Carlos de Jesus de Oliveira

Possui graduação em Tecnologia em Biocombustíveis, e mestrado em Bioenergia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Atuou como estagiário no Laboratório de Energia e Gás - LEN da Universidade Federal da Bahia, bolsista Capes no Laboratório de Produção de Biocombustíveis - LPB da UFPR e bolsista Desenvolvimento Tecnológico e Industrial - DTI-C no Laboratório de Genética e Biotecnologia da Embrapa - Agroenergia. Atua nas áreas de produção e controle de qualidade de biocombustíveis líquidos, além de pesquisas vinculadas a síntese, quantificação, caracterização de combustíveis, químicos, e catalisadores heterogêneos para produção de biodiesel a partir de fontes renováveis.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Bioenergia

2016 - 2018

Universidade Federal do Paraná - Setor - Palotina
Título: ESTUDO DA EFICIÊNCIA DO DIGLICERÓXIDO DE CÁLCIO A PARTIR DA CASCA DE OVO E GLICERINA BRUTA COMO CATALISADOR NA SÍNTESE DE BIODIESEL DE ÓLEOS RESIDUAIS,Ano de Obtenção: 2018
Dr. Joel Gustavo Teleken.Coorientador: Helton José Alves. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Catalise heterogênea; Digliceróxido; Gliceróxido.

Graduação em Tecnologia em Biocombustíveis

2012 - 2015

Universidade Federal do Paraná
Título: Estudo da degradação oxidativa de ésteres metílicos do óleo de pequi após diferentes tempos de fritura
Orientador: Dr. Joel Gustavo Teleken

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

II Curso de Biossegurança - Formação de Agentes em Biossegurança. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Paraná - Setor - Palotina, UFPR, Brasil.

2013 - 2013

Capacitação Algicultura Kappaphycus alvarezii. (Carga horária: 36h). , Associação de Maricultores do Litoral Sul - RJ, AMALIS, Brasil.

2011 - 2011

Operador de Processo de Produção. (Carga horária: 160h). , SENAI - Departamento Regional do Paraná, SENAI/DR/PR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Transesterificação alcalina de óleos e gorduras residuais (OGRs)..

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Fermentação alcoólica para a produção de bioetanol..

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Transesterificação alcalina de oleoginosas..

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Aproveitamento de Subprodutos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, C. J. . 5ª SIEPE. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ll Simpósio de Bioenergia e Biocombustíveis do Mercosul, 2014, II SIMBIOMERCOSUL, 2014.. Utilização do bagaço de cana de açúcar como material adsorvente na redução da acidez de óleo residual para produção de biodiesel.. 2014. (Congresso).

1 Meeting of Innovation Toledo ( M I T).. 2013. (Encontro).

1 Simpósio de Tecnologia em Biocombustíveis e Energias Renováveis e 3ª Semana Acadêmica de Tecnologia em Biocombustíveis.Influência do Ph sobre o processo de fermentação alcoólica de caldo de cana.. 2013. (Simpósio).

1 Simpósio de Tecnologia em Biocombustíveis e Energias Renováveis e 3ª Semana Acadêmica de Tecnologia em Biocombustíveis. 2013. (Simpósio).

21° Evento de Iniciação Científica e 6° Evento de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (2. 2013. (Outra).

3ª Semana de Engenharia e Tecnologia em Alimentos. 2013. (Congresso).

II Ciclo de Seminarios em Biocombustíveis. 2013. (Seminário).

Palestra Cooperativismo ao Alcance de Todos. 2013. (Oficina).

4ª Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão. 2012. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Helton José Alves

Teleken, J. G.; MEIER, T. R. W.;Alves, H.J.. Estudo da Degradação Oxidativa de Ésteres Metílicos do Óleo de Pequi após Diferentes Tempos de Fritura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Tecnologia em Biocombustíveis) - Universidade Federal do Paraná.

Fabiano Bisinella Scheufele

TELEKEN, J. G.;SCHEUFELE, F. B.; SEQUINEL, R.. Estudo da eficiência do digliceróxido de cálcio a partir da casca de ovo e glicerina bruta como catalisador na síntese de biodiesel de óleos residuais. 2018. Dissertação (Mestrado em Bioenergia) - Universidade Federal do Paraná.

Rodrigo Sequinel

TELEKEN, J. G.; SCHEUFELE, F. B.;SEQUINEL, R.. Estudo da eficiência do digliceróxido de cálcio a partir da casca de ovo e glicerina bruta como catalisador na síntese de biodiesel de óleos residuais. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Bioenergia) - Universidade Federal do Paraná.

Joel Gustavo Teleken

TELEKEN, J.G.; SCHEUFELE, F. B.; SEQUINEL, R.. Estudo da eficiência do digliceróxido de cálcio a partir da casca de ovo e glicerina bruta como catalisador na síntese de biodiesel de óleos residuais. 2018. Dissertação (Mestrado em Bioenergia) - Universidade Federal do Paraná.

Joel Gustavo Teleken

TELEKEN, JOEL GUSTAVO; MEIER, T. R. W.; ALVES, H. J.. ESTUDO DA DEGRADAÇÃO OXIDATIVA DE ÉSTERES METÍLICOS DO ÓLEO DE PEQUI APÓS DIFERENTES TEMPOS DE FRITURA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Biocombustíveis) - Universidade Federal do Paraná.

Thompson Ricardo Weiser Meier

ALVES, H. J.;MEIER, T. R. W.; GUSTAVO TELEKEN, JOEL. Estudo da degradação oxidativa de ésteres metílicos do óleo de pequi após diferentes tempos de fritura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biocombustíveis) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

João Ricardo Moreira de Almeida

Avaliação da capacidade fermentativa de bactérias produtoras de ácidos orgânicos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Ricardo Moreira de Almeida;

Joel Gustavo Teleken

Estudo da eficiência do digliceróxido de cálcio a partir da casca de ovo e glicerina bruta como catalisador na síntese de biodiesel de óleos residuais; 2018; Dissertação (Mestrado em Bioenergia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joel Gustavo Teleken;

Joel Gustavo Teleken

ESTUDO DA DEGRADAÇÃO OXIDATIVA DE ÉSTERES METÍLICOS DO ÓLEO DE PEQUI APÓS DIFERENTES TEMPOS DE FRITURA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Biocombustíveis) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Joel Gustavo Teleken;

Joel Gustavo Teleken

Controle e otimização do processo de fermentação e destilação em planta piloto para produção de etanol hidratado avaliando a influência de diferentes biofertilizantes na cultura da cana de açúcar; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Biocombustíveis) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Joel Gustavo Teleken;

Joel Gustavo Teleken

Controle e otimização do processo de fermentação e destilação em planta piloto para produção de etanol hidratado avaliando a influência de diferentes biofertilizantes na cultura da cana de açúcar; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Biocombustíveis) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Joel Gustavo Teleken;

Joel Gustavo Teleken

COLETA E UTILIZAÇÃO ÓLEOS RESIDUAIS PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL METÍLICO, UMA INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE, ESCOLA, COMUNIDADE E MEIO AMBIENTE; 2015; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Biocombustíveis) - Universidade Federal do Paraná, PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA/UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Orientador: Joel Gustavo Teleken;

Joel Gustavo Teleken

Coleta e utilização óleos residuais para produção de biodiesel metílico, uma integração universidade, escola, comunidade e meio ambiente; 2014; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Biocombustíveis) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Joel Gustavo Teleken;

Joel Gustavo Teleken

Coleta e utilização óleos residuais para produção de biodiesel metílico, uma integração universidade, escola, comunidade e meio ambiente; 2013; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Biocombustíveis) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Joel Gustavo Teleken;

Joel Gustavo Teleken

Estabelecimento de Parâmetros operacionais e de produtividade, para avaliação técnica e econômica do processo de produção de bioetanol em planta piloto; 2013; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Biocombustíveis) - Universidade Federal do Paraná, Programa de bolsa permanência/PRAE/UFPR; Orientador: Joel Gustavo Teleken;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    Estudo da utilização da casca de ovo calcinada e impregnada com glicerol bruto e metanol como catalisador para síntese de biodiesel de óleos residuais, Descrição: Atualmente o cenário global busca desenfreadamente por tecnologias alternativas de produção de combustíveis que diversifique a matriz energética atual e que seja menos danosa ao meio ambiente. Entre as alternativas os ésteres metílicos de ácido graxos (biodiesel) vem sendo considerada com a opção com maior fundamentação tecnocientífico e custo benefício. Visto que o produto final (o biodiesel) assemelha-se com o diesel derivado do petróleo. No entanto, a síntese desse biocombustível tem enfrentado ao longo de sua trajetória inúmeras barreiras. Entre tais problemas, o elevado custo para obtenção, o grande volume de glicerina gerado, bem como o não reuso do catalisador. Dessa forma, inúmeros trabalhos vem sendo propostos visando sanar parcialmente esses impasses. No entanto até o momento, não foi encontrado na literatura um trabalho propondo uma alternativa para minimizar esses problemas de uma forma conjunta. Dessa maneira, o presente propõem a sintetize de ésteres metílico a partir de óleos residuais de fritura tendo como catalisador a casca de ovo calcinada e impregnada com o glicerol bruto do próprio processo de síntese.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlos de Jesus de Oliveira - Integrante / Joel Gustavo Teleken - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Otimização e produção de biodiesel através da transesterificação alcalina de óleo de pequi, Descrição: O aumento significativo da produção de biocombustíveis no setor de transportes provocou debate entre os pesquisadores e formuladores de políticas energéticas. Por um lado, os biocombustíveis são vistos como uma alternativa visando à redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), diminuição da dependência de combustíveis fósseis. Atualmente, os combustíveis fósseis representam mais de 80,3% da energia primária consumida no mundo, desse montante, 57,7% é destinada ao setor de transportes, além de criação de empregos locais em áreas rurais. Devido a esse fato nota-se a incessante procura por novas alternativas de geração de energia mais renovável vem se fazendo presente mundialmente nos últimos tempos. Dessa maneira, os ésteres metílicos de ácidos graxos também conhecidos como biodiesel vem sendo extensivamente pesquisados devido à sua superioridade significativa em relação ao diesel derivado do petróleo bem como seus aspectos ambientais benéficos tais como: biodegradabilidade, ausência de toxidade e presença de ?carbono neutro? em sua composição. Com este foco, o presente trabalho tem como intuito a produção de biodiesel tendo como matéria-prima o óleo de pequi bem como o estudo comportamental do mesmo quando exposto aos processos de fritura de alimentos... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Carlos de Jesus de Oliveira - Integrante / Joel Gustavo Teleken - Coordenador / Thompson Ricardo W. Meier - Integrante / Paulo André Cremonez - Integrante / Michael Feroldi - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Otimização da Produção de Bioetanol em Planta Piloto, Avaliando Variedade de Cana-de- Açúcar, Biofertilizantes Naturais E Parâmetros Operacionais do Processo, Descrição: A grande dependência de fontes de energia não renováveis e altamente poluentes, como o petróleo e seus derivados, tem levado a sociedade a buscar alternativas para a utilização de combustíveis renováveis. Mas ainda que tais temas sejam prioritários na agenda internacional, deve-se considerar que a transição para uma matriz energética global mais renovável não se dará de forma abrupta, uma vez que a dinâmica que sustenta o modelo energético não-renovável atual é difícil de ser revertida por razões como: (i) o elevado nível de consumo material e energético em países desenvolvidos, que se reflete também em maior ou menor escala em países emergentes, (ii) a infraestrutura energética não-renovável já estabelecida, planejada com vistas ao longo prazo e de forma capital-intensiva, (iii) a crescente demanda por serviços relacionados à energia em todo o mundo, e (iv) o crescimento populacional. A grande dependência de fontes de energia não renováveis e altamente poluentes, como exemplo o petróleo e seu derivados, tem levado a sociedade a buscar alternativas para a utilização de fontes de energia e combustíveis renováveis. É, portanto, de primordial importância o desenvolvimento e implementação de novas tecnologias alternativas, ditas limpas, que além de produzirem melhorias nos processos existentes de produção de bioetanol, minimizem a dependência mundial de combustíveis fósseis e reduzam seus potenciais efeitos nocivos ao meio ambiente. O objetivo deste trabalho é a otimização energética e de qualidade do bioprocesso de produção de bioetanol combustível em microdestilarias como fonte de energia. Para produção do bioetanol será utilizado cana-de-açúcar que através da fermentação do caldo e uma posterior destilação é transformada em uma energia renovável. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos de Jesus de Oliveira - Integrante / Joel Gustavo Teleken - Coordenador / Jonathan Dieter - Integrante / Helton José Alves - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Coleta e utilização de óleos residuais para produção de biodiesel, uma integração universidade, escola, comunidade e meio ambiente, Descrição: O projeto visa integrar a UFPR/Setor Palotina com as escolas da micro região, comércio e a comunidade. Os temas principais abordados têm enfoque no desenvolvimento sustentável, através da minimização de impactos ambientais pela conscientização do reaproveitamento de resíduos gordurosos propiciando a preservação ambiental da e geração de renda à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis. Os acadêmicos da UFPR incluídos no projeto, em conjunto com os professores e técnicos, serão responsáveis por ministrar palestras relacionadas aos temas nas escolas e aos catadores de materiais recicláveis, organizar a coleta periódica de óleos residuais fornecidos por estabelecimentos comerciais e também armazenados nas residências dos alunos, escolas e centros comunitários. Após a coleta, os acadêmicos farão a conversão do óleo residual em biodiesel utilizando a estrutura do Laboratório de Produção de Biocombustíveis da UFPR e a associação dos catadores farão sabão. Os alunos das escolas acompanharão a produção do biodiesel e sabão, em visitas à Universidade e a Associação dos Catadores. O biodiesel e o sabão produzidos serão utilizados pela Universidade, associação e também servirão de apoio na elaboração de experimentos expostos nas Feiras de Ciências das escolas além do desenvolvimento de pesquisas. Neste caso os acadêmicos e professores da UFPR deverão interagir de modo que ao menos uma aula por mês (teórica e/ou experimental) seja ministrada abordando os assuntos do projeto. Dessa forma, espera-se estreitar as relações entre Universidade/Escola/Comunidade, contribuindo efetivamente no processo de formação de cidadãos, conscientes com a importância de preservação do meio ambiente. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos de Jesus de Oliveira - Integrante / Joel Gustavo Teleken - Coordenador / Thompson Ricardo W. Meier - Integrante / Paulo André Cremonez - Integrante / Jonathan Dieter - Integrante / Helton José Alves - Integrante / Eveline da Silva Trindade - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Estabelecimento de parâmetros operacionais e de produtividade, para avaliação técnica e econômica do processo de produção de bioetanol em planta piloto., Descrição: A grande dependência de fontes de energia não renováveis e altamente poluentes, como o petróleo e seus derivados, tem levado a sociedade a buscar alternativas para a utilização de combustíveis renováveis. Mas ainda que tais temas sejam prioritários na agenda internacional, deve-se considerar que a transição para uma matriz energética global mais renovável não se dará de forma abrupta, uma vez que a dinâmica que sustenta o modelo energético não-renovável atual é difícil de ser revertida por razões como: (i) o elevado nível de consumo material e energético em países desenvolvidos, que se reflete também em maior ou menor escala em países emergentes, (ii) a infraestrutura energética não-renovável já estabelecida, planejada com vistas ao longo prazo e de forma capital-intensiva, (iii) a crescente demanda por serviços relacionados à energia em todo o mundo, e (iv) o crescimento populacional. A grande dependência de fontes de energia não renováveis e altamente poluentes, como exemplo o petróleo e seu derivados, tem levado a sociedade a buscar alternativas para a utilização de fontes de energia e combustíveis renováveis. É, portanto, de primordial importância o desenvolvimento e implementação de novas tecnologias alternativas, ditas limpas, que além de produzirem melhorias nos processos existentes de produção de bioetanol, minimizem a dependência mundial de combustíveis fósseis e reduzam seus potenciais efeitos nocivos ao meio ambiente. O objetivo deste trabalho é a otimização energética e de qualidade do bioprocesso de produção de bioetanol combustível em microdestilarias como fonte de energia. Para produção do bioetanol será utilizado cana-de-açúcar que através da fermentação do caldo e uma posterior destilação é transformada em uma energia renovável... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Carlos de Jesus de Oliveira - Integrante / Joel Gustavo Teleken - Coordenador / Anderson Heydt - Integrante / Gabriela Bonassa - Integrante / Lara Schneider - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Paraná - Setor - Palotina. , Rua Pioneiro, 2153,, Jardim Dallas, 85950000 - Palotina, PR - Brasil, Telefone: (44) 3211850

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2018

Universidade Federal do Paraná - Setor - Palotina

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - 2016

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroenergia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
"Aproveitamento da glicerina coproduto da produção de biodiesel para obtenção de químicos visando agregar valor a cadeia produtiva do dendê"

2015 - 2015

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroenergia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estagiário na Embrapa - Agroenergia (Laboratório de Genética e Biotecnologia - LGB) Brasília - DF Brasil. " Engenharia metabólica de leveduras para produção de ácido xilônico a partir de fontes renováveis".

2013 - 2014

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: Diretor de Comunicação do Centro (CATBIO)

Outras informações:
Diretor de Comunicação do Centro Acadêmico do Curso de Tecnologia em Biocombustíveis (CATBIO)

2014 - 2014

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Estágiario, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Capacitação na operação de equipamentos de monitoramento e controle da produção de biodiesel, e realização de planejamento experimental visando à produção de biodiesel a partir de óleos e gorduras residuais, em escala de bancada