Juliana Magalhães Catta Preta de Santana

Doutoranda em Letras Vernáculas - Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na área de Sociolinguística e integra os projetos de pesquisa "Padrões de concordância em variedades africanas, brasileiras e europeias do português: produção e percepção" e de extensão "Gramática, variação e ensino: diagnose e propostas pedagógicas", coordenados pela Prof.ª Dr. Silvia Rodrigues Vieira (UFRJ). Possui Mestrado em Língua Portuguesa (2016) e Graduação (Bacharelado e Licenciatura Plena) em Letras Português - Espanhol (2013), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. No âmbito do Doutorado, dedica-se à produção e à percepção linguística relativa à variação morfossintática do Português Brasileiro.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Letras (Letras Vernáculas)

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Avaliação social de variedades cariocas: um comparativo entre gerações,
Silvia Rodrigues Vieira.

Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)

2014 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: DIAGNOSE E ENSINO DE PRONOMES: UM ESTUDO SOBRE A RETOMADA ANAFÓRICA DO OBJETO DIRETO DE TERCEIRA PESSOA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO,Ano de Obtenção: 2016
Silvia Rodrigues Vieira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sociolinguística e ensino; ensino de pronomes; retomada anafórica do objeto direto.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras - Português e Espanhol

2009 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2008

Colégio Martins

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 -

Inglês para Fins Específicos - Humanidades: leitura e redação. (Carga horária: 64h). , Núcleo IsF UFRJ, NUCLI-ISF, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Introdução à estatística para linguistas. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Curso de editoração e preparação de originais para publicação. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2016 - 2016

Curso de atualização para professores de Espanhol. , Letras Sevilla, LETRAS SEVILLA, Espanha.

2012 - 2012

Curso de atualização para professores de Espanhol. (Carga horária: 30h). , Centro Alpha, CA, Argentina.

2010 - 2011

Curso de formação para professores de Espanhol. , Centro Cultural Anglo-Americano, CCAA, Brasil.

2002 - 2008

Inglês para estrangeiros - Curso de idiomas. , Centro Cultural Anglo-Americano, CCAA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Seminário de Estudos sobre o Português em Uso.Continua de oralidade-letramento e de monitoração estilística das estratégias de retomada do acusativo de terceira pessoa. 2018. (Seminário).

I Seminário PROFLETRAS.Variação estilística das estratégias de retomada do acusativo de terceira pessoa. 2018. (Seminário).

XVI SEDITA ? Seminário de Dissertações e Teses em Andamento do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas. 2018. (Seminário).

IX Congresso Internacional da ABRALIN. Quadro pronominal, concordância e variedade brasileira do Português. 2015. (Congresso).

VI Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - ECLAE.O ensino do objeto direto: as representações do acusativo anafórico de terceira pessoa no português brasileiro. 2015. (Encontro).

VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. A visão da infância nas narrativas de Manuel Rivas. 2014. (Congresso).

XII Seminário de Dissertações e Teses em Andamento - SEDITA. Dias 18 e 19 de novembro de 2014 - Faculdade de Letras da UFRJ. 2014. (Seminário).

XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Variação linguística no ensino médio: a orientação do livro didático e a mediação do professor. 2014. (Congresso).

XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.Manuel Rivas: visões da infância. 2014. (Seminário).

I CICLO INTERUNIVERSITÁRIO / APEERJ. 2013. (Simpósio).

IV Simpósio Internacional de Letras Neolatinas: "Livro, Leitor, Leitura". 2011. (Simpósio).

I Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul (I CIPLOM) (. 2010. (Congresso).

I Semana Literária Estudantil. 2009. (Oficina).

Reforma Ortográfica. 2009. (Exposição).

XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol - Integração de Culturas. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Silvia Rodrigues Vieira

VIEIRA, S. R.; LIMA, R. J.; ORSINI, M.. Diagnose e ensino de pronomes: um estudo sobre a retomada anafórica do objeto direto de terceira pessoa no Português Brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mônica Tavares Orsini

ORSINI, M. T.; LIMA, R. J.; VIEIRA, S. R.. Diagnose e ensino de pronomes: um estudo sobre a retomada anafórica do objeto direto de terceira pessoa no Português Brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Silvia Rodrigues Vieira

Crenças e atitudes linguísticas de variedades sociais cariocas; Início: 2017; Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Silvia Rodrigues Vieira

Diagnose e ensino de pronomes: um estudo sobre a retomada anafórica do objeto direto de terceira pessoa no Português Brasileiro; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Silvia Rodrigues Vieira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTANA, J. M. C. P. . QUE NORMA ENSINAR NA ESCOLA? O ENSINO-APRENDIZAGEM DO PREENCHIMENTO DO OBJETO DIRETO COMO FENÔMENO VARIÁVEL. In: Silvia Rodrigues Vieira. (Org.). Gramática, variação e ensino: diagnose e propostas pedagógicas. 2ed.Rio de Janeiro: Blucher, 2018, v. , p. 23-45.

  • SANTANA, J. M. C. P. . Que norma ensinar na escola? O ensino-aprendizagem do preenchimento do objeto direto como fenômeno variável. In: Silvia Rodrigues Vieira. (Org.). Gramática, variação e ensino: diagnose e propostas pedagógicas. 1ed.Rio de Janeiro: FAPERJ, 2017, v. , p. 32-62.

  • SANTANA, J. M. C. P. . Variação linguística no ensino médio: a orientação do livro didático e a mediação do professor. In: XVIII Comgresso Nacional de Linguística e Filologia, 2014, Rio de Janeiro. CADERNOS DO CNLF, VOL. XVIII, Nº 12 Sociolinguística, dialetologia e geografia linguística. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2014. v. XVIII. p. 282-297.

  • SANTANA, J. M. C. P. . Quadro pronominal, concordância e variedade brasileira do Português. In: IX Congresso Internacional da ABRALIN, 2015, Belém / PA. Caderno de resumos do IX Congresso Internacional da Abralin, 2015. p. 246-246.

  • SANTANA, J. M. C. P. . O ensino do objeto direto: as representações do acusativo anafórico de terceira pessoa no português brasileiro. In: VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE), 2015, Garanhus / PE. O ensino do objeto direto: as representações do acusativo anafórico de terceira pessoa no português brasileiro. Recife: Pipa Comunicação, 2015. p. 447-447.

  • SANTANA, J. M. C. P. . Variação linguística no ensino médio: a orientação do livro didático e a mediação do professor. In: XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2014, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2014. v. XVIII. p. 206-206.

  • SANTANA, J. M. C. P. ; PISSURNO, K. C. S. ; OLIVEIRA, M. D. A . Variação estilística das estratégias de retomada do acusativo de terceira pessoa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, J. M. C. P. ; PISSURNO, K. C. S. ; OLIVEIRA, M. D. A . Continua de oralidade-letramento e de monitoração estilística das estratégias de retomada do acusativo de terceira pessoa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, J. M. C. P. . O ensino do objeto direto: as representações do acusativo anafórico de terceira pessoa no português brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, J. M. C. P. . Diagnose e ensino de pronomes: estudando a retomada anafórica do objeto direto de terceira pessoa no Português Brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTANA, J. M. C. P. . Quadro pronominal, concordância e variedade brasileira do Português. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, J. M. C. P. . Manuel Rivas: visões da infância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, J. M. C. P. . A visão da infância nas narrativas de Manuel Rivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, J. M. C. P. . Variação linguística no Ensino Médio: a orientação do livro didático e a mediação do professor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Padrões de concordância em variedades africanas, brasileiras e europeias do português: produção e percepção, Descrição: O presente projeto, que se vincula à linha de pesquisa Língua e Sociedade: Variação e Mudança, do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, da Faculdade de Letras da UFRJ, dá continuidade às pesquisas anteriores ao abordar a concordância como produtivo tema para a interpretação do estatuto das variedades do Português. Por meio da investigação empreendida pela própria pesquisadora e pela orientação de trabalhos em nível de pós-graduação ? mestrado e doutorado ? e de iniciação científica, planeja-se executar, no período de três anos, duas frentes de trabalho: (i) continuação das descrições dos usos variáveis da concordância em variedades brasileiras, europeias e africanas do Português, explorando as novas amostras coletadas; e (ii) investigação de aspectos relacionados à avaliação/percepção desses usos, configurando-se índices de maior ou menor identificação dos falantes quanto à(s) variedade(s) em questão. Essas duas frentes de trabalho, em conjunto, configuram-se como instrumentos relevantes para a definição do estatuto de cada variedade analisada em relação aos padrões de concordância.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Aprovação em Concurso Público do Magistério Superior, Marinha do Brasil.

2018

Bolsa de Doutorado em Letras Vernáculas - Língua Portuguesa, CNPq.

2018

Aprovação em processo seletivo - Professor temporário de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Colégio Pedro II.

2015

Aprovação em concurso público do município de Caxias / Cargo: Professor I - Português, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias/RJ (SME - DC).

2014

Bolsa de Mestrado em Letras Vernáculas - Língua Portuguesa, CAPES.

2013

Bolsa de Iniciação Científica, CNPq/PIBIC.

2013

Aprovação em concurso público do município do Rio de Janeiro / Cargo: Professor I - Língua Portuguesa, Secretaria Municipal de Educação - SME.

2012

Bolsa de Iniciação Científica, CNPq/PIBIC.

2012

Aprovação em concurso público do município do Rio de Janeiro / Cargo: Professor I - Espanhol, Secretaria Municipal de Educação - SME.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Centro Cultural Anglo-Americano

    Vínculo: Instrutora de ensino, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda - Letras Vernáculas

  • 2014 - 2016

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente/Mestrado Acadêmico Letras Vernáculas

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Iniciação à pesquisa, Enquadramento Funcional: Orientanda de Iniciação Científica

    Outras informações:
    Projeto de pesquisa de IC: Variação linguística e ensino de Português. Pesquisa orientada pela Professora Drª. Silvia Rodrigues Vieira.

  • 2012 - 2014

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientanda de Iniciação Científica

    Outras informações:
    Projeto de Iniciação Científica: Manuel Rivas: visões da infância. Pesquisa orientada pela Professora Drª. Silvia Inês Cárcamo e financiada pelo CNPq.