Cristhiana Paula Röpke

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2004), mestrado e doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2008 e 2016). Atualmente é pós-doutoranda pelo departamento de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas, professora colaboradora da Universidade do Estado do Amazonas e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, e bióloga colaboradora da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aquática, estudando principalmente sistemas de grandes rios e planícies de inundação. Tem desenvolvido estudos relacionados a ecologia de comunidades e de populações e evolução de características de história de vida de espécies da várzea do rio Amazonas.

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior

2012 - 2016

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Título: O papel das variações hidrológicas de ordem sazonal e climática na estrutura da assembleia e história de vida de peixes na região do encontro dos rios Negro e Solimões
Orientador: em Texas A&M University ( Kirk O. Winemiller)
com Sidineia Aparecida Amadio. Coorientador: Claudia Pereira de Deus. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Biológicas

Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior

2006 - 2008

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Título: Estrutura trófica das assembléias de peixes em biótopo de herbáceas aquáticas nos rios Araguaia (Tocantins) e Trombetas (Pará), Brasil.,Ano de Obtenção: 2008
Efrem Jorge Gondim Ferreira.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Estrutura funcional; Variação espacial; Variação temporal; Teias alimentares; Bacia Amazônica.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica.

Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas

2000 - 2004

Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: Identificação e distribuição de peixes da família Curimatidae (Pisces - Characiformes) da Planície do Bananal.
Orientador: Cesar Enrique de Melo
Bolsista do(a): Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Fisiologia Endrocrina de Peixes. (Carga horária: 15h). , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de comunidades.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aquática.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de populações.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Congresso de Ecologia do Brasil: ecologia em tempos de mudanças globais. Variação temporal da estrutura trófica do agrupamento de peixes em biótopo de herbáceas aquáticas no baixo rio Araguaia, Tocantins, Brasil.. 2007. (Congresso).

XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia.Influenciada transparencia da água na composição da ictiofauna em dois ambientes na área do Catalão (confluência dos rios Negro e Solimões). 2007. (Encontro).

XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia.Caracterização da ictiofauna do lago do Cocho, no Parque Estadual do Araguaia, Mato Grosso, Brasil. 2005. (Encontro).

14º Encontro de Biólogos do CRBio-1.Ictiofauna da área de influencia do reservatório da UHE Guaporé, Mato Grosso. 2003. (Encontro).

VI Congresso brasileiro de ecologia do Brasil. Distribuição de Peixes da ordem Siluriformes na Planície do Bananal - Mato Grosso. 2003. (Congresso).

XV Encontro Brasileiro de Ictiologia.Ecologia de Anostomidae (Pisces - Characiformes) da Planície do Bananal, Rio das Mortes - MT. 2003. (Encontro).

54º Reunião Anual da SBPC. Recursos alimentares e fecundiade de Schizodon vittatum (Characiformes - Anostomidae) da Planície do Bananal, Rio Araguaia-MT. 2002. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ayra Souza Faria de Oliveria

RÖPKE, C. P.; GASNIER, T. J.; BOBROWIEC, P.. Uso da zona riparia como fator determinante da estrutura de uma assembleia de lagartos em área de terra-firme na Amazônia Central. 2017. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Paola Karoline de Sousa Rodrigues

RÖPKE, C. P.; LEITE, R. G.; FREITAS, C. E. C.. Estrutura populacional do tetra cardinal Paracheirodon axelrodi, Schultz 1956 (Characiformes; Characidae) no médio rio Negro, Amazonas ? Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Neiliane do Nascimento Soares,

FREITAS, C. E. C.; DEUS, C. P.;RÖPKE, C. P.. Influência do rio Negro e Solimões para a contribuição das fontes autotróficas de energia do Semaprochilodus insignis. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Pesqueiras Nos Trópicos) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Danilo Gabriel da Rocha Castanho

RÖPKE, C. P.; SIQUEIRA, F. K.; BÜHRNHEIM, C.M.. Contribuição de peixes ornamentais para a estrutura funcional de assembleias de peixes de igarapés do médio rio Negro, Amazõnia Brasileira. 2017. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: André Luiz Ramos Holanda de Andrade

BACCARO, F.; BOBROWIEC, P.;RÖPKE, C. P.. Influência do método de amostragem nas estimativas de detecção de peixes elétricos (Gymnotiformes) em igarapés da reserva Ducke, Amazônia Central. 2016. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Diogo Campos Cardoso

RÖPKE, C. P.; SIQUEIRA, F. K.; ANJOS, M. B.; CATARINO, M. F.; DANTAS, D. D. F.. INFLUÊNCIA DA PESCA E DE UM PREDADOR DE TOPO DE CADEIA SOBRE A DIVERSIDADE FUNCIONAL DAS ASSEMBLEIAS DE PEIXES EM LAGOS DE VÁZEA MANEJADOS. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Pesqueiras Nos Trópicos) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Alany Pedrosa Gonçalves

DEUS, C. P.; OTA, R. P.;RÖPKE, C. P.. Filtros ambientais em comunidades de peixes: uma questão de escala?. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Thatyla Luana Beck Farago

ZUANON, J.; MACHADO, M. R. F.;RÖPKE, C. P.. Como ser um detritívoro: da captura à assimilação. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: JOSÉ ERICKSON ALVES SILVA

RÖPKE, C. P.AMADIO, S. A.; ANCIAES, M.. Uma abordagem ecoevolutiva do comportamento reprodutivo e dos sistemas de acasalamento em quelônios. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Vinícius Verona Carvalho Gonçalves

RÖPKE, C. P.; SOUZA, L. A.; CATARINO, M.. Influência de variáveis ambientais em pescarias de pequena escala no baixo Solimões. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Pesqueiras Nos Trópicos) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Gabriel Costa Borba

NELSON, B. W.; DAMBROS, C. S.;RÖPKE, C. P.. MUDANÇAS RECENTES NO PADRÃO DE PLUVIOSIDADE AFETAM A ESTRUTURA FUNCIONAL DE ASSEMBLEIAS DE PEIXES DE IGARAPÉS NA AMAZÖNIA CENTRAL?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Franciane Silva de Andrade

AMADIO, SIDINÉIA; Duarte, C.;RÖPKE, C. P.. NICHO TRÓFICO DE TRÊS ESPÉCIES DE PIRANHAS Pygocentrus nattereri, Serrasalmus altispinis e Serrasalmus maculatus EM LAGOS DE VÁRZEA NA REGIÃO DO BAIXO RIO SOLIMÕES. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Silvia Imaculada Barros da Rocha

ZUANON, J.;RÖPKE, C. P.; ESPIRITO-SANTO, H. M. V.. Colonização de bancos de herbáceas aquáticas artificiais pela ictiofauna do lago Catalão, Amazonas, Brasil. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Suzana de Souza Martins

AMADIO, S. A.RÖPKE, C. P.. Utilização de otólito Asteriscus para identificação de espécies de peixes da Amazônia Central. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade Estácio do Amazonas.

Aluno: Debora Gomes Figueredo

CELLA RIBEIRO, A.; TORRENTE-VILARA, G.;RÖPKE, C. P.. Influência do pulso de inundação na dieta, atividade alimentar e condição corporal de Sternarchella calhamazon, rio Madeira, Brasil.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Daniel Victor Lima de Souza

AMADIO, S. A.; SANTOS, P. M.;RÖPKE, C. P.. Padrão de estocagem lipídica relacionado ao modo reprodutivo de ciclídeos amazonicos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Nilonilson Batista Chagas

NEVES DOS SANTOS, R.RÖPKE, C. P.. Diretrizes para conservação e manejo das espécies de peixes mais capturadas pels pescadores do município de Barcelos - Amzonas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Waldomiro Alfredo Dantas Neto

ZUCHI, N. A.;RÖPKE, C. P.. Revitalização do Igarapé Espirito Santo no município de Coari-Am. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Thamilla Fernanda Gonçalves de Melo

ZUCHI, N. A.;RÖPKE, C. P.. Análise físico-quimica e microbiológica da área portuária de Coari. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: MANOEL SILVA TAVARES

ZUCHI, N. A.;RÖPKE, C. P.. Avaliação dos efluentes gerados na atividade de abate no matadouro municipal de Coari - AM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Luiz Augusto Barbosa Machado

ZUCHI, N. A.;RÖPKE, C. P.. Revitalização do igarapé do bucuará - AM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Jose Luiz Vieira Ribeiro

ZUCHI, N. A.;RÖPKE, C. P.. Projeto de educação ambiental reutilizar é bom e reduzir é melhor na Escola Municipal Urso Lina Souza de Oliveira, Coari - AM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: HOZANA OLIVEIRA DA SILVA

ZUCHI, N. A.;RÖPKE, C. P.. Qualidade das águas dos balneários naturais do município de Coari - AM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Francielio dos Santos Freitas

ZUCHI, N. A.;RÖPKE, C. P.. Avaliação da qualidade microbiológica de água para o consumo humano dos poços artesianos do bairro de Chagas Aguiar no municipio de Coari - AM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Marinês Gregorio da Silva

NEVES DOS SANTOS, R.RÖPKE, C. P.. Educação Ambiental como ferramenta para a conservação da população de irapucas (Podocnemis erythrocephala, podocnemidae) no município de Barcelos, Amazonas, Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Márcio Henrique Almeida da Silva

NEVES DOS SANTOS, R.RÖPKE, C. P.. Implantação de meliponicultura em áreas de queimadas no município de Barcelos - AM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Francilene Gomes Pinheiro

NEVES DOS SANTOS, R.RÖPKE, C. P.. Educação ambiental como ferramenta para conservação de paca (Agouti paca) na zona peri-urbana do município de Barcelos, Amzonas, Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Janaína Marques Taveira

LEAO, B. M.;RÖPKE, C. P.. Os impactos socio-econômicos do pulso de inundação na zona rural do município de Codajás. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Leiliane Palmela Garcia

NEVES DOS SANTOS, R.RÖPKE, C. P.. Educação ambiental como ferramenta para a conservação de recursos pesqueiros utilizados pelos pescadores artesanais no município de Barcelos - AM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Jessica Alice Pinheiro Teixeira

NEVES DOS SANTOS, R.RÖPKE, C. P.. A pesca espeortiva como forma de conscientização ambiental dos pescadores ribeirinhos que trabalham nas empresas de turismo em Barcelos - Amazonas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Cristiane Braga de Araújo

NEVES DOS SANTOS, R.RÖPKE, C. P.. Pesca esportiva na sede do município de Barcelos - Médio Rio Negro - Amazonas - Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Irinalda Teixeira Batista

NEVES DOS SANTOS, R.RÖPKE, CRISTHIANA P.. Diretrizes para melhoria da qualidade do pescado comercializado no município de Barcelos - AM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Irismar Soares Ramos

NEVES DOS SANTOS, R.RÖPKE, C. P.. Programas efetivos de controle de populações de caninos e felinos no município de Barcelos - AM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Adriana Ferreira Vieira

ZUCHI, N. A.;RÖPKE, C. P.. Avaliação da qualidade microbiológica da água fornecida pela CAESC no bairro Centro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Francilane Paula da Silva

ZUCHI, N. A.;RÖPKE, C. P.. Implantação de fossas septicas para tratamentos dos efluentes domésticos nas residências do entorno do igarapé do espírito santo, Coari - AM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Francisco William Alencar Oliveira

ZUCHI, N. A.;RÖPKE, C. P.. Implantação de um sistema de tratamento de efluentes líquidos hospitalares sustentável no munícipio de Coari - AM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Ivaneide Ferreira Chaves

NEVES DOS SANTOS, R.RÖPKE, C. P.. O uso de fertilizantes de origem animal, como alternativa para adubação do solo em plantações agrícolas no município de Barcelos - AM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Jose Luiz Vieira Ribeiro

ZUCHI, N. A.;RÖPKE, CRISTHIANA P.. Projeto de educação ambiental - reutilizar é bom reduzir é melhor - na escola Municipal Uso Lina Souza de Oliveira, Coari - AM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Ivaneide Ferreira Chaves

NEVES DOS SANTOS, R.RÖPKE, C. P.. O uso de fertilizantes de origem animal como forma alternativa para adubação do solo em plantações agrícolas no município de Barcelos - AM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Suzanne Sousa Fernandes

BÜHRNHEIM, C.M.; FORSBERG, M. C.;RÖPKE, C. P.. Dieta de dois peixes bentônicos, Characidium declivirostris Steindachner, 1915 e Leptocharacidium omospilus Buckup, 193 (Crenuchidae), sintópicos em igarapés de corredeiras da região de Presidente Figueiredo - AM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Talles Romeu Colaço Fernandes

Fernandes, T.R.C.; DORIA, C.R.;RÖPKE, C. P.; TORRENTE-VILARA, G.. Estrutura da População e Biologia do peixe-cachorro, Rhaphiodon vulpinus (Characiformes, Cynodontidae) do igarapé Belmont, Porto Velho, Rondônia.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Fabíola Vieira Gomes

RÖPKE, C. P.; TORRENTE-VILARA, G.; DORIA, C.R.. Bioecologia de duas espécies de branquinhas Psectrogaster rutiloides e Potamorhina altamazonica (Characiformes - Curimatidae) na região do igarapé Belmont, Porto Velho, Rondônia.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Vanessa Cardoso Antunes

MELO, Cesar Enrique de; LIMA, Jane Dilvana;RÖPKE, C. P.. Identificação e Distribuição de Hemiodontidae (Pisces, Characiformes) na Planíciedo Bananal, Mato Grosso, Brasil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

RÖPKE, C. P.. Processo Seletivo Simplificado do Programa de Formação do Magistério Indígena - PSS- PROIND/2011. 2011. Universidade do Estado do Amazonas.

LIZARAZO, M. D. E.; DUNCAN, W. L. P.;RÖPKE, C. P.. Seleção de Mestrado/Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Pesqueiras nso Trópicos. 2016. Universidade Federal do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rosseval Galdino Leite

LEITE, R. G.; PIEDADE, M. T. F.; SANTOS, Geraldo Mendes dos. ESTRUTURA TRÓFICA DAS ASSEMBLÉIAS DE PEIXES ASSOCIADAS A MACRÓFITAS NOS RIOS TROMBETAS (PARÁ) E ARAGUAIA (TOCANTINS), BRASIL. 2007. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Carlos Edwar de Carvalho Freitas

Carlos E.C. FREITASFORSBERG, Bruce RiderLEITE, R. G.. O papel de mudanças hidrológicas de ordem sazonal e climática na estrutura da assembleia e história de vida de peixes na planície de inundação do rio Amazonas. 2016. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Cláudia Pereira de Deus

Thomaz, S. M.; TEJERINA-GARRO, F. L.; SANTOS, Geraldo Mendes dos;DEUS, C. P.; AGOSTINHO, C. S.. Estrutura trófica das Assembléias de peixes em biótopos de herbáceas aquáticas nos rios araguaia (Tocantins) e Trombetas (Pará, Brasil.. 2008. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Lúcia Helena Rapp PyDaniel

FORSBERG, B.; FREITAS, C. E. C.;RAPP PY-DANIEL, L.H.; LEITE, R. G.; KAEFER, I.. O papel de mudanças hidrologicas de ordem sazonal e climatica na estrutura da assembleia e historia de vida de peixes na planicie de inundaçao do rio Amazonas. 2016. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Marina Anciães

Anciaes, M.. Trade-off e plasticidade fenotípica nas características de história de vida. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Jane Dilvana Lima

MELO, Cesar E.LIMA, Jane DilvanaSILVA, Eliete Francisca da. Identificação e distribuição de peixes da família Curimatidae (Pisces, Characiformes) na planície do Bananal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Eliete Francisca da Silva

SILVA, E. F.MELO, Cesar Enrique deLIMA, Jane Dilvana. Identificação e distribuição de peixes da família Curimatidae (Pisces-Characiformes) na Planície do Bananal.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Francisco Leonardo Tejerina-Garro

THOMAZ, S. M.TEJERINA-GARRO, F. L.SANTOS, G. M.; DEUS, C. P.;AGOSTINHO, C. S.. Estrutura trófica das assembléias de peixes em biótopos de herbáceas aquáticas nos rios Araguaia (Tocantins) e Trombetas (Pará), Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Sidinéia Aparecida Amadio

Influência de eventos climáticos extremos sobre a pirâmide trófica de biomassa e sobre o espectro de tamanho da assembleia de peixes de um lago amazônico; ; Início: 2017; Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Cláudia Pereira de Deus

EFEITOS DA VARIAÇÃO HIDROMÉTRICA INTERANUAL SOBRE A ASSEMBLEIA DE PEIXES EM BANCOS DE HERBÁCEAS AQUÁTICAS NO SISTEMA CATALÃO, AMAZONAS; 2017; Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Coorientador: Cristhiana Paula Röpke;

Taís Melo da Silva

Qualidade do alimento e condições fisiológicas de detritívoros na bacia do rio Madeira; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Cristhiana Paula Röpke;

Anderson Palmela Garcia

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DOS MANANCIAIS UTILIZADOS PARA O CONSUMO HUMANO NAS PROPRIEDADES DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE BARCELOS, AMAZONAS, BRASIL; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristhiana Paula Röpke;

Carminda Furtado Rodrigues

DIAGNÓSTICO DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DOMÉSTICO NO BAIRRO DE SÃO SEBASTIÃO NO MUNICÍPIO DE BARCELOS ? AMAZONAS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristhiana Paula Röpke;

Edmilson Ribeiro da Silva Júnior

DIAGNÓSTICO SOBRE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO BAIRRO NOSSA SENHORA AUXILIADORA, SITUADO NA SEDE MUNICIPAL DE BARCELOS-AM; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristhiana Paula Röpke;

Hamilton de Nazaré da Silva Ugarte

INCIDÊNCIA DE DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA NO PERÍMETRO URBANO NO MUNICÍPIO DE BARCELOS, AMAZONAS, BRASIL; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristhiana Paula Röpke;

Jucélia Christie Moreira dos Santos

AVALIAÇÃO DO GERENCIAMENTO DOMÉSTICO DA ÁGUA PELA POPULAÇÃO NO BAIRRO DE SÃO SEBASTIÃO; MUNICÍPIO DE BARCELOS-AM; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristhiana Paula Röpke;

Tatiana Leila Loiola Fonseca

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA QUALIDADE DA ÁGUA UTILIZADA NO ABASTECIMENTO PÚBLICO EM TRÊS BAIRROS DO MUNICÍPIO DE BARCELOS-AMAZONAS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristhiana Paula Röpke;

Sebastião de Souza Machado

AVALIAÇÃO DO IMPACTO ANTRÓPICO NO IGARAPÉ DO SALGADO NA ÁREA URBANA DE BARCELOS, AMAZONAS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristhiana Paula Röpke;

Adriana de Jesus Trindade dos Santos

CARACTERIZAÇÃO DAS MEDIDAS HIGIÊNICO-SANITÁRIAS NA COMUNIDADE RIBEIRINHA DE PILOTO NO MUNICÍPIO DE BARCELOS - AM; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristhiana Paula Röpke;

Taís Melo da Silva

Recurso alimentar, atividade reprodutiva e condição fisiológica de Characiformes detritívoros na bacia do rio Madeira ? Brasil; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Cristhiana Paula Röpke;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

CESAR ENRIQUE DE MELO

Identificação e distribuição de peixes da família Curimatidae (Pisces, Characiformes) na Planície do Bananal, MT; ; 2004; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Cesar Enrique de Melo;

Sidinéia Aparecida Amadio

Plasticidade das características de história de vida da ictiofauna do lago Catalão em escala temporal; 2012; Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sidineia Aparecida Amadio;

Jansen Alfredo Sampaio Zuanon

Composição e estrutura trófica da ictiofauna associada a bancos de herbáceas aquáticas nos rios Trombetas (Pará) e Araguaia (Tocantins), Brasil; 2008; Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Jansen Alfredo Sampaio Zuanon;

Cláudia Pereira de Deus

Plasticidade das caracteristicas de história de vida da ictiofauna do Lago Catalão; 2012; Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Cláudia Pereira de Deus;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LEAL, CECÍLIA G. ; BARLOW, JOS ; GARDNER, TOBY A. ; HUGHES, ROBERT M. ; LEITÃO, RAFAEL P. ; MAC NALLY, RALPH ; KAUFMANN, PHILIP R. ; FERRAZ, SILVIO F. B. ; ZUANON, JANSEN ; DE PAULA, FELIPE R. ; FERREIRA, JOICE ; THOMSON, JAMES R. ; LENNOX, GARETH D. ; DARY, EURIZÂNGELA P. ; RÖPKE, CRISTHIANA P. ; POMPEU, PAULO S. . Is environmental legislation conserving tropical stream faunas? A large-scale assessment of local, riparian and catchment-scale influences on Amazonian fish. JOURNAL OF APPLIED ECOLOGY , v. 55, p. 1312-1326, 2018.

  • PIRES, TIAGO H. S. ; BORGHEZAN, ELIO A. ; MACHADO, VALERIA N. ; POWELL, DANIEL L. ; RÖPKE, CRISTHIANA P. ; OLIVEIRA, CLAUDIO ; ZUANON, JANSEN ; FARIAS, IZENI P. . Testing Wallace's intuition: water type, reproductive isolation and divergence in an Amazonian fish. JOURNAL OF EVOLUTIONARY BIOLOGY , v. 31, p. 882-892, 2018.

  • TORRENTE-VILARA, GISLENE ; CELLA-RIBEIRO, ARIANA ; HAUSER, MARÍLIA ; RÖPKE, CRISTHIANA ; FREITAS, MARIA HELENA ; DORIA, CAROLINA RODRIGUES DA COSTA ; ZUANON, JANSEN . Spatial segregation between Chalceus guaporensis and Chalceus epakros (Osteichthyes: Characiformes) in the Madeira River, Amazon Basin. ACTA AMAZONICA , v. 48, p. 239-247, 2018.

  • RÖPKE, CRISTHIANA P. ; AMADIO, SIDINÉIA ; ZUANON, JANSEN ; FERREIRA, EFREM J. G. ; DEUS, CLÁUDIA PEREIRA DE ; PIRES, TIAGO H. S. ; WINEMILLER, KIRK O. . Simultaneous abrupt shifts in hydrology and fish assemblage structure in a floodplain lake in the central Amazon. Scientific Reports , v. 7, p. 40170, 2017.

  • DARY, EURIZÂNGELA P. ; FERREIRA, EFREM ; ZUANON, JANSEN ; RÖPKE, CRISTHIANA P. . Diet and trophic structure of the fish assemblage in the mid-course of the Teles Pires River, Tapajós River basin, Brazil. Neotropical Ichthyology , v. 15, p. e160173[1]-e160173[13], 2017.

  • RÖPKE, C. P. ; AMADIO, S. A. ; WINEMILLER, K. O. ; ZUANON, J. . Seasonal dynamics of the fish assemblage in a floodplain lake at the confluence of the Negro and Amazon Rivers. Journal of Fish Biology , v. 00, p. n/a-n/a, 2015.

  • PIRES, TIAGO H. S. ; CAMPOS, DANIELE F. ; RÖPKE, CRISTHIANA P. ; SODRÉ, JEFFERSON ; AMADIO, SIDINÉIA ; ZUANON, JANSEN . Ecology and life-history of Mesonauta festivus: biological traits of a broad ranged and abundant Neotropical cichlid. Environmental Biology of Fishes , v. 98, p. 1, 2014.

  • RÖPKE, CRISTHIANA P. ; FERREIRA, EFREM ; ZUANON, JANSEN . Seasonal changes in the use of feeding resources by fish in stands of aquatic macrophytes in an Amazonian floodplain, Brazil. Environmental Biology of Fishes , v. 97, p. 401-414, 2013.

  • AMADIO, S. A. ; RÖPKE, C. P. ; NEVES DOS SANTOS, R. . EFEITO DAS MODIFICAÇÕES AMBIENTAIS NATURAIS E ANTRÓPICA NA REPRODUÇÃO DE PEIXES AMAZÔNICOS. Ciencia Animal (UECE) , v. 22, p. 188-196, 2012.

  • MELO, Cesar Enrique de ; RÖPKE, CRISTHIANA PAULA . Alimentação e distribuição de piaus (Pisces, Anostomidae) na Planície do Bananal, Mato Grosso, Brasil. revista landa , v. 21, p. 51-56, 2004.

  • CELLA RIBEIRO, A. ; RÖPKE, C. P. ; HAUSER, M. S. ; ARAUJO, T. R. ; TORRENTE-VILARA, G. ; NEVES DOS SANTOS, R. . ATIVIDADE REPRODUTIVA DAS ASSEMBLEIAS DE PEIXES DO RIO MADEIRA. In: Ariana Cella-Ribeiro; Gislene Torrente-Vilara; João Alves Lima-Filho; Carolina Rodrigues da Costa Doria. (Org.). Ecologia e Biologia de Peixes do Rio Madeira. 1ed.Porto Velho: EDUFRO, 2017, v. 1, p. 94-103.

  • CELLA RIBEIRO, A. ; LIMA-FILHO, J. A. ; RÖPKE, C. P. ; HAUSER, M. S. ; MELO-SILVA, T. M. S. ; FONSECA, M. L. ; MOTA, A. C. ; MELO, L. C. R. ; NOGUEIRA, L. D. ; HUNGRIA, D. B. ; Fernandes, T.R.C. ; LIMA, M. A. L. ; SANTOS, A. R. ; ARAUJO, T. R. ; DORIA, C. R. C. ; ZUANON, J. ; TORRENTE-VILARA, G. . CATÁLOGO DE INFORMAÇÕES BIOLÓGICAS DE PEIXES DO RIO MADEIRA. In: Ariana Cella-Ribeiro; Gislene Torrente-Vilara; João Alves Lima-Filho; Carolina Rodrigues da Costa Doria. (Org.). Ecologia e Biologia de Peixes do Rio Madeira. 1ed.Porto Velho: EDUFRO, 2016, v. 1, p. 104-303.

  • VARI, R. P. ; RÖPKE, C. P. . Curimatidae. In: Luiz Jardim de Queiroz, Gislene Torrente-Vilara, Willian Massaharu Ohara, Tiago Henrique da Silva Pires, Jansen Zuanon, Carolina Rodrigues da Costa Doria. (Org.). Peixes do Rio Madeira. 1ed.São Paulo: Dialeto, 2013, v. 1, p. 112-139.

  • DORIA, C. R. C. ; RÖPKE, C. P. ; CELLA RIBEIRO, A. ; TORRENTE-VILARA, G. . Conhecimento e gestão do recurso pesqueiro na bacia do rio Guaporé em território brasileiro. In: Paul A. Van Damme, Mabel Maldonado, Marc Pouilly, Carolina R.C. Doria. (Org.). Aguas del Itenéz o Guaporé: recursos hidrobiológicos de un patrimonio binacional (Bolivia y Brasil. 1ed.Cochabamba: Inia, 2013, v. 1, p. 275-280.

  • OTA, R. P. ; RÖPKE, C. P. ; ZUANON, J. ; JEGU, M. . Serrasalmidae. In: Queiroz, L.J. de; Torrente-Vilara, G.; Ohara, W.M.; Pires, T.H. da S.; Zuanon, J.; Doria, C.R. da C.. (Org.). Peixes do Rio Madeira. 1ed.São Paulo: Dialeto, 2013, v. 2, p. 14-47.

  • Briglia-Ferreira, S.R. ; RÖPKE, C. P. ; GOMES, J. A. A. . Ictiofauna da região da Serra da Lua (Roraima, Brasil) e importância dos ambientes aquáticos de ?Lavrado? no interflúvio das bacias dos rios Negro, Essequibo e Orinoco. Amazônia: Terra e Água - degradação e desenvolvimento sustentável. 1ed.Boa Vista: EDUFRR, 2012, v. , p. 187-205.

  • DORIA, C. R. C. ; QUEIROZ, L. J. ; TORRENTE-VILARA, G. ; LEITE, R. G. ; RÖPKE, C. P. ; CELLA RIBEIRO, A. ; OHARA, W. ; LIMA, A. ; ZUANON, J. . Monitoramento da Ictiofauna do Rio Madeira. Ação Ambiental, Viçosa, p. 28 - 43, 20 maio 2012.

  • DORIA, C.R. ; QUEIROZ, L. J. ; OHARA, W. ; TORRENTE-VILARA, G. ; ZUANON, J. ; RÖPKE, C. P. ; CELLA RIBEIRO, A. . Megadiversidade de peixes no rio Madeira. Amzônia, Belém-PA, p. 34 - 41, 18 set. 2011.

  • DORIA, C. R. C. ; QUEIROZ, L. J. ; TORRENTE-VILARA, G. ; LEITE, R. G. ; RÖPKE, C. P. ; CELLA RIBEIRO, A. ; OHARA, W. ; LIMA, A. ; ZUANON, JANSEN . Monitoramento da ictiofauna do rio Madeira: ferramenta para conservação e mitigação de impactos da usina de Santo Antônio. In: III COLOQUIO DE LA RED DE INVESTIGACIÓN SOBRE LA ICTIOFAUNA AMAZÓNICA -RIIA-, 2012, Leticia. COMUNICACIONES DEL III COLOQUIO DE LA RED DE INVESTIGACIÓN SOBRE LA ICTIOFAUNA AMAZÓNICA -RIIA: Agua, Biodiversidad, Manejo de Recursos Ícticos y Piscicultura Sostenible en la Amazonia. Bogotá: Instituto SINCHI, 2011. v. 1. p. 115-120.

  • TORRENTE-VILARA, G. ; RÖPKE, C. P. ; ARAUJO, T. R. . Variação espaço-temporal na reprodução da ictiofauna do trecho de corredeiras do rio Madeira, Amazônia Brasileira. In: I SIMPOSIO IBEROAMERICANO DE ECOLOGÍA REPRODUCTIVA, RECLUTAMIENTO Y PESQUERÍAS, 2011, Vigo. Actas del I Simposio Iberoamericano de Ecología Reproductiva, Reclutamiento y Pesquerías. Vigo: SIBECORP, 2011. v. 1. p. 70-72.

  • RÖPKE, C. P. ; Ferreira, E.J.G. ; Zuanon, J.A.S. . Variação temporal da estrutura tróficado agrupamento de peixes em biótopo de herbáceas aquáticas no baixo rio Araguaia, Tocantins, Brasil. In: VIII Congresso Brasileiro de Ecologia: ecologia em tempos de mudanças globais, 2007, Caxambu. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Ecologia: ecologia em tempos de mudanças globais, 2007. v. único.

  • RÖPKE, C. P. ; MELO, Cesar Enrique de . Distribuição de peixes da ordem Siluriformes na Planície do Bananal - Mato Grosso. In: VI Congresso de ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza - Ce. Ecossistemas Brasileiros: manejo e conservação. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2003. v. 1. p. 1-608.

  • RÖPKE, C. P. ; AMADIO, SIDINÉIA ; ZUANON, J. ; Ferreira, E.J.G. ; DEUS, C. P. ; PIRES, T. H. S. ; WINEMILLER, K. O. . Climate related rigime-shift in hydrology and fish assemblage structure in Central Amazon. In: XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017, Porto Seguro. XII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017.

  • RÖPKE, C. P. ; CAMPUS, D. ; DEUS, C. P. ; AMADIO, S. A. . Effects of extreme seasonal events, phenotype and biotic interactions on reproductive investment in Amazonian fishes. In: XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017, Porto Seguro. XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017.

  • PIRES, T. H. S. ; MACHADO, V. N. ; FARIAS, I. P. ; OLIVEIRA, C. ; RÖPKE, C. P. ; ZUANON, J. . Molecular evidence of ecological crypict speciation on a samll, widespread and sexually dimorphic amazon fish. In: XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017, Porto Seguro. XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017.

  • MELO-SILVA, T. M. S. ; RÖPKE, C. P. ; TORRENTE-VILARA, G. . Effects of removing floodplain forest on the diet of a frugivorous fish species after dam construction in Amazon. In: XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017, Porto Seguro. XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017.

  • TORRENTE-VILARA, G. ; QUEIROZ, L. J. ; RÖPKE, C. P. ; ZUANON, J. . O Papel do trecho de corredeiras na biogeografia de peixes no sistema Guaporé-Mamoré-Madeira. In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus. XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011.

  • TORRENTE-VILARA, G. ; NEVES DOS SANTOS, R. ; RÖPKE, C. P. ; FREITAS, M. H. M. ; ZUANON, J. . Ecologia e Biologia de Chalceus guaporensis, uma espécie do alto rio Madeira. In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus. XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011.

  • MOTA, A. C. ; FREITAS, M. H. M. ; RÖPKE, C. P. . Atividade reprodutiva e Alimentação de Moenkhausia collettii Eigenmann, 1882 no alto e médio rio Madeira, RO, Brasil. In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus. XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia. Manaus: INPA, 2011.

  • MELO-SILVA, T. M. S. ; RÖPKE, C. P. . Disponibilidade de planície de inundação e abundância de três espécies de Curimatidae no rio Madeira, Brasil. In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus. XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia. Manaus: INPA, 2011.

  • QUEIROZ, L. J. ; PIRES, T. H. S. ; VIEIRA, F. G. ; RÖPKE, C. P. ; TORRENTE-VILARA, G. ; ZUANON, J. ; DORIA, C.R. . Estado atual do conhecimento da ictiofauna do rio Madeira. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010, Belém. XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010.

  • RÖPKE, C. P. ; Ferreira, E.J.G. ; ZUANON, J. . Comparação da estrutura de teias tróficas entre assembléias de peixes associadas a herbáceas aquáticass nos rios Araguaia (TO) e Trombetas (PA). In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá. XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009.

  • RÖPKE, C. P. ; Ferreira, E.J.G. ; ZUANON, J. . Dieta de duas espécies de Ciclhidae do gênero Mesonauta (Perciformes) em bancos de capim aquático (Paspalum sp.) nos rios Araguaia, estado do Tocantins e Trombetas, estado do Pará, Brasil. In: I Simpósio de Conservação na Amazônia, 2008, Manaus. I Simpósio de Conservação na Amazônia, 2008.

  • RÖPKE, C. P. ; Ferreira, E.J.G. ; ZUANON, J. . Composição e variação sazonal da assembléia de peixes em biótopo de herbáceas aquática de baixo Trombetas, estado do Pará, Brasil. In: I Simpósio de Conservação na Amazônia, 2008, Manaus. I Simpósio de Conservação na Amazônia, 2008.

  • Duarte, C. ; RÖPKE, C. P. ; Pedroza, W.S. ; Flausino-Junior, N. ; ROSSONI, F.C. . Influência da transparência da água na composição da ictiofauna em dois ambientes na área do Catalão (confluência dos rios Negro e Solimões). In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Jataí. XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia - XVII EBI, 2007.

  • MELO, Cesar Enrique de ; LIMA, Jane Dilvana ; RÖPKE, C. P. ; SILVA, Eliete F da . Caracterização da Ictiofauna do Lago Lagoão no Parque Estadual do Araguaia, Mato Grosso, Brasil. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa. XVI EBI, 2005.

  • LIMA, Jane Dilvana ; MELO, Cesar Enrique de ; RÖPKE, C. P. ; SILVA, Eliete F da . Caracterização da Ictiofauna do Lago do Cocho no Parque Estadual do Araguaia, Mato Grosso, Brasil. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa. XVI EBI, 2005.

  • RÖPKE, C. P. ; MELO, Cesar Enrique de . Ecologia de Anostomidae (Pisces - Characiformes) da Planície do Bnanal - Rio das Mortes - MT. In: XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003, São Paulo. Rumos da Ictilogia Brasileira. São Paulo: UPM / SBI, 2003.

  • MELO, Cesar Enrique de ; LIMA, Jane D ; RÖPKE, C. P. ; MELO, Tatiana Lima de ; SILVA, C. D. ; SILVA, Eliete F da . Ictiofauna da Área de Influência do Reservatório da UHE Guaporé, Mato Grosso.. In: 14º Encontro de Biólogos do CRBio -1, 2003, Cuiabá. 14º Encontro de Biólogos do CRBio-1. Cuiabá: CRBio - 1, 2003. p. 136-136.

  • MELO, Cesar Enrique de ; LIMA, Jane D ; MELO, Tatiana Lima de ; RÖPKE, C. P. ; SILVA, Eliete F da . Resgate da Ictiofauna no Fechamento da Barragem da UHE Guaporé - Mato Grosso.. In: 14º Encontro de Biólogos do CRBio -1, 2003, Cuiabá. 14º Encontro de Biólogos do CRBio - 1. Cuiabá: CRBio - 1, 2003. p. 136-136.

  • RÖPKE, C. P. ; MELO, Cesar Enrique de . Recursos Alimentares e Fecundidade de Schizodon vittatum (Characiformes - Anostomidae) da Planície do Bananal, Rio Araguaia - MT.. In: 54º Reunião Anual da SBPC, 2002, Goiânia. 54º Reunião Anual da SBPC - Ciência e Universidade Rompendo Fronteiras. Goiânia: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2002.

  • RÖPKE, CRISTHIANA P. ; PIRES, TIAGO H. S. ; WINEMILLER, KIRK O. ; DE FEX WOLF, DANIELA ; DEUS, CLAUDIA P. ; AMADIO, SIDINÉIA . Reproductive allocation by Amazon fishes in relation to feeding strategy and hydrology. HYDROBIOLOGIA , 2018.

  • QUEIROZ, L. J. ; PIRES, T. H. S. ; VIEIRA, F. G. ; RÖPKE, C. P. ; TORRENTE-VILARA, G. ; Zuanon, J.A.S. ; DORIA, C.R. . Estado atual do conhecimento da ictiofauna do rio Madeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RÖPKE, C. P. . Nicho Trófico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DORIA, C.R. ; LEITE, R. G. ; CELLA RIBEIRO, A. ; OHARA, W. ; QUEIROZ, L. J. ; RÖPKE, C. P. ; TORRENTE-VILARA, G. ; ZUANON, J. . Monitoramento e Conservação da Ictiofauna do rio Madeira. 2011.

DORIA, C.R. ; RÖPKE, C. P. ; QUEIROZ, L. J. ; TORRENTE-VILARA, G. ; ZUANON, J. ; LEITE, R. G. . Monitoramento e Conservação da Ictiofauna do rio Madeira. 2010.

Briglia-Ferreira, S.R. ; RÖPKE, C. P. ; Gomes, J.A.A. . PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DO LAVRADO: SERRA DA LUA. 2008.

RÖPKE, C. P. ; ALMEIDA, F. F. ; ROSSONI, F.C. ; VITAL, J.F. . Ecologia de Ecossistemas Aquáticos Amazônicos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Diversidade de peixes em resposta a diferentes tipos de manejo em áreas alagáveis da Amazônia Central: aspectos ecológicos e socioeconômicos - PELD-DIVA, Descrição: A bacia Amazônia abriga a maior diversidade de peixes de água doce do planeta, com mais de 2400 espécies descritas. Ao mesmo tempo, é um ecossistema fortemente ameaçado por desmatamento, construção de hidrelétricas, exploração de petróleo e gás natural, e sobrepesca. Mais recentemente, secas e cheias extremas, decorrentes de mudanças climáticas e de efeitos do desmatamento local, têm aumentado em frequência e intensidade, gerando perturbações na estrutura das comunidades de peixes e instabilidade nas capturas pela pesca. Esse conjunto de problemas indica claramente a necessidade de adoção de estratégias para preservar a elevada diversidade de peixes e também conservar os estoques pesqueiros, que são as mais importantes fontes de proteína animal para as populações humanas locais. Em diversas UCs de uso direto, em especial nas Reservas Extrativistas e Reservas de Desenvolvimento Sustentável, tem sido realizado o manejo de lagos, com o objetivo de conservar a diversidade de peixes e os estoques de peixes intensamente explotados pela pesca, como o pirarucu (Arapaima gigas) e o tambaqui (Colossoma macropomum). Essas estratégias de conservação e manejo são especialmente importantes na várzea amazônica (planícies alagáveis inundadas por rios de águas brancas), que são os ambientes aquáticos mais produtivos do bioma. As várzeas da Amazônia Central, e em especial o trecho inferior do rio Purus, constituem as áreas de pesca mais intensa na bacia, e abastecem alguns dos centros urbanos mais importantes, incluindo Manaus (com cerca de 2 milhões de habitantes), o que submete essa área a uma ampla gama de pressões antrópicas. No entanto, não se sabe como essas perturbações antropogênicas diretas interagem com os efeitos difusos de variações temporais nos habitats aquáticos como decorrência de mudanças climáticas. Em face disso, propomos o estabelecimento de um sítio PELD na várzea da Amazônia Central, com o objetivo principal de avaliar a dinâmica temporal da diversidade de assembleias de peixes em resposta a iferentes tipos de manejo, situações formais de conservação ambiental, e esferas de governança. Quatro áreas de amostragem de peixes serão estabelecidas em locais estratégicos na várzea: (1) Lago Catalão, na confluência dos rios Solimões e Negro, sem proteção ambiental formal e tampouco estratégias de manejo pesqueiro; (2) Ilha da Paciência, entre a foz do rio Purus e a confluência Solimões-Negro, uma APA municipal localizada entre a foz do rio Purus e a confluência Solimões ? Negro, onde há manejo de lagos e manejo do pirarucu, um predador de topo de cadeia trófica; (3) RDS Piagaçu-Purus, no baixo rio Purus, uma unidade de conservação estadual onde também há manejo de lagos e de pirarucu; e (4) REBIO Abufari, no baixo Purus, onde a pesca é proibida e não há manejo de lagos ou de pirarucu, mas ocorre alguma pesca clandestina. Realizaremos amostragens sazonais de peixes com esforço amostral padronizado, e mensuraremos variáveis ambientais (localmente e em escala de paisagem) ao longo dos quatro anos de vigência do projeto, quando também avaliaremos o uso de recursos pesqueiros pelas populações humanas locais. Faremos comparações entre os diferentes tipos de manejo e de governança e avaliaremos séries temporais de dados (disponíveis para o Lago Catalão e Ilha da Paciência) para desembaraçar os efeitos de intervenções locais (pesca) e de eventos climáticos extremos sobre a estrutura, composição e abundância de peixes nas áreas de várzea selecionadas. O estabelecimento de um sítio de pesquisas ecológicas de longa duração na várzea deverá fornecer informações valiosas para a conservação de uma parcela considerável da biodiversidade aquática na região, e poderá indicar as estratégias de manejo e conservação mais adequadas para um ambiente tão importante dos pontos de vista ecológico, econômico e social na Amazônia brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Cristhiana Paula Röpke - Integrante / Jansen Alfredo Sampaio Zuanon - Coordenador / Jansen Zuanon - Integrante / Tiago Henrique Silva Pires - Integrante / AMADIO, SIDINÉIA - Integrante / Thatyla Beck Farago - Integrante / Nágila Alexandre Zuchi - Integrante / FERREIRA, EFREM J. G. - Integrante / DEUS, CLÁUDIA PEREIRA DE - Integrante / Flavia Kelly Siqueira - Integrante / Carlos Edwar de Carvalho Freitas - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - Atual

    Sensibilidade dos peixes de várzea aos efeitos das secas extremas na Amazônia Central, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2013 - 2015

    Plasticidade fenotípica em população de peixes de várzea da Amazônia Central, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cristhiana Paula Röpke - Integrante / Sidineia Aparecida Amadio - Coordenador / Efrem Jorge Gondim Ferreireira - Integrante / Claudia Pereira de Deus - Integrante / Daniele Campus - Integrante / Natália Wagner - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Outra.

  • 2008 - Atual

    TAXONOMIA, ECOLOGIA, PESCA E CONSERVAÇÃO DA ICTIOFAUNA DO RIO MADEIRA, Descrição: No rio Madeira, tanto a riqueza quanto a composição de espécies e o padrão estrutural e funcional da ictiofauna são pouco conhecidos, seja na escala espacial ou temporal. Além do pouco conhecimento no que se refere à comunidade de peixes do curso do rio Madeira em território brasileiro, há um histórico de impactos ambientais, causados por ações antrópicas na bacia, principalmente em função do desmatamento acumulado da vegetação ripária e da prolongada e intensa exploração garimpeira de ouro no leito e nas barrancas do rio Madeira. Impactos ambientais exercidos pelo homem, via de regra, afetam negativamente a biodiversidade, pois geralmente acarretam o declínio da riqueza e da diversidade de espécies. Tendo em vista as múltiplas ações antrópicas que têm afetado a bacia do rio Madeira de forma negativa ao longo da historia de colonização da região se faz necessária a execução de projetos que se destinem a conservação da ictiofauna na bacia do rio Madeira. Este projeto se insere neste contexto e visa complementar informações a cerca da biodiversidade padrões espaço-temporais da ictiofauna; biologia de espécies com importância reconhecida na pesca comercial e de subsistência, gerando informações que permitam o manejo dessas populações e conhecer as relações entre o homem e os peixes na região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cristhiana Paula Röpke - Integrante / Jansen Zuanon - Integrante / Gislene Torrente-Vilara - Integrante / Carolina Rodrigues Doria - Coordenador / Luiz Jardim de Queiroz - Integrante / Rosseval Galdino Leite - Integrante / Ariana Cella Ribeiro - Integrante / Willan Ohara - Integrante.Número de orientações: 2

  • 2005 - Atual

    Variação temporal da parâmetros bio-ecológicos da comunidade de peixes em área de várzea da Amazônia Centra, Descrição: A região da Ilha do Xiborena é um sistema singular, formado por terrenos de várzea, com vários lagos interconectados, situada na zona de confluência entre os rios Negro e Solimões, próximo ao encontro das águas. É uma área banhada por dois tipos diferentes de água: água branca, considerada rica em nutrientes e água preta, caracterizada por ser de baixa produtividade em comparação às águas brancas (Rai & Hill, 1981). Localizada nas proximidades da cidade de Manaus e, apesar de sofrer ações antrópicas, esta região apresenta uma grande diversidade biológica. O inventário da ictiofauna realizado anteriormente na região, tanto em áreas de água aberta quanto em bancos de macrófitas aquáticas revelou uma grande diversidade, com cerca de 277 espécies de peixes pertencentes a 13 ordens, 40 famílias e 169 gêneros. Este sistema apresenta uma grande abundância de peixes, sendo o período de seca, o de maior rendimento nas capturas. Os valores de captura por unidade de esforço (CPUE) em biomassa são semelhantes aos encontrados em outros trabalhos desenvolvidos na região, mas a CPUE por indivíduos apresenta valores superiores. Provavelmente isso se dá pela elevada quantidade de indivíduos com baixa biomassa das espécies mais abundantes, indicando que as espécies mais numerosas são de pequeno porte e/ou as populações são constituídas por exemplares jovens. Informações existentes sobre as comunidades de organismos aquáticos em áreas de várzea indicam que estes ambientes sejam os principais locais para as atividades reprodutivas, principalmente para os peixes que os utilizam como áreas de criadouro (Araújo-Lima et al., 1986; Cox Fernandes & Petry, 1991; Furch & Junk, 1997; Lowe-McConnell, 1999). A riqueza de espécies na região foi superior à média observada em outros lagos de várzea da Amazônia Central. Um terço das espécies foi representada por um ou dois indivíduos, o que denota um elevado número de espécies raras nesse local.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2003 - 2005

    Ecolgia comparada em córregos do cerrado matogrossense: bases para o desenvolvimento sustentável, Descrição: Ecologia comparada em córregos do cerrado matogrossense. Associação entre Ictiofauna, condições limnológicas e goemorfologia dos ambiente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristhiana Paula Röpke - Integrante / Cesar Enrique de Melo - Coordenador / Jane D Lima - Integrante / Eliete F da Silva - Integrante / Jocieli de Oliveira - Integrante / Daniel David Franckzac - Integrante / Samuel Elias da Silva - Integrante / Claudinea Padilho dos Santos - Integrante / Eurizângela Pereira Dary - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Outra.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Biologia Aquática e Pesca Interior. , Av. André Araújo, 2936; INPA II, Aleixo, 69080971 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 36433395

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal do Amazonas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista pós-doutorado, Carga horária: 40

  • 2016 - 2018

    Universidade Federal do Amazonas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

    Atividades

    • 06/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pósgraduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos - CIPET, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2018 - 11/2018

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de populações (IBB250), Praticas Curriculares em Ecologia e Bioestatística (IBB085)

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Populações (IBB250); Avaliação de Impacto Ambiental (IBB257); Prática curricular em Ecologia e Bioestatística (IBB085)

    • 03/2017 - 07/2017

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular I (IBB077); Biologia e Sociedade (IBB200); Gestão Ambiental (IBB254); Práticas de Ensino II (IBB059)

    • 12/2016 - 02/2017

      Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Geral - IBB057

    • 12/2016 - 02/2017

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação de impacto ambiental - IBB257

    • 12/2016 - 02/2017

      Ensino, Ciências - Biologia e Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Curriculares em Ecologia e Estatística - IBB085

    • 10/2016 - 10/2016

      Ensino, Ciências Pesqueiras Nos Trópicos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PGCPT511 - Bioecologia de peixes, carga horária de 45 horas, semestre 02/2016

  • 2016 - Atual

    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador, Carga horária: 10

  • 2012 - 2016

    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de doutorado, Carga horária: 40

    Atividades

    • 11/2012

      Ensino, Biologia de Água Doce e Pesca Interior, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, BAD - 06 Ictiologia, conteúdo reprodução e crescimento de peixes; disciplina ministrada em colegiado 60 horas aula, BAD - 20 ECOLOGIA DA REPRODUÇÃO DE PEIXES, conteúdo programático referente a teoria de evolução da historia de vida (2012, 6 horas aula; 2013 20 horas aula; 2016 60 horas aula)

    • 02/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Biologia Aquática e Pesca Interior, .,Linhas de pesquisa

    • 09/2015 - 12/2015

      Treinamentos ministrados , Coordenação de Biodiversidade, .,Treinamentos ministrados, Análise de dados ecológicos para estudos de comunidades, populações e ecologia reprodutiva (100 horas); realizado dentro das atividades da equipe do grupo de de pesquisas "Ecologia e Conservação de Piexes de Água Doce" e "lab. de Din. de Populações"

    • 10/2013 - 05/2014

      Treinamentos ministrados , Coordenação de Biodiversidade, .,Treinamentos ministrados, Treinamento técnico em biologia de peixes para estudantes do grupo de Pesquisas "Ecologia e Conservação de Peixes de Água Doce" e Laboratório de Dinãmcia de Populações de Peixes" (280 horas)

  • 2016 - 2016

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

    Outras informações:
    Professor colaborador do curso de Tecnologia em Produção Pesqueira

  • 2011 - 2012

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Colaborador eventual, Enquadramento Funcional: Porfessora, Carga horária: 30

    Atividades

    • 03/2016 - 08/2016

      Ensino, Produção Pesqueira, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TPP 0213 - Fisiologia dos organismos aquáicos, semestre 01/2016 carga horária 75 horas

    • 04/2011 - 07/2012

      Ensino, Tecnologia em Saneamento Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CESTU0549 - Tratamento de águas residuais e de abastecimento, carga horária de 60 horas, semestre 1/2011 , CESTU0640- Orientação na disciplina Trabalho de conclusão de curso, carga horária de 360 horas, semestres 02/2011

  • 2008 - 2010

    FUNDAÇÃO RIO MADEIRA

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de subprojeto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuação tecnica na execussão do projeto e coodernação do subprorama de Ecologia e Biologia inserido no programa de Conservação da Ictiofauna do rio Madeira na área de infleuncia da UHE Santo Antônio, Rondonia, Brasil

    Atividades

    • 10/2008 - 12/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Fundação Rio Madeira, .,Linhas de pesquisa

  • 2008 - Atual

    Universidade Federal de Rondônia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bióloga colaboradora

  • 2005 - 2005

    Governo do Estado do Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 07/2005 - 12/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Física

    • 07/2005 - 12/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências

  • 2004 - 2005

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Biologa Colaboradora, Carga horária: 20

  • 2003 - 2004

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Estagiária voluntária, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 20

  • 2001 - 2003

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Estagiária bolsista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

  • 2000 - 2000

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Estágiário Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 06/2004 - 08/2004

      Estágios , Secretaria do Estado de Educação, Campus Universitário de Nova Xavantina.,Estágio realizado, Inventário Zoobotânico do Rio das Mortes (Ictiofauna).

    • 12/2003 - 05/2004

      Estágios , Secretaria do Estado de Educação, Campus Universitário de Nova Xavantina.,Estágio realizado, Estudo Ecológico rápido no Parque Estadual do Araguaia -MT.

    • 04/2003 - 11/2003

      Estágios , Secretaria do Estado de Educação, Campus Universitário de Nova Xavantina.,Estágio realizado, Monitoramento de ictiofauna na UHE Guaporé.

    • 04/2001 - 03/2003

      Estágios , Secretaria do Estado de Educação, Campus Universitário de Nova Xavantina.,Estágio realizado, Ecologia de peixes e condições limnologicas em dois lagos.

    • 09/2002 - 10/2002

      Estágios , Secretaria do Estado de Educação, Campus Universitário de Nova Xavantina.,Estágio realizado, Resgate da ictiofauna na área de influência da UHE Guaporé.