Nicelly Braudes Araújo

Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004), mestrado em Ecologia e Produção Sustentável pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Foi bolsista Fapeg/Capes de Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Saúde, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015 a 2017). Foi coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental na Faculdade Delta, onde também ministrou as Disciplinas Auditoria Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos para o Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, a disciplina Gestão de Processo de Responsabilidade Socioambiental no curso Gestão de Recursos Humanos e Agronegócio para o Curso de Administração (2012 a 2015). Foi professora convidada no Curso de Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual de Goiás no período de 2012 a 2014 onde ministrou Metodologia do Ensino de Biologia I e II e da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Atualmente é professora da disciplina Gestão da Responsabilidade Socioambiental, modalidade EAD, na Faculdade Delta. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ictiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade ambiental, peixes neotropicais, região centro oeste e descritores ecológicos.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais

2008 - 2012

Universidade Federal de São Carlos
Título: Riqueza ictiofaunística e aspectos hidrogeomorfológicos de rios e riachos das regiões de cabeceira e de planície de inundação da bacia Tocantins-Araguaia, Brasil Central
Alberto Carvalho Peret. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável

2004 - 2006

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: Biodiversidade e interações ecológicas da ictiofauna em córregos de Cerrado, Ribeirão Ouvidor, Bacia do Paraná, Goiás,Ano de Obtenção: 2006
Francisco Leonardo Tejerina Garro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: pesca elétrica; descritores ecológicos; sazonalidade; peixes neotropicais; rio Paranaíba; impactos antropogênicos. Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Biologia

2001 - 2004

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: Determinação do tamanho do corpo de Astyanax fasciatus (Cuvier, 1819) (Pisces, Characiformes, Characidae) a partir de anéis etários utilizando-se o método de retro-cálculo.
Orientador: Francisco Leonardo Tejerina Garro

Ensino Médio (2º grau)

1998 - 2000

Colégio Disciplina

Ensino Fundamental (1º grau)

1994 - 1997

Colegio Estadual Jales Machado

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015 - 2017

Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas. , Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Workshop Coaching para Docentes. (Carga horária: 8h). , FACULDADES DELTA, CTD_PPROV, Brasil.

2013 - 2013

Gestão de Recursos Hídricos. (Carga horária: 60h). , Portal Educação, PE, Brasil.

2012 - 2012

Auditoria Ambiental. (Carga horária: 80h). , Portal da Educação, E, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Ictiologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Limnologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia e qualidade do meio ambiente aquático.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARAÚJO, N. B. . III Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la integración de la América Latina y el Caribe. 2015. (Outro).

BRAUDES-ARAÚJO, N. ; CARVALHO, R. A. ; TEJERINA-GARRO, F. L. . Simpósio Temático: Ecologia, conservação e qualidade do ambiente aquático.. 2015. (Outro).

ARAÚJO, N. B. . Congresso Nacional de Educação, Ética e Responsabilidade Socioambiental com foco em Direitos Humanos - I CONERDH. 2013. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Congresso de Ciência e Tecnologia. PADRÕES DE RIQUEZA DE ESPÉCIES E DIVERSIDADE FUNCIONAL DAS ASSEMBLEIAS DE PEIXES DA BACIA DO ALTO RIO PARANÁ EM GOIÁS, BRASIL CENTRAL. 2016. (Congresso).

III Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la integración de la América Latina y el Caribe.Educação Ambiental no Brasil: componente essencial ao resgate dos conhecimentos tradicionais. 2015. (Encontro).

VI Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente (SNCMA) e II Congresso Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão (CIPEEX) - Luz, Ciência e Vida. Simpósio Temático: Ecologia, Conservação e Manejo de Ambientes Aquáticos. 2015. (Congresso).

Congresso Nacional de Educação, Ética e Responsabilidade Socioambiental com foco em Direitos Humanos - I CONERDH. Características de três espécies de plantas encontradas na estação ecológica de Itirapina, São Paulo. 2013. (Congresso).

XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia.RELAÇÃO ESPÉCIE- ÁREA E ESPÉCIE-PRODUTIVIDADE DE PEIXES EM AFLUENTES DO RIO ARAGUAIA, GO.. 2011. (Encontro).

Semana de Ciência e Tecnologia - I Mostra de Produção Científica da Pós-Graduação Strictu Sensu.Estimativa da riqueza da ictiofauna das bacias Araguaia e Tocantins. 2010. (Outra).

III Congresso Latino Americano de Ecologia. Avaliação da distribuição espacial da ictiofauna na bacia Araguaia-Tocantins, Goiás, Brasil. 2009. (Congresso).

III Congresso Latino Americano de Ecologia. Similaridade trófica da assembléia de peixes de rios amostrados nas bacias de drenagem do Araguaia e do Tocantins, no Estado de Goiás, Brasil. 2009. (Congresso).

IX Congresso de Ecologia do Brasil. Comparação do fator de condição entre cinco espécies de peixes da bacia do rio Araguaia em Goiás, região Centro-Oeste. 2009. (Congresso).

X Simposio Colombiano de Ictiología II Encuentro Colombo-Venezolano de Ictiólogos I Encuentro Suramericano de Ictiólogos.Interação entre dieta alimentar e variáveis ambientais hidrogeomorfológicas em rios da bacia Araguaia-Tocantins (Estado de Goiás), Brasil. 2009. (Simpósio).

X Simposio Colombiano de Ictiología II Encuentro Colombo-Venezolano de Ictiólogos I Encuentro Suramericano de Ictiólogos.Comparação da ictiofauna proveniente de rios localizados ou não numa unidade de conservação no alto da bacia do rio Tocantins, Estado de Goiás, Brasil Central. 2009. (Simpósio).

XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia.Comparação da abundância e da riqueza das assembléias de peixes considerando dois métodos de coleta distintos - redes de espera e arrasto. 2009. (Encontro).

XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia.Similaridade alimentar da ictiofauna em ambientes lóticos da bacia Araguaia-Tocantins no estado de Goiás. 2009. (Encontro).

XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia.Constância de espécies da bacia do Ribeirão Ouvidor, Bacia do Paraná. 2007. (Encontro).

Seminário de Biomonitoramento como ferramenta de avaliação e gestão ambiental. 2006. (Seminário).

XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia. Descrição ecológica das comunidades de peixes da bacia do Ribeirão Ouvidor. 2006. (Congresso).

Curso: Outras abordagens Metodológicas em Pesquisa. 2005. (Outra).

I Simpósio Brasileiro sobre Espécies Exóticas Invasoras.Determinação da estrutura da comunidade de peixes do Ribeirão Ouvidor Go, bacia do rio Paranaíba.. 2005. (Simpósio).

IX Semana de Biologia.IX Semana de Biologia. 2005. (Outra).

Seminário: Desenvolvimento e Sustentabilidade. 2005. (Seminário).

XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia.Influência do turismo nas populações de peixes do Médio Rio Araguaia, GO. 2005. (Encontro).

XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia.Mini-curso:Indicadores de estresse em peixes. 2005. (Encontro).

10o Simpósio Ambientalista Brasileiro no Cerrado.Educação Ambiental na perspectiva de gestão por bacia hidrográfica. 2004. (Simpósio).

VIII Semana de Biologia.Ministrou mini-curso: Técnicas para determinação da produtividade primária em ambientes aquáticos e terrestres. 2004. (Outra).

Curso de Biologia Marinha em Ubatuba - SP.Curso de Biologia Marinha em Ubatuba - SP. 2003. (Outra).

Tarde de Palestras.Palestras: Relações Ecológicas e Zoogeográficas entre os ecossistemas do Brasil; Formas de Crescimento de Plantas do Cerrado; Bioética - Clonagem Humana. 2002. (Outra).

VI Semana Nacional e V Internacional de Biologia. 2002. (Outra).

VI Semana Nacional e V Internacional de Biologia.Mini - curso: Manejo e Conservação de Mamíferos Silvestres de Vida Livre. 2002. (Outra).

I Conferência Regional de Biologia. 2001. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Leonne Borges Evangelista

SILVA, W. V.; ALMEIDA, R. J.;BRAUDES-ARAÚJO, N.. Relações socioeconômicas e ambientais no Estado de Goiás. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Leonne Borges Evangelista

SILVA, W. V.; ALMEIDA, R. J.;BRAUDES-ARAÚJO, N.. Relações socioeconômicas e ambientais no Estado de Goiás. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Ambientais e Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Caio César Neves Sousa

FIALHO, A. P.ARAÚJO, N. B.TEJERINA-GARRO, F. L.. Determinaçãao da qualidade ambiental da bacia do rio Meia Ponte, avaliado por meio da assembléia de peixes.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia e Produção Sustentável) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Izabella Soares Moreira

TEJERINA-GARRO, F. L.BRAUDES-ARAÚJO, N.; Medeiros, E. R.. Determinação do hábito alimentar de Astyanax altiparanae Garutti & Britski, 2000 (Characiformes, Characidae) na bacia do alto rio Paraná, Goiás. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Fabrícia Cutrim de Carvalho

CARVALHO, R. A.BRAUDES-ARAÚJO, N.; BERGER, A. P. A.. Panorama do conhecimento sobre os estudos da ictiofauna na bacia do Alto Rio Paraná em Goiás, Brasil Central. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Lorrane Christiely Marçal Higino

TEJERINA-GARRO, F. L.BRAUDES-ARAÚJO, N.CARVALHO, R. A.. Avaliação do uso do habitat e ecologia trófica de peixes Perciformes utilizando atributos ecomorfológicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Ana Carolina Marcante Silva

TEJERINA-GARRO, F. L.CARVALHO, R. A.BRAUDES-ARAÚJO, N.. Aspectos ecomorfológicos da Ordem Characiformes em relação ao seu habitat na bacia do alto Paraná. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Karise Mamede Macedo

TEJERINA-GARRO, F. L.BRAUDES-ARAÚJO, N.CARVALHO, R. A.. Ecomorfologia e avaliação funcional de peixes Siluriformes na Bacia do Alto Rio Paraná em Goiás. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Diego Batista Fonseca

FIALHO, A. P.COSTA, H. S.BRAUDES-ARAÚJO, N.. Ictiofauna do Rio Verde, Veríssimo e seus afluentes, Alto Rio Paraná, Região Sudeste, Goiás, Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Elto Aparecido Moreira

ARAÚJO, N. B.MELO, T. L.VIEIRA, T. B.. Padrões de diversidade beta de ictiofauna e a sua relação com matriz da paisagem: avaliando a importância de variáveis ambientais para as diferenças nas respostas entre os grupos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Edivan Silva Almeida Júnior

ALMEIDA-Jr., E. S.RODRIGUEZ, A. G.ARAÚJO, N. B.. Determinação da clororifa "a" relacionada à produtividade primária aquática da bacia araguaia-tocantins, Goiás. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Ariel de Souza Oliveira

OLIVEIRA, A. S.TEJERINA-GARRO, F. L.ARAÚJO, N. B.. Projeto para avaliação por fósforo e nitrato em afluentes do rio Araguaia em Goiás - região Centro-Oeste. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior Tecnológico em Gestão Ambiental) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Bruno Bastos Gonçalves

TEJERINA-GARRO, F. L.OLIVEIRA, L. G.MELO, T. L.ARAÚJO, N. B.. Riqueza e fator de condição da ictiofauna na bacia do rio Araguaia em Goiás, região Centro-Oeste.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Ariel de Souza Oliveira

ARAÚJO, N. B.TEJERINA-GARRO, F. L.. Avaliação da poluição por fósforo e nitrato em afluentes do rio Araguaia em Goiás, região Centro-Oeste.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Josielle Alves Pereira

PEREIRA, J. A.;ARAÚJO, N. B.MELO, T. L.VALE, N. C.. Estrutura da comunidade de aves em cinco pontos amostrais da região oeste do município de Aparecida de Goiânia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Centro Universitário de Goiás - Uni-Anhaguera.

Aluno: Edvaldo Ribeiro Martins

MARTINS, E. R.ARAÚJO, N. B.MELO, T. L.VALE, N. C.. Avifauna urbana da cidade de Jaraguá-GO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Centro Universitário de Goiás - Uni-Anhaguera.

Aluno: Vanderleia Alves Moreno

ARAÚJO, N. B.MELO, T. L.. Espécies exóticas de peixes na calha principal da bacia do rio Meia Ponte, Goiás, Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Anderson Martins Ribeiro

RIBEIRO, A. M.MELO, T. L.ARAÚJO, N. B.. Composição da ictiofauna de córregos pertencentes à bacia do ribeirão João Leite no Estado de Goiás. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Milton Pereira de Matos Júnior

MATOS, M. P.;ARAÚJO, N. B.. Revisão bibliográfica sobre a ecologia trófica do lambari, Astyanax (PISCES - CHARACIDAE). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Andréia Oliveira de Santana

SANTANA, A. O.;TEJERINA-GARRO, F. L.ARAÚJO, N. B.. Avaliação da distribuição longitudinal das assembléias de peixes presentes no córrego Taquara II, Ribeirão Ouvidor, GO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

FIALHO, A. P.ARAÚJO, N. B.TEJERINA-GARRO, F. L.. Banca avaliadora de projetos - Programa de Mestrado em Ecologia e produção sustentável.. 2012. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

TEJERINA-GARRO, F. L.CHAVES FILHO, J. T.ARAÚJO, N. B.. Banca avaliadora de projetos - Programa de Mestrado em Ecologia e produção sustentável.. 2010. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

RAMOS, M. V. V.ARAÚJO, N. B.FERREIRA, W. S.. Concurso Público de provas e títulos para provimento de cargos de professor efetivo. 2014. Instituto Federal Goiano.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

André Moldenhauer Peret

VERANI, José Roberto; Moreira Filho, Orlando; ROCHA, Odete;Peret, André Moldenhauer; MATHEUS, C. E.. Riqueza Ictiofaunística e Aspectos Hidrogeomorfológicos de Rios e Riachos das Regiões de Cabeceira e de Planície de Inundação da Bacia Tocantins-Araguaia, Brasil Central. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

Alberto Carvalho Peret

PERET, A. C.; MOREIRA FILHO, Orlando; ROCHA, Odete; PERET, André Modenhauer; Matheus, C E. Riqueza ictiofaunística e aspectos hidrogeomorfológicos de rios e riachos das regiões de cabeceira e de planície de inundação da bacia Tocantins-Araguaia, Brasil Central. 2012. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

Afonso Pereira Fialho

FIALHO, A. P.. Avaliação da composição das assembléia de peixes no alto da bacia do Ribeirão Ouvidor, GO como subsídio para a elaboração de um plano de maneno. 2005. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

BRENO DE FARIA E VASCONCELLOS

Garro, F.L.T;VASCONCELLOS, B. F.; GOMES, L. C.. Biodiversidade e interações ecológicas da ictiofauna em córregos do cerrado, ribeirão Ouvidor, bacia do Paraná, Goiás. 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Luiz Carlos Gomes

GOMES, L. C.; Garro, F.L.T.; Vasconcello, B.F.; Rodriguez, A.G.. Biodiversidade e interações ecológicas da ictiofauna em Córregos de Cerrado, Ribeirão Ouvidor, Bacia do Paraná, Goiás. 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Karla Graziella Moreira

GARRO, F. L. T.; PORTO, L. A. C.;MOREIRA, K. G.. Determinação do tamanho do corpo de Astyanx fasciatus Cuvier, 1819 (Pisces, Characiformes, Characidae) a partir de anéis etários utilizando-se o método de retrocálculo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Francisco Leonardo Tejerina-Garro

TEJERINA-GARRO, F. L.VASCONCELLOS, B. F. E.GOMES, L. C.RODRIGUEZ, A. G.. Biodiversidade e interações ecológicas da ictiofauna em córregos de Cerrado, Ribeirão Ouvidor, Bacia do Paraná, Goiás. 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Francisco Leonardo Tejerina-Garro

PERET, A. C.; MOREIRA FILHO, O.;ROCHA, C.PERET, A. M.MATHEUS, C. E.VERANI, J. R.TEJERINA-GARRO, F. L.. Riqueza ictiofaunística e aspectos hidrogeomorfológicos de rios e riachos das regiões de cabeceira e de planície de inundação da bacia Tocantins-Araguaia, Brasil Central. 2012. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

Orlando Moreira Filho

Moreira-Filho, Orlando; MATHEUS, Carlos Eduardo; ROCHA, Odete; Peret, A.M.; VERANI, José Roberto. ?Riqueza ictiofaunística e Aspctos Hidrogeomorfológicos de rios e riachos das regiões de cabeceira e de planície de inundação da bacia Tocantins-Araguaia, Brasil Central?. 2012. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

Orlando Moreira Filho

Moreira-Filho, Orlando; NORDI, Nivaldo; ROCHA, Odete. Biodiversidade e Interações Ecológicas da Ictiofauna em Sistemas Lóticos Tropicais. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lázaro de Souza Moreira Júnior

Coleta e destinação do óleo oriundo de restaurantes e afins do município de Goiânia - Goiás: um estudo de caso; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - FACULDADES DELTA; (Orientador);

Dyose Kelly Pereira dos Santos

Coleta e destinação do óleo oriundo de restaurantes e afins do município de Goiânia - Goiás: um estudo de caso; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - FACULDADES DELTA; (Orientador);

Wanderson Sousa de Jesus

Coleta e destinação do óleo oriundo de restaurantes e afins do município de Goiânia - Goiás: um estudo de caso; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - FACULDADES DELTA; (Orientador);

Danielly de Sousa Silva

Gestão da Responsabilidade Socioambiental: o caso dos resíduos sólidos de construção civil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - FACULDADES DELTA; Orientador: Nicelly Braudes Araújo;

Michelly Regina Dias

Gestão da Responsabilidade Socioambiental: o caso dos resíduos sólidos de construção civil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - FACULDADES DELTA; Orientador: Nicelly Braudes Araújo;

Leonardo Oliveira Lima

A gestão dos recursos hídricos no estado de Goiás: a experiência do Comitê da Bacia do Rio Vermelho; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - FACULDADES DELTA, Governo Federal; Orientador: Nicelly Braudes Araújo;

Pedro Henrique Silva

A gestão dos recursos hídricos no estado de Goiás: a experiência do Comitê da Bacia do Rio Vermelho; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - FACULDADES DELTA; Orientador: Nicelly Braudes Araújo;

Bruno Vieira Martins Soza

A gestão dos recursos hídricos no estado de Goiás: a experiência do Comitê da Bacia do Rio Vermelho; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - FACULDADES DELTA; Orientador: Nicelly Braudes Araújo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alberto Carvalho Peret

Aspectos Macroecológicos das Ictiofaunas das Bacias do Araguaia e Tocantins no Estado de Goiás; 2008; Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Alberto Carvalho Peret;

Francisco Leonardo Tejerina-Garro

Biodiversidade e interações ecológicas da ictiofauna em córregos de Cerrado, Ribeirão Ouvidor, Bacia do Paraná, Goiás; 2006; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Produção sustentável) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco Leonardo Tejerina-Garro;

Francisco Leonardo Tejerina-Garro

Riqueza ictiofaunística e aspectos hidrogeomorfológicos de rios e riachos das regiões de cabeceira e de planície de inundação da bacia Tocantins-Araguaia, Brasil Central; 2008; Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Francisco Leonardo Tejerina-Garro;

Francisco Leonardo Tejerina-Garro

2015; Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Francisco Leonardo Tejerina-Garro;

Francisco Leonardo Tejerina-Garro

Determinação do tamanho do corpo de Astyanax fasciatus (Cuvier, 1819) (Pisces, Characiformes, Characidae) a partir de anéis etários utilizando-se o método de retro-cálculo; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Francisco Leonardo Tejerina-Garro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BAMPI, H. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; BRAUDES-ARAÚJO, N. ; CARVALHO, R. A. . Comparação da matéria orgânica particulada grosseira presente no sedimento de cursos de água da Bacia do Alto Paraná, Goiás, Brasil Central. Tecnologia Educacional , v. 215, p. 104-111, 2016.

  • BRAUDES-ARAÚJO, N. ; CARVALHO, R. A. ; TEJERINA-GARRO, F. L. . PESCA AMADORA E TURISMO NO MÉDIO RIO ARAGUAIA, BRASIL CENTRAL. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science , v. 5, p. 136-150, 2016.

  • ARAÚJO, N. B. ; TEJERINA-GARRO, F. L. . Influence of environmental variables and anthropogenic perturbations on stream fish assemblages, Upper Paraná River, Central Brazil. Neotropical Ichthyology (Impresso) , v. 7, p. 31-38, 2009.

  • ARAÚJO, N. B. ; TEJERINA-GARRO, F. L. . Composição e diversidade da ictiofauna em riachos do Cerrado, bacia do ribeirão Ouvidor, alto rio Paraná, Goiás.. Revista Brasileira de Zoologia (Impresso) , v. 24, p. 981-990, 2007.

  • BAMPI, H. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; BRAUDES-ARAÚJO, N. ; CARVALHO, R. A. . COMPARAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA PARTICULADA GROSSEIRA PRESENTE NO SEDIMENTO DE CURSOS DE ÁGUA DA BACIA DO ALTO PARANÁ, GOIÁS, BRASIL CENTRAL. In: XIII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2016, Poços de Caldas. Anais do XIII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. Poços de Caldas - MG, 2016.

  • SILVA, A. M. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; BRAUDES-ARAÚJO, N. ; CARVALHO, R. A. . Comparação das concentrações de clorofila alfa em cursos de água do alto rio Paraná, estado de Goiás.. In: II Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, 2016, Goiânia. Anais do II Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, 2016. v. 1. p. 1-3.

  • ARAÚJO, N. B. ; MELO, T. L. . Constância de espécies da bacia do Ribeirão Ouvidor, bacia do Paraná. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí - SC. XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia. Itajaí, 2007.

  • ARAÚJO, N. B. ; TEJERINA-GARRO, F. L. . Interação turismo-pesca no médio Araguaia. In: VII Fórum de Pesquisa da UCG, 2006, Goiânia. Anais do VII Fórum de Pesquisa da UCG. Goiânia: UCG, 2006. v. v1.

  • ARAÚJO, N. B. ; TEJERINA-GARRO, F. L. . Determinação da idade e do tamanho de Astyanax fasciatus (Cuvier, 1819) a partir de anéis etários.. In: VII Fórum de Pesquisa da UCG, 2006, Goiânia. Anais do VII Fórum de Pesquisa da UCG. Goiânia: UCG, 2006. v. V.1.

  • CUSTODIO, K. S. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; BRAUDES-ARAÚJO, N. ; CARVALHO, F. C. ; CARVALHO, R. A. . Padrões de riqueza de espécies e diversidade funcional das assembleias de peixes da bacia do alto Rio Paraná em Goiás, Brasil Central. In: II Congresso de Ciência e Tecnologia da Puc Goiás, 2016, Goiânia. Anais do II Congresso de Ciência e Tecnologia da Puc Goiás, 2016. v. 1. p. 1-3.

  • MACEDO, K. M. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; CARVALHO, R. A. ; BRAUDES-ARAÚJO, N. . Ecomorfologia e avaliação funcional de peixes Siluriformes na bacia do alto rio Paraná em Goiás.. In: VII Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente, 2016, Anápolis. Anais do VII Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente:, 2016. v. 1. p. 1-4.

  • SILVA, A. M. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; ARAÚJO, N. B. ; CARVALHO, R. A. . Quantificação da concentração da clorofila α em cursos de água do alto rio Paraná, estado de Goiás.. In: I Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, 2015, Goiânia. Anais do I Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, 2015. v. 1. p. 1-2.

  • BAMPI, H. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; ARAÚJO, N. B. ; CARVALHO, R. A. . Quantificação da matéria orgânica presente no leito de cursos de água do alto rio Paraná em Goiás, Brasil Central. In: I Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, 2015, Goiânia. Anais do I Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, 2015. v. 1. p. 1-2.

  • SILVA, T. C. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; ARAÚJO, N. B. ; CARVALHO, R. A. ; ROCHA, C. . Determinação e comparação das concentrações de fosfato total em cursos de água do alto do rio Paraná, Brasil Central. In: I Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, 2015, Goiânia. Anais do I Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, 2015. v. 1. p. 1-2.

  • SILVA, A. C. M. ; HIGINO, L. C. M. ; MACEDO, K. M. ; CARVALHO, R. A. ; BRAUDES-ARAÚJO, N. ; TEJERINA-GARRO, F. L. . Avaliação do uso do habitat e ecologia trófica dos peixes utiilzando atributos ecomorfológicos. In: I Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, 2015, Goiânia. Anais do I Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, 2015. v. 1. p. 1-2.

  • ARAÚJO, N. B. ; MELO, T. L. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; PERET, A. C. . Estimativa da riqueza da ictiofauna das bacias do Araguaia e Tocantins, Brasil Central. In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus. XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011. v. 1. p. 1-1.

  • GONÇALVES, B. B. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; MELO, T. L. ; ARAÚJO, N. B. ; CARNEIRO, L. L. . Comparação do fator de condição entre cinco espécies de peixes da bacia do rio Araguaia em Goiás, região Centro-Oeste. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço. Ecologia e o Futuro da Biosfera, 2009.

  • MELO, T. L. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; ARAÚJO, N. B. ; PERET, A. C. . Similaridade trófica da assembléia de peixes de rios amostrados nas bacias de drenagem do Araguaia e do Tocantins, no Estado de Goiás. Brasil. In: III Congresso Latino Americano de Ecologia, 2009, São Lourenço. Ecologia e o Futuro da Biosfera, 2009.

  • ARAÚJO, N. B. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; MELO, T. L. ; PERET, A. C. . Avaliação da distribuição espacial da ictiofauna na bacia Araguaia-Tocantins, Goiás, Brasil. In: III Congresso Latino Americano de Ecologia, 2009, São Lourenço. Ecologia e o Futuro da Biosfera, 2009.

  • ARAÚJO, N. B. ; MELO, T. L. ; TEJERINA-GARRO, F. L. . Ictiofauna do medio rio Araguaia: comparação entre a calha principal, o rio das Mortes e lagos. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambú. Ecologia no Tempo de Mudanças Globais, 2007. v. 1.

  • MELO, T. L. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; FIALHO, A. P. ; ARAÚJO, N. B. ; SANTANA, A. O. . Caracterização bio-ecológcia das espécies exóticas de peixes da calha principal do rio Meia Ponte - Goiás, Brasil. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambú. Ecologia no Tempo de Mudanças Globais, 2007. v. 1.

  • MELO, T. L. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; MELO, C. E. ; ARAÚJO, N. B. ; SANTANA, A. O. . Caracterização alimentar da ictiofauna no baixo Rio das Mortes, Planície do Bananal - MT. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambú. Ecologia no Tempo de Mudanças Globais, 2007. v. 1.

  • HIGINO, L. C. M. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; CARVALHO, R. A. ; BRAUDES-ARAÚJO, N. . Avaliação do uso do habitat de peixes Perciformes utilizando atributos ecomorfológicos.. In: VII Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente, 2016, Anápolis. Anais do VII Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente, 2016. v. 1. p. 1-4.

  • SILVA, A. M. ; SILVA, T. C. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; BRAUDES-ARAÚJO, N. ; CARVALHO, R. A. ; ROCHA, C. . Relação entre as concentrações de fósforo total e de clorofila alfa em cursos de água do alto rio Paraná, estado de Goiás. In: VII Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente, 2016, Anápolis. Anais do VII Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente, 2016. v. 1. p. 1-4.

  • HIGINO, L. C. M. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; BRAUDES-ARAÚJO, N. ; CARVALHO, R. A. . Avaliação do uso do habitat e ecologia trófica de peixes Perciformes utilizando atributos ecomorfológicos.. In: II Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, 2016, Goiânia. Anais do II Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, 2016. v. 1. p. 1-3.

  • MACEDO, K. M. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; CARVALHO, R. A. ; BRAUDES-ARAÚJO, N. . Ecomorfologia e avaliação funcional de peixes Siluriformes na bacia do alto rio Paraná em Goiás.. In: II Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, 2016, Goiânia. Anais do II Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, 2016. v. 1. p. 1-3.

  • SILVA, T. C. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; BRAUDES-ARAÚJO, N. ; ROCHA, C. ; CARVALHO, R. A. . Comparação das concentrações de fósforo total em cursos de água do alto rio Paraná, estado de Goiás.. In: II Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, 2016, Goiânia. Anais do II Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, 2016. v. 1. p. 1-3.

  • GONÇALVES, B. B. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; ARAÚJO, N. B. ; MELO, T. L. . Relação espécie-área e espécie produtividade de peixes em afluentes do rio Araguaia, GO.. In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus. XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia. Manaus: INPA - AIHA - SBI, 2011. v. 1. p. 139-139.

  • MELO, T. L. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; ARAÚJO, N. B. ; PERET, A. C. . Similaridade ictiofaunística dos riachos da bacia Tocantins-Araguaia, Goiás, Brasil Central.. In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus. XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia. Manaus: INPA - AIHA - SBI, 2011. v. 1. p. 377-377.

  • ARAÚJO, N. B. ; MELO, T. L. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; PERET, A. C. . Similaridade ictiofaunística de riachos das sub-bacias dos ribeirões João Leite e Ouvidor, bacia do alto rio Paraná, Goiás.. In: 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia. Anais/Resumos da 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011. p. 1-1.

  • TEJERINA-GARRO, F. L. ; MELO, T. L. ; ARAÚJO, N. B. ; SILVA, R. L. ; ITALO, L. A. . Comparação da ictiofauna proveniente de rios localizados ou não numa unidade de conservação no alto da bacia do rio Tocantins, Estado de Goiás, Brasil Central. In: X Simposio Colombiano de Ictiología II Encuentro Colombo-Venezolano de Ictiólogos I Encuentro Suramericano de Ictiólogos, 2009, Medellín. Actualidades Biológicas. Medellín: Instituto de Biologia, 2009. v. 31. p. 92-92.

  • MELO, T. L. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; ARAÚJO, N. B. ; PERET, A. C. . Interação entre dieta alimentar e variáveis ambientais hidrogeomorfológicas em rios da bacia Araguaia-Tocantins (Estado de Goiás), Brasil. In: X Simposio Colombiano de Ictiología II Encuentro Colombo-Venezolano de Ictiólogos I Encuentro Suramericano de Ictiólogos, 2009, Medellín. Actualidades Biológicas. Medellín: Instituto de Biología, 2009. v. 31. p. 100-100.

  • MELO, T. L. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; ARAÚJO, N. B. ; PERET, A. C. . Similaridade alimentar da ictiofauna em ambientes lóticos da bacia Araguaia-Tocantins no estado de Goiás.. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá. Livro de Resumos do XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009. v. 1. p. 251-251.

  • GONÇALVES, B. B. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; MELO, T. L. ; ARAÚJO, N. B. . Comparação do fator de condição de cinco espécies de peixes em afluentes da bacia do rio Araguaia em Goiás.. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá-MT. XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia,, 2009. v. 1. p. 113-113.

  • ARAÚJO, N. B. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; MELO, T. L. ; PERET, A. C. . Comparação da abundância e da riqueza das assembléias de peixes considerando dois métodos de coleta distintos - redes de espera e arrasto.. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá. Livro de Resumos do XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009. v. 1. p. 130-130.

  • ARAÚJO, N. B. ; TEJERINA-GARRO, F. L. . Descrição ecológica das comunidades de peixes da bacia do ribeirão Ouvidor. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina - PR. XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.

  • SANTOS, D. S. ; RIBEIRO, A. M. ; CONCEICAO, G. C. ; ALARCAO, T. ; SANTANA, A. O. ; OLIVEIRA, M. P. ; ARAÚJO, N. B. ; MELO, T. L. . Estudo comparativo da comunidade de peixes entre o Rio das Mortes e o rio Meia Ponte. In: VII Fórum de Pesquisa da UCG, 2006, Goiânia. VII Fórum de Pesquisa da UCG, 2006.

  • RIBEIRO, A. M. ; SANTOS, D. S. ; CONCEICAO, G. C. ; ALARCAO, T. ; SANTANA, A. O. ; OLIVEIRA, M. P. ; ARAÚJO, N. B. ; MELO, T. L. . Caracterização das espéxies exóticas no canal principal do rio Meia Ponte, Goiás, Brasil. In: VII Fórum de Pesquisa da UCG, 2006, Goiânia. VII Fórum de Pesquisa da UCG, 2006.

  • CONCEICAO, G. C. ; RIBEIRO, A. M. ; SANTOS, D. S. ; ALARCAO, T. ; SANTANA, A. O. ; OLIVEIRA, M. P. ; ARAÚJO, N. B. ; MELO, T. L. . Comparação da dieta alimentar da espécie Astyanax eigenmanniorum (COPE, 1894) (CHARACIFORMES, CHARACIDAE) em afluentes impactados e não-impactados. In: VII Fórum de Pesquisa da UCG, 2006, Goiânia. VII Fórum de Pesquisa da UCG, 2006.

  • RIBEIRO, A. M. ; SANTOS, D. S. ; CONCEICAO, G. C. ; ALARCAO, T. ; SANTANA, A. O. ; OLIVEIRA, M. P. ; ARAÚJO, N. B. ; MELO, T. L. . Utilização do método INDVAL (valor indicador específico) para determinação de espécies de peixes como indicadores da qualidade do meio ambiente da bacia do ribeirão João Leite. In: VII Fórum de Pesquisa da UCG, 2006, Goiânia. VII Fórum de Pesquisa da UCG, 2006.

  • ARAÚJO, N. B. ; TEJERINA-GARRO, F. L. . Influência do turismo nas populações de peixes do Médio Rio Araguaia, Go. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa - PB. XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005.

  • TEJERINA-GARRO, F. L. ; ARAÚJO, N. B. ; MELO, T. L. ; BRANDAO, R. S. . Estudo espacial das populações de peixes do ribeirão Ouvidor, GO. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa - PB. XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005.

  • TEJERINA-GARRO, F. L. ; GOMES, L. C. ; FIALHO, A. P. ; ARAÚJO, N. B. ; MELO, T. L. . Ocorrência de espécies de peixes exóticas na bacia do ribeirão João Leite, Goiás. In: I Simpósio Brasileria sobre Espécies Exóticas Invasoras, 2005, Brasília - DF. I Simpósio Brasileria sobre Espécies Exóticas Invasoras, 2005.

  • FIALHO, A. P. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; GOMES, L. C. ; ARAÚJO, N. B. ; MELO, T. L. . Determinação da estrutura das comunidades de peixes do riberião Ouvidor, Goiás, bacia do rio Paranaíba.. In: I Simpósio Brasileiro sobre Espécies Exóticas Invasoras, 2005, Brasília - DF. I Simpósio Brasileiro sobre Espécies Exóticas Invasoras, 2005.

  • SANTANA, A. O. ; ARAÚJO, N. B. ; TEJERINA-GARRO, F. L. . Avaliação da distribuição longitudinal das assmbléias de peixes presentes no córrego Taquara II, ribeirão Ouvidor - GO. Estudos (Goiânia) , 2008.

  • ARAÚJO, N. B. ; TEJERINA-GARRO, F. L. . Composição e diversidade da ictiofauna em riacho do Cerrado, bacia do riberião Ouvidor, alto rio Paraná, Goiás. Revista Brasileira de Zoologia , 2007.

  • CUSTODIO, K. S. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; BRAUDES-ARAÚJO, N. ; CARVALHO, F. C. ; CARVALHO, R. A. . PADRÕES DE RIQUEZA DE ESPÉCIES E DIVERSIDADE FUNCIONAL DAS ASSEMBLEIAS DE PEIXES DA BACIA DO ALTO RIO PARANÁ EM GOIÁS, BRASIL CENTRAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAUDES-ARAÚJO, N. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; CARVALHO, R. A. . DIVERSIDADE DE PEIXES: USO PELO TURISMO DE PESCA AMADORA NO MÉDIO RIO ARAGUAIA, BRASIL CENTRAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAÚJO, N. B. . Planejamento e Gestão Ambiental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO, N. B. ; MELO, T. L. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; PERET, A. C. . Estimativa da riqueza da ictiofauna das bacias do Araguaia e Tocantins, Brasil Central. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAÚJO, N. B. ; MELO, T. L. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; PERET, A. C. . Similaridade ictiofaunística de riachos das sub-bacias dos ribeirões João Leite e Ouvidor, bacia do alto rio Paraná, Goiás. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAÚJO, N. B. . Estimativa da riqueza da ictiofauna das bacias Araguaia e Tocantins. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAÚJO, N. B. . Estimativa da riqueza da ictiofauna das bacias Araguaia e Tocantins. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAÚJO, N. B. ; MELO, T. L. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; PERET, A. C. . Comparação da abundância e da riqueza das assembléias de peixes considerando dois métodos de coleta distintos - redes de espera e arrasto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, T. L. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; ARAÚJO, N. B. ; PERET, A. C. . Similaridade alimentar da ictiofauna em ambientes lóticos da bacia Araguaia-Tocantins no Estado de Goiás. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GONÇALVES, B. B. ; TEJERINA-GARRO, F. L. ; MELO, T. L. ; ARAÚJO, N. B. ; CARNEIRO, L. L. . Comparação do fator de condição de cinco espécies de peixes em afluentes da baica do rio Araguaia em Goiás. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, N. B. . Determinação da idade e do tamanho de Astyanax fasciatus (Cuvier, 1819) a partir de anéis etários. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO, N. B. . Interação turismo-pesca no Médio Araguaia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ARAÚJO, N. B. . Expedição Couto de Magalhães. 2004.

TEJERINA-GARRO, F. L. ; CARVALHO, R. A. ; BRAUDES-ARAÚJO, N. . Ecologia, Conservação e Qualidade do Ambiente Aquático. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ARAÚJO, N. B. . Dia 22 de Março - Dia Mundial da Água. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Carta de Divulgação).

ARAÚJO, N. B. ; MELO, T. L. . Técnicas para determinação da produtividade primária em ambientes aquáticos e terrestres.. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Estrutura funcional das assembleias de peixes e qualidade do ambiente aquático em sistemas tropicais de água doce., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francisco Leonardo Tejerina-Garro em 17/06/2015., Descrição: Este projeto propõe o estudo das assembleias de peixes de sistemas de água doce na bacia do rio das Almas, alto da bacia do rio Tocantins, Goiás abordando a biodiversidade, estrutura funcional e avaliação da qualidade ambiental para a conservação. No que diz respeito à biodiversidade objetiva-se conhecer a ictiofauna de uma bacia que apresenta elevado endemismo, mas sujeita a forte pressão antrópica. Com a estrutura funcional pretende-se avaliar a interação desta com variáveis fisiográficas da bacia. Em relação à avaliação da qualidade ambiental buscar-se-à elaborar um índice de integridade biológica incluindo métricas taxonômicas e funcionais de maneira a torna-lo mas sensível.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2013 - Atual

    Diversidade de peixes e avaliação de metais tóxicos em cursos de água do alto da bacia do rio Paraná em Goiás, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francisco Leonardo Tejerina-Garro em 23/03/2016., Descrição: O projeto objetiva realizar o inventario e caracterizar ecologicamente as assembleias de peixes em 16 cursos de água principais e em dois de seus afluentes (córregos) no alto da bacia do rio Paraná em Goiás durante a época da estiagem. De maneira mais específica pretende determinar a ocorrência e distribuição das espécies de peixes coletados, comparar as assembleias de peixes de rios e córregos entre si considerando a abundancia e a riqueza de espécies; determinar quais variáveis ambientais (condutividade, pH, oxigênio dissolvido, turbidez, temperatura da água, velocidade da água, produtividade primaria, características da mata riparia) estruturam as assembleias de peixes em rios e córregos, avaliar o nível de contaminação por fósforo e nitrato na água e por metais tóxicos (arsênio, cádmio-Cd, chumbo-Pb, cromo-Cr, cobre-Cu, manganês-Mn e zinco-Zn) na água e em peixes e estudar a interação entre peixes e metais tóxicos, fósforo total e nitrato, determinar as concentrações de fósforo total e nitrato e metais tóxicos na água e metais tóxicos em partes comestíveis dos peixes amostrados considerando o nível trófico e determinar as interações ecológicas entre peixes e metais tóxicos, fósforo e nitrato.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nicelly Braudes Araújo - Integrante / Afonso Pereira Fialho - Integrante / Waldeir Francisco de Menezes - Integrante / Cleonice Rocha - Integrante / Francisco Leonardo Tejerina-Garro - Coordenador / Rodrigo Assis de Carvalho - Integrante / Affonso C. Gonçalves Junior - Integrante / Caio César Neves Sousa - Integrante / Ana Paula Martins Barbosa - Integrante / Nylson Santos Moreira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    Avaliação da composição das assembléias de peixes no alto da bacia do Ribeirão Ouvidor, GO como subsídio para a elaboração de um plano de manejo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francisco Leonardo Tejerina-Garro em 23/03/2016., Descrição: A bacia do Rio Paranaíba concentra mais de 40% da população urbana e rural do Estado de Goiás assim como diversos tipos de atividades (agrícolas, industrias, e outros). Estes fatores criam forte pressão sobre o ambiente, incluindo o aquático, não existindo dados disponíveis suficientes sobre o ambiente (fatores bióticos e abióticos) e os efeitos da ação dos impactos ambientais sobre as comunidades aquáticas, mais especificamente os peixes, que possam ajudar a nortear ações visando a conservação e uso do ambiente de maneira sustentada. Sendo assim, este projeto visa analisar a distribuição espacial e temporal da comunidade de peixes da bacia do Ribeirão Ouvidor, pertencente à Bacia do Rio Paranaíba, GO, caracterizando-a do ponto de vista ecológico (riqueza, diversidade, constáncia e outros) e relacionando-a com os impactos ambientais, principalmente de extração de fosfato, presentes nesta bacia utilizando-se para tanto análises estatísticas multivariadas. Com esta abordagem pretende-se obter subsídios para poder sugerir planos de manejo que possam integrar os processos de utilização do ambiente com a conservação da ictiofauna regional dentro de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2017

    Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bióloga - Pós doutorado, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Pós-Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia e qualidade do meio ambiente aquático. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.

  • 2018 - Atual

    FACULDADES DELTA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2

  • 2013 - 2015

    FACULDADES DELTA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso Gestão Ambiental, Carga horária: 10

  • 2012 - 2015

    FACULDADES DELTA

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Professora das Disciplinas Auditoria Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos para o Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e da disciplina Gestão de Processo de Responsabilidade Socioambiental no curso Gestão de Recursos Humanos e Agronegócio para o Curso de Administração.

  • 2014 - 2014

    Universidade Estadual de Goiás

    Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor de TCC, Carga horária: 90

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual de Goiás

    Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor Metodologia Ensino de Biologia II, Carga horária: 90

  • 2012 - 2012

    Universidade Estadual de Goiás

    Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor Metodologia do Ensino de Biologia I, Carga horária: 70

  • 2010 - 2011

    Escola Municipal Monteiro

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor contrato por tempo determinado, Carga horária: 21