Rozana Vasconcelos Melo

Zootecnista, formada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2017). Durante a graduação foi Bolsista de Apoio Técnico da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológio - FUNCAP, atuando na área de Zootecnia no setor de nutrição de não ruminantes , com ênfase em frangos de corte. (2014 - 2015). Possui experiência na área de Produção e processamento de Alimentos de Origem Animal .

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Zootecnia

2012 - 2017

Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: PERCEPÇÃO DOS NUTRICIONISTAS ACERCA DO USO DE HORMÔNIOS E ANTIBIÓTICOS NA PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE E SEUS RISCOS PARA A SAÚDE HUMANA.
Orientador: Claudia de Castro Goulart

Curso técnico/profissionalizante em andamento em PANIFICAÇÃO

2018 - Atual

Instituto Federal do Ceará

Curso técnico/profissionalizante em AGROINDÚSTRIA

2014 - 2018

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia, IFCE -Tianguá

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colégio Sant'Ana

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Excel Descomplicado. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte, SEST SENAT, Brasil.

2018 - 2018

Digitação. (Carga horária: 14h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural AR/CE, SENAR/CE, Brasil.

2018 - 2018

Introdução a informatica. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte, SEST SENAT, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Escrita logica : Como prepara um artigo cientifico. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia, IFCE -Tianguá, Brasil.

2017 - 2017

Primeiros socorros - Nível básico. (Carga horária: 4h). , Centro de Capacitação Técnica Profissional Adalgisa Gomes Ferreira, CCTPA, Brasil.

2016 - 2017

Gestão Administrativa. (Carga horária: 120h). , Centro de Capacitação Técnica Profissional Adalgisa Gomes Ferreira, CCTPA, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Trabalho empreendedor. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural AR/CE, SENAR/CE, Brasil.

2015 - 2015

Minicurso de produção de potros. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2015 - 2015

Inglês regular I. (Carga horária: 60h). , Curso de Idiomas Estrangeiros, CIE, Brasil.

2014 - 2014

Implantação de aviários caipiras. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Encontro do arranjo produtivo local da carcinicultura do litoral Oeste.III Encontro do arranjo produtivo local da carcinicultura do litoral Oeste. 2017. (Encontro).

I Ciclo de Palestras em Ovinocultura?Potencialidades e limitações da ovinocultura no Semiárido brasileiro?.I Ciclo de Palestras em Ovinocultura?Potencialidades e limitações da ovinocultura no Semiárido bra. 2016. (Outra).

II Simpósio de Equinocultura. 2015. (Simpósio).

XVII Encontro de Iniciação Cientifica.o trabalho RESULTADOS ECONOMICOS PARCIAIS DA PRODUCAO DE FRANGOS DE CORTE SUBMETIDOS A DIETAS COM SUBSTITUICAO PARCIAL A PROTEINA DO FARELO DE SOJA POR FARELO DE ALGODÃO COM OU SEM SUPLEMENTAÇÃO DE ENZIMAS. 2015. (Encontro).

XXV Congresso Brasileiro de Zootecnia. Qualidade de carcaças de frangos de corte alimentados com dietas contendo óleo de vísceras de tilápia. 2015. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Zootecnia. Minerais quelatados e três granulometrias de calcário sobre a qualidade óssea de poedeiras comerciais marrons. 2015. (Congresso).

Comemoração ao dia do zootecnista.programação cientifica ao dia do zootecnista. 2014. (Outra).

XI Congresso Nordestino de Produção Animal -CNPA. Farelo de algodão em substituição parcial à proteína do farelo de soja em dietas com ou sem suplementação de idade. 2014. (Congresso).

XVI Encontro de Iniciação Científica.Dipterofauna associada a decomposição da carcaça de Sus scrofa L. (1758), sob trauma mecânico com causas mortais. 2014. (Encontro).

XVI Encontro de Iniciação Científica.VALORES ENERGETICOS DO FARELO DE ALGODAO PARA AVES. 2014. (Encontro).

VI ExpoMel. 2013. (Exposição).

XI AGRINORTE. Tecnologia social e agroecologia. 2013. (Feira).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jorge Luís Pereira Cavalcante

GOULART-DE-ABREU, C.;CAVALCANTE, J.L.P.; SOUSA, A. M.. Percepção de profissionais e estudantes de nutrição acerca do uso de hormônios e antibióticos na produção de frangos de granja. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Claudia de Castro Goulart

PERCEPÇÃO DOS NUTRICIONISTAS ACERCA DO USO DE HORMÔNIOS E ANTIBIÓTICOS NA PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE E SEUS RISCOS PARA A SAÚDE HUMANA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Claudia de Castro Goulart;

Claudia de Castro Goulart

Utilização do farelo de algodão em substituição parcial à proteína do farelo de soja em dietas com ou sem suplementação de enzimas para frango de corte; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia de Castro Goulart;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VASCONCELOS, P. R. E. ; GOULARD, C. C. ; MEDEIROS, F. M. ; NASCIMENTO, J. R. ; MELO, R. V. . Efeito da substituição do antibiótico promotor de crescimento por probiótico em dietas com ou sem farinha de carne e ossos sobre as características de carcaça de frango de corte. In: III Simpósio de Avicultura do Nordeste, 2016, João Pessoa. III Simpósio de Avicultura do Nordeste, 2016.

  • LENDENGUE, G. M. A. ; DIAS, E. R. ; MEDEIROS, F. M. ; MIRANDA, L. M. B. ; ALVE, M. G. M. ; GOULARD, C. C. ; MELO, R. V. ; BASTOS-LEITE, S. C. . Valores energéticos do óleo de vísceras de tilápia para frangos de corte.. In: XXV Congresso Brasileiro de Zootecnia-Zootec, 2015, Fortaleza. XXV Congresso Brasileiro de Zootecnia-Zootec, 2015.

  • MELO, R. V. ; GOULARD, C. C. . Farelo de algodão em substituição parcial à proteína do farelo de soja com ou sem suplementação de enzimas para pintos de corte de 1 a 21 dias de idade. In: IX Congresso Nordestino de Produção Animal, 2014, Ilhéus-BA. IX Congresso Nordestino de Produção Animal, 2014.

  • MELO, R. V. ; DIAS, E. R. ; MEDEIROS, F. M. ; MIRANDA, L. M. B. ; ALVE, M. G. M. ; LENDENGUE, G. M. A. ; GOULARD, C. C. . Qualidade de carcaças de frangos de corte alimentados com dietas contendo óleo de vísceras de tilápia. In: XXV Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2015, Fortaleza. XXV Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2015.

  • MELO, R. V. ; MIRANDA, L. M. B. ; LENDENGUE, G. M. A. ; GOULARD, C. C. . Valores energéticos do farelo de algodão para aves. In: XVI Encontro de iniciação Cientifica da UVA, 2014, Sobral. XVI Encontro de iniciação Cientifica da UVA - 2014, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    UTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE ALGODÃO EM DIETAS COM ALTA DENSIDADE ENERGÉTICA PARA FRANGOS DE CORTE CRIADOS EM AMBIENTE QUENTE, Descrição: O experimento será realizado na FAEX, utilizando-se 360 pintos Ross, de 1 a 42 dias de idade. As aves serão distribuídas em DIC, em esquema fatorial 3 x 2 (três níveis de substituição do óleo de soja pelo óleo de algodão: 0, 50 e 100% e dois níveis de energia metabolizável: normal e aumento de 75 kcal/kg), totalizando seis tratamentos, com seis repetições de 10 aves cada. As rações serão formuladas a base de milho e farelo de soja atendendo as exigências nutricionais dos frangos para cada uma das fases. As variáveis avaliadas serão: consumo de ração, peso corporal, ganho de peso e conversão alimentar, pesos e rendimentos de carcaça e de cortes nobres (peito, coxa, sobrecoxa e asa), pesos absolutos e pesos relativos de vísceras comestíveis (coração, moela e fígado) e de gordura abdominal. Os dados serão submetidos a análise de variância utilizando-se o pacote computacional SAEG e a comparação das médias será realizada pelo teste SNK, a 5% de probabilidade. Resultados esperados: Espera-se minimizar os efeitos deletérios do calor sobre o desempenho dos animais através do aumento da densidade energética das dietas e apresentar uma fonte lipídica alternativa ao óleo de soja... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rozana Vasconcelos Melo - Integrante / Gracielle Maria Arruda Lendengue - Integrante / Claudia de Castro Goulard - Coordenador / Josefa Dêis Brito Silva - Integrante / Ana Sancha Malveira Batista - Integrante / FABRIZIA MELO DE MEDEIROS - Integrante / José Ribeiro do Nascimento - Integrante / Silvana Cavalcante Bastos-Leite - Integrante / Alisson Melo de Sousa - Integrante / Priscila Rolim e Vasconcelos - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Utilização do farelo de algodão em substituição parcial à proteína do farelo de soja em dietas com ou sem suplementação de enzimas para frango de corte, Descrição: Serão realizados dois experimentos na Fazenda Experimental da UVA, sendo o primeiro um ensaio de digestibilidade para a determinação dos valores energéticos do farelo de algodão e o segundo um ensaio de desempenho, em que os frangos serão submetidos a dietas com dois níveis de substituição (20 e 40%) da proteína do farelo de soja pelo farelo de algodão, com ou sem suplementação de complexo enzimático nas dietas. No primeiro experimento serão utilizados 48 pintos de corte com 28 dias de idade, distribuídos em dois tratamentos, com quatro repetições de seis aves cada. Os tratamentos serão constituídos de uma dieta referência e uma dieta teste, em que a ração referência será substituída em 40% pelo farelo de algodão. Será utilizado o método de coleta total de excretas para o cálculo da energia metabolizável e energia metabolizável corrigida pelo balanço de nitrogênio. No segundo experimento serão utilizados 350 pintos de 1 a 42 dias de idade, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 2 + 1 (dois níveis de substituição da proteína do farelo de soja pelo farelo de algodão: 20 e 40% x dois níveis de inclusão de enzimas: com ou sem complexo enzimáticos + dieta controle positivo, sem farelo de algodão e sem enzima). Serão avaliadas o consumo de ração, peso corporal, ganho de peso, conversão alimentar em cada fase e peso e rendimento da carcaça e de cortes nobres (peito, coxa e sobrecoxa) e peso absoluto e relativo das vísceras (coração, fígado e moela) e da gordura abdominal aos 42 dias de idade. Os dados serão submetidos à análise de variância e o teste de Dunnett, a 5% de probabilidade, em que os tratamentos serão comparados á dieta controle, sem substituição da proteína da soja... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rozana Vasconcelos Melo - Integrante / Lidia M B de Miranda - Integrante / Gracielle Maria Arruda Lendengue - Integrante / Claudia de Castro Goulard - Coordenador / Tereza Cristina Lacerda Gomes - Integrante / Josefa Dêis Brito Silva - Integrante / Ana Sancha Malveira Batista - Integrante / FABRIZIA MELO DE MEDEIROS - Integrante / André de Freitas Siqueira - Integrante / José Ribeiro do Nascimento - Integrante / Silvana Cavalcante Bastos-Leite - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional