Wagner Mansano Cavalini

Graduado em Tecnologia em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Mestre pelo Programa de Biologia Celular e Molecular (PBC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) com ênfase em Bioquímica de Microrganismos (2017-2019). Doutorando em Bioquímica de Plantas no Laboratório de Bioquímica de Plantas (BIOPLAN), pelo mesmo programa de Pós-graduação. Em 2014, foi estagiário no Laboratório de Morfologia e Citogenética de Insetos, DBC-UEM, com o coordenador Prof. Dr. Hélio Conte. Atividades desenvolvidas: Análise do ciclo de desenvolvimento, longevidade, mortalidade e diferenciações morfológicas externas em pupas de D. saccharalis (Broca da Cana), mantidas em condições de laboratório. Em 2015, estagiou no Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Microrganismos, DBQ-UEM, com a coordenadora Prof.ª Drª Jaqueline da Silva Coelho-Moreira - Atividades desenvolvidas: Análise da tolerância de fungos da podridão branca da madeira (basidiomicetos) durante seu desenvolvimento micelial, em solo contaminado com o herbicida glifosato. Em 2016, foi estagiário Laboratório de Zoobentos, Nupélia-UEM, com o coordenador Prof. Dr. Roger Paulo Mormul - Atividades desenvolvidas: Auxílio na coleta de material para análise biológica na planície de inundação do alto rio Paraná, pelo projeto intitulado PELD; Auxílio na triagem do material biológico, separando os macros invertebrados, para posterior identificação a menor nível taxonômico possível.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular)

2017 - 2019

Universidade Estadual de Maringá
Título: Propriedades da -galactosidase de Penicillium notatum,Ano de Obtenção: 2019
Drª Cristina Giatti Marques de Souza.Coorientador: Drª Rosane Marina Peralta. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Biotecnologia

2013 - 2015

Universidade Estadual de Maringá

Ensino Médio (2º grau)

1994 - 1998

Colégio Estadual Branca da Motta Fernandes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

RNA de interferência: conceitos, funções e aplicações. e minicurso: Bioinfo. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2016 - 2016

Bioquímica Clínica. (Carga horária: 36h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

2016 - 2016

PROSPECÇÃO DE MICROORG. PRODUTORES DE ENZIMAS DE INTERESSE BIOTECNOLÓGICO. (Carga horária: 28h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica dos Microorganismos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II MOSTRA CIÊNCIA NA PRAÇA. CIDADANIA E TRANSFORMAÇÃO. 2018. (Exposição).

VI Curso de Inverno em Biologia Celular e Molecular.Curso de Inverno em Biologia Celular e Molecular. 2016. (Encontro).

XVI Encontro Maringaense de Biologia - EMABI.XXIX Semana de Biologia-Sustentabilidade sob a luz da razão.CICLO DE DESENVOLVIMENTO, LONGEVIDADE, MORTALIDADE E DIFERENCIAÇÕES MORFOLÓGICAS EXTERNAS EM PUPAS DE Diatraea saccharalis ( Fabricius, 1794) (LEPIDOPTERA;CRAMBIDAE) MANTIDAS EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO. 2016. (Encontro).

Mostra de Profissões - 2015.Tecnologia em Biotecnologia. 2015. (Encontro).

I ENCONTRO DE BIOTECNOLOGIA: Graduandos e Pós-Graduandos. 2013. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Michele Cristina Heck

HECK, M.C.; SOARES, A. A.; COELHO-MOREIRA, J. S.. Utilização de fungos da podridão branca da madeira para biorremediação de solos contaminados com herbicidas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Rafael Castoldi

SOUZA, C. G. M. de; Boer, C.G.;CASTOLDI, R.. Propriedades da B-galactosidade de Penicillium notatum. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular)) - Universidade Estadual de Maringá.

Andréia Assunção Soares

da Silva Coelho-Moreira, J.SOARES, A.A.; Heck, M. C. Utilização de fungos da podridão branca da madeira para a biorremediação de solos contaminados com herbicidas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Jaqueline da Silva Coelho-Moreira

COELHO-MOREIRA, J. S.; Soares, A. A.; HECK, M. C.. Utilização de Fungos da Podridão Branca da Madeira para a Biorrmediação de solos Contaminados com Herbicidas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Satiko Nanya

Ciclo de desenvolvimento, longevidade, mortalidade e diferenciações morfológicas externas em pupas de Diatraea saccharalis (Fabricius, 1794) (Lepidoptera;Crambidae) mantidas nas condições de laboratório; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Satiko Nanya;

Cristina Giatti Marques de Souza

Atividade antimicrobiana de Pleurotus albidus; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular)) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristina Giatti Marques de Souza;

Jaqueline da Silva Coelho-Moreira

Utilização de Fungos da Podridão Branca da Madeira para a Biorrmediação de solos Contaminados com Herbicidas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Jaqueline da Silva Coelho Moreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    Avaliação da Tolerância de Fungos Basidiomicetos ao Herbicida Glifosato, Descrição: A biorremediação é uma tecnologia que utiliza organismos vivos, bem como, microrganismos e/ou suas enzimas, na degradação, redução, eliminação e transformação dos contaminantes ambientais em formas menos tóxicas. É uma tecnologia muito eficaz e promissora na recuperação de áreas contaminadas. O sistema de plantio direto trouxe inegáveis benefícios para a agricultura e o meio ambiente. No entanto, tem sido apontado como um dos principais responsáveis pela contaminação do solo, cursos de água e lençol freático por diferentes compostos químicos, atualmente teve um aumento dos insumos químicos, e entre eles os herbicidas que podem também causar alguns efeitos colaterais indesejáveis. Portanto, o presente trabalho foca a atenção para o processo de biorremediação dos solos a partir dos microrganismos (fungos) para a degradação de moléculas de herbicidas. Essa biotecnologia vem sendo utilizada há vários anos, em certos casos, apresenta menor custo e maior eficiência na remoção dos contaminantes do que as técnicas físicas e químicas que são atualmente utilizadas em escala comercial no tratamento de diversos resíduos e na remediação de áreas degradadas. Diante disso, é necessário que sejam realizados mais estudos para compreender os mecanismos de biorremediação mediada por microrganismos, como ferramenta biológica no combate a poluição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wagner Mansano Cavalini - Integrante / Jaqueline da Silva Coelho Moreira - Coordenador / Cristina Giatti Marques de Souza - Integrante / Fernanda Moura Calderon - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Ciclo de desenvolvimento, longevidade, mortalidade e diferenciações morfológicas externas em pupas de Diatraea saccharalis (Fabricius, 1794) (Lepidoptera; Crambidae) mantidas nas condições de laboratório, Descrição: A broca-da-cana, D. saccharalis, é uma das principais pragas que ataca a cana-de-açúcar, causando danos e prejuízos econômicos. O conhecimento de parâmetros morfológicos relacionados ao ciclo pupal desta praga, são fundamentais para manter criação massal em laboratórios. As informações obtidas podem fornecer subsídios para introdução de novas técnicas nos programas de controle biológico. Nesta etapa do desenvolvimento a lagarta da D. saccharalis interrompe sua alimentação enquanto ocorre a histogênese dos órgãos internos para a fase adulta. Este projeto teve como objetivo analisar o ciclo de desenvolvimento, longevidade, mortalidade e as diferenciações morfológicas externas em pupas de D. saccharalis mantidas em condições de laboratório.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wagner Mansano Cavalini - Integrante / Hélio Conte - Coordenador / Satiko Nanya - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Maringá. , Universidade Estadual de Maringá, Jardim Universitário, 87020900 - Maringá, PR - Brasil, Telefone: (44) 30114466

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2016

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de iniciação científica, Carga horária: 12

Outras informações:
Projeto de Iniciação científica - PIC

2014 - 2015

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de iniciação científica, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto de Iniciação científica - PIC

2019 - 2019

Colégio Nobel - Educação Infantil Bilíngue e Ensino Fundamental

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 21