Leandro da Silva Rosa

Possui Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências Sociais, pela mesma instituição. É Advogado, bacharel e licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Maceió (FADIMA/CESMAC), tendo como trabalho de conclusão de curso: A Vitimização de jovens negros em Alagoas: apontamentos sobre vitimologia e criminologia. De 2007 a 2010 exerceu o cargo de Assessor de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, onde trabalhou com a elaboração de políticas públicas na área cultural. Em Alagoas trabalhou como Diretor de Articulação e Interlocução da Superintendência de Projetos Sociais da Secretaria de Estado da Infraestrutura (2011/2013).É atualmente Assessor de Feitos Judiciais do Quadro de Serviços Auxiliares de Apoio Técnico e Administrativo do Ministério Público de Alagoas, onde atuou na 61ª Promotoria de Justiça da Capital - Direitos Humanos, atualmente lotado na 3ª Promotoria de Justiça da Capital - Defesa do Consumidor. De 2011 a 2014 foi Professor Substituto do Programa de Licenciatura em Educação no Campo da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/Procampo), onde ministrou as disciplinas de Antropologia e Movimentos Sociais, Formação Econômica e Social de Alagoas, Trabalho e Educação, Conjuntura Socioeconômica e Espaço Rural e Metodologia do Ensino de Ciências Sociais. Foi professor na Faculdade Raimundo Marinho, ministrando as disciplinas de Ciência Política, Antropologia Jurídica e Sociologia Geral no primeiro semestre do Curso de Direito. As disciplinas de Metodologia e de Ciências Sociais Aplicadas à Enfermagem no curso de Enfermagem. Formação Social e Histórica do Brasil e Ciência Política II no curso de Serviço Social, em 2014. Foi professor-bolsista da Especialização em Educação do Campo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) ministrando a disciplina de Tópicos de Sociologia Rural. Atualmente é membro do Instituto do Negro de Alagoas (INEG-AL) - ONG voltada para discussões étnico raciais.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Sociologia

2005 - 2007

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Os quilombos do Vale do Ribeira e o Movimento Social: O Movimento dos Ameaçados por Barragens do Vale do Ribeira (MOAB),Ano de Obtenção: 2007
Dagoberto José Fonseca.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em andamento em Direito

2012 - Atual

Centro Universitário CESMAC

Graduação em Abi - Ciências Sociais

1998 - 2005

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Imaginário Brasileiro: A opção monárquica brasileira
Orientador: Dagoberto José Fonseca

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2018

Curso de Direito Penal OAB 2ª Fase XXIV - Online. (Carga horária: 109h). , Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ROSA, L. S. . IV Colóquio do NUPE GT-Araraquara - "Negro, política e o Estado Republicano". 2006. (Outro).

ROSA, L. S. . IV Semana de Pós-Graduação em Sociologia. 2005. (Congresso).

ROSA, L. S. ; Organizador . IV Semana de Ciências Sociais - ?Civilização ou barbárie: a violência do século XXI?. 2001. (Congresso).

ROSA, L. S. ; Organizador . Aula Magna de Ciências Sociais - Prof. Dr. José Abex Jr.. 2001. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Advocacia Criminal: Segurança Pública, Sistemas Carcerário, Direitos Humanos. Advocacia Negra: Racismo Institucional e Direito Penal. 2018. (Congresso).

I Congresso Internacional de Culturas Negras "Quilombismo de Abdias Nacimento e a Serra da Barriga". 2018. (Congresso).

I Semana da Consciência Negra do Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro: Quebra de Xangô (1912): Liberdade Religiosa e Africanidades.Cine Debate: Filme - "Quanto vale ou é por quilo?". 2018. (Oficina).

Semana em Comemoração aos 30 anos da Constituição da República Federativa do Brasil - Faculdade de Maceió (FAMA).A Cidadania da População Negra nos 30 anos da CF: retrospectiva e realidade.. 2018. (Outra).

VIII CACUN - Congresso Acadêmico da UNCISAL. Oficina: Simpósio Abordagem de Práticas Docentes: Oficina de Políticas Afirmativas. 2018. (Congresso).

VIII CACUN - Congresso Acadêmico da UNCISAL. Mesa Redonda: Políticas Afirmativas (docentes). 2018. (Congresso).

1ª Conferência Estadual em Defesa da Cultura dos Direitos Humanos. 2017. (Congresso).

III Congresso Internacional Cesmac de Direito. 2017. (Congresso).

Práticas judiciárias no campo criminal e a Construção de verdades: um debate em torno da obra de Michel Foucault. 2017. (Oficina).

XV Seminário Empreendedor - "Legislação e Empreendedorismo". 2017. (Seminário).

1ª Reunião sobre Direitos Humanos e Minorias Sociais.A vitimização de jovens negros em Alagoas: Apostamentos sobre vitimologia e criminologia.. 2016. (Seminário).

Semana Cesmac de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016: o conhecimento em rede. 2016. (Seminário).

Seminário Alagoano de Atuação Policial frente à Proteção e Promoção dos Direito dos Grupos Vulneráveis.Conceitos e Temática LGBTT. 2016. (Seminário).

Seminário Alagoano de Atuação Policial Frente à Proteção e Promoção dos Direitos dos Grupos Vulneráveis.Direitos Humanos e a Comunidade LGBTT. 2016. (Seminário).

II Congresso Internacional CESMAC de Direito. 2015. (Congresso).

Laboratório de Ciências Criminais - Turma 2015.A ideologia racista na vitimização de jovens negros em Alagoas: Apostamentos sobre vitimologia e criminologia.. 2015. (Outra).

Tambor Falante 9.Racismo Institucional & Violência contra a população negra. 2015. (Encontro).

I Congresso Nacional do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo - MTC. Movimentos Sociais: Uma abordagem do conceito.. 2014. (Congresso).

Congresso Internacional Cesmac de Direito. 2013. (Congresso).

Projeto para a Compreensão da Diversidade Sexual - Formação Continuada de Prof. Estado de AL. 2013. (Oficina).

1 Encontrp de Formadores do Programa de Apoio a Formacao Superior em Licenciatura em Educacao ndo Campo Procampo. 2011. (Oficina).

Seminário Integrado Brasil Quilombola. 2011. (Congresso).

X Semana de Pós-Graduação em Sociologia - "O Campo de Atuação do Cientista Social nos dias de Hoje"."Gestão Cultural: Uma experiência sociológica". 2011. (Oficina).

Curso de Gestão de Políticas Culturais - Instituto Itaú Cultural e Secretaria de Estado da Cultura. 2010. (Oficina).

I Semana Afro da Faculdade de Barretos."A Cultura Afro Brasileira e seus Programas Educacionais. 2010. (Seminário).

Seminário Integrado Brasil Quilombola. 2010. (Seminário).

II Conferência Internacional do Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diápora Negra - II CONCLADIN. Mesa de Abertura da Conferência. 2009. (Congresso).

II Conferência Internacional do Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora (II Concladin).Seminário Temático "Não há preconceito de cor no Brasil - o negro conhece o seu lugar" (Millôr Fernandes, Jornal do Brasil, 12 de maio de 1968). 2009. (Seminário).

V Seminário de Saúde da População Negra do Estado de São Paulo. 2009. (Seminário).

I Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT). 2008. (Congresso).

I Encontro de Pesquisadores de Cultura, Gênero e Etnia do Cladin (I Reunião Científica do LEAD).Mesa de Abertura - "Mulher, mulheres: cor, corpo e consumo na formação das identidades femininas". 2008. (Seminário).

Módulo de Formalização de Processos - Ciclo de Seminários da Capacitação - Secretaria de Estado da Cultura. 2008. (Seminário).

I Conferência Internacional do Centro de Estudos das Culturas e línguas Africanas e da Diáspora Negra. "Os quilombos do Vale do Ribeira e o Movimento Social: O Movimento dos Ameaçados por Barragens do Vale do Ribeira (Moab)". 2007. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros ABPB-UNEB - Brasil Negro e suas Africanidades: Produção e Transmissão de Conhecimentos. "Os Quilombos do Vale do Ribeira e o Movimento Social: O Movimento dos Ameaçados por Barragens do Vale do Ribeira (Moab). 2006. (Congresso).

V Semana de Pós-Graduação em Sociologia."Os Quilombos do Vale do Ribeira e o Movimento Social: O Movimento dos Ameaçados por Barragens do Vale do Ribeira (Moab). 2006. (Seminário).

Palestra "A Teoria Econômica e a Política" e Lançamento do Livro do Prof. István Mézáros. 2002. (Outra).

Aula Inaugural do Curso de Ciências Sociais. 2001. (Outra).

Aula Magna do Curso de Ciências Sociais - Prof. Dr. José Arbex Jr.. 2001. (Outra).

II Encontro Nacional de Estudantes de Graduação em Ciência Política. 2001. (Encontro).

Mini-Curso - "Capital e Estado" no II Encontro Nacional dos Estudantes de Graduação em Ciência Política. 2001. (Oficina).

II Semana de Ciências Sociais. 1999. (Seminário).

II Semana de Ciências Sociais.Mesa Redonda "O Estudo dos Clássicos nas CIências Sociais: Reencontro com Marx". 1999. (Seminário).

Mini-Curso "História do Marxismo: marxismo no século XX. 1999. (Oficina).

Aula Inaugural Curso de Ciências Sociais. 1998. (Outra).

Curso de Extensão "Antônio Gramsci: Passado e Presente". 1998. (Oficina).

I Semana de Ciências Sociais. 1998. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Orlanda Pinassi

PINASSI, M. O.. A opção monárquica e a participação política das massas populares no processo de independência do Brasil (1817-1824). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais [Araraquara]) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Neusa Maria Mendes de Gusmão

GUSMÃO, N. M. M.. Os quilombos do Vale do Ribeira e o movimento social: o movimento dos ameaçados por barragens do vale do Ribeira (MOAB). 2007 - UNESP - Araraquara.

Renata Medeiros Paoliello

PAOLIELLO, Renata Medeiros; GODOI, E.P.; FONSECA, Dagoberto Jose. Os quilombos do Vale do Ribeira e o movimento social: o movimento dos ameaçados por barragens do Vale do Ribeira (MOAB). 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual Paulista/Faculdade de Ciências e Letras.

Renata Medeiros Paoliello

PAOLIELLO, Renata Medeiros; FONSECA, Dagoberto Jose; KERBAUY, Tereza Miceli. Qualificação de Mestrado. 2006. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Faculdade de Ciências e Letras - UNESP-Araraquara.

Lean Antonio Ferreira de Araújo

ARAÚJO, L. A. F.. A VÍTIMIZAÇÃO DE JOVENS NEGROS EM ALAGOAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário CESMAC.

Emilia Pietrafesa de Godoi

GODOI, E. P. / PIETRAFESA DE GODOI, E.; PAOLIELLO, R. M.; FONSECA, D. J.. Os Quilombos do Vale do Ribeira e o movimento social: o movimento dos ameaçados por barragens do Vale do ibeira (MOAB). 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Dagoberto José Fonseca

FONSECA, D. J.; VIEIRA, N.; PINASSI, M. O.. A Opção Monárquica e a Participação Política das Massas Populares no Processo de Independência no Brasil (1817-1824). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dagoberto José Fonseca

Quilombos do Vale do Ribeira e movimento social: movimento de ameaçados por barragem (MOAB); 2005; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dagoberto José Fonseca;

Dagoberto José Fonseca

A opção Monárquica e a participação política das massas populares no processo de independência no Brasil ( 1817-1924); 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"; Orientador: Dagoberto José Fonseca;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ROSA, L. S. . Cultura enquanto ferramenta de políticas públicas de Cultura: O caso da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura. In: Prof. José Verissimo Romão Netto. (Org.). As abordagens científico-tecnológicas. 2ed.São Bernardo do Campo: Ed. do Autor, 2011, v. , p. 77-96.

  • ROSA, L. S. . "Um olhar para a nossa consciência negra". São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010 (Livro "Conciência Negra em Cartaz").

  • ROSA, L. S. . "Uma África de Todos Nós" e "A Campanha". São Paulo: IPISIS Editora, 2009 (Catálogo Fotográfico - "África em Nós").

  • ROSA, L. S. . "Racismo: se você não fala, quem vai falar?". São Paulo: IPSIS, 2008 (Livro - "Racismo: São Paulo" - Secretaria de Estado da Cultura).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ROSA, L. S. . Gestão Cultural: Uma experiência sociológica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROSA, L. S. . 'A Cultura Afrobrasileira e seus Programas Educacionais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROSA, L. S. . Campanha Fotográfica "África em Nós". 2009 (Campanha Cultura - Mês da Consciência Negra 2009).

ROSA, L. S. . "120 Anos de Abolição - Racismo: Se você não fala, quem vai falar?". 2008 (Campanha Cultural - Mês da Consciência Negra - Novembro de 2008).

ROSA, L. S. . "Homenagem a 20 personalidades negras históricas". 2007 (Museu Vivo - "Mês da Consciência Negra 2007").

ROSA, L. S. . Consciência Negra em Cartaz - O que é consciência negra para você?. 2010 (Campanha Cultural) .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Ministério Público do Estado de AL - 61 Promotoria de Justiça da Capital, 61ª Promotoria de Justiça da Capital. , Avenida Governador Lamenha Filho - até 2054/2055, Feitosa, 57043000 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (82) 21223531

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Ministério Público do Estado de AL - 61 Promotoria de Justiça da Capital

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor de Feitos Judiciais - Sociólogo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Assessor de Feitos Judiciais do Quadro de Serviços Auxiliares de Apoio Técnico e Administrativo do Ministério Público de Alagoas - Atuou como sociólogo, na 61ª Promotoria de Justiça de Maceió que tem como atribuições judiciais e extrajudiciais na defesa da cidadania, dos Direitos Humanos, da igualdade de gênero e racial, da liberdade religiosa, do direito à livre orientação sexual e concretização da Assistência Social, atualmente lotado na 3ª Promotoria de Justiça da Capital - Defesa do Consumidor.

  • 2014 - 2014

    Faculdade Raimundo Marinho

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Ministrando as Disciplinas: Curso de Direito: Ciência Política - Primeiro Semestre; Sociologia Geral - Primeiro Semestre; Antropologia Jurídica - Segundo Semestre. Curso de Enfermagem: Ciências Sociais aplicadas a Enfermagem - Primeiro Semestre; Metodologia - Segundo Semestre. Curso de Serviço Social: Formação Sócio Histórica do Brasil - Terceiro Período; Ciência Política II - Terceiro Período.

  • 2011 - 2014

    Universidade Estadual de Alagoas

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Disciplina de Antropologia - Carga Horária de 90 horas Disciplina de Movimentos Sociais e Cidadania - Carga Horária de 60 horas Disciplina Formação Social e Econômica de Alagoas - Carga Horária de 40 horas Disciplina Trabalho e Educação - Carga Horária de 40 horas Disciplina Conjuntura Socioeconômica e Espaço Rural - 40 horas Disciplina Metodologia de Ensino em Ciências Sociais - 60 horas (em andamento)

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor-bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor Bolsista do Centro de Educação (CEDU) Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propep) Coordenadoria Institucional de Educação à Distância (CIED) Curso de Especialização em Educação do Campo. Disciplina: Tópicos de Sociologia Rural

  • 2011 - 2013

    SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA DE ALAGOAS

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor de Articulação Institucional, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Acompanhamento de Projetos Sociais

  • 2007 - 2011

    Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor de Cultura para Gêneros e Etnias, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Assessor de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, onde trabalhou com a elaboração de políticas públicas na área cultural.