Seminários Linguísticos - Departamento de Letras Vernáculas - UFC. 2000. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Sebastiana da Conceição

MONTE FILHA, M. V.. A Criança e suas dificuldades de aprendizagem: processo de aquisição da leitura e escrita. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza.

Aluno: Carla Mônica Machado Farias

MONTE FILHA, M. V.. Dificuldades ortográficas: estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza.

Aluno: Erlânia Maria Pinheiro

MONTE FILHA, M. V.. Alegria de ler através da Literatura Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza.

Comissão julgadora das bancas

Pollyanne Bicalho Ribeiro

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquim; SERAFIM, Mônica de Souza;Ribeiro, Pollyanne Bicalho. A ressignificação do agir professoral no estágio de regência: as configurações interpretativas do agir no discurso do estagiário. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Ana Angélica Lima Gondim

GONDIM, A. A. L.. A RE(SIGNIFICAÇÃO DO AGIR PELO FUTURO PROFESSOR NO ESTÁGIO DE REGÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA DO CURSO DE LETRAS. 2018. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Maria Silvana Militão de Alencar

LEURQUIN, E. V. L. F.; BUENO, L.; MEDRADO, B. P.;ALENCAR, M. S. M.; SILVA, W. M.. A (re)significação do agir elo futuro professor no estágio de regência em língua portuguesa do curso de Letras. 2019. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Leticia adriana pires ferreira Dos santos

Maria Aurora CostaPONTES, A. L.DOS SANTOS, L. A. P. F.. A abordagem dos gêneros textuais nos livros didáticos. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Língua Portuguesa e Lit. Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin

LEURQUIN, E. V. L.F.. O AGIR DO PROFESSOR NO ENSINO DA ESCRITA. 2010. Dissertação (Mestrado em LINGUISTICA) - Universidade Federal do Ceará.

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin

ANA ANGÉLICA LIMA GONDIM;LEURQUIN, EULÁLIA VERA LÚCIA FRAGA; Soares E.M; MILITAO, M. S.. A resignificação do agir pelo futuro professor no estágio de regência em língua portuguesa do Curso de Letras.. 2019. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin

LEURQUIN, E. V. L.F.; SERAFIM, M.; BICALHO, P.. A resignificação do agir professoral no estágio de regênia: as configuraçoes interrpretattivas do agir no dsicurso do estagiário. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Monica Fontenelle Carneiro

CARNEIRO, M. F.; LEURQUIN, E. V. L. F.. A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO AGIR PELO FUTURO PROFESSOR NO ESTÁGIO DE REGÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESADO CURSO DE LETRAS. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Antônia Dilamar Araújo

ARAÚJO, A. D.; BAPTISTA, L. M. T. R.; LEURQUIM, E. V. L. F.. O agir do professor no ensino de escrita. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista

BAPTISTA, L. M. T. R.; LEURQUIN, E. V. L. F.; Araújo, Antonia Dilamar. O agir do professor no ensino da escrita. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Betânia Passos Medrado

MEDRADO, B. P.; LEURQUIN, E. V. L. F.. A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO AGIR PELO ESTAGIÁRIO DURANTE O ESTÁGIO EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CURSO DE LETRAS. 2019. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Foi orientado por

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin

Análise do livro didático deLíngua Portuguesa; 2010; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin;

Produções bibliográficas

  • MONTE FILHA, M. V. ; SILVA, M. C. ; LESSA, M. M. . As marcas de posicionamento de alunos da Ead em fóruns acadêmicos. In: Júlio Araújo; Lucineudo Irineu; Maria Leidiane Tavares. (Org.). A Escrita em espaços institucionais: da Escola à Universidade. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2018, v. 1, p. 87-101.

  • MONTE FILHA, M. V. . As propostas de atividades de linguagem dos gêneros textuais no livro didático. In: IV COGITE - Colóquio sobre Gêneros e Textos, 2014, Teresina/PI. Anais IV COGITE. Teresina: Editora UFPI, 2014. p. 449-458.

  • LOPES, M. F. S. ; MONTE FILHA, M. V. ; OLIVEIRA, L. C. . A Variação entre verbos modais e verbos plenos no discurso médico televisivo da série House. In: 25ª Jornada Nacional do GELNE, 2014, Natal/RN. 25ª Jornada Nacional do GELNE. Natal: EDUFRN, 2014.

  • MONTE FILHA, M. V. . O ensino de gêneros textuais em sala de aula de língua materna: o agir professoral. In: Cuartas Jornadas Internacionales Investigación y Prácticas en Didáctica de las lenguas y las literaturas, 2014, Bariloche. Cuartas Jornadas Internacionales Investigación y Prácticas en Didáctica de las lenguas y las literaturas. Bariloche: UNRN, 2014. v. 2. p. 978-994.

  • MONTE FILHA, M. V. . O agir do professor ? trabalho real ? no ensino da escrita. In: VI Congresso Internacional da Abralin, 2009, João Pessoa. VI Congresso Internacional da Abralin, 2009. p. 2398-2402.

  • MONTE FILHA, M. V. . O Contexto de produção e o agir do professor no ensino da escrita. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEXTO E CULTURA, 2008, FORTALEZA. ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEXTO E CULTURA, 2008.

  • MONTE FILHA, M. V. . A formação profissional à luz do interacionismo sociodiscursivo. In: VII CMELP, 2010, Pau dos Ferros. O ensino de Língua Portuguesa e Literatura: dos conteúdos às metodologias, 2010.

  • MONTE FILHA, M. V. . O ensino da escrita na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo: o contexto de produção. In: I FÓRUM DE LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUAS e V COLOQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LINGUA E LITERATURA, 2008, Fortaleza. Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, 2008.

  • MONTE FILHA, M. V. . O ato da leitura e da escrita como prática de ensino de Língua Portuguesa através de textos (ISBN 8586957097). In: Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. ANAIS/RESUMOS: 57ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. São Paulo: SBPC, 2005. v. 1.

  • MONTE FILHA, M. V. ; SILVA, M. C. . A formação docente e o ensino de Português Língua Estrangeira: entrevista de explicitação, um dispositivo para a reflexão do agir. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTE FILHA, M. V. . O estágio de regência no curso de Letras: a ressignificação do agir do professor em formação inicial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTE FILHA, M. V. ; LEURQUIN, E.V.L.F . Mesa Redonda: Formação de professor - As configurações do agir no discurso do estagiário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MONTE FILHA, M. V. ; SILVA, M. C. . As vozes que emergem nas postagens de fóruns acadêmicos de EaD. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. C. ; MONTE FILHA, M. V. . As operações de linguagem no processo de reescrita de estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTE FILHA, M. V. . Letramento acadêmico sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTE FILHA, M. V. . A Variação entre verbos modais e verbos plenos no discurso médico televisivo da série House. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTE FILHA, M. V. . As propostas de atividades de linguagem dos gêneros textuais no livro didático. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MONTE FILHA, M. V. . O ensino de gêneros textuais em sala de aula de língua materna: o agir professoral. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTE FILHA, M. V. . A formação profissional à luz do Interacionismo Sociodiscursivo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MONTE FILHA, M. V. . O agir do professor, trabalho real, no ensino da escrita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTE FILHA, M. V. . O Agir do professor no ensino da escrita. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTE FILHA, M. V. . O ensino da escrita na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo: o contexto de produção. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTE FILHA, M. V. . O ato da leitura e da escrita como prática de ensino de Língua Portuguesa através de textos (ISBN 8586957097). 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MONTE FILHA, M. V. . Uma proposta poética dentro de sala de aula. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTE FILHA, M. V. . O Humor na poesia de José Paulo Paes. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

LEURQUIN, E.V.L.F ; BRITO, M. A. P ; CARNEIRO, F. D. V ; EVANGELISTA, M. M. V ; KATAOKA, M. B ; LIMA, C. D. R. ; MARTINS, V. L ; MONTE FILHA, M. V. ; PEIXOTO, C.M.M . Prática de Leitura e Produção de textos. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material da disciplina Prática de Leitura e Produção de textos / UAB - UFC / EaD).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2018

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2010

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2015

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora

Outras informações:
Bolsista no programa Universidade Aberta do Brasil, financiado pela CAPES, na função de tutora - modalidade semipresencial nos cursos de licenciatura: Física, Letras Português, Matemática e Quìmica. Disciplinas ministradas no período: Língua Portuguesa (64h/a) Prática de Leitura e produção de textos (64h/a) Leitura e produção de texto acadêmico (64h/a) Língua Portuguesa: Vocábulo (64h/a) Linguística: Formalismo (64h/a) História da Língua Portuguesa (64h/a) Estágio em Ensino de Língua Portuguesa (96h/a)

2005 - 2007

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO (CE)

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de EJA e Pré-Vestibular, Carga horária: 15

2004 - 2006

Centro Pedagógico Recanto Infantil Ltda

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental, Carga horária: 30