Josefina Lúcia Pimenta Lobato de Mello

Minha primeira experiência didática em antropologia foi na Escola de Serviço Social da PUC de Minas Gerais. Posteriormente fui professora da FAFICH, UFMG, onde lecionei até me aposentar. Atualmente sou professora titular da FCH, Universidade FUMEC, em Minas Gerais. Fiz mestrado em filosofia na UFMG, na época em que o estruturalismo de Lévi-Strauss desafiava a forma pela qual a antropologia construía suas teorias a respeito do parentesco do casamento e da proibição do incesto. A abordagem estruturalista proposta por Lévi-Strauss se constituía também em um desafio para vários filósofos, entre os quais: Louis Althusser, Jacques Lacan, Giles Deleuze, Jacques Derrida, Michel Foucault, Maurice Merleau-Ponty. Foi em torno dessa temática simultaneamente antropológica e filosófica que dirigi minha pesquisa e fiz minha tese de mestrado. No doutorado, que cursei na UnB, mantive minha opção por pesquisa eminentemente teórica, nesse caso, o tema dizia respeito às diferentes concepções sobre o amor, subjacentes às narrativas mítico-amorosas construídas no Oriente Médio e na Índia, no decorrer do século XII, e de sua relação/oposição com a forma de pensar o amor-paixão que se desenvolveu no mundo ocidental a partir dessa época. A minha tese de doutorado, com pequenas modificações, foi publicada pela Editora Rosa dos Tempos, em um livro intitulado "Amor Desejo e Escolha". Alguns dos temas enfocados na tese de mestrado serviram de embasamento para um artigo publicado em uma Coletânea sobre o estruturalismo, Estruturalismo: Memória e Repercussões , editada pela UFMG, e para um outro artigo publicado no periódico, Anuário Antropológico, editado pela UnB.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia

1987 - 1992

Universidade de Brasília
Título: A gestão do amor: domesticação e disciplina
Rita Laura Segato. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia. Setores de atividade: Educação; Outros Setores.

Mestrado em Filosofia

1979 - 1982

Universidade Federal de Minas Gerais
Walter José Evangelista.Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia gênero.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Estruturalismo/Especialidade: Estruturalismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

7 Seminário de Pesquisa e Inciação Científica.Versões da Mídia. 2009. (Seminário).

XI Semana de Psicologia e Pedagogia.O Transe místico nos cultos de possessão e na Umbanda. 2008. (Outra).

X Semana de Psicologia da FCH- FUMEC. Troca de Mulheres: Destino ou Opção? . 2006. (Outra).

Evento celebra 50 anos da Associação Brasileira de Antropologia.Os 50 anos da ABA e a antropologia na UFMG. 2005. (Simpósio).

VI Semana de Psicologia da FCH- FUMEC.Sujeito e Ciências Humanas. 2002. (Outra).

Seminário Ética e Crise da Sexualidade Organizado pela PUC Minas Gerais.Amor e Ética. 1998. (Seminário).

XX Reunião Brasileira de Antropologia. Antropologia e Literatura: Amor e Sociedade no Século XII. 1996. (Congresso).

Seminário Organizado pela Escola Brasileira de Psicanálise.A Teoria do Dom em Marcel Mauss. 1996. (Seminário).

Cidadania: Sentimentos e Laços Sociais. Departamento de Ciências Sociais UFRJ.Laços Sociais e Amor. 1996. (Outra).

Simpósio Nacional Interdisciplinar Estruturalismo: Memórias e Repercussões.Estruturalismo e Crítica na Antropologia. 1995. (Simpósio).

Mesa Redonda Literatura e Antropologia Pós-Graduação em Letras UFMG.Antropologia e Literatura. 1995. (Outra).

XIX Reunião Brasileira de Antropologia. A assimetria do Amor Masculino e Feminino: A Análise do Kãma no Ramayana. 1994. (Congresso).

Trocas, Conflitos e Dádivas: as Relações de Gênero na Atualidade (NEPEM UFMG).Participação na Mesa Redontda Gênero, Afetividade e Sexualidade. 1994. (Seminário).

I Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes de Minas Gerais (FUNREI). A Paixão Amorosa: um Instrumento de Liberação ou de Opressão. 1993. (Congresso).

Seminário Organizado pelo Instituto de Ensino Superior e Pesquisa (INESP).Sexualidade e Antropologia. 1993. (Seminário).

II Seminário Interdisciplinar As Relações Sociais de Gênero NEPEM UFMG.Amor e Poder nas Relações de Gênero. 1992. (Seminário).

I Seminário Interdisciplinar As Relações Sociais de Gênero NEPEM UFMG.Interlocuções entre Feminismo e Antropologia. 1991. (Seminário).

Estilos de Antropologia - Centro de Lógica, Epistemologia e História UNICAMP. 1990. (Seminário).

Reunião da Associação Brasileira de Antropologia.Informe sobre Ensino e Pesquisa de Antropologia na Universidade Federal de Minas Gerais. 1988. (Simpósio).

XI Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). A Hierarquia entre os Sexos e o Papel da Mulher no Estabelecimento das Relações de Parentesco. 1987. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cristiane Santos de Souza Nogueira

FERREIRA NETO, J. L.; ROMAGNOLI, R. C.;Josefina Pimenta Lobato. Novas Formas de Lidar com o Processo de Separação Conjugal na Modernidade Líquida. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Eloisa Borges

Josefina Pimenta Lobato; François Pierre Sanchis. Os devotos do rosário: devoção e promessa na festa do Rosário de Santo Antônio do Monte. 1997. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sheila Damázio de Paula e Aline de Castro Alves

Josefina Pimenta Lobato; Ana Paola Valente. Os estereótipos das revistas femininas: a construção da imagem da mulher. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação) - Universidade FUMEC.

Josefina Pimenta Lobato. Concurso para Professor Adjunto do Departamento de Sociologia e Antropologia. 1997. Universidade Federal de Minas Gerais.

Josefina Pimenta Lobato. Concurso para Professor Assistente do Departamento de Economia Rural. 1997. Universidade Federal de Viçosa.

Josefina Pimenta Lobato. Concurso para Professor Adjunto do Departamento de Sociologia e Antropologia. 1996. Universidade Federal de Minas Gerais.

Josefina Pimenta Lobato. Concurso para Professor Assistente do Departamento de Antropologia e Sociologia. 1995.

Josefina Pimenta Lobato. Concurso para Professor Adjunto do Departamento de Psicologia. 1994. Universidade Federal de Minas Gerais.

Josefina Pimenta Lobato. Concurso para Professor Assistente do Departamento de Sociologia e Antropologia. 1989. Universidade Federal de Minas Gerais.

Josefina Pimenta Lobato. Concurso para Professor Assistente do Departamento de Sociologia e Antropologia. 1987. Universidade Federal de Minas Gerais.

Josefina Pimenta Lobato. Concurso para Professor Assistente do Departamento de Sociologia e Antropologia. 1986. Universidade Federal de Minas Gerais.

Josefina Pimenta Lobato. Seleção de alunos para o Curso de Mestrado de Sociologia. 1994. Universidade Federal de Minas Gerais.

Josefina Pimenta Lobato. Seleção de Monitores para o Departamento de Sociologia e Antropologia. 1994.

Josefina Pimenta Lobato. Seleção de alunos bolsistas do Programa de Especialização e Treinamento (PET) da CAPES. 1993.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ellen Fensterseifer Woortmann

WOORTMANN, Ellen F.. A Gestão do Amor: domesticação e disciplina.. 1994. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Eloisa Borges

Os Devotos do Rosário: Devoção e Promessa na Festa do Rosário de Santo Antônio do Monte; 1997; Dissertação (Mestrado em Mestrado de Psicologia) - Faculdade Filosofia Ciencias Humanas,; Orientador: Josefina Lucia Pimenta Lobato de Mello;

Ana Cristina Murta Collares

Argonautas do Pacífico Ocidental: a observação participante e o método funcionalista de Malinowski; 1995; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Josefina Lucia Pimenta Lobato de Mello;

Elber Santiago Flores

Bruxaria, Oráculos e Magia entre os Azande; 1989; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Josefina Lucia Pimenta Lobato de Mello;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rita Laura Segato

A Gestão do Amor: Domesticação e Disciplina; ; 1994; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rita Laura Segato;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Josefina Pimenta Lobato . Interação entre fatores biológicos e culturais na determinação do comportamento humano. Revista de Psicologia Plural , v. 31, p. 69-76, 2010.

  • Josefina Pimenta Lobato . O estruturalismo de Lévi-Strauss e o sistema de castas indiano. ComCiência , v. 108, p. 1-5, 2009.

  • Josefina Pimenta Lobato . A dádiva como fator de integração social. Revista de Psicologia Plural , v. 28, p. 13-23, 2008.

  • Josefina Pimenta Lobato . Prazeres e Deveres. Caderno de Debates Plural (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1678-7331 Revista de Psicologia Plural) , v. 7, p. 23-30, 2001.

  • Josefina Pimenta Lobato . A Proibição do Incesto em Lévi-Strauss. Oficina (Belo Horizonte) , v. 9, p. 14-19, 1999.

  • Josefina Pimenta Lobato . A Questão da Universalidade do Complexo de Édipo. Oficina (Belo Horizonte) , v. 9, p. 21-27, 1999.

  • Josefina Pimenta Lobato . Troca de Mulheres: Destino ou Opção?. Anuário Antropológico , v. 1, p. 155-175, 1992.

  • Josefina Pimenta Lobato . Feminismo e antropologia: uma revisão do debate recente. Análise & Conjuntura (Belo Horizonte) , v. 7, p. 23-30, 1992.

  • Josefina Pimenta Lobato . Antropologia do Amor: do Oriente ao Ocidente. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. v. 1. 143p .

  • Josefina Pimenta Lobato . Amor desejo e escolha. 1. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1998. v. 1. 193p .

  • Josefina Pimenta Lobato . Estruturalismo e Crítica na Antropologia. In: Ivan Domingues; Hugo Mari; Julio Pinto. (Org.). Estruturalismo: Memória e Repercussões. 1ed.Belo Horizonte: UFMG e Diadorim, 1996, v. , p. 227-236.

  • Josefina Pimenta Lobato . Escuta; Suplemento do Jornal do Psicólogo. A proibição do incesto: passagem da naturez à cultura, BELO hORIZONTE, p. 10 - 10, 14 set. 1993.

  • Josefina Pimenta Lobato . "Laços Sociais e Amor". In: Cidadania: Sentimentos e Laços Sociais. Departamento de Ciências Sociais UFRJ, 1996, Rio de Janeiro. Cadernos do PPCIS. Rio de Janeiro: Gráfica UERJ, 1996. v. 1. p. 05-23.

  • Josefina Pimenta Lobato . Estruturalismo e Crítica na Antropologia. In: Simpósio Nacional Interdisciplinar Estruturalismo: Memórias e Repercussões, 1995, Belo Horizonte. Estruturalismo: Memória e Repercussões. Belo Horizonte Rio de Janeiro: UFMG e Diadorim, 1995.

  • Josefina Pimenta Lobato . A Hierarquia entre os Sexos e o Papel da Mulher no Estabelecimento das Relações de Parentesco. In: XI Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), 1987, Campos do Jordão. Mulheres: da domesticidade à cidadania. Brasília: Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, 1987. p. 27-33.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade FUMEC, Faculdade de Ciências Humanas. , Rua Cobre 200, 30310-190 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 32283094

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1997 - Atual

Universidade FUMEC

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 16

Atividades

  • 08/1998

    Ensino, Comunicação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

  • 08/1997

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

  • 08/2007 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Parecerista da revista científica.

  • 03/2000 - 06/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Editorial.

  • 03/1973 - 08/1979

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

  • 09/1976 - 09/1977

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro Titular da Congregação.

  • 02/1976 - 02/1977

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 09/1976 - 12/1976

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Estudos e Planejamentos Educacionais.

1974 - 1996

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Aposentado, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/1996 - 03/1998

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM) da UFMG.

  • 03/1996 - 03/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro Titular do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

  • 03/1995 - 03/1997

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão de Avaliação do Curso de Ciências Sociais..

  • 10/1995 - 03/1996

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro suplente do Colegiado do Curso de Doutorado em Ciências Humanas.

  • 03/1994 - 03/1996

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia e Antropologia.,Cargo ou função, Coordenadora da Área de Antropologia do Departamento de Sociologia e Antropologia.

  • 03/1994 - 03/1996

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia e Antropologia.,Cargo ou função, Membro Titular do Colegiado do Mestrado de Sociologia do Departamento de Sociologia e Antropologia.

  • 03/1994 - 03/1996

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia e Antropologia.,Cargo ou função, Representante do Departamento de Sociologia e Antropologia junto à Biblioteca da FAFICH, UFMG.

  • 03/1991 - 03/1996

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM) da UFMG.

  • 03/1985 - 12/1995

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropoloogia I, Antropologia II, Antropologia III, Antropologia IV

  • 03/1992 - 03/1994

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa

  • 01/1993 - 01/1993

    Ensino, Pós Graduação Lato Sensu em Sociologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Antropologia

  • 03/1986 - 12/1986

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Coordenadora do Seminário de Estudos de Problemas Brasileiros ministrados para os Cursos de Graduação da FAFICH.

  • 06/1985 - 04/1986

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia e Antropologia.,Cargo ou função, Representante suplente dos Professores Assistentes junto à Câmara Departamental.

  • 03/1984 - 03/1986

    Direção e administração, Escola de Engenharia, .,Cargo ou função, Membro Titular dos Colegiados de Coordenação Didática dos Cursos de Engenharia Metalúrgica, Engenharia Minas e Engenharia Química, Escola de Engenharia, UFMG.

  • 08/1974 - 08/1985

    Ensino, psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

  • 12/1982 - 03/1984

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Representante suplente do Departamento de Sociologia e Antropologia junto ao Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Psicologia.

  • 03/1981 - 03/1984

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa

  • 03/1978 - 03/1982

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro Titular do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Psicologia.

1971 - 1974

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor adjunto

Atividades

  • 06/1986 - 07/1986

    Ensino, Programa de Pós-graduação "Lato Sensu", Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria Antropológica I

  • 03/1971 - 03/1974

    Ensino, serviço social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural