Walkiria Gomes da Nóbrega

Atualmente é Enfermeira Intervencionista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, já foi Instrutora do Núcleo de Educação Permanente durante o período de 2010 a 2013. Atua também como Enfermeira Assistencial do Hospital Luiz Antônio - HLA LIGA/RN, com experiência na área de urgência oncológica. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN (PGENF) - 2009. Atuou como Docente da UFRN entre 2007 e 2009, na disciplina de Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem. mo coordenadora da Urgência e Emergência da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte, entre 2013 e 2014. Especialista em Urgência e Emergência, e em Enfermagem em Dermatologia, pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP) - 2009/2010.Tem experiência na área de Assistência de Enfermagem no Atendimento Pré-Hospitalar e Assistência de Enfermagem à pacientes: oncológicos, submetidos a Transplante de Medula Óssea, de unidade de terapia intensiva (UTI), no bloco cirúrgico e centro obstétrico. Na área de gestão e na Docência.

Informações coletadas do Lattes em 08/08/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Enfermagem

2008 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM ÚLCERAS VENOSAS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO,Ano de Obtenção: 2009
Gilson de Vasconcelos Torres.Palavras-chave: Qualidade de Vida; úlceras venosas; enfermagem.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.

Especialização em Enfermagem em Dermatologia

2008 - 2009

Faculdades Integradas de Patos
Título: Protocolo de úlceras venosas: uma revisão integrativa em bases de dados eletrônicos
Orientador: Gilson Vasconcelos Torres

Especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência

2007 - 2009

Faculdades Integradas de Patos
Título: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA: revisão de literatura
Orientador: Gilson de Vasconcelos Torres

Graduação em Enfermagem

2003 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Licenciatura em Enfermagem

2003 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Enfermagem no cuidado à nutrição oral e extra-oral
Orientador: Jucimar França Vilar Lima

Formação complementar

2018 - 2018

Advanced Cardiologic Life Support (ACLS). (Carga horária: 16h). , AwakeMed, AWAKEMED, Brasil.

2017 - 2017

Prevenção e Tratamento de Feridas Crônicas, Estomias e Lesões Oncológicas. (Carga horária: 32h). , Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, LNRCC, Brasil.

2017 - 2017

Programa de Desenvolvimento de Líderes. (Carga horária: 114h). , Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, LNRCC, Brasil.

2013 - 2013

CONDUTAS DE ENFERMAGEM NAS EMERGÊNCIAS ONCOLÓGICAS. (Carga horária: 8h). , SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENFERMAGEM ONCOLÓGICA, SBEO, Brasil.

2013 - 2013

CAPACITAÇÃO EM AFECÇÕES CARDIOVASCULARES. (Carga horária: 5h). , CENTRO DE ENSINO, TREINAMENTO E SIMULAÇÃO DO HOSPITAL DO CORAÇÃO, CETES-HCOR, Brasil.

2013 - 2013

INDICADORES DE QUALIDADE EM ONCOLOGIA. (Carga horária: 8h). , SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENFERMAGEM ONCOLÓGICA, SBEO, Brasil.

2012 - 2012

USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA O ATENDIMENTO DE. (Carga horária: 20h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2012 - 2012

Advanced Cardiologic Life Support (ACLS). (Carga horária: 20h). , Operação Sorriso, OS, Brasil.

2011 - 2011

Pré-hospital Trauma Life Support - PHTLS. (Carga horária: 24h). , Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP, Brasil.

2011 - 2011

Punção Intra-óssea. (Carga horária: 4h). , Hospital do Coração, HCOR, Brasil.

2010 - 2010

Manejo da Dor na Criança: um cuidado de enfermagem. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2010 - 2010

Advanced Cardiologic Life Support (ACLS). (Carga horária: 20h). , Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU, Brasil.

2010 - 2010

Curso de preparação de multiplicadores. , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2007 - 2007

1º Seminário Nordeste sobre Tratamento de Feridas. (Carga horária: 12h). , Instituto Gauss, IG, Brasil.

2006 - 2006

Sistematização da assistência aos portadores de UV. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2006 - 2006

Interpretação de Exames Laboratoriais. (Carga horária: 10h). , Hospital Central Coronel Pedro Germano, HCCPG, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Úlceras vasculares: sistematização da assistência. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Úlceras vasculares: sistematização da assistência. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Assistência ao portador de úlceras vasculares. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: ONCOLOGIA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: GESTÃO EM SAÚDE PUBLICA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Enfermagem e qualidade de vida.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Enfermagem em Dermatologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Pesquisa.

Organização de eventos

NÓBREGA, Walkiria Gomes da . CONSTRUÇÃO DE PLANOS HOSPITALARES. 2014. (Outro).

NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; DANTAS, Rodrigo Assis Neves ; COSTA, Isabel Karolyne Fernandes ; PESSOA, Renata de Lima ; CASTRO, Grayce Louyse Tinôco de . I Congresso Norteriograndense do SAMU. 2011. (Congresso).

NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; DANTAS, Rodrigo Assis Neves . Curso de Atualização em Urgência e Emergência. 2009. (Outro).

COSTA, Edilma Oliveira ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; DANTAS, Rodrigo Assis Neves ; FILHO, Luiz Alves Morais ; BEZERRA, Erica Louise de Souza Fernandes ; MACEDO, Eurides Araújo Bezerra de ; SILVA, Cícera Maria Braz da . I Seminário Integrativo da Prática de Semiologia de Semiotécnica na Graduação em Enfermagem da UFRN. 2008. (Outro).

TORRES, Gilson de Vasconcelos ; NUNES, Jussara de Paiva ; VIEIRA, Daniele ; MACEDO, Eurides Araújo Bezerra de ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; MELO, Gislene Freire . Curso de Atualização em Sistematização da Assistência aos Portadores de Úlceras venosa, arterial, diabética e de pressão. 2006. (Outro).

TORRES, Gilson de Vasconcelos ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da . Curso em Úlceras vasculares: sistematização da assistência. 2005. (Outro).

TORRES, Gilson de Vasconcelos ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da . Curso em Úlceras vasculares: sistematização da assistência. 2005. (Outro).

NÓBREGA, Walkiria Gomes da . XXV Encontro Regional dos Enfermeiros de Enfermagem Nordeste - EREEn/NE. 2004. (Outro).

Participação em eventos

1 JORNADA DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS EM ENFERMAGEM.URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS METABÓLICAS E ENDÓCRINAS. 2013. (Outra).

5º SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE E DESASTRES.SAÚDE EM DESASTRES. 2013. (Seminário).

A IMPLANTAÇÃO DA URGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR NO BRASIL.A IMPLANTAÇÃO DA URGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR NO BRASIL. 2013. (Oficina).

III CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENFERMAGEM ONCOLÓGICA. SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM LINFOMA NÃO HODGKIN DE CÉLULAS DO MANTO - UM ESTUDO DE CASO. 2013. (Congresso).

II SEMINÁRIO DE ARTICULAÇÃO INTERFEDERATIVA.DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA SAÚDE: RELAÇÕES INTERFEDERATIVAS NA CONSTRUÇÃO DO CONTATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PUBLICA NO RN. 2013. (Seminário).

CONGRESSO BRASILEIRO DE CANCEROLOGIA. CAPACITAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO E AVANÇADO DE VIDA PARA A EQUIPE DE UM CENTRO AVANÇADO EM ONCOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2012. (Congresso).

I FÓRUM NORDESTINO DE ENFERMAGEM.AVALIADORA DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS. 2012. (Outra).

I FÓRUM NORDESTINO DE ENFERMAGEM.O PAPEL DA ENFERMAGEM NAS DIVERSAS MODALIDADES DE TRATAMENTO DO CÂNCER. 2012. (Outra).

WORLD TRAUMA CONGRESS. EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2012. (Congresso).

I Simpósio Norte-Riograndense de Atendimento Pré-Hospitalar.Modalidades de Transporte no Atendimento Pré-Hospitalar. 2011. (Simpósio).

24º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2009. Qualidade de vida dos portadores de úlcera venosa: revisão de literatura. 2009. (Congresso).

IV Encontro Regional de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem no Nordeste.Mudanças na qualidade de vida de pacientes com úlceras venosas atendidosno ambulatório de um Hospital Universitário em Natal/RN. 2009. (Encontro).

Congresso Mundial de Educação Física, 23º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2008, Congresso de Fisioterapia do Mercosul, V Congresso Brasileiro Científico da FIEP.. Assessment of the care provided to patients with lower limb vascular ulcers at a university hospital in Natal, Brazil. 2008. (Congresso).

I Congresso Luso-brasileiro de medicina Intensiva. Por uma prática humanizada em saúde: protocolo de acolhimento no setor de hemodiálise em um hospital universitário. 2007. (Congresso).

XVIII Congresso de iniciação Científica da UFRN. Estudo descritivo realizado no setor de curativos HUOL/RN. 2007. (Congresso).

58º Congresso Brasileiro de Enfermagem. FATORES QUE INTERFEREM NA EVOLUÇÃO E TRATAMENTO DE PORTADORES DE ÚLCERAS VASCULARES EM REGIME AMBULATORIAL. 2006. (Congresso).

XVII Congresso de Iniciação Científica. AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AOS PORTADORES DE ÚLCERAS VASCULARES EM REGIME AMBULATORIAL. 2006. (Congresso).

XVI Congresso de Iniciação Científica da UFRN. ÚLCERAS ARTERIAIS EM PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM NATAL: AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO. 2005. (Congresso).

XXV Encontro Regional dos estudantes de Enfermagem Nordeste - EREEn/NE.A pesquisa em enfermagem: uma experiência ou uma exigência curricular ?. 2004. (Encontro).

XIV Congresso Estadual de Enfermagem. A Enfermagem: a população sabe o que é?. 2003. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

João Carlos Alchieri

Torres, G. de V.; LIMA, de C.B.;Menezes, R M P deALCHIERI, J. C.. Qualidade de Vida dos Portadores de úlceras Venosas Atendidos no Ambulatório de um Hospital Universitário em Natal/RN. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Rejane Maria Paiva de Menezes

TORRES, G. V.; LIMA, C. B. de.;MENEZES, R. M. P.ALCHIERI, João Carlos. Qualidade de vida dos portadores de úlceras venosas atendidos no ambulatório de um hospital universitário em Natal, RN. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem na Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Rejane Maria Paiva de Menezes

TORRES, G. V.; GERMANO., R. M.;MENEZES, R. M. P.ENDERS. Qualidade de vida dos portadores de úlcera venosa atendidos no ambulatório de um hospital universitário em Natal, RN. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Rejane Maria Paiva de Menezes

TORRES, G. V.; GERMANO., R. M.;MENEZES, R. M. P.ENDERS. Qualidade de vida dos portadores de úlcera venosa atendidos no ambulatório de um hospital universitário em Natal, RN. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Bertha Cruz Enders

TORRES, Gilson Vasconcelos.GERMANO, Raimunda MedeirosMENEZES, Rejane Maria Paiva deENDERS, Bertha Cruz. Exame de Qualificação: Qualidade de vida dos portadores de úlcer venosa atendidos no ambulatório de um hospital universitário em Natal/RN. 2008. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Carlos Bezerra de Lima

TORRES, G. V.;LIMA, C. B.; MENEZES, R. M. P.; ALCHIERI, J. C.. Qualidade de vida dos portadores de úlceras venenosas atendidos no ambulatório de um hospital universitário em Natal/RN. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gilson de Vasconcelos Torres

TORRES, Gilson de VasconcelosMENEZES, Rejane Maria Paiva deALCHIERI, João Carlos; LIMA, Carlos Bezerra. Qualidade de vida dos portadores de úlcera venosas atendidos no ambulatório de um hospital universitário em Natal/RN. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gilson de Vasconcelos Torres

TORRES, Gilson de VasconcelosMENEZES, Rejane Maria Paiva deALCHIERI, João Carlos; LIMA, Carlos Bezerra. Qualidade de vida dos portadores de úlceras venosas atendidos no ambulatório de um hospital universitário em Natal. 2009 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Orientou

WELLISON WESTERLEY DE ARAÚJO FERNANDES

A SEGURANÇA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NA ADMINISTRAÇÃO DE QUIMIOTERÁPICOS; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENFERMAGEM DO TRABALHO) - Centro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão; Orientador: Walkiria Gomes da Nóbrega;

Bruna de Melo Cavalcanti Andrade Lima Barrote

HIPODERMÓCLISE EM PACIENTE ONCOLÓGICO SOB CUIDADOS PALIATIVOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DE ENFERMAGEM EM ONCOLOGI) - Instituto de Ensino Superior Santa Cecília; Orientador: Walkiria Gomes da Nóbrega;

Foi orientado por

Gilson de Vasconcelos Torres

Qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa atendidos no ambulatório de um hospital universitário; 2009; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Gilson de Vasconcelos Torres;

Gilson de Vasconcelos Torres

Avaliação da assistência aos portadores de úlceras vasculares atendidos no setor de curativos do HUOL; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gilson de Vasconcelos Torres;

Produções bibliográficas

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; MELO, Gabriela de Souza Martins ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; DANTAS, Daniele Vieira ; MACEDO, Eurides Araújo Bezerra de ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; MENDES, F. R. P. . Changes in patients' quality of life with venous ulcers treated at the outpatient clinic of a university hospital. Revista de enfermagem UFPE on line , v. 05, p. 220-227, 2011.

  • COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; COSTA, Isabel Karolyne Fernandes ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; LIRA, Ana Luiza Brandão de Carvalho ; TOURINHO, Francis Solange Vieira ; ENDERS, Bertha Cruz . Pessoas com úlceras venosas: estudo do modo psicossocial do modelo adaptativo de Roy. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online) , v. 32, p. 561-568, 2011.

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; SILVA,Daliane Déborah Negreiros da ; RODRIGUES, Fernanda Xavier ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Characteristics of health and care of patients with venous ulcers.. The FIEP Bulletin , v. 80, p. II, 2010.

  • DANTAS, Rodrigo Assis Neves ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; FILHO, Luiz Alves Morais ; MACEDO, Eurides Araújo Bezerra de ; FONSECA, Patrícia de Cássia Bezerra ; ENDERS, Bertha Cruz ; MENEZES, Rejane Maria Paiva de ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Paradigms in health care and its relationship to the nursing theories: an analytical test. Revista de Enfermagem da UFPE On Line , v. 4, p. 461-466, 2010.

  • MACEDO, Eurides Araújo Bezerra de ; OLIVEIRA, Aminna Kelly Almeida ; MELO, Gabriela de Souza Martins ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; DANTAS, Daniele Vieira ; MENDES, F. R. P. ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Characterization socio-demographic of patients with venous ulcers treated at a university hospital. Revista de Enfermagem da UFPE On Line , v. 4, p. 1863-1867, 2010.

  • COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; MELO, Gabriela de Souza Martins ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; DANTAS, Daniele Vieira ; MACEDO, Eurides Araújo Bezerra de ; MEDEIROS, Rosana Kelly da Silva ; COSTA, Isabel Karolyne Fernandes ; MENDES, F. R. P. ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Utilization the SF-36 in the assessment of quality of life related to chronic diseases: literature review. Revista de Enfermagem da UFPE On Line , v. 4, p. 1229-1234, 2010.

  • DANTAS, Daniele Vieira ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; MACEDO, Eurides Araújo Bezerra de ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; MELO, Gabriela de Souza Martins ; DANTAS, Rodrigo Assis Neves . Assistance to patients with venous ulcers based on protocols: literature review in electronic databases. Revista de Enfermagem da UFPE On Line , v. 4, p. 1944-1950, 2010.

  • MELO, Gabriela de Souza Martins ; FARIAS, Thalyne Yuri Araújo ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; TIBURCIO, Manuela Pinto ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Elderly people with vascular ulcers: characterization of the care provided to patients assisted at a University Hospital. The FIEP Bulletin , v. 79, p. 335-337, 2009.

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; MEDEIROS, Rosana Kelly da Silva ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Quality of life of venous ulcers patients: a literature review. The FIEP Bulletin , v. 79, p. 341-343, 2009.

  • NUNES, Jussara de Paiva ; VIEIRA, Daniele ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; FARIAS, Thalyne Yuri Araújo ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Venous ulcers in patients treated at family health units in Natal, Brazil: prevalence and sociodemographic and health characterization. The FIEP Bulletin , v. 78, p. 338-341, 2008.

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; MACEDO, Eurides Araújo Bezerra de ; VIEIRA, Daniele ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Assessment of the care provided to patients with lower limb vascular ulcers at a university hospital in Natal, Brazil. The FIEP Bulletin , v. 78, p. 350-353, 2008.

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; SILVA,Daliane Déborah Negreiros da ; RODRIGUES, Fernanda Xavier ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . CHARACTERISTICS OF HEALTH AND CARE OF PATIENTS WITH VENOUS ULCERS. In: 25º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 2010, Foz de Iguaçu - Paraná. CHARACTERISTICS OF HEALTH AND CARE OF PATIENTS WITH VENOUS ULCERS. Foz de Iguaçu - Paraná: FIEP BULLETIN, 2010. v. 80.

  • MELO, Gabriela de Souza Martins ; FARIAS, Thalyne Yuri Araújo ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; TIBURCIO, Manuela Pinto ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Elderly people with vascular ulcers: characterization of the care provided to patients assisted at a University Hospital. In: 24º Congresso Internacional de Educação Física FIEP 2009, VI Congresso Científico Latino Americano, VI Congresso Científico Brasileiro da FIEP e VI Congresso de Fisioterapia do Mercosul, 2009, Foz do Iguaçú - PR. 24º Congresso Internacional de Educação Física FIEP 2009, VI Congresso Científico Latino Americano, VI Congresso Científico Brasileiro da FIEP e VI Congresso de Fisioterapia do Mercosul. Foz de Iguaçú - PR: FIEP Bulletin, 2009. v. 79. p. 335-337.

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; MEDEIROS, Rosana Kelly da Silva ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Quality of life of venous ulcers patients: a literature review. In: 24º Congresso Internacional de Educação Física FIEP 2009, VI Congresso Científico Latino Americano, VI Congresso Científico Brasileiro da FIEP e VI Congresso de Fisioterapia do Mercosul, 2009, Foz do Iguaçú - PR. 24º Congresso Internacional de Educação Física FIEP 2009, VI Congresso Científico Latino Americano, VI Congresso Científico Brasileiro da FIEP e VI Congresso de Fisioterapia do Mercosul. Foz do Iguaçú - PR: FIEP Bulletin, 2009. v. 79. p. 341-343.

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; MACEDO, Eurides Araújo Bezerra de ; VIEIRA, Daniele ; COSTA, Isabel Karolyne Fernandes ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Assessment of the care provided to patients with lower limb vascular ulcers at a university hospital in Natal, Brazil. In: 23º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2008, Congresso de Fisioterapia do Mercosul e III Congresso Brasileiro Científico da FIEP, 2008, Foz do Iguaçú - PR. 23º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2008, Congresso de Fisioterapia do Mercosul e III Congresso Brasileiro Científico da FIEP. Foz do Iguaçú - PR: FIEP Bulletin, 2008. v. 78. p. 350-353.

  • NUNES, Jussara de Paiva ; VIEIRA, Daniele ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; FARIAS, Thalyne Yuri Araújo ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Venous ulcers in patients treated at family health units in Natal, Brazil: prevalence and sociodemographic and health characterization. In: 23º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2008, Congresso de Fisioterapia do Mercosul e III Congresso Brasileiro Científico da FIEP, 2008, Foz do Iguaçú - PR. 23º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2008, Congresso de Fisioterapia do Mercosul e III Congresso Brasileiro Científico da FIEP. Foz do Iguaçú - PR: FIEP Bulletin, 2008. v. 78. p. 338-341.

  • FREIRE, Izaura Luzia Silvério ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da . O olhar da enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva: relato de caso. In: XII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Adulto Pediátrico Neonatal, I International Symposium of the World Federation of Intensive and Critical Care Medicine, 2008, Salvador - BA. Anais do XII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Adulto Pediátrico Neonatal, I International Symposium of the World Federation of Intensive and Critical Care Medicine. Salvador - BA: AMIB, 2008.

  • FREIRE, Izaura Luzia Silvério ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da . Buscando a qualidade da assistência de enfermagem: elaboração de plano de cuidados a paciente vítima de intoxicação exógena. In: XII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Adulto Pediátrico Neonatal, I International Symposium of the World Federation of Intensive and Critical Care Medicine, 2008, Salvador - BA. XII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Adulto Pediátrico Neonatal, I International Symposium of the World Federation of Intensive and Critical Care Medicine. Salvador - BA: AMIB, 2008.

  • FERNANDES, Niedja Cibegne da Silva ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; VIEIRA, Daniele ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; MELO, Gislene Freire ; MACEDO, Eurides Araújo Bezerra de ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da . Fatores de risco intrínsecos e extrínsecos para úlcera de pressão presentes nos pacientes internados em UTIs. In: I Congresso Luso-brasileiro de Medicina Intensiva, 2007, Porto de Galinhas. I Congresso Luso-brasileiro de Medicina Intensiva. Recife: Associação Brasileira de Medicina Intensiva - PE, 2007. v. 1. p. 21-21.

  • FERNANDES, Niedja Cibegne da Silva ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; VIEIRA, Daniele ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; MELO, Gislene Freire ; MACEDO, Eurides Araújo Bezerra de ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da . Condições predisponentes na ocorrência de úlcera de pressão em pacientes internados em UTIs. In: I Congresso Luso-brasileiro de Medicina Intensiva, 2007, Porto de Galinhas. Anais do I Congresso Luso-brasileiro de Medicina Intensiva. Recife: Associação de Medicina Intensiva Brasileira - PE, 2007. v. 1. p. 20-20.

  • FERNANDES, Niedja Cibegne da Silva ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; VIEIRA, Daniele ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; MELO, Gislene Freire ; MACEDO, Eurides Araújo Bezerra de ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da . Incidências de úlceras de pressão em pacientes de Unidade de Terapia Intensiva em um hospital privado em Natal/RN. In: I Congresso Luso-brasileiro de Medicina Intensiva, 2007, Porto de Galinhas. I Congresso Luso-brasileiro de Medicina Intensiva. Recife: Associação de Medicina Intensiva Brasileira - PE, 2007. v. 1. p. 20-20.

  • MACEDO, Eurides Araújo Bezerra de ; FERNANDES, Niedja Cibegne da Silva ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; VIEIRA, Daniele ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; MELO, Gislene Freire ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; PAIVA, Lucila Corsino de ; BALDUINO, Lívia Sêmele Câmara ; TORRES, Sandra Maria da Solidade Gomes Simões de Oliveira . Associação entre as condições predisponentes, fatores intrínsecos e extrínsecos para úlcera de pressão em pacientes de Unidade de Terapia Intensiva. In: I Congresso Luso-brasileiro de Medicina Intensiva, 2007, Porto de Galinhas. I Congresso Luso-brasileiro de Medicina Intensiva. Recife: Associação Brasileira de Medicina Intensiva - PE, 2007. v. 1. p. 26-26.

  • TORRES, Gilson de Vasconcelos ; NUNES, Jussara de Paiva ; VIEIRA, Daniele ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; MELO, Gislene Freire . Caracterização da assistência prestada aos portadores de úlceras venosas no PSF em Natal/RN. In: 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador. Anais. 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Salvador: Associação Brasileira de Enfermagem - BA, 2006. v. 58. p. 0-0.

  • TORRES, Gilson de Vasconcelos ; TORRES, Sandra Maria da Solidade Gomes Simões de Oliveira ; MELO, Gislene Freire ; VIEIRA, Daniele ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da . Caracterização da produção científica sobre fatores de risco de gravidez na adolescência: revisão de literatura na base dados teses capes. In: 58 Congresso Brasieliro de Enfermagem, 2006, Salvador. Anais. 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Salvador: Associação Brasileira de Enfermagem - BA, 2006. v. 58. p. 0-0.

  • TORRES, Gilson de Vasconcelos ; SANTOS, Allyne Gyselle Neves dos ; OLIVEIRA, Keila Marise Lopes de ; ARAÚJO, Poliana Santos de ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da . Aspectos relacionados à saúde dos portadores de úlceras vasculares atendidos no ambulatório do HUOL em Natal. In: 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador. Anais. 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Salvador: Associação Brasileira de Enfermagem - BA, 2006. v. 58. p. 0-0.

  • TORRES, Gilson de Vasconcelos ; SANTOS, Allyne Gyselle Neves dos ; OLIVEIRA, Keila Marise Lopes de ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; OLIVEIRA, Patrícia Manuella Melo de . Aspectos sócio-demográficos dos portadores de úlceras vasculares atendidos no ambulatório do HUOL em Natal. In: 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador. Anais. 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Salvador: Associação Brasielira de Enfermagem - BA, 2006. v. 58. p. 0-0.

  • TORRES, Gilson de Vasconcelos ; SANTOS, Allyne Gyselle Neves dos ; OLIVEIRA, Keila Marise Lopes de ; ARAÚJO, Poliana Santos de ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da . Fatores que interferem na evolução e tratamento de portadores de úlceras vasculares em regime ambulatorial. In: 58º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador. Anais. 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Salvador: Associação Brasileira de Enfermagem - BA, 2006. v. 58. p. 0-0.

  • COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; DANTAS, Daniele Vieira ; MELO, Gabriela de Souza Martins ; VASCONCELOS, Quinídia Lúcia Duarte de Almeida ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Mudanças na qualidade de vida referidas pelos pacientes com úlcera venosa atendidos no ambulatório de um Hospital Universitário em Natal/RN. In: 62 Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. Mudanças na qualidade de vida referidas pelos pacientes com úlcera venosa atendidos no ambulatório de um Hospital Universitário em Natal/RN. Natal: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2010. v. 62.

  • SILVA, T.A. da ; ARAÚJO, L.M.C. ; LEITE, J.E.L. ; TRINDADE, Cláudia Costa ; LIBERALINO, F.N. ; FREIRE, Izaura Luzia Silvério ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da . Por uma prática humanizada em saúde: protocolo de acolhimento no setor de hemodiálise em um Hospital Universitário. In: I Congresso Luso-brasileiro de Medicina Intensiva, 2007, Porto de Galinhas. Por uma prática humanizada em saúde: protocolo de acolhimento no setor de hemodiálise em um Hospital Universitário. Recife: Sociedade de Terapia Intensiva de Pernambuco, 2007. v. I. p. 0-0.

  • ALVES, Fernanda Cristine Ferreira ; DANTAS, Rodrigo Assis Neves ; FARIAS, Glaucea Maciel de ; MARTINS, Isabela Pimentel ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; SANTOS, Renata Silva ; SOUZA, Ana Paula Fernandes Leiros de ; TRINDADE, Cláudia Costa ; FREIRE, Izaura Luzia Silvério . Doação de órgãos em caso de morte encefálica: uma emergência educacional. In: I Congresso Luso-brasileiro de Medicina Intensiva, 2007, Porto de Galinhas. Doação de órgãos em caso de morte encefálica: uma emergência educacional. Recife: Sociedade de Terapia Intensiva de Pernambuco, 2007. v. I. p. 0-0.

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; FREIRE, Izaura Luzia Silvério ; COSTA, W.A. ; SANTOS, V.M.A. dos ; CORDEIRO, M.G. ; ALVES, Fernanda Cristine Ferreira . Cuidados críticos em Transplante de Medula Óssea. In: I Congresso Luso-brasileiro de Medicina Intensiva, 2007, Porto de Galinhas. Cuidados críticos em Transplante de Medula Óssea. Recife: Sociedade de Terapia Intensiva de Pernambuco, 2007. v. I. p. 0-0.

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Estudo descritivo realizado no setor de curativos HUOL/UFRN. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2007, Natal. Estudo descritivo realizado no setor de curativos HUOL/UFRN. Natal: UFRN, 2007. v. XVIII. p. 0-0.

  • TORRES, Gilson de Vasconcelos ; SANTOS, Allyne Gyselle Neves dos ; OLIVEIRA, Keila Marise Lopes de ; ARAÚJO, Poliana Santos de ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da . Fatores que interferem na cicatrizaçào das úlceras vasculares de pacientes atendidos no ambulatório do HUOL. In: 17 Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2006, Natal. Anais 17 Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Natal: PPPg/UFRN, 2006. v. 17. p. 126-126.

  • TORRES, Gilson de Vasconcelos ; MACEDO, Eurides Araújo Bezerra de ; OLIVEIRA, Keila Marise Lopes de ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; SANTOS, Allyne Gyselle Neves dos . Caracterização dos fatores relacionados à saúde dos portadores de úlceras vasculares atendidos no ambulatório do HUOL. In: 17 Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2006, Natal. Anais 17 Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Natal: PPPg/UFRN, 2006. v. 17. p. 127-127.

  • TORRES, Gilson de Vasconcelos ; OLIVEIRA, Keila Marise Lopes de ; SANTOS, Allyne Gyselle Neves dos ; OLIVEIRA, Patrícia Manuella Melo de ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da . Avaliação da assistência as úlceras vasculares de membros inferiores no setor de curativos em um hospital universitário em Natal/RN. In: 17 Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2006, Natal. Anais 17 Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Natal: PPPg/UFRN, 2006. v. 17. p. 128-128.

  • TORRES, Gilson de Vasconcelos ; OLIVEIRA, Patrícia Manuella Melo de ; SANTOS, Allyne Gyselle Neves dos ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; OLIVEIRA, Keila Marise Lopes de . Caracterização sócio-demográfica dos portadores de úlceras vasculares atendidos no ambulatório do HUOL. In: 17 Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2006, Natal. Anais 17 Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Natal: PPPg/UFRN, 2006. v. 17. p. 129-129.

  • TORRES, Gilson de Vasconcelos ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; SANTOS, Allyne Gyselle Neves dos ; OLIVEIRA, Keila Marise Lopes de ; ARAÚJO, Poliana Santos de . Avaliação da assistência aos portadores de úlceras vasculares em regime ambulatorial. In: 17 Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2006, Natal. Anais 17 Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Natal: PPPg/UFRN, 2006. v. 17. p. 130-130.

  • OLIVEIRA, Patrícia Manuella Melo de ; OLIVEIRA, Juliana Roque de ; ARAÚJO, Poliana Santos de ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; MONTEIRO, Akemi Iwata . Assistência de enfermagem a um recém-nascido no contexto de uma unidade básica de saúde: um relato de experiência. In: 58º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UM RECÉM-NASCIDO NO CONTEXTO DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Salvador: Associação Brasileira de Enfermagem - BA, 2006. v. 58. p. 0-0.

  • TORRES, Gilson de Vasconcelos ; NUNES, Jussara de Paiva ; DEODATO, Oniele Oliveira das Neves ; OLIVEIRA, Patrícia Manuella Melo de ; ARAÚJO, Poliana Santos de ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; SANTOS, Allyne Gyselle Neves dos ; OLIVEIRA, Keila Marise Lopes de . Preparação para pesquisa de campo: relato de experiência. In: 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2005, Goiânia. Anais 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Goiânia: ABEn/GO, 2005. v. 57. p. 0-0.

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; SANTOS, Allyne Gyselle Neves dos ; OLIVEIRA, Keila Marise Lopes de ; OLIVEIRA, Patrícia Manuella Melo de . Úlceras arteriais em pacientes atendidos no ambulatório de um Hospital Universitário em Natal: avaliação da evolução. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2005, Natal. Anais XVI Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Natal: UFRN, 2005. v. 16. p. 151-151.

  • OLIVEIRA, Juliana Roque de ; MONTEIRO, Akemi Iwata ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; OLIVEIRA, Patrícia Manuella Melo de . Assistência de enfermagem a um paciente acamado em estado de saúde crônico:relato de experiência. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2005, Natal. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UM PACIENTE ACAMADO EM ESTADO DE SAÚDE CRÔNICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Natal: UFRN, 2005. v. XVI. p. 0-0.

  • OLIVEIRA, Keila Marise Lopes de ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; SANTOS, Allyne Gyselle Neves dos ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; OLIVEIRA, Patrícia Manuella Melo de . Avaliação clínica dos pacientes acompanhados no HUOL portadores de úlceras vasculares. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2005, Natal. Anais XVI Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Natal: UFRN, 2005. v. 16. p. 147-147.

  • OLIVEIRA, Patrícia Manuella Melo de ; JALES, Maria Ivone ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; MIRANDA, Clékia Albino Simpson de . O processo de enfermagem da hanseníase na visão clínica e epidemiológica. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2005, Natal. O PROCESSO DE ENFERMAGEM DA HANSENÍASE NA VISÃO CLÍNICA E EPIDEMIOLÓGICA. Natal: UFRN, 2005. v. XVI. p. 0-0.

  • ALVES, Fernanda Cristine Ferreira ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; MARTINS, QUENIA CAMILLE SOARES. ; ARAUJO, M. T. ; CORDEIRO, M. G. ; GIUTSI, A. C. B. S. . CAPACITAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM - SAE - EM CENTRO AVANÇADO DE ONCOLOGIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; GIUTSI, A. C. B. S. ; CASTRO, G. L. T. ; MELO, M. C. S. ; ALVES, Fernanda Cristine Ferreira . CAPACITAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO E AVANÇADO DE VIDA PARA A EQUIPE DE UM CENTRO AVANÇADO EM ONCOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVES, Fernanda Cristine Ferreira ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; ARAUJO, M. T. ; VARELA, E. M. S. ; GIUTSI, A. C. B. S. ; OLIVEIRA, K. K. B. . COMPARTILHANDO SABERES: MESA REDONDA DE ENFERMAGEM ONCOLÓGICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; ALVES, Fernanda Cristine Ferreira ; ALVES, F. R. A. ; ARAUJO, M. T. ; SILVA, M. J. B. ; OLIVEIRA, K. K. B. ; SILVA, A. S. ; OLIVEIRA, M. V. . ACOLHIMENTO NA CLÍNICA DE SUPORTE ONCOLÓGICO (CSO), NO HOSPITAL ONCOLÓGICO, EM NATAL/RN : UMA MISTURA DE SINTOMAS E SENTIMENTOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. J. B. ; ARAUJO, M. T. ; ALVES, Fernanda Cristine Ferreira ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; SOUSA, A. C. . 'SABERES DA ENFERMAGEM': UM MÉTODO EDUCATIVO PARA FACILITAR O CUIDADO DO PACIENTE ONCOLÓGICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. J. B. ; VARELA, E. M. S. ; SILVA, M. L. F. ; ALVES, Fernanda Cristine Ferreira ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; ARAUJO, M. T. ; BRITO, J. G. ; OLIVEIRA, T. D. B. ; PAIXAO, R. B. . CARTILHA FACILITADORA DA COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL: UMA NOVA ALTERNATIVA PARA A COMUNICAÇÃO COM O PACIENTE TRAQUEOSTOMIZADO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; DANTAS, Rodrigo Assis Neves ; COSTA, Isabel Karolyne Fernandes ; MACEDO, J. C. M. ; RODRIGUES, M. O. S. ; VALE, U. P. . EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DANTAS, Rodrigo Assis Neves ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; COSTA, Isabel Karolyne Fernandes ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; DANTAS, Daniele Vieira ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes . PERFIL DOS ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA METROPOLITANO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; DANTAS, Rodrigo Assis Neves ; COSTA, Isabel Karolyne Fernandes . HUMANIZANDO O ATENDIMENTO NO HMWG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELO, Gabriela de Souza Martins ; FARIAS, Thalyne Yuri Araújo ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; TIBURCIO, Manuela Pinto ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Idosos portadores de úlcera vascular: caracterização da assistência prestada aos pacientes atendidos num Hospital Universitário.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; MEDEIROS, Rosana Kelly da Silva ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Qualidade de vida dos portadores de úlcera venosa: revisão de literatura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DANTAS, Daniele Vieira ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; MELO, Gabriela de Souza Martins ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; MACEDO, Eurides Araújo Bezerra de . Assistência a portadores de úlceras venosas baseada em protocolos: uma revisão integrativa em bases de dados eletrônicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, Gabriela de Souza Martins ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; DANTAS, Daniele Vieira ; MACEDO, Eurides Araújo Bezerra de ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Mudanças na qualidade de vida de pacientes com úlceras venosas atendidos no ambulatório de um Hospital Universitário em Natal/RN. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; MACEDO, Eurides Araújo Bezerra de ; VIEIRA, Daniele ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Avaliação da assistência aos portadores de úlceras vasculares de membros inferiores em um Hospital Universitário em Natal/RN. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NUNES, Jussara de Paiva ; VIEIRA, Daniele ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; FARIAS, Thalyne Yuri Araújo ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . ÚLCERA VENOSA EM USUÁRIOS ATENDIDOS NAS UNIDADES SAÚDE DA FAMÍLIA DE NATAL/RN: PREVALÊNCIA E CARACTERIZAÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA E DE SAÚDE.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, T.A. da ; ARAÚJO, L.M.C. ; LEITE, J.E.L. ; TRINDADE, Cláudia Costa ; LIBERALINO, F.N. ; FREIRE, Izaura Luzia Silvério ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da . Por uma prática humanizada em saúde: protocolo de acolhimento so setor de hemodiálise em um Hospital Universitário. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVES, Fernanda Cristine Ferreira ; DANTAS, Rodrigo Assis Neves ; FARIAS, Glaucea Maciel de ; MARTINS, Isabela Pimentel ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; SANTOS, Renata Silva ; SOUZA, Ana Paula Fernandes Leiros de ; TRINDADE, Cláudia Costa ; FREIRE, Izaura Luzia Silvério . Doação de órgãos em casos de morte encefálica: uma emergência educacional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; FREIRE, Izaura Luzia Silvério ; COSTA, W.A. ; SANTOS, V.M.A. dos ; CORDEIRO, M.G. ; ALVES, Fernanda Cristine Ferreira . Cuidados críticos em Transplante de Medula Óssea. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . Estudo descritivo realizado no setor de curativos HUOL/UFRN. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; TORRES, Gilson de Vasconcelos ; SANTOS, Allyne Gyselle dos ; OLIVEIRA, Keila Marise Lopes de ; ARAÚJO, Poliana Santos de . AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AOS PORTADORES DE ÚLCERAS VASCULARES EM REGIME AMBULATORIAL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORRES, Gilson de Vasconcelos ; OLIVEIRA, Patrícia Manuella Melo de ; OLIVEIRA, Keila Marise Lopes de ; ARAÚJO, Poliana Santos de ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da . FATORES QUE INTERFEREM NA EVOLUÇÃO E TRATAMENTO DE PORTADORES DE ÚLCERAS VASCULARES EM REGIME AMBULATORIAL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORRES, Gilson de Vasconcelos ; SANTOS, Allyne Gyselle dos ; OLIVEIRA, Keila Marise Lopes de ; ARAÚJO, Poliana Santos de ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da . ASPECTOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS PORTADORES DE ÚLCERAS VASCULARES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DO HUOL EM NATAL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORRES, Gilson de Vasconcelos ; SANTOS, Allyne Gyselle dos ; OLIVEIRA, Keila Marise Lopes de ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; OLIVEIRA, Patrícia Manuella Melo de . ÚLCERAS ARTERIAIS EM PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM NATAL: AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; OLIVEIRA, Patrícia Manuella Melo de ; ARAÚJO, Poliana Santos de ; LIMA, Jucimar França Vilar . A pesquisa em enfermagem: uma experiência ou uma exigência curricular?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; OLIVEIRA, Patrícia Manuella Melo de ; ARAÚJO, Poliana Santos de ; LIMA, Jucimar França Vilar . A Enfermagem: a população sabe o que é?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

NÓBREGA, Walkiria Gomes da . TREINAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO DE HIPODERMÓCLISE. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NÓBREGA, Walkiria Gomes da . CURSO INICIAL TEÓRICO BÁSICO DE SUPORTE DE VIDA. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; DANTAS, Rodrigo Assis Neves ; COSTA, Isabel Karolyne Fernandes . PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL - REDE SAMU 192 E PRÉ-HOSPITALAR FIXO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; DANTAS, Rodrigo Assis Neves . Atualização em Urgência e Emergência. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, Gilson de Vasconcelos ; SILVA, Anisio Virgolino da ; FARIAS, Eduardo Dantas Baptista ; FERREIRA, Maria do Ó de Oliveira ; VIANA, Maria Cléia de Oliveira ; TORRES, Sandra Maria da Solidade Gomes Simões de Oliveira ; NUNES, Jussara de Paiva ; NEVES, Oniele Oliveira das ; FERNANDES, Niedja Cibegne da Silva ; DANTAS, Daniele Vieira ; COSTA, Isabelle Katherinne Fernandes ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; MACEDO, Eurides Araújo Bezerra de ; OLIVEIRA, Keila Marise Lopes de ; SANTOS, Allyne Gyselle Neves dos . Avaliação clínica da assistência aos portadores de úlceras vasculares de membros inferiores no ambulatório do Hospital Universitário Onofre Lopes em Natal/RN. 2007. (Relatório de pesquisa).

TORRES, Gilson de Vasconcelos ; DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; TORRES, Sandra Maria da Solidade Gomes Simões de Oliveira ; VIANA, Maria Cléia de Oliveira ; COSTA, Edilma Oliveira ; SILVA, Hylarina Maria Montenegro Diniz ; MEDEIROS, Rosiane Gomes de ; FERNANDES, Maria Neyrian de Fátima ; NASCIMENTO, Erika Samara Dutra do ; SILVA, Anisio Virgolino da ; MAIA, Raquel Die ; NÓBREGA, Walkiria Gomes da ; DANTAS, Daniele Vieira . Avaliação clínica do tratamento de lesões vasculares de membros inferiores no ambulatório de um hospital universitário em Natal/RN. 2004. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    Diagnóstico e protocolo de assistência aos portadores de úlceras venosas atendidos em um hospital de referência no Estado do Rio Grande do Norte, Descrição: As úlceras venosas vêm se constituindo um grande problema de saúde pública em todo mundo, sendo responsáveis por considerável impacto econômico devido às elevadas incidências e prevalências dessas lesões crônicas. No Brasil, estima-se que quase 3% da população brasileira é portadora de úlceras venosas crônicas ou tenham algum tipo de complicação no processo de cicatrização dessas lesões. A necessidade de desenvolvimento do diagnóstico e protocolo sistematizado de assistência visando à melhoria da qualidade da atenção à saúde aos portadores dessas lesões, nosso objeto de estudo, culminou da escassez de produção científica dessa temática no cenário nacional e da nossa prática profissional enquanto docente e enfermeiro assistencial em saúde coletiva e hospitalar proporcionou-nos assistir pacientes portadores de UVs, atendidos nos diversos níveis de assistência do SUS e observado um aumento progressivo de usuários com essas lesões crônicas, recidivas freqüentes e complicações cada vez mais difíceis de tratar. Neste sentido, tem nos preocupado a qualidade da assistência clínica desenvolvida no Estado do Rio Grande do Norte, principalmente no HUOL por se tratar de uma unidade de referência terciária. Trata-se de um estudo descritivo, que tem como objetivos gerais diagnosticar como são assistidos os portadores de úlceras venosas e elaborar um protocolo de assistência aos portadores de úlceras venosas atendidos em um hospital de referência no Estado do Rio Grande do Norte. O estudo será desenvolvido em três etapas: 1) diagnóstico da assistência; 2) desenvolvimento do protocolo e 3) implementação e testagem do protocolo. Na primeira etapa serão pesquisados 60 portadores de úlceras venosas atendidos no ambulatório de clínica cirúrgica (setor de curativos) do HUOL. Na segunda etapa a população alvo será composta pela equipe de angiologia do hospital, que serão os juizes (especialistas) para apreciar as diretrizes que farão parte do protocolo de assistência a ser utilizado no a. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Walkiria Gomes da Nóbrega - Integrante / DANIELE VIEIRA - Integrante / Isabelle Katherinne Fernandes Costa - Integrante / Thalyne Yuri Araújo Farias - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / Manuela Pinto Tiburcio - Integrante / Rosana Kelly da Silva Medeiros - Integrante / Eurides Araújo Bezerra de Macedo - Integrante / Lívia Sêmele Câmara Balduíno - Integrante / Bertha Cruz Enders - Integrante / Francisco Arnoldo Nunes de Miranda - Integrante / João Carlos Alchieri - Integrante / Rodolph Vinícius Siqueira Pessoa - Integrante / Luciana Maria Varela de Queiroz - Integrante.

  • 2009 - 2010

    ANSIEDADE DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM FRENTE O PRIMEIRO CAMPO DE PRÁTICA, Descrição: O estresse e a ansiedade têm sido reconhecidos atualmente como um problema profissional de importância fundamental para a enfermagem, tanto no âmbito assistencial, administrativo, no campo de pesquisa e principalmente na educação. Este estudo tem como objetivos identificar os níveis de ansiedade traço-estado dos alunos da disciplina de Semiologia e Semiotécnica no 1º e último dia de estágio, verificar diferenças significativas entre estes níveis de ansiedade e o desenvolvimento das habilidades no campo de prática e identificar estratégias, sugeridas pelos alunos, que visem minimizar o nível de ansiedade. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, que terá como população 41 alunos do 4º período do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal/RN, que estão cursando a Disciplina de Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem, no semestre de 2009.2. Para análise do nível de ansiedade dos alunos, será utilizado o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) segundo Spielberg et al. (1979). O IDATE é um instrumento de auto-avaliação, apresentando como característica principal à mensuração de aspectos inespecíficos que permeiam situações de stress como tensão, nervosismo, medo, apreensão, entre outros. É composto por duas escalas distintas elaboradas para medir estado (Parte I) que avalia a intensidade do humor, e traço (Parte II) de ansiedade que avalia a freqüência. Previamente à coleta de dados, as pesquisadoras informarão aos alunos os objetivos e finalidades da pesquisa, o respeito e autonomia da mesma, garantindo-lhes, entre outros direitos, a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), o sigilo e a privacidade das informações. Para isto, serão observados os aspectos éticos constantes na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde que contempla as Diretrizes Regulamentadoras de Pesquisa envolvendo seres humanos (Ministério da Saúde, 1996). Os dados serão coletados no primeiro dia de au. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Walkiria Gomes da Nóbrega - Integrante / Rodrigo Assis Neves Dantas - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / Edilma Oliveira Costa - Integrante / Hylarina Maria Montenegro Diniz Silva - Integrante / Francisco Arnoldo Nunes de Miranda - Integrante / Luiz Alves Morais Filho - Integrante / Cícera Maria Braz da Silva - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Influência do Cateterismo Vesical de Demora realizado pelo Enfermeiro no índice de Infecção do Trato Urinário numa Unidade de Terapia Intensiva, Descrição: A infecção do trato urinário (ITU) é considerada como a mais incidente no ambiente hospitalar, cerca de 27,2%, seguida pela infecção do sítio cirúrgico (18,7%), pneumonias nosocomiais (17,3%), corrente sanguínea (15,8%) e outras (21%). São normalmente associadas ao uso de sonda vesical de demora (SVD), e seu uso tem sido motivo de muitos estudos por parte da comunidade médica, por ser um dispositivo invasivo e que, dependendo dos critérios de inserção e manutenção em seu uso, quase sempre levam a ITU. Entretanto, é importante sabermos que a infecção hospitalar pode ocorrer durante a hospitalização ou mesmo após a alta do usuário, quando é possível associarmos a procedimentos realizados durante a internação. Este estudo será realizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um Hospital Universitário, e tem como objetivos relacionar o índice de ITU hospitalar por inserção e manutenção de SVD, identificar o nível de conhecimento do enfermeiro executor sobre os protocolos e normas sobre prevenção desta infecção, recomendados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e se os têm executado a contento, e verificar se há inferência entre os índices de infecção e a prática de inserção e manutenção da SVD dos usuários em estudo. A pesquisa será descritiva, com delineamento transversal e quantitativo, onde será aplicado instrumento individual no momento da passagem da SVD pelo enfermeiro, bem como dados inerentes ao profissional e ao usuário (informações coletadas do prontuário). Deverão ser acompanhadas as coletas de amostras para cultura de urina, no momento do procedimento e após sete (7) dias de uso contínuo da SVD. A análise dos dados será feita tentando estabelecer relação entre os procedimentos e os indicadores de ITU. As variáveis que apresentarem maior nível de correlação serão tratadas com a aplicação de testes de significância estatística.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Walkiria Gomes da Nóbrega - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / Eurides Araújo Bezerra de Macedo - Integrante / Patrícia de Cássia Bezerra Fonseca - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Qualidade de vida dos portadores de úlceras venosas, Descrição: A Organização Mundial de Saúde define a Qualidade de Vida (QV) como percepção do indivíduo de sua posição na vida contextualizando a cultura e o sistema de valores em que, relacionando com seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Este conceito foi baseado na subjetividade, multidimensionalidade, presença de dimensões positivas (p.ex. mobilidade) e negativas (p.ex. dor). Não existe um conceito único e abrangente, porque a QV é intensamente marcada pela subjetividade e envolve todos os componentes essenciais da condição humana, físico, psicológico, social, cultural e espiritual, conferindo-lhe uma característica de multidimensionalidade e polissemia. Atualmente, as condições crônicas são responsáveis por 60% de todo o ônus decorrente de doenças no mundo, gerando muitas vezes uma qualidade de vida inadequada aos portadores de doenças crônicas. Dentre as enfermidades crônicas que afetam o homem tem-se a Insuficiência Venosa Crônica, que mesmo com mortalidade praticamente inexistente, apresenta elevada morbidade e é caracterizada principalmente pela ocorrência de Úlcera Venosa nos membros inferiores.A úlcera vascular é uma síndrome caracterizada pela perda circunscrita ou irregular da derme ou epiderme, podendo atingir o tecido subcutâneo e os subjacentes, acometendo as extremidades dos membros inferiores. Estudos epidemiológicos apontam que elas são muito freqüentes na prática médica e absorvem grandes verbas da área da saúde destinadas a seu manejo. Sua freqüência vem aumentando de acordo com o aumento da expectativa de vida da população mundial. Estima-se que quase 3% da população brasileira é portadora de UVs, elevando-se para 10% no caso de diabéticos, e que em torno de quatro milhões de pessoas sejam portadoras de lesões crônicas ou tenham algum tipo de complicação no processo de cicatrização. No Brasil, as úlceras constituem um sério problema de saúde pública, devido ao grande número de doentes com alterações na integridade da pele, embora sejam escas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Walkiria Gomes da Nóbrega - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / Eurides Araújo Bezerra de Macedo - Integrante / Patrícia de Cássia Bezerra Fonseca - Integrante.

  • 2008 - 2009

    EFETIVIDADE DA TERAPIA COMPRESSIVA NA CICATRIZAÇÃO DE ÚLCERAS VENOSAS, Descrição: As úlceras venosas vêm se constituindo um grande problema de saúde pública em todo mundo, sendo responsável por considerável impacto econômico devido às elevadas incidências e prevalências dessas lesões crônicas. No Brasil, estima-se que quase 3% da população brasileira é portadora de úlceras venosas crônicas ou tenham algum tipo de complicação no processo de cicatrização. O tratamento da UV é longo e complexo, exigindo conhecimento específico, habilidade técnica, atuação interdisciplinar, articulação entre os níveis de complexidade de assistência e participação ativa do portador e seus familiares dentro de uma perspectiva holística. A terapia tópica é fundamental no tratamento de UV e compreende o processo de limpeza, aplicação de coberturas adequadas, repouso, compressão e elevação do membro afetado. Uma das terapêuticas hoje reconhecida e consensuada no tratamento de UVs é a técnica compressiva como bota de unna, bandagem elástica ou meia elástica. Trata-se de um estudo descritivo-analítico longitudinal de intervenção do tipo ensaio clínico randomizado, que objetiva avaliar a efetividade das terapias compressivas de membros inferiores no processo de cicatrização de úlceras venosas de pacientes atendidos no ambulatório de clínica cirúrgica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) situado no município de Natal/RN, onde são realizados atendimentos em Angiologia e Cirurgia Vascular referenciados, com troca de curativos. O HUOL um hospital de ensino de referência terciária no estado do Rio Grande do Norte, sendo campo de prática para os alunos dos cursos da área da saúde oferecidos pela UFRN, de nível médio, graduação e pós-graduação. A população do estudo será composta por portadores de úlcera venosa atendidos no ambulatório de Clínica Cirúrgica do HUOL. A amostra será de 64 pacientes com úlceras venosas escolhida de forma aleatória simples randomizada, sendo 32 no grupo controle (GC) submetidos apenas a curativos das úlceras e 32 no grupo experimental (GE) serã. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Walkiria Gomes da Nóbrega - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / Eurides Araújo Bezerra de Macedo - Integrante / Patrícia de Cássia Bezerra Fonseca - Integrante.

  • 2007 - 2010

    Assistência aos portadores de úlceras venosas em um hospital universitário em Natal/RN: efetividade de um protocolo, Descrição: : As úlceras venosas vêm se constituindo um grande problema de saúde pública em todo mundo, sendo responsável por considerável impacto econômico devido às elevadas incidências e prevalências dessas lesões crônicas. No Brasil, estima-se que quase 3% da população brasileira é portadora de úlceras venosas crônicas ou tenham algum tipo de complicação no processo de cicatrização. A necessidade de desenvolvimento de protocolo de assistência visando a melhoria da qualidade da atenção à saúde aos portadores dessas lesões, nosso objeto de estudo, culminou escassez de produção científica dessa temática no nosso Estado e da nossa experiência docente-assistencial, no setor de curativos do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) situado em Natal/RN, onde a partir das atividades de ensino de graduação e pós-graduação em enfermagem, pesquisa e extensão, tivemos a oportunidade de prestar assistência aos portadores dessas úlceras, a maioria residente na grande Natal, e observado um aumento progressivo de usuários com essas lesões crônicas, recidivas freqüentes e complicações cada vez mais difíceis de tratar. Neste sentido, tem nos preocupado a qualidade da assistência clínica desenvolvida no município de Natal, principalmente no HUOL, cuja assistência tem se caracterizado por falta de sistematização do diagnóstico precoce das úlceras venosas, falta de protocolo de avaliação, evolução, tratamento e prevenção de recidivas, dificuldade de acesso dos usuários ao serviço de angiologia, ausência de referência e contra-referência e capacitação dos profissionais de saúde deficitária para prestar assistência. Esses fatores têm contribuído para aumentar progressivamente o tempo de coexistência dessas lesões de forma crônica, repercutindo diretamente nos custos para o setor saúde e na vida desses portadores e familiares que tem de conviver com esses problemas por décadas, o que tem se configurado num grande desafio a ser enfrentado nos serviços de saúde para lidar com esse problema. Trata-s. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Walkiria Gomes da Nóbrega - Integrante / DANIELE VIEIRA - Integrante / GISLENE FREIRE DE MELO - Integrante / Isabelle Katherinne Fernandes Costa - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / Eurides Araújo Bezerra de Macedo - Integrante / Lívia Sêmele Câmara Balduíno - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Processo de assistência clínica de enfermagem nos contextos hospitalar e ambulatorial, Descrição: Trata-se de projeto aglutinante que tem como foco central o processo de asistência clínica em enfermagem nas áreas hospitalar e ambulatorial. Este projeto engloba pesquisas em duas linhas: semiologia e semiotécnica na assistência clínica e avaliação de paciente com dor aguda. A linha de pesquisa em semiologia e semiotécnica abrange as investigações científicas que abordam o método epidemiológico e clínico na avaliação do estado de saúde do indivíduo, bem como, técnicas de avaliação clínica e procedimentos técnicos de enfermagem no cuidado individual de saúde. A linha de pesquisa de avaliação de paciente com dor aguda abrange estudos que busca criar e validar instrumentos de avaliação de dor e avaliação de dor nos diversos contextos de asistência. Neste sentido estão sendo desenvolvidos os seguintes subprojetos: - Avaliação da qualidade da assistência aos portadores de úlceras venosas atendidos no ambulatório de um hospital universitário em Natal/RN; - ÚLCERAS DE PRESSÃO EM PACIENTES DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOPSITAL UNIVERSITÁRIO EM NATAL/RN: INCIDÊNCIA E ASSOCIAÇÃO DE FATORES; - INFECÇÃO HOSPITALAR DE CATETER VENOSO CENTRAL E A QUEBRA DE PROTOCOLOS PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA UTI DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM NATAL/RN; - VALIDAÇÃO E REPRODUTIBILIDADE DE ESCALA DE RISCO DE DOR PÓS-TORACOTOMIA; - Influência da dor na limitação funcional de idosos institucionalizados; -Exame de papanicolau no programa saúde da família do município de Santa Cruz/RN: um estudo retrospectivo dos resultados e condutas terapêuticas; -Perfil sociodemográfico e de saúde de gestantes de alto risco atendidas na Maternidade Escola Januário Cicco no período de 2003-2004; - Gestantes de alto risco atendidas na Maternidade Escola Januário Cicco/UFRN no período de 2003-2004: um estudo clínico do tipo de parto; - Níveis de ansiedade de alunos da graduação em enfermagem na unidade de parto da disciplina enfermagem no processo de reprodução humana. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Walkiria Gomes da Nóbrega - Integrante / Jussara de Paiva Nunes - Integrante / DANIELE VIEIRA - Integrante / Isabelle Katherinne Fernandes Costa - Integrante / Thalyne Yuri Araújo Farias - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / Eurides Araújo Bezerra de Macedo - Integrante / Niedja Cibegne da Silva Fernandes - Integrante / Lucila Corsino de Paiva - Integrante / Lívia Sêmele Câmara Balduíno - Integrante / Oniele Oliveira das Neves Deodato - Integrante / Rejane Marie Barbosa Davim - Integrante / Thaiza Teixeira Xavier - Integrante / Richardson Augusto Rosendo da Silva - Integrante / Vera Gracia Neumann Monteiro - Integrante / Analúcia Filgueira Gouveia Barreto - Integrante / Luciana Araujo dos Reis - Integrante / Roberta Azoubel - Integrante / Patrícia de Cássia Bezerra Fonseca - Integrante.

  • 2006 - 2008

    Avaliação da assistência aos portadores de úlceras venosas atendidos no ambulatório de um hospital universitário em Natal/RN, Descrição: : Trata-se de uma investigação descritiva com abordagem quantitativa, que tem como objeto de estudo a assistência aos portadores de úlceras venosas atendidos na angiologia do ambulatório do hospital universitário em Natal/RN. O local de estudo será o setor de curativos do ambulatório de clínica cirúrgica do HUOL/UFRN. O setor de curativos da referida instituição, justifica-se por ser um local de referência terciária do Sistema Único de Saúde (SUS), além de serem desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A população será composta por pacientes portadores de úlceras vasculares agudas e crônicas referenciados do nível primário (Rede Básica de Saúde) e secundário (hospitais públicos) do SUS a consulta de angiologia do ambulatório de clínica cirúrgica do hospital universitário. A amostra intencional será constituída por todos os usuários referenciados ao serviço, portadores de úlceras venosas que tenham consulta ou retorno no período de coleta de dados que aceitem participar do estudo voluntariamente com a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, conforme as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas em seres humanos do Conselho Nacional de Saúde... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Walkiria Gomes da Nóbrega - Integrante / GISLENE FREIRE DE MELO - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / Eurides Araújo Bezerra de Macedo - Integrante / Giselle Costa de Araújo Souza - Integrante / Sarah Gabriel Freire - Integrante / Daniele Vieira Dantas - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Avaliação da assistência aos portadores de úlceras venosas atendidos no ambulatório de um hospital universitário em Natal/RN, Descrição: : Trata-se de um estudo descritivo que objetiva avaliar a qualidade da assistência aos portadores de úlceras venosas atendidos no ambulatório de um hospital universitário em Natal/RN. A população alvo do estudo será composta por usuários portadores de úlceras venosas atendidos no ambulatório de angiologia de um hospital universitário de ensino no nível terciário. A coleta de dados será realizada por meio de um formulário de entrevista estruturado e anotações de campo, por uma equipe composta pelo coordenador da pesquisa, acadêmicos e pós-graduandos de enfermagem, no período de 02 meses. O projeto será iniciado após parecer favorável do Comitê de Ética/UFRN. Os resultados serão organizados, tabulados, categorizados e analisados por meio de estatística descritivos. Esperamos que esse estudo possa diagnosticar a assistência à saúde prestada aos portadores de úlceras vasculares objetivando uma reorganização e replanejamento do modelo assistencial, com vista a uma melhor qualificação e resolutividade da assistência no nível terciário de atenção à saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Walkiria Gomes da Nóbrega - Integrante / DANIELE VIEIRA - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / Eurides Araújo Bezerra de Macedo - Integrante / Oniele Oliveira das Neves Deodato - Integrante / Glauce Suellen de Mello Pereira - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.

  • 2004 - 2006

    Avaliação clínica do tratamento de lesões vasculares de membros inferiores no ambulatório de um hospital universitário em Natal/RN, Descrição: Trata-se de uma investigação descritiva que tem como foco central à avaliação sistematizada e contínua da assistência no tratamento de lesões vasculares dos pacientes atendidos no setor de curativos do ambulatório do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).A população será composta por pacientes portadores de lesões vasculares agudas e crônicas que procuram o setor de curativos. A amostra foi constituída por 50 usuários do serviço, portadores de lesões vasculares (artério-venosas). Para seleção dos participantes do estudo, será feita uma avaliação clínica das condições das lesões dos usuários pela equipe multiprofissional integrante do projeto, onde serão utilizados os seguintes critérios para inclusão no estudo: ser portador de lesões vasculares (venosas e arteriais), freqüentar regularmente o setor para tratamento de sua lesão, aceitar participar do estudo voluntariamente e assinar termo de consentimento livre e esclarecido, conforme as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas em seres humanos do Conselho Nacional de Saúde (BRASIL, 1996). Os pacientes selecionados serão cadastrados, acompanhados, evoluídos e avaliados de segunda à sexta no horário da manhã no setor de curativos do HUOL e nos finais de semanas e feriados por um cuidador (acadêmico de enfermagem) da equipe do projeto, que além de realizar a avaliação e assistência do paciente e sua lesão, este cuidador também tem como função treinar e capacitar cuidadores ao nível domiciliar. O projeto contará também, com a participação da equipe de enfermagem do setor de curativos HUOL, que em todos os momentos, o que contribuirá para o desenvolvimento do estudo. Todos os procedimentos realizados nos tratamentos das lesões vasculares durante a participação dos pacientes no projeto de pesquisa, não oferecerão desconfortos, riscos ou danos à sua saúde e será de responsabilidade da equipe multiprofissional integrante da pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Walkiria Gomes da Nóbrega - Integrante / DANIELE VIEIRA - Integrante / Gilson de Vasconcelos Torres - Coordenador / Sandra Maria da Solidade Gomes Simões de Oliveira Torres - Integrante / Rejane Marie Barbosa Davim - Integrante / Maria Cléia de Oliveira Viana - Integrante / Edilma Oliveira Costa - Integrante / Hylarina Maria Montenegro Diniz Silva - Integrante / Rosiane Gomes de Medeiros - Integrante / Maria Neyrian de Fátima Fernandes - Integrante / Cadidja Batista de Araújo - Integrante / Erika Samara Dutra do Nascimento - Integrante / Anisio Virgolino da Silva - Integrante / Raquel Die Maia - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU - Metropolitano. , BR 304, KM 299, Ferreiro Torto, 59060000 - Macaíba, RN - Brasil, Telefone: (84) 32717868, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - Atual

Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira Intervencionista, Carga horária: 30

Outras informações:
Funcionário Público da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN), lotado no SAMU Metropolitano/RN.

2013 - 2014

Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Estadual de Urgência e Emergênci, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou na Coordenação da Urgência e Emergência, e da Força Estadual de Saúde do RN.

2011 - 2013

Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Instrutora/Tutora, Carga horária: 40

Outras informações:
Representante do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU Metropolitano do Rio Grande do Norte, desempenhando funções de treinamento aos profissionais do serviço e comunidade.

Atividades

  • 07/2011

    Ensino, Capacitação dos Profissionais do SAMU, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Suporte Básico de Vida

  • 09/2009

    Serviços técnicos especializados , Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, .,Serviço realizado, Enferrmeira Intervencionista.

2010 - Atual

Hospital Luiz Antônio - LIGA Norte-Riograndense Contra o Câncer

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial em Oncologia, Carga horária: 36

Outras informações:
Enfermeira Assistencial, no setor de Urgência Oncológica

Atividades

  • 07/2012

    Extensão universitária , UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, .,Atividade de extensão realizada, Sistematização da Assisência de Enfermagem: Construindo ferramentas para Prática Assistencial em Oncologia..

  • 06/2012 - 07/2012

    Ensino, CURSO BÁSICO EM ONCOLOGIA, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, TÉCNICAS BÁSICAS DE ENFERMAGEM

  • 02/2011 - 02/2011

    Ensino, CURSO BÁSICO EM ONCOLOGIA, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, TÉCNICAS BÁSICAS EM ENFERMAGEM

2007 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Aprovada no Concurso para professor substituto do Curso da Graduação de Enfermagem da UFRN, na disciplina de semiologia e semiotécnica.

Atividades

  • 01/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Enfermagem - UFRN, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2007 - 08/2009

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem

  • 08/2006 - 07/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Enfermagem - UFRN, Departamento de Enfermagem - UFRN.,Atividade realizada, Aluna BOLSISTA de Iniciação Científica - PIBIC, no projeto Avaliação da assistência as úlceras vasculares de membros inferiores no setor de curativos em um hospital universitário em Natal/RN.

  • 01/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora da disciplina de Biologia, no Projeto Popular de Apoio ao Vestibulando - CURSINHO ILEAÔ

  • 03/2006 - 12/2006

    Extensão universitária , Departamento de Enfermagem - UFRN, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de extensão Assistência clínica aos portadores de úlceras vasculares no ambulatório do Hospital Universitário Onofre Lopes, na qualidade de aluna VOLUNTÁRIA, com carga horária de 172h.

  • 02/2005 - 12/2006

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitora da disciplina de Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem, no setor de curativos do ambulatório de clínica cirúrgica do Hospital Universitário Onofre Lopes

  • 08/2005 - 08/2006

    Extensão universitária , Departamento de Enfermagem - UFRN, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de extensão Aconselhamento terapêutico em DST/HIV e AIDS, como aluna VOLUNTÁRIA, com uma carga horária de 176 horas.

  • 03/2005 - 01/2006

    Extensão universitária , Departamento de Enfermagem - UFRN, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de extensão Assistência clínica aos portadores de úlceras vasculares no ambulatório do Hospital Universitário Onofre Lopes, na qualidade de aluna BOLSISTA, com carga horária de 400h..

  • 01/2004 - 02/2005

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, .,Atividade de extensão realizada, Assistência Clínica no Tratamento de Feridas no Ambulatório de Hospital Universitário Onofre Lopes, na qualidade de aluna VOLUNTÁRIA, com carga horária de 280h.

2007 - 2009

Natal Hospital Center

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro Assistencial, Carga horária: 36

Outras informações:
Enfermeira da Unidade de Transplante de Medula Óssea.

Atividades

  • 10/2008 - 09/2009

    Serviços técnicos especializados , Unidade de Terapia Intensiva, .,Serviço realizado, Assistência a Paciente grave em UTI.

  • 11/2007 - 10/2008

    Serviços técnicos especializados , Transplante de Medula Óssea, .,Serviço realizado, Assistência de enfermagem à Pacientes submetidos ao TMO.

  • 07/2007 - 10/2007

    Estágios , Transplante de Medula Óssea, .,Estágio realizado, Setor de Transplante de Medula Óssea, com carga horária de 30h semanais.