Hugo Cezar Fernandes Gondim

Graduado em licenciatura plena em História pela UFMS/CPAQ (2014). Realizou trabalho de pesquisa enquanto bolsista PIBIC CNPq 2012/13 e voluntário no LHIN - Laboratório de História Indígena da UFMS/CPAQ. Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Antropologia e História dos Povos Indígenas pela UFMS (2017). Atua como Professor efetivo na E.M. Dr. Plínio Barbosa Martins, no município de Campo Grande - MS. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Indígena, História das Religiões e Antropologia, tendo como principais eixos temáticos e de experiência: Populações Indígenas, Mitologia, Xamanismo, Cosmologia, Religiosidade, Museus, Literatura, Assistência Social e Educação do Campo.

Informações coletadas do Lattes em 14/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Antropologia e História dos Povos Indígenas

2015 - 2017

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: A feitiçaria nas obras do Visconde de Taunay: as representações do xamanismo chané-guaná no sul da província do Mato Grosso
Orientador: Saulo Conde Fernandes

Graduação em História

2011 - 2014

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: "Esta história é verídica, ou quase": o xamanismo Terena sob o olhar mitológico
Orientador: Iara Quelho de Castro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2019 - 2019

Curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros. (Carga horária: 8h). , Rayol Treinamentos e Prestação de Serviços, RAYOL, Brasil.

2019 - 2019

Reflexões Pedagógicas: diálogos entre a teoria e a prática. (Carga horária: 20h). , Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, SEMED, Brasil.

2018 - 2019

Formação Básica em Danças Circulares Sagradas. (Carga horária: 80h). , Triom Editora e Centro de Estudos, TRIOM, Brasil.

2018 - 2018

Curso: A Arte de Contar Histórias. (Carga horária: 32h). , Instituto Musical Carpe Diem, IMCD, Brasil.

2018 - 2018

Contar Histórias: Oralidade e Brincadeiras. (Carga horária: 20h). , Cia de Artes Rob Drown, ROBDROWN, Brasil.

2018 - 2018

Reflexões Pedagógicas: diálogos entre a teoria e a prática. (Carga horária: 20h). , Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, SEMED, Brasil.

2017 - 2017

Oficina de Capacitação em Contação de Histórias: vivências e acalentos. (Carga horária: 20h). , Associação Educacional Antroposófica de Mato Grosso do Sul, AEDA, Brasil.

2016 - 2016

História Oral. (Carga horária: 35h). , Centro Luso Italiano de Conservação e Restauro, CLICR, Portugal.

2012 - 2013

Extensão universitária em PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. (Carga horária: 400h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2012 - 2012

Minicurso de História das Religiões: Desafios e Abordagens. (Carga horária: 10h). , Associação Nacional de História - Seção Mato Grosso do Sul, ANPUH/MS, Brasil.

2011 - 2011

Minicurso de Educação Patrimonial. (Carga horária: 6h). , Associação Nacional de História - Sede, ANPUH/Sede, Brasil.

2011 - 2011

Minicurso de Introdução a Geoarqueologia de Mato Grosso do Sul. (Carga horária: 8h). , Museu de Arqueologia da UFMS, MUARQ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

GONDIM, H. C. F. ; BONFIM, Elizabete ; BORGES, Rose ; RYAN, Renan ; MARTINS, Keila . Alameda Festival: Cultura e Paganismo. 2014. (Festival).

GONDIM, H. C. F. ; BONFIM, Elizabete ; BORGES, Rose ; RYAN, Renan ; MARTINS, Keila . Alameda Festival: Cultura e Paganismo. 2013. (Festival).

Participação em eventos

IX Semana de História - História Indígena - Conflitos e Persepções. 2016. (Outra).

V Congresso Internacional de História: Novas Epistemes e Narrativas Contemporâneas. Breve histórico da Educação no e do Campo: paradigmas e estereotipos. 2016. (Congresso).

V Congresso Internacional de História: Novas Epistemes e Narrativas Contemporâneas. Os contos do Visconde de Taunay: do regionalismo à feitiçaria. 2016. (Congresso).

VI Seminário de Ensino de História: tensões históricas e historiográficas. 2016. (Seminário).

II Simpósio de Gênero e Sexualidade: Corpos Vigiados e Laicidade do Estado. 2015. (Simpósio).

IV Simpósio de História, Cultura e Política: olhares sobre a contemporaneidade.Koixomuneti: uma personagem mítica e histórica na etnia Terena. 2015. (Simpósio).

IX Primavera dos Museus: Museus e Memórias Indígenas.Contação de Mitos Terena com Teatro de Fantoches no Museu das Culturas Dom Bosco: A Lenda de Yuri e Kai. 2015. (Outra).

XIII Semana Nacional de Museus: Sistema Estadual de Museus e Sustentabilidade. 2015. (Outra).

I Seminário de Monografia do Curso de História Campus Aquidauana.Práticas xamanico-religiosas entre a etnia Terena. 2014. (Seminário).

I Seminário Internacional de Diversidade Sexual: Direitos e Cidadania.Performance e transgeneridade no xamanismo: um recorte de gênero sobre a religiosidade dos povos tradicionais. 2014. (Seminário).

IV Congresso Internacional de História Cultura, Sociedade e Poder. Representações sobre o Xamanismo Terena. 2014. (Congresso).

IV Seminário de Ensino de História: história e historiografia didática. 2014. (Seminário).

XII Encontro da Associação Nacional de História Sessão Mato Grosso do Sul.O Xamanismo Terena e sua representação sob o olhar Mitológico. 2014. (Encontro).

III Seminário de Ensino em História: a Imagem na Sala de Aula. 2013. (Seminário).

III Simpósio de História, Cultura e Política: Sujeitos e Imagens.O contato entre Xamanismo e religiões não-indígenas: um relato de contradição e resistência Terena. 2013. (Simpósio).

IV Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul.O diálogo entre História e Antropologia no estudo sobre xamanismo Terena. 2013. (Outra).

V Encontro de Arqueologia de Mato Grosso do Sul. 2013. (Encontro).

VII Semana de História: As Novas Linguagens no Ensino de História.O Xamanismo Terena e sua Visão Cosmogônica. 2013. (Outra).

V Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade. 2013. (Seminário).

X Congresso Internacional de Direitos Humanos. 2013. (Congresso).

XIV Encontro de Iniciação Científica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.Mitos e Saberes Tradicionais em Aldeias Terena. 2013. (Encontro).

III Congresso Internacional de História: Historia e Diversidade Cultural. O Xamanismo Terena e sua Visão Cosmogônica. 2012. (Congresso).

II Seminário de Ensino de História: o ensino da história indígena. 2012. (Seminário).

II Simpósio de História, Cultura e Política: Olhares sobre a Diversidade.O Xamanismo Terena e sua Visão Cosmogônica. 2012. (Simpósio).

IV Encontro de Arqueologia de Mato Grosso do Sul. 2012. (Encontro).

XI Encontro de História de Mato Grosso do Sul. 2012. (Encontro).

I Colóquio de Administração: Responsabilidade Sócio-ambiental. 2011. (Outra).

I Encontro Nacional de Trilhas Interpretativas.A Ecoespiritualidade em Trilhas Interpretativas. 2011. (Encontro).

III Encontro de Arqueologia de Mato Grosso do Sul. 2011. (Encontro).

I Seminário de Ensino de História: os usos do documento em sala de aula. 2011. (Seminário).

I Simpósio de História, Cultura e Política: o historiador, acervos e fontes.A Ecoespiritualidade em trilhas interpretativas. 2011. (Simpósio).

XXVI Simpósio Nacional de História. 2011. (Simpósio).

II Encontro de Arqueologia de Mato Grosso do Sul. 2010. (Encontro).

Comissão julgadora das bancas

Marines Soratto

FERNANDES, S. C.;SORATTO, M.; TENORIO, L. R. R.. A feitiçaria nas obras do Visconde de Taunay: as representações do xamanismo Chané-Guaná no Sul da Província do Mato Grosso. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Antropologia e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal do Estado de Mato Grosso do Sul.

Foi orientado por

Iara Quelho de Castro

Esta história é verídica, ou quase: o xamanismo Terena sob o olhar mitológico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Iara Quelho de Castro;

Iara Quelho de Castro

Representações sobre o Xamanismo Terena; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Historia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Iara Quelho de Castro;

Iara Quelho de Castro

Mitos e Saberes tradicionais em Aldeias Terena; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Historia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iara Quelho de Castro;

Saulo Conde Fernandes

A feitiçaria nas obras do Visconde de Taunay: as representações do Xamanismo Chané-Guaná no sul da província do Mato Grosso; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em EAD "Antropologia e História dos Povos Indígenas") - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Saulo Conde Fernandes;

Outras produções

GONDIM, H. C. F. . Contação de Mitos Terena com Teatro de Fantoches no Museu das Culturas Dom Bosco. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teatro de Fantoches).

Prêmios

2018

Moção de Congratulação, Câmara Municipal de Campo Grande.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Escola Municipal Dr. Plinio Barbosa Martins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atua como professor de História Geral e Regional nas turmas de 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental.

2018 - 2018

Escola Municipal Ione Catarina Giannotti Igydio

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

Outras informações:
Ministrou aulas de História para 6 e 7 anos do Ensino Fundamental.

2018 - 2018

Escola Municipal Professor Arassuay Gomes de Castro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

Outras informações:
Ministrou aulas de História Regional para 8 ano do Ensino Fundamental.

2017 - 2019

Centro de Convivência Jardim Noroeste

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como facilitador de atividades com crianças e adolescentes, como: Dança Circular, Contação de Histórias, Brincadeiras Lúdicas e Recreativas, Educação Patrimonial.

2017 - 2018

Centro Educacional Século XX

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuou como professor de História, Geografia e Filosofia no Ensino Fundamental II.

2016 - 2016

Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou como professor e técnico educacional na DED - Divisão de Educação e Diversidade, atuando especialmente no tocante da Educação do Campo e da Educação Indígena. Fez o curso de capacitação em Ambiente Moodle. Acompanhou os trabalhos com projetos pedagógicos nas seguintes escolas: E.M. Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figeiredo. E.M. Barão do Rio Branco, E.M. Darthesy Novaes Caminha , E.M Leovegildo de Melo, E.M. Manoel Gonçalves Martins, E.M. José do Patrocínio, E.M. Oito de Dezembro, E.M. Isauro Bento Nogueira e E.M. Orlandina Oliveira Lima.

2015 - 2016

Museu das Culturas Dom Bosco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 44

Outras informações:
Atuou no atendimento e guia de público turístico e de grupos escolares; Realizou, junto a equipe do museu, projetos pedagógicos; Efetuou pesquisas no museu sobre a exposição Terena.

2012 - 2013

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 20

Outras informações:
Efetuou trabalhos e pesquisas no LHIN - Laboratório de História Indígena da UFMS/CPAQ. Como finalização, apresentou o trabalho intitulado "Mitos e Saberes tradicionais em aldeias Terena", sob a orientação da Profª Drª. Iara Quelho de Castro.