Ingrid Beatriz da Silva

Bacharela em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - 2016 e especialista em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - 2019. É mestranda do Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde da UFRN e pesquisadora do Observatório RH da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, integrante do Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Trabalho e Saúde (Diretório CNPq). Atuou como Subcoordenadora de Capacitação de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte e como sanitarista do Departamento de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Natal. Atualmente é Subcoordenadora da Gestão do Trabalho da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nas temáticas de recursos humanos em saúde, gestão do trabalho em saúde, gestão da educação na saúde e negociação coletiva.

Informações coletadas do Lattes em 02/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em GESTÃO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE

2021 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A saúde do trabalhador do Sistema Único de Saúde durante e depois da pandemia da Covid-19, Ano de Obtenção:
Orientador: Maria Aparecida Dias

Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

2018 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Reinstalação da Mesa Municipal de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde do município de Natal/Rio Grande do Norte
Orientador: Francisca Nazaré Liberalino

Graduação em Saúde Coletiva

2013 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Avaliação de Desempenho nas instituições de saúde: potencialidades e fragilidades.
Orientador: Janete Lima de Castro
Bolsista do(a): Fundação Norte Riograndense de Pesquisa e Cultura, FUNPEC, Brasil.

Formação complementar

2016 - 2016

Caminhos Metodológicos da Investigação Científica. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2012 - 2012

Serviços Administrativos. (Carga horária: 400h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC/RN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Gestão de Recursos Humanos em Saúde.

Organização de eventos

SILVA, Ingrid Beatriz da . Mostra de Profissões 2015. 2015. (Outro).

CASTRO, Janete Lima de ; VASCONCELOS, C. M. ; SILVA, Ingrid Beatriz da . Atualização em Gestão em Saúde em Unidades Básicas. 2015. (Outro).

CASTRO, Janete Lima de ; LIMA, R. R. T. ; SILVA, Ingrid Beatriz da ; COSTA, T. P. T . IV Encontro Regional dos Estudantes de Saúde Coletiva. 2015. (Outro).

CASTRO, Janete Lima de ; VILAR, R. L. A. ; SILVA, Ingrid Beatriz da . Seminário sobre a Democratização das Relações de Trabalho no SUS. 2013. (Outro).

Participação em eventos

III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. 2017. (Congresso).

X Congresso Consad de Gestão Pública. 2017. (Congresso).

12 Congresso Internacional Rede Unida. O desenvolvimento de estratégias de Gestão do Trabalho nas secretarias de saúde da região Centro-Oeste do Brasil. 2016. (Congresso).

Semana da Ciência, Tecnologia e Cultura 2016. Análise das experiências de Avaliação de Desempenho no Nordeste do Brasil. 2016. (Feira).

VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Análise das experiências de Avaliação de Desempenho no Brasil: um diálogo entre teoria e prática. 2016. (Congresso).

11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A prática da Avaliação de Desempenho nas secretarias municipais de saúde. 2015. (Congresso).

12 Congresso Regional Rede Unida - Nordeste I. Condução de Apresentações Orais. 2015. (Congresso).

21 Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. O perfil dos alunos do Curso de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - EaD. 2015. (Congresso).

Gestores em Saúde Coletiva, uma nova profissão para o SUS. 2015. (Outra).

Semana da Ciência, Tecnologia e Cultura 2015. Organização e modelo de gestão dos serviços de saúde: estudo de caso em uma Unidade Básica. 2015. (Feira).

11 Congresso Internacional Rede Unida. Participação no Mini Curso Negociação Coletiva. 2014. (Congresso).

Atualização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 2014. (Seminário).

II Jornada Acadêmica de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde.Participação no Mini Curso Planejamento e Financiamento na Saúde. 2014. (Seminário).

I Oficina de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. 2014. (Oficina).

Semana da Ciência, Tecnologia e Cultura 2014. Avaliação de Desempenho nos serviços públicos municipais de saúde. 2014. (Feira).

Conferência Internacional Qualidade e Segurança em Serviços de Saúde. 2013. (Simpósio).

I Jornada Acadêmica de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde. 2013. (Seminário).

Os acidentes e seus impactos para a área da saúde no Brasil. 2013. (Outra).

Semana da Ciência, Tecnologia e Cultura 2013. A Efetividade das Mesas de Negociação do Trabalho na Saúde. 2013. (Feira).

Third Global Forum on Human Resources for Health. 2013. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Francisca Nazaré Liberalino

LIBERALINO, F. N.; OLIVEIRA, N. H. S.. Reinstalação da Mesa Municipal de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde do Município de Natal / RN (MMNP-SUS Natal).(MMNP-SUS Natal).. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Janete Lima de Castro

CASTRO, Janete Lima de.; LIMA, J. C. S.; SILVA, L. L. S.; OLIVEIRA, R. F. S.. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Renata Fonsêca Sousa de Oliveira

OLIVEIRA, R. F. S.; SILVA, Lenina Lopes Soares; LIMA, J. C. S.. Avaliação de Desempenho nas instituições de saúde: potencialidades e fragilidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Nathalia Hanany Silva de Oliveira

OLIVEIRA, N. H. S.; LIBERALINO, F. N.. REINSTALAÇÃO DA MESA MUNICIPAL DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Jônia Cybele Santos Lima

LIMA, J. C. S.; SILVA, L. L. S.; Oliveira,R.F.S.(Renata Fonseca Sousa Oliveira. Avaliação de Desempenho nas Instituições de Saúde:Potencialidades e Fragilidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte -Departamento de Saúde coletiva.

Foi orientado por

Francisca Nazaré Liberalino

Reinstalação da Mesa Municipal de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde do Município de Natal / RN (MMNP-SUS Natal); ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Francisca Nazaré Liberalino;

Janete Lima de Castro

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE: POTENCIALIDADE E FRAGILIDADES; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Janete Lima de Castro;

Produções bibliográficas

  • CASTRO, Janete Lima de (Org.) ; VILAR, Rosana Lucia Alves de (Org.) ; DIAS, M. A. (Org.) ; SOUZA, D. L. B. (Org.) ; OLIVEIRA, N. H. S. (Org.) ; SILVA, Ingrid Beatriz da (Org.) ; SILVA, S. C. (Org.) . Sementes Geminadas na Região Norte: resumos dos trabalhos apresentados no curso de especialização a distância em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 1. ed. Natal: Una, 2016. 194p .

  • SILVA, Ingrid Beatriz da ; LIBERALINO, F. N. . Reinstalação da Mesa Municipal de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde do Município de Natal. In: Janete Lima de Castro; Rosana Lúcia Alves de Vilar; Maria Aparecida Dias; Renata Fônseca Sousa de Oliveira. (Org.). Sementes Germinadas na Região Sudeste: resumos dos trabalhos apresentados no curso de especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 1ed.Natal: Una, 2020, v. , p. 444-444.

  • DIAS, M. A. ; CASTRO, Janete Lima de ; VILAR, R. L. A. ; SOUZA, D. L. B. ; COSTA, T. P. T. ; SILVA, Ingrid Beatriz da . O feedback como ferramenta pedagógica no Ensino à Distância. In: Janete Lima de Castro; Maria Aparecida Dias; Renata Fônseca Sousa de Oliveira. (Org.). A integração entre o ensino e o serviço de saúde: relato de atores, olhar de investigadores. 1ed.Natal: Una, 2017, v. , p. 54-75.

  • CASTRO, Janete Lima de ; VILAR, Rosana Lucia Alves de ; DIAS, M. A. ; OLIVEIRA, R. F. S. ; LIMA, D. F. ; SILVA, Ingrid Beatriz da ; FERREIRA, J. B. . Cargos, Carreira e remunerações: estratégia de valorização do trabalhador da saúde e de inclusão de cidadania. In: VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud, 2016, Barcelona. Libro de ponencias del VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Barcelona: Universitat de Barcelona, 2016. p. 417-418.

  • SILVA, Ingrid Beatriz da ; CASTRO, Janete Lima de ; VILAR, Rosana Lucia Alves de . Análise das experiências de Avaliação de Desempenho no Brasil: um diálogo entre teoria e prática. In: VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud, 2016, Barcelona. Libro de ponencias del VII Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Barcelona: Universitat de Barcelona, 2016. p. 482-483.

  • SILVA, Ingrid Beatriz da ; CASTRO, Janete Lima de . O desenvolvimento de Estratégias de Gestão do Trabalho nas secretarias de saúde da região Centro-Oeste do Brasil.. In: 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande. Revista Saúde em Redes - Anais do 12 Congresso Internacional da Rede Unida. Porto Alegre: Editora Rede Unida, 2016. v. 2. p. 1999-2000.

  • SILVA, Ingrid Beatriz da ; COSTA, T. P. T ; CASTRO, Janete Lima de . Perfil dos Alunos do Curso de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - EaD. In: 21 CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2015, Bento Gonçalves. Anais do 21 CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2015.

  • SILVA, Ingrid Beatriz da ; SANTOS, T. G. ; BRITO, E. W. G. ; SOUZA, A. J. C. . Revitalização da Sala de Informação Estratégica em Saúde do Município de Natal: um relato de experiência na gestão em saúde. In: III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017, Natal. Anais do III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017. p. 456-456.

  • SILVA, Ingrid Beatriz da ; CASTRO, Janete Lima de . Avaliação de Desempenho nas instituições de saúde: conhecendo a percepção dos atores participantes. In: III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017, Natal. Anais do III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017. p. 751-751.

  • DIAS, M. A. ; CASTRO, Janete Lima de ; VILAR, R. L. A. ; SOUZA, D. L. B. ; COSTA, T. P. T. ; SILVA, Ingrid Beatriz da . O Feedback como ferramenta pedagógica no Ensino a Distância. In: XXVI Congresso Internazionale di ALASS, 2015, Ancona. Actas CALASS 2015, 2015.

  • SILVA, Ingrid Beatriz da ; SOUZA, D. L. B. ; CASTRO, Janete Lima de . A prática da Avaliação de Desempenho nas secretarias municipais de saúde. In: 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Abrasco, 2015.

  • SILVA, S. C. ; DANTAS, C. L. L. ; SILVA, Ingrid Beatriz da ; CASTRO, Janete Lima de . Vivenciando, aprendendo e fazendo. In: 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Abrasco, 2015.

  • CASTRO, Janete Lima de ; SOUZA, D. L. B. ; VILAR, R. L. A. ; COSTA, T. P. T. ; SILVA, Ingrid Beatriz da . Educación a Distancia: evalución de una experiencia en los servicios de salud. In: Convención Internacional de Salud Pública, 2015, Havana. Actas Cuba Salud 2015, 2015.

  • SILVA, Ingrid Beatriz da ; COSTA, T. P. T ; SOUZA, D. L. B. ; CASTRO, Janete Lima de . Avaliação de Desempenho nos Serviços Públicos de Saúde. In: IV Congresso Piauiense de Saúde Pública, 2014, Parnaíba. Anais - IV Congresso Piauiense de Saúde Pública, 2014.

  • SILVA, Ingrid Beatriz da . Gestão da Educação em Saúde: teoria, vivências e desafios. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Ingrid Beatriz da ; CASTRO, Janete Lima de . Análise das experiências de Avaliação de Desempenho no Nordeste do Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Ingrid Beatriz da ; CASTRO, Janete Lima de . Estratégias de gestão do trabalho: mapeamento das práticas na região Centro-Oeste do Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Ingrid Beatriz da ; DANTAS, C. L. L. ; SILVA, S. C. ; SOUZA, D. L. B. . Organização e modelo de gestão dos serviços de saúde: estudo de caso em uma unidade básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Ingrid Beatriz da ; LIMA, D. F. ; CASTRO, Janete Lima de . Arte de aprender fazendo: relato de experiência dos alunos de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde na Mostra de Profissões 2015. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Ingrid Beatriz da ; CASTRO, Janete Lima de . Avaliação de Desempenho nos serviços públicos municipais de saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Ingrid Beatriz da ; LIMA, J. C. S. . Resgate da vivacidade do equipamento social da saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Ingrid Beatriz da ; LIMA, V. L. L. ; CASTRO, Janete Lima de . A efetividade das Mesas de Negociação do Trabalho na Saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SILVA, Ingrid Beatriz da ; SOBRAL, G. L. . Mostra de Profissões 2015 - UFRN. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASTRO, Janete Lima de ; VILAR, R. L. A. ; CASTRO, J. L. ; SOBRAL, G. L. ; SILVA, Ingrid Beatriz da . Observatório de Recursos Humanos em Saúde. 2015; Tema: Produção de conhecimento e informações em Recursos Humanos em Saúde.. (Site).

MONTEIRO, R. L. S. A. ; SILVA, Ingrid Beatriz da . Manual de Orientações Gerais: Prevenção de Infecções por Covid-19 e Utilização de Equipamentos de Proteção Individual. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

CASTRO, Janete Lima de ; VILAR, R. L. A. ; SOUZA, D. L. B. ; COSTA, T. P. T. ; SILVA, Ingrid Beatriz da . Relatório sobre a Avaliação dos alunos sobre os cursos de especialização e aperfeiçoamento em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Região Nordeste. 2014. (Relatório de pesquisa).

CASTRO, Janete Lima de ; VILAR, R. L. A. ; SOUZA, D. L. B. ; COSTA, T. P. T. ; SILVA, Ingrid Beatriz da . Relatório do Projeto de Apoio a Estruturação da Rede de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Brasil. 2014. (Relatório de pesquisa).

CASTRO, Janete Lima de ; VILAR, Rosana Lucia Alves de ; OLIVEIRA, N. H. S. ; COSTA, T. P. T. ; SILVA, Ingrid Beatriz da ; PEREIRA SOBRINHO, A. L. . Relatório sobre o Perfil dos Alunos Concluintes do Curso de Especialização e Aperfeiçoamento em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Região Nordeste. 2014. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Novas Profissões e Ocupações em Saúde Frente as Necessidades dos Serviços de Saúde no Brasil, Descrição: O Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Observatório RH/UFRN), proponente do projeto, e o Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Núcleo de Estudos de Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (Observa RH/NESP/CEAM/UnB), parceiro nesta proposta de trabalho compõem a Rede ObservaRH no Brasil, implantada em 1999 sob a coordenação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), com o incentivo do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Compõe também a Rede Intercontinental Observatório de Recursos Humanos em Saúde, iniciativa da Opas/OMS, que atualmente congrega diversos países da Região das Américas e vem se expandindo pela África e por regiões do Mediterrâneo, com o objetivo de monitorar tendências que repercutem nas políticas de recursos humanos em saúde nesses países. Os observatórios, proponente e parceiro, se inseriram nessa Rede em diferentes momentos do processo e ambos assumem como missão reunir informações sobre a força de trabalho em saúde, prover análises e manter diálogos com a área acadêmica, profissionais, gestores e entidades do setor, constituindo uma contribuição ativa para refinar e melhorar políticas públicas e estratégias de gestão, regulação e formação para os recursos humanos em saúde. O objetivo da presente pesquisa consiste em mapear e caracterizar as novas profissões e ocupações em saúde que vem emergindo nos níveis médio e superior, frente ao atual contexto e perfil sanitário brasileiro, na perspectiva de analisar suas inserções e ou contribuições para os serviços de saúde do Brasil procurando estabelecer um paralelo com outros países. Trata-se de pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, com dados coletados em documentos institucionais e consulta aos sistemas de informação nacionais. Os dados quantitativos serão coletados por meio da aplicação dos questionários e consulta aos sistemas de informação. Para tanto será construído um banco de dados que permita registras todos os dados coletados nas diferentes fontes. Serão analisados mediante a estatística descritiva utilizando o software de análise Statistic Package for Social Sciences (SPSS) for Windows versão 10.0 (SPSS, 1999). Os dados qualitativos serão analisados por meio da técnica da cartografia simbólica de Boaventura de Sousa Santos. A cartografia simbólica é definida como uma estratégia que permite sistematizar os dados para interpretá-los, tendo a visibilidade do conjunto das informações colhidas. A cartografia simbólica das representações pode ser entendida como mapas, compreendendo-os como um campo estruturado de intencionalidades. O desenho dos mapas facilita a leitura do todo em investigação, no campo social das experiências de conhecimentos. Os resultados esperados são: catálogo contendo mapeamento das novas profissões e ocupações em tramitação para reconhecimento no Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e Congresso Nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ingrid Beatriz da Silva - Integrante / Janete Lima de Castro - Coordenador / Nathalia Hanany Silva de Oliveira - Integrante / Renata Fonsêca Sousa de Oliveira - Integrante / Dyego Leandro Bezerra de Souza - Integrante / Matheus Rodrigues Rangel - Integrante / Soraia Costa da Silva - Integrante / Rossana Mota Costa - Integrante / Rosana Lúcia Alves de Vilar - Integrante / Rafael Rodolfo Tomáz de Lima - Integrante / Ana Tânia Lopes Sampaio - Integrante / Roberval Edson Pinheiro de Lima - Integrante / Aldenisia Alves Albuquerque Barbosa - Integrante / Thais Paulo Teixeira Costa - Integrante / Maria Aparecida Dias - Integrante / Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim - Integrante / Cintya Larissa Leite Dantas - Integrante / Jônia Cybele Santos Lima - Integrante / Tatiana de Medeiros Carvalho Mendes - Integrante / Josenildo Borges Ferreira - Integrante / Gustavo Leite Sobral - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Caracterização do Perfil dos Gerentes das Unidades Básicas de Saúde de Natal, Descrição: A Reforma Sanitária iniciada na década de 1980 foi um movimento modernizador, democratizante e transformador para a garantia de boas condições de saúde aos cidadãos brasileiros (Ramires et al, 2004). Dentre os principais acontecimentos, podemos destacar a descentralização dos serviços de saúde que resultou numa ampliação da rede de estabelecimentos da atenção básica, que antes pertenciam às administrações federal e estadual e passaram a ficar sob responsabilidade das administrações locais, ou seja, das prefeituras municipais. Ademais, houve um aumento da demanda e consequentemente tornou-se compromisso das administrações locais garantir qualidade na oferta de serviços e satisfação da população. A capacidade gerencial de unidades de saúde entrou em questão e começou a ser definida como um dos fatores limitantes para a melhoria da produtividade e da qualidade da prestação de serviços na atenção básica (Brasil, 1995). Todavia, apesar dos esforços, observa-se ainda certa negligência relacionada à gestão, qualidade e oferta dos serviços básicos de saúde. É possível que um dos nós críticos desta situação seja a pouca qualificação gerencial presente nas Unidades Básicas de Saúde. Considerando que essa afirmação possa ser verdadeira, este trabalho se propõe a estudar e analisar o perfil dos gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Natal/RN, à luz das atribuições definidas para a gestão da atenção básica preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ingrid Beatriz da Silva - Integrante / Janete Lima de Castro - Coordenador / Dyego Leandro Bezerra de Souza - Integrante / Altaiva Jales Costa Souza - Integrante / Rafael Rodolfo Tomáz de Lima - Integrante / Ana Tânia Lopes Sampaio - Integrante / Tatiana de Medeiros Carvalho Mendes - Integrante / Dinorah França de Lima - Integrante / Cipriano Maia de Vasconcelos - Integrante / Mauricio Roberto Campelo de Macedo - Integrante.

  • 2013 - 2017

    Diagnóstico das Estruturas de Gestão o Trabalho e da Educação na Saúde do SUS, Descrição: Os setores responsáveis pela Gestão do Trabalho e da Educação das Secretarias de Saúde necessitam serem reestruturados para responderem melhor as exigências da gestão do sistema e dos processos de trabalho. Busca-se com essa pesquisa compreender como se organizam e funcionam essas estruturas tendo como suporte empírico a estrutura de funcionamento existente. A metodologia atende a perspectiva qualitativa e será utilizado como instrumento de coleta um questionário com questões fechadas e abertas acerca das estruturas dos setores que respondem pela gestão do trabalho e da educação na saúde das secretarias municipais e estaduais de saúde, permitindo assim, o mapeamento desses setores para posterior análise da adequação de seu funcionamento ao SUS. Tem-se como expectativa que os conhecimentos e as informações sistematizados possibilitem propostas na perspectiva de melhorar a atuação dos setores de gestão do trabalho e da educação das Secretarias de Saúde, considerando que este estudo é demandado pelo Ministério da Saúde tendo em vista apoiar a qualificação da gestão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ingrid Beatriz da Silva - Integrante / Janete Lima de Castro - Coordenador / Rosana Lúcia Alves de Vilar - Integrante / Ana Tânia Lopes Sampaio - Integrante / Nathalia Hanany Silva de Oliveira - Integrante / Andrierio Lopes Pereira Sobrinho - Integrante / Anna Larice Meneses Galvão - Integrante / Francisca Nazaré Liberalino - Integrante / Aldenisia Alves Albuquerque Barbosa - Integrante / Thais Paulo Teixeira Costa - Integrante / Jorge Luiz de Castro - Integrante / Iris do Céu Clara Costa - Integrante / Renata Fonsêca Sousa de Oliveira - Integrante / Dyego Leandro Bezerra de Souza - Integrante / Matheus Rodrigues Rangel - Integrante / Soraia Costa da Silva - Integrante / Susana Maria Miranda Dantas - Integrante / Hylarina Maria Montenegro Diniz Silva - Integrante / Fabia Barbosa de Andrade - Integrante / Rossana Mota Costa - Integrante / Maria Helena Soares da Nóbrega Mazzo - Integrante / Rejane Millions Viana Meneses - Integrante / Vilani Medeiros de Araújo Nunes - Integrante / Altaiva Jales Costa Souza - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Natal, Secretaria Municipal de Saúde de Natal. , Rua Fabrício Pedroza, Areia Preta, 59014030 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 32328490

Experiência profissional

2018 - 2021

Prefeitura Municipal de Natal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Sanitarista, Carga horária: 40

Outras informações:
Sanitarista do Departamento de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

2021 - Atual

Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subcoordenadora da Gestão do Trabalho, Carga horária: 40

Outras informações:
Subcoordenadora de Gestão do Trabalho da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

2020 - 2020

Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico em Saúde, Carga horária: 30

Outras informações:
Assistente Técnico em Saúde da Subcoordenadoria de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

2017 - 2018

Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subcoordenadora de Capacitação, Carga horária: 40

Outras informações:
Subcoordenadora de Capacitação de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

2013 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária do Observatório RH da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.