Diógenes Maclyne Bezerra de Melo

Possui graduação em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade de Pernambuco-UPE (2004) e mestrado em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é professor professor assistente da UPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Avaliação e Formação de Professores.

Informações coletadas do Lattes em 02/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação Matemática e Tecnológica

2015 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco
Título: O CONTRATO DIDÁTICO E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: INFLUÊNCIA MÚTUA NA RELAÇÃO DIDÁTICA,
Marcelo Câmara dos Santos.

Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

2008 - 2010

Universidade Federal de Pernambuco
Título: A simetria de reflexão:Elementos de concepções mobilizados pro aluno do Ensino Fundamental,Ano de Obtenção: 2010
Iranete Maria da Silva Lima.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil. Palavras-chave: simetria de reflexão; Modelo ck¢; concepção; Modelização.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação; Outro.

Especialização em No Ensino da Matemática

2004 - 2006

Fundação de Ensino Superior de Olinda
Título: Contrapontos da Avaliação
Orientador: Luciano Cavalcanti do Nascimento

Graduação em Licenciatura em Ciências com Hab em Matemática

2000 - 2004

Universidade de Pernambuco

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Des de jogos didáticos p o ens da mat com sucata. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Gestão de Políticas Públicas. (Carga horária: 20h). , Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, Brasil.

2009 - 2009

Est Experimentais e Teór de Sit Didáticas em Mat. (Carga horária: 15h). , Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.

2008 - 2009

Educação a Distância Via Internet Módulo II. (Carga horária: 40h). , Faculdades integradas de Taquara, FACCAT, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Capacitação de Prof Executor p o Amb UPE Virtual. (Carga horária: 40h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Torre de Hanói. , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em IIº Curso de de atualização pedagógica para profes. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Conteúdos Mat que podem ser trab a partir de jogos. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em O uso de materias concretos na g.espacial. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA/Especialidade: Avaliação matemática escolar.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Organização de eventos

MACLYNE,D. ; Bona, V. . XXI EPENN. 2013. (Congresso).

MACLYNE,D. . II Encontro Institucional PIBID. 2011. (Congresso).

MACLYNE,D. . III Encontro Regional de Educação Matemática. 2011. (Congresso).

Participação em eventos

3º Simposio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Matemática, Cultura e Tecnologia. 2012. (Simpósio).

3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Ensino-aprendizagem Fundamental Séries Finais. 2012. (Simpósio).

4° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.UM ESTUDO SOBRE OS BLOGS DAS EQUIPES DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA UM. 2012. (Simpósio).

Encontro Interamericano de Educação Estatística. 2011. (Encontro).

III Encontro Regional de Educação Matemática.Jogos Digitais e Objetos de Aprendizagem no Ensino da Matemática. 2011. (Encontro).

XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.A simetria de reflexăo: concepçơes mobilizadas por alunos brasileiros. 2011. (Outra).

Avaliação da Aprendizagem Escolar: Superando a Pedagogia do Exame. 2009. (Encontro).

Curso de Capacitação Pedagógica em Educação a Distância via Internet Módulo II.Curso de Capacitação Pedagógica em Educação a Distância via Internet Módulo II. 2009. (Outra).

Curso Monográfico: "Estudos Experimentais e Teóricos de Situações Didáticas em Matemática", proferido pelo Prof. Dr Guy Brousseau.Curso Monográfico: "Estudos Experimentais e Teóricos de Situações Didáticas em Matemática", proferido pelo Prof. Dr Guy Brousseau. 2009. (Outra).

Encontro de Especialistas em Matemática e Língua Portuguesa.Encontro de Especialistas em Matemática e Língua Portuguesa. 2009. (Encontro).

Palestra: "A Didática de Matemática (DDM) e a Formação de Professores" proferida pela professora Claude Comiti.Palestra: "A Didática de Matemática (DDM) e a Formação de Professores" proferida pela professora Claude Comiti. 2009. (Outra).

Palestra: "Pesquisa Etnomatemática: questões e desafios" proferida pela professora Gelsa Knijinik.Palestra: "Pesquisa Etnomatemática: questões e desafios" proferida pela professora Gelsa Knijinik. 2009. (Outra).

V Reunião Anual da Associação Brasileira de Avaliação Educacional - ABAVE."Em Direção à Qualidade: Indicadores e Metas Educacionais. 2009. (Encontro).

2º Simpósio Hipertexto e tecnologia na Educação-Multimodalidade e Ensino.Transmissão de Informação:A Televisão Como Meio de Incluir Para Exluir Pessoas. 2008. (Simpósio).

2º SIPEMAT-Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.A Simetria de Reflexão:Análise do Livro Didático Para a Educação Básica. 2008. (Simpósio).

IX Jornada Pedagógica da EAMPE - Avaliação da Aprendizagem Escolar: Superando a Pedagogia do Exame. 2008. (Outra).

Palestra: "Matemática e Cultura Popular" Ministrada pelo Dr. Jeff Evans (Middleses University - Londres). 2008. (Outra).

VIII ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.A Criação de Um Instrumento Avaliativo em Matemática na Busca de Uma Avaliação Formativa. 2008. (Encontro).

IX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:DIÁLOGOS ENTRE PESQUISA E A PRÁTICA EDUCATIVA. 2007. (Encontro).

VIII CONGRESSO PERNAMBUCANO DE EDUCADORES CRISTÃOS. 2007. (Congresso).

VI SEMANA DE MATEMÁTICA-UFRPE.Conhecimento Matemático e Educação Matemática:implicações no ensino aprendizagem. 2007. (Outra).

IV ENCONTRO SOBRE ENSINO DE LÍNGUA E DE LITERATURA.IV ENCONTRO SOBRE ENSINO DE LÍNGUA E DE LITERATURA. 2006. (Encontro).

VI ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÂO MATEMÀTICA.VI ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÂO MATEMÁTICA. 2006. (Encontro).

VIII CONAPE-CONGRESSO ATUAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS. 2006. (Congresso).

VI CONGRESSO PERNAMBUCANO DE EDUCADORES CRISTÃOS. 2005. (Congresso).

XI ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÂO MATEMÁTICA. 2005. (Encontro).

VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2004. (Encontro).

II CURSO DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÒGICA PARA PROFESSORES/UFPE. 2002. (Outra).

OFICINAS E PALESTRAS NO LACAPE. 2002. (Oficina).

V ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2002. (Encontro).

VIVENDO NO CAMPUS-UFPE/LEMAT. 2002. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Terezinha Maria Pereira da Silva

MACLYNE,D.. A EDUCAÇÃO DO CAMPO E MULTISSERIADO NA ESCOLA MUNICIPAL JUSSARA NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO ? PE. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Docência Educacional) - Faculdade Santa Catarina.

Aluno: Bernadete Maria da Silva Martins

MACLYNE,D.. A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO MULTISSERIADO NA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO RODRIGUES NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO ? PE. 2011.

Aluno: Daniele Aparecida Bezerra

MACLYNE,D.; Costa. W.; PESSOA, G. S.. A Utilização de Unidades de Medidas Não Padronizadas Envolvendo a Grandeza Comprimento: Um Estudo Em Turmas de 6° e 7° anos do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.

Aluno: Karla Andrezza Cosme França de Albuquerque

MACLYNE,D.; Silva Neto. A INTERDISCIPLINARIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Um olhar para o ensino da Matemática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: José Felix da Silva

MACLYNE,D.; Silva Neto. A FORMAÇÃO CONTINUADA E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BEZERROS ? PE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

MARANHAO, M. S.; CAVALCANTE, M. J. G.;MACLYNE,D.. Banca Examinadora da Seleção Simplicada para Professor Substituto edital 38. 2013. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

CAVALCANTE, M. J. G.; ANDRADE, M. J. P.;MACLYNE,D.. Banca Examinadora da Seleção Simplicada para Professor Substituto edital 59. 2013. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Orientou

Roseane Almeida Santos

Gêneros Textuais em Livros Didáticos de Matemática; Início: 2013; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós graduação no Ensino da Matemática) - Universidade de Pernambuco; (Orientador);

Roseane Almeida dos Santos

O Estudo de Gêneros Textuais nos Livros Didáticos de Matemática dos Anos Finais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Diógenes Maclyne Bezerra de Melo;

Rodrigo Salustiano da Silva

Livro Didático: uma abordagem das orientações avaliativas propostas aos professores do ensino médio; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós graduação no Ensino da Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Diógenes Maclyne Bezerra de Melo;

Marco Sales

Compreensão dos Professores de Matemática sobre Avaliação; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática) - Fundação de Ensino Superior de Olinda; Orientador: Diógenes Maclyne Bezerra de Melo;

Martini de Andrade Miranda

Processo Avaliativo Estrutural da Geometria no 9º ano do Ensino Fundamental; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática) - Fundação de Ensino Superior de Olinda; Orientador: Diógenes Maclyne Bezerra de Melo;

Carlos Eduardo Silva dos Santos

A RELAÇÃO ENTRE ERRO E COMPETÊNCIA: UM SUBSÍDIO PARA A CONTRUÇÃO DE INDICADORES DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DO ALUNO EM MATEMÁTICA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática) - Fundação de Ensino Superior de Olinda; Orientador: Diógenes Maclyne Bezerra de Melo;

FÁBIO JOSÉ DOS SANTOS SILVA

Importância do Tangram Como Recurso Didático Para o Ensino da Geometria Utilizando a Decomposição e Composição de Suas Formas Geométricas na Quarta Fase do Ensino Fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Diógenes Maclyne Bezerra de Melo;

Produções bibliográficas

  • MACLYNE,D. . Uma análise dos livros didáticos à luz das variáveis didáticas sobre simetria de reflexão.. Revista Formação Revista Eletrônica , v. 4, p. 1, 2015.

  • MACLYNE,D. . Que concepção tem o aluno quando resolve problemas de simetria?. 1. ed. NEA, 2014. v. 1. 136p .

  • MACLYNE,D. ; Costa. W. . Matemática: 5° ano: ensino fundamental: instrumento de orientação didática: livro do professor. 1. ed. Recife: Sistema de Ensino 3D, 2013. v. 1.

  • MACLYNE,D. ; Costa. W. . Matemática: 4° ano: ensino fundamental: instrumento de orientação didática: livro do professor. 1. ed. Recife: Sistema de Ensino 3D, 2013. v. 1.

  • MACLYNE,D. ; FRANCA, P. F. . Onde fica o amor?. 1. ed. Recife: Sistema de Ensino 3D, 2013. v. 1. 5p .

  • MACLYNE,D. ; Costa. W. . Matemática: 4° ano: ensino fundamental. 1. ed. Recife: Sistema de Ensino 3D, 2013. v. 1.

  • MACLYNE,D. ; Costa. W. . Matemática: 5° ano: ensino fundamental. 1. ed. Recife: Sistema de Ensino 3D, 2013. v. 1.

  • MACLYNE,D. ; Costa. W. . Matemática: alfabetização matématica, ensino fundamental, 2° ano, instrumento de orientação didática ( livro do professor ). 1. ed. Recife: Sistema de Ensino 3D, 2012. v. 1.

  • MACLYNE,D. ; Costa. W. . Matemática: ensino fundamental, 3° ano, instrumento de orientação didática ( livro do professor ). 1. ed. Recife: Sistema de Ensino 3D, 2012. v. 5.

  • MACLYNE,D. ; Costa. W. . Matemática: Alfabetização matemática: Ensino fundamental: 2. ano. 1. ed. Recife: Sistema de Ensino 3D, 2011. v. 1.

  • MACLYNE,D. ; Costa. W. . Matemática: Ensino fundamental: 3. ano. 1. ed. Recife: Sistema de Ensino 3D, 2011. v. 1.

  • ANDRADE, J. ; LEAL, Y. ; MONTEIRO, A. ; André ; MACLYNE,D. ; Teles ; Gitirana . Mankala Colhe Três. In: Verônica Gitirana; Rosinalda Teles; Paula Moreira Baltar Bellemain; Airton Temistocles de Castro; Iolanda Campos; Paulo Figueiredo Lima; Frank Bellemain. (Org.). Jogos com Sucata na Educação Matemática. 1ed.Recife: Editora universitária - UFPE, 2013, v. 1, p. 25-38.

  • MACLYNE,D. . CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE ESCOLA BÁSICA SOBRE FIGURAS SIMÉTRICAS. In: 65ª Reunião Anual da SBPC, 2013, Recife. Ciência para o Novo Brasil, 2013.

  • Bona, V. ; França ; MACLYNE,D. ; Brandão, G. ; Lima, R. . Programa Um Computador por Aluno: Limites, Possibilidades e Mudanças na Visão da Gestão Escolar. In: Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2013, Recife. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. Recife: Ed. UFPE, 2013.

  • MACLYNE,D. . A SIMETRIA DE REFLEXÃO: ELEMENTOS DE CONCEPÇÃO MOBILIZADOS POR ALUNOS DO 9° ANO. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas, 2013.

  • MACLYNE,D. . CONCEPÇÕES DE ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA SOBRE SIMETRIA DE REFLEXÃO. In: 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Fortaleza-CE. Matemática, Cultura e Tecnologia, 2012.

  • BONA, V. ; MACLYNE,D. ; França ; Lima, R. ; Brandão, G. . UM ESTUDO SOBRE OS BLOGS DAS EQUIPES DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO. In: 4° Simpósio Hipertexto e tecnologias na Educação, 2012, Recife. Comunidades e Aprendizagem em Rede, 2012.

  • MACLYNE,D. ; Lima, I. . A simetria de reflexão: concepções mobilizadas por alunos brasileiros. In: XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2011, Recife. XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2011.

  • MACLYNE,D. ; Silva, K. . Jogos Digitais e Objetos de Aprendizagem no Ensino da Matemática. In: III ENCONTRO POTIGUAR DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2011, Mossoró - RN. Diálogo de Educação Matemática e Outros Saberes, 2011.

  • Silva, K. ; MACLYNE,D. . O USO DE JOGOS DIGITAIS COMO OBJETOS DE A APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS DO SEMI-ÁRIDO POTIGUAR. In: II ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS I SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID, 2011, Goiás. Programação Encontro Licenciatura, 2011.

  • Câmara dos Santos ; MACLYNE,D. . Por Quem? Por Cem! O Que Dizem Os Alunos Do Projovem Sobre Porcentagem No Exame Nacional Externo. In: ABAVE, 2009, Salvador - BAHIA. V Reunião Anual da ABAVE: ?Em Direção à Qualidade: Indicadores e Metas Educacionais?, 2009.

  • Silva, K. ; MACLYNE,D. . Significado ou Tecnologia: Qual desses elementos é preponderante na interação entre sujeito-texto ou sujeito-hipertexto, respectivamente?. In: Hipertexto e Tecnologias na Educação-Multimodalide e Ensino, 2008, Recife. 2ºSimpósio-Hipextexto e Tecnologias na Educação, 2008.

  • MACLYNE,D. ; Silva, K. . Transmissão de Informação: a televisão como meio de incluir para excluir pessoas. In: 2º Simpósio-Hipertexto e Tecnologias na Educação(multimodalidade e ensino), 2008, Recife. 2º Simpósio-Hipertexto e Tecnologias na Educação(multimodalidade e ensino), 2008.

  • C.P.JUNIOR ; MACLYNE,D. . Modelagem Matemática: Uma estratégia eficiente para o processo de ensino aprendizagem. In: VIII ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2008, Aracaju. VIII ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2008.

  • Costa. W. ; MACLYNE,D. ; C.P.JUNIOR ; Carvalho, F. . A Importância da Tarefa de Casa no Processo avaliativo em Matemática. In: VIII ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2008, Aracaju. VIII ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2008.

  • Carvalho, F. ; MACLYNE,D. ; Costa. W. ; C.P.JUNIOR . O Tratamento de Informação em Uma Turma de 8ª Série. Refletindo o Currículo e os processos de Produção de Desigualdades Sociais no Sistema Escolar. In: VIII ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2008, Aracaju. VIII ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2008.

  • MACLYNE,D. ; Costa. W. ; Carvalho, F. ; C.P.JUNIOR . A Criação de um Instrumento Avaliativo em Matemática na Busca de uma Avaliação Formativa. In: VIII ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2008, Aracaju. VIII ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2008.

  • MACLYNE,D. ; Lima, I. . A Simetria de Reflexão: Análise de Livros Didáticos Para a Educação Básica. In: 2º SIPEMAT, 2008, Recife. 2º Sipemat, 2008.

  • MACLYNE,D. . O INSTRUMENTO AVALIATIVO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. In: VI SEMANA DE MATEMÁTICA-UFRPE, 2007, RECIFE. CONHECIMENTO MATEMÁTICO:implicações no ensino aprendizagem, 2007. p. 3.

  • C.P.JUNIOR ; MACLYNE,D. . A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO APRENDIZAGEM. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2007, BELO HORIZONTE. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DIÁLOGO ENTRE A PESQUISA E A PRÁTICA EDUCATIVA, 2007. p. 62.

  • MACLYNE,D. . O INSTRUMENTO AVALIATIVO COMO ALIADO DOS MULTISABERES. In: IV ENCONTRO SOBRE ENSINO DE LÍNGUA E DE LITERATURA, 2006, OLINDA. IV ENCONTRO SOBRE ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURA, 2006. p. 34.

  • MACLYNE,D. ; FRANCA, K. . O INSTRUMENTO AVALIATIVO COMO ALIADO DO ALUNO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. In: VI-EPEM, 2006, CARUARU. O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 2006.

  • MACLYNE,D. . O Papel da Avaliação na Aprendizagem Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACLYNE,D. . Avaliações Sistêmicas: a Teoria da Resposta ao Item e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACLYNE,D. ; França ; Bona, V. ; Brandão, G. ; Lima, R. . UM ESTUDO SOBRE OS BLOGS DAS EQUIPES DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACLYNE,D. ; Lima, I. . A simetria de reflexăo: concepçơes mobilizadas por alunos brasileiros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACLYNE,D. ; Silva, K. . Jogos Digitais e Objetos de Aprendizagem no Ensino da Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Silva, K. ; MACLYNE,D. . O USO DE JOGOS DIGITAIS COMO OBJETOS DE A APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS DO SEMI-ÁRIDO POTIGUAR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACLYNE,D. . Avaliação Sistêmicas Educacionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACLYNE,D. . "O Currículo Didático: espiral e em rede". 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACLYNE,D. . Currículo em Espiral e em Rede para o Ensino da Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACLYNE,D. . Avaliações Sistêmicas: contexto histórico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACLYNE,D. . Livro didático. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACLYNE,D. . Avaliações Sistemáticas educaionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Câmara dos Santos ; MACLYNE,D. . Por Quem? Por Cem! O que dizem os alunos do ProJovem sobre porcentagem no Exame Nacional Externo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Carvalho, F. ; MACLYNE,D. ; C.P.JUNIOR ; Costa. W. . O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO EM UMA TURMA DE 8ª SÉRIE. REFLETINDO O CURRÍCULO E OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE DESIGUALDADES SOCIAIS NO SISTEMA ESCOLAR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Costa. W. ; MACLYNE,D. ; C.P.JUNIOR ; Carvalho, F. . A IMPORTÂNCIA DA TAREFA DE CASA NO PROCESSO AVALIATIVO EM MATEMÁTICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • C.P.JUNIOR ; MACLYNE,D. . MODELAGEM MATEMÁTICA : UMA ESTRATÉGIA EFICIENTE PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACLYNE,D. ; C.P.JUNIOR ; Costa. W. ; Carvalho, F. . A CRIAÇÃO DE UM INSTRUMENTO AVALIATIVO EM MATEMÁTICA NA BUSCA DE UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACLYNE,D. ; SILVA, K. C. . TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO: A TELEVISÃO COMO MEIO DE INCLUIR PARA EXCLUIR PESSOAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, K. C. ; MACLYNE,D. . SIGNIFICADO OU TECNOLOGIA: QUAL DESSES ELEMENTOS É PREPONDEREANTE ENTRE SUJEITO-TEXTO OU SUJEITO HIPERTEXTO, RESPECTIVAMENTE?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACLYNE,D. ; Lima, I. . A SIMETRIA DE REFLEXÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • C.P.JUNIOR ; MACLYNE,D. . A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO APRENDIZAGEM. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACLYNE,D. . O INSTRUMENTO AVALIATIVO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACLYNE,D. ; FRANCA, K. . O INSTRUMENTO AVALIATIVO COMO ALIADO DO ALUNO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACLYNE,D. . O Instrumento avaliativo como aliado dos multisaberes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

MACLYNE,D. . Ensinando a Matemática do 1° ao 5° ano. 2013.

MACLYNE,D. . Revista Conhecimento em Rede. 2013.

Silva ; André ; MACLYNE,D. ; LEAL, Y. ; Teles ; Gitirana . Mankala Colhe Três. 2011.

MACLYNE,D. . Elaborador de Itens para a disciplina de matemática do Ensino Fundamental e Médio. 2011.

MACLYNE,D. . II Encontro Institucional do PIBID. 2011.

MACLYNE,D. . Avaliador e Elaborador de Itens para a disciplina de matemática do Ensino Fundamental e Médio. 2010.

MACLYNE,D. . V HTEM - V Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática. 2010.

MACLYNE,D. . Elaboração de Itens para a disciplina de matemática do Ensino Fundamental. 2009.

MACLYNE,D. . Encontro de Especialistas em Matemática e Língua Portuguesa. 2009.

MACLYNE,D. . 2º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2008.

MACLYNE,D. . I encontro de pesquisa em educação matemática e estatística do GPME-UFPE e NABUCO. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MACLYNE,D. . O que o Aluno Sabe Sobre Matemática?. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MACLYNE,D. . Currículo e Avaliação Escolar. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MACLYNE,D. . Variável Didática e Valor da Variável no Livro Didático de Matemática. 2012. .

MACLYNE,D. . Resolução de Problemas em Matemática. 2012. .

MACLYNE,D. . Materiais Estruturados no Ensino de Matemática:limites e possibilidades. 2012. .

MACLYNE,D. . Avaliação em Larga Escala: limites e possibilidades. 2012. .

MACLYNE,D. . Avaliação: o que o aluno sabe?. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACLYNE,D. . O ENEM e o que se ensina na escola: distanciamentos e aproximações. 2011. .

MACLYNE,D. . Avaliação em Larga Escala:o que dizem os descritores do SAEB/SAEPE. 2011. .

Silva ; André ; Gitirana ; LEAL, Y. ; MACLYNE,D. ; Teles . Mankala Colhe Três. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo Matemático).

Silva ; André ; LEAL, Y. ; Teles ; MACLYNE,D. ; Gitirana . Mankala Colhe Três. 2011. (Jogo Matemático).

MACLYNE,D. . Resolução de Problemas nas Séries Iniciais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACLYNE,D. . Resolução de Problemas em Matemática. 2007. .

MACLYNE,D. . Laboratório de Matemática. 2007. .

MACLYNE,D. . Projetos Interdisciplinares. 2007. .

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    Avaliação da Aprendizagem do Conceito Matemático de Simetria por meio de um Jogo Digital Original - Dametria, Descrição: O desafio constante de educadores na atualidade tem sido lidar com um perfil de aluno que demanda conectividade e interatividade, duas características que não se coadunam com práticas tradicionais de ensino. O uso de tecnologias de comunicação e informação (TIC) e a necessidade de ser participativo no ato de aprender é uma realidade que não se pode negar. O aprendizado da matemática, nesse contexto, se mostra deficitário, o que pode ser observado em todos os índices governamentais. A aprendizagem é o fenômeno que alinhava as duas temáticas abordadas ? o uso das TICs e o déficit no aprendizado da matemática. Baseando-se nessa necessidade, o objetivo geral do presente estudo é analisar a aplicação do conceito de simetria e suas respectivas tomadas de consciência reveladas por diferentes níveis de jogo em um ambiente digital. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar que envolverá docentes das áreas de Psicologia, Licenciatura em Computação e Licenciatura em Matemática. Enquanto um jogo original (inédito, mas já existente) estiver sendo desenvolvido em formato digital, estarão sendo criados protocolos de avaliação, tanto para a compreensão do sistema lógico do jogo, quanto da compreensão de um conceito da matemática ? a simetria. Serão convidados a participar da pesquisa 15 estudantes do 7º ano do ensino fundamental. Espera-se com esse estudo que sejam criados protocolos e orientações para o trabalho didático de construção e aperfeiçoamento do conceito matemático de simetria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Diógenes Maclyne Bezerra de Melo - Integrante / Claudimara Chisté Santos - Coordenador / Emanoel Francisco Spósito Barreiros - Integrante., Financiador(es): Universidade de Pernambuco - Bolsa.

  • 2011 - 2013

    Diversão + Aprendizagem = Diversagem: aprendendo matemática por outros caminhos, Descrição: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIDID. Tem como principais objetivos formar professores a partir da gradução para melhor atuarem na Educação Básica. Contribuindo, com isso, para a elevação da qualidade da escola pública e a valorização do magistério; a inserção dos alunos de licenciaturas no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promovendo a integração entre Educação Superior e Educação Básica; e o incentivo às escolas públicas de Educação Básica, no intuito de torná-las protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas e mobilizar seus professores para atuarem como co-formadores dos licenciandos. O Projeto Institucional do PIBID UFERSA contempla cinco subprojetos: três nas Licenciaturas em Matemática, sendo dois na modalidade semi-presencial e na modalidade a distância; um na Licenciatura em Computação; e um na Licenciatura em Ciências Biológicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diógenes Maclyne Bezerra de Melo - Integrante / Kátia Cilene Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 2011 - 2011

    Projeto Klein de Matemática, Descrição: É um projeto da SBM - Sociedade Brasileira de Matemática com o apoio da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática; SBMAC - Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional; SBHMAT - Sociedade Brasileira de História da Matemática; OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática da Escola pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diógenes Maclyne Bezerra de Melo - Integrante / Verônica Gitirana - Integrante / Paulo Figueiredo de LIma - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Um Computador por Aluno - UCA, Descrição: O processo de avaliação do Projeto UCA tem por finalidade primeira identificar sucessos e obstáculos na implementação do Piloto (Fase II), com a conseqüente proposição de recomendações de ações para sua continuidade, bem como a inserção de novas propostas.Para tanto, faz-se necessário conhecer as relações entre a proposta de utilização do laptop educacional nas escolas, o processo de implementação e os resultados esperados e desejáveis do referido Projeto. O conhecimento a respeito dessas questões revelará importantes informações e indicadores que deverão ser utilizados nas seguintes ações:a) para a melhoria da qualidade das propostas pedagógicas;b) para a promoção de maior eficiência e eficácia do processo de implementação das ações do Projeto; ec) para subsidiar os gestores do Projeto UCA tanto no acompanhamento e monitoramento do desempenho dessa política, quanto no próprio redesenho dessa política.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diógenes Maclyne Bezerra de Melo - Coordenador / Kátia Cilene da Silva - Integrante / Viviane de Bona - Integrante / Bruno de Souza França - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Pernambuco, Faculdade de Formação. , Rua Capitão Pedro Rodrigues, São José, 55290000 - Garanhuns, PE - Brasil, Telefone: (87) 37611343, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Ministrou as disciplinas: Prática Profissional III e V; Matemática Básica I; Avaliação Educacional e da Aprendizagem

2011 - 2014

Colégio Visão

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 11

2011 - 2013

Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador

Outras informações:
Professor colaborador do subprojeto matemática a distância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID da UFERSA desde abril de 2011

2011 - 2011

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Professor pesquisador

2010 - 2010

Colégio De Aplicação

Vínculo: Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2009 - 2010

Centro de Tecnologia de Software para Exportação do Recife

Vínculo: Especial. em des. de Questões, Enquadramento Funcional: Bolsista

Outras informações:
Especialista na elaboraração de itens (questões de matemática) e Avaliador de itens da área de matemática.

2006 - 2008

COLÉGIO AGNES ERSKINE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

  • 02/2006 - 03/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

2005 - 2007

Colegio Independencia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/2005 - 02/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, matemática

2004 - 2007

Colegio Anchieta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/2005 - 01/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

2004 - 2005

Colegio 2001, 2001

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2004 - 02/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, matemática

2003 - 2008

Colégio Souza Leão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

2005 - 2006

Colégio Souza Leão

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 02/2003 - 03/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, matemática

2005 - 2006

Escola Menino Jesus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

  • 08/2005 - 03/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, matemática

2010 - 2010

Faculdade de Informática e Tecnologia de Pernambuco

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 8

Outras informações:
Ministrou aula para o curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia com a disciplina Avaliação Psicopedagógica. Ministrou aula para o curso de Pós-Graduação em Matemática com a disciplina Filosofia e Sociologia Aplicada ao Ensino da Matemática.

2008 - 2009

Faculdade para o Desenvolvimento de Pernambuco

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação e Pós-Graduação, Carga horária: 4

Outras informações:
Ministrou aula na Graduação no curso de Administração com as disciplinas Estatística Aplicada à Administração(60h) e Matemática Aplicada à Administração(60h). Ministrou aula no curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional com a disciplina Planejamento e Avaliação Escolar. Ministrou aula no curso de Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica com a disciplina Planejamento e Avaliação Escolar. Ministrou aula no curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional com a disciplina Currículo Escolar.

2010 - 2011

Fundação de Ensino Superior de Olinda

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 8

Outras informações:
Ministrou aula na Pós-Graduação em Matemática e Educação com a disciplina Construindo Funções a Partir de Dados. Orientação de monografia 2011

Atividades

  • 02/2011 - 12/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , Educação, .,Linhas de pesquisa

2008 - 2009

SECRETARIA DE TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor executor

2010 - 2012

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de políticas públicas de Pe