Carlos Guilherme Rocha

Interesse nas áreas de história moderna, sociologia dos riscos, formação em engenharia, educação e relações étnico-raciais. É professor no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus Varginha.

Informações coletadas do Lattes em 31/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História

2014 - 2018

Universidade Federal Fluminense
Título: Expansão da fé e justiça: o corpo eclesiástico e o governo das Ilhas Filipinas (1565-1610)
Marcelo da Rocha Wanderley. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em História

2011 - 2013

Universidade Estadual de Campinas
Título: A disputa por poder em Cartagena das Índias: o embate entre governador Murga e o Tribunal do Santo Ofício (1629-1636),Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Leandro Karnal
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em História

2007 - 2010

Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: Em defesa da real jurisdição: o governador Francisco de Murga contra o Tribunal da Inquisição de Cartagena de Indias (1629-1636)
Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda

Formação complementar

2020 - 2020

Fundamentos de Estatística. (Carga horária: 60h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2014 - 2014

Formação Inicial para Tutores. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2013 - 2013

Capacitação - Lei Roaunet. (Carga horária: 25h). , Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural, FUNDECC/MG, Brasil.

2012 - 2012

Ensino de História e teoria da história. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2011 - 2011

Pensamento sobre os índios em Portugal. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

2011 - 2011

Raízes bíblicas na empresa espanhola no Novo Mundo. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2010 - 2010

A escola peninsular da paz nos séculos XVI e XVII. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

ROCHA, C. . III Simpósio Nacional e II Internacional de estudos celtas e germânicos. 2008. (Congresso).

ROCHA, C. . VIII Semana de História da Universidade Federal de São João del-Rei. 2008. (Congresso).

Participação em eventos

Autonomia e Educação na mesma direção. 2013. (Simpósio).

III Encontro Internacional de Ensino de História e VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. 2012. (Encontro).

IV Encontro Internacional de História Colonial.Vecinos e testigos: a população de Cartagena de Índias diante do conflito entre a Inquisição e o governador Murga (1629-1636). 2012. (Encontro).

Colóquio Internacional: Religiosidade, o Tribunal do Santo Ofício e as Minas Setecentistas.A Inquisição de Cartagena de Indias contra o governador Murga: modos de tratamento e luta simbólica (1629-1636). 2011. (Outra).

XI Semana de História da Universidade Federal de São João del-Rei.Inquisição e o limite ao "estado moderno" na América Hispânica. 2011. (Outra).

XXVI Simpósio Nacional de História.Como enemigos de vosa majestad: o governador Murga e a representação da Inquisição de Cartagena das Índias (1629-1636). 2011. (Simpósio).

I Seminário Nacional Práticas Sociais, Narrativas Visuais e Relações de Poder: visões contemporâneas.A legitimação do poder em Cartagena de Indias: o governador Murga contra o Santo Oficio. 2010. (Seminário).

X Semana de História da UFSJ. 2010. (Outra).

3 Seminário Nacinonal de História da Historiografia: aprender com a história?.Henry Thoreau: Crítica e percepção de seu tempo - uma análise de Desobediência Civil. 2009. (Seminário).

I Colóquio em EAD, Cultura e Produção de Subjetividade.Possíveis impactos da Educação Empreendedora na prática pedagógica do professor da educação básica. 2009. (Outra).

II Encontro Memorial do ICHS: nossas letras na história da educação.A materlialização da fé: a ação da Inquisição no Grão-Pará. 2009. (Encontro).

IX Semana de História da UFSJ.Alberto Monteiro: "Pacto" com o diabo no Pará. 2009. (Outra).

III Simpósio Nacional e II Internacional de Estudos Celtas e Germânicos:. 2008. (Simpósio).

VIII Semana de História da UFSJ.O retrato do burguês: uma breve análise da arte neerlandesa no século XVII. 2008. (Outra).

XXI Semana de Estudos e Divulgação de Pesquisa e Extensão.Impacto da pedagogia empreendedora na prática docente do ensino básico. 2008. (Seminário).

II Semana do LabDoc (Laboratório de Conservação e Pesquisa Documental/UFSJ): "Política de Conservação Patrimonial". 2007. (Outra).

VII Semana de História da Universidade Federal de São João del-Rei. 2007. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Maria Madalena de Carvalho

ROCHA, C.. Arte-Educação na EJA: um olhar sobre as relações etnicorraciais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Thiago de Carvalho Soares

ROCHA, C.. Relato de experiência: desenvolvimento da ação "possibilidades para aplicação da lei 10.639/03 no blog Portal GDE". 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: NEIDIANE FREITAS RIBEIRO CARMINATTI

ROCHA, C.. A valorização da identidade negra na Educação Infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Olga Maria de Araújo Soares

ROCHA, C.. A representação das crianças sobre as diferenças. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Iara Cristina da Paixão

ROCHA, C.. Gênero e diversidade na escola: o preconceito racial e suas práticas dentro da sala de aula. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Bruna Evelyn Paschoal Silva

ROCHA, C.. Reprodução de preconceitos e esteriótipos pré-moldados pela sociedade. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras.

Comissão julgadora das bancas

Anderson José Machado de Oliveira

OLIVEIRA, A. J. M.; SANTOS, G. S.; RAMINELLI, Ronald; SALVADOR, R. A.; WANDERLEY, M. R.. Expansão da fé e justiça: o corpo eclesiástico e o governo das ilhas Filipinas, 1565-1610. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Anderson José Machado de Oliveira

OLIVEIRA, A. J. M.; WANDERLEY, M. R.; RAMINELLI, Ronald. Expansão da Fé e Justiça: o corpo eclesiástico e o governo das Ilhas Filipinas (séculos XVI e XVII). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Luiz Francisco Albuquerque de Miranda

KARNAL, Leandro; ALMEIDA, Néri de Barros;MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. A disputa por poder em Cartagena das Índais: o embate entre o governador Francisco de Murga e o Tribunal do Santo Ofício (1629-1636). 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Neri de Barros Almeida

ALMEIDA, Néri de Barros; KARNAL, L.; MIRANDA, L. F. A.. A disputa por poder em Cartagena das Indias: o embate entre o governador Francisco de Murga e o Tribunal do Santo Ofício (1629-1636). 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Leandro Karnal

KARNAL, L.. "A disputa por poder em Cartagena das Índias: o embate entre governador Murga e o Tribunal do Santo Ofício (1629-1636)". 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Ronald José Raminelli

SANTOS, Georgina da Silva; ROCHA, M. W.; OLIVEIRA, A. J. M.;RAMINELLI, RONALD; SALVADOR, R. A.. Expansão da fé e justiça: o corpo eclesiástico e o governo das Ilhas Filipinas, 1565-1610. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Marcelo da Rocha Wanderley

WANDERLEY, M. R.; Machado Oliveira, Anderson José; SANTOS, G.; RAMINELLI, R.; SALVADOR, Rodolfo Aguirre. Expansão da fé e da Justiça: o corpo eclesiástico e o governo das Ilhas Filipinas, 1565-1610. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Marcelo da Rocha Wanderley

WANDERLEY, M. R.; Machado Oliveira, Anderson José; RAMINELLI, R.. Expansão da Fé e da Justiça: o corpo eclesiástico e o governo das Ilhas Filipinas (XVI e XVII). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Ana Raquel Marques da Cunha Martins Portugal

PORTUGAL, Ana Raquel; KARNAL, L.; ALMEIDA, N. B.. A disputa por poder em Cartagena das Índias: o embate entre governador Murga e o Tribunal do Santo Ofício (1629-1636). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Orientou

Gabriel Tana Tiso Vinhas

Abordagem do político e do social na construção do herói Capitão América (2011-2021); Início: 2021 - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Cecília Rocha Cruz

Abordagem do político e do social na construção do herói Capitão América (2011-2021); Início: 2021 - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Erika Aparecida Vilas Bôas

Panorama da representação da mulher negra na perspectiva da juventude de uma escola estadual; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Carlos Guilherme Rocha;

SANDRA NAZARÉ DE OLIVEIRA ELIAS

Relações etnicorraciais: reflexões de uma experiência em sala de aula; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Carlos Guilherme Rocha;

Aleph Campos da Silveira

Revolta dos Malês: o uso de RPG's eletrônicos na escola; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Carlos Guilherme Rocha;

Josiane de Oliveira Pinto Ribeiro

A mulher negra na literatura brasileira: construindo valores por meio da rede social; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Carlos Guilherme Rocha;

Patricia Aparecida Garcia Gouvea

Os docentes da Educação Infantil e o conhecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Carlos Guilherme Rocha;

Letícia Pereira Gabriel

Percepções de concluintes do curso de Engenharia Civil sobre risco e sua gestão; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Edificações) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Carlos Guilherme Rocha;

Foi orientado por

Luiz Francisco Albuquerque de Miranda

Em defesa da real jurisdição: o governador Francisco de Murga contra o Tribunal da Inquisição de Cartagena de Indias (1629-1636); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Luiz Francisco Albuquerque de Miranda;

Alessandra Cardoso Vargas

O DESEMPENHO FÍSICO E A PREPARAÇÃO FÍSICA EM INDIVÍDUOS PARTICIPANTES DE CONCURSOS PÚBLICOS; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Marcelo da Rocha Wanderley

Expansão da fé e justiça: o corpo eclesiástico e o governo das ilhas Filipinas (séculos XVI e XVII); 2014; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo da Rocha Wanderley;

Produções bibliográficas

  • ROCHA, C. ; SILVA, Arthur . A virtualização do Museu do Futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e a cultura da convergência. Revista Plurais , v. 6, p. 161-178, 2021.

  • ROCHA, C. ; FREIRE, Estela . Da possibilidade e da necessidade de responsabilização civil pelo risco do desenvolvimento: um argumento sociológico. Civilistica.com - Revista Eletrônica de Direito Civil , v. 10, p. 1-28, 2021.

  • ROCHA, C. . Governo das consciências e controle moral: confessionalização e a atuação do clero nas Ilhas Filipinas (1581-1617). REVISTA ÁGORA (VITÓRIA) , v. 32, p. 1-44, 2021.

  • ROCHA, C. ; GABRIEL, L. P. . Percepções de concluintes do curso de Engenharia Civil sobre risco e sua gestão. Revista Engenharia de Interesse Social , v. 6, p. 29-50, 2021.

  • ROCHA, C. . Por uma Sociologia do Risco. MEDIAÇÕES - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS , v. 25, p. 538-541, 2020.

  • ROCHA, C. . ?Para a conversão das almas?: conquista espiritual, governo civil e defesa dos nativos nas Filipinas. A época missionária, 1565-1581. Dialogos (Maringa) , v. 20, p. 132-149, 2016.

  • ROCHA, C. . Entre tratos e desacatos: fraudes, denúncias e comércio ultramarino no conflito entre o governador Francisco de Murga e o Tribunal da Inquisição de Cartagena das Índias (1629-1636). Tempos Gerais (São João del Rei) , v. 1, p. 132-146, 2014.

  • ROCHA, C. . Da terra ao mar: Cartagena de Indias no início do século XVII. Ameríndia (Fortaleza. Online) , v. 9, p. 1-14, 2010.

  • ROCHA, C. . "Porque no se entiende los negocios hasta hallarse en ellos". A colonização espanhola e a construção de saberes sobre os povos das Ilhas FIlipinas (1565-1582). In: BUENO, Andre; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli; NETO, José Maria. (Org.). Extremo Oriente Conectado. 1ed.Rio de Janeiro: Edições Especiais Sobre Ontens, 2019, v. 1, p. 147-157.

  • ROCHA, C. . As 'Conquistas das Filipinas' na gravura de Niccolò Billy (1698). In: BUENO, Andre; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli; NETO, José Maria. (Org.). Extremos Orientes. 1ed.Rio de Janeiro: Laphis, 2018, v. , p. 57-65.

  • ROCHA, C. . As Filipinas, o mundo asiático e a colonização espanhola, século XVI. In: BUENO, A.; ESTACHESKI, D.; CREMA, E.; NETO, J.. (Org.). Vários Orientes. 1ed.: , 2017, v. , p. 53-64.

  • ROCHA, C. ; BASSI, A. ; ROCHA, M. M. S. . Escolas em Rede: avaliação do impacto do programa no desempenho de Escolas Públicas estaduais de Minas Gerais. In: ROCHA, Marise; LEAL, Rosângela. (Org.). Educação a distância: textos e contextos. São João del-Rei: UFSJ, 2010, v. , p. 73-98.

  • ROCHA, C. . Vecinos e testigos: a população de Cartagena de Índias diante do conflito entre a Inquisição e o governador Murga. In: IV Encontro Internacional de História Colonial, 2012, Belém. Anais do IV Encontro Internacional de História Colonial, 2012. v. 13. p. 29-43.

  • ROCHA, C. . Como enemigos de vosa majestad: o governador Murga e a representação da Inquisição de Cartagena das Índias (1629-1636). In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História, 2011.

  • ROCHA, C. . A legitimação do poder em Cartagena de Índias: o governador Murga contra o Santo Ofício. In: I Seminário Nacional Práticas Sociais, Narrativas Visuais e Relações de Poder: visões contemporâneas, 2010, Viçosa. Anais do I Seminário Nacional Práticas Sociais, Narrativas Visuais e Relações de Poder: visões contemporâneas, 2010. p. 127-133.

  • ROCHA, C. . Henry Thoreau: Crítica e percepção de seu tempo - uma análise de Desobediência Civil. In: 3 Seminário Nacional de História da Historiografia: aprender com a história?, 2009, Mariana. Anais do 3. Seminário Nacional de História da Historiografia: aprender com a história?. Ouro Preto: EdUFOP, 2009.

  • ROCHA, C. . A materlialização da fé: a ação da Inquisição no Grão-Pará. In: II Encontro Memorial do ICHS, 2009, Mariana. Anais do II Encontro Memorial do Instituto de Ciências Humanas e Sociais: Nossas Letras na História da Educação, 2009.

  • ROCHA, C. ; BASSI, A. . Escolas em Rede: avaliação do impacto do programa no desempenho de escolas públicas estaduais em Minas Gerais. In: II Encontro Memorial do ICHS, 2009, Mariana. Anais do II Encontro Memorial do Instituto de Ciências Humanas e Sociais: Nossas Letras na História da Educação, 2009.

  • ROCHA, C. . A legitimação do poder em Cartagena de Indias: o governador Murga contra o Santo Oficio. In: I Seminário Nacional Práticas Sociais, Narrativas Visuais e Relações de Poder: visões contemporâneas, 2010, Viçosa. Caderno de resumos, 2010.

  • ROCHA, C. ; BASSI, A. . Escolas em Rede: avaliação do impacto do programa no desempenho de escolas públicas estaduais de Minas Gerais. In: II Encontro Memorial do ICHS, 2009, Mariana. Nossas letras na história da educação : caderno de resumos do II Encontro Memorial do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, 2009. p. 26-26.

  • ROCHA, C. . A materialização da fé: a ação da Inquisição no Grão-Pará. In: II Encontro Memorial do ICHS, 2009, Mariana. Nossas letras na história da educação : caderno de resumos do II Encontro Memorial do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, 2009. p. 41-41.

  • ROCHA, C. . 'Porque no se entienden los negocios hasta hallarse en ellos': a colonização espanhola e a construção de saberes sobre os povos das Ilhas Filipinas (1565-1582). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, C. . As 'Conquistas das Filipinas' na gravura de Niccolò Billy. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, C. . O delito de solicitação nas Filipinas (1600-1610). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, C. . As Filipinas, o mundo asiático e a colonização espanhola, século XVI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, C. . 'Para conversion de las animas': conquista espiritual e governo civil na primeira etapa missionária nas ilhas Filipinas, século XVI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, C. . Evangelização e bom governo: atuação missionária em defesa do gentio no arquipélago das Filipinas, 1565-1581. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, C. . Vecinos e testigos: a população de Cartagena de Índias diante do conflito entre a Inquisição e o governador Murga (1629-1636). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, C. . A Inquisição de Cartagena de Indias contra o governador Murga: modos de tratamento e luta simbólica (1629-1636). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, C. . Inquisição e o limite ao "estado moderno" na América Hispânica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, C. ; BASSI, A. ; ROCHA, M. M. S. . Escolas em Rede: avaliação do impacto do programa no desempenho de escolas públicas estaduais de Minas Gerais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, C. . Possíveis impactos da Educação Empreendedora na prática pedagógica do professor da educação básica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, C. . Alberto Monteiro: "Pacto" com o diabo no Pará. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, C. . O retrato do burguês: uma breve análise da arte neerlandesa no século XVII. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, C. ; BASSI, A. ; ROCHA, M. M. S. . Impacto da pedagogia empreendedora na prática docente do ensino básico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

ROCHA, C. . Parecer ad hoc - Varia Historia.=. 2021.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2019

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História, Sociologia

  • 02/2019

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia, Introdução ao Direito

2015 - 2016

Universidade Federal de Alfenas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2015 - 01/2016

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação II

  • 08/2015 - 01/2016

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação I

  • 08/2015 - 01/2016

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação II

2015 - 2015

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor formador, Carga horária: 20

2014 - 2014

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 15

Atividades

  • 09/2015 - 10/2015

    Ensino, Gênero e Diversidade na Escola, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação e Relações Etnicorraciais

2015 - 2018

Colégio Tiradentes da Polícia Militar

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 24

2014 - 2015

Escola Cooperativa Gralha Azul

Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 12

2012 - 2013

Escola Cooperativa Gralha Azul

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 10

2013 - 2013

Prefeitura Municipal de Lavras

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40