Angela Maria Cascão

Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro (1976), com mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005 / 2014). Servidora concursada da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro no cargo de Sanitarista, sendo responsável pela gestão dos Sistemas de Informação sobre Mortalidade (SIM) e de Nascidos Vivos (Sinasc) atuando no cargo de Diretora da Divisão de Dados Vitais da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES-RJ, atuando principalmente nos seguintes temas: causas de morte, mortalidade, registro de óbitos e nascimentos, linkage e causas externas. Atualmente desenvolve junto a Universidade de São Paulo - USP, projeto de Pós Doutorado com projeto intitulado "Qualificação dos óbitos por Causas Externas no Estado do Rio de Janeiro: um Desafio para o Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM" com orientação da Professora Sênior da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - Professora Maria Helena Prado de Mello Jorge.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva

2010 - 2014

Instituto de Estudos em Saúde Pública
Título: MORTALIDADE EM IDOSOS: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE A CAUSA BÁSICA
PAULINE LORENA KALE. Coorientador: MARIA HELENA PRADO DE MELLO JORGE.

Mestrado em Saúde Coletiva

2004 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Avaliação da qualidade do Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM a partir do relacionamento de bases de dados - Estado do Rio de Janeiro - 2000 a 2003,Ano de Obtenção: 2006
Pauline Lorena Kale.Palavras-chave: causas de morte; causas múltiplas; codificação; mortalidade; relacionamento de dados.

Especialização em Curso Básico de Saúde Pública

1987 - 1987

Escola Nacional de Saúde Pública FIOCRUZ
Título: Mortalidade no Brasil

Graduação em Serviço Social

1972 - 1976

Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro
Título: Geriatria e Serviço Social
Orientador: Maria Lina de Castro Lima

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2001 - 2001

Curso de Atualização: Causas Múltiplas de Morte. , Faculdade de Saúde Pública USP, FSP/USP, Brasil.

1999 - 1999

Capacitação para Gerentes de Projetos. , Management Projetos e Processos Ltda, MPP, Brasil.

1996 - 1996

Atualiz. em Método Epidemio no Est.da Mortal Infan. , Faculdade de Saúde Pública USP, FSP/USP, Brasil.

1993 - 1993

Curso de Gerência de Unidades de Saúde. , Fundação Escola de Serviço Público, FESP/RJ, Brasil.

1990 - 1990

Especialização em Classificação de Doenças. , Faculdade de Saúde Pública USP, FSP/USP, Brasil.

1975 - 1975

Codificadores de Causas de Morte. , Faculdade de Saúde Pública USP, FSP/USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Artigos Científicos-Centers for Disease and Prevention - CDC.II Workshop de escrita de artigos científicos. 2019. (Outra).

II Oficina de Atualização na Codificação de Causas Externas - ERJ.Instrutora da II Oficina de Atualização na Codificação de Causas Externas - ERJ. 2019. (Oficina).

Pré-Oficina sobre o Suplemento da Revista Brasileira de Epidemiologia.Projeto Sessenta Cidades e do III Encontro sobre a Melhoria da Qualidade da Informação sobre Causas de Morte no Brasil. 2019. (Oficina).

12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Impacto da Qualificação dos óbitos por Causas Externas no Estado do Rio de Janeiro, em 2014. 2018. (Congresso).

Artigos Científicos-Centers for Disease and Prevention - CDC.Curso de Escrita de Artigos Científicos. 2018. (Outra).

Oficina Anaconda.Iniciativa Dados para Saúde - Fundação Bloomberg. 2018. (Oficina).

Oficina para Médicos Multiplicadores.Melhoria do Diagnóstico da Causa de Morte - Turmas I e II. 2018. (Oficina).

Seminário de lançamento do Centro Brasileiro para a Gestão da Família de Classificações Internacionais.Lançamento do novo Centro. 2018. (Seminário).

9ª EXPOEPI. Identificação de subregistro de óbito no Estado do Rio de Janeiro - uma busca pela excelência. 2009. (Congresso).

8ª EXPOEPI. 2008. (Congresso).

Iª Mostra de Experiências em Vigilância Epidemiológica Hospitalar.Perfil da Mortalidade no Estado do Rio de Janeiro. 2008. (Encontro).

6ª EXPOEPI. Aprimoramento dos Dados de Mortalidade por Causas Externas tendo a imprensa como fonte de dados. 2006. (Congresso).

8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. Relacionamento das bases de dados de amputação por diabetes mellitus informados pelo SIH-SUS e o SIM. 2006. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia e 6ª Reunião Científica da America Latina e Caribe da Associação Internacional de Epidemiologia - IEA. Mensuração do subregistro de óbitos-Estratégia para aprimoramento do Sistema de Informações sobre Mortalidade. 2004. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Estudo da Mortalidade por Diabetes no Rio de Janeiro. 2003. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Mortes infantis evitáveis por adequada assistência à gravidez e ao parto - Município do Rio de Janeiro - 1998. 2002. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Processo de Descentralização do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) no Estado do Rio de Janeiro. 1998. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Evolução do Coeficiente de Mortalidade perinatal e probabilidade de morte de menores de um ano no Município do Rio de Janeiro - 1986 a 1994. 1998. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Implantação do formulário da Declaração de Nascido Vivo (DN) e do Sistema de Informação sobre Nascido Vivo (SINASC). 1998. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Mortalidade na Infância: Causas Mencionadas e Evitáveis por melhorias do Saneamento Básico - Duque de Caxias - 1994. 1998. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Mortes Infantis Evitáveis por Melhoria do Saneamento Básico. 1998. (Congresso).

Simpósio Atestado de Óbito.A melhoria da qualidade da informação em mortalidade. 1996. (Simpósio).

II Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Análise da Mortalidade por Causa Básica e algumas Causas Mencionadas. 1992. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cátia Martinez Minto

Silva, Z.P.; Mello Jorge M.H.P.;CASCAO, A. M.. Qualificação das Causas Externas Indeterminadas a Partir da Recuperação de Dados dos Institutos de Medicina Legal de São Paulo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rejane Sobrino Pinheiro

LAURENTI, R.; MELLO-JORGE, M. H.;PINHEIRO, R. S.; COSTA, A. J. L.. Avaliação da qualidade do sistema de informações sobre mortalidade - SIM - a partir do relacionamento de bases de dados. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Antonio José Leal Costa

COSTA, Antonio José Leal; Jorge MHM; Laurenti R; SOBRINO, Rejane Pinheiro. Avaliação da qualidade do Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM a partir do relacionamento de bases de dados, estado do Rio de Janeiro, 2000 a 2003. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Coletiva) - Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva Ufrj.

Antonio José Leal Costa

MELLO-JORGE, M. H.;Costa, Antonio José Leal; SANCHES, K. R. B.; Laurenti R; REIS, A. C. G. V.. Mortalidade em idosos: desenvolvimento e aplicação de uma metodologia para recuperação da informação sobre a causa básica. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.

Antonio José Leal Costa

KALE, Pauline Lorena; MELLO-JORGE, M. H.; Laurenti R;COSTA, Antonio José Leal. Mortalidade em idosos: desenvolvimento e aplicação de uma metodologia para recuperação da informação sobre a causa básica. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Saúde Coletiva) - Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva Ufrj.

Pauline Lorena Kale

KALE, P. L.; MELLO-JORGE, M. H.; LAURENTI, R.; COSTA, A. J. L.;Kale, Pauline Lorena. Mortalidade em idosos: desenvolvimento e aplicação de uma metodologia para recuperação da informação sobre causa básica. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.

Pauline Lorena Kale

KALE, Pauline Lorena; LAURENTI, Ruy; PINHEIRO, Rejane Sobrio. Avaliação da qualidade do Sistema de Informação sobre mortalidade a partir da menção de diabetes mellitus e consequente amputações de membros inferiores na declaração de óbito - Estado do rio de Janeiro - 2000 a 2003.. 2005. Outra participação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ana Cristina Gonçalves Vaz dos Reis

REIS, Ana CristinaJORGE, MARIA HELENA PRADO DE MELLO; LAURENTI, RUY; COSTA, A. J. L.; SANCHES, K. R. B.. Mortalidade em idosos: desenvolvimento e aplicação de uma metodologia para recuperação da informação sobre a causa básica. 2014. Tese (Doutorado em DOUTORADO) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Raquel Maria Cardoso Torres

Análise da implementação das comissões de óbito em oito unidades Hospitalares da Rede Própria da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Angela Maria Cascao;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Pauline Lorena Kale

Avaliação da qualidade do Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM partir do relacionamento de bases de dados Estado do Rio de Janeiro - 2000 a 2003; 2006; 93 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Pauline Lorena Kale;

Pauline Lorena Kale

Mortalidade em idosos: desenvolvimento eaplicação de metodologia para recuperação da causa básica; 2014; Tese (Doutorado em Curso de Pós-graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos de Saúde Coletiva,; Orientador: Pauline Lorena Kale;

Pauline Lorena Kale

Investigação dos óbitos por causas mal definidas e de mulheres em idade fértil ocorridos na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro; 2007; Orientação de outra natureza - Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Pauline Lorena Kale;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LOPES, ALOÍSIO SABINO ; PASSOS, VALÉRIA MARIA DE AZEREDO ; SOUZA, MARIA DE FATIMA MARINHO DE ; CASCÃO, ANGELA MARIA . Melhoria da qualidade do registro da causa básica de morte por causas externas a partir do relacionamento de dados dos setores Saúde, Segurança Pública e imprensa, no estado do Rio de Janeiro, 2014. EPIDEMIOLOGIA E SERVICOS DE SAUDE , v. 27, p. 2237-9622, 2018.

  • JORGE, MARIA HELENA PRADO DE MELLO ; CASCÃO, ÂNGELA MARIA ; REIS, ANA CRISTINA ; LAURENTI, RUY . Em busca de melhores informações sobre a causa básica do óbito por meio de linkage: um recorte sobre as causas externas em idosos - Estado do Rio de Janeiro, Brasil, 2006. Epidemiologia e Serviços de Saúde , v. 21, p. 407-418, 2012.

  • CASCAO, A. M. ; KALE, P. L. . Relacionamento das Bases de Dados de Amputação de Membros Inferiores por Diabetes Mellitus: Uma estratégia para melhoria da qualidade da informação sobre causas de morte no Estado do Rio de Janeiro. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. XIV, p. 361-374, 2006.

  • COELI, C. M. ; FERREIRA, L. G. F. D. ; DRBAL, M. M. ; VERAS, R. P. ; CAMARGO JR, K. R. ; CASCAO, A. M. . Mortalidade em idosos por diabetes mellitus como causa básica e associada de óbito. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , v. 36, p. 135-140, 2002.

  • LAURENTI, R. ; CASCAO, A. M. ; Flores A.P.M. . Informações na Declaração de Óbito sobre as circunstâncias das causas externas. Revista da Associação Médica Brasileira , v. 47, p. 175-181, 2001.

  • KALE, P. L. ; BELLIZZI, A. L. M. ; CASCAO, A. M. . Contribuições do estudo da mortalidade em menores de cinco anos de idade para avaliação do saneamento básico e condições de vida da população. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 6, p. 121-131, 1998.

  • CASCAO, A. M. ; KALE, P. L. ; BELLIZZI, A. L. M. ; ALMEIDA, L. M. ; VERMELHO, L. L. . Sistema de Informações sobre Mortalidade: A importância do correto preenchimento das Declarações de Óbito para o Planejamento e a Pesquisa em Saúde. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 5, p. 123-130, 1997.

  • NIOBEY, F. M. L. ; CASCAO, A. M. ; DUCHIADE, M. P. . Qualidade do preenchimentode atestadosde óbitos de menores de um ano na região metropolitana do Rio de Janeiro. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , v. 24, p. 311-318, 1990.

  • Mello Jorge M.H.P. ; CASCAO, A. M. ; Carvalho R. . Acidentes e Violências: um guia para o aprimoramento da qualidade de sua informação. 1. ed. São PAULO: Coordenadoria de Comunicação Social USP, 2003. v. 1. 121p .

  • CASCAO, A. M. ; ZOCA, B. ; RABELLO NETO, D. L. ; RODRIGUES, G. ; OLIVEIRA, H. ; TANIGUCHI, M. ; AMORIM, R. ; LECCA, R. ; MEN, R. . Principais causas específicas de mortalidade no Brasil. In: Angela Maria Cascão, Bruno Zoca, Dácio de Lyra Rabello Neto, Gisele Rodrigues, Helio de Oliveira, Mauro Taniguchi, Roberta Amorim, Roberto Lecca, Roberto Men. (Org.). Principais causas específicas de mortalidade no Brasil. 1ed.Brasilia: Ministerio da Saude, 2017, v. 1, p. 67-92.

  • GORETTI, A. ; CASCAO, A. M. ; TRINDADE, C. ; RABELLO NETO, D. L. ; PORTO, D. ; OLIVEIRA, H. ; TANIGUCHI, M. . Mortalidade Infantil e na infância: perfil e evolução no periodo 1990 2014. In: Ana Goretti, Angela Maria Cascão, Carla Trindade, Dacio de Lyra Rebello Neto, Denise Porto, Hélio de Oliveira, Mauro Taniguchi. (Org.). Mortalidade Infantil e na infância: perfil e evolução no periodo 1990 2014. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2017, v. 1, p. 37-66.

  • CASCAO, A. M. ; ROCHA, P. M. M. ; WAKIMOTO, M. D. ; BITTENCOURT, S. D. A. . Instrumentos para registro de óbitos e nascimentos e seus sistemas de informação. In: Sonia Bittencourt; Marcos Dias; Mayumi Duarte. (Org.). Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal e Atuação dos Comitês de Mortalidade. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2013, v. Único, p. 13-265.

  • Sanches K.R.B. ; CAMARGO JR, K. R. ; COELI, C. M. ; CASCAO, A. M. . Sistemas de Informação em Saúde. In: Medronho, Roberto A., Maul de Carvalho, D., Bloch, Kátia Vergetti, Luiz, Ronir R., Werneck, Guilherme L.. (Org.). Epidemiologia. 1ed.Rio de Janeiro: Atheneu, 2002, v. 1, p. 337-359.

  • CASCAO, A. M. ; KALE, P. L. . Mortalidade em idosos: desenvolvimento e aplicação de uma metodologia para recuperação da informação sobre causa básica. In: XVIII Encontro de Estudos Populacionais - ABEP, 2012, Águas de Lindóia - São Paulo. XVIII Encontro de Estudos Populacionais, 2012.

  • CASCAO, A. M. ; KALE, P. L. . Relacionamento das bases de dados de amputação por diabetes mellitus informados pelo SIH-SUS e o SIM. In: 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Saúde, Justiça, Cidadania. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2006. v. 1.

  • Almeida M.T.C.G.N. ; Tavares L.S. ; Shirawa T. ; CASCAO, A. M. . Indicadores Sociais e mortalidade materna no Estado do Rio de Janeiro. In: 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Saúde, Justiça, Cidadania. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2006. v. 1.

  • CASCAO, A. M. ; Almeida M.T.C.G.N. . Mensuração do subregistro de óbitos-Estratégia para aprimoramento do Sistema de Informações sobre Mortalidade. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia e 6ª Reunião Científica da America Latina e Caribe da Associação Internacional de Epidemiologia - IEA, 2004, Recife. Um olhar sobre a cidade. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2004. v. 1.

  • Santos S.R. ; Peres A.A.Q. ; Navarro N. ; COELI, C. M. ; CASCAO, A. M. . Estudo da Mortalidade por Diabetes no Rio de Janeiro. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2003. v. 1.

  • Santos S.R. ; Peres A.A.Q. ; Navarro N. ; COELI, C. M. ; CASCAO, A. M. . Estudo da Mortalidade por Diabetes no Rio de Janeiro. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2003. v. 1.

  • KALE, P. L. ; Costa A.J.L. ; Luiz R.R. ; CASCAO, A. M. ; Torres T.G. . Mortes evitáveis por adequada assistência à gravidez e ao parto - Município do Rio de Janeiro - 1998. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. Epi 2002 - A Epidemiologia na Promoção da Saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2002. v. 1.

  • Navarro N. ; CASCAO, A. M. ; Munck S. . Implantação do formulário da Declaração de Nascido Vivo (DN) e do Sistema de Informação sobre Nascido Vivo (SINASC). In: IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1998, Rio de Janeiro. EPIRIO-98. Rio de Janeiro: ABRASCO, 1998. v. 1.

  • Navarro N. ; CASCAO, A. M. ; Munck S. . Processo de descentralização do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) no Estado do Rio de Janeiro. In: IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1998, Rio de Janeiro. EPIRIO-98. Rio de Janeiro: ABRASCO, 1998. v. 1.

  • CASCAO, A. M. ; BELLIZZI, A. L. M. ; KALE, P. L. . Mortalidade na Infância: Causas Mencionadas e Evitáveis por melhorias do Saneamento Básico - Duque de Caxias -1994. In: EPI-98, 1998, Rio de Janeiro. EPIRIO - 98. Rio de Janeiro: ABRASCO, 1998. v. 1.

  • BELLIZZI, A. L. M. ; KALE, P. L. ; CASCAO, A. M. . Evolução do Coeficiente de Mortalidade perinatal e probabilidade de morte de menores de um ano no Município do Rio de Janeiro - 1986 a 1994. In: IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1998, Rio de Janeiro. EPIRIO - 98. Rio de Janeiro: ABRASCO, 1998. v. 1.

  • CASCAO, A. M. . A melhoria da qualidade da informação em mortalidade. In: Simpósio Atestado de Óbito, 1996, Rio de Janeiro. Atestado de Óbito. Rio de Janeiro: CREMERJ, 1996. v. 1.

  • CASCAO, A. M. . Análise da Mortalidade por Causa Básica e algumas Causas Mencionadas. In: II Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1992, Belo Horizonte. Epidemiologia 92. Rio de Janeiro: ABRASCO, 1992. v. 1.

  • CASCAO, A. M. . Cenário da Mortalidade dos óbitos por Causa Garbage no ERJ em 2018. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASCAO, A. M. . Preenchimento de Declaração de Óbito - Documento-base para o SIM. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASCAO, A. M. . Panorama Epidemiológico da Morte Materna no Estado do Rio de Janeiro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASCAO, A. M. . Avaliação da qualidade do Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM a partir do relacionamento de bases de dados de mortalidade (Poster). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASCAO, A. M. ; REIS, A. C. G. V. ; Flores A.P.M. . Identificação de subregistro de óbito no Estado do Rio de Janeiro - uma busca pela excelência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASCAO, A. M. ; Flores A.P.M. . Aprimoramento dos dados de mortalidade por causas externas tendo a imprensa como fonte de dados. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Capacitação de codificadores e monitoramento da acurácia da codificação das causas de morte: subsídio ao aprimoramento da qualidade do Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM, Descrição: Frente ao crescente número de codificadores em atividade no Brasil, torna-se imperativo o desenvolvimento de estratégias de monitoramento da acurácia da codificação e seleção das causas de morte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Angela Maria Cascao - Integrante / Antonio José L. Costa - Coordenador / Bruno Baptista cardoso - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Investigação dos óbitos por causas mal definidas e de mulheres em idade fértil ocorridos na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro em 2007, Descrição: Buscar a qualificação dos óbitos por causas mal definidas através de investigação hospitalar e domiciliar e para os óbitos de mulheres em idade fértil verificar a ocorrência de óbito materno no período estudado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Angela Maria Cascao - Integrante / Pauline Lorena Kale - Coordenador / Antonio José L. Costa - Integrante / Maria de Lourdes Tavares Cavalcante - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro. , Rua México 128 - 4ºandar sala 402, Centro, 20031140 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 23333999, Fax: (021) 23334014, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - 2009

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sem enquadramento funcional, Carga horária: 20

  • 2002 - Atual

    SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE DO RIO DE JANEIRO

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Sanitarista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Acumulando dois vínculos nas SES/RJ, um de Técnico de Saúde Pública desde fevereiro de 1972, com cargo de Diretor de Departamento, responsável pelos Sistemas de Mortalidade e de Nascidos Vivos e outro de Sanitarista desde janeiro de 2002. Com