Maria Andrea Cavalheiro Romeiro

Possui graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2003) e Mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2016). Tem experiência na área de História, com ênfase na metodologia do ensino de história, atuando, principalmente, nos seguintes temas: história; história e cultura afro-brasileira; Lei 10.639/2003; ensino de história.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em História

2014 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande
Título: ?A MORTE, BESOURO, É VIVER DEBAIXO DA BOTA DOS OUTROS?: A LINGUAGEM FÍLMICA COMO FERRAMENTA DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO MÉDIO, Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Carmem Gessilda Burgert Schiavon

Graduação em História Licenciatura

1999 - 2003

Universidade Federal do Rio Grande

Ensino Médio (2º grau)

1991 - 1993

Escola Professor Chaves

Ensino Fundamental (1º grau)

1978 - 1986

Escola Professor Chaves

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2009

Extensão universitária em Metodologia do Ensino de História e Geografia. (Carga horária: 360h). , Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XX Jornada de Ensino de História e Educação. 2014. (Oficina).

II Encontro de Formação Continuada de Professores de Educação Básica. 2013. (Encontro).

I Seminário Internacional de Educação - Concepções e sentidos da Educação: pensamentos para uma nova prática social cidadã. 2013. (Seminário).

Palestra sobre Interdisciplinaridade e Aprendizagem Significativa. 2013. (Encontro).

Utilizando o Cinema como TIC - Curso de Formação Continuada de Professores da Educação Básica. 2013. (Outra).

1º Seminário Nacional Interdisciplinaridade na Escola.Desatando Nós: a construção de um projeto interdisciplinar, um quipo e a Etnomatemática. 2012. (Seminário).

1º Seminário Nacional Interdisciplinaridade na Escola.Ecossistemas da Região Sul: experiências de uma trajetória interdisciplinar na construção de conhecimentos sobre o município de Rio Grande. 2012. (Seminário).

I Seminário de História e Patrimônio: diálogos e perspectivas. 2011. (Seminário).

II Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental. Bagunça Poética: aventuras oníricas no reino das palavras. 2008. (Congresso).

9º Congresso da Escola Particular Gaúcha - Escola:de espectador a protagonista. 2007. (Congresso).

Workshop "Leitura: autonomia e apropriação do conhecimento. 2007. (Outra).

Workshop "Vivendo Valores na Educação". 2007. (Oficina).

2º Congresso Internacional sobre Formação de Professores e Prática Pedagógica. 2006. (Congresso).

2º Congresso Internacional sobre Projetos na Educação. 2005. (Congresso).

Curso de Arquitetura Histórica e Turismo. 2004. (Outra).

VIII Ciclo de Conferências Históricas. 1999. (Outra).

V Semana Acadêmica de História - Brasil 500 Anos. 1999. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Douglas Belmont Rodrigues

SCHIAVON, P. D. C. G. B.; NEETZOW, P. D. A. A.;ROMEIRO, Maria Andrea Cavalheiro. Processo de Constituição do Centro Espírita de Umbanda Seguidores da Cabocla Jurema e Afro de Ogum Bagi e Oyá Bomi (1993-2018). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Soraia Abrahão Alle

COUGO, A. C.;ROMEIRO, Maria Andrea Cavalheiro; RODRIGUES, S. A.; FABI, S. G.. Memórias de uma vida dedicada a Educação: a história de vida da professora Eubéa Senna de Almeida. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

ROMEIRO, Maria Andrea Cavalheiro. 11ª Mostra de Educação Profissional E.M. Politécnico e Normal. 2014. Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Adriana Fraga da Silva

GOMES, A. S.; TAVARES, M. D.;SILVA, A. F.. "A morte, Besouro, é viver debaixo da bota dos outros": o cinema como uma ferramenta de trabalho para a história e a cultura afro-brasileira e africana no ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGHistória - Mestrado Profissional) - Universidade Federal do Rio Grande.

Adriana Fraga da Silva

SCHIAVON, C.; TAVARES, M. D.;SILVA, A. F.. "A morte, Besouro, é viver debaixo da bota dos outros": o cinema como uma ferramenta de trabalho para a história e a cultura afro-brasileira e africana no ensino médio. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PPGHistória - Mestrado Profissional) - Universidade Federal do Rio Grande.

Mauro Dillmann Tavares

SCHIAVON, Carmem B. (orientadora); GOMES, Arilson;DILLMANN, Mauro; FRAGA, Adriana. A morte, Besouro, é viver debaixo da bota dos outros: a mídia cinemática como ferramenta de trabalho para a História e a cultura afro-brasileira e africana no Ensino Médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal do Rio Grande.

Mauro Dillmann Tavares

DILLMANN, Mauro; FRAGA, Adriana; SCHIAVON, Carmem B. (orientadora). A morte, Besouro, é viver debaixo da bota dos outros: o cinema como uma ferramenta de trabalho para a História e a Cultura afro-brasileira e africana no Ensino Médio. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal do Rio Grande.

Carmem Gessilda Burgert Schiavon

SCHIAVON, C. G. B.; TAVARES, M. D.; GOMES, A. S.; SILVA, A. F.. "A morte, Besouro, é viver debaixo da bota dos outros": o cinema como uma ferramenta de trabalho para a história e a cultura afro- brasileira e africana no ensino médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal do Rio Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carmem Gessilda Burgert Schiavon

"A morte, Besouro, é viver debaixo da bota dos outros\": o cinema como uma ferramenta de trabalho para a história e a cultura afro- brasileira e africana no ensino médio; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal do Rio Grande,; Orientador: Carmem Gessilda Burgert Schiavon;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ROMEIRO, Maria Andrea Cavalheiro . Surgimento e transformações do Círculo Operário Riograndino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROMEIRO, Maria Andrea Cavalheiro . A mídia cinemática como ferramenta para a implementação da Lei 10.639/03 nas aulas de história do Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROMEIRO, Maria Andrea Cavalheiro ; NORNBERG, Bruna ; JULIANO, Ingrid Brayer ; FERREIRA, André Nunes . Ecossistemas da Região Sul: experiências de uma trajetória interdisciplinar na construção de conhecimentos sobre o município de Rio Grande. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROMEIRO, Maria Andrea Cavalheiro ; OLIVEIRA, Gicele Martins de . Desatando Nós: a construção de um projeto interdisciplinar, um quipo e a Etnomatemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROMEIRO, Maria Andrea Cavalheiro . Bagunça Poética: aventuras oníricas no reino das palavras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Mestre em História, Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Colégio Sagrado Coração de Jesus. , Rua Augusto Duprat, 374, Cidade Nova, 96211000 - Rio Grande, RS - Brasil, Telefone: (53) 32325531, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2009 - 2018

Escola Sagrado Coração de Jesus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de História Ensino Médio, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2018

Escola Sagrado Coração de Jesus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de História Ensino Fundamental, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2014

Escola de Ensino Fundamental Cristo Rei

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 6