Dalva Marisa Ribas Brum

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia e Ciência Política, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gênero, Educação e Políticas Públicas

Informações coletadas do Lattes em 08/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Sociologia Política

2001 - 2004

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Expressões Juvenis na cultura escolar: um olhar para a escola pública,Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Janice Tirelli Ponte de Sousa
Palavras-chave: Currículo; diferenças; Juventude.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Relações de Gênero.

Graduação em Ciências Sociais

1993 - 1999

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Os filhos da contracultura
Orientador: Miriam Pillar Grossi

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Relações de Gênero.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Organização de eventos

BRUM, D. M. R. . Construindo Cidadania. 2008. (Outro).

BRUM, D. M. R. . Gênero, Infância e Educação. 2002. (Outro).

BRUM, D. M. R. . Trabalho Infantil e educação. 2002. (Outro).

BRUM, D. M. R. . XIV ARQUISUL. 1998. (Outro).

BRUM, D. M. R. . XIV ARQUISUL. 1998. (Outro).

BRUM, D. M. R. . VIIII Congresso Nacional da ABEA e XIV Encontro Nacional sobre Ensino e Arquitetura e Urbanismo. 1997. (Congresso).

Participação em eventos

Seminário Internacional Fazendo Gênero 8 - Gênero, Violência e Poder.Mulheres X Cotas de Participação: O feminismo cresceu?. 2008. (Seminário).

I Seminário Catarinense das Licenciaturas.Relato de experiências. 2007. (Outra).

Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior da Univali.II Simpósio de Extensão da Univali. 2007. (Outra).

Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior da Univali.Música e Criatividade: o lúdico no desenvolvimento pessoal e profissional de docente. 2007. (Outra).

Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior da Univali.Educação à Distância: Produção de material Impresso. 2007. (Outra).

Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior da Univali.Temáticas Específicas: Metodologia da Pesquisa Científica. 2005. (Outra).

Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior da Univali.Temáticas Específicas: Metodologia da Pesquisa Científica. 2005. (Outra).

Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior da Univali.Concepções de Ensino e Aprendizagem. 2005. (Outra).

VIII Fórum Institucional de Integração Universitária da UNIVALI. Dramatizando a educação: um olhar interdisciplinar sobre o desfile cívico em São José. 2004. (Congresso).

VIIII Fórum Institucional de Integração Universitária da Univali.Relatos de experiências. 2004. (Outra).

Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior da Univali.Projetos Pedagógicos. 2003. (Outra).

Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior da Univali.Projetos Pedagógicos. 2003. (Outra).

Curso de Atualização Pedagógica do Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior Univali.Produção de Textos. 2002. (Outra).

Curso de Atualização Pedagógica do Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior Univali.Produção de Textos. 2002. (Outra).

Gênero e Religião.As mulheres e a Biblia. 2002. (Oficina).

VI Semana de Ciências Sociais.Campo de atuação do Cientista Social. 2002. (Encontro).

Curso - Mulher e Política do Seminário Internacional Fazendo Gênero 4.Mulher e Política. 2000. (Outra).

Seminário: Vida e Morte do Trabalho.Os sentidos do Trabalho. 2000. (Seminário).

Seminário Internacional Voz & Voto: a Vez da Mulher.Essa é a hora. 2000. (Seminário).

Encontro Fazendo Gênero 3: Gênero e Saúde.Gênero e Saúde - uma reflexão. 1998. (Encontro).

Encontros de Maio.Jovens Contestadores. 1998. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Glaucia Classen

BRUM, D. M. R.. Os quatro Pilares da Educação: Um despertar para a Pedagogia de Projetos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Municipal de São José.

Aluno: Thayane Cazallas

BRUM, D. M. R.. Projeto Família:buscando a autonomia familiar comunitária por meio da intervenção social realizada pela OSCIP "Grupo Amparo". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Seq. de Form. Esp em Gestão e Planejamento Socialt) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Elisa Grasiella Basílio Pineda

BRUM, D. M. R.. Ensaios para implementação de uma Cooperativa Comunitária Artesanal no Bairro de Zimbros, SCs,. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Seq. de Form. Esp em Gestão e Planejamento Socialt) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Marlene Xavier da Silva Limberg

BRUM, D. M. R.; BRITTO, N. S.. O resgate da cultura como superação do preconceito racial. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Mara Rubia Schweitzer

BRUM, D. M. R.; SILVEIRA, S. B.. Um mergulho no universo da cultura lúdica infantil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Marilene Rosa

BRUM, D. M. R.; SILVEIRA, S. B.. O lúdico no ensino de matemática. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí.

BRUM, D. M. R.. Comissão para avaliação da segunda etapa do processo seletivo interno de professor tele-aula e tele-aula auxiliar, dos cursos oferecidos na modalidade a distância. 2006. Universidade do Vale do Itajaí.

BRUM, D. M. R.. Comissão temporária da avaliação dos projetos de pesquisa do programa de bolsas do artigo 170. 2004. Universidade do Vale do Itajaí.

BRUM, D. M. R.. Comissão temporária de discussão do exame nacional de cursos. 2003. Universidade do Vale do Itajaí.

BRUM, D. M. R.. Comissão temporária da avaliação dos projetos de pesquisa do programa de bolsas do artigo 170. 2003. Universidade do Vale do Itajaí.

Comissão julgadora das bancas

Vânia Beatriz Monteiro da Silva

SILVA, V. B. M.; SOUZA, Janice Tirelli de; MINELLA, Luzinete Simões. Expressões Juvenis na Cultura Escolar: um olhar sobre a escola pública. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Janice Tirelli Ponte de Sousa

SOUSA, J. T. P.; MINELLA, Luzinete Simões; SILVA, Vania Beatriz Monteiro da. Expressões Juvenis na Cultura Escolar: um olhar para a escola pública. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Janice Tirelli Ponte de Sousa

SOUSA, J. T. P.; MINELLA, L. S.; GROSSI, M.. Os filhos da Contra- cultura. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Luzinete Simoes Minella

MINELLA, Luzinete S.; SOUZA, J. P.; SILVA, V. B. M.. Expressões Juvenis na Cultura Escolar: um olhar para a escola pública. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Lígia Helena Hahn Lüchmann

MINELLA, L. S.;LÜCHMANN, L. H. H.SOUSA, Janice Tirelli Ponte de. Expressões juvenis na cultura escolar. Um olhar para a escola pública. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Orientou

Ana Lúcia Pereira

Meninas usam laçinho, meninos usam bonés: Um estudo de caso sobre a construção dos papéis de gênero na no espaço da sala de aula; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Dalva Marisa Ribas Brum;

Rosangela Silva Hames

Meninas carentes em busca de um espaço educacional; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Dalva Marisa Ribas Brum;

Sabrina Fronza

Tecendo culturas escolares: um olhar entre o público e o privado; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Dalva Marisa Ribas Brum;

Estela Maris Cardoso

A exclusão do negro no processo escolar; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Dalva Marisa Ribas Brum;

Patricia Martins Osório

A construção da identidade da criança negra no contexto escolar; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Dalva Marisa Ribas Brum;

Eva Aparecida dos Santos

A guarda compartilhada no processo de ensino e aprendizagem; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Dalva Marisa Ribas Brum;

Foi orientado por

Miriam Pillar Grossi

Os filhos das contracultura; ; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Miriam Pillar Grossi;

Produções bibliográficas

  • BRUM, D. M. R. . Diferenças e Desigualdades: a cultura como campo de lutas no cotidiano escolar. Direcional Educador (Impresso) , v. 36, p. 18-21, 2008.

  • BRUM, D. M. R. . Por que Sociologia de Educação?. Direcional Educador (Impresso) , v. 39, p. 7-8, 2008.

  • BRUM, D. M. R. ; SCHLIKMANN, A. E. R. . Cidadania e Direitos: uma prática a ser exercida. Produção Científica Cejurps , v. 1, p. 432-442, 2008.

  • BRUM, D. M. R. ; SCHLIKMANN, A. E. R. . Mulheres X Cotas de participação: o feminismo cresceu?. Produção Científica Cejurps , v. 1, p. 311-321, 2008.

  • SCHROEDER, Allan Müller ; BRUM, D. M. R. . A liçença maternidade e o trabalho feminino na economia globalizada e neoliberal. Produção Científica Cejurps , v. 1, p. 345-352, 2007.

  • SCHLIKMANN, A. E. R. ; BRUM, D. M. R. . Da Rua dos Pretos à Comunidade Quilombola do Morro do Boi. 1ª. ed. Balneário Camboriù: Fundação Cultural de Balneário Camboriú, 2015. v. 1. 120p .

  • BRUM, D. M. R. ; SILVA, M. A. ; SIEWERDT, M. J. ; BARBOSA, G. P. ; SAVIANI, D. ; LEHER, R. . Um direito a ser conquistado: Liberdade sindical é questão básica para impulsionar consciência de classe. In: Mauri Antonio da Silva. (Org.). Crítica à Privatização do Ensino Superior no Brasil. 1ªed.Florianópolis: Editorial Em Debate, 2013, v. 1, p. 145-148.

  • BRUM, D. M. R. . Um direito a ser conquistado. Docente na Luta, Florianópolis, p. 07 - 08, 01 jul. 2011.

  • BRUM, D. M. R. . Os filhos da contracultura. In: Seminärio Internacional Fazendo Gênero 4 Cultura, Política e Sexualidade no século XXI, 2000, Fpolis. Fazendo Gênero 4: cultura, política e sexualidade no século XXI. FPOLIS: Editora da Ufsc, 2000. v. 1. p. 57-57.

  • BRUM, D. M. R. . Trajetória de transgressores. In: Fazendo Gênero na UFSC, 1996, Fpolis. Fazendo gênero na UFSC um encontro interdisciplinar. FPOLIS: Editora da Ufsc, 1996. v. 1. p. 37-37.

  • BRUM, D. M. R. ; SCHLIKMANN, A. E. R. . Da rua dos 'Pretos' à Comunidade Quilombola do Morro do Boi: Uma cidadania conquistada 2014 (Livro).

  • BRUM, D. M. R. . Um direito a ser conquistado: liberdade sindical. Editora Em Debate, 2014 (Artigo).

Outras produções

BRUM, D. M. R. . Os trabalhadores da saude no setor privado de Santa catarina. 2010.

BRUM, D. M. R. . Sociologia da Educação. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

BRUM, D. M. R. . Sociologia da Educação. 2014. (Material Didático Pedagógico do EAD da Faculdade Projeção).

BRUM, D. M. R. ; Kreuger, Sarah Berrios ; AVILA, de nicolo Nadiene . Mulheres : um acesso aos direitos para o exercício da cidadania. 2007. (Relatório de pesquisa).

BRUM, D. M. R. ; Guilhermina Stuker . Desvelando práticas sociais no cotidiano escolar. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRUM, D. M. R. . Sociologia Geral para o Serviço Social. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

BRUM, D. M. R. . Normas de Convivência na Escola através do Esporte. 2009 (Palestra) .

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2008

    Mulheres X cotas de participação. O feminismo cresceu?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dalva Marisa Ribas Brum - Coordenador / Ana Elisa Ribeiro Schlikmann - Integrante., Financiador(es): Universidade do Vale do Itajaí - Remuneração.

Prêmios

2000

Menção honrosa - Categoria fotografia de Arquitetura, CREA Nacional.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Profissional Autônoma. , Wilson Luz 145 - 303, Coqueiros, 88075010 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 32482148

Experiência profissional

2015 - 2015

Centro Universitário Municipal de São José

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 10

2013 - 2014

Centro Universitário Municipal de São José

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/2015 - 12/2015

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia aplicada à Administração

  • 02/2015 - 12/2015

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Econômica, Social e Política do Brasil - 1ªfase , Sociologia da Educação 2º fase

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Ciências da Religião, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos Sociais e Movimentos Religiosos - 7ª fase, Sociologia da educação - 5ª fase, Sociologia da religião - 2ªfase

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Ciências da Religião, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Econômica Social e Política do Brasil - 1 fase

  • 08/2013 - 08/2013

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia aplicada - 2 fase

2012 - 2013

Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2009

Ministerio da Agricultura Pescas e Alimentos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Técnica Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2010

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Apoio e Capacitadora, Carga horária: 8

2006 - 2009

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Ingressante, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2009

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor ingressante, Carga horária: 15

2005 - 2005

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 8

2001 - 2005

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

  • 05/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação II

  • 02/2006 - 12/2009

    Extensão universitária , CEJURPS, .,Atividade de extensão realizada, Cidadania e Autonomia para a comunidade do morro do boi.

  • 02/2006 - 02/2009

    Extensão universitária , CEJURPS, .,Atividade de extensão realizada, Projeto: Cidadania e Autonomia para a comunidade do morro do boi.

  • 08/2006 - 12/2008

    Extensão universitária , UNIVIDA, .,Atividade de extensão realizada, Aspectos Sócio Políticos da Realidade Brasileira.

  • 08/2006 - 12/2008

    Extensão universitária , UNIVIDA, .,Atividade de extensão realizada, Ministra a disciplina de Aspectos sócio políticos da realidade brasileira.

  • 06/2006 - 12/2008

    Ensino, letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Realidade sócio educacional brasileira

  • 03/2006 - 12/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , CEJURPS, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2008 - 06/2008

    Extensão universitária , CEJURPS, .,Atividade de extensão realizada, AS OUTRAS FALAS DO CINEMA.

  • 08/2006 - 06/2008

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Jurídica

  • 08/2006 - 06/2008

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência Política, Sociologia Geral

  • 03/2006 - 06/2008

    Outras atividades técnico-científicas , CEJURPS, CEJURPS.,Atividade realizada, Coordenação do Núcleo de estudos , pesquisa e extensão em gênero e direitos humanos.

  • 05/2007 - 12/2007

    Ensino, Serviço Social EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professora Conteudista, Antropologia - Professora titular de teleaula, Ciência Política - Professora auxiliar de teleaula, Teoria Sociológica - Professora auxiliar de teleaula

  • 08/2006 - 06/2007

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas em Educação

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Realidade sócio educacional brasileira

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Realidade sócio educacional brasileira

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Realidade sócio educacional brasileira, Realidade sócio educacional

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Jurídica, Sociologia Geral, Ciência Política

  • 03/2006 - 07/2006

    Extensão universitária , UNIVIDA, .,Atividade de extensão realizada, Aspectos sócio Politicos da Realidade Brasileira.

  • 09/2005 - 06/2006

    Ensino, Ciência Política, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Política, Ecologia e Desenvolvimento, Sociologia Clássica, Sociologia Contemporânea, Sociologia no Brasil

  • 10/2001 - 03/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de metodologia da pesquisa em educação II, Fundamentos da metodologia da pesquisa em educação I, Sociologia da Educação II, Sociologia da Educação I

  • 06/2004 - 06/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Pedagogia, .,Cargo ou função, Integrante da comissão temporária da avaliação dos projetos de pesquisa do programa de bolsas do artigo 170/ governo do Estado de Santa Catarina/ UNIVALI.

  • 01/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Pedagogia, .,Cargo ou função, Integrante da comissão temporária de discussão do exame nacional de cursos.

  • 06/2003 - 06/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Pedagogia, .,Cargo ou função, Integrante da comissão temporária da avaliação dos projetos de pesquisa do programa de bolsas do artigo 170/ governo do Estado de Santa Catarina.

2005 - 2005

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: substituta, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução às Ciências Sociais

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia aplicada à administração

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação