NAILENE DE FREITAS ORTEGA

Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2019). Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2017).

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2017 - 2019

Universidade Federal da Grande Dourados
Título: Microencapsulação por spray drying de Campomanesia sp. com diferentes bicos aspersores e incorporação de polpa verde de bocaiuva como agente carreador para retenção de compostos bioativos,Ano de Obtenção: 2019
Eliana Janet Sanjinez-Argandoña.Bolsista do(a): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS, FUNDECT/MS, Brasil. Palavras-chave: Guavira; Bocaiuva; Atomização; Compostos Bioativos.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Alimentação.

Graduação em Engenharia de Alimentos

2012 - 2017

Universidade Federal da Grande Dourados
Título: COMPOSIÇÃO QUÍMICA E AVALIAÇÃO DO TEOR DE CAROTENOIDES DA FARINHA DE MARACUJÁ DOCE (Passiflora alata Curtis)
Orientador: Profª Drª Eliana Janet Sanjinez-Argandoña

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Escola Estadual Àlvaro Martins dos Santos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Análises físico-químicas de água. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2014 - 2014

Microencapsulação. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2014 - 2014

Redox Activities of Flavonoids at the Membrane Int. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2014 - 2014

Oficina de DANÇA DE SALÃO. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2014 - 2014

Boas Práticas em Serviços de Alimentação. (Carga horária: 12h). , Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA-RJ, Inglaterra.

2014 - 2014

Língua Inglesa - Nível Intermediário I. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2014 - 2014

Língua Inglesa - Nível Básico II. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2013 - 2013

Ferramentas de Qualidade. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2013 - 2013

Atuação do Engenheiro de Alimentos no Chão de Fábr. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2013 - 2013

Desenvolvimento Tecnológico: Microencapsulação. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2013 - 2013

Redação científica: A Importância da Escrita na Vi. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2013 - 2013

Língua Inglesa - Nível Básico I. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em Curso de Lógica Matemática. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2012 - 2012

Produtos Lácteos-Sorvete e Queijo. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ORTEGA, N. F. . III ECOPET - Encontro dos Grupos PET do Centro-Oeste. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V ENEPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - 9 EPEX/UEMS e 12 ENEPE/UFGD.CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DE FRUTOS DO CERRADO Spondias purpurea L. E Campomanesia adamantium. 2018. (Encontro).

IV ENEPEX - Encontro de ensino, pesquisa e extensão - 8 EPEX/UEMS e 11 ENEPE/UFGD.Características físicas e químicas de cálices de Hibiscus sabdariffa L. desidratados. 2017. (Encontro).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIÊNCIA DE ALIMENTOS. Fibra Alimentar e Teor de Carotenoides da Farinha do Albedo Com e Sem Flavedo de Maracujá Doce. 2016. (Congresso).

III ENEPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - 7 EPEX/UEMS e 10 ENEPE/UFGD.EFEITO DE SAIS E ÁCIDO NO PODER DE RETENÇÃO DE ÁGUA PELA PROTEÍNA DA CARNE. 2016. (Encontro).

2 Encontro com os Industriários - Senai (Laticínios). 2015. (Encontro).

2 Encontro com os Industriários - Senai (Panificação). 2015. (Encontro).

5 SEALI e 1 SEMEA - Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos.Avaliação Sensorial de ordenação de amostras de wafer sabor chocolate de marcas diferentes com relação a crocancia. 2015. (Outra).

II Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos. Aceitabilidade de Hambúrguer Bovino com Adição de Farinha de Beterraba ou Fibra de Trigo em Substituição a Proteína de Soja. 2015. (Congresso).

II Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos. Atomização de Extrato de Rosela e Propriedades Físicas do Pó. 2015. (Congresso).

II EcoPET - Encontro Regional dos grupos PET do Centro-Oeste.Conhecer Para Transformar: Integrando a Engenharia de Alimentos na Comunidade. 2015. (Encontro).

I ECOPET - Encontro Centro-Oeste dos Grupos PET.AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE SANIFICANTES QUÍMICOS NA DESINFECÇÃO DE VEGETAIS. 2014. (Encontro).

I Simpósio Brasileiro de Compostos Bioativos.Compostos bioativos e Fibra alimentar do suco e do albedo de Maracujá Doce. 2014. (Simpósio).

XIX ENAPET-Encontro Nacional dos Grupos PET.Minicurso: Calculadora Científica Casio e suas Ferramentas. 2014. (Encontro).

Dia do Engenheiro de Alimentos. 2013. (Outra).

III SEALI - Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos. 2013. (Outra).

XVIII ENAPET - Encontro Nacional de Grupos PET.AVALIAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA DO LEITE UHT E PASTEURIZADO TIPO C. 2013. (Encontro).

XVIII ENAPET - Encontro Nacional de Grupos PET.Desenvolvimento Tecnológico: Microencapsulação. 2013. (Encontro).

Faculdades Abertas.Curso de Engenharia de Alimentos. 2012. (Outra).

II SEALI - Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos. 2012. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Leticia Ribeiro Alves

ARGANDONA, E. J. S.;ORTEGA, N. F.; FERREIRA, O. M.. Desidratação do extrato de beterraba (Beta vulgris L.) por atomização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Silvia Sayuri Yahagi

ORTEGA, N. F.; PAZ, M. F.; ARGANDONA, E. J. S.. Caracterização Física, Química, Fenólicos Totais e Antioxidantes do Marmelo-do-Cerrado em Diferentes Estádios de Maturação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Raquel Manozzo Galante

ARGANDONA, E. J. S.; SOUZA, C. J. F.;GALANTE, R. M.. Microencapsulação por spray drying de Campomanesia sp. com diferentes bicos aspersores e incorporação de polpa verde de bocaiúva como agente carreador para retenção de compostos bioativos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Raquel Manozzo Galante

ARGANDONA, E. J. S.; SOUZA, C. J. F.;GALANTE, R. M.. Secagem por atomização de polpa de Campomanesia sp.: influência do diâmetro do bico aspersor e da adição de polpa verde de bocaiuva na retenção de compostos antioxidantes. 2018.

Clitor Junior Fernandes de Souza

SANJINEZ-ARGANDONA, E. J.; GALANTE, R. M.;Clitor J.F. Souza. Secagem por atomização de polpa de Campomanesia sp.: influência do diâmetro do bico aspersor e da adição de polpa de bocaiuvana na retenção de compostos antioxidantes. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Eliana Janet Sanjinez Argandona

SANJINEZ-ARGANDOA, ELIANA J.; SOUZA, C. J. F.; GALANTE, R. M.. Secagem por atomização de polpa de Campomanesia sp.: influência do diâmetro do bico aspersor e da adição de polpa verde de bocaiuva na retenção de compostos antioxidantes. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sueli Marie Ohata

Monitora Voluntária da disciplina Fenômenos de Transporte I; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Sueli Marie Ohata;

Angela Dulce Cavenaghi Altemio

Estagio supervisionado; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Angela Dulce Cavenaghi Altemio;

Débora Da Silva Baldivia

Composição uimíca e avaliação do teor de carotenoides da farinha de maracjuá doce Passiflora alata Curtis; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Debora da Silva Baldivia;

Eliana Janet Sanjinez Argandona

Microencapsulação por spray drying de Campomanesia sp; com diferentes bicos aspersores e incorporação de polpa verde bocaiuva como agente carreador para retenção de compostos bioativos; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal da Grande Dourados, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Eliana Janet Sanjinez Argandoa;

Eliana Janet Sanjinez Argandona

Determinação de fibra alimentar em farinhas não convencionais visando aplicação no desenvolvimento de produtos alimentícios nutracêuticos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal da Grande Dourados, Ministério de Educação; Orientador: Eliana Janet Sanjinez Argandoa;

Eliana Janet Sanjinez Argandona

Determinação de fibra alimentar em farinhas não convencionais visando aplicação no desenvolvimento de produtos alimentícios nutracêuticos; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal da Grande Dourados, Ministério de Educação; Orientador: Eliana Janet Sanjinez Argandoa;

Cristina Tostes Filgueiras

PET do Curso de Engenharia de Alimentos da UFGD; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal da Grande Dourados, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Cristina Tostes Filgueiras;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DE ALCÂNTARA, MARIANE GONÇALVES ; DE FREITAS ORTEGA, NAILENE ; SOUZA, CLITOR JUNIOR FERNANDES ; GARCIA-ROJAS, EDWIN ELARD . Electrostatic hydrogels formed by gelatin and carrageenan induced by acidification: Rheological and structural characterization. FOOD STRUCTURE , v. 24, p. 100137, 2020.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MENEZES, J. L. ; ORTEGA, N. F. ; SILVA, A. A. ; SANTOS, L. L. ; MENDOZA, V. S. ; SILVA, G. E. ; RULIM, C. R. ; AMADEO, C. A. A. ; AQUINO, C. C. O. ; HONMA, J. M. ; CHEVALIER, R. C. . Como elaborar seu currículo Lattes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ORTEGA, N. F. ; MENDOZA, V. S. ; BATISTELA, B. B. ; SILVA, A. A. ; SILVA, G. E. ; SANTOS, L. L. ; NAKASHIMA, A. Y. ; VALVERDE, E. T. ; MENEZES, J. L. ; CENTENARO, B. M. . Segurança Alimentar. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Desidratação da polpa de Hibiscus sabdariffa, Descrição: O Hibiscus sabdariffa L., conhecido popularmente por rosela, vinagreira, entre outros, é considerado fonte alternativa de corantes naturais, vitaminas e minerais, além de propriedades antioxidantes. Sua alta perecibilidade requer a aplicação de técnicas adequadas de conservação. A cristalização favorece à retenção de alguns nutrientes e à palatabilidade, principalmente em produtos ácidos como da rosela, contudo, a textura pode ser alterada. Assim, o objetivo do projeto é obter cálices de rosela desidratada pelo método de desidratação osmótica e secagem convectiva e rosela em pó por aspersão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Nailene de Freitas Ortega - Integrante / Brenda Bitto Batistela - Integrante / Eliana Janet Sanjinez Argandoa - Coordenador / Lucas Dourisboure Neto - Integrante / Denise Rubinho dos Santos Martins - Integrante / Ana Clara Fraire Cardoso - Integrante / Caroline Alves Breda - Integrante / Camila de Azevedo Chaves Correia - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2014 - Atual

    Potencial antioxidante e fibra alimentar do albedo de Passiflora alata curtis, Descrição: O aproveitamento de resíduos provenientes do esmagamento de frutos para obtenção de suco representa grande interesse para a indústria de alimentos uma vez que geram custos e é fonte de contaminação. Alguns resíduos podem ser coprodutos devido ao valor nutricional e medicinal que apresentam. Neste contexto, o projeto tem por objetivo agregar valor a esse subproduto através do aproveitamento da casca e do albedo do maracujá doce (Passiflora alata curtis) na produção de farinha.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nailene de Freitas Ortega - Integrante / Eliana Janet Sanjinez Argandoa - Coordenador / Débora da Silva Baldívia - Integrante / Lucas Dourisboure Neto - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2014 - Atual

    POTENCIAL ALIMENTAR DE PLANTAS DO CERRADO. (PAPC), Descrição: O fortalecimento do uso econômico da região do Cerrado com espécies nativas e manejo sustentado pode criar novos produtos alimentares que, além de nutritivos, possam contribuir na prevenção de doenças, atendendo as demandas variadas de consumo. Diante disso, propõe-se desenvolver produtos alimentícios a partir do aproveitamento total dos frutos de guavira (Campomanesia sp), pimenta rosa (Schinus terebinthifolius Raddi) e dos resíduos desses frutos na produção de cogumelos comestíveis, buscando a agregação do valor pela preservação de compostos bioativos. Neste contexto, a realização do projeto contribuirá na divulgação do potencial de substâncias biologicamente ativas, presentes nos frutos do bioma Cerrado, originando produtos de interesse econômico através de processos tecnológicos que assegurem a realização e a satisfação continuada das necessidades humanas para gerações presentes e futuras, por meio do desenvolvimento sustentável ambientalmente não degradante, tecnicamente apropriado, economicamente viável e socialmente aceitável... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Nailene de Freitas Ortega - Integrante / Cristina Tostes Filgueiras - Integrante / Andressa Alves da Silva - Integrante / Gleice Ellen da Silva - Integrante / Eliana Janet Sanjinez Argandoa - Coordenador / Maria do Carmo Vieira - Integrante / Iriani Rodrigues Maldonade - Integrante / Priscilla Narciso Justi - Integrante / Cândida A. L. Kassuya - Integrante / Sueli Marie Ohata - Integrante / Marcelo Fossa da Paz - Integrante / Anelise Samara Nazari Formagio - Integrante / Claúdia Leite Munhoz - Integrante / Silvia Maria Martelli - Integrante / Farayde Matta Fakhouri - Integrante / Priscila Becker Siqueira - Integrante / Danieli Zuntini Viscardi - Integrante / Vinicius Soares de Oliveira - Integrante / Amanda Dambrós Pereira - Integrante / Anahy Assad Galharte Figueiredo - Integrante / Jéssica Louise Verdi - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Certificado Menção Honrosa-5°Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP.

2006

Certificado Menção Honrosa-2° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Grande Dourados, Reitoria. , Rodovia Dourados - Itahum, Km 12, Cidade Universitária, 79804970 - Dourados, MS - Brasil - Caixa-postal: 533, Telefone: (67) 34102500, Fax: (67) 34102500, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2017

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Programa de Educação Tutorial PET, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

2015 - 2015

São Fernando Açúcar e Álcool (MS)

Vínculo: Estágio Extracurrícular, Enquadramento Funcional: Estagiária no setor de Qualidade, Carga horária: 135

2016 - 2017

Empresa Júnior de Inovação e Pesquisa Tecnológica em Alimentos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora Vice Presidente

2014 - 2015

Empresa Júnior de Inovação e Pesquisa Tecnológica em Alimentos

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Diretora de Qualidade

Atividades

  • 02/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho, .,Cargo ou função, Conselheira.

2017 - 2017

Associação dos vendedores ambulantes de Leite de Dourados

Vínculo: Estágio Curricular Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiária do Controle de Qualidade, Carga horária: 30