Bárbara Cecília Kreischer

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, da Universidade Federal Fluminense; Mestre em Letras pelo Programa da Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literatura , pela Universidade Católica de Petrópolis. Possui experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Portuguesa Comparada . No momento, atua como docente de Língua Portuguesa e Literatura no ensino médio na rede privada de Petrópolis e como tutora presencial nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura para Educação, do curso de Licenciatura em Pedagogia - UERJ, pelo consórcio CEDERJ-EAD, no Polo Petrópolis, desde 2014.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em ESTUDOS DE LITERATURA

2016 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Título: Camões leitor, Camões escritor: Figurações literárias do feminino das rainhas do Canto III, d'Os Lusíadas,
Luis Maffei. Coorientador: Francisco de Souza Gonçalves. Palavras-chave: Inês de Castro, Medievo, Contemporâneo,; Rainhas portuguesas afonsinas.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Literatura, cultura e contemporaneidade

2013 - 2015

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: "O caso triste e digno de memória que do sepulcro os homens desenterra" : (re) leituras de Inês de Castro na Contemporaneidade,Ano de Obtenção: 2015
Alexandre Montaury Baptista Coutinho.Coorientador: Mariana Custódio do Nascimento Lago. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras

2005 - 2011

Universidade Católica de Petrópolis
Título: Projeções Literárias do Episódio de Inês de Castro na Literatura Portuguesa: Quando a Literatura Transmuta a História em Mithos
Orientador: Elen Taboada Marques da Costa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 -

Pedagogia Empresarial. (Carga horária: 9h). , Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Formação inicial de Bolsistas de tutoria EAD. (Carga horária: 15h). , Fundação Cecierj-Consórcio Cederj, CEDERJ, Brasil.

2014 - 2014

Tutoria na plataforma Moodle/CEDERJ. (Carga horária: 30h). , Fundação Cecierj-Consórcio Cederj, CEDERJ, Brasil.

2013 - 2013

Cultura e Literatura de resistência. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Dia Herberto Helder 3.Teorema, a subversão de um discurso. 2017. (Encontro).

II Congresso Lusófono de Ciência das Religiões. Espiritualidade e devoção à Virgem Maria: Comparações entre as Cantigas de Santa Maria e as canções marianas brasileiras. 2017. (Congresso).

Um dia de Camões 6.Teresa, Maria, Inês e Leonor: breve leitura do poder régio feminino no Canto III, D'Os Lusíadas. 2017. (Outra).

Um dia de Camões 5.Eram tudo memórias de alegria?. 2016. (Encontro).

Um dia de Camões 4.O episódio de Inês de Castro n?Os Lusíadas: Eros e Tanatos. 2015. (Encontro).

III Encontro Internacional e V Encontro Nacional do Translatio Studii.Inês de Castro, Leonor Teles e D. João:uma análise dos modelos régios medievais nas crônicas de Fernão Lopes. 2014. (Encontro).

III Encontro de Estudos Medievais da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Ja Janeiro.III Encontro de Estudos Medievais da Faculdade de Letras.Continuidades e Descontinuidades nas Representações do Episódio de Inês de Castro: o Medieval e o Contemporâneo.. 2013. (Encontro).

II Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade.Continuidades e descontinuidades das representações de Inês de Castro na Literatura Portuguesa: o Medieval e o Contemporâneo. 2013. (Seminário).

IV Encontro Nacional O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional, XII Painel Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional: vertentes teóricas e ficcionais do insólito, VI Fórum de Estudos em Língua e Literatura Inglesa..A Mulher e o Diabo no Malleus Malleficarum e n'A Demanda do Santo Graal. 2013. (Simpósio).

XII Seminário Internacional de Estudos de Literatura com o tema LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE: ESPAÇOS AFETIVOS. 2013. (Seminário).

X Semana de Estudos Medievais.Leonor Teles e Inês de Castro:A construção da identidade nacional portuguesa na legitimação da Dinastia de Avis. 2013. (Encontro).

I Congresso Internacional de Vertentes Teóricas e Ficcionais do Insólito.Deus, a mulher e o Diabo: representações do Insólito na Prosa Historiográfica Portuguesa. 2012. (Simpósio).

II Encontro Internacional de Estudos Medievais.A eterna saudade: reflexões luso- literárias do episódio de Inês de Castro. 2012. (Encontro).

I Simpósio Interdisciplinar de Estudos do Medievo.Fernão Lopes e Herberto Helder: heranças mitificadas de Inês de Castro na Literatura Portuguesa. 2012. (Simpósio).

IX Semana de Estudos Medievais.Projeções históricas, literárias e míticas de Inês de Castro: do medievo à contemporaneidade. 2011. (Encontro).

Jornadas 2010 de Letras Galegas. 2010. (Outra).

Primeiro Simpósio Internacional de Estudos Estéticos:. 2010. (Simpósio).

VIII Concurso de Histórias de Natal.VIII Concurso de Histórias de Natal. 2010. (Oficina).

XII Jornada de Iniciação Científica.Concepções de Educação de Professores de Petrópolis na Contemporaneidade. 2010. (Seminário).

VII Concurso Artístico de Histórias de Natal.VII Concurso Artístico de Histórias de Natal. 2009. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gisana Giglio Balter

EIRAS, J. C;KREISCHER, B. C.; VOIGHT, P.. Perfil Lúdico da Escola Municipal Carlos Chagas no ano de 2013.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcelo José Fonseca Fernandes

FERNANDES, Marcelo J.; COSTA, Elen Taboada Marques da.. PROJEÇÕES LITERÁRIAS DO EPISÓDIO DE INÊS DE CASTRO NA LITERATURA BRASILEIRA: QUANDO A LITERATURA TRANSMUTA A HISTÓRIA EM MITHOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Petrópolis.

Lara Nogueira da Silva Leal

LEAL, L. N. S.; MAFFEI, L.; MONTAURY, A.. O caso triste e digno de memória que do sepulcro os homens desenterra. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura, cultura e contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Luís Maffei

MAFFEI, Luis; MONTAURY, A.; SILVA, L. N.; LAGO, M. C. N.L. O caso triste e digno da memória que do sepulcro os homens desenterra: (re)leituras de Inês de Castro na contemporaneidade". 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura, cultura e contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Maria do Amparo Tavares Maleval

MALEVAL, M. A. T.; MAFFEI, L.; COUTINHO, A. M. B.. Pensando os caminhos da pesquisa de Camões: as ranhas do Canto III, n'Os Lusíadas. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Alexandre Montaury Baptista Coutinho

Montaury, Alexandre; MAFFEI, L.; MALEVAL, M. A. T.. Camões leitor, Camões escritor: Figurações de rainhas no Canto III, d?Os Lusíadas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luís Maffei

Camões leitor, Camões escritor: Figurações literárias do feminino das rainhas do Canto III, d?Os Lusíadas; Início: 2016; Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Alexandre Montaury Baptista Coutinho

"O caso triste e digno de memória que do sepulcro os homens desenterra": (re)leituras de Inês de Castro na contemporaneidade; 2015; Dissertação (Mestrado em Literatura, cultura e contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Montaury Baptista Coutinho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • KREISCHER, B. C. . Fernão Lopes e Herberto Helder: heranças mitificadas de Inês de Castro na Literatura Portuguesa. Revista Medievalis , v. 2, p. 8-20, 2013.

  • KREISCHER, B. C. . Imagens de nação na História do Cerco de Lisboa, de José Saramago. In: 9º Colóquio do Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras do RGPL, 2019, Rio de Janeiro. Atas do 9º Colóquio do Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras do RGPL. Rio de Janeiro: Real Gabinete Português de Leitura, 2019. v. 1. p. 1-11.

  • GONCALVES, F. S. ; KREISCHER, B. C. . Pegadas, marcas, relatos: a Távola Redonda e sua peregrinatio nos reinos da lusofonia. In: XI Semana de Estudos Medievais da UFRJ, 2017, Rio de Janeiro. Anais da XI Semana de Estudos Medievais da UFRJ. Rio de Janeiro: IFCS-UFRJ. v. 1. p. 130-141.

  • GONCALVES, F. S. ; KREISCHER, B. C. . Pegadas, marcas, relatos: a Távola Redonda e sua peregrinatio nos reinos da lusofonia. In: XI Semana de Estudos Medievais da UFRJ, 2017, Rio de Janeiro. Anais da XI Semana de Estudos Medievais da UFRJ. Rio de Janeiro: IFCS-UFRJ. v. 1. p. 130-141.

  • KREISCHER, B. C. . Segundo Vasco da Gama, um retrato das rainhas portuguesas n'Os Lusíadas. In: VIII Seminário dos alunos de Pós-Graduação do Instituto de Letras, 2017, Niterói. Anais do VIII SAPPIL - Estudos de Literatura. Niterói: UFF, 2017. v. 1. p. 32-42.

  • KREISCHER, B. C. ; GONCALVES, F. S. . Projeções Históricas, Literárias e Míticas do episódio de Inês de Castro: do Medievo à Contemporaneidade. In: IX Semana de Estudos Medievais do PEM-UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. Atas da IX Semana de Estudos Medievais do PEM-UFRJ. Rio de Janeiro: PEM, 2011. p. 299-309., 2011. p. 299-309.

  • KREISCHER, B. C. . A Mulher e o Diabo no Malleus Malleficarum e n A Demanda do Santo Graal. In: IV Encontro Nacional O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional, XII Painel Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional: vertentes teóricas e ficcionais do insólito, VI Fórum de Estudos em Língua e Literatura Inglesa., 2013, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos e Programação. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2013. p. 65-66.

  • KREISCHER, B. C. . Leonor Teles e Inês de Castro:A construção da identidade nacional portuguesa na legitimação da Dinastia de Avis. In: X Semana de Estudos Medievais, 2013, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da X Semana de Estudos Medievais, 2013. p. 20-20.

  • KREISCHER, B. C. . Deus, a mulher e o Diabo: representações do insólito na prosa historiográfi ca portuguesa. In: I Congresso Internacional de Vertentes Teóricas e Ficcionais do Insólito, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos e Programação. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2012. p. 51-51.

  • KREISCHER, B. C. . Projeções do feminino medieval n'Os Lusíadas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KREISCHER, B. C. . Oficina de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: Reflexões sobre o Pós-Colonialsimo em Angola, Cabo Verde e Moçambique.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KREISCHER, B. C. . Imagens de nação na História do Cerco de Lisboa, de José Saramago. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREISCHER, B. C. . Camões e medievo: caminhos de pesquisa do poeta. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREISCHER, B. C. . O feminino nas veredas camonianas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREISCHER, B. C. . Teresa, Maria, Inês e Leonor: breve leitura do poder régio feminino no Canto III, D'Os Lusíadas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREISCHER, B. C. . As Cantigas de Santa Maria e suas reverberações no imaginário popular brasileiro: uma análise do sagrado feminino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREISCHER, B. C. . Segundo Vasco da Gama, um retrato das rainhas portuguesas n'Os lusíadas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KREISCHER, B. C. . Teorema, a subversão de um discurso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREISCHER, B. C. . Espiritualidade e devoção à Virgem Maria: Comparações entre as Cantigas de Santa Maria e as canções marianas brasileiras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KREISCHER, B. C. . A crítica política em Teorema, de Herberto Helder. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREISCHER, B. C. . Uma leitura do Episódio de Inês de Castro n'Os Lusíadas.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KREISCHER, B. C. . Pensando o ensino de Literatura na escola: a Primeira Época Medieval. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREISCHER, B. C. . Eram tudo memórias de alegria?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREISCHER, B. C. . Leituras de Inês de Castro na Literatura Portuguesa: o clássico e o contemporâneo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GONCALVES, F. S. ; KREISCHER, B. C. . Pegadas, marcas, relatos: a Távola Redonda e sua peregrinatio nos reinos da lusofonia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREISCHER, B. C. . Inês de Castro, Leonor Teles e D. João:uma análise dos modelos régios medievais nas crônicas de Fernão Lopes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREISCHER, B. C. . A dama galega que no medievo se tornou lenda: considerações sobre as origens de Inês de Castro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KREISCHER, B. C. . A Mulher e o Diabo no Malleus Malleficarum e n? A Demanda do Santo Graal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREISCHER, B. C. ; GONCALVES, F. S. . Continuidades e descontinuidades nas representações do episódio de Inês de Castro: o Medieval e o Contemporâneo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREISCHER, B. C. . Leonor Teles e Inês de Castro:A construção da identidade nacional portuguesa na legitimação da Dinastia de Avis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREISCHER, B. C. ; AMARAL, C. C. . Mia Couto e as vozes da África: um panorama literário do pós- colonial em Moçambique. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KREISCHER, B. C. . Continuidades e descontinuidades das representações de Inês de Castro na Literatura Portuguesa: o Medieval e o Contemporâneo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREISCHER, B. C. . Fernão Lopes e Herberto Helder: heranças mitificadas de Inês de Castro na Literatura Portuguesa.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREISCHER, B. C. . A eterna saudade: reflexões luso- literárias do episódio de Inês de Castro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREISCHER, B. C. . Deus, a mulher e o Diabo: representações do insólito na prosa historiográfica portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREISCHER, B. C. ; GONCALVES, F. S. . Projeções históricas, literárias e míticas de Inês de Castro: do medievo a contemporaneidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KREISCHER, B. C. . Concepções de Educação de Professores de Petrópolis na Contemporaneidade.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

KREISCHER, B. C. . A galega que no medievo se tornou lenda: considerações sobre as origens de Inês de Castro. 2016; Tema: Literatura Portuguesa. (Blog).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    FUNDAÇÃO CECIERJ-CONSÓRCIO CEDERJ

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora de Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Atua como tutora presencial das disciplinas de Língua Portuguesa Instrumental, Língua Portuguesa na Educação I , Língua Portuguesa na Educação II e Literatura na Formação do Leitor, na graduação de Pedagogia ministrada pela UERJ, de acordo com o consórcio CEDERJ.

  • 2014 - Atual

    Instituto Metodista de Petrópolis

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 9

    Outras informações:
    Professora de Literatura das séries do Ensino Médio e Língua Portuguesa da terceira série do mesmo segmento.

  • 2012 - 2012

    Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Lecionou no curso Técnico de Segurança do Trabalho as disciplinas Técnicas de Apresentação, Comunicação Oral e Escrita, Recursos Instrucionais, Responsabilidade Social.

  • 2012 - 2012

    Colégio São Judas Tadeu Sociedade Cooperativa de Ensino

    Vínculo: Professor Cooperado, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Atuou nas disciplinas supracitadas na Educação de Jovens e Adultos.

  • 2010 - 2011

    Universidade Católica de Petrópolis

    Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

  • 2009 - 2009

    Universidade Católica de Petrópolis

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Filologia Românica, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Sob orientação da Prof.Ms.Albertina Cunha

  • 2009 - 2009

    Universidade Católica de Petrópolis

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Linguística IV, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Sob orientação da Prof.Ms.Albertina Cunha

  • 2009 - 2009

    Universidade Católica de Petrópolis

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da Biblioteca Mattoso Câmara, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Sob orientação da Prof.Ms.Albertina Cunha, auxílio nas visitações ao CMC.

  • 2008 - 2008

    Universidade Católica de Petrópolis

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Gramática Histórica, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Sob orientação da Prof.Ms.Albertina Cunha

  • 2008 - 2008

    Universidade Católica de Petrópolis

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Linguística II, Carga horária: 4