Daniela Garcez Wives

Doutora pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (2013). Possui mestrado em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Luterana do Brasil (2006). Professora da UFRGS no curso de Bacharelado em Desenvolvimento Regional e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR). Atualmente dedica-se a pesquisas que relacionam temáticas ligadas ao Desenvolvimento Social e Regional, Desenvolvimento Rural, Sistemas Agrários, Sistemas de Produção, Tomada de Decisão, Políticas Públicas: de Segurança Alimentar e Territoriais.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Desenvolvimento Rural

2010 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: FATORES INFLUENTES E TOMADA DE DECISÃO NA ORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE BASE ECOLÓGICA DA BANANA NO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL
João Armando Dessimon Machado. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Pós Graduação Em Desenvolvimento Rural

2006 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: FUNCIONAMENTO E PERFORMANCE DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO DA BANANA NA MICRORREGIÃO DO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL,Ano de Obtenção: 2008
Carlos Guilherme Adalberto Mielitz Netto.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Sistemas de Produção; Sistemas de Cultivo; Bananicultura.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia Agrária. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economias Agrária e dos Recursos Naturais / Especialidade: Desenvolvimento Rural. Setores de atividade: Desenvolvimento Rural; Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados Com Essas Atividades.

Graduação em Licenciatura Plena Em Geografia

2002 - 2006

Universidade Luterana do Brasil
Título: Relatório de Prática de Ensino em Geografia: Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental e Médio
Orientador: Milton Müller Rodrigues

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Outros, Grande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Desenvolvimento Rural. , Grande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Geografia Agrária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2002

Alfabetização Cartográfica. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

2002 - 2002

Licenciamento Ambiental. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economias Agrária e dos Recursos Naturais/Especialidade: Desenvolvimento Rural.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Agrária.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Wives, Daniela Garcez . l Seminário de Desenvolvimento Terriitorial da Região Sul / II Seminário das Agroflorestas do RS / III Simpósio de Etnobiologia da Região Sul. 2016. (Outro).

Wives, Daniela Garcez . V Seminário Observatórios, Metodologias e Impactos: Dados e Participação. 2015. (Outro).

Wives, Daniela Garcez . IV Seminário Observatórios, metodologias e Impactos: Territórios e Políticas Públicas. 2014. (Congresso).

Wives, Daniela Garcez . I Seminário - Agricultores familiares cooperativados alimentam o mundo e garantem a segurança alimentar e nutricional.. 2012. (Outro).

GARCEZ, Daniela ; Lima, I. S. . Éditions du Cycle APEB. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Seminário Observatórios, Metodologias e Impactos: Dados e Participação.Novos territórios rurais no Rio Grande do Sul: os Campos de Cima da Serra e Litoral e suas microrregiões. 2015. (Seminário).

V Seminário Observatórios, Metodologias e Impactos: Dados e Participação.OBSERVATÓRIO SOCIOAMBIENTAL EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL do Rio Grande do Sul.: histórico, metodologias e resultados parcipais.. 2015. (Seminário).

V Seminário Observatórios, Metodologias e Impactos: Dados e Participação.O acesso a dados secundários como ferramenta de gestão social, para o desenvolvimento rural: experiência do território rural litoral RS. 2015. (Seminário).

VII congresso Brasileiro de Agroecológia. Sistemas de produção de base ecológica: fatores influentes e desenvolvimento sustentável no litoral norte do Rio Grande do Sul. 2011. (Congresso).

VII congresso Brasileiro de Agroecológia. Agroecologia: reconexão da produção e consumo à emergência do local nas redes alternativas de produção no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. 2011. (Congresso).

47 Congresso Sober. Sistemas de produção agrícolas e pesqueiros sob uma perspectiva orientada ao ator no litoral norte do Rio Grande do Sul. 2009. (Congresso).

47 Congresso Sober. Desenvolvimento Sustentável: performances dos sistemas de produção da banana na Microrregião do litoral norte do Rio Grande do Sul. 2009. (Congresso).

Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Adminstração e Sociologia Rural, 47, SOBER. Apresentação de 2 artigos. 2009. (Congresso).

1er Seminaire Recherches du Brésil Conteporain.Le fonctionnement et la performance des systèmes de production de bananes dans la microrégion de la côte nord du Rio Grande do Sul. 2008. (Seminário).

Primeiro Séminaire Recherches du Brésil Cotemporain.Le Fonctionnement et la performance des systèmes de production de bananes dans la microrégion de la côte nord du Rio Grande do Sul. 2008. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Sistemas de Produção: Agricultura familiar, políticas públicas e inclusão social. Apresentação de 2 artigos. 2007. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Sistemas de Produção. Análise da economicidade dos sistemas de produção convencional e ecológico na cadeia da banana na microrregião do litoral norte do Rio Grande do Sul. 2007. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Sistemas de Produção. Litoral Norte do Rio Grande do Sul: sob a perspectiva de diferenciação e evolução dos sistemas agrários. 2007. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Agroecologia, IV. A BANANICULTURA NA MICRORREGIÃO DO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL SOB UM ENFOQUE AGROECOLÓGICO E DE PERSPETIVAS DE DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO. 2006. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Agroecologia. A Bananicultura na Microrregião do Litoral Norte do Rio Grande do Sul: sob um enfoque agroecológico e perspectivas de desenvolvimento endógeno. 2006. (Congresso).

CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL E AGROINDÚSTRIA FAMILIAR. SISTEMA PRODUTIVO DA CADEIA BANANICULTORA NA MICRORREGIÃO DO LITORAL. 2005. (Congresso).

Encontro Estadual de Geografia: Geografar é preciso, XXV.XXV Encontro Estadual de Geografia. 2005. (Encontro).

I Congresso Internacional de Desenvolvimento Rural e Agroindústria FamilairFa. Sistema produtivo da cadeia bananicultora na Microrregião do litoral norte do Rio Grande do Sul. 2005. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Agroecologia, II. O SISTEMA AGROFLORESTAL E AS ALTERNATIVAS PARA A FRUTICULTURA RIO-GRANDENSE. 2004. (Congresso).

Encontro Nacional de Geografia Agrária, ENGA, 17.O espaço agrário brasileiro, as geotecnologias e a agricultura de precisão. 2004. (Encontro).

II Congresso Brasileiro de Agroecologia. O sistema agroflorestal e as alternativas para a fruticultura Rio-Grandense. 2004. (Congresso).

Encontro Estadual de Geografia, XXIII.A gestão ambiental de resíduos nas mãos da iniciativa privada. 2003. (Encontro).

Palestra sobre Trabalhos Geográficos desenvolvidos na Secretaria da Agricultura do Estado do RS. 2002. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: José Tobias Marks Machado

Wives, Daniela Garcez; WAQUIL, P. D.; SILVA NETO, B.. Dinâmica da agricultura em uma região periférica do noroeste do Rio Grande do Sul. 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruna Zaporoli

Wives, Daniela Garcez. Governanças e Redes de Cooperação do turismo Rural na Região da Serra Gaúcha. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dennis Nogarolli Marques Patrocínio

Wives, Daniela Garcez; BERRETA, M. S. R.; NABINGER, C.. O povo do Pampa: uma história de vida em meio aos campos nativos do bioma Pampa. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tathiane Muriel Medeiros

Wives, Daniela Garcez; COELHO-DE-SOUZA, Gabriela; WAQUIL, P. D.; SCHUCH, I.. Segurança Alimentar e Nutricional: indicadores e gestão no rural de Gravataí - Rio Grande do Sul.. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bianca Espíndola de Abrão

Wives, Daniela Garcez; KUBO, Rumi. Regina.; VERDUM, R.; MELLO, R. S. P.. Pagamento por Serviços Ambientais e Desenvolvimento Rural no Rio Grande do Sul: contribuições de duas comunidades no município de Itati, litoral norte.. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lauren da Silva Pettenon

Wives, Daniela Garcez; MARQUES, F. C.; MIGUEL, L. A.; GAZOLLA, M.. Dinâmicas do Conhecimento e a Emergência de Novidades na Agricultura de Base Ecológica no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carlos Ernesto Ayala Durán

Wives, Daniela Garcez; AMBROSINI, L. B.. Sistema Agroalimentar do Milho Branco em Cuidad Arce, Município de El Salvador. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jackson Bouéres Damasceno Júnior

Wives, Daniela Garcez. Estrutura Fundiária e Renda: uma análise a partir dos processos autóctones de ordenamento agrário e de produção. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Paula Mattei

Wives, Daniela GarcezMACHADO, J. A. D.; GAZOLLA, M.. Os processos de inovação e as inteirações nas Agroindústrias Familiares em Regiões do Rio Grande do Sul e da Itália.. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carlos Ernesto Ayala Durán

Wives, Daniela Garcez; MIGUEL, L. A.; AMBROSINI, L. B.. Sistema Agroalimentar do Milho Branco em Ciudad Arce, Município de El Savador. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Pablo Diogo Rex Cardoso

FORNO, M. A. R. D.; SILVA, L. X.;Wives, Daniela Garcez. Funcionamento dos Mercados Ambientais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Flademir Luiz Zorzi

Wives, Daniela Garcez; MARZULO, E. P.; SOUZA, M.. Impressões dos produtores rurais quanto aos impactos ambientais das residências secundárias em Ronda Alta, Rio Grande do Sul. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luis Alberto Tomasi

Wives, Daniela Garcez; MARZULO, E. P.; SOUZA, M.. Turismo Rural no interior do município de Marau-RS: uma análise de seu potencial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: MÁRCIO VALIM CARDOSO

Wives, Daniela Garcez; MARZULO, E. P.; SOUZA, M.. Motivações e a qualidade de vida das famílias envolvidas com o turismo rural baseado na pequena agroindústria na localidade de Morro Calçado em Canela/RS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rejane Scheid

CONTERATO, M. A.;Wives, Daniela Garcez; SILVA, L. A. B.. Impactos da modernização da agricultura na produção leiteira da Nova Petrópolis-RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Evandro Luis Meus Dalcin

CONTERATO, M. A.;Wives, Daniela Garcez; SILVA, L. A. B.. A evolução da lavoura arrozeira no município de Itaqui RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tássia Scariot Zótis

CONTERATO, M. A.;Wives, Daniela Garcez; SILVA, L. A. B.. Causas e consequências da evasão de jovens da comunidade rural de São Vitor, município de Camargo/RS.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

João Armando Dessimon Machado

MACHADO, J. A. D.; SILVA, L. X. da; MIGUEL, L. A.; ANDREATTA, T.. Identificando os fatores influentes na organização dos sistemas de produção de base ecológica da banana no litoral Norte do Rio Grande do Sil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tanice Andreatta

MACHADO, J. A. D.; FIGUEIREDO, L.; FIALHO, M. A. V.;ANDREATTA, T.. Sistema Social: identificando fatores influentes na organização dos sistemas de produção de base ecológica da banana no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tanice Andreatta

MIGUEL, L.A. de; SILVA, L. X.; MACHADO, J. A. D.;ANDREATTA, T.. Identificando os fatores influentes na organização dos sistemas de produção de base ecológica da banana no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

FABIO KESSLER DAL SOGLIO

DAL SOGLIO, F.K.. Sistemas agrário na produção de bananas no litoral norte do RS. 2008. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marco Antônio Verardi Fialho

Machado, J. A. D.;FIALHO, M. A. V.; Andreatta, T.; Figueirêdo, L. S.. Sistema Social: identificando fatores influentes na organização dos sistemas de produção da banana no litoral Norte do Rio Grande do Sul. 2013. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luciano Silva Figueirêdo

ANDREATTA, T.; FIALHO, M. V.;FIGUEIREDO, L. S.. Fatores influentes e tomada de decisão na organização dos sistemas de produção de base ecológica da banana no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lovois de Andrade Miguel

MACHADO, J. A. D.; Silva, Leonardo Xavier;MIGUEL, L. A.; ANDREATTA, T.. Identificando os fatores influentes na organização dos sistemas de produção de base ecológica da banana no litoral Norte do Rio Grande do Sul. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Carolina Furtado Oliveira

O processo de ocupação territorial e seus impactos no uso da terra: do Projeto de Assentamento Agroextrativista Utinga-Açú, Barcarena (PA); Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Naninquio Luis Baia

A INFLUÊNCIA DE CAJUCULTURA NA VIDA DOS ORIZICULTORES DAS REGIÕES DE BIOMBO E OIO A PROVÍNCIA NORTE DA GUINÉ-BISSAU; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Diego Adolfo Pitirini

PACTO FEDERATIVO EM QUESTÃO: QUALIDADE DE VIDA E DESENVOLVIMENTO EM PEQUENOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Andrey Henrique Figueiredo Dos Santos

Questão agrária, campesinato e anarquismo ? interseções a partir da amazônia oriental; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rodrigo Navakoski

Análise do Programa de Assistência Técnica e extensão Rural em Área de Assentamentos Rurais Dirigidos pelo MST na Região de Cantuquiriguaçu - PR; 2017; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Jerferson Tonin

Análise-diagnóstico de sistemas de produção orgânicos na fronteira noroeste do RS e as influências do PRONAF; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Daniela Garcez Wives;

CLÁUDIA ELEONORA STEFFENS

FATORES QUE INCIDEM NA PERMANÊNCIA DOS AGRICULTORES DE BASE ECOLÓGICA NA ZONA RURAL DE PORTO ALEGRE/RS-MZ8; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Flávia Santos da Costa

FATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DOS PRODUTORES DE ARROZ DO ENTORNO DO BANHADO DOS PACHECOS EM VIAMÃO, RS; 2014; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Anelise Carlos Becker Vieira

OS JOVENS E SEUS MODOS DE VIDA: A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A SUCESSÃO RURAL NO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL; 2014; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Daniela Garcez Wives;

Edilene dos Santos Corrêa

Influências e efeitos do PNAE nas unidades de produção da agricultura familiar em São Lourenço do Sul; 2014; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Sarita Mercedes Fernandez

Estratégias de Reprodução Social em UPA?s de Agricultores Familiares Ligados a Grupos de Produção/Consumo Responsável; ; 2015; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Daniela Garcez Wives;

Clasmir Francisco Lodi

PECUÁRIA LEITEIRA EM CAMARGO/RS: ENTRE LIMITES E POTENCIALIDADES DA ATIVIDADE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Desenvolvimento Rural - PLAGEDER) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Daniela Garcez Wives;

DEIZE JAQUELINE SERAFIN

APICULTURA COMO FORMA DE DIVERSIFICAÇÃO DA RENDA AGRÍCOLA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE CAMARGO/RS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Desenvolvimento Rural - PLAGEDER) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Gilmara Vidal Solano

RIZICULTURA CONVENCIONAL E ORGÂNICO NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL BANHADO GRANDE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE SUA VIABILIDADE ECONÔMICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Desenvolvimento Rural - PLAGEDER) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Daniela Garcez Wives;

JOICE LIANE GEHLING BORK

DA SUSTENTABILIDADE À INSUSTENTABILIDADE: O PROJETO DE MINERAÇÃO E OS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NA BACIA DO RIO CAMAQUÃ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Desenvolvimento Rural - PLAGEDER) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Daniela Garcez Wives;

GENI KRUMREICH HELMS

ARMAZENAMENTO E DESTINO FINAL DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS NO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DO SUL-RS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Desenvolvimento Rural - PLAGEDER) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Daniela Garcez Wives;

BERENICE ANDERSEN DOS SANTOS

IMPACTOS AMBIENTAIS DA ATIVIDADE RIZÍCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DO SUL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Desenvolvimento Rural - PLAGEDER) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Luciane Magalli Owergoor Gasparetto

Práticas de cultivo na aldeia Pedra Lisa da reserva indígena da Guarita, Tenente Portela-Rio Grande do sul; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Ezequiel Cristian Lenhardt

A produção para o autoconsumo e a segurança alimentar nas comunidades de Pessegueiro e Linha Biriva, no município de Bom Progresso-RS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Ieda Maria Debus Borges

A implementação e organização do Programa Nacional de Alimentação Escolar no município de Itaqui- Rio Grande do Sul; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Daniela Garcez Wives;

João Carlos Kengeriski

Conselho Viamonense de Segurança Alimentar e Nutricional: começo histórico e análise do modelo de gestão na esfera municipal; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Juliana Rodrigues Trinca

O uso de sementes no Brasil: perspectivas das sementes comerciais e sementes criolulas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Carla Franciéli Klatt

Análise do Sistema Agrossilvipastoril na localidade de Nossa Senhora de Lourdes; no município de Três de Maio - Rio Grande do Sul; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Rodrigo Gaier Cavalheiro

Sustentabilidade ambiental e a monocultura do fumo na localidade de Palmeira, São Jerônimo - Rio Grande do Sul; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Elisandro Roque Carati

A implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar em Dois Irmãos - Rio Grande do Sul; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Planejamento e Gestão Para O Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Igor Kuhn

Orientação de Estágio de Docência Supervisionado; 2017; Orientação de outra natureza; (Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Lucas Torresan Cardozo

Segurança alimentar e nutricional: consolidaçao do Observatório Socioambiental no RS em rede; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Proext -2014; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Ana Maria Schwendler Ramos

Segurança alimentar e Nutricional: consolidação do Observatório Socioambiental em Rede; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Proext -2014; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Vanderlei Frank Thies

Orientação de Estágio de Docência Supervisionado; 2016; Orientação de outra natureza; (Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Fernanda Castilhos França

Orientação de Estágio de Docência Supervisionado; 2016; Orientação de outra natureza; (Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Amanda Guareschi

Orientação de Estágio de Docência Supervisionado; 2016; Orientação de outra natureza; (Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Marina Schneid Alves

Fortalecimento do Desenvolvimento Territorial no Estado do RS: Constituição dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Gregori Heck Turra

Fortalecimento do Desenvolvimento Territorial no Estado do RS: constituição dos núcleos de extensão em desenvolvimento territorioal; 2014; Orientação de outra natureza; (Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Pedro Henrique Pinto Morales

Segurança alimentar e Nutricional: consolidação do Observatório Socioambiental em Rede; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Proext -2014; Orientador: Daniela Garcez Wives;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

João Armando Dessimon Machado

Fatores influentes na tomada de decisão e organização dos sistemas de produção de base ecológica da banana no litoral norte do Rio Grande do Sul; 2013; Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: João Armando Dessimon Machado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CORRÊA, E. S ; Wives, Daniela Garcez . Influências e efeitos do PNAE na agricultura familiar em São Lourenço do Sul. COLÓQUIO - REVISTA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL , v. 15, p. 15-37, 2018.

  • GARCEZ WIVES, DANIELA ; AYALA DURÁN, CARLOS . Decision Making and Agriculture: A Recent Review of Organic Farming. DESENVOLVIMENTO EM QUESTÃO , v. 16, p. 175-199, 2018.

  • MACHADO, J. T. ; TONIN, J. ; Wives, Daniela Garcez ; MIGUEL, L. A. . História da agricultura e sistemas agrários: genealogia de um processo de ocupação tardio e periférico no noroeste do estado do Rio Grande do Sul.. Revista Brasileira de Tecnologia Agropecuária , v. 2, p. 35-49, 2018.

  • VIEIRA, A. C. B. ; RADOMSKY, G. F. W. ; Wives, Daniela Garcez . AS ESTRATÉGIAS PARA PERMANECER NO CAMPO E OS MODOS DE VIDA DE JOVENS NO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Desenvolvimento Social , v. 20, p. 5-17, 2017.

  • MACHADO, J. T. M. ; TONIN, J. ; Wives, Daniela Garcez . As políticas para o desenvolvimento da agricultura no brasil e suas relações com a pobreza e a desigualdade rural. AGROPAMPA - Revista de Gestão do Agronegócio , v. 2, p. 107-119, 2017.

  • TONIN, J. ; MACHADO, J. T. ; Wives, Daniela Garcez . Evolução e diferenciação dos sistemas agrários: a situação da agricultura familiar de cerro largo e salvador das missões. AGROPAMPA - Revista de Gestão do Agronegócio , v. 2, p. 90-106, 2017.

  • SENNA, H. ; FORNO, M. A. R. D. ; Wives, Daniela Garcez . . A tainha na barra da laguna de Tramandaí : o papel do local na dinâmica econômica da Região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.. Revista Desenvolvimento Social , v. 21, p. 199-206, 2017.

  • SIQUEIRA, A. C. ; Wives, Daniela Garcez ; MEDEIROS, Tathiana. Muriel ; SCHREIBER, N. ; SILVA, L. X. ; COELHO-DE-SOUZA, Gabriela . OBSERVATORIO SOCIOAMBIENTAL EM SEGURANCA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ANALISE DOS INDICADORES DE PRODUCAO DE ALIMENTOS EM NIVEL MUNICIPAL NO RIO GRANDE DO SUL. REDES (SANTA CRUZ DO SUL. ONLINE) , v. 21, p. 49-62, 2016.

  • Wives, Daniela Garcez ; MACHADO, J. A. D. ; FORNO, M. A. R. D. ; FIGUEIREDO, L. S. ; COELHO-DE-SOUZA, G. . Produção de Base Ecológica: reconexão da produção e consumo no Litoral Norte do Rio grande do Sul. Confins (Paris) , v. 24, p. 1-15, 2015.

  • Wives, Daniela Garcez ; SILVA, C. B.C. ; MACHADO, J. A. D. . Resiliência Social na floresta Atlântic DO RIO GRANDE DO SUL: USO DE SISTEMAS ECOL'GICOS NA PRODUÇÃO DA BANANA. Coloquio , v. 12, p. 1-16, 2015.

  • Wives, Daniela Garcez ; MACHADO, J. A. D. . FATORES INFLUENTES E A TOMADA DE DECISÃO NOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO DA BANANA NO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional , v. 10, p. 225-247, 2014.

  • FERNANDEZ, S. M. ; Wives, Daniela Garcez ; FORNO, M. A. R. D. ; BERRETA, M. S. R. . A Relev?ncia da Ra??o Animal para o Pre?o da Carne de Frango. REVISTA DE ESTUDOS SOCIAIS , v. 16, p. 142, 2014.

  • CERETTA, J. V. ; FORNO, M. A. R. D. ; BERRETA, M. S. R. ; Wives, Daniela Garcez ; SILVA, F. L. . Desenvolvimento rural e economia local: evolução e diferenciação dos sistemas agrários e o surgimento e a consolidação da rizicultura no município de Itaqui. Colóquio , v. 11, p. 121-148, 2014.

  • ARAGAO, J. A. ; FIGUEIREDO, L. S. ; Wives, Daniela Garcez ; Viera-da-Silva, C . Humanização da assistência de saúde ao idoso rural internado no Hospital Regional Justino Luz, Picos - PI. A Terceira Idade , v. 24, p. 46-62, 2013.

  • Wives, Daniela Garcez ; MIELITZ NETTO, C. G. A ; SILVA, C. B.C. ; FIGUEIREDO, L. S. ; ARAGAO, J. A. . Ecologically-Based Production Systems: Producion of Banana in the Atlantic Forest in the State of Rio Grande do Sul?Brazil. Journal of Environmental Science and Engineering A , v. 2, p. 575-581, 2013.

  • Wives, Daniela Garcez ; MACHADO, J. A. D. . Agroecologia: Reconexão da Produção e Consumo à Emergência do Local nas Redes Alternativas de Produção no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Cadernos de Agroecologia , v. 6, p. 1-5, 2011.

  • Wives, Daniela Garcez ; MACHADO, J. A. D. . Sistemas de Produção de Base Ecológica: Fatores Influentes e Desenvolvimento Sustentável no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Cadernos de Agroecologia , v. 6, p. 1-5, 2011.

  • GARCEZ, Daniela ; MIELITZ NETTO, C. G. A . EM BUSCA DA HETEROGEINIDADE: A AGRICULTURA DE BASE ECOLÓGICA SOB UMA PERSPECTIVA ORIENTADA A ATOR NO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. Passages de Paris (APEB-Fr) , v. 2008, p. 1-15, 2008.

  • Wives, Daniela Garcez ; MIELITZ NETTO, C. G. A . SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE BASE ECOLÓGICA: RE-LOCALIZAÇÃO E REATIVAÇÃO DO ESPAÇO RURAL NO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. Agrária (São Paulo. Online) , v. 08, p. 23-48, 2008.

  • GARCEZ, Daniela ; COTRIM, D. . A bananicultura na microrregião do litoral norte do RS: Agroecologia ou agricultura orgânica?. Revista Brasileira de Agroecologia , v. 2, p. 78-81, 2007.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Wives, Daniela Garcez . Instalação de Agroindustria de Processamento de Produtos de Vegetal. 2016.

Wives, Daniela Garcez . XI Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção. 2016.

Wives, Daniela Garcez . Membro do Comitê Externo de Avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica - PROBIC/PROBITI - UERGS. 2015.

Wives, Daniela Garcez . V Simpósio de Segurança Alimentar. 2015.

Wives, Daniela Garcez . Segurança Alimentar e Nutrional e mecanismos de monitoramento.. 2015.

Wives, Daniela Garcez . Morro das bananas. 2015.

Wives, Daniela Garcez . AGROBIODIVERSIDADE E SABERES LOCAIS. 2015.

COELHO-DE-SOUZA, G. ; Wives, Daniela Garcez ; SIQUEIRA, A. C. ; KUBO, R. R. ; SILVA, L. X. ; CONTI, I. L. ; SCHREIBER, N. . OBSERVATÓRIO SOCIOAMBIENTAL EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (OBSSAN). 2013; Tema: segurança alimentar e Nutrional. (Site).

MIGUEL, L. A. ; Wives, Daniela Garcez . Disciplina DERAD 301 ? - Gestão e Planejamento de Unidades de Produção Agrícola Material de uso restrito (agosto 2015) Material Didático 1 - Abordagem sistêmica da Unidade de Produção Agrícola (UPA). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

Wives, Daniela Garcez . Análise da performanse de sistemas de produção agroecólogicos e convencionais no litoral norte do RS. 2015. (Material informativo).

SILVA, C. B.C. ; Wives, Daniela Garcez . Sistemas Agroflorestais como estratégia de reprodução social da Agricultura Familiar. 2015. (Material informativo).

GARCEZ, Daniela . Monitora do XXIII Encontro Estadual de Geografia. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2018

    Núcleo de Sistemas AgroFlorestais Agroecológicos do Sul (SAFAS)., Descrição: Diversas experiências ricas sobre Sistemas Agroflorestais Agroecológicos no Sul do Brasil (SAFAS) tem sido aprimoradas continuamente durante as últimas décadas. Isso oferece uma excelente oportunidade e prioridade pertinente para sistematização ampla e integração dos resultados já obtidos. Nesse sentido o presente projeto vai ampliar e aprofundar os esforços de integração de experiências já iniciados pelo GT de Sistemas Agroflorestais da Rede Ecovida de Agroecologia. Nesse contexto o presente projeto objetiva formar um Núcleo temático descentralizado sobre SAFAS, desenvolvendo estruturas e processos participativos de comunicação e compartilhamento de conhecimentos, que sejam úteis para a integração de atividades de extensão, pesquisa e ensino durante e além da duração do presente projeto. Utilizando e testando essas estruturas e estes processos participativos, objetiva-se analisar como as pré-condições (p.ex. presença e natureza de políticas públicas relevantes, recursos externos e internos financeiros e humanos, infraestrutura, tecnologias, etc) influenciam indicadores de multifuncionalidade e resiliência geradas pelos SAFAS. Com uma abordagem semelhante será avaliado como as mesmas pré-condições afetam a severidade de gargalos que impedem ou atrasam a adoção ou o beneficiamento de SAFAS, especialmente em relação às cadeias produtivas e circuitos curtos de comercialização de produtos agroflorestais orgânicos. A meta de longo prazo é crescer o presente Núcleo para gradualmente formar uma sub-rede temática sobre SAFAS dentro da Rede Sul de Núcleos de Estudo de Agroecologia e Sistemas de Produção Orgânicos (ReSNEA) iniciada pela Chamada MCTI/MAPA/MDA/MEC/MPA/CNPq 81/2013. Com essa perspectiva o projeto vai sintetizar os resultados (tanto experiências práticas, como também dados empíricos/teóricos) já obtidos em diversas microrregiões no Sul do Brasil sobre o desenvolvimento de SAFAS. A nossa abordagem é desenhada para permitir análises que contribuam para embasar a formulação, implementação e acompanhamento de políticas públicas e ações na base comunitária voltadas para o desenvolvimento sócio-econômico, agrícola, e a conservação da natureza. A equipe interdisciplinar busca avançar reciprocamente o entendimento teórico inovador (componente de pesquisa científica) e o aprimoramento adaptativo de processos produtivos e de conservação práticos (práxis agroflorestal agroecológica), especialmente aqueles fundamentais para a soberania alimentar e nutricional, geração de renda e erradicação da pobreza.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniela Garcez Wives - Integrante / Gabriela Peixoto Coelho-de-Souza - Integrante / Rumi Regina Kubo - Integrante / Ilyas Siddique - Coordenador / Gustavo Martins - Integrante / Tatiana Mota Miranda - Integrante / Ulisses Pereira de Mello - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Populações tradicionais e segurança alimentar no Brasil e em Cabo Verde: formação de uma rede de observatórios de políticas públicas, Descrição: O projeto de Cooperação entre Brasil e Cabo Verde será realizado no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da parte brasileira e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) da parte cabo-verdiana, prevendo ainda a formação de uma rede de cooperação entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O projeto visa promover a cooperação entre universidades do Brasil e de Cabo Verde a partir de atividades de pesquisa, ensino e criação de ferramentas de monitoramento que correlacionam às problemáticas das populações tradicionais e desenvolvimento sustentável no Brasil e em Cabo Verde. Aprovado no âmbito do edital Pró-Mobilidade Internacional (CAPES/AULP) edital n 33/2012.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniela Garcez Wives - Integrante / Gabriela Peixoto Coelho-de-Souza - Integrante / Rumi Regina Kubo - Coordenador / L. S. FIGUEIREDO - Integrante / Camila Viera-da-Silva - Integrante / José Carlos Gomes dos Anjos - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Casas de Farinha e Segurança Alimentar e Nutricional: um estudo sobre produção e consumo de derivados de mandioca no estado do Piauí., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luciano Silva Figueiredo em 30/04/2018., Descrição: A proposta deste projeto tem como objetivo geral apreender práticas, técnicas, lógicas e significados da produção e processamento de mandioca e analisar a inserção e o papel desses produtos em suas regiões.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Daniela Garcez Wives - Integrante / Rumi Regina Kubo - Integrante / J. A. ARAGÃO - Integrante / L. S. FIGUEIREDO - Coordenador / Camila Viera-da-Silva - Integrante / Gabriela Coelho-de-Souza - Integrante / Cristiane Pinheiro - Integrante / Fabiana Thomé da Cruz - Integrante / Irio Luiz Conti - Integrante / Norma Sueli Marques da Costa Alberto - Integrante / Norma Suely C. Ramos - Integrante / Nouga Cardoso Batista - Integrante / Paulo Roberto Ramalho Silva - Integrante / Renata Menasche - Integrante / Roseli Farias Melo de Barros - Integrante.

  • 2012 - 2018

    OBSERVATÓRIO SOCIOAMBIENTAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, Descrição: O Observatório Socioambiental em Segurança Alimentar e Nutricional (OBSSAN) originou-se das redes formadas a partir do projeto Fortalecimento das Agroflorestas no Rio Grande do Sul: formação de redes, etnoecologia e segurança alimentar e nutricional , desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), com apoio do MDA/CNPq. O projeto propiciou uma forte articulação dessas instituições com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-RS), as quais, em conjunto, propuseram o OBSSAN do Rio Grande do Sul. O OBSSAN-RS propõe-se a atuar como um instrumento de monitoramento da implantação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, conforme o Decreto 7.272/2010 (capítulo VIII; BRASIL, 2010) e a contribuir no cumprimento do Direito Humano à Alimentação Adequada. Este sendo operacionalizado a partir do monitoramento, pela sociedade, de indicadores que auxiliem no estabelecimento de políticas que garantam a segurança alimentar e nutricional, com ênfase no fortalecimento da produção agroflorestal e nas condições de reprodução social dos povos indígenas e comunidades tradicionais. O monitoramento é realizado a partir de uma plataforma na web (www.ufrgs.br/obssan) das seguintes dimensões: Ambiental, Conflitos socioambientais, Produção de alimentos; Disponibilidade de alimentos; Renda e condições de vida; Povos indígenas e comunidades tradicionais; Acesso à alimentação adequada e saudável, incluindo a água; Saúde, nutrição e serviços relacionados; Educação e Programas e ações de segurança alimentar e nutricional. O OBSSAN é um espaço de diálogo entre o CONSEA-RS, academia, instituições de ATER, setores governamentais e a sociedade civil para o estabelecimento de um fluxo de informações, atualizadas periodicamente, sobre as condições em SAN nos municípios. Igualmente subsidia a produção acadêmica e a gestão de políticas que promovam as condições para que todos. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Daniela Garcez Wives - Integrante / Rumi Regina Kubo - Integrante / L. S. FIGUEIREDO - Integrante / Camila Viera-da-Silva - Integrante / Gabriela Coelho-de-Souza - Coordenador / Irio Luiz Conti - Integrante / Leonardo Xavier da Silva - Integrante / Angélica Cristina Siqueira - Integrante / Guilherme Baptista Reich - Integrante / Pablo Ribeiro Gonçalves Couto - Integrante / Tathiane Muriel Medeiros - Integrante.

  • 2009 - 2016

    Dinâmicas sociais e ambientais do desenvolvimento rural: Contribuição ao estudo de políticas públicas, de práticas socioambientais e elaboração de um sistema de indicadores e monitoramento no Rio Grande do Sul, Descrição: Este projeto de pesquisa se insere em um esforço coletivo que vem sendo realizado nos anos recentes no Brasil, por diversos órgãos e instâncias do Estado e por organizações da sociedade civil, que tem como propósito central mobilizar esforços políticos, conhecimento técnico e intelectual com a finalidade de reduzir a vulnerabilidade e a desigualdade social e promover a geração de riqueza e o desenvolvimento nas áreas rurais do país. Portanto, a temática geral deste projeto de pesquisa consiste na elaboração de estudos e pesquisas sobre o meio rural brasileiro que possam dar suporte e contribuir para a redução da vulnerabilidade social, da desigualdade econômica e da degradação dos recursos naturais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniela Garcez Wives - Integrante / Sérgio Schneider - Integrante / Jalcione Almeida - Coordenador / Paulo Dabdab Waquil - Integrante.

  • 2003 - 2004

    A GEOGRAFIA DA INDÚSTRIA DA MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA DO RIO GRANDE DO SUL, Descrição: Objetivo geral: Conhecer e identificar a geografia do setor industrial especializado na produção de implementos agrícolas e as suas relações com o mercado nacional e global decorrentes das políticas agrícolas. Objetivos específicos: Levantar os dados da produção industrial de implementos agrícolas no âmbito do RS; Conhecer a localização, o número e a especificidade dos bens de produção agrícola fabricados no RS; Compreender a inserção da produção destes bens no mercado brasileiro e internacional; Observar as possíveis relações entre política industrial e políticas agrárias;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Daniela Garcez Wives - Integrante / Luiz Fernando - Integrante / Cláudio José Bertazzo - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Paraninfa - Formatura dos alunos do curso superior de Tecnologia em desenvolvimento rural, do Polo de Itaqui- Turma 2013., UFRGS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas. , Av. João Pessoa, 31, Centro, 90040-000 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33083281

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR DER 310 - Evolução e Diferenciação de Sistemas Agrários

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR DER 360 - Desenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional: práticas integradas de ensino, extensão e pesquisa no rural - Módulo Introdução do Pensamento Econômico.

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR DER 361 - Desenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional: práticas de ensino integradas à extensão e pesquisa (reflexão e planejamento da docência) - Módulo História do Pensamento Econômico

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER/PGDR) Disciplina DERAD 401 - Gestão e Planejamento de Organizações Agroindustriais.

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR DER 360 - Desenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional: reflexão e planejamento da docência Dedicação Exclusiva

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR DER 310 - Evolução e Diferenciação de Sistemas Agrários Dedicação Exclusiva

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR DER 361 - Desenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional no Rural: práticas de ensino integradas à extensão e pesquisa. Dedicação Exclusiva

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR DER 360 - Desenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional: reflexão e planejamento da docência. Módulo- Sociedade e Espaço Rural. Disciplina DER 360 Dedicação Exclusiva

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR Disciplina DER 315 - A Gastronomia Regional no contexto do Rio Grande do Sul: explorando a interface entre alimento, saúde, cultura e desenvolvimento local.

  • 2015 - 2016

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER/PGDR) DERAD-602 - Natureza do Espaço e Desenvolvimento: território, região, lugar, paisagem, ambiente e cultura.

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR DER 310 - Evolução e diferenciação de sistemas Agrários Dedicação Exclusiva

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR). DERAD 301- Gestão e planejamento de unidades de produção Dedicação Exclusiva

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    PLAGEDER - DERAD 102 - Dinâmica e Diferenciação de sistemas Agrários Dedicação Exclusiva

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR DER 310 - Evolução e diferenciação de sistemas Agrários Dedicação Exclusiva

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista UAB, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    DERAD 19 - Gestão e Planejamento de Organizações Agroindustriais

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista- UAB, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural, Nível: Superior(Tecnológico). Modalidade EAD. DERAD 015 - Gestão e Planejamento de Unidades de Produção Agrícolas

  • 2010 - 2011

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista UAB, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural, Nível: Superior(Tecnológico). Modalidade EAD. DERAD 011 - Questão Agrária e a Legislação Ambiental

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista UAB, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural, Nível: Superior(Tecnológico). Modalidade EAD. DERAD 004- Temáticas Rurais, do Local do Regional

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista UAB, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural, Nível: Superior(Tecnológico). Modalidade EAD. DERAD 002 - Dinâmica e Diferenciação de Sistemas Agrários

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

  • 2013 - 2017

    Universidade Estadual do Piauí

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

  • 2003 - 2006

    Universidade Luterana do Brasil

    Vínculo: Pesquisador voluntário, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntário, Carga horária: 4

    Atividades

    • 03/2003 - 12/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Unidade Universitária de Canoas, Geografia.,Linhas de pesquisa