Pedro Paulo Mingote Martins

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (2015). Atualmente é mestrando em Engenharia Civil com ênfase em Estruturas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Em 2014 realizou um estágio no Federal Institute for Materials Research and Testing (BAM), em Berlim, Alemanha, atuando em pesquisas e realização de ensaios não destrutivos em estruturas de concreto armado e concreto protendido para posterior análise de danos e patologias, visando propor projetos de recuperação estrutural. Em 2015 foi estagiário no Projeto de Extensão Engenharia Pública na Universidade Federal de Viçosa, que tem como objetivo oferecer gratuitamente projetos do âmbito da Construção Civil para famílias com vulnerabilidade econômica. Durante o Trabalho Final de Curso realizou uma pesquisa sobre a variação da energia de fratura em vigas de concreto armado. Analisou-se várias equações disponíveis na Literatura para cálculo de energia de fratura e comparou-se os resultados obtidos pelos programas computacionais de Elementos Finitos, Abaqus v6.12 e SAP2000, com os resultados de ensaios experimentais. Analisou-se ainda a influência do efeito Tension Stiffening para o cálculo de flechas em vigas de concreto armado.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Engenharia Civil

2016 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Avaliação do preenchimento com sistema epóxi de fendas induzidas em estruturas de concreto utilizando o método de difusão da energia de ondas ultrassônicas,Orientador:
Roberto Caldas de Andrade Pinto.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Engenharias

Graduação em Engenharia Civil

2010 - 2015

Universidade Federal de Viçosa
Título: Avaliação do comportamento de vigas de concreto armado e vigas mistas de aço e concreto por meio da análise não linear de elementos finitos
Orientador: José Luiz Rangel Paes
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Escola Estadual Cláudio Pinheiro de LIma

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2016

Cronograma de Obras Verticais Passo-a-Passo. (Carga horária: 20h). , Canal do Engenheiro, CE, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em LABx - Gestão de Projetos. (Carga horária: 16h). , Fundação Estudar, FE, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Capacitação para Mulheres na Construção Civil. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Bota Pra Fazer - Gestão de Projetos e Equipes. (Carga horária: 16h). , Instituto Empreender Endeavor Brasil, IEE, Brasil.

2014 - 2014

Curso de língua alemã/Deutschkurs. (Carga horária: 60h). , Goethe Institut, GOETHE, Alemanha.

2013 - 2014

Curso intensivo de língua alemã/Deutsch-Intensivkurs. (Carga horária: 600h). , S + W Speak + Write, SW, Alemanha.

2012 - 2012

Curso de Excel. (Carga horária: 20h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.

2011 - 2011

Engineering Equation Solver. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Conhecendo a destinação de resíduos sólidos da UFV e municípios vizinhos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas/Especialidade: Estruturas de Concreto.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas/Especialidade: Estruturas Metálicas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas Mistas de Aço e Concreto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MARTINS, P. P. M. ; BRUMANO, I. ; PEDROTI, L.G. . XI Semana Acadêmica de Engenharia Civil-UFV. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI Semana Acadêmica de Engenharia Civil UFV. 2015. (Outra).

I Seminário Mineiro de Inovação - Siminove. 2012. (Seminário).

Simpósio de Integração Acadêmica da UFV/SIA. 2010. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Luiz Rangel Paes

PAES, J. L. R.; PETRAUSKI, M. C.; SILVA, Reginaldo Carneiro da. Avaliação do comportamento de vigas de concreto armado e vigas mistas de aço e concreto por meio da análise não-linear de elementos finitos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.

Marcos Souza Lenzi

VALLE, A.;LENZI, M. S.. Avaliação do preenchimento com sistema epóxi de fendas induzidas em estruturas de concreto utilizando o método de difusão da energia de ondas ultrassônicas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Luiz Rangel Paes

Avaliação do comportamento de vigas de concreto armado e vigas mistas de aço e concreto por meio da análise não-linear de elementos finitos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: José Luiz Rangel Paes;

José Maria Franco de Carvalho

Engenharia pública: parceria na produção de habitações e de edifícios de interesse social; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: José Maria Franco de Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINS, P. P. M. ; VENTORIM, P. V. ; LUCARELLI, D.C. ; CARVALHO, J.M.F . Engenharia Pública: da necessidade social e urbana à experiência de Engenharia Civil e Arquitetura. Revista ELO - Diálogos em Extensão , v. 4, p. 33-37, 2015.

  • MARTINS, P. P. M. ; OLIVEIRA, L.T. ; KIKUCHI, B.C. ; PAES, J.L.R. . Avaliação do comportamento de vigas de concreto armado e vigas mistas de aço e concreto por meio da análise não linear de elementos finitos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, P. P. M. ; OLIVEIRA, L.T. ; KIKUCHI, B.C. . Avaliação do comportamento de vigas de concreto armado e vigas mistas de aço e concreto por meio da análise não linear de elementos finitos 2015 (Trabalho de Conclusão de Curso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARTINS, P. P. M. ; VENTORIM, P. V. ; PEDROTI, L.G. . Mulheres na Construção Civil. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    Avaliação do comportamento de vigas de concreto armado e vigas mistas de aço e concreto por meio da análise não linear de elementos finitos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Luiz Rangel Paes em 05/10/2016., Descrição: Pesquisa sobre a variação da energia de fratura em vigas de concreto armado. Analisaram-se várias equações disponíveis na Literatura para cálculo de energia de fratura e comparou-se os resultados obtidos pelo programa computacional de Elementos Finitos, Abaqus v6.12, com os resultados de ensaios experimentais. Analisou-se ainda a influência do efeito Tension Stiffening para o cálculo de flechas em vigas de concreto armado. Analisou-se a deformação de vigas mistas de aço e concreto considerando a viga metálica trabalhando solidariamente com a laje de concreto, ou seja, um sistema misto com interação total entre os dois materiais, em comparação com um modelo em que a laje de concreto foi considerada apenas apoiada na viga metálica, de maneira que ambas trabalhassem isoladamente. Os resultados obtidos evidenciam a capacidade dos modelos representarem o comportamento estrutural das vigas, uma vez que apresentaram proximidade entre as cargas de colapso e um comportamento geral muito condizente com os resultados experimentais encontrados na literatura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Paulo Mingote Martins - Integrante / Leonor Teixeira de Oliveira - Integrante / Bruno Calheiros Kikuchi - Integrante / José Luiz Rangel Paes - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    Ensaios não destrutivos em estruturas de concreto armado e concreto protendido, Descrição: Federal Institute for Materials Research and Testing, Berlin, Germany. Análise não destrutiva de estruturas de concreto armado e de concreto protendido através do uso de técnicas de ultrassom com os aparelhos UK 1401 e A1040 MIRA com posterior reconstrução tridimensional dos diversos elementos microestruturais através do uso do software SAFT (Synthetic Aperture Focusing Technique). Diagnóstico e reabilitação de edifícios através da análise de danos por meio de diferentes técnicas de ensaio não destrutivo. Medição e monitoramento do teor de umidade e do nível de corrosão em estruturas de concreto armado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Pedro Paulo Mingote Martins - Coordenador / Pedro Dolabella Portella - Integrante / Martin Krause - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Medalha Vovô Felício - Aluno Destaque, Escola Estadual Cláudio Pinheiro de Lima e Câmara Municipal de Cordisburgo-MG.

2007

Menção Honrosa OBMEP, Ministério da Ciência e Tecnologia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2014

    Bundesanstalt für Materialforschung und -Prüfung

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Federal Institute for Materials Research and Testing (BAM), Berlim, Alemanha. Estagiário no Departamento de Ensaios Não Destrutivos. Análise não destrutiva de estruturas de concreto armado e de concreto protendido através do uso de técnicas de ultrassom com os aparelhos UK 1401 e A1040 MIRA com posterior reconstrução tridimensional dos diversos elementos microestruturais através do uso do software SAFT (Synthetic Aperture Focusing Technique), para análise de danos e patologias, visando propor projetos de recuperação estrutural. Medição e monitoramento do teor de umidade e do nível de corrosão em estruturas de concreto armado.

  • 2014 - 2015

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estagiário, Gestor de Qualidade e Gestor de Pessoas no Projeto de Extensão Engenharia Pública. Desenvolvimento e acompanhamento de projetos de engenharia para interesse social (projetos estrutural, hidrossanitário, elétrico e de fundações); elaboração de planilhas de custo unitário básico de construção (CUB/m²) para a cidade de Viçosa-MG e região; gestão e planejamento das comunidades a serem atendidas.