Mario Sergio Vaz Cabeda

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Recursos para o Desenvolvimento, com dissertação na área de Gênese e Classificação do Solo - IICA/OEA - Centro de Ensino e Investigação, Costa Rica. Doutorado (Ph.D.) com tese na área de Física do Solo, Purdue University , USA. Professor Associado 4 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Física do Solo dos cursos de graduação e de pós-graduação em Agronomia na UFRGS, atuando principalmente nos temas infiltração de água no solo, degradação e recuperação da estrutura do solo, propriedades físicas do solo, erosão e poluição hídrica e manejo do solo. Tem experiência em administração pública superior. Aposentou-se da UFRGS em agosto de 2011, após 41 anos e 1 mês de atividades. Endereço eletrônico: mscabeda@uol.com.br

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Física do Solo

1975 - 1980

Purdue University
Título: An empirical parametric equation for point water infiltration into bare sealing soils under simulated rainfall
Orientador: Dale Swartzendruber e William Moldenhauer
Bolsista do(a): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil. Palavras-chave: Selamento do Solo; Infiltracao de Agua; Equação de Smith.Grande área: Ciências Agrárias

Mestrado em Recursos para o Desenvolvimento

1968 - 1970

IICA - Centro de Ensino e Investigação
Título: Génesis comparativa de los suelos desarrollados sobre una secuencia cronologica de terrazas aluviales en los trópicos húmedos, Costa Rica,Ano de Obtenção: 1970
Orientador: Fausto Maldonado
Bolsista do(a): Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas, IICA - ZONA SUL, Uruguai. Palavras-chave: Gênese do Solo; Ferralitização do Solo; Geomorfologia e Gênese do Solo.Grande área: Ciências Agrárias

Graduação em Agronomia

1963 - 1966

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Física do Solo.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Departamento de Solos da UFRGS ; CABEDA, M. S. V. . XXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 1991. (Congresso).

CABEDA, M. S. V. . Coordenador do Curso de Extensão Universitária realizado na X Semana de Agronomia da UFRGS.. 1987. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Simpósio de Manejo do Solo e Plantio Direto do Sul do Brasil e III Simpósio de Conservação do Solo do Planalto.Degradação física e erosão do solo.. 1984. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Carlos Andrés Leguizamón Rojas

CABEDA, M. S. V.. Alterações físicas e hídricas de um Podzólico em função do sistema de preparo.. 1998. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vera Regina Mussoi Macedo

CABEDA, M. S. V.. Compressibilidade de um Podzólico Vermelho-escuro fisicamente degradado e recuperado.. 1993. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alexandre José Diehl Krob

CABEDA, M. S. V.. Efeito da aplicação continuada de composto de lixo domiciliar sobre a população microbiana e algumas propriedades físicas e químicas do solo.. 1992. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: IVAN WITTE

CABEDA, M. S. V.. Alterações em propriedades físicas de um solo orgânico por efeito da drenagem na Planície Costeira do Rio Grande do Sul.. 1990. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Felipe Lameu dos Santos Paladini

CABEDA, M. S. V.. Agregação de um solo Podzólico Vermelho-escuro afetada por sistemas de culturas após cinco anos de sua implantação.. 1989. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: FRANCISCO ROBERTO CARVALHAES DO ESPIRITO SANTO

CABEDA, M. S. V.. Distribuição dos óxidos de ferro em uma toposeqüência de solos derivados de granito.. 1988. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Milton da Veiga

CABEDA, M. S. V.. Relações entre a erodibilidade laminar e propriedades físicas, químicas e mineralógicas de sete solos do Rio Grande do Sul.. 1988. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: José Miguel Reichert

CABEDA, M. S. V.. Formação de selo superficial e infiltração de água sob chuva simulada em solos do Rio Grande do Sul.. 1988. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: PAULO EMILIO FERREIRA DA MOTTA

CABEDA, M. S. V.. Relações entre a distribuição e as características dos óxidos de ferro e o regime de umidade dos solos em uma hidroseqüência no município de Uberaba, MG.. 1988. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: FABIO PEDO

CABEDA, M. S. V.. Produção e distribuição de raízes de seis espécies de plantas em dois níveis de compactação do solo.. 1986. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Flávio Luiz Carpena Carvalho

CABEDA, M. S. V.. Relações da erosão hídrica do solo com doses e formas de manejo do resíduo cultural de trigo (Triticum aestivum).. 1986. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: MARLENE CRISTINA ALVES

CABEDA, M. S. V.. Infiltração de água em um Podzólico Vermelho-escuro sob dois tipos de preparo, usando chuva simulada com duas intensidades.. 1986. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Heraldo Peixoto da Silva

CABEDA, M. S. V.. Infiltração de água em um Podzólico Vermelho-escuro fisicamente degradado em processo de recuperação.. 1986. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Manoel Dornellas de Souza

CABEDA, M. S. V.. Infiltração de água em Latossolo Roxo distrófico submetido a diferentes manejos.. 1985. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Edson Feliciano de Oliveira

CABEDA, M. S. V.. Efeito do preparo do solo com e sem queima de resíduos de trigo (Triticum aestivum) e soja (Glycine max) sobre condições físicas de um Latossolo.. 1985. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Valcir Carpenedo

CABEDA, M. S. V.. Qualidade e estabilidade de agregados de Latossolo Roxo submetidas a diferentes manejos.. 1984. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: CLAUDIO SANZONOWICZ

CABEDA, M. S. V.. Fontes, doses e métodos de aplicação do potássio em solo com baixa retenção de cátions e sua utilização pelas plantas.. 1983. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rodolfo José Angulo

CABEDA, M. S. V.. Relações entre erodibilidade e algumas propriedades de solos brasileiros.. 1983. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Conservação do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Mário Guerra

CABEDA, M. S. V.. Efeito de práticas mecânicas e culturais sobre condições físicas de um Latosolo Roxo distrófico do Rio Grande do Sul.. 1982. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jsé Geraldo de Vasconcelos Baracuhy

CABEDA, M. S. V.. Efeito da subsolagem em algumas características físicas de um Latossolo Roxo.. 1982. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Renato D'Agostini

CABEDA, M. S. V.. Recuperação física do solo por sistemas de manejo.. 1981. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adeodato Ari Cavalcante Salviano

CABEDA, M. S. V.. Determinação de propriedades físicas de um solo Laterítico Bruno-avermelhado distrófico sob diferentes sistemas de cultivo.. 1981. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: mando Dalla Rosa

CABEDA, M. S. V.. Práticas mecânicas e culturais para aumento da infiltração e retenção da água no solo Santo Ângelo (Latossolo Roxo distrófico).. 1981. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carlos de Mattos

CABEDA, M. S. V.. Uso de dados climatológicos na estimativa do número de dias úteis para a implantação de culturas de verão.. 1980. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Alberto Pinto Gondin

CABEDA, M. S. V.. Influência da compactação do solo na condutividade hidráulica dos planossolos da unidade de mapeamento Vacacaí.. 1980. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sírio Wiethölter

CABEDA, M. S. V.. Comparação de métodos de preparo do solo na sucessão de culturas trigo (Triticum aestivum)-soja (Glycine max).. 1975. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Renato Antônio Dedecek

CABEDA, M. S. V.. Características físicas e fator de erodibilidade de Oxissolos do Rio Grande do Sul.. 1974. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Joel Cecilio

CABEDA, M. S. V.. Levantamento detalhado, classificação e possibilidades de utilização dos solos da Estação Experimental de Encruzilhada do Sul.. 1973. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nídio Barni

CABEDA, M. S. V.. Efeitos de períodos de inundação sobre o rendimento de grãos e características agronômicas da soja (Glycine max).. 1973. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Morethson Resende

CABEDA, M. S. V.. Eficiência de irrigação em sulco com variação da vazão inicial.. 1972. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eduardo Norberto Lui

CABEDA, M. S. V.. Estudio de implantación del camiño crítico en la operación, conservación, mejoramiento y desarrollo de los sistemas de riego.. 1972. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Algenor da Silva Gomes

CABEDA, M. S. V.. Relações solo-água em solos argilosos escuros da Campanha Sudoeste do Rio Grande do Sul.. 1972. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elder Gurgel de Souza Moreira

CABEDA, M. S. V.. Morfologia, gênese e classificação dos solos do Posto Agropecuário de Carazinho, RS.. 1970. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: JOANA D'ARC FREIRE DE MEDEIROS

CABEDA, M. S. V.. Variabilidade espacial do conteúdo de água no solo da bacia do Arroio Donato, RS.. 2004. Tese (Doutorado em Recursos Hidricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciano da Silva Souza

CABEDA, M. S. V.. Variabilidade do solo, sistemas de manejo e planejamento experimental.. 1992. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Renato D'Agostini

CABEDA, M. S. V.. Relações tensão-deformação-resistência em solo compactado e revolvido.. 1992. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: JOANA D'ARC FREIRE DE MEDEIROS

CABEDA, M. S. V.. Exame de qualificação para doutorado. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Recursos Hidricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Apolino José Nogueira da Silva

CABEDA, M. S. V.. Exame de qualificação para doutorado. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcelo Biassusi

CABEDA, M. S. V.. Exame de qualificação para doutorado. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: José Renato Bouças Farias

CABEDA, M. S. V.. Exame de qualificação para doutorado. 1991. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Renato D'Agostini

CABEDA, M. S. V.. Exame de qualificação para doutorado. 1991. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciano da Silva Souza

CABEDA, M. S. V.. Exame de qualificação para doutorado. 1991. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CABEDA, M. S. V.. Presidente do concurso público para Professor Assistente em Manejo do Solo na UFRGS.. 1999. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CABEDA, M. S. V.. Integrante da comissão julgadora do concurso público para Professor Assistente em Gênese e Mineralogia do Solo na UFRGS.. 1998. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CABEDA, M. S. V.. Presidente do concurso público para Professor Adjunto em Física do Solo na UFRGS. 1993. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CABEDA, M. S. V.. Avaliação do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa, MG.. 1984. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

CABEDA, M. S. V.. Avaliação dos Cursos de Pós-Graduação em Agronomia e em Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará.. 1981. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

CABEDA, M. S. V.. Avaliação do estágio probatório do professor Quirijn de Jong van Lier. 1997. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CABEDA, M. S. V.. Coordenador da comissão técnica de Física do Solo que avaliou os trabalhos submetidos ao XXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo.. 1991. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CABEDA, M. S. V.. Avaliação do pedido de progressão funcional do professor Luiz Fernando Coelho de Souza. 1990. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CABEDA, M. S. V.. Avaliação de candidatos a bolsas da CAPES e CNPq para pós-graduação no exterior.. 1987. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

CABEDA, M. S. V.. Avaliação de candidatos a bolsas da CAPES e CNPq para pós-graduação no exterior.. 1982. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

CABEDA, M. S. V.. Avaliação do projeto de pesquisa "Estudo do sistema solo-água-planta-atmosfera na região de Barretos, SP.. 1982. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

CABEDA, M. S. V.. Avaliação de programas de pesquisa em solo e água para a região Sul do Brasil.. 1981. Instituto Agronômico do Paraná.

CABEDA, M. S. V.. Avaliação de candidatos a bolsas da CAPES e CNPq para pós-graduação no exterior.. 1981. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Milton da Veiga

Relações entre a erodibilidade laminar e propriedades físicas, químicas e mineralógicas de sete solos do Rio Grande do Sul; ; 1998; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mario Sergio Vaz Cabeda;

Vera Regina Mussoi Macedo

Compressibilidade de um Podzólico Vermelho-escuro fisicamente degradado e recuperado; ; 1993; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mario Sergio Vaz Cabeda;

José Miguel Reichert

Formação de selo superficial e infiltração de água sob chuva simulada em solos do Rio Grande do Sul; 1988; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mario Sergio Vaz Cabeda;

MARLENE CRISTINA ALVES

Infiltração de água em um Podzólico Vermelho-escuro sob dois tipos de preparo, usando chuva simulada com duas intensidades; ; 1986; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mario Sergio Vaz Cabeda;

Heraldo Peixoto da Silva

Infiltração de água em um Podzólico Vermelho-escuro fisicamente degradado em processo de recuperação; ; 1986; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mario Sergio Vaz Cabeda;

Manoel Dornelas de Souza

Infiltração de água em Latossolo Roxo distrófico submetido a diferentes manejos; ; 1985; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mario Sergio Vaz Cabeda;

Edson Feliciano de Oliveira

Eeito do preparo de solo com e sem queima de resíduos de trigo (Triticum aestivum) e soja (Glycine max) sobre condições físicas de um Latossolo; ; 1985; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Associação de Crédito e Assistência Rural do Paraná; Orientador: Mario Sergio Vaz Cabeda;

Mário Guerra

Efeito de práticas mecânicas e culturais sobre condições físicas de um Latossolo Roxo distrófico do Rio Gande do Sul; ; 1982; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mario Sergio Vaz Cabeda;

Luiz Renato D'Agostini

Recuperação física do solo por sistemas de manejo; ; 1981; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mario Sergio Vaz Cabeda;

Sírio Wiethölter

Comparação de métodos de preparo do solo na sucessão de culturas trigo(Triticum aestivum) - soja (Glycine max); ; 1975; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; Orientador: Mario Sergio Vaz Cabeda;

Renato Antônio Dedecek

Fator de erodibilidade de Oxissolos do Rio Grande do Sul; ; 1974; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mario Sergio Vaz Cabeda;

Algenor da Silva Gomes

Relações solo-água em solos argilosos escuros da Campanha Sudoeste do Rio Grande do Sul; ; 1972; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mario Sergio Vaz Cabeda;

Apolino José Nogueira da Silva

Alterações físicas e químicas de um Argissolo Amarelo coeso sob diferentes sistemas de manejo com cana-de-açúcar; ; 2003; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mario Sergio Vaz Cabeda;

Marcelo Biassusi

Simulação do movimento de água no solo utilizando modelo numérico; ; 1999; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Mario Sergio Vaz Cabeda;

Luiz Renato D'Agostini

Variações temporais da coesividade entre agregados de solo; ; 1992; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mario Sergio Vaz Cabeda;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MACEDO, V. R. M. ; SILVA, A. J. N. ; CABEDA, M. S. V. . Compressibilidade de um Argissolo Vermelho fisicamente degradado e recuperado. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Impresso) , v. 14, p. 812-818, 2010.

  • MACEDO, V. R. M. ; SILVA, A. J. N. ; CABEDA, M. S. V. . Influência de tensões compressivas na pressão de precompactação e no índice de compressão do solo. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Impresso) , v. 14, p. 856-862, 2010.

  • SILVA, A. J. N. ; CABEDA, M. S. V. ; CARVALHO, F. G. ; LIMA, J. F. W. F. . Alterações físicas e químicas de um Argissolo Amarelo sob diferentes sistemas de uso e manejo.. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Impresso) , v. 10, p. 76-83, 2006.

  • SILVA, A. J. N. ; CABEDA, M. S. V. . Compactação e compressibilidade do solo sob sistemas de manejo e níveis de umidade.. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 30, p. 921-930, 2006.

  • SILVA, A. J. N. ; CABEDA, M. S. V. ; CARVALHO, F. G. . Matéria orgânica e propriedades físicas de um Argissolo Amarelo coeso sob sistemas de manejo com cana-de-açúcar. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental , v. 10, p. 579-585, 2006.

  • SILVA, A. J. N. ; CABEDA, M. S. V. . Modificações na matriz de um Argissolo Amarelo coeso sob diferentes sistemas de manejo com cana-de-açúcar. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental , v. 10, p. 554-562, 2006.

  • SILVA, A. J. N. ; CABEDA, M. S. V. . Influência de diferentes sistemas de uso e manejo na coesão,resistência ao cisalhamento e óxidos de Fe, Si e Al em solo de tabuleiro costeiro de Alagoas.. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 29, p. 447-457, 2005.

  • SILVA, A. J. N. ; CABEDA, M. S. V. ; LIMA, J. F. W. F. . Efeito de sistemas de uso e manejo nas propriedades físico-hídricas de um Argissolo Amarelo de tabuleiro costeiro. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 29, p. 833-842, 2005.

  • ALVES, M. C. ; CABEDA, M. S. V. . Infiltração de água em um Podzólico Vermelho-escuro sob dois métodos de preparo, usando chuva simulada com duas intensidades. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 23, p. 753-761, 1999.

  • 1993 CABEDA, M. S. V. . Índices de estabilidade de agregados e suas relações com características e parâmetros de solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo , CAMPINAS, SP, v. 17, n.2, p. 283-290, 1993.

  • VEIGA, M. ; CABEDA, M. S. V. ; REICHERT, J. M. . Erodibilidade em entressulcos em solos do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 17, p. 121-128, 1993.

  • 1992 CABEDA, M. S. V. . Selamento superficial e infiltração de água em solos do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Ciência do Solo , CAMPINAS, SP., v. 16, n.3, p. 289-298, 1992.

  • REICHERT, J. M. ; CABEDA, M. S. V. . Salpico de partículas e selamento superficial em solos do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 16, p. 389-396, 1992.

  • NUERNBERG, N. J. ; STAMMEL, J. G. ; CABEDA, M. S. V. . Efeito de sucessão de culturas e tipos de adubação em características físicas de um solo da encosta basáltica sul-rio-grandense. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 10, p. 185-190, 1986.

  • DEDECEK, R. A. ; CABEDA, M. S. V. . Fator de erodibilidade de Oxissolos no Rio Grande do Sul. Pesquisa Agropecuária Brasileira , v. 12, p. 91-96, 1977.

  • CABEDA, M. S. V. . Terra para quem nela trabalha: a resposta da propriedade familiar e dos assentamentos no Rio Grande do Sul. Adverso, Porto Alegre, RS, p. 18 - 19, 31 ago. 1991.

  • SILVA, A. J. N. ; CABEDA, M. S. V. . Compressibilidade de um Argissolo Amarelo de tabuleiro costeiro submetido a pressões uniaxiais.. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife, PE.. XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. CD-rom., 2005.

  • MANFRÓI, W. C. ; COUTO E SILVA, A. ; JACQUES, A. V. A. ; CABEDA, M. S. V. . Reestruturação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul à luz de uma nova sociedade.. In: I Seminário sobre Ensino de Graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1987, Porto Alegre, RS. I Seminário sobre Ensino de Graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1988. p. s/n-s/n.

  • AZAMBUJA, J. ; SOUZA, A. C. ; PETERSEN, V. B. C. ; CABEDA, M. S. V. . Universidade e comunidade: as paredes da UFRGS são porosas?. In: I Seminário sobre Ensino de Graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul., 1987, Porto Alegre, RS. I Seminário sobre Ensino de Graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul., 1987. p. s/n-s/n.

  • CABEDA, M. S. V. . Degradação física e erosão do solo. In: I Simpósio de Manejo do Solo e Plantio Direto do Sul do Brasil e III Simpósio de Conservação do Solo do Planalto, 1984, Passo Fundo, RS. I Simpósio de Manejo do Solo e Plantio Direto do Sul do Brasil e III Simpósio de Conservação do Solo do Planalto, 1984. v. Único. p. 28-33.

  • GOMES, A.S. ; CABEDA, M. S. V. . Consistência de solos argilosos escuros do Rio Grande do Sul e sua importância agrícola.. In: XV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1975, Campinas, SP. XV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Campinas, SP, 1975. p. 31-34.

  • CABEDA, M. S. V. ; FREIRE, J. R. J. ; LUDWICK, A. . Estudo preliminar sobre a toxidez de manganês e de alumínio em solução nutritiva sobre a soja (Glycine max).. In: IV Reunião Latino-Americana sobre Inoculantes para Leguminosas., 1968, Porto Alegre, RS. IV Reunião Latino-Americana sobre Inoculantes para Leguminosas.. Porto Alegre, RS, 1968. p. 168-178.

  • CABEDA, M. S. V. ; FREIRE, J. R. J. . Informe preliminar sobre os efeitos da toxidez de manganês e de alumínio sobre a nodulação e fixação de nitrogênio em soja (Glycine max).. In: IV Runião Latino-Americana sobre Inoculantes para Leguminosas., 1968, Porto Alegre, RS. IV Runião Latino-Americana sobre Inoculantes para Leguminosas.. Porto Alegre, RS, 1968. p. 282-294.

  • BECK, F. L. ; BOHNEN, H. ; CABEDA, M. S. V. ; KÄMPF, N. . Estruturação do conhecimento e organização do ensino de solos: referenciais básicos na busca de durabilidade e flexibilidade de conteúdos.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1999, Brasília, DF.. XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. CD-rom., 1999.

  • MACEDO, V. R. M. ; CABEDA, M. S. V. . Compressibilidade de um Podzólico Vermelho-escuro fisicamente degradado e recuperado.. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1993, Goiânia, GO.. XXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Resumos., 1993. v. I. p. 121-122.

  • REICHERT, J. M. ; VEIGA, M. ; CABEDA, M. S. V. . Determinação da estabilidade de agregados usando chuva simulada.. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1993, Goiânia, GO.. XXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Resumos., 1993. v. I. p. 143-144.

  • REICHERT, J. M. ; CABEDA, M. S. V. . Descrição da infiltração de água em solos descobertos pela equação de Smith.. In: XIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1991, Porto Alegre, RS. XIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1991. p. 66.

  • VEIGA, M. ; CABEDA, M. S. V. . Erodibilidade em entressulcos e algumas propriedades físicas e químicas de solos do Rio Grande do Sul.. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1991, Porto Alegre, RS. XXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1991. p. 126.

  • REICHERT, J. M. ; CABEDA, M. S. V. . Surface sealing and water infiltration under simulated rainfall on some soils from Southern Brazil.. In: LXXXIII American Society of Agronomy Meeting, 1991, Denver, Co.. LXXXIII American Society of Agronomy Meeting. Abstracts., 1991. p. 323.

  • ALVES, M. C. ; CABEDA, M. S. V. ; JESUS FILHO, J. D. . Infiltração de água em um Podzólico Vermelho-escuro sob dois métodos de preparo, usando chuva simulada com duas intensidades.. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1991, Porto Alegre, RS. XXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1991. p. 177.

  • BARACUHY, J. G. V. ; SCHNEIDER, P. ; CABEDA, M. S. V. ; DALLA ROSA, A. . Eficiência no rompimento do solo, consumo de combustível e rendimento da subsolagem com três tipos de subsoladores.. In: V Congresso Brasileiro de Conservação do Solo, 1984, Porto Alegre, RS. V Congresso Brasileiro de Conservação do Solo, 1984. p. 44.

  • GUERRA, M. ; CABEDA, M. S. V. ; SCOPEL, I. . Efeito de práticas mecânicas e culturais sobre condições físicas de um Latossolo Roxo distrófico do Rio Grande do Sul.. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Conservação do Solo, 1982, Porto Alegre, RS. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Conservação do Solo. Anais da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo., 1982. p. 44.

  • GOMES, A.S. ; CABEDA, M. S. V. . Relações solo-água em solos argilosos escuros da Campanha Sudoeste do Rio Grande do Sul.. In: XIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1973, Santa Maria, RS. XIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1973. p. 187-188.

  • BECK, F. L. ; BOHNEN, H. ; CABEDA, M. S. V. ; KÄMPF, N. . Projeto pedagógico do Departamento de Solos: ensino de graduação. Porto Alegre, RS: Departamento de Solos da UFRGS, 2000 (Boletim Técnico nº 6 do Departamento de Solos da UFRGS).

  • BECK, F. L. ; BOHNEN, H. ; CABEDA, M. S. V. ; KLAMT, E. ; SCHNEIDER, P. . Relação solo-sociedade. Campinas, SP.: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1986 (Boletim Informativo da Sociedade Brasileira de Cência do Solo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CABEDA, M. S. V. . Grupo de Física do Solo da UFRGS na internet. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Página da disciplina AGR 03002 - Física do Solo na internet).

CABEDA, M. S. V. . Apostila da disciplina AGR 03002 - Física do Solo. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional para alunos de graduação da disciplina Física do Solo da UFRGS).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 1998 - 2003

    Desenvolvimento de tecnologia para o estabelecimento de agroecossistemas de elevadas capacidades produtiva e de auto-sustentação., Descrição: Projeto de pesquisa UFRGS/FINEP/PRONEX nº 76.97.1024.00. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Mestrado acadêmico: (27) / Doutorado: (10) . , Integrantes: Mario Sergio Vaz Cabeda - Coordenador / Elemar Antonino Cassol - Integrante / Neroli Pedro Cogo - Integrante / Ibanor Anghinoni - Integrante / Pedro Alberto Selbach - Integrante / Carlos Ricardo Trein - Integrante / Flávio Anastácio de Oliveira Camargo - Integrante / Marino Tedesco - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 1986 - 1988

    Alternativas de manejo do solo visando à sua recuperação física, controle à erosão hídrica e elevação da produtividade., Descrição: Projeto de pesquisa UFRGS/FINEP/FNDCT nº 42.86.0665.00. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) . , Integrantes: Mario Sergio Vaz Cabeda - Coordenador / Professores do Departamento de Solos/UFRGS - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 1983 - 1986

    Uso racional do solo para o aumento da produtividade agrícola e preservação do ambiente natural., Descrição: Projeto de pesquisa UFRGS/FINEP/FNDCT nº 54.83.0582.00. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (23) . , Integrantes: Mario Sergio Vaz Cabeda - Integrante / Egon Klamt - Coordenador / Professores do Departamento de Solos/UFRGS - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 1981 - 1983

    Uso racional do solo e preservação do meio-ambiente., Descrição: Projeto de pesquisa UFRGS/FINEP/FNDCT nº B.74.81.204.00.00. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (7) . , Integrantes: Mario Sergio Vaz Cabeda - Coordenador / Professores do Departamento de Solos/UFRGS - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Agronomia, Departamento de Solos. , Av. Bento Gonçalves, 7712, Agronomia, 91540000 - Porto Alegre, RS - Brasil - Caixa-postal: 776, Telefone: (51) 33086040, Fax: (51) 33086050, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1970 - 2011

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Linha de Pesquisa: Física do Solo

    Atividades

    • 03/2000

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física do Solo

    • 08/1970 - 12/2004

      Ensino, Ciência do Solo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Física do Solo, Física do Solo Avançada

    • 11/1999 - 11/2001

      Direção e administração, Faculdade de Agronomia, Departamento de Solos.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 08/1970 - 12/1999

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conservação do Solo (o conteúdo de Física do Solo era dado nessa disciplina)

    • 09/1992 - 09/1996

      Direção e administração, Gabinete do Reitor, .,Cargo ou função, Chefe do Gabinete do Reitor.