Ismail Norberto Xavier

Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Cinema pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1975), doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Cinema Studies - New York University (1982). Professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, cinema brasileiro, cinema moderno e contemporâneo, teoria e história do cinema, cinema e teatro, cinema e pintura, cinema e fotografia, cinema e fotografia.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Cinema Studies

1976 - 1982

New York University
Título: Allegories of Underdevelopment: from the aesthetics of hunger to the aesthetcis of garbage
Orientador: Annette Michelson
Bolsista do(a): Comissão Fulbright, FULBRIGHT, Estados Unidos.

Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)

1976 - 1980

Universidade de São Paulo
Título: A narração contraditória: Glauber Rocha (1962-1964)
Orientador: Antonio Candido de Mello e Souza

Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)

1971 - 1975

Universidade de São Paulo
Título: A procura da essência do cinema: os caminhos da vanguarda e as iniciações brasileiras,Ano de Obtenção: 1975
Orientador: Paulo Emilio Salles Gomes

Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Cinema

1967 - 1970

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1989

Livre-docência. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Título: Alegorias do desengano, Ano de obtenção: 1989.

1986 - 1986

Pós-Doutorado. , New York University, NYU, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Cinema.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

XAVIER, I. N. ; GERVAISEAU, H. ; MOURÃO, Maria Dora Genis ; MACHADO JUNIOR, R. L. R. ; HAMBURGER, E. . SEMINÁRIO "IMAGENS DA METRÓPOLE NA FRANÇA E NO BRASIL". 2004. (Outro).

XAVIER, I. N. . Seminário: imagem e figura -Prof Visitante da Univ. de Paris III: Philippe Dubois. 2000. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2a. Mostra Internacional de Teatro de São Paulo.Diálogos transversais: análise de 'E se elas fossem para Moscou?'. 2015. (Outra).

Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - UFRJ.Diálogo transnacional Brasil-México: um procedimento (o travelling) e seu valor figurativo em três momentos: o clássico, o moderno e o contemporâneo. 2015. (Outra).

Coloquio Universitario de Análisis Cinematográfico.México Brasil, estudio comparativo de seis filmes. 2015. (Outra).

Coloquio Universitario de Análisis Cinematográfico.Reflexiones sobre el cine como arte visual. 2015. (Outra).

XIV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) - "Fluxos e correntes: trânsitos e traduções literárias. O narrador como corpo em cena e a teatralização de seu olhar e voz na mini-série de TV Capitu, de Luiz Fernando Carvalho, Rede Globo, 2008. 2015. (Congresso).

II COCAAL - II Colóquio de Cinema e Arte na América Latina "Memória e Resistência".O travelling como figura de estilo na comparação entre filmes mexicanos e brasileiros voltados para a representação da violência na história: 1946-2001. 2014. (Outra).

Seminário Cinema, Literatura e Memória: o Golpe de 1964 e as ditaduras na América do Sil.Conferência de abertura. 2014. (Seminário).

13a Conferência Internacional do Documentário.Vanguarda e não-ficção no Brasil. 2013. (Outra).

17o. Festival Internacional de Cine Recobrado: Valparaiso-Chile - Simpósio Internacional: La Imagem en Movimiento y la Revolución Cibernática.Circuladô e Santoscopio = Dumontagem: o pós-cinema encontra o pré-cinema. 2013. (Simpósio).

1o. Encontro de Estudiosos do Cinema da América Latina: Imagem e exílio no cinema da América Latina.1o. Encontro de Estudiosos do Cinema da América Latina: Imagem e exílio no cinema da América Latina. 2013. (Encontro).

8a. Mostra de Cinema de Ouro Preto.Diálogos da Preservação - Encontro da ABPA com a Cinemateca Brasileira. 2013. (Outra).

8a Mostra de Cinema de Ouro Preto.Debate: Por dentro dos filmes. 2013. (Outra).

As várias vidas da imagem cinematográfica: encontro com Laura Mulvey e Ismail Xavier.As várias vidas da imagem cinematográfica: encontro com Laura Mulvey e Ismail Xavier. 2013. (Encontro).

CINEOP - Seminário Encontro Arquivos.Diálogos da Preservação: Encontro da APBA com a Cinemateca Brasileira. 2013. (Seminário).

FORUMDOC.BH - Forum de Antropolgia e Cinema.Homenagem a Aloysio Raulino. 2013. (Encontro).

III Encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento.O efeito-câmera e a teatralidade como vetor do ensaio fílmico no documentário brasileiro contemporâneo. 2013. (Encontro).

Simpósio Internacional La Imagem en Movimiento y la Revolución Cibernética ca.Circuladô e Santoscópio=Dumontagem: instalação e vídeo arte experimental: uma análise. 2013. (Simpósio).

Aula inaugural do curso de Pós-Graduação em Comunicação Social - UFMG.A alegoria histórica e o cinema de Manoel de Oliveira. 2012. (Outra).

CEM Nelson Rodrigues.O pudor é a forma mais inteligente da perversão: Nelson Rodrigues no cinema e a retórica do olhar na tragicomédia. 2012. (Encontro).

Cem Nelson Rodrigues - Grupo de estudos de dramaturgia UNICAMP.O pudor é a forma mais inteligente de perversão: Nelson Rodrigues no cinema e a retórica do olhar na tragicomédia. 2012. (Seminário).

II Simposio Iberoamericano de estudios comparados sobre cine y audiovisual: perspectivas interdisciplinarias. Debates del cine y de la historia.A imagem e a pesquisa histórica: um cotejo de iconografias. 2012. (Simpósio).

II Simpósio Iberoamericano de estudios comparados sobre cine y audiovisual uuu.A imagem e a pesquisa histórica: um cotejo de iconografias. 2012. (Simpósio).

I Seminário Internacional de Semiótica UNESP.O Cinema Novo lê Graciliano: o força do estilo na recomposição de motivos e na figuração do tempo no intervalo entre texto e imagem. 2012. (Seminário).

Neville D`Almeida, além cinema.Debate 'Adaptações: teatro e cinema, convergências e divergências'. 2012. (Encontro).

Paulo Emílio e a crítica cinematográfica.'Cinema brasileiro - Atividade ainda crítica?' e 'Ensaio cinema brasileiro - Uma trajetória no subdesenvolvimento'. 2012. (Encontro).

Projeto de Cultura e Extensão Universitária: Cinema, corpo e movimento.Corpo e Voyeurismo. 2012. (Encontro).

Seminário Internacional 'Fronteiras em Movimento: deslocamentos e outras dimensões do vivido'.Debate do filme Terra estrangeira. 2012. (Seminário).

Talent Campus Buenos Aires.Found footage y montaje: el cine estructural y la Historia en los films de Carlos Adriano. 2012. (Encontro).

Talent Campus - Universidad del Cine.Found Footage y montaje: el cine estrucutural y la historia en losfilms de Carlos Adriano. 2012. (Simpósio).

VIII Seminário de Estudos de Cultura e Literatura - Grupo de Pesquias Formação do Brasil Moderno.Formação do cinema brasileiro à luz de Paulo Emilio Salles Gomes. 2012. (Seminário).

VIII Seminário de Estudos de Literatura e Cultura do Grupo Formação.Formação do Cinema Brasileiro à luz do crítico Paulo Emílio Salles Gomes. 2012. (Seminário).

XIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários "Relações Intersemióticas" e I Seminário Internacional de Semiótica da Unesp.O Cinema Novo lê Graciliano: a força do estilo na recomposição de motivos e na figuração do tempo no intervalo entre texto e imagem (sobre Vidas Secas e São Bernardo). 2012. (Seminário).

XVI Encontro SOCINE.New cartographies of world cinemas. 2012. (Encontro).

XVI Encontro SOCINE.New Cartographies of World Cinemas. 2012. (Encontro).

7o. Mutirão Brasileiro de Comunicação (PUC-Rio) - Comunicação e vida, diversidade e mobilidade.Leiitura do filme Serras da Desordem. 2011. (Seminário).

Carte Blanche à Ismail Xavier - Allégorie au cinéma: entre l'histoire et la théorie.Allégorie et théâtralité chez Glauber Rocha. 2011. (Seminário).

Construir la memoria: el audiovisual en la construcción de la memoria en la Argentina de la post-dictadura.Memoria politica y géneros de la industria audiovisual. 2011. (Seminário).

Encuentro con Ismail Xavier.Apresentação e palestra sobre o filme Outubro. 2011. (Encontro).

XV Encontro Internacional da Soc. Brasileira de Estudos de Cinema. Teoria do cinema feminista em tempos de mudança tecnológica: novas formas de espectatorialidade. 2011. (Congresso).

Ciclo Luiz Fernando Carvalho.Lavoura Arcaica: a geometria barroca do destino. 2010. (Outra).

Das Verlagen nach Form: Neoconcretismo und zeitgenössische Kunst aus Brasilien.From baroque drama (1967) to cannibalist art forms (1969-1974): Brazilian Cinema searches new forms. 2010. (Outra).

Das Verlangen nach Form - O Desejo da Forma: neocroncretismo und zietgenössische Kunst aus Brasilien.Brazilian Modern Cinema seen in connection with the neo-concret experience. 2010. (Seminário).

XIX Encontro Anual Compós.Compôs Mesa da Conferência de Abertura. 2010. (Encontro).

13o. Encontro Internacional da Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Instante qualquer, momento pregnante e fotogenia: Jean Epstein vs. Siegfried Kracauer. 2009. (Congresso).

Colóquio Internacional Jean Rouch.Jena Rouch e Arthur Omar: o transe e o êxtase. 2009. (Simpósio).

I Semana de Pesquisa da ECA-USP.Tudo Bem? - A negociação das identidades nacionais e transnacionais nas coproduções brasileiras (1995-2007). 2009. (Outra).

Retornos do real: cinema e pensamento contemporâneos.O exemplar e o contingente no teatro das evidências. 2009. (Seminário).

Seminário Rumos Artes Visuais.Estatuto da Imagem. 2009. (Encontro).

Congresso Internacional ABRALIC. O corpo e a voz: crise do sujeito, crise do mundo em Estorvo e Lavoura Arcaica. 2008. (Congresso).

Glauber Rocha und das Kino des Südens.The Brazilian backlands as a site of migration: from Cinema Novo to comtemporary cinema. 2008. (Seminário).

Glauber Rocha und das Kino des Südens.A invenção do estilo em Glauber Rocha e seu legado para o cinema político. 2008. (Seminário).

Tinker Visiting Professor Series of Lectures.The Brazilian backlands as a site of migration; from Cinema Novo to contemporary cinema. 2008. (Outra).

XII Encontro Internacional SOCINE. Relações entre cinema e arte em filmes de Hollis Frampton. 2008. (Congresso).

Conference 'Realism and the Audiovisual Media'. Beyond Stereotype: narrative strategies in Brazilian documentaries. 2007. (Congresso).

Formação e desmanche de uma sistema visual brasileiro moderno?.O projeto moderno e sua dissolução pragmática: o cinema brasileiro como quase-sistema. 2007. (Seminário).

Sociedade do Espetáculo - O Cinema na era digital.Cinema Revelação e Engano. 2007. (Outra).

Theorizing world cinema II.Cinema Argentino contemporâneo. 2007. (Encontro).

XXIV Simpósio Nacional de História.A construção visual do nexo entre industrialização e urbanização num documentário dos anos 20. 2007. (Simpósio).

15o Encontro Anual da COMPÓS.Maquinações do olhar: a cinefilia como ver além. 2006. (Encontro).

Allegory as National Monument in World Cinema.Theorizing World Cinema. 2006. (Oficina).

Cine y Poder.Cinema político y generos tradicionales: la fuerza y los limites del melodrama. 2006. (Seminário).

Cultures in Transit - Cultural Mobility in Brazil and Canada.Migrations as Allegorical Journeys in Brazilian Films, from the 1960's to 2000. 2006. (Seminário).

Documentário e Expressão Artística.XIII Visible Evidence: Encontro Internacional de Pesquisadores do Documentário. 2006. (Encontro).

X Encontro da Socine.Do sublime ao grotesco: a tragi-comédia do populismo em Redentor.. 2006. (Encontro).

XIII Conferência Internacional Visible Evidence.Sobre "Di", de Glauber Rocha. 2006. (Encontro).

IX Encontro da Soc. Brasileira de Estudos de Cinema - SOCINE.A narração em voz-over no cinema brasileiro contemporâneo: o caso de Estorvo, de Rui Guerra. 2005. (Encontro).

XXIII Simpósio Nacional de História - ANPUH.A Alegoria Langiana e o Monumental: A Figura de Babel em Metrópolis. 2005. (Simpósio).

Glauber Rocha del hambre al sueño.Estética del sueño: entre la crítica y la poética. 2004. (Simpósio).

Literatura, Técnica & Outras Artes - Intermídia e Cultura Contemporânea.A Voz no Cinema: Forma Dramática e Narradores Internos. 2004. (Seminário).

O mundo tem a cara que pode ter.Que horas são? crítica e arte no Brasil. 2004. (Seminário).

VII CELL - Congresso de Estudos Linguísticos e Literários. Demandas Literárias do Cinema. 2004. (Congresso).

3a. Conferência Internacional do Documentário - Imagens da subjetividade.O sujeito (extra)ordinário. 2003. (Simpósio).

Miragens do sertão.Microcosmo em celulóide. 2003. (Simpósio).

O cinema como expressão cultural.O pensamento cinematográfico brasileiro. 2003. (Seminário).

Encontro da Crítica no Festival de Cinema, vídeo e Dcine de Curitiba.Tema: A Crítica cinematográfica na imprensa e a crítica universitária. 2002. (Seminário).

Tema: Lygia Pape: artista gráfica do Cinema Novo.Construtivismos: Revolução Russa 1917-29, América Latina 1940-70, Desenvolvimento. 2002. (Seminário).

VI Encontro Anual da SOCINE.Na contra-mão do ressentimento: personagens do documentário brasileiro em comparação com a ficção. 2002. (Encontro).

XXI Simpósio Nacional de História.Cinema e História: o estatuto da imagem e da oralidade na memória do Holocausto. 2001. (Simpósio).

Brazilian Cinema: Roots of the Present, Perspectives for the Future.Brazilian Cinema in the 1990s. 2000. (Seminário).

IV Encontro da SOCINE.A figura do ressentimento no cinema brasileiro dos anos 90. 2000. (Encontro).

Latin American Cinema: theory and practice.Nelson And Nelson: mirror images in Boca de Ouro. 1999. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ícaro San Carlo Máximo Sampaio

NOGUEIRA, L. M.;XAVIER, I. N.; CHRISTINO, D.. Um outro melodrama: o cinema de Rainer Fassbinder. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Luciana Giannini Canton

BORGES, C. S.;XAVIER, I. N.; FREIRE, M. C. S.. Andrea Tonacci: do teatro das verdades às cenas de ficção em Interprete Mais, Pague Mais e Serras da Desordem. 2014. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Francis Vogner dos Reis

MACHADO JUNIOR, R. L. R.;XAVIER, I. N.; MENDES, R. A. M. P.. Problemas da tradição crítica - ensaios sobre o ideário moderno do cinema brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thyago Marão Villela

MARTINS, L. R.;XAVIER, I. N.; COGGIOLA, O. L. A.. O ocaso de Outubro: o construtivismo russo, a oposição de esquerda e a reestruturação do modo de vida. 2014. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sérgio Eduardo Alpendre de Oliveira

MORETTIN, E. V.;XAVIER, I. N.; EUGENIO, M. F. N.. O mal estar da sociedade americana e sua representação no cinema (1975-1978). 2013. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vanderlei Bernardino

XAVIER, I. N.; REWALD, R. A.; ROCHA, V. F. M. A.. O ator do Teatro de Arena no Cinema Novo. 2013. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pedro de Andrade Lima Faissol

BORGES, C. S.;XAVIER, I. N.; MATOS, Y. A. V. F.. A natureza eloquente - um estudo sobre o cinema de Eugène Green. 2013. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carolinne Mendes da Silva

CARDOSO, M.;XAVIER, I. N.; ALAMBERT JUNIOR, F. C.. O negro no cinema brasileiro: uma análise fílmica de Rio, zona norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966). 2013. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Victor Martins de Souza

ANTONACCI, Maria Antonieta Martines;XAVIER, I. N.; AZEVEDO, A. M.. A poética e a política no cinema de Glauber Rocha e Sembene Ousmane. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Wagner Perez Morales Junior

MACHADO JUNIOR, R. L. R.;XAVIER, I. N.; ROVAI, M L. O mundo dos monstros. Estudo sobre France/tour/détour/deux/enfants, de Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Felipe Augusto de Moraes

XAVIER, I. N.; MACHADO JUNIOR, R. L. R.; PORTICH, A. M.. A arte-soma de José Agrippino de Paula. 2011. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rubem Rabello Maciel de Barros

MORETTIN, E. V.;XAVIER, I. N.; MORAES, J. G. V.. A (re)construção do passado: música, cinema, história. 2011. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gustavo de Moura Valença Motta

MARTINS, L. R.;XAVIER, I. N.; ALAMBERT JUNIOR, F. C.. No fio da navalha - diagramas da arte brasileira: do programa ambiental à economia do modelo. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rodrigo Cássio Oliveira

NOGUEIRA, L. M.;XAVIER, I. N.; MENDONÇA, M. L.. A crítica da ideologia no cinema brasileiro: desengano, pragmatismo, cinismo.. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Flávio Costa Pinto de Brito

PEREIRA, M. S.;XAVIER, I. N.; MARTINS, A. F.; ROCHA, E. P. G.. Saló e o Cinema Impopolare segundo Pier Paolo Pasolini. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira Junior

XAVIER, I. N.; MACHADO JUNIOR, R. L. R.; GUIMARÃES JÚNIOR, P. M.. O cinema de fluxo e a mise en scène. 2010. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Carolina Carmona Ribeiro

MARTINS, L. R.;XAVIER, I. N.; BARROS, Luiz Antonio Recaman. Reconstrução da história e projeto moderno em Flávio Motta. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rubem Rabello Maciel de Barros

XAVIER, I. N.. A (re)construção do passado: música, cinema, imaginário. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Renato Cury Tardivo

XAVIER, I. N.; Frayse-Pereira, João Augusto. Porvir que em antes de tudo: a unidade dos sentidos em Lavoura Arcacai - literatura e cinema. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fabio Diaz Camarneiro

MACHADO JUNIOR, R. L. R.; FAVARETTO, C. F.;XAVIER, I. N.. Contradições da canção: música popular brasileira em "O Mandarim", de Julio Bressane. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luís Augusto Fonseca de Araújo

GIANNOTTI, M. G.;XAVIER, I. N.; FARIAS, A. A. C.. Recortes sobre o vazio. Considerações sobre a imagem em movimento nas artes plásticas. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lessandro Sócrates

GERVAISEAU, H.;XAVIER, I. N.; HIKIJI, R. S. G.. Quem diz "Eu, um negro?" Vozes e foco narrativo no filme de Jean Rouch. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ananda Stücker

HAMBURGER, E.;XAVIER, I. N.; KORNIS, M.. A periferia nos seriados televisivos Cidade dos Homens e Antonia. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Peterson Soares Pessoa

MARTINS, L. R.;XAVIER, I. N.; PASTA JUNIOR, J. A.. Stachka: um ensaio sobre os antagonismos. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: FABIO RADDI UCHÔA

COSTA, I. C.;XAVIER, I. N.; MACHADO JUNIOR, R. L. R.. Cidade e deambulação de Ozualdo Candeias. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Joana Montero Ortiz

GERVAISEAU, H.;XAVIER, I. N.; FREIRE, M. C. S.. Um olhar sobre o outro: a perspectiva sobre outras culturas na obra de Robert Flaherty. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Adilson Inácio Mendes

XAVIER, I. N.; ALAMBERT JUNIOR, F. C.; MORETTIN, E. V.. Escreve cinema: a crítica de Paulo Emílio Sales Gomes (1935-1952). 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Joel Yamaji

MACHADO JUNIOR, R. L. R.;XAVIER, I. N.; SÁ NETO, A. A. F.. Um estudo sobre limite. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Clara Leonel Ramos

GERVAISEAU, H.; FREIRE, M. C. S.;XAVIER, I. N.. As múltiplas vozes da Caravana Farkas e a crise do modelo sociológico. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rafael de Luna Freire

XAVIER, I. N.; VIEIRA, J. L.. Atallhos e quebradas: Plínio Marcos e o cinema brasileiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Butcher

XAVIER, I. N.; OLIVEIRA, I. B.; LINS, C. L.. A Dona da História: origens da Globo Filmes e seu impacto no audiovisual brasileiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nezi Heverton Campos de Oliveira

XAVIER, I. N.; GERVAISEAU, H.; KEHL, M. R. B.. O cinema autoral de Sérgio Bianchi: uma visão crítica e irônica da realidade brasileira. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Olga Toshiko Futemma

XAVIER, I. N.; HAMBURGER, E.; CAMARGO, C. R.. Rastros de perícia, método e intuição: descrição do arquivo Paulo Emílio Salles Gomes. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rossana Danielle Romualdo Dal Rovere

XAVIER, I. N.; FREIRE, M. C. S.; GERVAISEAU, H.. Influência do cinema direto nos documentários de João Moreira Salles: uma análise do filme Nelson Freire. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cesar Bargo Perez

XAVIER, I. N.; COSTA, M. C. C.; LAJOLO, M. P.. Branca de Neve: a transposição de uma heroína da literatura para o cinema de animação. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcos Pierry Pereira da Cruz

MACHADO JUNIOR, R. L. R.; FAVARETTO, C. F.;XAVIER, I. N.. O Super-8 na Bahia. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Júlio César Pessoa Nogueira

XAVIER, I. N.; FREIRE, M. C. S.; MACHADO JUNIOR, R. L. R.. Toda nudez será castigada - de Nelson Rodrigues a Arnaldo Jabor - um percurso estrutural. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maurício Hirata Filho

MOURÃO, Maria Dora Genis;XAVIER, I. N.; SARUBBO, M. A. B. Y. V.. A imagem digital e o cinema de ficção contemporâneo: duas possibilidades estéticas a partir do dogma 95. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcia Regina Carvalho da Silva

XAVIER, I. N.; MACHADO, Rubens Ribeiro; ARAUJO, L. S. L. C.. Uma face inquieta no cinema brasileiro: estudo sobre a proposta estética do filme Um Céu de Estrelas de Tata Amaral. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Edna Furuiti

XAVIER, I. N.; CAÑIZAL, Eduardo Peñuela; NASCIMENTO, G. C.. A imagem fundamental e o traumático: Possibilidades de sentidos em Festa de família, e na Trilogia Coração de Ouro, de Lars von Trier. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Mauro Gnaspini

MACHADO JUNIOR, R. L. R.;XAVIER, I. N.; MATTIA, F. M.. Di-Glauber: filme como funeral reprodutível. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cláudia Cardoso Mesquita

XAVIER, I. N.; MACHADO, Arlindo Ribeiro; FREIRE, M. C. S.. A folia de Adão. Representação documental e estudo de uma manifestação católica popular. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Laura Loguercio Cánepa

XAVIER, I. N.; LYRA, Maria Bernadette Cunha de; RUIZ, A. J.. O expressionismo no cinema de Tim Burton. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Adrina Dalla Ono

XAVIER, I. N.. Roteirização de O Mandril :uma homologia de procedimentos.. 2001 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leandro Rocha Saraiva

XAVIER, I. N.; SARAIVA, L. R.. Antes da Revolução e o destino: crise do intelectual e discurso indireto livre. 2001 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mauricio Candido Taveira

FABRIS, Mariarosaria;XAVIER, I. N.; DAWSEY, J. C.. Entrelaçamentos, interfaces, hibridismos, passagens em Anjos da Noite, A Dama do Cine Shangai e Cidade Oculta. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Regina Reis Martins

XAVIER, I. N.; GUIDI, Mário Arturo; WEISS, L.. A Fotografia de Mário de Andrade: Projeto Piloto para Recuperação e Preservação. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leandro José Luz Riodades de Mendonça

XAVIER, I. N.; FABRIS, Mariarosaria; SILVA, A. C. A.. A Crítica de Cinema em Moniz Vianna. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcelo Pan Parreira

PARREIRA, M. P.;XAVIER, I. N.. Os prefácios de henry james: antologia e comentário. 2001 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tiago Mata Machado Aguiar

XAVIER, I. N.; NAGIB, L.. Godard Polifônico - Genealogias do Cinema Moderno. 2001. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carlos Adriano Jerônimo de Rosa

XAVIER, I. N.. Um cinema paramétrico-estrutural :existência e incidência no cinema brasileiro.. 2000 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rossana Elisa Foglia

XAVIER, I. N.; CAÑIZAL, Eduardo Peñuela; RUIZ, A. J.. O filme - Limite - e o Conto - A outra morte: Tempo e Dissolução. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Samuel José Holanda de Paiva

XAVIER, I. N.; CAÑIZAL, Eduardo Peñuela. O cinema-teatro de fassbinder. 1999 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Arthur Autran Franco de Sá Neto

BERNARDET, Jean Claude;XAVIER, I. N.; SOUZA, J. I. M.. Alex Viany: Crítico e Historiador. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Renato Luiz Pucci

XAVIER, I. N.. Filosofia e imagens no cinema de Walter Hugo Khouri.. 1998 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rubens Arnaldo Rewald

XAVIER, I. N.; BERNARDET, Jean Claude; FERRARA JUNIOR, N. F.. Caos / Dramaturgia. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Yanet Aguilera Viruéz Franklin de Matos

MATOS, Y. A. V. F.;XAVIER, I. N.. Weders como autor. 1996 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Guiomar Pessôa de Almeida Ramos

RAMOS, M. G. P. A.;XAVIER, I. N.. O Espaço Filmico Sonoro Em Arthur Omar. 1995 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Duvaldo Bamonte

BAMONTE, D.;XAVIER, I. N.. Arranjos e desarranjos entre filme espectador e historia na filmografia de pier paolo pasolini.. 1995 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lisandro Magalhães Nogueira

XAVIER, I. N.; FADUL, Anamaria; BORELLI, S.. O Autor na televisão. A Ficção seriada de Gilberto Braga. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Miguel Serpa Pereira

XAVIER, I. N.; FRANCO, Marília; BARROS, J. T.. Cinema e ópera: um encontro estético em Wagner. 1995. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mônica Brincalepe Campo

XAVIER, I. N.. O Desafio e as vicissitudes político-culturais das esquerdas no pos-64. 1995 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sérgio Alberto Rizzo Júnior

XAVIER, I. N.; MOURÃO, Maria Dora Genis; LABAKI, A.. O Alusionismo e o desenvolvimento do Clown no cinema de Woody Allen: uma análise de memória. 1994. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sonia Salzstein Goldberg

GOLDBERG, S. S.;XAVIER, I. N.. Arte, instituição e modernização cultural no Brasil/ Uma experiência Institucional. 1994 - Universidade de São Paulo.

Aluno: HELGA ANDRE

ANDRE, H.;XAVIER, I. N.. Woyzeck: Um confronto entre literatura e filme. 1994 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Arnaldo Marcilio Monteiro

MOREIRA, Marilia Franco;XAVIER, I. N.; KOCH, I. G. V.. Paulo Honório / Madalena - Um Contrato de alto risco - Análise de adaptação do Romance São Bernardo para o Cinema. 1994. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Flávia Cesarino Costa

XAVIER, I. N.; MACHADO NETO, A. R.. O primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação. 1994. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Miguel Angel Lomillos García

GARCIA, M. A. L.;XAVIER, I. N.. UMA POÉTICA DA AUSÊNCIA EL ESPIRITU DE LA COMEIA DE VITOR ERICE. 1993 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eduardo Victorio Morettin

MORETTIN, E. V.;XAVIER, I. N.. Cinema e historia:uma analise do filme os bandeirantes.. 1993 - Universidade de São Paulo.

Aluno: BERNARDO TEIXEIRA DE CARVALHO

XAVIER, I. N.; NETTO, J. T. C.; FAVARETTO, C. F.. A identidade transparente- O Realismo como busca de uma Imagem mítica - o Caso Wim Wenders. 1993. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Neide Luzia de Rezende

REZENDE, N. L.;XAVIER, I. N.. Os Condenados: O Romance em Movimento. 1993 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cláudio Aguiar Almeida

ALMEIDA, C. A.;XAVIER, I. N.. O Cinema como agitador de almas. Argila, uma cena do estado novo. 1993 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Regina Ferreira da Silva

XAVIER, I. N.; BRAGA, M. L. S.. Mário Peixoto! Do olhar a Reflaxão - O inútil limite de cada um. 1993. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Roberto Cesarino Costa

XAVIER, I. N.; COLI, J.. Os meios audiovisuais e a pintura. 1993. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luiz Renato Martins

XAVIER, I. N.. Conflito e Interpretação em Fellini- Construção da perspectiva do público. 1992 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Josette Maria Alves de Souza Monzani

XAVIER, I. N.; MACHADO NETO, A. R.. Gênese de Deus e o Diabo na Terra do Sol. 1992. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: João Oswaldo Leiva Filho

XAVIER, I. N.. O B-A-Ba Cinematográfico. 1991. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alexandre Agabiti Fernandez

XAVIER, I. N.. Os delírios do obscurantismo: diálogos com Terra em Transe. 1991. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lauro Jeronimo Annichino Pinotti

CAMARGO, N.;XAVIER, I. N.. Cinema sem palavras: um estudo sobre a existência de um código à construção das microestruturas de três filmes sem palavras. 1991. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Hélio Augusto Godoy de Souza

XAVIER, I. N.. Cubatão Meu Amor: A produção cinematográfica e o Si-Mesmo. 1990. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Flor Marlene Enriquez Lopes

XAVIER, I. N.. Economia Cristã dos senhores no governo dos escravos, de Jorge Benci: Análise semiótica de um documento histórico. 1989. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vera Lúcia Simonetti Racy

XAVIER, I. N.. Além das recordações: fotografia e velhice explícita. 1989. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Antonio Carlos Silva D'Avila

XAVIER, I. N.. Anatomia da imagem fotográfica. 1987. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jose Roberto Neffa Sadek

XAVIER, I. N.. Casos e Acasos: ensaios sobre o sonho o tempo e o cinema. 1985. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Silvio Augusto Crespo Filho

XAVIER, I. N.. Som e Signo - A nova grafia musical. 1983. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Wilson Rodrigues de Barros

XAVIER, I. N.. Verão um curta-metragem de ficção. 1983. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Francisco Cassiano Botelho Junior

XAVIER, I. N.. A imagem fotografica e o real. 1982. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gaspar Soares Netto

XAVIER, I. N.. Fonogrametro-Aparelho para auxiliar a localização e medição de unidades sonoras em gravações magnéticas cinematográficas. 1982. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eliana de Oliveira Queiroz

XAVIER, I. N.. A scena muda como fonte para a História do Cinema Brasileiro. 1981. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Renato Cury Tardivo

Frayse-Pereira, João Augusto;XAVIER, I. N.; GONÇALVES, C. S.; GONÇALVES FILHO, J. M.; RÉA, S. M.. Cenas em jogo: Cinema e literatura, realidade e ficção, estética e psicanálise. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carolina Bassi de Moura

VIANA, F. R. P.;XAVIER, I. N.; TELESI, S. F. S.; MUNARI, L. A. S.; WAJNMAN, S.. A direção e a direção de arte. 2015. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins

SILVA, D. L.;XAVIER, I. N.; MATTOS, B. J.; MONTEIRO, G. L. G.; MÜLLER JÚNIOR, A.. O cinema como refúgio da literatura: Ekphrasis e roteiro, Peter Handke e Wim Wenders, arquivo e paisagens. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Carolina de Vasconcelos e Oliveira

SILVA, M. R. L.;XAVIER, I. N.; BOTELHO, I.; PINHEIRO FILHO, F. A.; KIRSCHBAUM, C.. "Novíssimo"cinema brasileiro: práticas, representações e circuitos de independência. 2014. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Luiza Dias Batista

GOLDBERG, S. S.;XAVIER, I. N.; TITAN Júnior, S. V.; BENETTI, L.; GROSS, Maria Do Carmo Costa. Língua morta. 2014. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Reinaldo Cardenuto Filho

MORETTIN, E. V.;XAVIER, I. N.; KORNIS, M.; EUGENIO, M. F. N.; FARIA, J. R. G.. O cinema político de Leon Hirszman (1976-1981): engajamento e resistência durante o regime militar brasileiro. 2014. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: María Alzuguir Gutiérrez

MACHADO JUNIOR, R. L. R.;XAVIER, I. N.; MORETTIN, E. V.; SOARES, M. C. P.; OLMOS, A. C. A.. Um momento crítico de tomada de consciência latino-americana: o cinema moderno da América Latina e as letras. 2014. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Clara Leonel Ramos

GERVAISEAU, H.;XAVIER, I. N.; GUIMARÃES, C. G.; HIKIJI, R. S. G.; FREIRE, M. C. S.. A construção do personagem no documentário brasileiro contemporâneo: autorrepresentação, performance e estratégias narrativas. 2013. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Antonio marcos Aleixo

SOARES, M. C. P.;XAVIER, I. N.; CEVASCO, M. E. B. P. S.; ILARI, M. D. S.; MENDES, A. I.. Um épico possível: refuncionalizações de técnicas, formas e clichês, em Nashville, de Robert Altman. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Márcia de Oliveira Cruz

MACHADO, N. J.;XAVIER, I. N.; LAUAND, L. J.; D AMBROSIO, U.; GOMES, M. R.. O estilo em matemática: pessoalidade, criação e ensino. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ilana Feldman Marzochi

XAVIER, I. N.; GERVAISEAU, H.; SAFATLE, V. P.; BUCCI, E; GUIMARÃES, C. G.. Jogos de cena: ensaios sobre o documentário brasileiro contemporâneo. 2012. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Emi Koide

LEME, M. I. S.;XAVIER, I. N.; SILVA, M. O. S.; LOFFREDO, A. M.; SCHMIDT, M. L. S.. Por um outro cinema - jogo da memória em Chris Marker. 2011. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: ARLINDO REBECHI JÚNIOR

MORAES, A. D.;XAVIER, I. N.; CARDOSO, M.; BULHÕES, M. M.; MARQUEZINI, F. B. C.. Glauber Rocha, ensaísta do Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vanessa Teixeira de Oliveira

CARVALHO, A. M.;XAVIER, I. N.; WERNECK, M. H. V.; SUSSEKIND, M. F.; OSÓRIO, L. C.. Eisenstein - Ivan - Meyerhold: Teatro e Enigma no Cinema de Serguei M. Eisenstein (um estudo de Ivan o Terrível). 2010. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ilana Feldman Marzochi

XAVIER, I. N.. Jogos de cena: ensaios sobre o documentário brasileiro contemporâneo. 2010. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alex Sandro Calheiros de Moura

CHAUI, M.;XAVIER, I. N.; MOURÃO, Maria Dora Genis; AMOROSO, M. B.; MATOS, O. C. F.. Viagem à Itália: Ensaio sobre a formação do cinema neo-realista italiano. 2009. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando Aparecido Ferreira

XAVIER, I. N.; MACHADO NETO, A. R.; MELO, F. I. S. H.; TASSARA, M. G.; FARIAS, P. L.. Arte gráfica enquanto cinema e cinema enquanto arte gráfica - os letreiros cinematográficos de Saul Bass. 2008. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Yanet Aguilera Viruéz Franklin de Matos

MATOS, O. C. F.;XAVIER, I. N.; MACHADO JUNIOR, R. L. R.; DIAS, R. M.; FAVARETTO, C. F.. A crônica visual de Michelangelo Antonioni. 2007. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marta Moraes Nehring

BERNADET, J. C. G. R.; MEYER, R. M. P.; SARTI, C. A.; MOURÃO, Maria Dora Genis;XAVIER, I. N.. São Paulo no cinema: a representação da cidade nos anos 1960. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: MARINA SOLER JORGE

MENEZES, P. R. A.; RIDENTI, M.; FABRIS, Mariarosaria; ARRUDA, M. A. N.;XAVIER, I. N.. Cultura popular no cienama brasileiro dos anos 90. 2007. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariana Baltar Freire

VIEIRA, J. L.;XAVIER, I. N.. Realidade Lacrimosa - diálogos entre o universo do documentário e a imaginação melodramática. 2007. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cecília Sayad

STAM, Robert; ALLEN, R.; GUNNING, T.; SIMON, W. G.;XAVIER, I. N.. Three Auteurs in Search of Cinema: Film Authorship, National Tradition and Self-Inscription in the Works of Jean-Luc Godard, Wood Allen and Eduardo Coutinho. 2007. Tese (Doutorado em Cinema Studies) - New York University - Cinema Studies Dep..

Aluno: Maurício Cardoso

XAVIER, I. N.; RIDENTI, M.; IOKOI, Z. M. G.; ROLLAND, D.; MUZART, I.. O Cinema Tricontinental de Glauber Rocha: política, estética e revolução (1969 - 1974). 2007. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: MARINA SOLER JORGE

MENEZES, P. R. A.; RIDENTI, M.; ARRUDA, M. A. N.; FABRIS, Mariarosaria;XAVIER, I. N.. Cultura popular no cinema brasileiro dos anos 90. 2007. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cristian da Silva Borges

AUMONT, J.; BRENEZ, N.; DUBOIS, P.;XAVIER, I. N.. Vers un cinéma en fuite: Le puzzle, la mosaïque et le labyrinthe comme clefs de composition filmique. 2007. Tese (Doutorado em Études cinématographiques et audiovisuelles) - Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3.

Aluno: Sheila Grecco de Oliveira Neves

BOLLE, S. W.;XAVIER, I. N.; COLI, J.; VIDAL, A. J.; RONCARI, L. D. A.. Dois, Diversos: alegorias do Brasil em Guimarães Rosa e Glauber Rocha. 2006. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jose Roberto Neffa Sadek

MOURÃO, Maria Dora Genis;XAVIER, I. N.; GATTI JUNIOR, J. S.; MOREIRA, R. F.; VIEIRA, J. L.. Narrativas da ficção: interações entre filmes e telenovelas. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Norma Couri

XAVIER, I. N.; MOURÃO, Maria Dora Genis; MACHADO JUNIOR, R. L. R.; SILVA, J. T.; AQUINO, M. A.. O Estrangeiro - Alberto Cavalcanti e a Ficção de Brasil. 2005 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Samuel José Holanda de Paiva

XAVIER, I. N.; MACHADO JUNIOR, R. L. R.; GERVAISEAU, H.; VIEIRA, J. L.; BENAMOU, C.. A figura de Orson Welles no cinema de Rogério Sganzerla. 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Egle Muller Spinelli

XAVIER, I. N.; CAÑIZAL, Eduardo Peñuela; FREIRE, M. C. S.; SEINCMAN, E.; PASSOS, A. F. C.. Estudos cronotópicos em narrativas audiovisuais. 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Reto Melchior

XAVIER, I. N.; CAÑIZAL, Eduardo Peñuela; MACHADO JUNIOR, R. L. R.; GONZALEZ, M. M.; RUIZ, A. J.. Viaje a La Luna - uma biografia em projeção (análise de um roteiro de Federico García Lorca). 2004. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Arthur Autran de Sá Neto

RAMOS, J. M. O.;XAVIER, I. N.; RAMOS, F. P.; FREIRE, M. C. S.; BERNADET, J. C. G. R.. O Pensamento Industrial Cinematográfico Brasileiro. 2004. Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adriano de Paula Rabelo

XAVIER, I. N.. Formas do trágico moderno nas obras teatrais de Eugene O'Neill e de Nelson Rodrigues. 2004. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Martins Gouveia

XAVIER, I. N.; CAÑIZAL, Eduardo Peñuela; SEVCENKO, N.; MONTES, M. L. A.; RAMOS, L. F.. Modelando ilusões: a personagem e o trabalho de ator no cinema. 2004. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: FERNANDO SOARES MASCARELLO

CAÑIZAL, Eduardo Peñuela; SOUSA, M. W.;XAVIER, I. N.; RAMOS, F. P.; ESCOSTEGUY, A. C. D.. Os estudos culturais e a espectatorialidade cinematográfica: Uma abordagem relativista. 2004. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rubens Arnaldo Rewald

XAVIER, I. N.; BERNADET, J. C. G. R.; MACHADO NETO, A. R.; PASTA JUNIOR, J. A.; SALLES, C. A.. Autor-espectador. 2004. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Thereza de Oliveira Azevedo

XAVIER, I. N.; PALLOTTINI, Renata; LYRA, Maria Bernadette Cunha de; MARANON, E. I. M.; CRESPO, D. F. G.. O tarô e a dramaturgia: apontamentos para a criação de um roteiro cinematográfico. 2003. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sérgio Ricardo de Carvalho Santos

XAVIER, I. N.. O DRAMA IMPOSSÍVEL. O TEATRO MODERNISTA DE ANTONIO DE ALCANTARA MACHADO. 2003 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando Antonio Pinheiro Filho

XAVIER, I. N.. NA SPAMOLÂNDIA - SOCIOLOGIA DAS DECORAÇÕES DE LASAR SEGALL. 2003 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Júlio César Lobo

LOBO, J. C.;XAVIER, I. N.. Rede de representações :configurações do correspondente estrangeiro em situações de comunicação intercultural no cinema internacional.. 2002 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Guiomar Pessôa de Almeida Ramos

XAVIER, I. N.. Um cinema brasileiro antropofágico?. 2002 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fatimarlei Lunardelli

XAVIER, I. N.; FRANCO, Marília. memória e identidade :a crítica de cinema na década de 1960 em Porto Alegre.. 2002 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Duvaldo Bamonte

BAMONTE, D.;XAVIER, I. N.. Afinidades eletivas :o diálogo de Glauber Rocha com Pier Paolo Pasolini (1970-1975). 2002 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Miguel Serpa Pereira

XAVIER, I. N.; FRANCO, Marilia; OLIVEIRA, F. M. C.; SOUSA, M. W.; BARROS, J. T.. O cinema novo na Revista Civilização Brasileira. 2002. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Aparecido José Carlos Nazário

XAVIER, I. N.. DESCONTINUIDADE E LITERATURA: HISTORICIDADE DE SÃO PAULO NA ÓTICA DE ABIÍLIO PEREIRA DE ALMEIDA. 2002 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eduardo Victorio Morettin

MORETTIN, E. V.;XAVIER, I. N.. Os limites de um projeto de monumentalização cinematográfica :uma análise do filme Descobrimento do Brasil (1937), de Humberto Mauro. 2001 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Antonio do Nascimento Moreno

XAVIER, I. N.; CAÑIZAL, Eduardo Peñuela; GONZALEZ, M. M.; BALOGH, A. M.; SILVA, A. C. A.. Cinema, Ideologia e Infância, a recepção das ideologias em filmes espanhóis de crianças e com crianças, 1953-1975. 2001. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: HENRIQUE LUIZ PEREIRA OLIVEIRA

XAVIER, I. N.. TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: O MOVIMENTO DE VÍDEO POPULAR NO BRASIL (1984 / 1995). 2001. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: EDMILSON FELIPE DA SILVA

XAVIER, I. N.. POR UMA HISTÓRIA DO RISO: CARLOS MANGA E A CHANCHADA NO BRASIL. 2001. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Janete El Haouli Santos

XAVIER, I. N.; CAÑIZAL, Eduardo Peñuela; BALOGH, A. M.; GARCIA, D.; COHEN, R.. RADIOPAISAGEM. 2000. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Lucia Lobato de Azevedo

XAVIER, I. N.; CAÑIZAL, Eduardo Peñuela; BALOGH, A. M.; RUIZ, A. J.; SAMAIN, E.. Indios da tela :a representação do índio no longa-metragem brasileiro de ficção de 1968 a 1974. 2000. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eduardo Simões dos Santos Mendes

XAVIER, I. N.; MOURÃO, Maria Dora Genis; SALINAS, F. J. G.; DEBS, V. F.; SASSO, J. L.. Walter Murch: A revolução no Pensamento Sonoro Cinematográfico.. 2000. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sonia Salzstein Goldberg

XAVIER, I. N.; CHAUI, M.. A QUESTÃO MODERNA - IMPASSES E PERSPERCTIVAS NA ARTE BRASIEIRA, 1910 - 1950. 2000. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Henri Arraes Gervaiseau

XAVIER, I. N.; PARENTE, A.; LUZ, R.. O abrigo do tempo: abordagens cinematográficas da passagem do tempo e do movimento da vida dos homens. 2000. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávia Cesarino Costa

XAVIER, I. N.; MACHADO, Arlindo Ribeiro; VIEIRA, J. L.; NAGIB, L.; RAMOS, F. P.. Antes da Narração Linear: Tempo e Modernidade no Primeiro Cinema (1895 / 1907). 2000. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luiz Renato Martins

XAVIER, I. N.; ARANTES, P. E.. A fabricação da pintura de Manet a Rothko. 2000. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mauro Alejandro Baptista y Vendia

XAVIER, I. N.; CAGNIN, Antônio Luiz; MOURÃO, Maria Dora Genis; NAGIB, L.; RAMOS, F. P.. Quentin Tarantino: História, comentário e cultura pop no filme de crime. 1999. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Antonio Carlos Amancio da Silva

XAVIER, I. N.. Em busca de um clichê :panorama e paisagem do Brasil no cinema estrangeiro.. 1998 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marco Garaude Giannotti

XAVIER, I. N.; GROSS, Maria Do Carmo Costa. Desvio para a pintura. 1998. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Josette Maria Alves de Souza Monzani

XAVIER, I. N.. DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL: UMA ARQUEOLOGIA DAS IMAGENS. 1998. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rosângela Rennó Gomes

XAVIER, I. N.; CAÑIZAL, Eduardo Peñuela; SILVEIRA, R. S.; SAMAIN, E.. Cicatriz. 1997. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Denílson Lopes Silva

XAVIER, I. N.. Nós, os Mortos. 1997. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Alberto de Almeida Prado Tassinari

XAVIER, I. N.. Espaço e obra: ensaio sobre a Arte Moderna. 1997 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Evandro José Lemos da Cunha

XAVIER, I. N.; CAGNIN, Antonio Luiz; LEONE, E.; CAPUZZO FILHO, H.; PINTO, N. F.. A extensão como estratégia de mudança na universidade pública. 1996. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jose Maria de Oliveira Silva

XAVIER, I. N.; SILVA, M. A.. Rever Canudos. 1996. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alcides Freire Ramos

XAVIER, I. N.; CONTIER, A. D.. O canibalismo dos fracos: história / cinema / ficção um estudo de Os Inconfidentes (1972, Joaquim Pedro de Andrade). 1996. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rosangela Patriota

XAVIER, I. N.; CONTIER, A. D.. Fragmentos de utopias (Oduvaldo Vianna Filho - um dramaturgo lançado no coração e seu tempo). 1995. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lúcia Nagib

XAVIER, I. N.. Nascido das cinzas:autor e sujeito nos filmes de oshima.. 1994 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Adilson Jose Ruiz

XAVIER, I. N.; CAÑIZAL, Eduardo Peñuela; DEBS, V. F.; RAMOS, F. P.; CARDOSO, H. D. F.. A Espanha de Maria: memorial crítico descritivo. 1994. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luiz Roberto Nazário

XAVIER, I. N.; NOVINSKY, A. W.. O papel da imagem na preparação do Holocausto. 1994. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Angeluccia Bernardes Habert

XAVIER, I. N.; CAGNIN, Antônio Luiz. Bahia de outr'ora, leitura de uma revista de cinema da decada de 20.. 1993 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sunita Pereira Mourão

XAVIER, I. N.; SOARES, Ismar de Oliveira. Destruicao no guayra:confronto de informacoes. 1992 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jean Claude Georges René Bernadet

XAVIER, I. N.; MAGALDI, S. A.; BARBOSA, J. A. C.; ELIEZER, M. R.; SCHWARTZ, J.. A noção de autor no cinema - Domínio Francês, Domínio brasileiro- anos 50 e 60. 1992. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariarosaria Fabris

FABRIS, Mariarosaria;XAVIER, I. N.. Aculturacao brasileira do neo-realismo:dois momentos. 1991 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Francisco Cassiano Botelho

BOTELHO, F. C.;XAVIER, I. N.. Técnica e estética na imagem do novo cinema de São Paulo. 1991 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Antonio Fernando Correa Barone

XAVIER, I. N.; COELHO, Teixeira. Falar de arte :a questao da critica ligeira.. 1990 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vania Fernandes Debs

XAVIER, I. N.. Curta-Metragem: A tragetória dos anos 80. 1989. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: SONIA MARIA BIBE LUYTEN

XAVIER, I. N.. O poder da difusão dos quadrinhos japoneses como reflexo da sociedade nipônica. 1988. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Dora Genis Mourão

XAVIER, I. N.. Que viva Eisenstein. 1988. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marilia da Silva Franco

XAVIER, I. N.. Escola Audiovisual. 1988. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: MARIA HELENA PIRES MARTINS

XAVIER, I. N.. ECA: RETRATO EM BRANCO E PRETO (CINEMA E MÚSICA). 1988. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Patrícia Mourão de Andrade

XAVIER, I. N.; SILVA, M. A.; GOLDBERG, S. S.. Autobiografias e diários do cinema experimental norte-americano (1967-1975). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Renato Cury Tardivo

Frayse-Pereira, João Augusto;XAVIER, I. N.; GONÇALVES, C. S.; GONÇALVES FILHO, J. M.; SABER, T. A. M. A.. Literatura e cinema no âmbito da psicologia da arte: uma forma de aproximação entre leitor e obra. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Luiza Dias Batista

GOLDBERG, S. S.;XAVIER, I. N.; GROSS, Maria Do Carmo Costa. Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Adilson Inácio Mendes

XAVIER, I. N.. A crítica viva de Paulo Emilio. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Francis Vogner dos Reis

MACHADO JUNIOR, R. L. R.;XAVIER, I. N.; ALAMBERT JUNIOR, F. C.. O ideário moderno da crítica de cinema brasileira e a crise de seus postulados. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriela Wondracek Linck

GERVAISEAU, H.;XAVIER, I. N.; SAFATLE, V. P.. Adorno, Eisenstein e tradução em Notícias da Antiguidade Ideológica (2008). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luciana Giannini Canton

XAVIER, I. N.. Andrea Tonacci: Do teatro das verdades 'as cenas de ficção em Interprete Mais, Pague Mais e Serras da Desordem. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pedro de Andrade Lima Faissol

XAVIER, I. N.. A representação do milagre no cinema. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira Junior

XAVIER, I. N.. O cinema de fluxo e a mise en scène. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniel Soares Salaroli

XAVIER, I. N.; REWALD, R. A.. O estranho no Cinema. 2005 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniela Pinto Senador

XAVIER, I. N.. As margens: a ascensão de Ozualdo Candeias no universo cinematográfico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo.

XAVIER, I. N.. Concurso de Professor Titular / Candidato: José Américo Ribeiro(UFMG). 1991. Universidade Federal de Minas Gerais.

XAVIER, I. N.. Concurso público para provimento de Cargo de Professor Doutor - Departemento de Artes Plásticas. 2005. Universidade de São Paulo.

XAVIER, I. N.. Concurso Público para provimento de cargo de Professor Doutor-Dep. de Cinema, Rádio e Televisão. 2005. Universidade de São Paulo.

TELESI, S. F. S.;XAVIER, I. N.; MENCARELLI, F. A.; COSTA FILHO, J.; ALMEIDA, L. C. D. P. O.. Mimesis espetacular: a margem de invenção possível. 2012. Universidade de São Paulo.

FONSECA, M. A. B.;XAVIER, I. N.; SILVA, F. L.; ROCCO, M. T. F.; COELHO SOBRINHO, J.. Formação supressiva : constantes estruturais do romance brasileiro. 2011. Universidade de São Paulo.

XAVIER, I. N.; TATIT, L. A. M.; ARRIGUCCI JUNIOR, D.; FARRA, M. L. D.; HARDMAN, F. F.. Recados da ambivalência brasileira : conto, poesia, canção.. 2009. Universidade de São Paulo.

XAVIER, I. N.. Da política e da poética de certas formas audiovisuais. 2008. Universidade de São Paulo.

XAVIER, I. N.. Reflexões sobre fragmentos de uma obra em processo. 2008. Universidade de São Paulo.

XAVIER, I. N.. Imagens brasileiras da metrópole: a presença da cidade de São Paulo na História do Cinema Brasileiro. 2008. Universidade de São Paulo.

MOURÃO, Maria Dora Genis;XAVIER, I. N.; MENESES, U. T. B.; ARRUDA, M. A. N.; BOLLE, S. W.. Teoria e história do cinema. 2007. Universidade de São Paulo.

XAVIER, I. N.. À sombra da imagem. 2005. Universidade de São Paulo.

XAVIER, I. N.. O Asmodeu dialético. 2003. Universidade de São Paulo.

XAVIER, I. N.. Panorama do Rio Vermelho: ensaios sobre o Teatro Americano Moderno. 2000. Universidade de São Paulo.

XAVIER, I. N.. Para ler Raymond Williams. 1999. Universidade de São Paulo.

XAVIER, I. N.. A obra feita e obra por fazer. 1998. Universidade de São Paulo.

XAVIER, I. N.. Concurso de Professor Livre Docente / Candidata: Profa. Dra. Olgária Chain Feres Matos. 1991. Universidade de São Paulo.

XAVIER, I. N.; ODIN, R.. Habilitation a Diriger des Recherches. 2011. Université de Strasbourg.

XAVIER, I. N.. Festival Internacional do Documentário "Tudo é verdade", promovido pela Associação Kinoforum. 2002.

XAVIER, I. N.. Concurso Nacional de Clipoemas, promovido pela Fundação Nacional de Curitiba. 2001.

XAVIER, I. N.. VI Internacional Festival of Film Schools, realizado na cidade do México, no Centro de capacitação cinematográfica, com o apoio da CILECT. 2001.

XAVIER, I. N.. Concurso de Processo Seletivo para a Contratação de um Docente na Categoria de Professor Assistente. 1998. Universidade de São Paulo.

XAVIER, I. N.. Comissão Julgadora de Bolsa VITAE de Artes (áreas: cinema, fotografia e vídeo) nos anos 1997 e 1999. 1997.

XAVIER, I. N.. Concurso de Professor Assistente Doutor na área de Multimeios e suas interfaces para a disciplina AM525- Multimeios e Teoria do Cinema junto ao Departamento de Multimeios - Instituto de Artes - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 1996. Universidade Estadual de Campinas.

XAVIER, I. N.. Concurso de Professor Assistente- Doutor / Candidato: Fernão Pessoa Ramos. 1993. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

XAVIER, I. N.. Concurso de Professor Associado / Candidata: Profa. Dra. Stella Maris de Freitas Senra. 1993. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

XAVIER, I. N.. Concurso de Professor Assistente- Doutor junto ao Departamento de Comunicação Jornalística da Faculdade de Comunicações e Filosofia do Centro de Ciências Humanas da Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC). 1993.

XAVIER, I. N.. Concurso de Processo Seletivo para Contratação de um Docente. 1993. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

XAVIER, I. N.. Comissão Julgadora do Projeto Nascente da Pró Reitoria de Extensão Universitária da USP. 1991. Universidade de São Paulo.

XAVIER, I. N.. Concurso de Professor Associado / Candidato: Prof. Dr. Arlindo Ribeiro Machado Neto. 1991. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

XAVIER, I. N.. Concurso de Professor Associado junto ao Departamento de Artes da Faculdade de Comunicações e Filosofia do Centro de Ciências Humanas da Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC). 1991. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Miguel Antunes Ramos

A flecha e a farda: reflexões sobre imagens e sobrevivências a partir de "Arara"; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

Para além do cinema marginal: proposta de investigação da direção cinematográfica de Helena Ignez; Início: 2018; Tese (Doutorado em Meios e processos audiovisuais) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; (Orientador);

Lívia Azevedo Lima

Trilogia da PaIxão: Saraceni leitor de Lúcio Cardoso; Início: 2016; Tese (Doutorado em PPG Meios e Processo Audiovisuais) - Escola de Comunicações e Artes da USP; (Orientador);

Maria Leite Chiaretti

Cineastas improvisadores: novas formas de expressão no cinema dos 1960 e 1970; ; Início: 2015; Tese (Doutorado em PPG Meios e Processo Audiovisuais) - Escola de Comunicações e Artes da USP; (Orientador);

Mariana Souto de Melo Silva

Início: 2019; Escola de Comunicações e Artes da USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo;

Vanderlei Bernardino

Interpretação do ator brasileiro: influência e identidade do Teatro de Arena no Cinema Novo; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Cléber Eduardo Miranda dos Santos

O modelo ego-lógico e a rentabilidade cênica no documentário brasileiro dos anos 2000; 2011; Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Felipe Augusto de Moraes

A Arte Soma de José Agrippino de Paula; 2011; Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Luiz Carlos de Oliveira Junior

O cinema de fluxo e a mise en scène; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Clara Santos Lobo Lima

Dois sertões: o universo roseano no filme "A hora e a vez de Augusto Matraga", de Roberto Santos; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Adilson Inácio Mendes

Escrever cinema: a crítica de Paulo Emílio Sales Gomes (1935-1952); 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Eduardo Novelli Valente

Cinema Universitário: trajetórias em desenvolvimento; Os filmes e o Curso de Cinema da ECA-USP nos anos 90; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Emi Koide

Imagem e texto em "The pillow book" de Peter Greenaway; 2003; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Leandro Rocha Saraiva

Antes da Revolução e o destino: crise do intelectual e discurso indireto livre; 2002; Dissertação - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Adriana Dallo Ono

Roteirização de O Mandril: Uma Homologia de Procedimentos; 2001; Dissertação - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Caio Rubens Amado de Mattos

A Formação do Estado como Alegoria: Revolução e Regressividade em Ivan, O Terrível; 2001; Dissertação - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Carlos Adriano Jerônimo de Rosa

Um cinema paramétrico-estrutural: existência e incidência no cinema brasileiro; 2000; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Francisco José Coelho Saraiva

O Cinema no Limite: A Máquina de Espaço - Tempo de Mario Peixoto; 2000; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Renato Luiz Pucci Junior

Filosofia e Imagens No Cinema de Walter Hugo Khoury; 1998; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Duvaldo Bamonte

Arranjos e Desarranjos Entre Filme, Espectador e Historia Na Filmografia de Pier Paolo Pasolini; 1996; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Maria Guiomar Pessoa Ramos

O Espaço Filmico Sonoro Em Arthur Omar; 1995; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Tales Afonso Muxfeldt Ab' Saber

O Cinema Paulista dos Anos 80: Um Problema da Cultura; 1995; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Eduardo Victorio Morettin

Cinema e História - uma análise do filme os bandeirantes; 1994; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Miguel Angel Lomillos García

Uma poética da ausência / "El espiritu de la colmena" de Victor Erice; 1993; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Antonio Carlos Amancio da Silva

Produção Cinematográfica na vertente Estatal (Embrafilme-Gestão Roberto Farias); 1990; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Rubens Luis Ribeiro Machado Junior

São Paulo em movimento: a representação cinematográfica da metrópole nos anos 20; 1990; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Lúcia Nagib

Werner Herzog - O cinema como realidade; 1989; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Hugo Daniel Mengarelli

Ideologia e inconsciente em eucalipto e os porcos; 1989; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Estevão de Pinho Garcia

Belair e CAM: o cinema moderno pós 68 no Brasil e na Argentina; 2018; Tese (Doutorado em PPG Meios e Processo Audiovisuais) - Escola de Comunicações e Artes da USP,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Felipe Augusto de Moraes

O Drama no Cinema Brasileiro; 2017; Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Patrícia Mourão

A invenção de uma tradição: caminhos da autobiografia no cinema experimental; 2016; Tese (Doutorado em PPG Meios e Processo Audiovisuais) - Escola de Comunicações e Artes da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira Junior

Vertigo, a teoria artística de Alfred Hitchcock e seus desdobramentos no cinema moderno; 2015; Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Lúcia Ramos Monteiro

Cinq minutes avant la fin du monde - la question de l'imminente de la catastrophe au cinéma; 2014; Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, Universidade de Paris III; Coorientador: Ismail Norberto Xavier;

Adilson Inácio Mendes

A crítica viva de Paulo Emilio; 2012; Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Ilana Feldman Marzochi

Jogos de cena: ensaios sobre o documentário brasileiro contemporâneo; 2012; Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Carlos Roberto Rodrigues de Souza

A cinemateca brasileira e a preservação de filmes no Brasil; 2009; Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Carlos Adriano Jerônimo de Rosa

O mutoscópio explica a invenção do pensamento de Santos Dumont: cinema experimental de reapropriação de arquivo em forma digital; 2008; Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Pedro Plaza Pinto

Paulo Emílio e o a emergência do cinema novo: débito, prudência e desajuste no diálogo com Glauber Rocha e David Neves; 2008; Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Denise Patarra

O vôo de Bartolomeu no roteiro cinematográfico - o padre voador; 2008; Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Leandro Rocha Saraiva

Pequenos homens, grandes destinos e ironias líricas: O Homem que Copiava (Jorga Furtado, 2004) e Redentor (Cláudio Torres, 2005); 2006; Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Cláudia Cardoso Mesquita

Deus está no particular: representações da experiência religiosa em dois documentários brasileiros contemporâneos; 2006; Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Ranulfo Alfredo Manevy de Pereira Mendes

Jean-Luc Godard e o cinema clássico americano - de "Acossado" a "Made in USA"; 2004; Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Renato Luiz Pucci Junior

Cinema brasileiro pós-moderno: um estilo paradoxal, em direção a uma poética; 2003; Tese - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

ROBERTO FRANCO MOREIRA

Deus Contra Todos; 2002; Tese - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Júlio César Lobo

Rede de Representações (Configurações do Correspondente Estrangeiro em Situações de Comunicação Intercultural 1968-1988; 2002; Tese - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Maria Guiomar Pessoa Ramos

Um cinema brasileiro antropofágico (1970-74); 2002; Tese - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Aída Maria Bastos Nepomuceno Marques

O cinema de Nelson Rodrigues; 2002; Tese - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Duvaldo Bamonte

Afinidades eletivas: o diálogo de Glauber Rocha com Pier Paolo Pasolini (1970-1975); 2002; Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Eduardo Victorio Morettin

Os limites de um projeto de monumentalização cinematográfica: uma análise do filme; 2001; Tese - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Mônica Kornis

Uma História do Brasil Recente nas Minisséries da Rede Globo; 2001; Tese - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Antonio Carlos Amancio da Silva

Em Busca de um Clichê: Panorama e Passagem do Brasil no Cinema Estrangeiro; 1998; Tese - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

RUBENS LUIZ RIBEIRO MACHADO JUNIOR

Estudo Sobre A Organizaçao do Espaço Em Terra Em Transe; 1997; Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Lúcia Nagib

Nascido das cinzas; Autor e Sujeito nos Filmes de Oshima; 1994; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Fernão Victor Pessoa de Almeida

Imagens em Movinmento; 1992; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Mariarosaria Fabris

A Aculturação Brasileira do Neo- Realismo Dois Momentos; 1991; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Francisco Cassiano Botelho Junior

Técnica e estética na imagem do novo cinema de São Paulo; 1991; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Silvio Augusto Crespo Filho

Contribuição ao estudo da Caracterização da Música em Minas Gerais no Século SVIII; 1990; Tese - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Ilma Esperança de Assis Santana Curti

O cinema operário na República de Weimar; 1989; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Roberto Marchon Lemos de Moura

Histórias dos anos 80; 1988; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Mariana Souto de Melo Vieira

2018; Escola de Comunicações e Artes da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Ismail Norberto Xavier;

Mateus Araújo Silva

2014; Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Ismail Norberto Xavier;

Katia Valéria Maciel Toledo

2014; Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Ismail Norberto Xavier;

Pedro Maciel Guimarães

2013; Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Ismail Norberto Xavier;

Carolin Overhoff Ferreira

2010; Universidade de São Paulo,; Ismail Norberto Xavier;

Cristian da Silva Borges

2009; Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Ismail Norberto Xavier;

Carolin Overhoff Ferreira

2009; Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Ismail Norberto Xavier;

Flávia Cesarino Costa

2007; Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Ismail Norberto Xavier;

Regina Motta

Os heterologos no Cinema Brasileiro; 2007; Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Ismail Norberto Xavier;

Josette Maria Alves de Souza Monzani

2006; Universidade de São Paulo,; Ismail Norberto Xavier;

Andréa Célia Molfetta de Rolón

2005; Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Ismail Norberto Xavier;

Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau

2002; Universidade de São Paulo,; Ismail Norberto Xavier;

Paulo Ricardo e Serpa

Dimensões históricas do documentário brasileiro no período silencioso e os eventos da modernidade; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Maria Fernanda F de Camargo

O registro cinematográfico da política na Primeira República: o Governo Arthur Bernardes e as Revoluções de 24 e de 30; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Diogo V B Cronemberger

Dimensões históricas do documentário brasileiro no período silencioso: As representações do ritual do poder e seus eventos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Beatriz Rodovalho Gonçalves

O documentário brasileiro do período silencioso: os rituais do poder e as instituições sociais; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Ismail Norberto Xavier;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • XAVIER, ISMAIL . Figuras do ressentimento no cinema brasileiro dos anos 1990. ANIKI: REVISTA PORTUGUESA DA IMAGEM EM MOVIMENTO , v. 5, p. 311-332, 2018.

  • XAVIER, ISMAIL . Raccord (match cut) y montage paralelo en el cine de Griffith. Vivomatografias. Revista de estudios sobre precine y cine silente en latinoamerica , v. 3, p. 109-136, 2017.

  • XAVIER, ISMAIL . Allégorie historique et théâtralité chez Glauber RochaAlegoria histórica e teatralidade em Glauber RochaHistorical Allegory and Theatricality in Glauber Rocha. IdeAs , v. 1, p. 1486, 2016.

  • XAVIER, I. . Inquiries into Eduardo Coutinho and His Dialogue with Modern Tradition. Film Quarterly , v. 69, p. 35-43, 2016.

  • XAVIER, I. N. . O nome próprio, a tela-espelho, o corpo-palavra e seu duplo. Significação-Revista de Cultura Audiovisual , v. 42, p. 14-39, 2015.

  • XAVIER, I. ; MORETTIN, E. V. . La critique cinématographique au Brésil et la question du sous-développement économique:du cinéma muet aux anées 1970. 1895 Revue d'Historie du Cinéma , v. 1, p. 9-31, 2015.

  • XAVIER, I. . Di Glauber: o documentário performativo e o trabalho de luto como afirmação da vida. Devires - Cinema e Humanidades , v. 12, p. 120-131, 2015.

  • XAVIER, I. N. . A teatralidade como vetor do ensaio fímico no documentário brasileiro contemporâneo. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento , v. v.1, p. 33-48, 2014.

  • XAVIER, I. N. . John Ford e os heróis da transição no imaginário do western. Novos Estudos CEBRAP (Impresso) , v. 100, p. 171-192, 2014.

  • XAVIER, I. N. . A morte do alferes Cabrita e a paixão portuguesa. Novos Estudos CEBRAP (Impresso) , v. 97, p. 129-147, 2013.

  • XAVIER, I. N. . Ways of Listening in a Visual Medium: the Documentary Movement in Brazil. New Left Review , v. 73, p. 97-116, 2012.

  • XAVIER, I. N. ; Luciana Canton Bermudes . O teatro do mundo, de Calderón de la Barca, a máquina-olho, de Victor Garcia, e a câmera lúcida, de Andrea Tonacci. Devires (UFMG) , v. 9, p. 16-33, 2012.

  • XAVIER, I. N. . Entre ressentiment et pragmatisme: la voix off en tant que discours du protagoniste devant la violence et le jeu de l'ascension sociale. Cinémas (Montréal) , v. 22, p. 41-65, 2011.

  • XAVIER, I. N. . A geometria barroca do destino. Significação: Revista de Cultura Audiovisual , v. 36, p. 9-33, 2011.

  • XAVIER, I. N. . A tradição da fazenda-autarquia (Lavoura arcaia) e a dinâmica da cidade-mundo (Estorvo): desejo incestuoso e regressão em dois cenários de desastre. Nuevo Mundo-Mundos Nuevos , v. 10, p. 58360, 2010.

  • XAVIER, I. N. . O exemplar e o contingente no teatro das evidências. Literatura e Sociedade (USP) , v. 14, p. 14-23, 2010.

  • XAVIER, I. N. . El exemplar y lo contingente en el teatro de las evidencias. Pensamiento de los Confines , v. 25, p. 184-190, 2009.

  • XAVIER, I. N. . O olho mágico, o abrigo e a ameaça: convulsôes - Ruy Guerra filma Chico Buarque. Matrizes (USP. Impresso) , v. 2, p. 15-30, 2009.

  • XAVIER, I. N. . Progresso, disciplina fabril e descontração operária: retóricas do documentário brasileiro silencioso. ArtCultura (UFU) , v. 11, p. 9-24, 2009.

  • XAVIER, I. N. . Melodrama o la seducción de la moral negociada. Puerta: Publicación de Arte y Duseño , v. 3, p. 146-155, 2008.

  • XAVIER, I. N. . Humanizadores do inevitável. Alceu(PUCRJ) , v. v.8, p. 256-270, 2007.

  • XAVIER, I. N. . Roteiro de Júlio Brassane: apresentação de uma poética. Alceu(PUCRJ) , v. 12, p. 5-26, 2006.

  • XAVIER, I. N. . Corrosão social, pragmatismo e ressentimento: vozes dissonantes no Cinema Brasileiro de Resultados. Novos Estudos. CEBRAP , v. 75, p. 139-155, 2006.

  • XAVIER, I. N. . Nelson Rodriguez: Ein besonderes Kapitel im Verhältnis zwischen Kino und Theater in Brasilien. Augen-Blick (Marburg) , v. 38, p. 99-114, 2006.

  • XAVIER, I. N. . São Paulo no cinema: expansão da cidade-máquina, corrosão da cidade-arquipélago. Sinópse: Revista de Cinema , v. 11', p. 18-25, 2006.

  • XAVIER, I. N. . Campo de migrações: Fabiano, Manuel, Ranulfo e os anônimos do sertão. Significação (UTP) , v. 26, p. 27-41, 2006.

  • XAVIER, I. N. . Da violência justiceira à violência ressentida. Ilha do Desterro (UFSC) , v. 51, p. 55-68, 2006.

  • XAVIER, I. N. . The modern and the contemporary: two representations of the Metropolis in film. Review: Literature and Arts of the Americas , v. 39, p. 188-197, 2006.

  • XAVIER, I. N. ; PERALVA, A. . La politique et la poésie c'est trop pour un seul homme: a propos de Glauber Rocha: cinéaste brésilien (1939-1981). Cultures & Conflits: Sociologie Politique de l'International , v. 59, p. 185-203, 2005.

  • XAVIER, I. N. . Indagações em torno de Eduardo Coutinho e seu diálogo com a tradição moderna. Comunicação & Informação (UFG) , Goiânia, v. 7, p. 180-187, 2004.

  • XAVIER, I. N. ; STURM, A. ; ALMEIDA, H. B. ; CALIL, C. A. . Limites do Controle: A proposta de Regulação do Setor Audiovisual Brasileiro. Novos Estudos. CEBRAP , São Paulo, v. 70, p. 115-140, 2004.

  • XAVIER, I. N. . Iracema: o cinema - verdade vai ao teatro. Devires (Belo Horizonte) , Minas Gerais, v. 1, p. 70-85, 2004.

  • XAVIER, I. N. . O cinema e os filmes ou doze temas em torno da imagem. Contracampo (UFF) , Niterói, v. 8, p. 125-151, 2003.

  • XAVIER, I. N. . GUERRAS DE CINEMA- A NAÇÃO DO MONUMENTAL E ESPETACULAR. Sexta-Feira, SÃO PAULO, n.7, p. A124-A132, 2003.

  • XAVIER, I. N. . Angels with dirty faces - fear and humour in the territory of resentment. Sight and Sound (London) , Londres - Inglaterra, v. 13, n.01, p. 28-30, 2003.

  • XAVIER, I. N. . O CONCERTO DO RESSENTIMENTO NACIONAL. Sinópses (USP) , SÃO PAULO, v. IV, n.8, p. 35-37, 2002.

  • XAVIER, I. N. . L'envers du Brésil. Cinémas d'Amérique Latine , Toulouse, v. 9, n.1, p. 74-79, 2001.

  • XAVIER, I. N. . O mito, a mídia, a cena doméstica e a cidade em 'Boca de Ouro' de Nelson Pereira dos Santos. Novos Estudos CEBRAP (Impresso) , v. 61, p. 21-40, 2001.

  • XAVIER, I. N. . Le cinéma brésilien et la musique. Cinémas d'Amérique Latine , Toulouse - França, v. 8, p. 68-70, 2000.

  • XAVIER, I. N. . O cinema brasileiro dos anos 90. Praga - estudos marxistas , São Paulo, v. 9, p. 97-138, 2000.

  • XAVIER, I. N. . Anatomia da Decadência. Revista Brasileira de Literatura Comparada , São Paulo, n.41, 2000.

  • XAVIER, I. N. . El cine moderno brasileño. Archivos de la Filmoteca , v. 36, p. 57-79, 2000.

  • XAVIER, I. N. . DE MONUMENTOS E ALEGORIAS POLITICAS: a Babilônia de Griffith e a dos Taviani. Estudos de Cinema, São Paulo, v. 02, p. 76-84, 1999.

  • XAVIER, I. N. . NELSON RODRIGUES NO CINEMA (1952-1998). Cinemais (UENF) , Rio de Janeiro, v. 19, p. 48-76, 1999.

  • XAVIER, I. N. . Mouvements tatiques pour un temps sans stratégie. Cinémas d'Amérique Latine , Toulouse - França, v. 7, p. 113-117, 1999.

  • XAVIER, I. N. . A Falecida: O Realismo A Contrapelo de Leon Hirszman. NOVOS ESTUDOS CEBRAP, SAO PAULO, v. 50, p. 191-210, 1998.

  • XAVIER, I. N. . INVENTAR NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS. Cinemais (UENF) , Rio de Janeiro, v. 11, p. 79-120, 1998.

  • XAVIER, I. N. . A Idade da Terra e sua visão mítica da decaência. Cinemais (UENF) , Rio de Janeiro, v. 13, p. 153-184, 1998.

  • XAVIER, I. N. . ELDORADO COMO INFERNO: CINEMA NOVO E AS APROPRIAÇÕES DA IMAGEM DO DESCOBRIMENTO. Sexta Feira (São Paulo) , São Paulo, v. 3, p. 158-171, 1998.

  • XAVIER, I. N. . O Olhar e A Voz: A Narracao Multifocal do Cinema e A Cifra da Historia Em Sao Bernardo. LITERATURA E SOCIEDADE, SAO PAULO, v. 2, p. 127-138, 1997.

  • XAVIER, I. N. . Os Deuses e Os Mortos: Maldicao dos Deuses Ou Maldicao da Historia?. ILHA DO DESTERRO, FLORIANOPOLIS, v. 32, p. 131-162, 1997.

  • XAVIER, I. N. . A Ilusao do Olhar Neutro e A Banalizacao. PRAGA, SAO PAULO, v. 3, p. 141-153, 1997.

  • XAVIER, I. N. . A Personagem Feminina Como Alegoria Nacional No Cinema Latino-Americano. BALALAICA, SAO PAULO, v. 1, p. 84-101, 1997.

  • XAVIER, I. N. . Parabolas Cristãs No Século da Imagem. IMAGENS, CAMPINAS, v. 5, p. 8-17, 1995.

  • XAVIER, I. N. . Paulo Emilio e o estudo do cinema. Estudos Avançados (USP.Impresso) , v. 22, p. 297-300, 1994.

  • XAVIER, I. N. . Pais humilhados, filhos perversos: Arnaldo Jabor filma Nelson Rodrigues. Novos Estudos CEBRAP (Impresso) , v. 37, p. 59-81, 1993.

  • XAVIER, I. N. . Cinéma politique et genres traditionels: force et limites de la matrice mélodramatique. Cinémas d'Amérique Latine , v. 1, p. 46-51, 1993.

  • XAVIER, I. N. . O cinema moderno segundo Pasolini. Revista de Italianística , v. 1, p. 101-109, 1993.

  • XAVIER, I. N. . O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 6. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2014. v. 1. 212p .

  • XAVIER, I. N. . Cine Brasileño Contemporáneo. 1. ed. Buenos Aires: Santiago Arcos Editorial, 2013. v. 1. 112p .

  • XAVIER, I. N. . Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal. 2. ed. Sao Paulo: Cosac Naify, 2012. v. 1. 418p .

  • XAVIER, I. N. ; Mendes, Adilson . Ismail Xavier: Encontros. 1. ed. Rio de janeiro: Azougue Editorial, 2009. v. 1. 293p .

  • XAVIER, I. N. . El discurso cinematográfico: la opacidad y la transparencia. 1. ed. Buenos Aires: Ediciones Manantial, 2008. v. 1. 288p .

  • XAVIER, I. N. . Glauber Rocha et l'esthétique de la faim. 1. ed. Paris: L'Harmattan, 2008. v. 1. 215p .

  • XAVIER, I. N. . Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome - 2a. edição com nova apresentação. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007. v. 1. 232p .

  • XAVIER, I. N. . O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência - 3ª Edição revista e ampliada. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. v. 1. 212p .

  • XAVIER, I. N. . Nelson Rodrigues e o Cinema. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2004.

  • XAVIER, I. N. . O OLHAR E A CENA: HOLLYWOOD, MELODRAMA, CINEMA NOVO, NELSON RODRIGUES. SÃO PAULO: COSAC & NAIFY, 2003. 380p .

  • XAVIER, I. N. . O CINEMA BRASILEIRO MODERNO. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001. v. 1. 156p .

  • XAVIER, I. N. . Allegories Of Underdevelopment: Aesthetics And Politics In Modern Brazilian Cinema. 1ª. ed. MINNEAPOLIS - ESTADOS UNIDOS: UNIVERSITY OF MINNESOTA PRESS, 1997. v. 1. 285p .

  • XAVIER, I. N. . O Cinema No Seculo. 1ª. ed. RIO DE JANEIRO: EDITORA IMAGO, 1996. 270p .

  • XAVIER, I. N. . Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. v. 1.

  • XAVIER, I. N. . O desafio do cinema (em colaboração com Jean-Claude Bernardet e Miguel Pereira). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985. v. 1.

  • XAVIER, I. N. . D. W. Griffith: o nascimento de um cinema. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984. v. 1.

  • XAVIER, I. N. . A experiência do cinema. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1983. v. 1. 483p .

  • XAVIER, I. N. . Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983. v. 1.

  • XAVIER, I. N. . Sétima arte: um culto moderno. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 1978. v. 1. 275p .

  • XAVIER, I. N. . O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1977. v. 1. 151p .

  • XAVIER, ISMAIL . Red Light Bandit: Allegory and Irony. In: Stefan Solomon. (Org.). Tropicalia and Beyond: Dialogues in Brazilian Film History. 1ed.Reading: Archive Books - University of Reading -, 2018, v. 1, p. 85-121.

  • XAVIER, I. . Memória política e demanda de justiça: estudo comparativo de dois filmes latino-americanos. In: Eduardo Morettin; Carolina Amaral de Aguiar : Danielle Carvalho; Lúcia Ramos Monteiro; Margarida Maria Adamatti. (Org.). Cinema e História: circularidades, arquivo e experiência estética. 1ed.Porto Alegre: Editora Sulina, 2017, v. 1, p. 23-29.

  • XAVIER, ISMAIL . Cabra marcado para morrer. Documentário Brasileiro: 100 filmes essenciais. 1ed.Belo Horizonte: Editora Letramento - Canal Brasil - Abraccine, 2017, v. 1, p. 21-23.

  • XAVIER, I. N. . O travelling como figura de estilo na comparação entre filmes mexicanos e brasileiros voltados para a representação da violência na história: 1945-2001. In: Aguilera, Yanet; Campo, Marina Costa. (Org.). Imagem, memória, resistência. 1ed.São Paulo: Discurso Editorial, 2016, v. 1, p. 18-46.

  • XAVIER, ISMAIL . Alegorias del Subdesarrollo. In: Mariano Metsman. (Org.). Las rupturas del 68 en el cine de America Latina. 1ed.Buenos Aires: Ediciones Akal, 2016, v. 1, p. 151-183.

  • XAVIER, I. N. . O momento do golpe, as primeiras reações e o percurso do cinema de oposição no período da ditadura. In: Angela Alonso; Miriam Dollhnikoff. (Org.). 1964: do golpe à democracia. 1ed.São Paulo: Editora Hedra, 2015, v. 1, p. 213-231.

  • XAVIER, I. N. . A alegoria Langiana de Babel e o monumental: Metropolis e o seu descompasso com a visão política da modernidade em Walter Benjamin. In: Rubens Luis Ribeiro Machado Junior; Carlos Eduardo Jordão Machado; Maguel Vedda. (Org.). Walter Benjamin: Experiência histórica e imagens dialéticas. 1ed.São Paulo: Editora UNESP / FAPESP, 2015, v. , p. 337-361.

  • XAVIER, I. N. . O cinema marginal revisitado: pequeno retrato em largas pinceladas. In: Alexandre Faria; João Camillo Penna; Paulo Roberto Tonani do Patrocínio. (Org.). Modos da margem: figuras da marginalidade na literatura brasileira. 1ed.Rio de Janeiro: Aeroplano/UFRJ/FAPERJ/CAPES, 2015, v. 1, p. 285-299.

  • XAVIER, I. N. . A teatralidade como vetor do ensaio fílmico no documentário brasileiro contemporâneo. In: Francisco Elinaldo Teixeira. (Org.). O ensaio no cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. 1ed.São Paulo: Hucitec Editora, 2015, v. 1, p. 226-246.

  • XAVIER, I. N. . Um elo essencial da crítica brasileira. In: Marcelo Miranda; Rafael Ciccarini. (Org.). Revista de cinema: antologia (1954/1957), (1961/1964). 1ed.Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2014, v. 1, p. 10-32.

  • XAVIER, I. N. . A invenção do estilo em Glauber Rocha e seu legado para o cinema político. In: André Egg, Artur Freitas, Rosane Kaminski. (Org.). Arte e política no Brasil: modernidades. 1ed.São Paulo: Editora Perspectiva, 2014, v. 1, p. 3-13.

  • XAVIER, I. N. . Bazin no Brasil. In: André Bazin. (Org.). O que é o cinema. 1ed.Sao Paulo: Editora Cosac Naify, 2014, v. 1, p. 389-399.

  • XAVIER, I. N. . Corpos em rotação, o espírito lúdico-poético e suas reverberações. Circuladô. 1ed.Rio de Janeiro: +2 Editora, 2014, v. 1, p. 23-31.

  • XAVIER, I. N. . O cinema moderno segundo Pasolini. In: Flavio Kactuz. (Org.). Pasolini, ou quando o cinema se faz poesia e política de seu tempo. 1ed.Rio de Janeiro: Uns Entre Outros, 2014, v. 1, p. 73-78.

  • XAVIER, I. N. . A morte do alferes Cabrita e a Paixão Portuguesa. In: Carolin Overhoff Ferreira. (Org.). Manoel de Oliveira: novas perspectivas sobre a sua obra. 1ed.São Paulo: Editora FAP-UNIFESP, 2013, v. 1, p. 183-211.

  • XAVIER, I. N. . O jogo de cenas e outras cenas. In: Milton Ohata. (Org.). Eduardo Coutinho. 1ed.São Paulo: Cosac Naify, 2013, v. 1, p. 604-626.

  • XAVIER, I. N. . O rosto em primeiro plano e a captura do instante. In: Aída Marques; Anne Marquez; Dominique Paini. (Org.). Expo(r) Godard. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013, v. 1, p. 123-127.

  • XAVIER, I. N. . Apresentação. In: Albera, François. (Org.). Modernidade e vanguarda no cinema. 1ed.Rio de Janeiro: Azougue Editorial/ Cinemateca Brasileira, 2012, v. 1, p. 7-10.

  • XAVIER, I. N. . Os excessos e a dupla ironia do mestre do melodrama. In: Pedro Maciel Guimarães; Cássio Starling Carlos. (Org.). Douglas Sirk: o príncipe do melodrama. 1ed.São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, Ministério da Cultura, 2012, v. 1, p. 87-104.

  • XAVIER, I. N. . Progresso, disciplina fabril e descontração operária: retóricas do documentário brasileiro no período silencioso. In: Eduardo Morettin; Marcos Napolitano; Mônica Almeida Kornis. (Org.). História e documentário. 1ed.Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012, v. ', p. 45-66.

  • XAVIER, I. N. . Indagaciones sobre Eduardo Coutinho y su diálogo con la tradición moderna. In: Cláudia Mesquita; Maria Campaña Ramia.. (Org.). El outro cine de Eduardo Coutinho. 1ed.Quito: Corporación Cinememoria, 2012, v. 1, p. 16-35.

  • XAVIER, I. N. . Cinema Brasileiro Contemporâneo: pensar a conjuntura e viver impasses na sociedade do espetáculo. In: André Botelho, Lilia Moritz Schwarcz. (Org.). Agenda brasileira: temas de uma sociedade em mudança. 1ed.São Paulo: Companhia das letras, 2011, v. 1, p. 122-133.

  • XAVIER, I. N. . The Brazilian Backlands as a Site of Migration: From Cinema Novo to Contemporary Cinema. In: Pascal Gin; Walter Moser. (Org.). Cultural Mobilities. 1ed.Ottawa: Les Presses de l'Université d'Ottawa, 2011, v. 1, p. 41-59.

  • XAVIER, I. N. . Bazin in Brazil: A Wellcome Visitor. In: Dudley Andrew; Hervé Joubert-Laurencin. (Org.). Opening Bazin: Postwar Film Theory and its Afterlife. 1ed.New York: Oxford University Press, 2011, v. , p. 308-315.

  • XAVIER, I. N. . On Film and Cathedrals: Monumental Art, National Allegories and Cultural Warfare. In: Lúcia Nagib; Chris Perriam; Rajinder Dudrah. (Org.). Theorizing World Cinema. 1ed.Londres: I.B.Tauris, 2011, v. , p. 21-44.

  • XAVIER, I. N. . A invenção do estilo em Glauber Rocha e seu legado para o cinema político. In: Peter B. Schumann; Peter W. Schulze. (Org.). Glauber Rocha e as culturas da América Latina. 1ed.Frankfurt am Main: TFM Biblioteca Luso Brasileira, 2011, v. , p. 15-26.

  • XAVIER, I. N. . Glauber Rocha: crítico y cineasta. In: Ezequiel Ipar. (Org.). Glauber Rocha, la revolución es una eztetyka: por un cine tropicalista. 1ed.Buenos Aires: Caja Negra Editora, 2011, v. 1, p. 9-21.

  • XAVIER, I. N. . Indagações em torno de Eduardo Coutinho e seu diálogo com a tradição moderna. In: Cezar Migliorin. (Org.). Ensaios no real: o documentário brasileiro hoje. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2010, v. 1, p. 27-42.

  • XAVIER, I. N. . O cinema marginal revisitado, ou o avesso dos anos 90. In: Sérgio Cohn. (Org.). Cinema: ensaios fundamentais. 1ed.Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2010, v. , p. 59-64.

  • XAVIER, I. N. . The Humiliation of the Father: Melodrama and Cinema Novo's Critique of Conservative Modernization. In: Darlne Sadlier. (Org.). Latin American Melodrama: Passion, Pathos and Entertainment. 1ed.Urbana: Univesity of Illinois Press, 2009, v. , p. 77-95.

  • XAVIER, I. N. . Character Construction in Brazilian Documentary Films: Modern Cinema, Classical Narrative and Micro-Realism. In: Lucia Nagib & Cecilia Mello. (Org.). Realism and the Audiovisual Media. 1ed.Londres: Palgrave MacMillan, 2009, v. , p. 210-223.

  • XAVIER, I. N. . As artimanhas do fogo para além do encanto e do mistério. In: Beatriz Furtado. (Org.). Imagem contemporânea: cinema, TV, documentário,fotografia, videoarte, games... VolI. 1ed.São Paulo: Editora Hedra Ltda, 2009, v. 1, p. 7-18.

  • XAVIER, I. N. . Cinema Studies in Brazil. The SAGE Handbook of Film Studies. 1ed.Londres: SAGE, 2008, v. 1, p. 95-100.

  • XAVIER, I. N. . Maquinações do olhar: a cinefilia como "ver além", na imanência. In: Ana Sílvia Lopes Davi Médola; Denize Correa Araujo; Fernanda Bruno. (Org.). Imagem, visibilidade e cultura midiática. 1ed.São Paulo: Sulina, 2007, v. , p. 21-45.

  • XAVIER, I. N. . A alegoria langiana e o monumental: a figura de Babel em Metropolis. In: Maria Helena Capelato; Eduardo Morettin; Marcos Napolitano; Elias Thomé Saliba. (Org.). História e cinema: dimensões históricas do audiovisual. 1ed.São Paulo: Alameda, 2007, v. 1, p. 15-38.

  • XAVIER, I. N. . As técnicas do olhar. In: Sérgio Miceli; Franklin de Mattos. (Org.). Gilda. A paixão pela forma. 1ed.Rio de Janeiro; São Paulo: Ouro sobre Azul; Fapesp, 2007, v. 1, p. 139-154.

  • XAVIER, I. N. . O mundo tem as caras que pode ter. In: Maria Elisa Cevasco; Milton Ohata. (Org.). Um crítico na periferia do campitalismo: reflexões sobre a obra de Roberto Shwarz. 1ed.São Paulo: Companhia das Letras, 2007, v. 1, p. 212-225.

  • XAVIER, I. N. . A continuidade (match-cut) e a montagem paralela no cinema de Griffith. In: Ivana Bentes. (Org.). Ecos do cinema, de Lumière ao digital. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007, v. , p. 41-67.

  • XAVIER, I. N. . Vícios privados, catástrofes públicas: a psicologia social de Arnaldo Jabor. In: Eduardo Ades; Mariana Kaufman. (Org.). Arnaldo Jabor: 40 anos de opinião pública. 1ed.Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2007, v. 1, p. 64-98.

  • XAVIER, I. N. . Esthétique et violence. In: Dominique. (Org.). Glauber Rocha / Nelson Rodrigues / Théâtres au cinéma. Bobigny -: Magic - Cinéma, 2005, v. , p. 24-28.

  • XAVIER, I. N. . Le cinéma brésilien moderne. In: Dominique Bax. (Org.). Glauber Rocha / Nelson Rodrigues / Théâtres au cinéma. Bobigny: Magic - Cinéma, 2005, v. , p. 149-157.

  • XAVIER, I. N. . Nelson Rodrigues, du théâtre au cinéma. In: Dominique Bax. (Org.). Glauber Rocha / Nelson Rodrigues / Théâtres au cinéma. Bobigny: Magic - Cinéma, 2005, v. , p. 199-203.

  • XAVIER, I. N. . Nelson and Nelson: Mirror Images and Social Drama in Boca de Ouro. In: Xavier, Ismail. (Org.). Latin American Cinema: Essays on Modernity, Gender and National Identity. 1ºed.Londres: McFarland & Company, 2005, v. , p. 93-109.

  • XAVIER, I. N. . A trama das vozes em "Lavoura arcaica": a dicção do conflito e a da elegia. In: Mariarosaria Fabris; Wilton Garcia; Afrânio Mendes Catani. (Org.). Estudos Socine de Cinema: ano VI. São Paulo: Nojosa Edições, 2005, v. VI, p. 13-20.

  • XAVIER, I. N. . Humanizers of the Inevitable: Brazilian Film against Barbarism. In: Else R P Vieira. (Org.). City of God in Several Vocies: Brazilian Social Cinema as Action. 1a.ed.Nottingham: CCCP - Critical, Cultural and Communications Press, 2005, v. 1, p. 97-111.

  • XAVIER, I. N. . O subdesenvolvimento como estigma e desafio: o cinema brasileiro e os impasses nacionais. In: Carlos Lessa. (Org.). Enciclopédia da Brasilidade: auto-estima em verde e amarelo. 1ed.Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005, v. 1, p. 378-387.

  • XAVIER, I. N. . Glauber Rocha: el deseo de la historia. In: Eduardo F. Costantini (h); Ana Goldman; Adrián Cagi. (Org.). Glauber Rocha - del hambre al sueño. Buenos Aires: Malba - Colección Costantini, 2004, v. , p. 100-103.

  • XAVIER, I. N. . Walter Lima Jr. e o romance familiar. In: Lúcio Vilar; Antônio Vicente Filho. (Org.). Menino do Engenho - 40 anos depois. João Pessoa: Editora Universitária - UFPB, 2004, v. , p. 61-65.

  • XAVIER, I. N. . Campo e Contracampo: Nelson Rodrigues no meio de Campo. In: Eugênio Puppo; Ismail Xavier. (Org.). Nelson Rodrigues e o Cinema. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2004, v. , p. 14-17.

  • XAVIER, I. N. . Ismail Xavier - Entrevista sobre o cinema brasileiro dos anos 90 (livro das 100 selecionadas do Suplemento Mais!-1992-2002. In: Adriano Schwartz. (Org.). MEMÓRIAS DO PRESENTE: 100 ENTREVISTAS DO MAIS! -Conhecimento das Artes. São Paulo: PUBLIFOLHA, 2003, v. , p. 93-104.

  • XAVIER, I. N. . Microcosmo em celulóide - o sertão no cinema brasileiro. In: Hernani Heffner. (Org.). Miragens do sertão. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2003, v. , p. 25-28.

  • XAVIER, I. N. . Nelson Rodrigues: dal teatro al grande schermo. In: Gian Luigi De Rosa. (Org.). Alle Radici del Cinema Brasiliano. Salerno: Oèdious Editora - Universitá Degli Studi Di Salerno, 2003, v. , p. 283-302.

  • XAVIER, I. N. . Brazilian Cinema in the 1990s: the unexpected encounter and the resentful character. In: Lucia Nagib. (Org.). The new Brazilian Cinema. Londres: I.B.Tauris, 2003, v. 1, p. 39-63.

  • XAVIER, I. N. . Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. In: Luís Camargo. (Org.). Literatura, cinema e televisão. 1ed.São Paulo: Editora SENAC, 2003, v. 1, p. 61-89.

  • XAVIER, I. N. . Il Passato e il presente nella poetica di Julio Bressane. In: Simona fina, roberto turigliatto. (Org.). Julio Bressane. Turin, Itália: Torino Film Festival (20º Cinema giovani), 2002, v. , p. 109-122.

  • XAVIER, I. N. . PREFÁCIO. In: Lúcia Nagib. (Org.). O cinema brasileiro da retomada: depoimentos de 90 cineastas dos anos 90. São Paulo: Editora 34, 2002, v. , p. -.

  • XAVIER, I. N. . Black God, White Devil: the Representation of History. In: Marcia Landy. (Org.). The Historical Film: History and Memory in Media. New Brunswick: Rutgers University Press, 2001, v. , p. -.

  • XAVIER, I. N. . El Lugar del crimen: la notion clásica de la representación en la teoría del espectáculo, de Griffith a Hitchcock. In: Eduardo Russo. (Org.). Interrogaciones sobre Hitchcock. Buenos Aires: Ediciones Simurg, 2001, v. , p. 23-47.

  • XAVIER, I. N. . Prefácio de livro. In: Leo Charney; Vanessa Schwatz. (Org.). O cinema e a Invenção da Vida Moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001, v. , p. 9-17.

  • XAVIER, I. N. . O Avesso do Brasil. In: Não Informado. (Org.). Cinémas d'Amérique Latine. França: , 2001, v. , p. 74-79.

  • XAVIER, I. N. . O Cinema Marginal Revisitado, ou o Avesso dos Anos 90. In: Eugênio Puppo; Vera Haddad. (Org.). Cinema Marginal e suas Fronteiras. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2001, v. , p. 21-23.

  • XAVIER, I. N. ; STAM, Robert . The Baroque, the Modern , and Brazilian Cinema. In: Edward J. Sullivan. (Org.). Body and Soul. Nova York: Guggenhein Museum Publications, 2001, v. , p. 272-586.

  • XAVIER, I. N. . Verbetes sobre o Cinema Brasileiro. In: Não Informado. (Org.). Encyclopedia of Contemporary Caribbean and Latin American Culture. Londres: Routledge Pub., 2000, v. , p. -.

  • XAVIER, I. N. . Alegorias del Subdesarrollo. In: Adriana Amante; Florência Garramuño. (Org.). Absurdo Brasil: Polêmicas en la cultura brasileña. Buenos Aires: Editorial Biblos, 2000, v. , p. 191-217.

  • XAVIER, I. N. . Historical Allegories. In: Toby Miller and Robert Stam. (Org.). A Companion to Film Theory. 1ed.Oxford: Blackwell Publishers, 1999, v. , p. 333-362.

  • XAVIER, I. N. . Modern Brazilian Cinema. In: João Luiz Vieira. (Org.). Cinema Novo and Beyond. New York: Museum of Modern Art, 1998, v. , p. 35-50.

  • XAVIER, I. N. ; STAM, Robert . Transformation Of National Allegory: Brazilian Cinema From Dictatorship To Redemocratization. In: Michael T. Martin. (Org.). NEW LATIN AMERICAN CINEMA: STUDIES OF NATIONAL CINEMAS VOL. TWO. DETROIT: WAYNE STATE UNIVERSITY PRESS, 1997, v. , p. -.

  • XAVIER, I. N. . Teatro e Cinema: A Nocao Classica de Representaçao e A Teoria do Espetaculo de Griffith A Hitchcock. In: Ismail Xavier. (Org.). O CINEMA NO SECULO. 1ªed.RIO DE JANEIRO: EDITORA IMAGO, 1996, v. , p. -.

  • XAVIER, I. N. ; VIEIRA, J. L. ; STAM, Robert . The Shape Of Brazilian Cinema In The Postmodern Age. In: Robert Stam; Randal Johnson. (Org.). BRAZILIAN CINEMA. 3ªed.NEW YORK: COLUMBIA UNIVERSITY PRESS, 1995, v. , p. -.

  • XAVIER, I. N. . Troca de Olhares, Com O Ouvido A Espreita. In: Carlos Adriano; Bernardo Vorobow. (Org.). JULIO BRESSANE: CINEPOETICA. 1ªed.SAO PAULO: Massao Ohno Editor, 1995, v. , p. -.

  • XAVIER, I. N. . Il Cinema Moderno Brasiliano. In: Marco Giusti. (Org.). PRIMA E DOPO LA RIVOLUZIONE: BRASILE ANNI 60, DAL CINEMA NOVO AL CINEMA MARGINAL. 1ªed.TURIM: LINDAU EDITORE, 1995, v. 1, p. -.

  • XAVIER, I. N. . Eisenstein: a construção do pensamento por imagens. In: Adauto Novaes. (Org.). Artepensamento. 1ed.São Paulo: Companhia das letras, 1994, v. , p. 359-374.

  • XAVIER, I. N. . Eldorado As Hell - Cinema Novo And Post Cinema Novo: Appropriations of the Imaginary of the Discovery. In: John King; Ana M. López; Manuel Alvarado. (Org.). Mediating Two Worlds - Cinematic Encounters in the Americas. Londres: BFI Publishing, 1993, v. 1, p. 192-203.

  • XAVIER, I. N. . Glauber Rocha: le désir de l'histoire. In: Paulo Paranaguá. (Org.). Le cinéma brésilien. 1ed.Paris: Éditions du Centre Pompidou, 1987, v. 1, p. 145-153.

  • XAVIER, I. N. . Critique, idéologies, manifestes. In: Paulo Paranagua. (Org.). Le cinéma brésilien. 1ed.Paris: Éditions du Centre Pompidou, 1987, v. 1, p. 221-229.

  • XAVIER, I. N. . Impulsos críticos do cinema moderno (entrevista). Vintém, São Paulo, p. 4 - 15, 30 jun. 2007.

  • XAVIER, I. N. . O Concerto do Ressentimento Nacional. Sinopse-Revista de Cinema n. 8.

  • XAVIER, I. N. ; COUTINHO, E. ; FURTADO, J. . O sujeito (extra)ordinário. In: III Conferência Internacional do Documentário, 2005, São Paulo. O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2004. v. 1. p. 96-141.

  • XAVIER, I. N. . Il grande artista e la sua condizione: la spirale barocca di Rogério. In: XXII Torino Film Festival, 2004, Turim. Omaggio a Rogério Sganzerla. Turim: Lux Romano Maximo Empire. p. 194-198.

  • XAVIER, I. N. . Documentário e afirmação do sujeito: Eduardo Coutinho na contra-mão do ressentimento. In: VI Encontro Anual da SOCINE, 2003, Niterói. Estudos de cinema - Soc. Brs. de Estudos de Cinema - SOCINE, 2003. v. 1. p. 163-171.

  • XAVIER, I. N. . Figuras do ressentimento no cinema brasileiro dos anos 90. In: IV Encontro Anual da SOCINE, 2001, Florianópolis. Estudos de Cinema 2000 - Socine. Porot Alegre: Editora Sulina, 2000. v. 1. p. 78-98.

  • XAVIER, I. N. . Walter Lima Jr., o ano 2000 e a ilha dos patriarcas. In: O cinema de Walter Lima Jr., 2000, Rio de Janeiro. Inocência e delírio: o cinema e Walter Lima Jr., 2000. v. 1. p. 18-21.

  • XAVIER, I. N. . A Voz e A Imagem: A Narracao Em Primeira Pessoa Em Sao Bernardo de Leon Hirszman. In: LITERATURA E CINEMA, 1996. ANAIS DO XXVIII SEMINARIO NACIONAL. DOS PROF. DE LITERAT.. DE LING. INGLESA. OURO PRETO. v. XXVIII.

  • XAVIER, I. N. . From The Religious Moral To The Post-Freudian Common Sense: Fiction On Brazilian Tv. In: FIFTH LATIN AMERICAN POPULAR CULTURE CONFERENCE, 1996. JOURNAL OF LATIN AMERICAN POPULAR CULTURE. NEW ORLEANS. v. 5.

  • XAVIER, I. N. . Instante qualquer, momento pregnante e fotogenia: Jean Epstein vs. Siegfried Kracauer. In: XIII Encontro Internacional da Socine, 2009, São Paulo. XIII Encontro da SOCINE. São Paulo: Socine. v. 1. p. 69-69.

  • XAVIER, I. N. . Relações entre cinema e arte em filmes de Hollis Frampton. In: XII Encontro Internacional da SOCINE, 2008, Brasilia. Caderno de Resumos. Brasilia: SOCINE, 2008. v. v.1. p. 38-38.

  • XAVIER, I. N. . A construção visual do nexo entre industrialização e urbanização num documentário dos anos 20. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo-RS. História e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. São Leopoldo-RS: ANPUH, 2007. v. 24.

  • XAVIER, I. N. . A alegoria langiana e o monumental: a figura de Babel em Metrópolis. In: XXIII Simpósio Nacional de História, 2005, Londrina. História: guerra e paz. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2005. v. 23. p. 245-245.

  • XAVIER, I. N. . Demandas literárias do cinema. In: VII Congresso de Estudos Linguísticos e Literários - Demandas da representação, 2004, Feira de Santana. Demandas da rerpesentação. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2004. v. v.1. p. 160-161.

  • XAVIER, I. N. . Le passage du témoin. In: Rencontre du Centre des Écritures Cinématographiques- exercice critique 1, 2004, Moulin d'Andé. Écriture critique, état de veille. Moulin d'Andé: Images en Manouvres Éditions, 1999. v. 1. p. 22-25.

  • XAVIER, ISMAIL . O papel estratégico da crítica na formação do pensamento cinematográfico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, ISMAIL . Found footage, Media Archaeology and Intermediality: a study of Santoscopio=Dumontagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . Diálogo transnacional Brasil-México: um procedimento (o travelling) e seu valor figurativo em três momentos: o clássico, o moderno e o contemporâneo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . Diálogos transversais: análise de 'E se elas fossem para Moscou?'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . O narrador como corpo em cena e a teatralização de seu olhar e voz na mini-série de TV Capitu, de Luiz Fernando Carvalho, Rede Globo, 2008. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . Reflexiones sobre el cine como arte visual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . México Brasil, estudio comparativo de seis filmes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . O travelling como figura de estilo na comparação entre filmes mexicanos e brasileiros voltados para a representação da violência na história: 1946-2001. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . Conferência de abertura: Seminário Cinema, Literatura e Memória. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . Vanguarda e não-ficção no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • XAVIER, I. N. . O Tango como alegoria histórica da nação exilada pela ditadura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . Debate: Por dentro dos filmes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • XAVIER, I. N. . Diálogos da Preservação - Encontro da ABPA com a Cinemateca Brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • XAVIER, I. N. . O efeito-câmera e a teatralidade como vetor do ensaio fílmico no documentário brasileiro contemporâneo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . Circuladô e Santoscopio = Dumontagem: o pós-cinema encontra o pré-cinema. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . As várias vidas da imagem cinematográfica: encontro com Laura Mulvey e Ismail Xavier. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . O cinema brasileiro e a nova configuração das tecnologias de imagem e som. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . Debate do filme Terra estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • XAVIER, I. N. . Debate 'Adaptações: teatro e cinema, convergências e divergências'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • XAVIER, I. N. . O Cinema Novo lê Graciliano: a força do estilo na recomposição de motivos e na figuração do tempo no intervalo entre texto e imagem (sobre Vidas Secas e São Bernardo). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . Formação do Cinema Brasileiro à luz do crítico Paulo Emílio Salles Gomes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . Corpo e Voyeurismo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . 'Cinema brasileiro - Atividade ainda crítica?' e 'Ensaio cinema brasileiro - Uma trajetória no subdesenvolvimento'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • XAVIER, I. N. . A alegoria histórica e o cinema de Manoel de Oliveira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . New cartographies of world cinemas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • XAVIER, I. N. . O pudor é a forma mais inteligente da perversão: Nelson Rodrigues no cinema e a retórica do olhar na tragicomédia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . Found footage y montaje: el cine estructural y la Historia en los films de Carlos Adriano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • XAVIER, I. N. . A imagem e a pesquisa histórica: um cotejo de iconografias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . Allégorie et théâtralité chez Glauber Rocha. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . Debate do filme Serras da desordem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • XAVIER, I. N. . Apresentação e palestra sobre o filme Outubro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . Memoria politica y géneros de la industria audiovisual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • XAVIER, I. N. . Teoria do cinema feminista em tempos de mudança tecnológica: novas formas de espectatorialidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • XAVIER, I. N. . Lavoura Arcaica: a geometria barroca do destino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . Brazilian Modern Cinema seen in connection with the neo-concret experience. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . The Brazilian backlands as a site of migration: from Cinema novo to contemporary cinema. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . A invenção do estilo em Glauber Rocha e seu legado para o cinema político. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . A figura do ressentimento no cinema brasileiro contemporâneo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . A atualidade da Embrafilme na política audiovisual. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • XAVIER, I. N. . PETER SZONDI: UMA CONTRIBUIÇÃO FUNDAMENTAL À TEORIA DO TEATRO NA MODERNIDADE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • XAVIER, I. N. . Melodrama: from Stage to Screen. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . Glauber Rocha and National Allegories. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . A narração em voz-over no cinema brasileiro contemporâneo: o caso de ESTORVO, de Ruy Guerra.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER, I. N. . Voice over narration in Brazilian contemporary cinema. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER, I. N. . Cinema Novo et cinéma contemporain: de la violence justicière è la violence ressentie. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER, I. N. . São Paulo au cinèma: cohésion de ville-machine, corrosion de la ville-archipel. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER, I. N. . Sao Paulo au cinéma: cohésion de Ville-Machine, Corrosion de la Ville-Archipel. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • XAVIER, I. N. . O SUJEITO À DERIVA: O MARCO INDUSTRIAL (1960) E A CIDADE EM DECOMPOSIÇÃO (2000). 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • XAVIER, I. N. . O Melodrama revisitado. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER, I. N. . Perspectivas narratológicas de la ficcionalidad. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER, ISMAIL . Note sur Andrea Tonacci. Paris: CNRS images/ Comitê du film ethnographique, 2017 (Capítulo de Catálogo do 39.o Festival du Cinéma du Réel - França).

  • XAVIER, I. . A crítica não indiferente. São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • XAVIER, I. N. . Apresentação. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • XAVIER, I. N. . Entrevista à Revista Estudos Históricos vol.26 n.51. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2013 (Entrevista a Mônica Almeida Kornis e Eduardo Morettin).

  • XAVIER, I. N. . Humberto Mauro, CInema, História. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • XAVIER, I. N. . Prefácio. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • XAVIER, I. N. . Prefácio. Rio de Janeiro, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • XAVIER, I. N. . A carne e o espírito: estar inteiro na situação. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • XAVIER, I. N. . Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • XAVIER, I. N. . Préface. Bobigny, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • XAVIER, I. N. . Prefácio à edição brasileira. São Paulo, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

XAVIER, I. N. . Clínica de Teses - Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual (ASAECA). 2014.

XAVIER, I. N. . Encontros de Cinema. 2013.

XAVIER, I. N. . Arte é desafio, provocação: uma entrevista com Ismail Xavier. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

XAVIER, I. N. . Arte é desafio, provocação: uma entrevista com Ismail Xavier. 2014. (Entrevista concedida).

XAVIER, I. N. ; MORETTIN, E. V. ; KORNIS, M. . Entrevista com Ismail Xavier. 2013. (Entrevista concedida).

XAVIER, I. N. . Os jogos de cena de Eduardo Coutinho: documentário e teatralidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

XAVIER, I. N. . Allegories historiques au cinéma. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

XAVIER, I. N. . Drama de familia, represión política y disgregación de la ciudad en el cine latinoamericano contemporáneo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

XAVIER, I. N. . Narratologia do Cinema. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

XAVIER, I. N. . O cinema de autor: Cinema Novo e Cinema MArginal. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

XAVIER, I. N. . Cinema Contemporâneo (de 1990 até hoje). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

XAVIER, I. N. . Cine y Historia: La Construcción de Alegorias Nacionales. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    O motivo temático 'o passado no presente' no cinema brasileiro contemporâneo: estudo comparativo, Descrição: Analisar um conjunto de filmes brasileiros realizados a partir do ano 2000 para caracterizar as formas pelas quais, como um traço recorrente nos últimos 15 anos, se destaca o motivo temático ?o passado no presente? que, no âmbito desta pesquisa, significa algo além da injunção da memória, pessoal ou social, no presente; trata-se de um fato concreto, em geral um retorno encarnado numa figura que, após período ausente, reaparece, faz-se presente, e desestabiliza um quadro de relações - no seio de uma família ou de um grupo social mais amplo - ou é um protagonista que, ao retornar e fazer contato, é desestabilizado pelo quadro com que se depara. E há um módulo da pesquisa que compreende a análise de filmes em que uma personagem que está de passagem chega a uma região e depara com uma comunidade "estacionada" num tempo passado, expondo uma forma de vida pautada por uma outra lógica de relações, neste caso, o filme podendo chegar ao limite de compor um mundo ficcional inserido numa ordem temporal inserida na esfera do fantástico,. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ismail Norberto Xavier - Coordenador.

  • 2011 - 2015

    Filme e mini-série em diálogo com as Letras: a convergência de mídias e as formas da teatralidade, Descrição: I. Objetivo: Analisar um conjunto de filmes brasileiros (do período da ?retomada? 1994-2009) e micro-séries de TV (realizadas por cineastas com maior controle autoral) escolhidos a partir de um eixo de observação que reúne três critérios: (1) No plano de sua gênese, todos partem de obras literárias, mantendo com elas relações bem distintas, conforme a natureza do texto e a apropriação feita pelo cineasta, sendo exemplos de intermidialidade; (2) No plano de sua estrutura, constituem distintas formas de participar de, e de refletir sobre, uma forte tendência de teatralização das experiências na cultura contemporânea, seja nas relações cotidianas, na mídia audiovisual, nas performances, nas artes visuais, na literatura e na auto-exposição em formas discursivas privilegiadas pela Internet; (3) No plano de sua função-recepção, compõem um segmento de menor alcance de público nas salas de cinema, ou de bem menor audiência no caso de micro-séries, dada a sua relação tensa com a rotina da mídia; a teatralidade ora se evidencia numa tônica de excesso neo-barroco, ora se faz mais reflexiva na lida áspera com personagens à deriva, ora se manifesta num ritual privado em casos de franca experimentação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ismail Norberto Xavier - Coordenador.

  • 2007 - 2010

    O cinema brasileiro moderno e o contemporâneo: uma análise intertextual em três eixos, Descrição: Análise de um grupo de filmes brasileiros, do período 1994-2005, de modo a cotejá-los com obras de referência no cinema moderno (1954-1984). O operação central da pesquisa é a comparação de textos; seu terreno é a intertextualidade, exame de repetição de motivos e espelhamentos formais através dos quais os filmes escolhidos exibem os processos assimilação e transformação, de identidade e diferença, implicados na relação intertextual. Há três eixos de comparação, cada qual organizado em torno de um filme-núcleo, escolhido porque expressão mais nítida de uma questão que envolve temas e estilos bem marcados no cinema atual. Em cada eixo, a partir do filme-núcleo, é construída uma constelação de obras contemporâneas que estão em estreito diálogo com ele, no plano temático e formal, e com os filmes modernos assumidos como referência. O cotejo entre filmes modernos e contemporâneos procura um diagnóstico de tipo histórico-estético, dentro do quadro teórico estabelecido pela noção de intertextualidade (Júlia Kristeva) em todos os seus. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ismail Norberto Xavier - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2006 - 2008

    Dimensões históricas do documentário brasileiro no período silencioso, Descrição: O objetivo do projeto é examinar a produção documental brasileira do período silencioso centrada nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro em quatro eixos: 1- Os eventos da Modernidade. 2- Os rituais do poder e as instituições sociais. 3- O Governo Artur Bernardes e as Revoluções de 24 e de 30 4- As representações do ritual do poder e seus eventos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Ismail Norberto Xavier - Coordenador / Eduardo Morettin - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 4

  • 2003 - 2006

    A voz over e a questão do estilo no cinema brasileiro dos anos 90-2000, Descrição: Análise do estilo no agenciamento de imagem e som que permita um cotejo entre duas tendências do cinema brasileiro contemporâneo (1994-2002), uma ligada à representação do cinema narrativo clássico amoldado ao influxo das novas técnicas, outra que explora de forma mais radical o potencial de relações entre som e imagem, inserindo-se na tradição do cinema moderno. Tal cotejo será feito a partir da análise de um conjunto de filmes nos quais as soluções formais na condução da narrativa dão lugar a um procedimento que observei como recorrente no período 1994-2002: o uso da voz over , acoplado a uma gama variada de estilos. É comum se associar a voz over à ?narração em primeira pessoa?, em termos da matriz literária, mas meu objetivo é demonstrar que tal noção não se mostra consistente quando se trata do cinema, dada a multiplicidades de canais de enunciação) aí presentes, a qual exige outro enfoque que oriente a análise dos filmes para a questão do estilo. O investimento maior da pesquisa recai sobre a análise das obras em que a construção do olhar se insere na tradição moderna da ?subjetiva indireta livre? (para usar a expressão de Pasolini).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ismail Norberto Xavier - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2000 - 2003

    A figura do ressentimento no cinema brasileiro contemporâneo, Descrição: Análise de um grupo de filmes brasileiros dos anos 90 - com o contraponto estabelecido por filmes significativos de períodos anteriores ? com atenção às formas pelas quais a ?figura do ressentimento? se fez presente no cinema. Tal figura é observada enquanto conteúdo da experiência representada (galeria de personagens), ou enquanto traço revelador de um modo de representação correlato à postura do filme face à sociedade. A pesquisa visa demonstrar que a tendência do cinema recente é se concentrar na dimensão psicológica da experiência, buscando a composição de conflitos dramáticos que se estruturam segundo padrões consolidados pela tradição teatral do drama moderno, de um lado, e mesmo do melodrama nos casos em que há um apelo a fórmulas do cinema clássico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ismail Norberto Xavier - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro: Prêmio Especial de Preservação, Academia Brasileira de Cinema.

2012

Ordem do Mérito Cultural (Comenda), Ministério da Cultura.

2011

Carte Blanche à Ismail Xavier - Journée d'études "L'allégorie au cinéma: entre l'histoire et la théorie", CRECI - Centre de Recherche en Esthétique du Cinéma et des Images - Univ. Paris 3.

2009

Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, modalidade: maturidade acadêmica, INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

2007

Homenagem - XII Festival Brasileiro de Cinema Universitário, Encontro de Estudantes de Cinema..

1978

Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura do Estado de São paulo.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema Rádio e Televisão. , Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443, Butanta, 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30914020

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof.As aposentado-Prof pleno pós-grad.Comuni, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1971 - 2007

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSOCIADO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 02/2005

      Ensino, Ciências da Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Nelson Rodrigues no Cinema

    • 01/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, .,Cargo ou função, Coordenador da Comissão de Pós Graduação do CTR.

    • 02/2014 - 07/2014

      Ensino, MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Glauber prismático: elementos de cinema comparado I (em colaboração com Mateus Araújo Silva)

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O Ator como Forma Fílmica (em colaboração com Pedro Maciel Guimarães)

    • 02/2004 - 06/2004

      Ensino, Ciências da Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Filmes, Críticas de Cinema

    • 02/2004 - 06/2004

      Ensino, Superior do Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Audiovisual III

    • 08/2003 - 12/2003

      Ensino, Superior do Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Audiovisual IV

    • 02/2003 - 06/2003

      Ensino, Superior do Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Audiovisual III

    • 01/2002 - 12/2002

      Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CTR0679- História do Audiovisual III (c/ Profa. Dra. Esther Hamburger), CTR0650- História do Audiovisual I, CTR0629- Crítica do Filme e do Vídeo

    • 06/1998 - 06/2002

      Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, .,Cargo ou função, Vice Chefe do CTR- Conselho Departamental.

    • 01/2001 - 12/2001

      Ensino, Superior do Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CTR0695- História do Audiovisual IV (c/ Profa. Dra. Esther Hamburger), CTR0655- História do Audiovisual II (c/ Prof. Dra. Esther Hamburger), CTR0635- Projeto Experimental em Crítica e Pesquisa (c/ Prof. Dr. Rubens Machado), CTR0606- Pesquisa em Cinema e Vídeo, CTR0629- Crítica do Filme e do Vídeo, CTR0650- História do Audiovisual I, CTR0679- História do Audiovisual III (c/ Profa. Dra. Esther Hamburger)

    • 01/1998 - 12/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Departamental de Pós-Graduação da ECA.

    • 01/2000 - 12/2000

      Ensino, Superior do Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CTR0655- História do Audiovisual II, CTR0606- Pesquisa em Cinema e Vídeo, CTR0586- Linguagem do Cinema e do Vídeo, CTR0629- Crítica do Filme e do Vídeo

    • 01/1999 - 12/1999

      Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CTR0635- Projeto Experimental em Crítica e Pesquisa, CTR0604- Cinema Brasileiro II

    • 01/1999 - 12/1999

      Ensino, Ciências da Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CTR5834- Cinema e História: Alegorias Nacionais

    • 01/1998 - 12/1998

      Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CTR0612- Crítica do Filme e do Vídeo, CTR0606- Pesquisa em Cinema e Vídeo, CTR0603- História do Cinema II

    • 01/1998 - 12/1998

      Ensino, Ciências da Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CTR5003- Nelson Rodrigues no Cinema

    • 01/1997 - 12/1997

      Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CTR0606- Pesquisa em Cinema e Vídeo, CTR0600- História do Cinema I, CTR0612- Crítica do Filme e do Vídeo

    • 01/1997 - 12/1997

      Ensino, Ciências da Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CTR5834- Cinema e História: Alegorias Nacionais, CTR5003- Nelson Rodrigues no Cinema

    • 01/1992 - 12/1997

      Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da CERT - Comissão especial de regimes de trabalhos.

    • 01/1992 - 12/1997

      Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da CIPA- Comissão Permanente de Avaliação.

    • 01/1996 - 12/1996

      Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CTR0606- Pesquisa em Cinema e Vídeo, CTR0612- Crítica do Filme e do Vídeo, CTR0600- História do Cinema I

    • 01/1996 - 12/1996

      Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CTR5834- Cinema e História: Alegorias Nacionais

    • 01/1996 - 12/1996

      Ensino, Ciências da Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CTR5834- Cinema e História: Alegorias Nacionais

    • 06/1993 - 06/1996

      Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, .,Cargo ou função, Vice Chefe do CTR- Conselho Departamental.

    • 01/1995 - 12/1995

      Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CTR0618- Projeto Experimental em Crítica e Pesquisa, CTR0606- Pesquisa em Cinema e Vídeo, CTR0604- Cinema Brasileiro II

    • 01/1994 - 12/1994

      Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CTR0604- Cinema Brasileiro I, CTR0586- Linguagem do Cinema e do Vídeo, CTR0601- Cinema Brasileiro I

    • 01/1994 - 12/1994

      Ensino, Ciências da Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CTR5898- Teoria e Crítica do Realismo Cinematográficos

    • 01/1993 - 12/1993

      Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CTR0604- Cinema Brasileiro II, CTR0570- Teoria do Cinema I, CTR0586- Linguagem do Cinema e Vídeo, CTR0601- Cinema Brasileiro I

    • 01/1992 - 12/1992

      Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CTR0603- História do Cinema II, CTR0600- História do Cinema I

    • 01/1991 - 12/1991

      Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CTR0357- História do Cinema II, CTR0300- Linguagem Cinematográfica, CTR0313- História do Cinema I

    • 01/1989 - 12/1991

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, .,Cargo ou função, Coordenador da Comissão de Ensino do CTR.

    • 01/1990 - 12/1990

      Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CTR0300- Linguagem Cinematográfica, CTR0313- História do Cinema I, CTR0357- História do Cinema II

    • 01/1990 - 12/1990

      Ensino, Ciências da Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CTR5718- O Estilo como Categoria de Análise e História do Cinema

  • 1995 - 1995

    New York University - Cinema Studies Dep.

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Cursos ministrados: Point of view in narrative cinema Historical allegories

    Atividades

    • 01/1995 - 05/1995

      Ensino, Cinema Studies, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Point of View in Cinema, Allegories of Nation in Cinema

  • 2011 - 2011

    Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

    Outras informações:
    Disciplina: Allegories historiques au cinéma

  • 1999 - 1999

    Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

    Outras informações:
    Cursos ministrados: Le cinéma brésilien moderne La répresentation allégorique de l'histoire.

    Atividades

    • 02/1999 - 07/1999

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Cinéma narratif et histoire: modalités du discours allégorique, Cinéma brésilien moderne: Cinema Novo et après

  • 2008 - 2008

    University of Chicago, UChicago

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Historical Allegories in Latin American Cinema: National Hopes (1940's - 1960's) and their Crisis (1970's - 2000)

  • 1998 - 1998

    University of Iowa

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Curso ministrado: Brazilian Cinema

    Atividades

    • 02/1998 - 07/1998

      Ensino, Cinema Studies, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Topics in Latin American Cinema: Brazilian Cinema

    • 02/1998 - 07/1998

      Ensino, Cinema Studies, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Topics in Latin American Cinema: Brazilian Cinema

  • 2007 - 2007

    University of Leeds

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Leverhulme Visiting Professor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Seminários ministrados: - Graduate program : 'Frampton and Godard" , "Melodrama in modern Brazilian cinema" , "Historical allegories" Proferiu as chamadas Leverhulme Lectures. Participou do Workshop - Theorizing World Cinema, coordenado por Lúcia Nagib, professora-pesquisadora da Univ. de Leeds.

  • 2011 - 2011

    Universidad de Buenos Aires

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

    Atividades

    • 09/2011 - 11/2011

      Ensino, Análisis del Discurso, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Las aventuras del dispositivo, las nuevas relaciones entre la imagen, la escena y lo real (em colaboração com David Oubiña)

  • 2009 - 2009

    Universidad Nacional de La Plata

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

    Atividades

    • 05/2009 - 06/2009

      Ensino, Arte contemrporánea latinoamericana, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Drama de familia, represión política y disgregación de la ciudad en el cine latinoamericano contemporáneo

  • 1990 - 1999

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro da Coordenadoria

  • 1990 - 1998

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de projetos- Comissão de C.Humanas, Carga horária: 4

    Atividades

    • 09/1990 - 02/1999

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro da Coordenadoria de Ciências Humanas.

    • 06/1990 - 12/1998

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Analista de Projetos- Comissão de Ciências Humanas.

  • 2007 - 2010

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro de Comitê de Área

    Outras informações:
    Membro do Comitê Assessor da Área: AC - Artes, Ciência da Informação e Comunicação

  • 2000 - 2007

    Centro de Estudos da Metrópole

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Grupo de Professores do CTR

    Outras informações:
    CEM: Centro formado pela integração de pesquisadores pertencenes a distintas instituições nele associadas, como o CEBRAP (Sede do CEM), o SEADE, a FAU-USP, a ECA-USP e o SESC. Tal criação se deu a partir do programa FAPESP de criação dos CEPIDs (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão). O grupo da ECA integra o setor Cultura do CEM, no eixo de pesquisa, e constitui um Núcleo de Produçao Audiovisual, no eixo das atividades de divulgação do CEM. Professores da ECA que fazem parte do CEM: Maria Dora Genis Mourão, Rubens Machado Junior, Carlos Calil e Esther Hamburger, além de pós-graduandos.

    Atividades

    • 11/2000

      Direção e administração, CEBRAP, .,Cargo ou função, Coordenador do grupo de Professores.